06/07/2012

"Homem-Aranha": Novo Filme Se Enreda Numa Teia de Erros e Acertos.....

"O Espetacular Homem-Aranha"..... Novo filme do herói aracnídeo já chega arrebentando nas bilheterias e batendo novos recordes. Mas é difícil avaliar um filme q comete tantos erros e acertos nas mesmas proporções!!!

Não é o melhor filme do Aranha já feito..... mas tem seus méritos: o principal é corrigir alguns equívocos da trilogia anterior (q foi totalmente desconsiderada agora). Porém, peca por tbm cometer alguns dos mesmos erros de antes - como se não tivessem aprendido nada com o fiasco q foi o 3º filme da série!!!

Confira abaixo maiores detalhes (SEM SPOILERS - até pq, não assisti todo o filme - só o suficiente pra formar uma opinião):

Eu assisti no cinema o 1º filme do Aranha..... não esses atuais, tô falando daquele primeirão dos anos 70 (q foi lançado nos cinemas com grande alarde - mesmo sendo uma produção pé-de-chinelo pra TV). Na época eu tinha apanas uns 7 anos de idade, e já tinha achado aquele filme mto ruim, mesmo sendo um fanzasso de carteirinha do Aranha (eu comparava todos os gibis dele, camisetas, brinquedos, e matava aula pra assistir o desenho animado - aquele da musiquinha famosa)!!! Mas o filme dos anos 70 era de lascar: mesmo o maior fã não conseguia digerir aquilo!!!

Passaram-se décadas..... e eu já era um trintão qdo assisti o "novo" filme do Aranha (de 2002). Mas agora a emoção era maior: finalmente estava assistindo um filme onde o Aranha não era apenas um dublê pendurado num (visível) fio de nylon, sua teia não era apenas uma rede de pesca jogada nas pessoas, e os vilões não eram apenas engravatados e estelionatários (nos quais qq idiota poderia dar uns tapas sem precisar ter super-poderes)!!!

Enfim.... apesar de alguns defeitos graves q me incomodavam: um ator com cara de bobóca, uma atriz principal feinha e sem-sal (ainda mais pra ser a belíssima Mary Jane), e um "Duende Verde" vestido de Power Ranger.... ainda assim, o filme era bastante satisfatório (e um sonho de infância realizado)!!! Aí veio o 2º filme q eu achei melhor ainda.... e por fim, o 3º q eu achei uma bela duma bosta (e não fui o único, já q a maioria esmagadora das críticas foram péssimas e terminaram com o reboot total da franquia)!!!

Chegamos assim ao NOVO filme do Aranha..... q se divide em erros e acertos nos mais variados níveis de entendimento e aceitação por parte do público. Entre os ACERTOS, temos: um ator bem melhor q o anterior e mais parecido com o Aranha dos gibis (nerd, mas não com pinta de idiota), uma atriz linda pra fazer o par central com o herói (Emma Stone, perfeita no papel de Gwen Stacy), o uso dos lançadores de teia (nada mais de teias orgânicas), ótimas cenas de ação, e um tom mais adulto (ou menos "Sessão da Tarde") q os filmes anteriores!!!

Já entre os ERROS..... o principal deles é o roteiro mesmo: q se arrasta recontando (desnecessariamente) a origem do herói, e ainda por cima interligando essa nova origem com a do vilão "Lagarto" (q tbm ficou com um visual ruim - ao menos em comparação com os gibis). Tbm fizeram uma salada envolvendo o passado dos pais de Peter Parker e toda uma traminha monótona em cima desse plot. Assim eu pergunto: pra q ficarem remexendo numa origem q já tava clara e estabelecida no imaginário popular??? Pq não seguir simplesmente com uma nova história mostrando a origem apenas em flashbacks (q nem foi feito no reboot do "Hulk" de 2009)??? Talvez o filme rendesse bem mais sem a necessidade de remexerem na origem....

Apesar de tudo.... é um bom filme, mesmo qdo a gente se dá conta do qto foi desnecessário terem perdido tempo com coisas q poderiam (e deveriam) ser limadas do roteiro - e q tbm foram os principais defeitos do 3º filme (q desagradou meio mundo com um retcon na origem)!!! Mas por outro lado.... tbm é satisfatório ver q essa nova franquia tem potencial e ótimos atores pros próximos filmes da série (q só espero: aprendam de uma vez por todas com os erros do passado)!!!

Até+

18 comentários:

  1. Realmente a traminha em cima do plot é muito chata. Pro final do filme tem mais um erro no relacionamento da Gwen com o Homem Aranha, mas não vou dar spoiler :P . O 3D do filme é bom, mas eu ainda me sinto incomodado em usar oculos criando um frame na minha visão.
    Mas eu ainda prefiro o 1 e o 2 da trilogia anterior ;)

    p.s: como de costume, fiquem após os pré-creditos!

    ResponderExcluir
  2. vou assistir hoje esse reboot,estou com um pé atras com essa origem "alternativa" uma vez que foi um fracasso nos quadrinhos e ninguem gostou muito dessa relaçao entre os pais do peter,perdendo apenas em desgosto para a saga do clone,nao entendo o porque mexer em algo ja aceito na origem do amigao da vizinhança que e a perda do tio ben e sua preocupaçao com os mais proximos a ele,o que torna sua "kriptonita" para seus antagonistas

    ResponderExcluir
  3. "Mas eu ainda prefiro o 1 e o 2 da trilogia anterior ;)
    p.s: como de costume, fiquem após os pré-creditos!"


    eu tbm achei os 2 primeiros filmes os melhores do Aranha (sendo o 2º o melhor de toda a série).... e esse novo vem em 3º lugar!!

    não assisti a cena final.... parei de assistir depois de 1 hora e pouco, pois a cópia q arrumei tava com imagem bem ruim (e preferi deixar pra assistir com + calma qdo sair em DVD)!!!

    mas é bom q tenha alguma cena nos créditos... gosto mto desses ganchos q interligam filmes e suas sequências!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. "estou com um pé atras com essa origem "alternativa" uma vez que foi um fracasso nos quadrinhos e ninguem gostou muito dessa relaçao entre os pais do peter"


    concordo....

    o misteriozinho em torno da morte dos pais de Peter foi uma das coisas + escrotas q fizeram nos anos 90 (numa das piores fases de toda a carreira do Aranha)!!!

    tá certo q nos anos 60 o Stan Lee já tinha feito menção sobre a morte dos pais (mortos por envolvimento com espionagem nos gibis clássicos - essa história saiu na "Teia do Aranha" nº 4):

    o problema foi q nos anos 90 pegaram esse plot e fizeram toda uma xaropada em cima disso (envolvendo clones, andróides, e o escambau - um LIXO)!!

    e agora vem esse filme querer remexer nesse vespeiro, rs....

    enfim, a caca já foi feita, agora é relaxar e tentar curtir o filme assim mesmo, hehe!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. se houver uma continuaçao (duvido que nao haja) e se eles insistirem nessa saga do clone,ou eles arrumam a saga mais confusa da historia ou o cabeça de teia vai ter outro reboot.
    segundo filme com o duende verde e o aranha escarlate

    ResponderExcluir
  6. "se houver uma continuaçao (duvido que nao haja) "


    mas a continuação já foi até oficializada:

    será em 2014!!!

    só não se sabe a trama... mas espero q não me venham com clones, Gwen transando com o Duende, Gwen tendo filhos com o Duende, pactos com Mefisto, e outras imundices q estragaram os gibis do Aranha nos últimos anos!!!

    ResponderExcluir
  7. Estou decidido a assistir esse filme no cinema (já que também verei o BATMAN). Como não consegui entrar no cinema há alguns dias por causa de "coisas" no "cagamento" por um mero sorvete, semana que vem estarei alguns dias sozinho e então aproveitarei para ir... ainda pegarei a opção legendada, já que faz tempo que não vejo um filme legendado.

    Acredito que gostarei muito desse filme, porém, não sei se vou considerá-lo uma obra-prima. Espero que sim.

    Até +++

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  8. o 3d e dispensavel? ou faz a diferença?

    ResponderExcluir
  9. "Acredito que gostarei muito desse filme, porém, não sei se vou considerá-lo uma obra-prima. Espero que sim."


    posta a tua opinião aí depois q assistir, blz??

    e legendado sempre... filme dublado já basta na TV aberta e na paga tbm!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. "o 3d e dispensavel? ou faz a diferença?"


    pra mim (particularmente falando) o 3D é sempre dispensável... nunca gostei de filme 3-D, hehe!!!

    mas não sei te reponder com exatidão nesse caso... pq assisti uma cópia vagabunda no monitor do PC mesmo, rs!!!

    ainda vai levar um tempinho pra sair um Torrent com qualidade de DVD ou Blue-Ray.....

    porisso deixei pra assistir com calma qdo descolar uma versão melhorzinha!!!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não assisti o filme, mas concordo que o visual do Lagarto ficou meio tosco. Lembra o "Homem-Cobra", clássico da Sessão das 10 do SBT nos anos 80...

    ResponderExcluir
  12. "Lembra o "Homem-Cobra", clássico da Sessão das 10 do SBT nos anos 80... "


    Nossa, desenterraste essa do arco da velha, hehe....

    pior q eu me lembro daquele filme (nem tinha como esquecer, já q passou umas 200 vezes na TV durante os anos 80 e 90, rs)!!!

    eu preferia q tivessem usado um visual pro Lagarto semelhante ao da série "Tormento" (q já tinha sido modernizado, mas mantendo o nível do clássico - só q mais ameaçador e monstruoso)!!!

    ele tinha q manter pelo menos o tradicional jaleco branco....

    PS: esse visual do filme me lembrou tbm os alienígenas da 1º série de "V - A Batalha Final", rs)!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Léo....

    Assisti ao filme ontem... E... Não sei... Eu gostei, mas ao mesmo tempo achei que ficou faltando algumas peças para tudo fechar.

    São pequenas lacunas ao longo do filme que no "fritar dos ovos" fazem a diferença. Como são pequenas essas lacunas fica até difícil de descreve-las, o que pode parecer "pegação de pé". Mas é verdade... Fazem a diferença. Por isso sua postagem aproximou essas falhas. Inclusive eu acrescentaria outras.

    Valeu!! Abcs. Marcelo!!

    ResponderExcluir
  14. "Assisti ao filme ontem... E... Não sei... Eu gostei, mas ao mesmo tempo achei que ficou faltando algumas peças para tudo fechar."


    Ae, Marcelo... tdo bem???

    eu tbm tive essa mesma impressão sobre as tais lacunas, mas de repente pode ser pelo fato desse filme ser o 1º de uma (já anunciada) trilogia, e "talvez" essas lacunas sejam desenvolvidas nos filmes seguintes!!!

    mas eu acabei relevando mta coisa nesse filme.... pelo fato de q eu já fui esperando algo bem pior, rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. Faltou o "Clarim Diário" e o ódio psicótico que jameson tem pelo herói; aquilo que faz do Homem-Aranha ser incompreendido e odiado pela população de Nova Iorque. O Anti-heroi, o que diferencia o Homem-Aranha dos demais heróis dos quadrinhos.

    ResponderExcluir
  16. "Faltou o "Clarim Diário" e o ódio psicótico que jameson tem pelo herói; "


    pois é,

    vai ser difícil tbm arrumarem um ator melhor q o anterior pra fazer o Jameson... o cara tava igualzinho ao gibi!!!

    por mim, podiam chamar o mesmo ator pra ser o Jameson nos próximos filmes...

    ResponderExcluir
  17. Rodrigo 117619/07/2012, 08:33

    Oi Leo,assisti ao filme ontem aqui no rj, não o achei ruim,até me surpreendi pois esperava o pior.Um detalhe que observei é que o Lagarto é a cara do personagem Crotalus publicado nas Tiras do Aranha 01 da Panini. Minha espectativa agora, é pelo filme do morcegão,já que boatos dizem que ele morrerá no final.Um abraço e meus parabéns atrasados pelo aniversário do blog.

    ResponderExcluir
  18. "Um detalhe que observei é que o Lagarto é a cara do personagem Crotalus publicado nas Tiras do Aranha 01 da Panini. "


    Pior q parece mesmo, hein??

    de repente se inspiraram no visual do "Crotalus" mesmo, q era uma versão genérica do "lagarto" (o Stan Lee não quis usar o verdadeiro lagarto nas tiras, pq a idéia era matar o crotalus no final da história)!!!

    qto ao filme do batman.... tbm tô na expectativa (e em breve farei umas matérias especiais aqui sobre o morcego - começando com a volta da coluna "Momentos Ridículos": numa sequência de tosqueiras dedicada só ao Batman)!!!

    mas sobre a tal "morte" dele no final.... não vamos esquecer q no filme tbm teremos o "Poço de Lázarus", né?? já tô até vendo o q vai acontecer, rs...

    e valeu pelos parabéns tbm, Rodrigo!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...