"HQ Memória" foi uma das primeiras
colunas do "Submundo" (lá pelos idos de 2012)... E agora RETORNA
(reformulada) pra atender às demandas de "repescagens" de gibis que ando fazendo nos
sebos (físicos e virtuais). Tenho me
deparado com tantas HQs boas e raras, que achei necessário
compartilhar com vocês aqui no blog: Vale a pena embarcarmos juntos neste
verdadeiro "Túnel do Tempo", rs:
"HB Extra Nº 1 - Jana das Selvas", Marvel pela Editora GEA ("4F", "HULK", e "Namor - O Príncipe Submarino"), "As Origens do Universo Marvel" (Mythos), "Homem-Aranha: Legado do Mal", "GIBI Mensal - O Tocha Humana" (de 1942), "Aurora" (de Felipe Folgosi), "Clássicos das Artes Marciais 8" (Bruce Lee X Chuck Norris), e "Ed. Extra - Peninha"!
Confira abaixo:








"HB Extra Nº 1 - Jana das Selvas" + "Aurora" (de Felipe Folgosi) + "Clássicos das Artes
Marciais 8" + "Ed. Extra - Peninha": Os desenhos animados da Hanna-Barbera encantaram toda uma geração de espectadores na TV (a minha, inclusive - hehe), apresentando uma verdadeira constelação de personagens variados. Entre eles, estava a bela "Jana das Selvas" (mais uma genérica da "Sheena", só que adolescente: Em aventuras na selva na busca por seu pai desaparecido), e que estrelava o nº 1 da revista: "HB Extra" (um mix de apenas 52 pág que trazia: "Kojeka - Arquivo CÃOfidencial", "Zé Colméia", "Penugem", e participações de: "Dom Pixote", "Tutubarão" e outros). Uma "The-lícia" de leitura nostálgica, rs! O ator Felipe Folgosi (que fez várias novelas e filmes) é, também, um versátil escritor de HQs, e em 2015 lançou uma das melhores sagas sci-fi de super-heróis nacionais que eu já li: "Aurora" é a 1º parte da série, que fechou uma trilogia com: "Chaos" (2019) e "Ômega" (2021). Um pescador presencia uma experiência que o transforma em um herói moldado pela evolução natural, que acaba perseguido pelo
governo norte-americano por conta de seus poderes (muito bom mesmo: Disponível na loja virtual do Folgosi e já esteve no Catarse)! A BLOCH publicou a partir de 1987 a revista: "Clássicos das Artes Marciais" (o gênero ainda estava - relativamente - em alta na TV) e o nº 8 trazia na CAPA o confronto entre: "Bruce Lee X Chuck Norris" (no filme: O "Vôo do Dragão") - Postei essa capa aqui em tributo à Norris, que nos deixou este ano (Descanse em paz, "Braddock")! E um gibi do "Peninha" que me marcou na infância (em 1978): Engraçadíssimo e produzido quase que totalmente por artistas nacionais (o Brasil já foi um dos melhores criadores de HQs Disney)!
"As Origens do Universo Marvel" (Mythos) + "Homem-Aranha: Legado do Mal" + "GIBI Mensal - O Tocha Humana" (de 1942): A década de 90 tá longe (BEM longe) de ter sido uma das mais produtivas pra ex-Casa das Ideias (que atualmente ainda vive seu PIOR momento, diga-se de passagem)... Mas, mesmo em meio à aberrações tipo: "Clones", "Massacres", "Heróis Renascem", e afins, haviam verdadeiras pérolas a serem peneiradas pelos leitores mais atentos. E entre essas pérolas, estava a mini-série da Mythos (em 2 partes): "As Origens do Universo Marvel", publicada aqui em 1998. De Roger Stern & Steve Epting (ótimos, como sempre), a trama focava nos "Invasores" ("Cap. América", "Namor", e "Tocha Humana" original): Em plena 2º Guerra Mundial enfrentando a "Hidra", o "Caveira Vermelha", e o "Barão Strucker". Histórias com aquele gostinho de "Era de Ouro", rs! Ainda nos anos 90, o "Aranha" também tinha suas pérolas (em meio à atrocidade dos "Clones" que se desenhava nas revistas de linha). E o "Legado do Mal" (um especial em formato americano), de Kurt Busiek & Mark Texeira), lançado pela Abril: Merecia uma republicação, pois é uma excelente história onde o aranha enfrenta um "Duende Verde" já falecido e que deixou um último plano macabro (póstumo) em andamento: Uma AULA de como se fazer uma boa história com um vilão já morto (sem precisar ressuscitar o bandido - o que a Marvel acabou fazendo em seguida, demonstrando que nem todo roteirista tem o alto nível de um Busiek)! E por falar em "Invasores": Separei aqui uma capa raríssima do "Tocha Humana" numa edição do "GIBI" (de 1942) - Essa é do arco da velha mesmo, rs!
Marvel pela Editora GEA ("4F", "HULK", e "Namor - O Príncipe Submarino"): Por FIM... Um COMBO TRIPLO de edições Nº 1 da Marvel pela extinta Editora GEA (todas de 1972) - A GEA (Grupo de Editores Associados) teve uma brevíssima atuação no mercado brasileiro, publicando materiais da King Features ("Príncipe Valente", "Jim das Selvas", "Pinduca", "Pafúncio e Marócas"), "Cisco Kid", e títulos da Marvel: "Defensor Destemido" (Demolidor), "Homem de Ferro", "THOR", e as 3 séries comentadas nesta postagem. Em "4F" nº 1, temos a HQ: "Morte na Zona Negativa", da fase Stan Lee & John Buscema (que equivale ao nº 109 de "Fantastic Four" e vem logo após a saída de Jack Kirby do título) com o "Aniquilador" de vilão principal (esta história nunca mais foi republicada no Brasil)! Já no "HULK" nº 1 (de Roy Thomas & Herb Trimpe): O "Homem-Areia" está se transformando em VIDRO pela mesma radiação que o criou e ataca o hospital onde Betty Ross está internada (o que desperta a fúria do Gigante Esmeralda). A história ainda seria republicada mais 2 vezes no Brasil: Pela BLOCH (em 1976 - com a mesma CAPA, inclusive) e pela RGE (em 1979 - na revista mensal do verdão)! E em "Namor" nº 1: De luto pela morte de sua amada Lady Dorma, o Príncipe Submarino relembra sua origem e toma uma decisão que abalará o reino (HQ nunca mais republicada por aqui)!