12/07/2012

"Homem-Aranha": 50 ANOS (1962-2012) do Amigão da Vizinhança!!!

O "Homem-Aranha" surgiu em 1962 na revista "Amazing Fantasy 15" (criado por Stan Lee & Steve Ditko).... a popularidade do escalador de paredes foi tão imediata quanto à identificação dos leitores com ele - q tinha os mesmos problemas, conflitos e dúvidas das pessoas normais (falta de grana, mulheres, estudos, trabalho, uma tia doente, brigas na escola, etc)!!! 

Em 50 ANOS de histórias.... o Aranha fez centenas de inimigos (tendo a maior galeria de vilões entre todos os heróis dos gibis), se envolveu com uma dezena de mulheres, casou com uma delas, teve uma filha, foi clonado, caçado pela polícia, difamado pela mídia, e salvou o mundo várias vezes!!!

Confira abaixo alguns dos melhores momentos do Aranha neste meio-século de vida e sua trajetória no Brasil:

Antes do Aranha estrear nos quadrinhos, o gênero de super-heróis era dominado pelo modelo masculino de herói adulto, sério, perfeito fisicamente, e q fosse um exemplo de conduta pros mais jovens. A Marvel se destacou desde o início ao nadar contra essa corrente, apresentando geralmente personagens cheios de falhas de caráter, personalidade, ou qq outra demasiada humana!!!

O Aranha já seguia essa nova tendência + realista..... e em suas primeiras histórias demonstrava suas falhas: arrogância e prepotência (q ocasionou a morte de seu Tio Ben - logo em sua aventura de estréia) e seguidamente se via pensando em aderir de vez ao mundo do crime afim de obter dinheiro e garotas (o sonho de todo adolescente com cerca de 16 anos - idade de Peter Parker ao ser picado pela aranha radioativa)!!!

As reflexões do Aranha sobre seus próprios problemas pessoais eram divididas com o leitor.... já q o Aranha sempre compartilhava suas idéias e dúvidas falando sozinho em voz alta ou através dos balões de pensamento (fazendo com q os leitores embarcassem em suas angústias e se identificassem com os problemas do cotidiano q ele não conseguia resolver - mesmo tendo seus poderes de aranha)!!!

E não bastassem os inúmeros problemas do dia-a-dia (na escola, no trabalho, e com a saúde cada vez + debilitada da Tia May), ainda surgia um verdadeiro desfile carnavalesco de super-vilões todo mês: "Camaleão", "Abutre", "Dr. Octopus", "Duende Verde", "Kraven - o Caçador", "Rei do Crime", "Electro", "Shocker", "Rino", "Lagarto", "Escorpião", "Venom", "Duende Macabro", "Cabeça-de-Martelo", "Morbius", "Esmaga-Aranha", "Carnificina", "Lápide", "Chacal", "Tarântula", "Mancha", "Morsa", "Cangurú", "Gibão", e tantos mais..... é bandido q não acaba mais (e isso foi só o q eu lembrei de cabeça)!!!  

A vida sentimental do Aranha tbm foi cheia de mulheres.... Gwen Stacy (assassinada pelo Duende Verde), Mary Jane (com quem se casou), Betty Brant (secretária do Clarim), Gata Negra (com quem já fez parceria no combate ao crime), Liz Allen, Debra, Carol (esta última era uma loira perseguida por uma seita satânica nas tiras de jornal do Aranha).... entre uma ou outra ficante famosa (tipo a Viúva Negra)!!! 

Entre as bizarrices.... o Aranha foi clonado (na famigerada "Saga do Clone"), sofreu uma mutação genética onde ganhou 4 braços novos (ficando com 6 braços), foi atacado pelo próprio automóvel (o infame "Aranhamóvel"), fez um pacto com o diabo (Mefisto), ganhou poderes cósmicos (prefiro nem comentar), e virou uma aranha de verdade (no mesmo estilo: "A Mosca")!!! Nem todos esses momentos são lembrados com carinho pelos fãs, rs....

No Brasil.... o Aranha começou sua jornada pela Ebal, onde sua revista mensal durou 70 ed. em P&B (veja abaixo a capa do nº 1). Em seguida passou pra Bloch na metade dos anos 70 com um colorido berrante e psicodélico (horrível). Ainda nos anos 70 foi pra RGE, onde teve sua melhor fase com uma revista de ótima qualidade e bem colorizada (com 50 pág. mensais, além de vários Alamanaques e Superalmanaques), mas infelizmente durou pouco (cancelada no nº 49)!!! Eu comecei a colecionar gibis justamente pelo Aranha nº 7 da RGE (capa mais acima com a chamada: "Morbius - o Vampiro").... é nessa história q ele tá com 6 braços, rs!!! 

No começo dos anos 80, a Editora Abril assume toda a linha Marvel.... e emplaca + de 200 ed. da revista do Aranha. Sendo q a 100º ed. traz a história do casamento com Mary Jane!!! Mas apesar dos méritos da revista principal, eu (particularmente falando) ainda prefiria a "Teia do Aranha", q republicava material clássico e q durou + de 100 ed. Em 2002 a Panini assumiu o título, e há pouco tempo ultrapassou tbm a marca de 100 ed. de sua revista mensal!!!  

Leia mais sobre a trajetória do Aranha no Brasil numa série de 3 matérias q eu fiz sobre sua passagem por cada editora (clique nos 3 LINKS abaixo): 


Até+

PS: Em breve aqui no "Submundo"..... os 50 ANOS de "HULK" e "THOR"!!! 

21 comentários:

  1. Ótimo texto Leo. Como sabe sou suspeito pra falar do Aracnídeo,personagem do qual sou fã desde o início dos anos 90. É sempre bom ler sobre o personagem. Parei de acompanhar pelo fato do personagem ter sido totalmente descaracterizado e a muito tempo sofrendo com histórias medíocres mas ele sempre vai ser meu personagem favorito.

    ResponderExcluir
  2. "Parei de acompanhar pelo fato do personagem ter sido totalmente descaracterizado e a muito tempo sofrendo com histórias medíocres mas ele sempre vai ser meu personagem favorito. "


    é a mesma coisa comigo....

    parei de acompanhar o Aranha faz mto tempo (a não ser por notícias q leio pra saber como andam as histórias)!!!

    as últimas HQs recentes q tenho dele são algumas ed. em formatinho da "Saga do Clone" (q eu comprei só pra ler a série "Arquivos Secretos".... e aquele 1º arco do Straza q saiu em "Grandes Desafios do Aranha" nº 6 (encadernado q trazia a história da queda das Torres Gêmeas)!!!

    justamente por me considerar um dos maiores fãs do Aranha (desde a infância)... q decidi parar e ficar apenas com as revistas q me trazem boas lembranças do personagem em sua fase áurea!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. "mas fica ligado aqui, q qq novidade interessante sobre essa coleção vai rapidinho pro ar, hehe!!!"

    Abração!!!

    >>>>>

    E ai Léo, td sussa? ... o Magneto chegou aqui em Sampa na Quarta (11) ... fui hoje na banca do centro da minha cidade e já adquiri o meu .. =D ... lá tinha uns 20 exemplares, ai sim .. hehe
    Mais Tarde vou até tirar umas fotos!! E posto aqui!!

    Kra e qnd vc souber aonde vende esses especiais, me da um toque que eu me interesso tbm em adquirir.!!

    Abrassssssss

    ResponderExcluir
  4. "E ai Léo, td sussa? ... o Magneto chegou aqui em Sampa na Quarta (11)"


    Valeu mesmo por ter avisado, Jones!!!

    sinal de q o Magneto deve chegar semana q vem pra cá....

    qdo tiver as fotos, manda os Links aí, blz??

    e pode deixar q assim q eu souber uma maneira segura e barata de comprar os especiais importados, eu te aviso... só vou esperar melhorar um pouco minha sitaução $$$ pra começar a procurar com calma!!!

    minha idéia é comprar de alguém q traga do exterior (pois não tenho cartão internacional pra comprar direto lá de fora)!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. em curitiba nada ainda....a distribuiçao pro sul e precaria

    ResponderExcluir
  6. Ótima matéria Léo...

    Várias das capas que você postou me fazem lembrar do passado. Comecei a ler quadrinhos no final dos anos 70, portanto entre a fase final da RGE e início pela Abril. Foi uma época áurea mesmo, ou porque as
    HQs eram melhores mesmo, ou porque éramos pequenos e portanto menos exigentes.

    Parei de ler o Aranha porque acho que deixaram o personagem superficial, sem profundidade... Por isso que gostei tanto do Aranha Noir, pois deixou ele bem mais interessante.

    Em relação às figurines tenho achado os preços dos Especiais da coleção pelo Bonelli razoáveis em relação ao E-bay... Não que seja barato... Mas em comparação com sites internacionais de compra, se somarmos o frete, meio que fica elas por elas.

    Estou preocupado com meus brindes. Hoje era a data limite para entrega, segundo as atendentes, e até agora 18:00 nada!

    Vamos ver. Gde. Abc. Marcelo.

    ResponderExcluir
  7. "em curitiba nada ainda....a distribuiçao pro sul e precaria "


    Aqui pro sul (POA/RS) é ainda pior:

    as miniaturas nem devem chegar nas bancas (devido a um imposto q o estado cobra sobre brindes e DVDs encartados nas revistas)!!!

    só a loja de gibis (tutatis) deverá ter a coleção exposta (mas setorizada, já q ainda estão no nº 1)!!!

    ResponderExcluir
  8. "Várias das capas que você postou me fazem lembrar do passado. Comecei a ler quadrinhos no final dos anos 70, portanto entre a fase final da RGE e início pela Abril. Foi uma época áurea mesmo, ou porque as
    HQs eram melhores mesmo, ou porque éramos pequenos e portanto menos exigentes."


    Acho q é pq as HQs eram melhores mesmo, rs....

    tanto é, q mesmo relendo material clássico HOJE, acho bem superior à qq coisa atual da Marvel ou DC!!!

    mas claro, q éramos + tolerantes ANTES... por não termos internet pra nos manter informados sobre os cortes e mutilações feitos pelas editoras (especialmente a Abril q retalhou todo o universo Marvel)!!!

    a ignorância e falta de informação nos deixava + satisfeitos com aquilo q tínhamos em mãos....

    qto ao Bonelli, é o vendedor de quem tenho as melhores referências pra comprar miniaturas... só não vi na lista dele alguns dos especiais q eu quero (se ele puder conseguir ainda, certo q façoa encomenda)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. Como prometido Léo as fotos:

    https://picasaweb.google.com/107479410545825173419/ColecaoMarvel

    >>>>>>>>>>>>>>

    Quero so ver o preço das especiais, dependendo do $$$ quem sabe adquiro ao menos uma .. hehehe.

    No site da Panini (http://www.paninicomics.com.br/web/guest/shop/search_result?gaq=cole%E7%E3o%20de%20miniaturas)
    tem a venda edição 6 e da 7 (Surfista Prateado) !!!!!!!!

    Abrasssssss

    ResponderExcluir
  10. "Como prometido Léo as fotos:"


    Valeu mesmo, Jones!!!

    mto show essa capa da revista do Magneto, hein???

    espero q a minha chegue esta semana tbm....

    vc tá comprando avulso, né??? tá pegando nas bancas ou pelo site da panini??

    se for pelo site... sabe me dizer se estão vindo bem embaladas? e se as revistas continuam soltas no plástico vindo toda amassadas??

    pergunto, pq me disseram qa embalagem na venda pela internet é + reforçada e a revista vem melhor protegida... só queria saber se essa informação é verdadeira?

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  11. E ai Leo blz cara?
    Por favor vc saberia me dizer onde compro o volume 1 do Preacher por um bom desconto ? A panini enfiou a faca quase 60 reais e ainda tem lojas por ai pedindo mais do que isso.
    Queria mito comprar esse volume mas nao sei onde.
    Por isso se vc puder ajudar ficarei agradecido.
    Abracos

    ResponderExcluir
  12. "vc tá comprando avulso, né??? tá pegando nas bancas ou pelo site da panini??"

    Não Léo comprei todas pela Banca!!! Postei aqui o site pois achei interessante já terem a 7 edição lá. Tbm gostaria de saber se o envio da edição vem bem protegida!!

    Um erro deles e q deveriam ter todas as edições disponíveis pra venda no site. Exemplo eu não comprei o Blade, se dps eu quiser adiqurir como faço? Pecam exatamente nisso!!!

    Vlw

    ResponderExcluir
  13. "E ai Leo blz cara?
    Por favor vc saberia me dizer onde compro o volume 1 do Preacher por um bom desconto ? A panini enfiou a faca quase 60 reais e ainda tem lojas por ai pedindo mais do que isso."


    E aí, tdo bem??

    olha, eu vi Preacher ontem mesmo com desconto na loja física da FNAC (onde tá por 46 pila)!!!

    creio q na internet deva se conseguir ainda mais barato q isso...

    Banca 2000, Comix, e Liga HQ... são 3 lojas q costumam dar descontos regularmente (recomendo uma pesquisada nessas 3)!!!

    os sites da saraiva, cultura e FNAC... tbm rolam descontos (e são 3 boas dicas pra se pesquisar o melhor preço)!!!

    fora a internet, o melhor preço q eu vi foi na FNAC mesmo (q tá 46 na loja física deles)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  14. "Um erro deles e q deveriam ter todas as edições disponíveis pra venda no site. Exemplo eu não comprei o Blade, se dps eu quiser adiqurir como faço? Pecam exatamente nisso!!!"


    hum... pensei q tivessem todas no site!!

    ando pensando em comprar as próximas no site pra ver se vem melhor protegidas do q as q eu ando pegando na cultura!!!

    qq novidade eu te aviso... pois pretendo arriscar pra ver!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Leo, gibi para mim quanto mais antigo melhor, ainda mais se for do Aranha. Os da Bloch são meus preferidos, não tenho nenhum deles. Abs.

    ResponderExcluir
  16. "Oi Leo, gibi para mim quanto mais antigo melhor, ainda mais se for do Aranha. Os da Bloch são meus preferidos, não tenho nenhum deles. Abs. "


    Pra mim tbm, Paulo....

    "panela velha é q faz comida boa" (como diz a música)!!!

    e vamos ficar de olho na próxima "Coleção Histórica" (provavelmente em 4 ed. tbm) q será toda dedicada ao Aranha (sendo q a ed. 4 dos "Vingadores" atrasou)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  17. Interessante seu blog, sou super fã de homem aranha, a minha coleção é de dezembro de 95 ate 2002, quando as revistas foram assumidas pela panini e ficaram caras demais pra mim continuar a coleção. Mas eu não desfaço das minhas revistas por nada desse mundo, so eu mexo com elas hehe. As historias representam uma fase da minha vida e eu tenho um carinho todo especial por elas. recentemente ganhei da minha namorada a serie completa de homem aranha 2099, curti demais !!!! é isso ae, abrço pra vcs !!! e sobre revistas pela net, sim, elas vem bem mais protegidas ! pode confiar !!!

    ResponderExcluir
  18. "Interessante seu blog, sou super fã de homem aranha, a minha coleção é de dezembro de 95 ate 2002,"


    E aí, blz???

    seja bem-vindo ao blog, e obrigado por ter curtido a matéria!!!

    eu tbm parei minha coleção do Aranha nas Premiuns (da Abril)... e da Panini, só compro encadernados com material clássico dele agora!!!

    tbm sou fanzasso do Aranha... e meu 1º gibi da coleção foi o Aranha nº 7 da RGE (em 1979)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  19. Qse todas as edições do Homem Aranha
    Confira!

    Brasileiras e series traduzidas!

    http://spidermedia.vai.la

    ResponderExcluir
  20. "Qse todas as edições do Homem Aranha"


    Valeu, Madson... Bom trabalho!!!

    fica aí a dica pra galera baixar tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...