30/07/2012

"Protótipos" (Parte 1): Veja as Primeiras Versões de Famosos Personagens das HQ's.....

Vc já deve ter se perguntado: "De onde os grandes mestres das HQ's tiraram as idéias pra criar os heróis e vilões dos gibis"??? Pois é, pessoal.... toda boa idéia sempre vem de algum lugar, rs!!! E nesta matéria, vcs verão os "PROTÓTIPOS" (primeiras versões) de famosos personagens da Marvel, DC, e até da Disney:

"Dr. Destino" (imagem acima - antes de seu surgimento oficial na revista do "Quarteto Fantástico"), "Homem-Aranha", "HULK", "Thor", "Vigia", "Homem-Formiga", "Magneto".... e "Pato Donald"!!!

Todos em versões arcaicas produzidas mto antes de surgirem nos gibis da forma como os conhecemos..... Confira abaixo as curiosas e raríssimas imagens:

Na ordem.....

-"Dr. Destino": "O Monstro da Máscara de Ferro" (a Marvel reaproveitou o visual da máscara desse personagem de um dos gibis de monstros da editora pra criar: o maior vilão do 4F)!!!
-"O Homem no Formigueiro" (conto de ficção q deu origem ao "Homem-Formiga" - inclusive com o mesmo protagonista: "Hank Pym")!!!
-"HULK": esse protótipo surgiu num desses gibis de monstros ("Tales to Astonish")... tbm houveram outros 2 "Hulks": sendo um deles o famoso verdão q todos conhecemos!!!
-"Vigia": a careca do figura é a mesma.... mas nesse conto sci-fi ele se chamava "Zarkorr" (porém, já com o hábio de bancar o "Big Brother", rs)!!!
-"Homem-Aranha": mais um monstrengo no estilo dos gibis anos 50... e pra variar, era outra aranha bombardeada por radiação!!!
-"THOR": o "Deus do Trovão".... em uma versão dos anos 40 (vinte anos antes da q conhecemos)!!!
-"Magneto": Stan Lee & Jack Kirby não fizeram a menor cerimônia em buscar idéias nos gibis de monstros, hein??? (a maioria produzida por eles mesmos antes de criarem o Universo Marvel)!!!
-e pra encerrar.... veja abaixo como era a 1º versão do "Pato Donald" (surgida num livro ilustrado anos antes de sua 1º aparição oficial num desenho animado de 1934):

Até+

PS: Gostaram desses verdadeiros tesouros das HQ's??? Então aguardem a 2º parte desta matéria (semana q vem).... q vai ter mais, hehe!!!

20 comentários:

  1. Fala Leo blz ?
    Cara queria sua opiniao com relacao aos seguintes quadrinhos:

    Black Kiss
    Trilogia Nikopol
    Frankenstein por Bernie Wrightson
    Holy Terror Frank Miller

    Estou interessado em comprar todas mas tá dificil achar Holy Terror e frankenstein.
    Voce tem ideia de onde poderia comprar todas essas hqs? Tem ideia do preço tb?

    Valeu e desculpe por abusar das perguntas ai mas vc tem um bom conhecimento de hqs.
    Abracos

    ResponderExcluir
  2. "Estou interessado em comprar todas mas tá dificil achar Holy Terror e frankenstein.
    Voce tem ideia de onde poderia comprar todas essas hqs? Tem ideia do preço tb?"


    E aí... tdo tranquilo???

    obrigado pela confiança... e qq dúvida pode perguntar mesmo q eu ajudo no q puder, blz??

    vamos lá então (já li essas 4 e vou te falar minha opinião pesoal sobre elas):

    -Black Kiss (é bem avaliada pela crítica em geral, mas particularmente não achei grande coisa: mistura um romance entre um homem e um travesti com pitadas de filme noir e uma trama intrincada envolvendo conspirações e assassinatos. Ficou + famoso pela polêmica q gerou do pela qualidade da trama em si)!!!

    -Trilogia Nikopol (dessa eu gostei: achei uma saga bastante interessante e surreal, porém não irá agradar à todos os leitores, pois é mto arrastada e num ritmo lento - típico dos filmes franceses. Mas a arte é mto boa, e os conceitos misturam sci-fi com intrigas políticas. Recomendo pra leitores acostumados com o ritmo de livros tipo "DUNA": q são ótimos, mas não tem pressa em narrar uma boa história)!!!

    -Frankenstein: a arte é belíssima... e sem dúvida é a melhor versão da obra pras HQ's. Só q essa eu tenho em scan mesmo (até onde sei é dificil de achar mesmo importada - uma vez procurei em sites americanos e só achei por valores mto elevados: aí resolvi baixar mesmo)!!!

    -Holy Terror: sendo bem sincero... essa é ruim mesmo. o Miller errou feio a mão nessa novel usando o mesmo estilo Sin City, mas narrando uma trama altamente patriótica e reacionária (q deixaria o ex-presidente BUSH orgulhoso, rs). o Miller tá ficando velho e partindo pra uma linha + conservadora de idéias políticas.

    dessas 4...

    Black Kiss e Nikopol se encontra fácil nas livrarias... Frankenstein tem q procurar em sites (costumo importar na loja "mycomicshop") ou baixar na net.... e Holy Terror tem bastante na Livraria Cultura (loja física) na seção de importados (mas não sei o valor)!!!

    espero ter ajudado... e qq dúvida é só mandar aí, blz??

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Poxa ajudou pra cacete hehehe!
    Olha Trilogia Nikopol achei a arte maravilhosa mas o roteiro um pouco fraco, deuses miticos numa Paris apocaliptica governada por facistoides, seila achei meio fraquinho o roteiro. To na duvida se compro ou nao.
    Black Kiss - Desanimei andei lendo e vendo umas paginas da hq e realmente é mais polemica do que estoria propriamente dito.
    Holy Terror - tb desisti , traços feissimos, o miller chutou o pau da barraca!
    Frankenstein acabei achando por 32 doletas, preço salgado mas esse irei cofrar custe o que custar kkk.

    Vc ja ouviu falar dessa hq foi publicada no Brasil pela Zarabatana chama-se Noturno é de um Argentino (Salvador Santos) , fiquei curioso sobre esta tb.

    Alias vc curte mangas ? Nunca vejo uma resenha sobre mangas.
    Ja leu akira ou lobo solitario ?
    Leo vc curte art books tb? Faz umas materias sobre isso, tem uns q sao sensacionais.


    Abracao e valeu pela ajuda!

    ResponderExcluir
  4. "Poxa ajudou pra cacete hehehe!"


    Legal... e pelo visto a sua opinião é similar à minha nessas HQ's, hein??

    "Nikopol" é meio complicado... confesso q não saquei todas as referências q a obra faz, mas sei q ela é recheada de "entrelinhas" e referências à eventos da política francesa q foram postos na trama de forma "camuflada". Como eu não manjo mto da história da França, tem mta coisa q eu não entendi direito, mas mesmo assim gostei mto do visual e de algumas boas sacadas do roteiro!!!

    sabia q fizeram um filme baseado em Nikopol??? se chama: "Immortel Ad Vitam" (é de 2009 se não me engano)!!!

    e "Holy Terror" eu arrisco a dizer q talvez seja o pior gibi q já li do Miller... e olha q sou fã da fase clássica dele, mas depois de Sin City infelizmente não o vi acertar a mão!!!

    essa "Noturno" da zarabatana eu não ouvi falar não... vou ficar te devbendo essa (dessa editora aliás, só tenho 2 álbuns: "Clara da Noite" e "Cicca Dum-Dum")!!

    sobre mangás... eu gosto sim, mas acabo não lendo mtos por falta de grana e tempo pra dar conta de tantos gibis q eu já compro mensalmente, rs!!!

    mas gostei mto de "Éden" (só fiquei puto pq a panini cancelou em aberto).... e adorei "Golgo 13"... e tbm pretendo comprar "Street Fighter Alpha" (q será lançado pela New Pop) e "Resident Evil"!!!

    sempre quis ler "Lobo Solitário" tbm... mas eu jurava q a panini não publicaria até o fim, porisso na época nem tentei colecionar achando q a coleção ficaria incompleta q nem tantas outras q a panini só iniciava e não continuava (e hj tá esgotado)!!!

    qto à "Art Books".... vou me informar melhor, pode deixar. Não tenho certeza se é o q estou pensando, mas vou pesquisar pra ver se tenho algo nos meus arquivos digitais!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez valeu por responder Leo.
    Poxa eu tinha empolgado com Nikopol sim, mas depois que li sua opiniao ai reforçou mais ainda a minha. Quanto ao filma eu nao sabia nao, alias tive contato com essa HQ a pouco tempo.
    Espero que mais quadrinhos europeus baixem por aqui, estamos precisando.

    Art books seria uma especie de compilacao, rascunhos, anotacoes dos autores.

    Quanto a Noturno tudo que eu vi e li pareceu ser otimo, esteticamente falando a arte é maravilhosa. O problema é o roteiro que desconheco na totalidade e as poucas coisas q achei pela net sao superficiais demais.

    Porra Leo Golgo 13 é maravilhoso, sabia que até hoje continua sendo publicado no Japao? Desde a decada de 70 até os dias de hoje sem nenhuma interrupção. E a JBC publica apenas 3 volumes pq a molecada acha "datado" ou "antiquado" demais.
    Triste.

    Resident Evil, se for o da Panini, já foi publicado e será anual. Saiu juntinho com o Japao.
    Streeet Fighter será sensacional tb e apenas 2 volumes.
    O foda da New Pop é que os donos sao muito relaxados nao estao nem ai para os leitores e o que mata de vez é a distribuicao nao se acha mangas dos caras em lugar algum.

    Recomendo alem de lobo solitario vc ler outros como lenda de kamui (publicacao incompleta no Brasil), Crying Freeman, Samurai Executor, Sanctuary (incompleto no BRasil).

    Por fim vc conhece uma hq chamada Dong Xoai do Joe Kubert ?
    É sobre uma evento ocorrido durante a guerra do vietnã parece ser fantastica to querendo comprar, achei no Book depository por um preco razoavel.

    Abracos e valeu por responder a todas minhas perguntas!

    ResponderExcluir
  6. "Art books seria uma especie de compilacao, rascunhos, anotacoes dos autores."


    Ah, sim... eu tenho alguns gravados em CD mesmo!!!

    inclusive já desmenbrei uns e postei img deles aqui no blog em colunas regulares tipo: "POSTER"... e tbm numa matéria sobre a arte de Alex Ross!!!

    qto à gibis europeus... a editora Nemo tem publicado bastante coisa (Moebius, etc): pena q é uma das editoras + careiras do mercado (só perdendo pra Mythos e Kalaco: campeãs de preços exorbitantes)!!!

    do "Golgo 13" eu já era fã desde os anos 80... mas a partir de um anime dele (q saiu aqui em VHS) e tbm de um filme japonês com ator Sonny Chiba (q visto hj pode ser ruim, mas na época eu gostava)!!!

    e como a minha verba anda curta pra tantos lançamnetos... eu só me arrisco em mangás de curta duração. "Resident Evil" é esse mesmo (li q seria 1 por ano mesmo)... e "Street Fighter" são 2 da série "Alpha" e 2 da "Sakura" (ambos foram anunciados pra este ano)!!!

    e essa do "Dong Xoai" é outra q eu ainda não tinha ouvido falar não, rs... mas já anotei na lista pra futuros downloads (já q adoro HQ's de guerra)!!!

    valeu mesmo pelas dicas... atualmente tenho comprado e baixado HQ's na mesma proporção!!!

    ResponderExcluir
  7. Gustavo (TheDoctor)30/07/2012, 12:20

    Leo, sobre a matéria, faltou o Coelho Osvaldo ("inspiração" para o Mickey Mouse).

    ResponderExcluir
  8. Demais essa matéria, eu sinceramente só conhecia a do Homem Formiga

    ResponderExcluir
  9. "Leo, sobre a matéria, faltou o Coelho Osvaldo ("inspiração" para o Mickey Mouse)."


    Valeu, Doctor....

    eu não esqueci o Osvaldo não, mas essa matéria ficou tão extensa q tive q dividí-la em 3 partes, hehe!!!

    na próxima já teremos + alguns protótipos da Marvel... e tbm da DC, rs!!

    e por falar no Osvaldo, aos poucos a Disney tá tentando reintegrar ele à cronologia atual... ele estará de novo em breve no especial: "EPIC Mickey 2"!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. "Demais essa matéria, eu sinceramente só conhecia a do Homem Formiga"


    Valeu mesmo, Johnny....

    tinha mta coisa aí q eu tbm não conhecia, e fiquei conhecendo enquanto pesquisava pra essa matéria, rs!!!

    baixei uma porrada de gibis clássicos e ao ler eles, tbm fiquei bastante surpreso do qto a Marvel reaproveitou de idéias desses gibis de monstros.... pra criar seu futuro Universo de super-heróis!!!

    fique ligado aqui no blog... q semana q vem eu posto a 2º parte desta matéria, blz???

    Abração!!

    ResponderExcluir
  11. Impressionante Leo, essa matéria está muito interessante. O Thor antigo assim e dessa forma eu nunca tinha visto. Acho muito legal esse material antigo, de origens dos personagens e tal. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Oi Léo ... Muito legal essa matéria !!! Eu sou suspeito de falar sobre matérias que envolvem aspectos históricos pois adoro curiosidades históricas.

    Essa sua matéria vem muito ao encontro desse assunto. Acho que falar disso valoriza o passado, resignifica o presente e nos faz pensar o futuro de forma diferenciada. Sendo assim parabéns!!!

    Achei o Dr. Destino e o Thor muito interessantes. Eu não tinha a mínima idéia de que esses personagens já tinham aparecido em histórias antes.

    Valeu Léo! Ficarei aguardando a 2a parte.

    Abc. Marcelo.

    ResponderExcluir
  13. "Impressionante Leo, essa matéria está muito interessante. O Thor antigo assim e dessa forma eu nunca tinha visto. "


    Brigadão mesmo, Paulo!!!

    essa do THOR tbm foi novidade pra mim... me deparei com esse gibi raríssimo fazendo uma pesquisa recente sobre HQ's dos anos 40!!!

    é porisso q eu tbm adoro escrever essa matérias sobre material clássico... pois acabo descobrindo mta coisa q eu nem imaginava vasculhando a internet em busca de imagens e curiosidades do passado!!!

    em breve eu posto aqui a 2] parte desta matéria (com mais protótipos da Marvel e DC)!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  14. "Oi Léo ... Muito legal essa matéria !!! Eu sou suspeito de falar sobre matérias que envolvem aspectos históricos pois adoro curiosidades históricas."


    Valeu mesmo, Marcelo....

    eu tbm curto mto ficar pesquisando raridades clássicas na internet!!!

    acabo me deparando com cada coisa.... é impressionante como os gibis dos anos 40 e 50 serviram de base pra mta coisa q veio depois (e ainda continuam rendendo idéias e sendo referenciados até HOJE)!!!

    essa do "Dr. Destino"... na verdade a única semelhança entre os personagens é a máscara (igualzinha). Mas essa revista vale uma boa grana por ter trazido o protótipo do maior vilão da Marvel!!!

    a 2º parte tbm promete... hehe!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. Leo... Fantástica a sua pesquisa. Pouca gente conhece essa do Homem Aranha e do Thor. Realmente é de cair o queixo.
    Sou um apaixonado por Marvel e mantenho até um blog onde desenvolvo um tipo de cronologia das revistas da era de prata da Marvel. Se você tiver um tempo, ficarei muito feliz com a sua visita. http://marvelcrono.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. "Sou um apaixonado por Marvel e mantenho até um blog onde desenvolvo um tipo de cronologia das revistas da era de prata da Marvel."


    E aí, Merh@j... tdo bem??

    eu tbm sou um marvetinho doente, hehe (mesmo eu lendo tbm vários outros gêneros, sempre terei minhas raízes vinculadas à Marvel - q foi por onde me iniciei nos comics)!!!

    Já dei uma boa olhada no seu blog e achei sensacional o seu trabalho de pesquisa cronológica da Marvel tbm (meus parabéns)... e se vc topar e quiser, podemos trocar divulgação dos nossos blogs nas nossas listas de recomendações, q tal??

    fico no aguardo da sua resposta então!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  17. "podemos trocar divulgação dos nossos blogs nas nossas listas de recomendações, q tal??"

    ôpa... Ótima idéia. Vou fazer uma remodelação no blog nesse mês, pois está fazendo um ano no ar e quero incluir alguns links de parceiros. Podemos fazer um bem-bolado sim! E obrigado pela visita lá! Vou entrar em contato com você!

    ResponderExcluir
  18. "ôpa... Ótima idéia. Vou fazer uma remodelação no blog nesse mês, pois está fazendo um ano no ar e quero incluir alguns links de parceiros. "


    Valeu mesmo... fico no aguardo então, blz??

    e parabéns pelo níver do blog... este aqui tbm comemorou 1 ano de existência mês passado!!!

    neste findi (com mais tempo) vou pesquisar melhor suas matérias anteriores de arquivo... pois logo na 1º pág já vi q tem mtas matérias interessantes e curiosidades sobre a fase clássica da Marvel (q é minha fase favorita até hj)!!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  19. Olá Leo.

    Voltei para falar que o novo blog está pronto e incluí um link para o Submundo HQ, que continuo achando um ótimo blog. Seus posts sobre o caso miniaturas Marvel são esclarecedores, já que também compro e coleciono.
    Depois dá uma olhada lá
    http://marvelcrono.blogspot.com/
    E se puder também me ajudar na divulgação, agradeceria muito!
    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  20. "http://marvelcrono.blogspot.com/
    E se puder também me ajudar na divulgação, agradeceria muito!
    Desde já, obrigado! "


    E aí... tdo bem??

    teu blog já tá add na lista de favoritos... tanto aqui do "Submundo" qto na barra de favoritos no meu windows!!!

    Ah, e gostei mto do novo visual... parabéns tbm pelo níver de 1 ano do blog (e q dure mtos outros pela frente tbm)!!!

    a cronologia Marvel é tão vasta qto complexa e interessante... e um blog com a proposta de estudá-la e analisá-la será mto bem-vindo por todos os leitores Marvel!!!

    Abração!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...