28/03/2015

"Guerras Secretas": A Clássica Mega-Saga Anos 80 da Marvel....

As "Guerras Secretas" estão de volta à mídia e às bancas.... Na mídia, porque o NOME da saga clássica é o mesmo reutilizado pela Marvel em um evento que promete abalar as estruturas da editora nos EUA. E nas bancas, porque a SALVAT relançou esse material em 2 edições da sua coleção (capa-preta)!!!

Nesta matéria especial (feita com a ajuda de 2 colaboradores do blog: "Cesar Leal" e "SEMI").... Falaremos apenas da versão clássica (que marcou os anos 80): Capas, curiosidades, influência para a cronologia, e até os bonecos (figuras de ação) gerados a partir desta mega-saga em 12 edições!!!

Confira abaixo.... Esse quebra-pau geral:
As "Guerras Secretas" (de Jim Shooter & Mike Zeck).... Foram um evento épico de grandes proporções na Marvel. Publicada nos EUA em 1984 (e no Brasil em 1986), essa mega-saga em 12 edições estabeleceu as fórmulas do gênero que conhecemos hoje (e que continua sendo repetida à exaustão): Dezenas de super-heróis e super-vilões se enfrentando em combates espetaculares que testam os limites de força, agilidade, poder, e inteligência dos personagens. Respondendo às perguntas dos fãs pra saber: "quem são os mais fortes"? e "quem ganharia uma briga entre: "Fulano X Beltrano"? A série se propõe a tirar algumas dessas dúvidas!!!

Tudo começou graças à ideia da Mattel em lançar uma linha de brinquedos (bonecos) de super-heróis.... Sendo que pra isso, seria preciso uma história que chamasse a atenção da mídia e causasse bastante repercussão entre os leitores. Assim, a trama apresenta um semi-deus chamado "Beyonder", que promove uma batalha entre heróis e vilões da Marvel (transportados pra um planeta inóspito) oferecendo ao vencedor um prêmio: Que seria a realização de todos os seus desejos (tal qual uma espécie de: "Gênio da Lâmpada"). Uma boa parcela de personagens do Universo Marvel participa da "porradaria generalizada" (nem é preciso citar os nomes dos envolvidos, pois eles já aparecem nas imagens selecionadas pra esta postagem)!!!

A premissa pode ser bastante simplória.... Mas suas repercussões tiveram vasta influência na cronologia da Marvel. Por exemplo: O "Uniforme Negro" do "Aranha" (que um dia se tornaria o "Venom") aparece aqui pela 1º vez - Dando início à uma era mais sombria na vida do "Aranha" (e que iria perdurar até a década seguinte). Foi uma jogada de marketing genial, pois não devemos esquecer que o objetivo principal era vender bonequinhos mesmo (ou "Figuras de Ação", se preferirem). E por falar nisso, na imagem abaixo (que encerra esta postagem) vocês conferem os tais bonecos da série (tosquíssimos, rs). E pra quem quiser mais detalhes sobre essas figuras, recomendo uma boa olhada neste "LINK" (recheado de imagens)!!!

Se "Guerras Secretas" transcorreu perfeitamente nos EUA.... No Brasil ela teve (sérias) complicações. A Editora Abril, na ocasião, estava com a cronologia Marvel muito atrasada (com anos de defasagem) e não podia mais esperar pra publicar essa saga, pois havia pressa devido aos licenciamentos da linha de brinquedos (que aqui foram lançados pela Gulliver). Só que os leitores poderiam estranhar o visual diferenciado de alguns personagens, e diante desse problema a Abril resolveu "adulterar" vários elementos da história: Chegando ao cúmulo de apagar/suprimir certos personagens (tipo: "Vampira" e "Capitã Marvel") e modificando até o final da trama (pra se adequar à cronologia vigente da Abril). Um verdadeiro "Massacre Marvel" (com o perdão do trocadilho)!!!

O "Homem de Ferro" na saga não era o Tony Stark? Ignore. Traduza como se fosse Stark falando e mude o tom de sua pele. "Vampira" e "Capitã Marvel" não estrearam nas revistas de linha? Apaguem as 2 dos desenhos então. Apague o Dragão "Lockheed" também (apesar de algumas vezes termos um fogo aparecendo do nada). O visual da "Tempestade" é diferente? Diga que foi o "Beyonder" que a deixou “PUNK”. Vamos usar a mesma desculpa para o "Xavier" voltar a andar. O uniforme do "Wolverine" é diferente? Muda a cor e pronto. O "Hulk" tem a mente de Banner no controle? Esquece: Mantém o “Hulk Esmaga” que os leitores conhecem. O "Xavier" usando um uniforme que não está nos planos mostrar agora? Desenha o "Cíclope" por cima. O ultimo nº tem mais páginas? Corta tudo que for “dispensável". Detalhes sobre a origem de "Beyonder"? Corta. Ah, e faz um desenho mostrando que o alienígena desfez as alterações para ficar tudo como era antes, rs!!!

Anos mais tarde, a Abril republicou as "Guerras Secretas" de forma integral (sem essas alterações cretinas) na revista: "A Teia do Aranha" nº 62-66. Já em 2008, a Panini encadernou a série numa edição única (na capa que abre esta matéria). E agora, foi a vez da Salvat republicar a saga (só que dividida em 2 partes - as capas estarão no próximo "Review" do blog, junto com a avaliação do material). Curiosidades: "Guerras Secretas" teve uma sequência (ainda nos anos 80) e que nunca foi republicada no Brasil (por enquanto, hehe). E o desenho animado do "Aranha" (década de 90) apresentou uma versão da saga (com apenas uma meia-dúzia de personagens): Mas foi divertida assim mesmo!!!

Até+

PS: O "Submundo" agradece (novamente) a colaboração de "Cesar Leal" e "SEMI".... Que ajudaram com as pesquisas (principalmente pra identificar os erros na "Versão Abril") e imagens. Valeu mesmo, amigos!!! 

193 comentários:

  1. Adorei essa saga quando criança. Lembro de ler uma das edições no mercado enquanto minha mãe fazia comoras e eu empurrava o carrinho apoiado nele lendo a edição 9.

    Recentemente comecei a ler a da Dalvat e me assustei com o começo da historia. Achei que fosse me arrepender. Mas no decorrer da série ainda achei coisas boas e não me decepcionei. Alias, achei pior do que me lembrava mas acima da media ainda..

    ResponderExcluir
  2. Alguém aqui tem a versão de Guerras Secretas encadernada pela Panini para me tirar uma dúvida. As edições da Salvat estão com uma colorização bem apagada, pra não dizer porca, na duas partes. Isso também ocorre no encadernado da Panini?

    ResponderExcluir
  3. Fala, Léo!
    Esclarecedora esta postagem sobre o "modus operandi" da Abril em adaptações para suas publicações ( com ajustes cronológicos e em n° de páginas!).
    Vemos então , como a memória afetiva, em relação aos formatinhos da Abril tem um certo peso, mas atualmente, posturas editoriais como esta seriam abomináveis!
    Na época, era o que havia disponível para colecionar, mas o que fica de lembrança era a ótima fase da Marvel (Eras de Prata e Bronze) apesar das "intervenções cirúrgicas" da Abril.

    Apesar de muitas críticas, a Panini desenvolve um ótimo trabalho por aqui, mas é sempre saudável a presença de concorrência (em todos os setores).

    Sobre a saga em si, até aturo os desenhos de Mike Zeck, mas o lápis do Layton, absolutamente descalibrado! Fica a impressão de um trabalho feito a toque de caixa, desperdiçando uma idéia que melhor executada, renderia um produto muito melhor.
    Mas, é aquilo...na vermice, cofre nas edições Salvat!
    Confesso que tinha uma lembrança melhor sobre esta série...
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Viva Leo! Das minhas series favoritas! Lembro.me como se fosse hoje cada livro da Abril. E ainda cheguei a ter algumas figuras. Belos tempos...
    Abraço. (belo post)

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Leo!
    Cara, eu tenho a versão da Panini, essa da capa do tópico.
    Achei engraçado a Salvat dividir em 2 livrões capa dura.
    Tem tantos extras assim pra ser maior?
    Ou apenas a gramatura do papel da essa falsa impressão?
    De qlqr forma, tenho essa mania de padronizar minha coleção pela Panini, portanto não vou comprar a da Salvat (msm sendo capa-dura hehehe)
    Comprarei apenas Saga da Fenix e Ultima Caçada Kraven Deluxe da Panini (apesar de já ter os 2).
    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Ah bom,pois eu não lembrava destas modificações na saga.Sei que tinham mudado muita coisa,mas nem tanto assim.E quem era o Homem de Ferro,era o Rodhes?Lembrava de alguma coisa de não aparecer a Mulher Aranha ou de dizerem que era outra,será que é uma saga diferente que não lembro ou é minha mente pregando uma peça?rsrs.Vou esperar a avaliação para ver se vale a pena comprar,pois não tenho uma lembrança muito boa,tirando os desenhos do Mike Zeck que eu adorava e ainda adoro o Justiceiro dele,aliás um dos melhores personagen que ele desenhou.
    Abçs.

    Fernando

    ResponderExcluir
  7. Lembro muito dessa época, a série foi um negócio muito especial, pois eventos assim eram novidade. E brinquei muito com esses bonecos...saudades!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Aliás certeza que não saiu FGuerras Secretas 2 com o Beyonder no Brasil?
    Se for importada,lembro de ter lido e achado uma bela de uma porcaria rsrs.Lembrando em nada a primeira. Mesmo pensando que não é muito boa,a segunda parte é muito ruim.Nada a ver com a primeira.

    Fernando

    ResponderExcluir
  9. Nossa me esqueci do Capitão América do Mike Zeck.Bem que podiam lançar um encadernado do Capitão com a saga desenhada por ele.Me lembro do Homem Rato,do Zemo, daquela mulher que gostava do Caveira Vermelha e senão me falha a memória,aparece de novo na fase do Brubaker.Fora a Última caçada de Kraven,que é outra história apavorante dele,nos desenhos claro.

    Fernando

    ResponderExcluir
  10. O primeiro contato que eu tive com essa saga foi quando eu era bem pequeno. Eu estava viajando com a minha mãe para ir em Senhor dos Passos para visitar os meus avós. Paramos na cidade de Encruzilhada e eu vi na estação uma banca onde estava vendendo os gibis. Para me distrair a mãe comprou uma das edições: era a edição em que no inicio todos estavam sem poderes mas recuperaram, como no caso do Aranha que voltou a ter teia graças ao uniforme negro.
    É claro que sendo uma criança nem dei bola pelos inúmeros defeitos que tinha e me encantei pelo gibi. Na contra capa, claro, havia a propaganda sobre os bonecos, com o direito de um castelo com a cara o Aranha, sendo que ele nem sequer era lider da história. Nem preciso dizer que tive dois dessa coleção de bonecos tosquinhos, do Aranha e do Capitão.
    Vendo agora essa coleção de bonecos, fico pasmado estarem Duende Macabro e Demolidor, sendo que eles nem estavam na saga e deixaram de fora personagens importantes como o Hulk e Quarteto Fantástico. Vá entender né.
    Por fim, tive sorte de ler a saga completa e sem cortes na saudosa Teia do Aranha.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leo, tudo bem?

    Só com o lançamento da Salvat que fui ler finalmente essa saga. E, apesar da premissa inocente, achei bem divertida. Tinha lido algumas opiniões de que seria uma história meio boba e datada, mas achei bem interessante. Embora o motivo das Guerras Secretas acontecerem seja simples, o desenrolar da trama é muito bom, principalmente do Destino.

    Achei as duas edições da Salvat muito boas, com textos interessantes. Neles, ela explica que essa história foi encomendada pela empresa de brinquedos (embora a venda dos brinquedos em si tenha sido um fracasso) e até o motivo para o nome "Guerras Secretas". Aparentemente, fizeram uma pesquisa e descobriram que as palavras "Guerras" e "Secretas" faziam sucesso na época entre o público jovem, único motivo pelo qual essa saga recebeu esse nome.

    E esses bonecos eram todos iguais. Mesmo corpo, todos musculosos igualmente, só mudando a cabeça e pintados de forma diferente. Segundo a Salvat, todos vinham com uma espécie de escudo hahaha
    Que diferença para a qualidade e variedade de bonecos de hoje em dia!

    Bem que a Panini podia ter publicado uma edição definitiva ano passado, nos 30 anos da série (como parece que pretende fazer com a Crise da DC). Embora tenha gostado do material da Salvat, prefiro ter sagas em material único e o encadernado de 2008 está esgotado.

    Impressionante mesmo essas alterações da Abril! Caramba, como essa editora tinha sorte de não haver internet na época! Hoje em dia isso seria impraticável com todo mundo acompanhando notícias do que tem acontecido nas sagas e arcos lá fora, um ano antes delas serem publicadas aqui no Brasil.

    Me parece que a Abril teve mais trabalho fazendo esse monte de alterações do que teria se simplesmente lançasse um texto editorial informando que algumas alterações podiam ocorrer em relação às revistas dela por causa de diferenças de cronologia.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. eu comprei alguns desses bonecos na década de 90, mas eles não estavam mais vinculados a Secret Wars na embalagem. Era um 'relançamento'.
    Tive os dois Aranhas, Destino, Octopus, Capitão e H de Ferro. Acho que foram os unicos relançados, pq nunca vi os demais nas lojas da epoca.

    ResponderExcluir
  13. Ótima matéria sobre uma ótima saga! Tive a oportunidade de pegar os encadernados da Salvat e foi uma edição que valeu a pena. O único problema é que algumas imagens pareciam estar com uma resolução ruim. Agora, duas perguntas: Leo, existe a possibilidade da Panini lançar novamente Guerra Civil e Terra X? Eu me culpo até hoje por ter deixado passar esse futuro distópico da Marvel, hehe; e vale a pena a comprar Universo X e Paraíso X? Continue com o ótimo trabalho e até mais!

    ResponderExcluir
  14. Bha , eu tenho esse capa cartão guerras secretas. Comprei anos atras sem querer, nem sabia que era uma saga importante.... boa, como não sou muito fã das historias mais antigas ...

    Terminei de ler o demolidor fim dos dias, achei fantástico... muito boa, deixando um gostinho de quero mais... seria interessante uma saga com esse ''novo demo'''... em inicio de carreira...

    Daniel Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GAAAAAAAH!!! Tomei um spoiler na cara!!!! (rs)

      Excluir
  15. Isso mostra que a estética "videogame" da Marvel (de criar histórias que justifiquem pancadaria entre heróis e vilões e heróis contra heróis) não é de hoje, e vem antes dos próprios videogames, eheh. Imagine o jogo de "luta" que não teria dado essa guerras secretas se existisse nintendo em 1984.

    Mas isso vem antes das próprias guerras secretas. O primeiro crossover da Marvel na verdade foi Vingadores X Defensores, que é mais videogame ainda: cada herói de cada equipe luta entre si para conseguir pegar um prêmio. É como passar de fase!

    Posteriormente veio "Torneio de Campeões", uma espécie de precursora de guerras secretas embora não tivesse grandes consequencias (afora matar o grão mestre e trazer o colecionador de volta da morte, mas logo o grão mestre também ressuscitaria).

    ResponderExcluir
  16. Que coisa hem Leo, a Abril realmente fez um verdadeiro massacre na história, más que poderiam ter explicado que teriam que publicar e como estavam atrasados cronologicamente, haveria divergências entre o momento que estavam publicando e o momento da série, mas em vez disso alteraram tudo e eu passei anos achando que era daquele jeito mesmo, pois parei com quadrinhos Marvel e DC em 1991, quando casei pois tinha que escolher entre comer e ler tantos gibis, rs rs rs e resolvi permanecer só com os da Bonelli. Passei meses me corroendo, olhando aquelas minhas coleções, mas foi bom pois hoje só coleciono encadernados das melhores fases e com uma qualidade bem melhor e olha que tenho muita coisa aqui em formatinho e formatos que foram lançados nessa época e em perfeitas condições. Quanto a Guerra Secreta tenho a versão da Panini, e por incrível que pareça não li ainda rs rs rs e portanto não sei como foi concebida a história original,mas como estou fazendo a coleção da Salvat vou comprar de novo, pois é em capa dura e agora vou ler, com certeza. Abraços. Outra coisa mandei hoje a pequena encomenda ok. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Blz Leo,
    Excelente post, parabéns aos autores e obrigado por compartilhar com a gente.
    Apesar de todas as alterações toscas que a Abril fez na epoca ainda assim foi muito maneiro acompanhar essa saga, e eu confesso que na época eu nem imaginava que a Abril tivesse alterado alguma coisa. Pra mim tava perfeito daquele jeito rsrsrs. E eu me arrependo muito de ter me desfeito daqueles gibis. Hoje mesmo com o lançamento da salvat seria legal manter os originais da Abril na coleção, mesmo com as alterações toscas que no fim acabaram se tornando interessantes do ponto de vista de colecionador.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Fala Leo,

    A galera que colabora ta de parabéns com as matérias.E Guerras Secretas, como ainda não tenho nenhuma das versões citadas acima, vou ficar com as da Salvat.

    Cara eu não fazia ideia dessa "carnificina" da Abril nas HQs,as alterações eram escabrosas!!!

    Ate mais!

    ResponderExcluir
  19. sandro marzo26/03/2015, 17:25

    Guerras secretas foi onde tudo começou pra mim. Chegando da escola passo na banca e compro o nº 1 só pelas figurinhas ( só comprava disney e hanna-barbera ).
    Resultado da brincadeira: minhas coleção esta com 5287 edições de todos os generos. Sei que falam que a historia não é grande coisa, mas pra mim é top 10, e sempre vai ser.
    Nada a ver com tópico, mas comprar edições Hb em bom estado por preços razoaveis, uma das tarefas mais ingratas que tenho feito ultimamente. ( compro muita tosqueira dos anos 80 ) maldita memória afetiva rsrs.

    ResponderExcluir
  20. blz leo?

    só li (tenho) guerras secretas em formatinho do adulterado, a da teia do aranha e a da panini não tenho, quero muito comprar as duas da salvat, agora é só esperar chegar por aqui (cinco meses de atraso).
    tinha todos bonequinhos que foram lançados pela gulliver, rolava altas porradas intermináveis entre eles e outros bonecos variados.
    pena que não sobrou nenhum pra contar história!
    foi legal ter colocado o link pro outro blog, nostalgia pura.

    abraço

    ResponderExcluir
  21. Foi com esta saga que entrei de cabeça no mundo marvel no longínquo ano de 1986. Estava adulterada? Estava. Mas, sendo criança, não estava nem aí para isso. O que valia era um monte de heróis e vilões brigando. Isto é o que valia. Agradeço a Abril por ter publicado, da maneira que publicou. Quem não viveu a década de 80 fica criticando a Abril. Parafraseando aquele comercial: "sabe de nada inocente". Faltava até sal no mercado. O gibi tinha que ser quase de graça e ainda por cima ter uma boa história para poder vender aos montes e dar lucro a editora. Culpam a Abril pela bagunça na cronologia. Mas ela já pegou bagunçada. Só o aranha que tinha quase tudo publicado no Brasil. Com o resto, a cronologia era uma linha de pipa largada no chão toda embolada.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Leonardo!

    Rapaz adorei essa postagem sobre a saga GUERRAS SECRETAS!!!! Muito útil e esclarecedora!

    Leo você já leu a história que sairá nesse terceiro encadernado da Disney "ERA UMA VEZ NA AMÉRICA" que a Editora Abril está prestes a lançar nas bancas?

    Na sua opinião o conteúdo desse material possui o mesmo nível (não me refiro a qualidade gráfica do encadernado, mas sim o roteiro ou seja a história em si) dos dois que já foram lançados (Os 80 Anos do Pato Donald e A Saga do Tio Patinhas)?... Resumindo minha pergunta: "ERA UMA VEZ NA AMÉRICA" é um arco mediano ou excelente a ponto de sua aquisição ser indispensável?

    Abs!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Leo!

    Parabéns a você Leo e a todos os envolvidos para a criação desta matéria!

    Guerras Secretas na minha opinião foi a maior picaretagem já feita numa HQ pela Editora Abril,pois, além do que está supracitado no texto acima, ainda tem a capa da edição #07 americana que a Abril alterou pois usou parte dela para fazer o "álbum".

    Capa original: http://www.comicvine.com/marvel-super-heroes-secret-wars-7-berserker/4000-57510/

    Capa brasileira:http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/secret-wars-%28guerras-secretas%29-n-7/sew0301/7625

    Ainda teve uma outra picaretagem da Abril em abril de 1989 quando ela lançou um "resumo de Guerras Secretas" na revista do Capitão América, pois, o momento cronológico no Brasil era aquele para a publicação da saga, já que havia uma janela de cinco anos de diferença de publicação entre Brasil e EUA, revelando de fato o que havia acontecido no final da saga e que foi adulterado por aqui.

    Mesmo assim, no texto introdutório é dito que o Homem de Ferro que participa da aventura é Tony Stark e não James Rhodes que havia acabado de se tornar o Vingador Dourado por aqui, sendo que na verdade é James Rhodes quem vai para a Guerra do Beyonder.

    Eis a capa da revista do Capitão com a picaretagem:http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/capitao-america-n-119/ca00301/5270

    Somente após isto, em dezembro de 1994 na Teia do Aranha #62 é que foi publicada realmente as Guerras Secretas como deveriam ter saído na época.

    Quanto aos bonecos que saíram por aqui pela Gulliver eu tive, aliás, eu tenho em excelente estado de conservação cinco: Capitão américa, Homem Aranha, Magneto Dr. Octopus e Homem de Ferro. Por um tempo eu tive o Demolidor também, quando troquei ele com meu primo pelo Homem Aranha, mas, minha mãe me obrigou a desfazer a troca um tempo depois "porque ela que tinha comprado", "o Aranha era mais bonito..., etc."

    Eu adorava aquele boneco do Demolidor, e imolei com os bonecos várias vezes a história dele contra o Dr. Octopus, publicada em SAM #04 e republicada recentemente no encadernado do Miller tanto que a tenho decor na cabeça esta história.

    Falando em corte de páginas, a Abril na época cortou uma página da história onde o herói enfrenta o Dr. Octopus por se tratar de uma parte onde o vilão narra seu último embate com o Aranha e na época a editora não tinha ainda os direitos de publicação do Aracnídeo. No encadernado do Demolidor do Miller publicado recentemente é a página 173. Quem tiver ainda a SAM #04 e o encadernado pode dar uma verificada e comprovar a veracidade da minha alegação!

    Infelizmente não pude ter mais bonecos da coleção porque eram muito caros na época!

    Leo, já foi divulgado o preço do encadernado do Capitão Britânia e Excalibur será R$24,90 por 244 páginas. Tá mais do que ótimo!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  24. "Alias, achei pior do que me lembrava mas acima da media ainda.."


    E aí, gustavo..... blz?

    Eu não li essa saga na época (foi bem na fase em q eu tinha parado de colecionar qq gibi).... mas fui ler depois qdo saiu na "Teia". Achei uma boa saga, embora relendo hj é inegável q ela tem suas limitações (criativas)!

    Claro, q mesmo assim.... Leva vantagem em cima de outras mega-sagas mais atuais, pois essa ao menos diverte (coisa rara hj em dia)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "As edições da Salvat estão com uma colorização bem apagada, pra não dizer porca, na duas partes. Isso também ocorre no encadernado da Panini?"


    Oi, Roberto.... blz?

    Eu tenho a ed. da Panini sim.... Mas não tenho e não folheei a ed. da Salvat pra poder comparar e responder a sua dúvida!

    O ideal seria ter as 2 versões em mãos pra poder comparar.... A única coisa q posso te dizer é q a versão da Panini tá satisfatória (ao menos pra mim): Não é nenhum primor de colorização, mas dá pro gasto!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Esclarecedora esta postagem sobre o "modus operandi" da Abril em adaptações para suas publicações ( com ajustes cronológicos e em n° de páginas!)."


    E aí, Victor..... blz?

    Vc tem razão, é apenas a nossa memória afetiva (e nada mais) q nos impede de achar o trabalho da Abril uma MERDA completa (mesmo considerando o contexto da época e a necessidade de se ajustar a cronologia - ainda assim, verdadeiras atrocidades foram cometidas nos gibis da Marvel)!

    É claro q eu tenho simpatia ao relembrar os bons tempos de "SAM", "HTV", "ESC", etc (gibis q fizeram parte da minha infância e formação).... Mas numa análise mais crítica (e imparcial) eu nem considero mais o material em formatinho da Abril: Depois q eu aprendi o q é LER um texto integral em formato americano e com boa impressão, os gibis da Abril eu só mantenho na coleção pela memória afetiva mesmo (não fosse isso, eu já tinha vendido ou jogado tudo no lixo, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Viva Leo! Das minhas series favoritas! Lembro.me como se fosse hoje cada livro da Abril. E ainda cheguei a ter algumas figuras. Belos tempos..."


    Valeu mesmo, sLmT.....

    Por ter curtido esta postagem.... e pela lembrança da sua visão na época do lançamento. Vc falou nas "figuras" tbm, e é mto estranho qdo a gente compara essas com uma "Marvel Legends" por exemplo (essa comparação é até covardia, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Achei engraçado a Salvat dividir em 2 livrões capa dura. Tem tantos extras assim pra ser maior?"


    E aí, Adriano.... blz?

    Não, a Salvat dividiu em 2 partes apenas pq existe um limite máximo de pág pra cada encadernado (o equivalente à umas 9 histórias) ... Se passar disso, eles dividem em 2 mesmo (é a forma de conseguirem manter esse preço mais baixo tbm)!

    E se vc tá padronizando tudo pela Panini.... não se preocupe, pois uma hora dessas a Panini deve republicar essa saga de novo (vai por mim, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. Não bastasse tantos quadrinhos novos a Nemo me publica "Os olhos do Gato" do Jodorowsky e do Moebius.

    Jodorowsky, um dos meus cineastas favoritos eu não resisto.

    ResponderExcluir
  30. LEO, essa saga foi importante em minha adolescência. Comprei a segunda publicação da Abril, em formatinho. Tinha toda a série. Perdi numa mudança há anos...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  31. "Ah bom,pois eu não lembrava destas modificações na saga.Sei que tinham mudado muita coisa,mas nem tanto assim.E quem era o Homem de Ferro,era o Rodhes?"


    E aí, Fernando.... blz?

    Era o Rhodes sim.... Mas a Abril tentou fazer com q fosse o Stark, rs! Já a "Mulher-Aranha" q aparece nas "guerras" é a de roupa preta.... Inclusive foi o uniforme dela nessa saga q "inspirou" o "VENOM" (sua mente não está te pregando peças não, rs)!!!

    Farei uma avaliação dessa saga no próximo "Review" do blog.... Mas já te adianto q minha nota pra ela será "BOM " (3 estrelas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "Lembro muito dessa época, a série foi um negócio muito especial, pois eventos assim eram novidade. E brinquei muito com esses bonecos...saudades!!!!!"


    Oi, BOND.... blz?

    Eu lembro da repercussão q essa saga teve na época.... Foi uma correria e piração nas bancas. Mas eu tive q deixar passar, pois a crise econômica tava pesada e isso me forçou a abandonar todos os gibis (e a vender minha coleção inteira)!

    Nem esses bonecos eu pude ter.... Hj eles são visualmente mto toscos, mas foram outra sensação nos anos 80, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "Aliás certeza que não saiu FGuerras Secretas 2 com o Beyonder no Brasil?"


    Oi, Fernando.... Blz?

    Essa sequência nunca foi REpublicada no Brasil, ela saiu completa em formatinho apenas (espalhada por todas as revistas Marvel da Abril).... Mas depois disso, nunca mais republicaram (existem boatos de q ela possa sair numa coleção de encadernados futuramente)!

    Nunca li essa "guerras 2" completa.... Apenas algumas ed. avulsas nas revistas de linha q eu comprei anos depois em sebos!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "Nossa me esqueci do Capitão América do Mike Zeck.Bem que podiam lançar um encadernado do Capitão com a saga desenhada por ele."


    Ótima ideia, Fernando....

    Eu sempre quis ter essa fase do "capitão" desenhada por ele.... Gosto mto da arte do Mike Zeck tbm!

    Uma q podiam republicar dele tbm é a graphic novel: "Justiceiro - Retorno ao Grande Nada" (disparada uma das melhores HQs do matador de criminosos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "Por fim, tive sorte de ler a saga completa e sem cortes na saudosa Teia do Aranha. "


    Oi, Marcelo.... Tdo bem?

    No meu caso, a 1º vez q li essa saga foi justamente nessas ed. da "Teia" (nº 62-66).... Essas eu comprei na banca mesmo, pois saiu nos anos 90: Bem na fase em q eu tava recomeçando a colecionar gibis de novo (após 1 década afastado, hehe)!

    Aliás, não mencionei na matéria.... Mas essa CAPA q eu postei da "Teia 64" (onde o "Dr. Destino" tá todo detonado) foi o meu 1º gibi nessa retomada da minha coleção. Achei essa capa fodástica, e comprei assim q a vi na banca: Em seguida, corri atrás das ed. anteriores (q ainda tinha em estoque numa banca do centro - q guardava revistas de até 6 meses atrás)!

    E valeu por ter compartilhado as suas primeiras impressões sobre essa saga.... É incrível como ela nos traz lembranças tão diversas daquela época (pra quem já era nascido qdo a saga foi publicada, as impressões acerca dela mudam conforme a idade de cada leitor na ocasião)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. Olá. Descobri a loja mycomicshop.com graças aos seus posts. Teria mais sugestões de sites on line legais que você conhece para compra de quadrinhos para evitar a caríssima amazon? Principalmente agora que o dólar faz o favor de aumentar!!!

    ResponderExcluir
  37. "Impressionante mesmo essas alterações da Abril! Caramba, como essa editora tinha sorte de não haver internet na época! Hoje em dia isso seria impraticável com todo mundo acompanhando notícias do que tem acontecido nas sagas e arcos lá fora"


    Hahaha.... Bem nessas, Vítor:

    Fico imaginando a reação da galera (e os surtos psicóticos) se tivesse internet nos tempos da Abril, rs.... Tbm é engraçado imaginar a trabalheira q os editores da Abril tiveram na época pra fazer todas essas alterações na saga (uma verdadeira lambança), qdo realmente: Uma simples nota explicativa no começo da saga já teria resolvido o problema, rs! A molecada na época não ia ligar se aparecessem personagens novos q ainda não tinham surgido nos gibis de linha.... Mto pelo contrário: Até achariam legal ter essa "visão do futuro" (lendo uma saga q se passava no futuro cronológico da Marvel)!!!

    No mais.... Bem q a Panini podia ter aproveitado a data comemorativa de 30 anos e relançado o material encadernado: Eu tenho a versão de 2008 em capa-cartão, por isso não comprei as da Salvat (mas gostei de saber q elas vem recheada de extras e todo essa panorama envolvendo a criação da saga a partir da linha de brinquedos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa encomenda de Guerras Secretas para o lançamento dos bonecos já virou mito dentro da história das HQs. Esse e outros fatos são bem explorados no Livro Marvel Comics - A história Secreta. É uma ótima leitura para quem tiver interesse em conhecer os principais acontecimentos dentro da industria de quadrinhos. É direcionado a história da Marvel, mas não tem como não esbarrar em outros editoras como a DC, Valiant, Image, o nascimento dessa última editora tem uma história que impressiona e que acho que todos os leitores de HQ deveriam saber. Mais do que recomendado.

      Excluir
  38. Notícia ruim.E bem,o editor? da revista pode explicar.Infelizmente Renegado e Slaine foram cortados da Juiz Dredd para sempre por falta de popularidade não?
    https://2000adbrasil.wordpress.com/2015/03/27/review-juiz-dredd-megazine-19/
    Ainda gosto da revista e nem gosto de Nikolai Dante até hoje.Que pena,agora temos que apelar para o Renegado importado.Mas fazer o que, é o mercado, e o que vende mais fica.

    Fernando

    ResponderExcluir
  39. "eu comprei alguns desses bonecos na década de 90, mas eles não estavam mais vinculados a Secret Wars na embalagem. Era um 'relançamento' "


    Oi, Adriano.... blz?

    Eu não sabia desse "relançamento" dos bonecos (anos depois).... Mas te confesso q apesar de serem tosquíssimos, eu compraria alguns só pra ter de recordação, rs!

    Sim, algumas coisas bizarras acabam me atraindo a atenção.... Até pelo registro histórico da época q representam, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, o relançamento dos bonecos consta no link postado.
      http://hpheroes.blogspot.com.br/2010/06/secret-wars-gulliver.html

      Esse link tá completaço, mas deixou passar a sensacional Tower of Doom:

      www.youtube.com/watch?v=aXcvL6Jq7RI

      Aliás, não achei registro de nenhum outro país com as fortalezas com os cornos do Aranha e do Destino. Pelo visto o jeitinho brasileiro atuou aqui também. Tanto que depois os veículos foram "recauchutados" pela Gulliver no S.O.S. Comandos. Aliás, Gulliver e Glasslite eram campeãs de reaproveitar brinquedos, mudando as cores e tacando eles em outra franquia. (rs)

      Excluir
  40. "Leo, existe a possibilidade da Panini lançar novamente Guerra Civil e Terra X? Eu me culpo até hoje por ter deixado passar esse futuro distópico da Marvel, hehe; e vale a pena a comprar Universo X e Paraíso X? "


    Oi, Daniel.... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter curtido a postagem.... E eu não folheei a ed. da Salvat, mas bem q num dos comentários acima (do Roberto) é mencionado um problema do tipo mesmo (no caso, envolvendo a colorização). Vou ver se acho algum exemplar aberto (fora do plástico) pra conferir o q houve!!!

    Sobre as suas dúvidas.... SIM, "Guerra Civil" com certeza será republicada de novo (só não sei exatamente qdo - avisarei aqui no blog assim q tiver alguma data concreta). Já a "Terra X" é mais complicada, mtos leitores (e lojistas) pedem a republicação desse material, mas até agora, a editora não dá nenhum indício de q isso possa realmente ocorrer. Sobre as sequências "Universo" e "Paraíso", ambas são bem fraquinhas e não chegam aos pés da 1º parte (eu recomendo apenas "Terra X" - q é excelente - e nada mais, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a republicação de Terra X, conversando com um lojista há algumas semanas atrás e ele me afirmou que será publicada. Logo, fujam dos Mercenários Livres. Tem um mercenário querendo R$720,00 + frete no ML, sem noção. E olha que teve gente oferecendo R$300,00 + frete e ele recusou a oferta. Além de mercenário, burro. Mas daqui a pouco aparece, é só ter paciência a Panini tem relançando tudo o que costuma ganhar "$TATU$" de raro.

      Li em scan Terra X e achei muito boa a saga. Realmente sem necessidade das duas outros, mas como todo verme que se preze acabei pegando essas edições seguintes, pois, tenho o defeito de gostar de ter a coleção completa, exceção no caso de Supremos 3,rs. Em uma promoção acho que vale o gasto, no meu caso peguei as duas pelo valor de uma. Os extras com os desenhos do Alex Ross em Universo X foi o que me levou a querer comprar essa edição, como sempre nota 10. Um abraço.

      Excluir
    2. Esses dias achei Universo e Paraíso por 70/90 e poucas pratas. Pra quem quer, vale. Eu ainda nem terminei de ler Terra, que vocês ficam me tentando e eu vou acabar vendendo.

      Excluir
    3. Valeu pela dica, Leo! Com tantos lançamentos, a gente tem que escolher o melhor possível a se comprar. Pior pro bolso quando a Salvat lançar a expansão da coleção de capa preta com as Sagas Clássicas, aí ferrou de vez, rsrs. Forte abraço!

      Excluir
  41. "Terminei de ler o demolidor fim dos dias, achei fantástico... muito boa, deixando um gostinho de quero mais... seria interessante uma saga com esse ''novo demo'''


    E aí, Daniel.... blz?

    Eu recém ontem consegui comprar essa parte 2 de "Fim dos Dias".... Mas ainda não tive tempo de ler: Assim q eu puder, incluirei essa ed. no próximo "Review" do blog!

    Mas folheando a ed, me pareceu tão boa qto a 1º parte.... E gostei mto de terem incluído aquela história alternativa no final (O Q Aconteceria se Karen Page não Tivesse Morrido): Pois sempre quis ler essa história (por curiosidade)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Panini sempre colocando uma "barriga" para encorpar seus encadernados (e nesse caso, ajudando a justificar a desnecessária divisão em 2 partes).

      Essas histórias extras podem ser legais e tudo mas... Não foi isso que eu comprei. (rs)

      Excluir
  42. "Isso mostra que a estética "videogame" da Marvel (de criar histórias que justifiquem pancadaria entre heróis e vilões e heróis contra heróis) não é de hoje, e vem antes dos próprios videogames, eheh. Imagine o jogo de "luta" que não teria dado essa guerras secretas se existisse nintendo em 1984."


    É verdade, Nano....

    "Guerras Secretas" poderia ter sido o "Street Fighter" da época (se existissem vídeo-games com tecnologia pra isso, rs)!

    A Marvel sempre alimentou esses crossovers entre seus principais heróis.... Relendo as "Bibliotecas" há um tempo atrás, notei q a editora (no começo dos anos 60) tratava cada briguinha de herói como se fosse o "Combate do Século", rs. Foi assim com: "Hulk X Coisa", "Cap. América X Homem de Ferro", "Hulk X Namor", "Surfista X Thor", "Aranha X Vingadores", "Hulk X Thor" (entre outras brigas épicas q rolaram)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. Cara muito legal a materia ! Me lembrei dos tempos de ir quase seguido em bancas de revistas ( fato que ate hoje pratico ), e encontrar a ediçao de numero 8 do formatinho Guerras Secretas da editora abril, com a capa do Aranha todo de preto ! Na epoca era comum algumas bancas terem ediçoes usadas para troca e venda, fato que hoje nao acontece mais, pois existem muito sebos ! Ao longo dos anos e muita pesquisa fui descobrindo a verdade sobre essa "guerra secreta ". Mas ficou a lembrança dos tempos dos bonecos da Gulliver , do album de figurinhas que vinha na revista ! Enfim otimos tempos !!
    valeu !!
    ass. Eduardo Minuzzo

    ResponderExcluir
  44. "Que coisa hem Leo, a Abril realmente fez um verdadeiro massacre na história"


    E aí, Marcilio..... blz?

    Q belo massacre mesmo, hein? Não consigo lembrar de outra saga q tivesse sido tão retalhada e adulterada por uma editora qto essa.... Hoje eu vejo q tive "sorte" por não ter acompanhando na época (e tenho a versão da Panini agora)!!!

    E tente descolar um tempinho pra ler esse material.... q tá mofando intocável aí na sua coleção, hahaha. Eu nem posso rir mto, pois ainda tenho material de 7 ou 8 anos atrás pra ser lido na minha PILHA de gibis atrasados, rs!!!

    No mais.... Brigadão mesmo pela encomenda (te aviso assim q chegar aqui, blz)?

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. "eu confesso que na época eu nem imaginava que a Abril tivesse alterado alguma coisa. Pra mim tava perfeito daquele jeito rsrsrs."


    E aí, Fabiano.... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido esta matéria.... A 1º aqui do blog produzida por 3 pessoas ao mesmo tempo e em diferentes regiões do país, rs!

    E não se preocupe: Vc está perdoado por acreditar q as coisas eram assim qdo saiu a 1º versão da Abril, hehe.... Pois sem a existência da internet, os leitores em geral nem imaginavam as atrocidades q rolavam (não apenas nessa, mas em várias outras histórias de linha na época). A Abril criou sua própria cronologia, e fez isso na marra (apagando personagens nos quadros, reescrevendo diálogos, e pulando histórias, é claro)!

    Mas vc tem razão tbm.... Pois mesmo com todos esses remendo, essas ed. da Abril ainda valem como curiosidade e registro de como as coisas eram feitas naquele período (sem falar q essas ed. tem um grande valor de mercado - justamente por esses fatores)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. "Trago uma colaboração direta do livro "Marvel Comics A História Secreta" p/ nos ajudar a entender as decisões por trás desse mega clássico que inaugurou a era dos crossovers:"


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido esta postagem.... Tbm prefiro trabalhar e lidar mais com material clássico (em matérias q nem esta): Mas sei q são as matérias sobre "Lançamentos e Notícias" q mantém a audiência do blog (e não posso relaxar com elas tbm, hehe)!!!

    E obrigado tbm por compartilhar aqui esse trecho do livro..... É interessante notarmos o quanto rendeu essa "guerra" (reutilizando o termo) originada por fabricantes de brinquedos e suas estratégias de marketing: Lembra até os esquemas q acontecem hoje em torno dos FILMES (cujas disputas entre estúdios afetam diretamente a produção de gibis)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "Cara eu não fazia ideia dessa "carnificina" da Abril nas HQs,as alterações eram escabrosas!!!"


    E aí, bruno.... blz?

    De arrepiar mesmo essas adulterações da Abril, hein?

    O pior é q eu fico imaginando hj o q mais não devem ter remexido nos gibis da época (sendo q eu tenho uma pilha de formatinhos na estante e mtos deles podem ter coisas até mais escabrosas q essas relatadas acima, hehe)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. "Guerras secretas foi onde tudo começou pra mim. Chegando da escola passo na banca e compro o nº 1 só pelas figurinhas ( só comprava disney e hanna-barbera )."


    E aí, sandro..... blz?

    Viu q eu incluí na postagem a CAPA desse ÁLBUM de figurinhas das "Guerras Secretas" q vc menciona? Hj em dia tem pra baixar em blogs de scans esse álbum completo!

    E caramba.... Eu já acho q tenho gibis demais na estante com cerca de uns 3 mil (e bofetadas) e vc tem quase o dobro disso, rs: Mas cá pra nós, q trabalheira q é cuidar de uma coleção qdo ela passa de 2 mil exemplares, né? No mais, tbm tenho um carinho especial pelos personagens da Hanna-Barbera (eu queria mto ter aquela revista "Heróis da TV" q era estrelada por personagens desses desenhos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. "só li (tenho) guerras secretas em formatinho do adulterado, a da teia do aranha e a da panini não tenho, quero muito comprar as duas da salvat, agora é só esperar chegar por aqui (cinco meses de atraso)."


    E aí, gustavo.... blz?

    Ainda ontem eu vi uma pilha de "Guerras Secretas" 1 (Salvat) na Livraria Cultura.... Eles receberam um grande estoque agora (pois na 1º vez q chegou tinha esgotado rápido demais)!!!

    E legal mesmo esse blog q eu linkei na postagem, né? (foi uma dica do SEMI esse blog). Os caras realmente se puxaram e fotografaram um monte de bonecos e propagandas de revistas da época (mto fóda mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  50. "Culpam a Abril pela bagunça na cronologia. Mas ela já pegou bagunçada."


    Oi, Andre.... blz?

    Não acho q pegar uma cronologia bagunçada seja desculpa pra manter a bagunça por anos a fio (a Abril seguiu fazendo coisas desse tipo por mais de 10 anos depois de ter começado a publicar Marvel).... Além do mais, na época dessa saga (guerras) a editora poderia simplesmente ter publicado uma nota explicativa no começo da série situando o leitor sobre as mudanças q ocorreram na cronologia americana). Não precisava terem feito toda essa lambança.... Sem falar q foi trabalhoso até pra eles mesmo terem feito tudo isso (qdo bastava um textinho de 1 pág pra resolver tudo)!

    Eu vivi e passei pelas fases da Ebal, Bloch, RGE, e Abril.... Minha memória afetiva me traz boas recordações de todas essas editoras, e tenho revistas de todas elas na minha coleção até hj, Mas é preciso admitir q no caso da Abril, principalmente, teve mta arrogância pelo fato da editora ter sido a única dessas 4 a querer criar sua própria cronologia: Eles não tentaram "arrumar" a cronologia da Marvel, eles tentaram criar uma só deles!

    Da mesma forma eu, boa parte dos leitores só foi descobrir isso anos depois (com a chegada da internet).... Nada impede de eu, vc, e outros leitores ainda termos boas recordações da Abril (q foi marcante pra nossa infância), mas a informação nos fez conhecer e entender melhor a realidade agora. Somos o sujeito q somente depois da separação é q descobre q foi chifrado pela mulher (ainda guardaremos os bons momentos do casamento na lembrança, mas a traição rolou assim mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que a Abril tinha uns surtos do tipo pular um monte de histórias pra alinhar a cronologia por causa de guerras secretas e crise nas infinitas terras, e depois bagunçava tudo de novo! e daí quando aparecia outra mega-saga, tinha que pular várias histórias de novo. E depois bagunçava de novo!

      Era um ciclo irritante.

      Excluir
    2. Acho que vc e o Nano tem um pouco de razão. Mas lembrando que a maioria dos leitores da época eram crianças (nós) e não caras de hoje com cerca de 30/40 anos (nós novamente, rs). Então, era muito mais fácil empurrar o problema (cronologia) com a barriga. Não havia questinamentos. Hoje em dia, com a quantidade de informações que temos com o advento da internet fica muito mais fácil. Lembro que os filmes de verão dos EUA, na decada, de 1980, demoravam mais de 6 meses para estrear no Brasil. Hj em dia, estreiam até antes. As coisas mudam...

      Excluir
    3. Sem contar histórias que a Abril considerava "sem importância" e simplesmente cortava!

      Minha primeira história Marvel foi "Inferno" e ali já dava para sentir o "efeito Abril". Eu até estranhei na época, achei que era falha de roteiro ou que tinha saído em outra revista. Hoje sei que fui tungado pelo efeito M'Kraan da Abril (rs).

      Excluir
  51. "Resumindo minha pergunta: "ERA UMA VEZ NA AMÉRICA" é um arco mediano ou excelente a ponto de sua aquisição ser indispensável?"


    Oi, Marcio.... Tdo bem?

    Olha, sendo bem sincero com vc.... Eu achei essa saga da "América" apenas mediana mesmo (nem se compara com o alto nível de excelência das ed. dos PATOS, rs)!!

    Te aconselho a pular essa ed.... Pois eu li algumas histórias q estarão compiladas nesse encadernado qdo saíram em outras coleções (não faz mto tempo). São legais, mas totalmente descartáveis! Vou passar essa tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo,
      Eu também estou pensando se compro esta edição ou não.
      Com a "Saga do Tio Patinhas" não dá nem para comparar, né.
      Mas você diria que ela está no mesmo nível que "O Mistério dos Signos" e "História e Glória da Dinastia Pato", ou fica abaixo destas?

      Excluir
  52. "Falando em corte de páginas, a Abril na época cortou uma página da história onde o herói enfrenta o Dr. Octopus por se tratar de uma parte onde o vilão narra seu último embate com o Aranha e na época a editora não tinha ainda os direitos de publicação do Aracnídeo."


    Oi, Elcio.... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter linkado essas capas acima.... Incorporando mais esses detalhes ao assunto em questão. Recém ontem é q eu (finalmente) cofrei o encadernado do "Demolidor - Miller", e ainda tenho essa "SAM 4" na coleção tbm. Realmente, na época dessa ed. os direitos do "Aranha" ainda tavam em transição da RGE pra Abril!

    Hj, revendo todas essas alterações q fizeram.... Acho q tudo isso poderia ter sido evitado: A Abril tratava o leitor como se este fosse um imbecil completo (isso era visível pelo tipo de resposta q os editores davam aos leitores nas seções de cartas nos anos 80), qdo na verdade o leitor da época seria perfeitamente capaz de entender q uma saga tipo "guerras" estava mto à frente da cronologia vigente pela editora.... E acredito q ninguém teria reclamado de ver numa história, personagens q ainda não haviam estreado nos gibis de linha. A editora se preocupou demais com um detalhe besta e fez um monte de merda qdo poderia simplesmente ter escrito um editorial explicando isso)!

    Seja como for.... Nem posso reclamar, pois não li a versão adulterada e só fui conhecer a série anos depois qdo saiu na "Teia" (já em sua forma integral)!!!

    Qto ao preço do "Cap. Britânia".... Tá uma barbada mesmo, hein? Mas te confesso q isso me deixou um pouco preocupado agora qto à qualidade do material q irão usar, rs (vamos ver)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente parece que vai ser papel pisa-brite, o mesmo lixo usado no Monstro do Pântano.

      Os editores da Panini só podem estar de brincadeira. Sempre levei no deboche o boato de boicote ao Alan Moore por "motivos políticos", mas agora parece mesmo verdade.

      Alguém sabe italiano pra escrever pra matriz da Panini na Itália explicando o que estão fazendo aqui?

      Excluir
  53. Obrigado pela ajuda Leo! Vou seguir sua dica e pular esse encadernado "ERA UMA VEZ NA AMÉRICA". Pois não quero ter na minha coleção material "mediano"!

    Leo se você tivesse que escolher apenas uma manter na sua coleção... qual das duas HQs você escolheria "OS 80 ANOS DO PATO DONALD" ou "A SAGA DO TIO PATINHAS" ?

    ResponderExcluir
  54. Leo, se lembra das alterações que a Abril fez no início da saga da encruzilhada , do Hulk ? PIntaram o Starfox de azul, desenharam uns dentinhos de fora e disseram que era o Fera...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ao ler isso, quase soltei uma risada alta aqui no trabalho (mas estou gargalhando por dentro).

      Excluir
  55. Gostei muito da matéria Leo.

    No final dos anos 80 eu dei uma parada de uns 04 anos nas HQs. Foi bem quando saiu essa saga, portanto nunca li. Agora com a Salvat vou ter oportunidade de lê-la.

    Outra coisa: Ouvi falar que até mesmo essa saga adulterada da Abril virou CULT entre os fãs. rs rs rs

    Teria colecionadores que pedem para que ela seja lançada adulterada. De qualquer forma seria um material clássico sob a perspectiva histórica.

    Abração!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  56. "Não bastasse tantos quadrinhos novos a Nemo me publica "Os olhos do Gato" do Jodorowsky e do Moebius."


    Pois é, gustavo.....

    Agora q vc mencionou isso.... Fui pesquisar e vi q essa ed. vai sair mesmo pela NEMO: Valeu pela dica (já salvei a capa e vou incluir ela numa das próximas matérias de notícias aqui)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  57. "LEO, essa saga foi importante em minha adolescência. Comprei a segunda publicação da Abril, em formatinho. Tinha toda a série. Perdi numa mudança há anos..."


    Oi, Kleiton.... Tbm li essa saga pela 1º vez na "Teia" (ela foi uma das primeiras séries q me trouxe de volta ao colecionismo de gibis após um afastamento de quase 10 anos, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  58. "Olá. Descobri a loja mycomicshop.com graças aos seus posts. Teria mais sugestões de sites on line legais que você conhece para compra de quadrinhos para evitar a caríssima amazon? "


    E aí, Ruptured Duck.... Tdo bem?

    Valeu mesmo por ter descoberto essa loja pelas minhas indicações.... Eu já havia tentado várias antes dessa pra comprar material importado, mas a "Mycomicshop" acabou ficando em 1º lugar entre as minhas favoritas (sem falar q as revistas vem realmente em perfeitíssimo estado e mto bem embaladas - detalhes q considero mto importantes tbm)!

    Posso te indicar uma 2º loja q tbm nunca me decepcionou (no LINK abaixo): Ela sempre é minha 2º opção de escolha (e tbm já fiz compras de forma bem satisfatória com eles):

    http://www.milehighcomics.com/

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. "Essa encomenda de Guerras Secretas para o lançamento dos bonecos já virou mito dentro da história das HQs."


    Oi, Roberto.... blz?

    Pois é, essa história por si só já é interessante: Pela forma como uma linha de brinquedos acabou rendendo uma saga q mudou os rumos da cronologia Marvel!!!

    O livro q vc citou tbm já foi bastante comentado aqui no blog (em debates q se seguiram entre os leitores nos comentários de outras postagens).... E realmente, vale a pena a conferida pra quem ainda não leu!

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. "Infelizmente Renegado e Slaine foram cortados da Juiz Dredd para sempre por falta de popularidade não?"


    Oi, Fernando.... Infelizmente, parece ter sido o caso: Se bem q a falta de espaço na revista deve ter pesado tbm (duvido q essas séries tivessem sido cortadas se a revista tivesse mais pág)!

    Mas espero q não tenha sido definitivo.... Na ed. 20 do "Dredd" é falado q esses títulos tão na "geladeira" (isso não significa q seja "pra sempre" - creio eu)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. "Sobre a republicação de Terra X, conversando com um lojista há algumas semanas atrás e ele me afirmou que será publicada. "


    Opa.... Brigadão mesmo pela dica, Roberto:

    Tomara q republiquem mesmo a "Terra X", pois mta gente vem pedido essa ed. e é uma HQ q eu recomendo mesmo (acho uma saga excelente e épica)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  62. "Ao longo dos anos e muita pesquisa fui descobrindo a verdade sobre essa "guerra secreta ". Mas ficou a lembrança dos tempos dos bonecos da Gulliver , do album de figurinhas que vinha na revista ! Enfim otimos tempos !!"


    E aí, Eduardo.... blz?

    Realmente, é meio chocante qdo a gente descobre a verdade do q realmente aconteceu nos primórdios da Marvel pela Abril.... E leva um tempo até a gente assimilar q tudo aquilo q líamos na infância e adolescência, na verdade NÃO ERA bem o Universo Marvel (e sim, uma espécie de "simulacro" do q realmente era a Marvel)!

    Mas (como falei num dos comentários acima).... Nem mesmo a verdade consegue apagar as boas lembranças q guardamos em nossa memória afetiva (é isso q vale e sempre vai valer pra nós)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. Perguntei pro Hunter e ele afirmou sobre o cancelamento definitivo, a menos que as vendas melhorem...
    Só não entendo como um material que ocupa no muito umas 6 pgs afeta as vendas de um título...

    ResponderExcluir
  64. "Lembrando que a Abril tinha uns surtos do tipo pular um monte de histórias pra alinhar a cronologia por causa de guerras secretas e crise nas infinitas terras, e depois bagunçava tudo de novo! "


    Pois é, Nano.... Tenho reparado mto isso à medida em q vou revendo minha coleção de formatinhos (tenho pesquisado mto esses gibis pra ver os q irei descartar ou não - devido às últimas e recentes aquisições de encadernados q fiz: pra não manter história repetida na estante)!

    E realmente.... Tenho me surpreendido cada vez mais (negativamente) com a quantidade de cortes e adulterações. Por incrível q pareça, posso afirmar q só comecei de fato a entender e conhecer o Universo Marvel de uns 5 anos pra cá (lendo o material clássico nas "Bibliotecas" e "CHM" - com texto integral e sem remendos de histórias)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  65. "Acho que vc e o Nano tem um pouco de razão. Mas lembrando que a maioria dos leitores da época eram crianças (nós) e não caras de hoje com cerca de 30/40 anos (nós novamente, rs)."


    Pois é, Andre.... O q eu quis dizer era exatamente isso:

    Na época (anos 80) eu era adolescente (pouco mais de 10 anos) e ERA FELIZ sem saber o q a Abril realmente fazia, hehe.... Só fui descobrir a verdade lá por volta dos anos 2000 (qdo passei a pesquisar mais sobre gibis na internet). Ter descoberto a verdade (e as atrocidades cronológicas q fizeram) NÂO mudará as boas lembranças q eu vivi e ainda guardo daquela época!

    Não odeio a Abril pelo q ela fez.... Pois a editora foi importante pra mim numa época onde os gibis eram uma das poucas diversões q a gente tinha. Mas agora q eu descobri a verdade, tô correndo atrás de republicações de clássicos pra reler essas histórias na íntegra (sem cortes ou alterações). É impressionante tbm a quantidade de TEXTO suprimido pra poder caber nos balões do formatinho, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  66. "Infelizmente parece que vai ser papel pisa-brite, o mesmo lixo usado no Monstro do Pântano."


    Q banho de água-fria.... hein, Nano?

    Hahaha, qdo me falaram q seria um papel econômico, eu tinha entendido q seria o off-set.... Não pensei q fossem querer repetir o fiasco do "MP" (Moore)!

    Parece até perseguição com o Alan Moore mesmo.... Mas ainda não vi uam confirmação oficial de q será o pisa-brite: Embora por esse preço (e pela grande quantidade de pág) tudo leve a crer q seja novamente esse papel limpa-rabo dos infernos, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  67. "Leo se você tivesse que escolher apenas uma manter na sua coleção... qual das duas HQs você escolheria "OS 80 ANOS DO PATO DONALD" ou "A SAGA DO TIO PATINHAS" ?"


    Víxe, essa é difícil, Marcio.....

    Pois ainda não li nenhuma das 2 inteiras.... Mas imaginado uma situação onde toda a tiragem das 2 ed. esgotasse e eu tivesse na minha frente as 2 últimas de cada e dinheiro pra comprar apenas UMA, acho q eu escolheria a do "Tio Patinhas" (pq gosto mto da arte do Don Rosa e é uma saga inteira pelo mesmo artista)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra te ajudar marcio escolha a do personagem que vc gosta mais, eu tb escolheria a do tio patinhas

      abraço

      Excluir
    2. Claudio Gustavo28/03/2015, 14:50

      Para te confundir Márcio :
      Eu escolheria a do "Pato", pois não sou muito fã da arte do Rosa, e sou muito da do Barks. E no "Pato" tem 15 artistas da nata, formando um panorama dele em vários estilos.
      Opinião é que nem formato em hqs, quanto mais melhor.
      abraço

      Excluir
    3. Comprei as duas e li as 500 páginas do Pato com uma velocidade que me surpreendeu. E fiquei com vontade de mais!

      Porém, achei a maioria das histórias um tanto comuns. Não sei qual foi o critério utilizado para fazer a seleção, mas imaginava algo como um "best of Donald" e não é isso que acontece.

      Agora vou ler o "Patinhas", que tem a vantagem de ser épica até no nome, mas por outro lado não tem a diversidade do outro livro.

      Realmente é um dúvida cruel.

      Excluir
  68. "Leo, se lembra das alterações que a Abril fez no início da saga da encruzilhada , do Hulk ? PIntaram o Starfox de azul, desenharam uns dentinhos de fora e disseram que era o Fera..."


    Hahahaha.... Fala sério, BOND:

    Não é possível q tenham feito mesmo isso (embora eu não duvide tanto diante do q já fizeram).... Não tenho a "Encruzilhada", e perdi essa pérola, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  69. "Outra coisa: Ouvi falar que até mesmo essa saga adulterada da Abril virou CULT entre os fãs. rs rs rs "


    Oi, Marcelo.... Tdo bem?

    Valeu mesmo por ter curtido este post.... E vc tem razão sim:

    A versão adulterada da Abril tem um alto valor de mercado por aí.... E já vi ser vendida por preços estratosféricos: A procura é grande, pq essas bizarrices acabam servindo como "humor involuntário" (pra quem conhece a original) e tbm como "registro histórico" de como as coisas funcionavam na época! Eu diria q tbm vale como um daqueles joguinhos de "Ache os 7 erros", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria a versão Marvel da tosqueira que é a edição que a Panini está lançando com a versão original de Star Wars. Quem é fã, curte essas coisas.

      Excluir
  70. Procure na internete que tem até uma matéria sobre isso, no site Melhores do Mundo, se não me engano.
    Na época lembro de estranahr o Fera meio magricelo, sendo que me acostumei na época com os desenhos do Perez que saíam em HTV. Anos depois descobri o motivo...

    ResponderExcluir
  71. Sente o drama :

    https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0CAcQjRw&url=http%3A%2F%2Fforum.outerspace.terra.com.br%2Findex.php%3Fthreads%2Fdas-antigas-quando-a-abril-redesenhava-as-revistas-e-mudava-a-historia.203150%2F&ei=gZAVVaOYDMqSyASV0IH4Ag&bvm=bv.89381419,d.cWc&psig=AFQjCNG6FtEW95UunqpVo9tJFFXMcwPPCA&ust=1427562999369516

    ResponderExcluir
  72. Porra, digitei "internete"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liga não. Daqui a uns anos vai virar a versão em português mesmo nos dicionários.

      Excluir
  73. "Perguntei pro Hunter e ele afirmou sobre o cancelamento definitivo, a menos que as vendas melhorem..."


    Putz.... Q pena mesmo: Não sei quais são as chances das vendas de uma revista acima do nº 20 aumentarem, mas espero q sejam boas pra q essas séries voltem!!!

    Tbm não entendo como a saída delas do mix poderia "ajudar" nas vendas.... A menos q a intenção seja apostar nos leitores q compram a revista apenas pelo "Dredd"!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  74. "Sente o drama :"


    Porra.... Realmente, BOND:

    CENAS FORTES e DRAMÁTICAS nesse LINK.... HAHAHAHA: Essa Abril, hein? (qdo eu penso q ela já tinha cagado até entupir a privada.... Eis q surge mais um pouquinho antes de dar a descarga, rs)!

    Valeu mesmo por essas belas pérolas, hahaha!

    Abs!

    ResponderExcluir
  75. Guerras Secretas tem importância para mim não pela qualidade da história, mas pelo valor nostálgico...

    Quando eu era moleque, tinha o desenho animado dos Super Amigos, os filmes do Superman e a série do Batman. Então considerava a Marvel uma espécie de "segunda divisão" heroística. Até cheguei a ter algumas estatuetas da Gulliver, mas deixei passar batido as "Guerras Secretas" porque preferia na época os Super Powers e outros brinquedos.

    Lembro das propagandas e de alguns colegas que tinham o Aranha ou o Homem de Ferro e brincavamos juntos com o Super Powers. Eu não fazia idéia de quem eram o Demolidor e Wolverine, que viriam a ser meus heróis favoritos em breve.

    Pois bem, somente em 1993 (com 15 anos) li "Inferno" que um colega me emprestou incentivando a leitura. E imediatamente fui fisgado... Comecei então a colecionar e buscar em sebos os números perdidos.

    X-Men me levou a Superaventuras Marvel, que me levou ao Demolidor, que me levou ao Justiceiro e quando me dei conta, todo o Universo Marvel fazia parte da minha vida.

    Nessas andanças em sebos, haviam alguns "santos graals" que eu acabei conseguindo: GHM7 com a Morte da Fenix, SAM 53 com Magneto versus X-Men, CA 119 (que virou referência bibliográfica para as Guerras Secretas) e outras.

    Mas o maior graal de todos foi justamente Guerras Secretas, qeu eu jamais consegui na íntegra... Só fui ler na republicação em Teia do Aranha, onde esperei por cada edição com um entusiasmo infantil.

    ResponderExcluir
  76. Há alguns dias eu tava comparando minha edição de "Arma X" da Abril com a da Salvat,e o texto é mais resumido ou cortado,e na arte a diferença são as cores diferentes em alguns quadros.

    ResponderExcluir
  77. Lembro bem de quando esta mega-série foi lançada pela Abril, em 86.
    Na época eu era bem novo e só lia Disney e Turma da Mônica e soube de Guerras Secretas por propagandas nestes gibis.
    Aí eu ví o começo desta série na banca, folheei, gostei, e...deixei pra lá.
    Uns meses depois saiu "Crise nas Infinitas Terras" e aí não teve jeito: eu comprei, pirei e virei "decenauta"...
    Escolhas da vida, kkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  78. Leo com o SUBMUNDO HQ se aproximando de 3.000.000 (três milhões) de acessos com certeza ele já ganhou a atenção e a credibilidade de muitos diretores de editoras! Inclusive da "cúpula" da PANINE no Brasil.

    Por isso vou fazer um pedido direto para eles (diretores de editoras):
    "Divulguem a tiragem lançada dos encadernados na página de créditos dos mesmos".

    :-)

    ResponderExcluir
  79. Oi Leo!

    Puxando pela memória eu me lembrei, desta edição da Revista dos Transformers publica pela RGE:http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/transformers-n-3/tr002100/63406

    Um amigo tinha essa revista e me emprestou lá pelos idos de 1989 antes do Aranha aprecer por aqui com o uniforme negro e nós descobrirmos que fomos vítima de um engodo da Editora Abril.

    Eu que já tinha lido a minissérie "original" me perguntava: "Mas como, se o Aranha não veio para a Terra com o uniforme negro? Deve ser um engano, ou uma criação da editora no Brasil!"

    De fato era um "engano" mesmo, da Abril para com com os leitores brasileiros, que ficaram iludidos por três anos antes da verdade ser "esclarecida de fato".

    Repare que esta edição da revista dos Transformers foi lançada no Brasil em janeiro de 1986, enquanto que as Guerras Secretas publicada pela Abril só foi dar as caras por aqui em agosto de 1986:http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/secret-wars-%28guerras-secretas%29-n-1/sew0301/7619

    Embora na época os direitos dos Transformers pertencessem à Marvel, aqui no Brasil eles foram publicados por uma editora diferente da que detinha os direitos dos outros personagens Marvel.

    A RGE publicou o encontro dos robôs gigantes com o Aranha de uniforme negro e de certa forma revelou talvez "o maior segredo" do personagem na década de 80 (o casamento pra mim não conta como o maior evento do herói naquela década!)

    Sendo assim esta pode ser considerada a "primeira" aparição do uniforme negro do Aranha no Brasil!

    Enfim, acredito que esta seja mais uma polêmica a ser acrescentada com relação à publicação de Guerras Secretas no Brasil!


    Abraços!!

    ResponderExcluir
  80. "Aliás, Gulliver e Glasslite eram campeãs de reaproveitar brinquedos, mudando as cores e tacando eles em outra franquia. (rs)"


    Verdade, SEMI.....

    A Gulliver é a q eu mais lembro da infância.... E até aquela coleção de heróis Marvel/DC (em miniaturas) eles reaproveitam o mesmo molde pra fazer outros heróis (o "Surfista" e o "Pantera Negra" eram a mesma coisa, só mudava a pintura, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  81. "Panini sempre colocando uma "barriga" para encorpar seus encadernados (e nesse caso, ajudando a justificar a desnecessária divisão em 2 partes)."


    Não precisavam mesmo ter dividido esse "Demolidor - Fim dos Dias" em 2 Partes.... E nem esse "Star Wars" baseado nos conceitos originais (q tbm caberia perfeitamente numa ed. única)!

    A Panini tá gostando dessa ideia de ficar dividindo encadernados.... Taí uma "modinha" q não me agrada em nada!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso do Demolidor, venderam dois por trinta e poucos ao invés de apenas um por vinte dinheiros.

      O demo eu não deixo passar, mas esse Star Wars dividido me desanimou...

      Excluir
  82. "Sem contar histórias que a Abril considerava "sem importância" e simplesmente cortava!"


    Oi, SEMI.... Pior q essa política da Abril durou até os anos 2000:

    Ainda considero imperdoável terem PULADO o confronto dos "Vingadores X Esquadrão Supremo" (Busiek/Pérez).... E terem publicado o "Justiceiro ANJO": Não tem desculpa q justifique uma discrepância absurda dessas!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NADA justifica a publicação do Justiceiro anjo. Poderiam ter publicado uma compilação daquelas historinhas do Instituto Universal Brasileiro que seria melhor do que essa tosqueira (rs).

      Excluir
  83. "Mas você diria que ela está no mesmo nível que "O Mistério dos Signos" e "História e Glória da Dinastia Pato", ou fica abaixo destas?"


    Oi, Alex..... blz?

    Esse encadernado da "América" trará mto material Italiano.... Nada contra, sei q existem mtos fãs do material Disney produzido na Itália, mas não é mto a minha praia (questão de gosto pessoal apenas: já tentei, mas não consigo gostar do estilo de narrativa e traço adotado pelos italianos nos gibis Disney). Sendo assim, se vc curtiu o "Mistério dos Signos" (acho q irá gostar tbm da "América": q segue o mesmo padrão)!

    A "Dinastia Pato" já é mais do meu agrado.... É produzido na Itália tbm, PORÉM é de uma fase um pouco mais antiga (onde os desenhos não eram tão estilizados). A Disney tem mto disso: Diferenças de estilo de um país pra outro (o q divide os leitores tbm). Eu sou mais os gibis Disney produzidos nos EUA, Dinamarca, e até o Brasil.... E da Itália, só o q for mais clássico (até meados dos anos 80)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  84. "X-Men me levou a Superaventuras Marvel, que me levou ao Demolidor, que me levou ao Justiceiro e quando me dei conta, todo o Universo Marvel fazia parte da minha vida."


    Oi, SEMI.... A Marvel é contagiante mesmo, rs:

    Tbm experimentei essa sensação no final dos anos 70 (na época da RGE e Abril).... Eu era fanzaço do "Aranha" (por causa do desenho animado) e foi o 1º gibi de heróis q eu colecionei. O seriado do "Hulk" tava bombando na TV, e a febre da série me levou ao gibi (tbm da RGE). Aí tinha uns tais de "Xis Mêin" q todo mundo falava bem e resolvi experimentar (eles saíam no "Almanaque Marvel" da RGE): Gostei mto e acabei virando fã tbm do "NOVA" (q saía nesse mesmo almanaque)!

    Por fim, a Abril entrou na área com "Cap. América" e "HTV".... Daí pra saltos maiores tipo: "SAM" e "Conan" foi um pulo, rs. Na Marvel, um gibi puxa outro e a gente vai embarcando aos poucos em todo o universo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  85. "nem te conto, fui na banca hoje e vi Batman Noel, que eu nem tava muito interessado"


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Descolou uma barbadinha básica nessa então, hein? Eu tbm acabei comprando (mais pela arte do Bermejo).... E fiz uma boa compra: Recomendo, pois é um gibi bom e barato (com acabamento de luxo)!

    A arte dessa cara é mto fóda mesmo.... quase um Alex Ross, rs! E o batmóvel dele é espetacular mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  86. "Há alguns dias eu tava comparando minha edição de "Arma X" da Abril com a da Salvat"


    E aí, bruno.... blz?

    A diferença entre as 2 versões é gritante.... Eu tenho a versão da Panini (em capa metalizada), e tinha o formatinho em "GHM 35" (mas esse eu vendi). A resumida nos textos foi considerável mesmo, hehe! A versão da Salvat eu não vi como ficou!

    Abs!

    ResponderExcluir
  87. "Uns meses depois saiu "Crise nas Infinitas Terras" e aí não teve jeito: eu comprei, pirei e virei "decenauta"..."


    Oi, Alex.... Te entendo perfeitamente, pois sou marvetinho (por escolha própria tbm, rs)!

    Porém, admito q nem se comparam as 2 séries q vc citou: A "CRISE" é infinitamente (com perdão do trocadilho) superior às "guerras secretas". Uma é excelente e a outra é BOA!

    Abs!

    ResponderExcluir
  88. "Divulguem a tiragem lançada dos encadernados na página de créditos dos mesmos"


    E aí, Marcio.... blz?

    De fato, amigo.... O "Submundo" tá beirando os 3 milhões de acessos (nada mal pra um blog amador, hehe). Mas infelizmente, duvido q os editores da Panini divulguem os nº de tiragens. Segundo o "X-9", a editora mantém sigilo desses números pra não alertar a concorrência (por fins estratégicos). Mas não custa tentar assim mesmo, né?

    Além do mais.... tem outras formas de se descobrir a tiragem dos gibis, kkkk (nunca tentei, mas se eu descolar os nº: te aviso sim, pode deixar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  89. "Sendo assim esta pode ser considerada a "primeira" aparição do uniforme negro do Aranha no Brasil!"


    Oi, Elcio.... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por compartilhar aqui todas essas curiosidades a respeito do "Uniforme Negro"....

    Sem dívida, se essas datas estão corretas (e eu acredito q estejam), então os livros e sites terão de REESCREVER a história e parar de afirmarem q o "Uniforme Negro" surgiu pela 1º vez nas "guerras".... Sendo q pelo visto, foi nessa ed. dos "Transformers" mesmo. Polêmica das boas mesmo, hein, Elcio? hehe! (Valeu mesmo)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As datas estão certas sim. Eu colecionava Transformers na época e lembro disso. O interessante é que mostrava os "poderes" do uniforme, na época em que li Guerras Secretas eu já sabia o que o uniforme faria e não entendi porque o Aranha não tinha voltado com ele e percebi que algo estava errado no final da saga, se bem que não tinha idéia do sumiço da Cap. Marvel e Vampira até anos mais tarde.

      Cesar Leal

      Excluir
    2. É que nem o gol mil do Pelé. Anos depois, fizeram a recontagem e descobriram que ele aconteceu cinco dias antes, sem alarde em um jogo na Paraíba.

      Mas abafa o caso! É muito mais interessante a história como todos nós conhecemos. Mesma coisa com o uniforme negro (rs)

      Excluir
  90. nada a ver, alguem sabe me informar se o extra e a casas bahia é de confiança pra comprar quadrinhos?

    obrigado desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gustavo.... Nunca li ou ouvi nenhuma referência a respeito!

      Na dúvida, eu não arriscaria....

      Abs!

      Excluir
    2. Oi, Gustavo, eu já comprei algumas vezes no Extra. Casas Bahia e Ponto Frio acho que fazem parte da mesma rede (os preços e descontos normalmente são os mesmos e a id visual dos sites é bem parecida).

      Nunca tive problema, mas eles não me mandaram em caixa, mandaram os encadernados envoltos por um plástico bolha só. Os meus chegaram direitinho, mas é uma forma mais arriscada de entregar quadrinhos em capa dura, por exemplo, que podem sofrer leves amassados.

      Daí fica a seu critério, porque sei que volta e meia rolam uns bons descontos nesse site.

      Abraço!

      Excluir
    3. EDUARDO CESAR28/03/2015, 15:43

      Já comprei inclusive os Sandman Absolute nas Casas Bahia e veio tudo direito. Também estranhei de comprar gibis nas Casas Bahia...Geralmente os fretes deles são custo zero ou bem baratinhos. Além de já ter comprados equipamentos domesticos em todos estes sites e tudo transcorreu normalmente. Compre sossegado!

      Excluir
    4. sandro marzo28/03/2015, 15:47

      No extra ja comprei e recomendo, preço muito bom, pena que não tem muita coisa atualmente.

      Excluir
    5. obrigado vitor e leo hahahahahahahahaha, sem graça!

      o esquema deles é igual o submarino (no plastico bolha, com pouca proteção), a maioria das vezes as pontas das HQs são amassadas.

      obrigado, vou pular esta.

      Excluir
    6. Meu último "lote" veio do Ponto Frio (que como disseram, é do mesmo grupo). Sim, vem ensacado, mas através de transportadora e nunca tive uma edição sequer danificada (nem nas pontas).

      Considerando os preços praticados (inclusive no frete), recomendo sem moderação.

      Excluir
  91. Republicações no Brasil são essenciais. Cada vez que leio relatos como esses tenho vontade de jogar meus formatinhos no fogo (embora entenda um pouco a decisão das editoras no passado, frente ao desastre econômico que era nosso país...espero que a economia não volte a ser o que era) ... apesar das criticas...acho que a Panini e a Salvat estão fazendo um bom trabalho com os heróis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio.... Tdo bem?

      Sim, cada vez mais eu tenho me tornado um defensor ferrenho das republicações no Brasil.... Pois cheguei à conclusão de q o leitor q cresceu lendo os formatinhos da Abril (e as editoras q a antecederam) NÃO conheceram o Universo Marvel em sua essência. Somente a leitura do material em formato americano e textos integrais (sem adulterações) é q nos dão a real dimensão do q era um gibi Marvel na época!

      E sim, não resta dúvidas de q a Panini e Salvat tem feito um bom trabalho (melhor q suas antecessoras).... Elas ainda cometem erros banais q poderiam ser evitados (a Panini nas seleções temáticas das "CHM" q suprime capas e publica histórias fora de ordem, e a Salvat com a polêmica das lombadas e a falta de continuidade de certos arcos).... Mas acho q estamos em uma situação melhor do q já estivemos!

      Abs!

      Excluir
  92. Leo to postando de novo porque acho que o ultimo não saiu porque estava no cel. Então, comprei o Ranxerox mas não recebi ainda, achei o The Boys em uma loja fisica e estou pensando se vou comprar. Muito obrigado pelas dicas. Agora outra pergunta, estou vendo o Watchmen na amazon por um preço baixo e queria perguntar se compensa comprar e se o universo de Watchmen tem historias paralelas como as da marvel, estou fugindo disso nos quadrinhos. agora sobre Sandman, eu não encontro mais o volume 1 pra comrar :/ sera que o volume 1 tem possibilidades de voltar as vendas? vlw Léo blog muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor..... blz?

      Desculpe.... Mas não sei pq, comentários postados de celular nem sempre aparecem aqui no blog (já recebi reclamações assim de outros leitores, mas deve ser algum problema na plataforma do blogger em geral mesmo (já q normalmente recebo todos os comentários por e-mail e vou adicionando aqui e respondendo um por um)!

      Sobre "Watchmen".... Só vale a pena a saga principal (q saiu em capa-dura): Ela é fechada sim, uma história única: Só ignore aquela mini-série q a Panini lançou em 8 encadernados fininhos: "Antes de Watchmen" (aquilo é uma porcaria e um caça-níquel brabo): Á q VALE é a do Alan Moore (e só)!

      Qto ao "Sandman".... Ele deve ser republicado sim, o melhor é aguardar (essa série vai ter em catálogo durante um bom tempo ainda)!

      Abs!

      Excluir
    2. O próprio Alan falou: "Quem for ler Before Watchmen por favor nunca mais leia nada meu", rsrs.

      Respeitei a vontade do barbudão e não em arrependi, porque só li critica negativa a essa série oportunista que foi Before Watchmen. Watchmen pra mim é como qualquer grande livro que já li, uma história com começo, meio e fim. E livros são obras autorais. Se o autor não quer continuação ou prequel, tem que respeitar. O que sair nunca será o que ele pretendia. Pra mim autor/obra se confundem. É por isso que cada vez mais prefiro quadrinhos autorais, são menos "produtos", ao contrário dos gibis de super-heróis, onde as histórias cada vez importam menos, estão preocupados em criarem franquias (ei, vamos criar 20 equipes dos vingadores diferentes, vamos criar várias tropas de lanternas coloridos, vamos fazer os x-men brigarem pra duplicarmos os numeros de equipes de x-men, vamos fazer o batman criar uma corporação pra ter varios batman por aí...). Tenha dó.

      Excluir
  93. O bizarro é que a Gulliver lançou no Brasil dois itens exclusivos que são disputados a tapa por colecionadores de outros países.
    O castelo do Homem Aranha e o Castelo do Dr Destino, vai saber da onde tiraram essa ideia.
    Abaixo tem uma foto da coleção completa com os castelos:
    https://www.flickr.com/photos/60047076@N03/8202267241

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo pelo LINK.... Essa foi a foto mais nítida q eu já vi desses bonecos (e dos castelos tbm)!

      Foi uma ideia bizarra mesmo (imagine um castelo do aranha, rs).... Mas até q rendeu um cenário bacana pras figuras!

      Abs!

      Excluir
    2. O castelo do Aranha até que ficou maneiro. Mas o resultado final da cara do Dr. Destino no castelo certamente fez com que o Senhor da Latvéria aplicasse um severo castigo nos operários envolvidos na construção (rs).

      Excluir
  94. "Nunca tive problema, mas eles não me mandaram em caixa, mandaram os encadernados envoltos por um plástico bolha só. "


    Oi, Vítor.... Brigadão mesmo pelo relato sobre as encomendas q vc recebeu dessa rede de lojas!

    Não sei os demais leitores.... Mas EU (falando por mim) sou daqueles bem chatos qto ao estado dos encadernados: Gosto de encomendas bem embaladas e com o máximo de segurança possível! Vai do risco de cada leitor então, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  95. Olá Leo,
    Acabei de comprar alguns encadernados do Extra (via buscapé) e os preços são realmente convidativos:
    Sandman - Teatro dos Mistérios a R$ 15,21
    Batman - Corte das Corujas a R$ 17,01
    Batman 66 R$ a 14,31
    Justiceiro Max - Mercenário a R$ 15,21
    Batman Noel a R$ 14,31
    O que realmente me interessava era o Justiceiro Max, mas acabei pegando os outros pelo preço convidativo. E o Batman Noel fiquei interessado depois de ver os comentários aqui no seu blog.
    Espero não ter problemas com os encadernados, mas uma boa embalagem nem sempre é garantia de um produto em perfeitas condições. Já recebi da Saraiva na caixa um encadernado todo torto (Torre Negra). Fui até a loja trocar e atendente não entendia o porquê da minha insatisfação.
    Falando em embalagem, recebi o Mojo da Eaglemoss intacto em uma ótima embalagem. Essa era uma peça que me deixava preocupado pelos detalhes das "perninhas".
    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
  96. Leo, por sinal, com relação a coleção vermelha da Salvat, foi divulgada a edição do Punho de Ferro lá na Inglaterra e são mesmo os primeiros números da série Immortal Iron Fist, ou seja, o material que estava sendo cogitado que seria publicado aqui e que a Panini já editou. Pelo menos nesse caso eles parecem ter tirado da ordem (já que lá a edição do Punho é a 38 não a 5), mas não alteraram o conteúdo...

    Cesar Leal

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Vi que você disse que as histórias dos encadernados do Batman do Jim Aparo são histórias mais ingenuas. Ainda não li esse material, ainda vou comprar, mas tipo assim, dá pra voce fazer alguma comparação pra eu saber o grau da ingenuidade? Com alguma outra hq ou com um exemplo mesmo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  99. "Opinião é que nem formato em hqs, quanto mais melhor."


    Oi, Claudio.... Tdo bem?

    Isso é verdade.... Eu sempre recomendo a todos os leitores do blog q busquem outras opiniões tbm (além da minha), Pois cada um vai ter um gosto pessoal mto próprio (eu mesmo, gosto de coisas q mtas pessoas detestam - e vice-versa, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  100. "As datas estão certas sim. Eu colecionava Transformers na época e lembro disso. O interessante é que mostrava os "poderes" do uniforme,"


    Valeu mesmo, Cesar.....

    Sem dúvida, esse é mais um registro histórico importante pra considerarmos.... Daqui pra frente, quem afirmar q a 1º aparição do "Uniforme Negro" foi nas "Guerras Secretas" estará mentindo (ou estará mal-informado, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  101. "obrigado vitor e leo hahahahahahahahaha, sem graça!"


    Hahahaha.... Já posso formar uma dupla sertaneja aqui no blog então, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  102. "Falando em embalagem, recebi o Mojo da Eaglemoss intacto em uma ótima embalagem. Essa era uma peça que me deixava preocupado pelos detalhes das "perninhas"


    Oi, Carlos.... Tdo bem?

    Valeu mesmo pelas dicas de preços nessas compras q vc fez.... Acabei cpomprando esses dias tbm o 'Batman Noel" e não me arrependi: É uma boa história mesmo e com arte deslumbrante (é o tipo da ed. q valeria ter na estante só pelos desenhos mesmo: Parece um FILME até, rs)!

    E trocar gibis com defeito nessas lojas é complicado mesmo (sei bem pelo q vc passou, hehe).... Hj em dia eu nem dou mta satisfação qdo preciso trocar alguma coisa: É meu direito por lei trocar e pronto (até um certo prazo o cliente tem direito de trocar qq produto q não tenha lhe agradado)!

    Te agradeço tbm pelo relato sobre o "MOJO".... Ainda não recebi essa peça, mas visualmente sei q ela é A mais frágil de todas as miniaturas (não por causa das "perninhas" mas pela cauda de escorpião q ele tem - e q parece fácil de quebrar se os correios não tomarem cuidado). Confesso q tô aqui "nervoso" esperando essa figura chegar, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  103. "Leo, por sinal, com relação a coleção vermelha da Salvat, foi divulgada a edição do Punho de Ferro lá na Inglaterra e são mesmo os primeiros números da série Immortal Iron Fist,"


    Puxa, brigadão mesmo pelo aviso, Cesar.....

    Já me tirou essa dúvida então, e essa é uma ed. q irei pular agora (pois já estou satisfeito com as ed. q tenho em "Marvel Apresenta"). O jeito será esperar a extensão da coleção de capa-preta: Essa sim, trará uma ed. com a fase clássica do "punho"!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falei que ia acontecer, rsrs. preferem republicar o que a panini já traduziu/diagramou do que trazer coisas "novas" por aqui.

      Uma pena porque realmente tinha vontade de comprar todos os volumes dessa coleção, mas assim não dá. Tô vendo que será igual a capa preta, onde mais da metade é de coisas que a própria panini JÁ LANÇOU EM ENCADERNADOS.

      Excluir
    2. Tentador a edição da Salvat mesmo assim(o Pisa Brite de Marvel Apresenta não me agrada) além da edição de origem do personagem em Marvel Presents 15. Mas que a saga que será apresentada na coleção preta é melhor, sem dúvidas, Punho de Ferro com desenhos de Byrne...

      Cesar Leal

      Excluir
  104. "A Panini não lançou nada clássico do Arqueiro Verde e nem do Flash até hoje, e olha que as séries Arrow e The Flash estão fazendo um grande sucesso e já estão estabilizadas. "


    E aí, Camus.... blz?

    Por coincidência eu estava falando exatamente isso ontem com um amigo meu na loja de gibis.... A falta de encadernados do "Arqueiro" e "Flash" (mesmo com os 2 seriados bombando na TV). O assunto veio à tona, pq ele comentou sobre o atraso na revista mensal do "arqueiro" e falamos sobre os encadernados q já deveriam ter rolado por aqui (considerando q o seriado já tá na 3º temporada e a Panini não lançou nada de relevante com ele). Podiam ter lançado os "Caçadores" (aquela mini clássica da Abril) e até a fase do Kevin Smith (q dizem q irá sair aqui numa "Ed. Definitiva", mas sabe-se lá qdo)!

    A coleção "DC Eaglemoss" foi confirmada pro 2º semestre.... Ia sair agora, mas mudaram os planos pra não bater de frente com a Salvat capa-vermelha! Mas te confesso q tbm não entendo pq começarem com o "Silêncio" (a não ser q tenham escolhido uma saga em 2 partes pra "forçar" o leitor a comprar logo de cara o Vol. 2 tbm - é a única explicação estratégica q eu encontro, hehe - pois é uma saga bem meia-boca mesmo)!

    A capa-vermelha da Salvat.... Tem q ser colecionada (a meu ver) da mesma forma q a capa-preta (pros leitores q irão comprar ed. avulsas, é claro): Selecionando BEM o material, pois como o objetivo dessa coleção é diferente da preta (e visa mais apresentar material raro de cada personagem ao invés de sagas importantes) é natural q tenha mta coisa descartável no meio de tudo. Das 30 anunciadas até agora, tem umas 10 q me interessam (mas vamos ver o q virá a partir daí nas 30 q ainda falta divulgarem)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano que vem Barry Allen faz 60 anos, resta a torcida que a Panini aproveite pelo menos o grande sucesso da série de TV pra lançar um volume da série Crônicas com ele (que nos EUA já está no volume 5 republicando as primeiras histórias do corredor escarlate da era de prata)

      Excluir
  105. "Vi que você disse que as histórias dos encadernados do Batman do Jim Aparo são histórias mais ingenuas. "


    Oi, Camus.... Acho q o melhor exemplo dessa "ingenuidade" q eu falo seria a série "Marvel Team-Up" com o "aranha" mesmo:

    Não sei se vc lembra dessas historinhas do "aranha" q saiam de vez em qdo pela RGE e Abril: Onde ele sempre aparecia em aventuras ao lado de algum herói convidado (Thor, Tocha Humana, Homem de Ferro, etc). Numa dessas, o "aranha" se juntou ao "demolidor" pra enfrentarem aqueles ridículos "Homens-Animais" (era óbvio q uma aventura assim só podia ser meio "bobinha", embora fosse uma diversão despretensiosa)!

    No "Batman" do Jim Aparo é assim tbm.... Cada história é estrelada pelo "batman" e um convidado (entre eles: O "Metamorfo" e os "Homens-Metálicos" - por aí vc já tira uma ideia de q serão HQs mais "light": sem mta violência, nada "sombrias", e geralmente com finais felizes)! A "pegada" é mais leve como se fosse um desenho animado pra TV (daqueles dos anos 70)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  106. Camus... pq vc apagou seu comentário?

    Não entendi.... algum motivo pra isso?

    Abs!

    ResponderExcluir
  107. Saquei, Leo, valeu pelas respostas! Será que algum dia veremos os encadernados do Starman do James Robinson completos? Eu tenho aquelas edições que sairam por aqui.

    Não apaguei não, não sei se voce percebeu, mas vários comentários meus somem do nada depois. Eu não sei o que é. Em todo lugar que posto as pessoas perguntam isso rs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  108. "Será que algum dia veremos os encadernados do Starman do James Robinson completos?"


    Oi, Camus.... Acho bem difícil q isso aconteça, pois "Starman" é um dos maiores fracassos comerciais q a Panini amargou no Brasil. Esse eu duvido q saia de novo mesmo em formato mais econômico (a menos q um dia apareça em algum filme ou seriado)!

    Qto aos comentários.... Tbm não sei pq acontece isso deles sumirem então, mas é só com vc, hehe. Só quero deixar claro então q não sou q apago tbm (até pq, aparece aí q eles são removidos "pelo autor" - mas pode ser algum BUG na sua conta do google ou algo assim)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  109. "O próprio Alan falou: "Quem for ler Before Watchmen por favor nunca mais leia nada meu", rsrs."


    Hahahaha.... GENIAL: Pior q é bem nessas mesmo, rs!

    Eu TIVE q ler "Before Watchmen" (pra poder comentar aqui no blog).... Mas minha avaliação desse material é o q eu imaginava q fosse ser mesmo: "RUIM". Eu daria essa nota pra série por ela ser inútil em todos os sentidos - Ao explicar (bem mastigadinho e com imagens) aquilo q já estava descrito nos apêndices da obra original!

    Exemplo: Quem leu "Watchmen" sabe q o "Dólar Bill" morreu pq a capa dele ficou presa na porta giratória de um banco e ele foi alvejado pelos bandidos.... Agora me diga: Precisava uma história inteira SÓ pra mostrar isso?

    Abs!

    ResponderExcluir
  110. "Eu falei que ia acontecer, rsrs. preferem republicar o que a panini já traduziu/diagramou do que trazer coisas "novas" por aqui. "


    Pois é, Nano.... A impressão q fica diante de coisas assim é q qdo sai algum encadernado novo LÁ FORA, a Salvat parece pensar: "Puta merda, esse a Panini nunca traduziu ou publicou por aqui"!!!

    Fica essa sensação mesmo... de q a DEPENDÊNCIA com relação à Panini é maior do q se imagina! Seja como for, estou mais cético agora com a coleção capa-vermelha (pois já vi q a quantidade de repetécos tá aumentando aos poucos à medida em q vão divulgando novas edições entre as q ainda faltam ser anunciadas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava olhando os oito primeiros albuns da coleção de capa vermelha, os únicos que a salvat realmente CONFIRMOU até agora...

      Tirando o primeiro dos Vingadores, com a vingança do Ultron, que nos deu uma (talvez falsa) esperança de ver material que não havia sido impresso pela Panini, todo o resto traz material que a Panini já publicou em dado momento: Homem-Aranha (continuação da fase Straczynski e romitinha); Wolverine (fase mais recente pós-guerra civil); Hulk (primeiras edições da Paladinos Marvel, publicada pela Panini); Homem de ferro (primeiro arco do Matt Fraction com o personagem); Viuva Negra (as histórias não sairam muito tempo na extinta primeira revista mensal do Homem de Ferro); Capitão América (a panini publicou no unico volume de os maiores classicos do capitão américa); Punho de ferro (saiu por aqui em marvel apresenta).

      E apesar do Punho de ferro bater com o volume do Punho de Ferro na Inglaterra, vale lembrar que a coleção brasileira da capa preta já teve pelo menos um encadernado "fora da casinha' que não saiu lá fora, o "contagem regressiva" do capitão américa, e que vai acabar custando um dos que saiu lá fora que não será publicado por aqui (provavelmente o do capitão bretanha e o m-13, que acredito que a panini também não publicou essa série ao todo por aqui, e isso deve ter influenciado na escolha).

      Excluir
  111. "Ano que vem Barry Allen faz 60 anos, resta a torcida que a Panini aproveite pelo menos o grande sucesso da série de TV pra lançar um volume da série Crônicas com ele"


    Essa série "Crônicas".... Eu não sei não: Mas desconfio q tenha sido "arquivada" (junto com as "Bibliotecas")!

    Faz mais de ano q saiu uma ed. com o "Super" (Vol. 3) e depois disso ficou um silêncio total sobre o assunto....

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Leo, não faz mais de um ano não que saiu algo do cronicas aqui no Brasil... o volume 3 do Batman Cronicas saiu em agosto do ano passado, no rastro da comemoração dos 75 anos do Batman. E tal como no caso do Superman, entre o volume 2 e 3 se passaram 5 anos!

      Entre junho de 2011 quando saiu o segundo volume de Lanterna Verde Cronicas, e maio de 2013 quando saiu o terceiro volume de Superman Cronicas, se passaram pouco mais de 2 anos... e mesmo assim a série voltou!

      Então acho prematuro bater o martelo que a série estaria morta e enterrada.

      Excluir
    2. Tenho as 2 edições do lanterna, gosto muito o thrash daquela época, mas nesse personagem. Já no tex, super, x Men etc eu n gosto tanto daquela época.

      Abs

      Excluir
  112. Simplesmente adorei o blog, pois a coisa mais legal sobre um encadernado, é saber o seu conteúdo e isso vocês apresentam com maestria, inclusive mostrando as capas das edições incluídas nos especiais, valeu e sucesso.

    ResponderExcluir
  113. "Tentador a edição da Salvat mesmo assim(o Pisa Brite de Marvel Apresenta não me agrada) "


    E aí, Cesar.... blz?

    Sei q o pisa-brite da Panini é tinhoso de tão xexelênto, hehe.... Mas o q pesou pra minha decisão de manter a versão de "Marvel Apresenta" (fora o regime de "corte de gastos" pelo qual estou passando, é claro): Foi o fato de q a fase Brubaker ainda continuou por outros 2 Vol. com a saga: "As 7 Cidades Celestiais"!

    Assim, são 3 encadernados ao todo com o "Punho de Ferro" do Brubaker.... O material é excelente, mas no meu caso, prefiro ter as 3 ed. padronizadas no mesmo formato!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente o que eu penso. Do que adianta ter o início de uma saga pela metade, ou menos do que isso? Ainda que esteja amareladas as paginas pelo tempo, estão as tres lá, certinhas na minha estante... Quem ler apenas a primeira parte da saga pela Savalt vai ficar "no vácuo"... Triste opção da Salvat por este material, mas foram pelo mais fácil, que já está pronto pra imprimir...

      Excluir
  114. "o volume 3 do Batman Cronicas saiu em agosto do ano passado"


    Valeu, Nano.... Eu tinha esquecido completamente dessa ed, e tinha na minha cabeça q a última havia sido o "Superman 3" (há mais tempo)!

    Sendo assim, ainda é possível q a linha tenha mais uma sobrevida.... Mas eu não tinha "batido o martelo" nas crônicas, ainda: Pois falei q apenas "desconfiava" q elas tivessem ido pro saco (foi só uma suposição). Curiosamente, de forma OFICIAL, a Panini ainda não admite o término das "Bibliotecas Marvel": E "pra todos os efeitos" ainda existiria esperança pra linha, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  115. "Simplesmente adorei o blog, pois a coisa mais legal sobre um encadernado, é saber o seu conteúdo e isso vocês apresentam com maestria, inclusive mostrando as capas das edições incluídas nos especiais, valeu e sucesso."


    Oi, Diassis.... Tdo bem?

    Obrigado mesmo por ter curtido o blog.... E seja mto bem-vindo ao "Submundo": Participe mais vezes, pois aqui todos os comentários são lidos e respondidos!

    E geralmente as matérias aqui do blog são assim: Com as capas internas dos encadernados (sempre com a melhor qualidade possível - pros leitores salvarem suas favoritas em seus arquivos). Somente nas colunas de "Notícias" (sobre os últimos lançamentos) é q haverá apenas a capa principal, mas em seguida pode rolar uma matéria mais específica sobre algum encadernado e aí, sim: o conteúdo será melhor explorado com avaliações e capas originais!

    Abs!

    ResponderExcluir
  116. "Valeu pela dica, Leo! Com tantos lançamentos, a gente tem que escolher o melhor possível a se comprar. Pior pro bolso quando a Salvat lançar a expansão da coleção de capa preta com as Sagas Clássicas, aí ferrou de vez, rsrs. "


    E aí, Daniel.... blz?

    Pois é, brother.... Por essas e outras q eu não tenho dó nenhum em pular mesmo qq gibi q não seja "TOP de linha", pois sei q precisarei ter um "CAIXA 2" de reserva pra qdo sair a extensão da Salvat, hehe:

    Essa sim, estará BEM mais atrativa do q qq coleção q temos atualmente nas bancas....

    Abs!

    ResponderExcluir
  117. "Tirando o primeiro dos Vingadores, com a vingança do Ultron, que nos deu uma (talvez falsa) esperança de ver material que não havia sido impresso pela Panini, todo o resto traz material que a Panini já publicou em dado momento:"


    Oi Nano.... Pior q é bem nessas, mesmo:

    Dos 30 encadernados da capa-vermelha q foram divulgados lá fora, a Salvat acabou selecionando em 1º lugar, aqueles q já tiveram tradução pela Panini (tirando apenas o Vol. 1 dos "Vingadores"). Ironicamente, da lista q eu vi lá fora, os q MAIS me interessaram são justamente os q NÃO saíram pela Panini: Os clássicos mais raros, tipo: "Namor" (Byrne), "Luke Cage", e "Justiceiro" (Mike Zeck). Só espero q a Salvat não resolva PULAR esses trocando por coisas q já saíram recentemente pela Panini, hehe!

    Por falar nisso.... Agora q o "Cap. Britânia" (do Moore) foi confirmado pela Panini, acho q isso aumenta as chances dele sair tbm pela Salvat (já q esse troca-troca de arquivos digitais deve ser a tônica na parceria das 2 editoras). Tbm passei a acreditar agora q a ed. pulada aqui deverá ser a do "Britânia e MI-13" mesmo (q tem apelo comercial NULO por aqui)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  118. "Quem ler apenas a primeira parte da saga pela Savalt vai ficar "no vácuo"...


    Verdade.... A fase do Brubaker no "Punho de Ferro" é toda interligada:

    Não vai adiantar nada ter só a 1º parte, pois é na saga das "7 Cidades Celestiais" (nos Vol. 2 e 3) q teremos a conclusão de todos os plots iniciados no início da trama. Esse é o tipo da série q não tem como ficar só no começo (todo o run do autor é importante). Triste mesmo essa escolha de material.... O melhor teria sido usar uma das "Bibliotecas" do "punho" q saíram nos EUA (foram 2 e uma já estará na extensão da capa-preta - ficaria faltando a outra)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. embora possa se culpar os "gringos" pela "escolha errada" do material do punho, se você pesquisar verá que em vários países as coleções mudam, e não há obrigação de seguir a inglesa...

      aqui mesmo no brasil saiu contagem regressiva do capitão américa, que não saiu na inglaterra... aliás, talvez a inclusão de dois albuns do bretanha tenha a ver com esse checklist ser inglês, né, rsrs.

      mas em outros países como a frança, foram inclusos até encadernados como DESAFIO INFINITO; na alemanha entraram Justiceiro: circulo de sangue e a primeira mini-solo do Deadpool; o album "standoff" (um arco interligando vingadores, thor e homem de ferro, que a panini publicou por aqui diga-se de passagem), saiu em vários paises como Espanha, Polonia, Argentina, Russia e Irlanda.

      claro que pra cada album desses que entra, algo do checklist "base" sai. pode ser egoísmo meu, mas eu bem que gostaria que coisas que a panini já lançou como encadernados fossem preteridas por coisas que nunca sairam em encadernados por aqui.

      Excluir
  119. Sou completamente apaixonado por essa saga, considero ela meu ponta pé inicial para o mundo Marvel....hehe....inclusive tenho a coleção completa da Abril junto com o álbum em perfeito estado de conservação(meu tesouro) e tmb o encadernado da Panini, li com grande nostalgia essa matéria e não importa as críticas que leio sobre essa saga ela sempre estará dentro das minhas top 5(rs), pena que não pude comprar nenhum boneco na época :'( valeu Leo e os colabores pela extensa pesquisa referente a obra!Abs.

    ResponderExcluir
  120. Mesmo a que está na capa preta não está completa, apenas a saga o rapto de Collen Wing, as hiustórias que vieram depois (também desenhadas pelo Byrne) não fazem parte da edição pelo que entendi.

    Cesar Leal

    ResponderExcluir
  121. "Tenho as 2 edições do lanterna, gosto muito o thrash daquela época, mas nesse personagem. "


    Oi, William.... blz?

    Pior q eu perdi essas "crônicas" do "lanterna" qdo saíram.... Me arrependo até hj, pois é um material q eu gostaria mto de ter (sou fã do Gil Kane, e se não em engano algumas eram dele nessa ed)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tudo era do Kane... Ele foi o primeiro desenhista de Hal JOrdan... foi ele que bolou o visual do novo Lanterna, inclusive.

      Excluir
  122. "mas em outros países como a frança, foram inclusos até encadernados como DESAFIO INFINITO; na alemanha entraram Justiceiro: circulo de sangue e a primeira mini-solo do Deadpool"


    Pois é, Nano.... Eu tenho acompanhado essas versões "alternativas" q saem lá fora:

    E vale lembrar q num desses países saiu tbm o "XM - Dias de Futuro" (na coleção de capa-preta - sendo q curiosamente, esse material tbm estará na vermelha). Aliás, dessas q vc citou: "Justiceiro - Círculo de Sangue" tá na vermelha (só achei bizarro q escolheram uma capa do Tim Bradstreet: q nada tem a ver com o conteúdo, rs)!

    O "Desafio Infinito" vai acabar saindo por aqui tbm (mas não pela Salvat, rs - em breve devo ter maiores informações a respeito). Mas essa do "Deadpool" eu queria mto, pois a 1º mini dele ainda tá inédita no Brasil (a Abril pulou na época e passou direto pra 2º mini - q saiu num "GHM" em formatinho)!!!

    No mais.... é como vc falou: tem havido bastante comodismo por parte da Salvat (no sentido de aproveitar ao máximo o q já tá pronto pela Panini), qdo poderia OUSAR mais e apresentar algumas raridades (quem sabe até exclusivas pro Brasil). Da mesma forma q a Inglaterra "empurrou" o "cap. britânia" na coleção deles, bem q a Salvat podia tentar lançar aqui alguma saga q fosse mais popular ou pedida pelos leitores brasileiros!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pela wikipédia se vê que em vários países se incluem encadernados diferentes... Acho isso até válido, porque cada país tem suas especificidades, tem um público diferente.

      No caso do Brasil, por exemplo, não seria legal pelo menos um volume dos Novos Mutantes, com as primeiras histórias, inclusive a graphic novel que nunca foi publicada por aqui? Ou um encadernado com as primeiras histórias do Nova que fizeram um tremendo sucesso na época da RGE (inclusive os leitores ficavam pedindo mais histórias, mas não havia, pois o personagem fora cancelado nos EUA. O Nova fez mais sucesso aqui no Brasil do que nos EUA, vejam só!).

      E se por um lado usar os fotolitos da panini é mais barato, eles poderiam usar então o material da panini que só saiu nas mensais, mas a panini ainda não lançou em encadernado... tipo a segunda revista do justiceiro do selo marvel knights, pelo menos o primeiro arco do ennis e steve dillon com a volta do russo... "retorno do monstro", o ótimo primeiro arco do bruce jones e john romita com o hulk (depois foi ladeira abaixo, mas os primeiros arcos eram muito bons) - isso sim é uma história que tem "a essencia do hulk", bruce banner fugitivo zanzando por aí. Seria um material muito melhor do que "cães de guerra", uma história que traz um Hulk que é bem diferente do geralmente visto nos filmes e desenhos animados (com multiplas personalidades, sofrendo de uma doença terminal e podendo escolher qual hulk vai deixar aflorar. que fase horrível!).

      quantos leitores como nós deixamos de comprar os encadernados da salvat porque a panini já tinha lançado muita coisa em encadernados? não se venderia muito mais se lançassem encadernados novos ao invés disso?

      Excluir
  123. "li com grande nostalgia essa matéria e não importa as críticas que leio sobre essa saga ela sempre estará dentro das minhas top 5(rs)"


    E aí, V@ndix.... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido a postagem, brother.... E vc tem toda razão: Cada um de nós sempre terá suas HQs, filmes, e músicas favoritos (independente de agradarem ou não as outras pessoas): Pois a memória afetiva é algo mto particular e pessoal de cada um!

    Eu mesmo.... Sempre terei "Rambo 2 - A Missão" como um dos meus meus 10 filmes favoritos de todos os tempos, rs (não tem como tirar da lista, pois foi o filme mais fóda q eu assisti na adolescência e nada q eu assista hj terá impacto maior pra mim)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  124. "Mesmo a que está na capa preta não está completa, apenas a saga o rapto de Collen Wing"


    Valeu mesmo, Cesar....

    Ainda não vi o conteúdo completo da ed, mas imaginei q seria "inferior" às "bibliotecas" q saíram nos EUA: Essas sim, em apenas 2 Vol. traziam tudo de mais relevante com o "punho" (inclusive a 1º aparição do "Dentes-de-Sabre")!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eles poderiam incluir as primeira histórias do Punho, que era desenhado pelo gil kane, na vermelha... e a preta vem com esse arco com a collen wing. Jà era alguma coisa, né, rsrs.

      Excluir
  125. "Acho que tudo era do Kane... Ele foi o primeiro desenhista de Hal JOrdan... foi ele que bolou o visual do novo Lanterna, inclusive. "


    Putz.... Então me ferrei bonito, Nano:

    Perdi uma ed. inteira do Gil Kane.... q eu não poderia ter deixado passar. Cometi mtos erros ao ratear com encadernados clássicos da DC (já era pra eu ter uma bela GIBITECA considerável da DC)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conprei as minhas no final do ano.

      Numa rapida busca encontrei agora a 2 por preços convidativos
      http://www.amazon.com.br/gp/yourstore/home/ref=nav_cs_ys

      Excluir
  126. "Bom, eles poderiam incluir as primeira histórias do Punho, que era desenhado pelo gil kane, na vermelha... e a preta vem com esse arco com a collen wing. Jà era alguma coisa, né, rsrs."


    Nossa.... Teria sido perfeito se fizessem isso:

    Agora vamos ficar com a fase clássica e a fase Brubaker INACABADAS pela Salvat, rs. E se bobear, a Panini ainda lança uma "CHM" (na época do seriado do "punho") repetindo a mesma coisa q estará na coleção de capa-preta, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  127. "em vários países se incluem encadernados diferentes... Acho isso até válido, porque cada país tem suas especificidades, tem um público diferente."


    Verdade, Nano.... Tem mta coisa q não funcionou direito lá fora, mas q aqui foi sucesso (e vice-versa)!

    Suas sugestões foram ótimas: Eu adoraria uma ed. do "NOVA" (eu era fanzaço dele nos tempos da RGE - e ele chegou a ser meu 2º herói favorito depois do "aranha"). O "HULK" tbm, fizeram uma péssima escolha com os "Cães de Guerra".... Eu preferia mil vezes o "Retorno do Monstro" tbm (ainda mais agora q vão encadernar o "Demolidor" do Bendis, e mta gente vai querer se livrar das mensais - onde essa fase do Bruce Jones saía ao mesmo tempo q a do Bendis)!

    Outras boas pedidas pra Salvat seriam: "Surfista" (com o material da 2º "biblioteca" - caso essa ed. tenha ido de vez pro limbo), "Hulk" (do Byrne), "Inumanos" (Jenkins OU o material clássico q rendeu 2 "bibliotecas" lá fora), "Demolidor" (Ann Nocenti), "Thor" (Warren Ellis & Deodato), "Vingadores" (Under Siege - Mestres do Terror), "A Coroa da Serpente", "Madona Celestial", e mais um monte de coisas q a Panini nunca encadernou:

    Se quisessem aproveitar o material já traduzido tbm, ainda assim teriam inúmeras alternativas melhores do q: "Zumbis Marvel" e "Cap. América - A Escolha" (2 ed. q eu acho q deveriam ter sido LIMADAS pela Salvat)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda tenho esperança de ver o Demolidor ganhar uma CHM por causa da série de TV, e acho que histórias da fase ann nocenti/romitinha e as melhores da fase o'neil/mazzuchelli, poderiam estar nisso aí. pra compor os outros dois volumes, num mundo ideal sem repetecos (rsrs), histórias de stan lee/john romita, e um volume com os primeiros confrontos com o mercenário, uma fase praticamente inédita por aqui (onde morre o pai da heather glen, acontecimento citado em várias edições posteriores como a fase do miller, por exemplo).

      E concordo absolutamente contigo, os materiais mais desnecessários da coleçaõ capa preta da salvat foram capitão américa - a escolha, inclusive pelo excesso de capitaõ américa na coleção. Esta além de ser a pior história a panini já havia lançado em capa dura e preço barato na coleção "mitos marvel". Zumbis Marvel também já foi republicada várias vezes, inclusive numa coleção de preço acessível, a primeira "marvel terror".

      Excluir
    2. "Zumbis Marvel" eu perdoo porque afinal, zumbis vendem. (rs)

      Mas "A Escolha" foi ironicamente uma escolha bem infeliz. Poderiam ter publicado as ótimas "Magneto: Testamento" ou "Namor: As Profundezas" que saíram pela Panini na mesma coleção.

      Excluir
  128. "Numa rapida busca encontrei agora a 2 por preços convidativos"


    Oi, gustavo.... Esse LINK q vc postou tá pedindo "LOGIN", rs!

    Mas valeu na dica: Vou procurar na Amazon então.... Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  129. "Eu ainda tenho esperança de ver o Demolidor ganhar uma CHM por causa da série de TV"


    Pode ser, Nano.... Eu ainda acho q essa série de TV vai bombar (a expectativa e repercussão na mídia tá alta demais antes mesmo da estreia). E sendo assim, seria natural q ele ganhasse uma "CHM" mais pra frente!

    Só q na nossa realidade: Vivemos no mundo dos repetécos, hehe.... E tenho quase certeza q um Vol. 1 da "CHM do Demolidor" traria logo de cara o mesmo material q saiu na "biblioteca" (as 7 primeiras histórias mostrando a transição entre o uniforme amarelo e o vermelho - isso cabe direitinho numa ed. de 160 pág, rs). Seria legal tbm uma temática mostrando o início da parceria dele com a "viúva" (q recentemente saiu lá fora nos Vol. 7 e 8 dos "masterworks")!

    No mais.... os "Zumbis" da panini ainda foram mais completos q o da Salvat (pois além da mini principal, ainda trouxe um especial q contava a origem da praga zumbi): O q só torna a ed. da Salvat ainda mais inútil!

    Abs!

    ResponderExcluir
  130. "Porém, achei a maioria das histórias um tanto comuns. Não sei qual foi o critério utilizado para fazer a seleção, mas imaginava algo como um "best of Donald" e não é isso que acontece."


    Oi, SEMI.... Aí já tem falar com os caras lá do "Planeta Gibi" então, pois parece q eles ajudaram nessa seleção de histórias, rs!

    Não sei quais foram os critérios tbm, mas achei uma boa seleção (tirando uns 2 ou 3 repetécos q eu já tenho em ed. recentes). Já a "Saga do TP", tem a vantagem tbm de ser toda do mesmom autor: É uma historia gigantesca q parece não acabar mais (e a gente demora pra ler pq fica apreciando os detalhes da arte): Don Rosa é o George Pérez da Disney mesmo, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  131. "No caso do Demolidor, venderam dois por trinta e poucos ao invés de apenas um por vinte dinheiros."


    O Negócio $$$$$$$$$$$ é esse mesmo:

    DIVIDIR o gibi.... pra MULTIPLICAR tbm os lucros, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  132. "NADA justifica a publicação do Justiceiro anjo."


    Verdade.... Não tem desculpa pra isso:

    Ainda mais q na época a Abril SABIA da puta repercussão negativa q teve essa fase do anjo lá fora.... Foi uma das maiores cagadas da editora em sua reta final à frente dos gibis Marvel (não posso negar q fiquei mto feliz de ver a Marvel passar pras mãos de outra editora na época)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  133. "o resultado final da cara do Dr. Destino no castelo certamente fez com que o Senhor da Latvéria aplicasse um severo castigo nos operários envolvidos na construção (rs)."


    Pior, né? hehe.... A cara do bicho ficou tão feia q os trabalhadores devem ter sofrido terríveis torturas nos porões da Latvéria, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  134. "Mas "A Escolha" foi ironicamente uma escolha bem infeliz."


    E bota infeliz nisso....

    Até a CAPA da Salvat ficou pior q a versão da Panini.... E o material é bem ruinzinho mesmo, apesar de ter sido escrito pelo criado do "Rambo"!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar que a inclusão do Tempo esgotado acabou deixando a coleção com histórias do capitão américa demais. Se era pra incluir uma hq que não estava na coleçaõ inglesa (tempo esgotado)então que tirassem outra do capitão américa do lugar.

      Sei que o pessoal não liga pro capitão bretanha, mas esse arco do Paul Cornell com o Bretanha (Capitão Bretanha e o M1-13) é legal, e eu gosto muito da "periferia" do universo marvel. Infelizmente por inclusão de um encadernado a mais do capitão américa, o outro capitão se ferrou.

      Excluir
    2. Concordo com o Nano,

      Bretanha Vampire State seria muito legal na coleção, por ser da "periferia" Marvel, assim fora do arroz e feijão normal, por ser inédito por aqui e por dar a coleção uma cara realmente abrangente, até entendo mesmo a inclusão de Tempo Esgotado (razões mercadológicas com o filme e tal) mas o certo era tirar a "a escolha" mesmo... Triste

      Cesar Leal

      Excluir
  135. "Sem contar que a inclusão do Tempo esgotado acabou deixando a coleção com histórias do capitão américa demais."


    Pois é, Nano.... Ironicamente, o "Cap. América" acabou ficando até com mais encadernados do q "Aranha", "X-Men", e "Vingadores", hehe:

    O q denota um exagero mesmo em relação à isso na seleção da Salvat.... Nada contra o personagem, é claro: Mas q podiam ao menos ter escolhido qq outra coisa com ele no lugar dessa "Escolha" (sei lá, tem tanta coisa do Kirby ainda merecia ser republicada)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  136. "Bretanha Vampire State seria muito legal na coleção"


    Oi, Cesar.... blz?

    Essa eu nem cheguei a conhecer.... mas já anotei pra procurar em scans então (pelo nome parece legal, rs)!

    No mais.... Até q a inclusão de "Tempo Esgotado" aqui fez mais sentido do q a "não-inclusão" dela na coleção inglesa: Já q na Inglaterra publicaram só o arco do "Soldado Invernal" (e a 1º parte - "Tempo Esgotado" - é essencial pro entendimento da trama)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  137. Pelo menos a coleção de capa vermelha ao enfatizar um herói por vezes deve evitar isso (exceção de um personagem, tipo o Capitão América).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse sentido, a proposta da capa-vermelha acabaria sendo uma vantagem pra evitar a repetição do mesmo personagem....

      Mas na prática, não sei se isso vai funcionar como deveria.... Pois notei q a coleção deu um "jeitinho" pra se manter mais tempo nos "núcleos" principais de heróis. Por exemplo: entre os mutantes, haverá ed. pra "X-Men", "Fabulosos XM", "Wolverine", "Cíclope", "Prof. Xavier", "Jean Grey", "Anjo", entre outros.... Precisava tantas ed. pra mutantes assim?

      Abs!

      Excluir
  138. Boa tarde, muito bom seu blog, a dc e a marvel podiam relaçãr clássicos como:superman vs muhamand ali,homem de ferro vs dr destino, shang shi, kazer,punhos de ferro, galactus vcs esfinge (quarteto fantastico) (e pensar que tive todos esses títulos em mãos quando criança), se vc tiver algum desses pra vender me avisa.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, paulo... Tdo bem?

      Brigadão mesmo por estar curtindo o blog... E nem me fale, pois tbm perdi o crossover do "Super X Ali" (e tô torcendo por uma republicação)!

      O "Mestre do Kung Fu" terá suas histórias clássicas republicadas em breve, segundo a Panini (a Marvel já resolveu a treta com os direitos autorais sobre o "Fu Manchu"). O "Punho de Ferro" vai ter uma ed. só de clássicos na Salvat preta (fique ligado)! E essa do "Galactus X Esfinge" eu acho q terei pra venda (se for o "GHM 12" da Abril, eu devo ter repetido)!

      Abs!

      Excluir
    2. Se com a morte do Muhammad Ali esse gibi não saiu, acho que não sai mais.

      Melhor garantir a importada do que enfrentar os scalpers.

      Excluir
    3. Bem lembrado, SEMI...

      Tbm achei q a morte do Ali seria um motivo pra Panini republicar essa ed. (q já tava esgotada e gerando procura enquanto o boxeador tava vivo: imagina agora)!

      Abs!

      Excluir
  139. Ainda bem que li "originalmente" em "A teia do Aranha". A galera mais velha sofreu, hein... Por isso, íamos conversar com eles e eles achavam que estava "tudo errado", rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Amauri... Os leitores da mini-série original devem ter sofrido com as alterações e cortes da Editora Abril (e percebido q essas coisas tavam sendo feitas pela editora)!

      Tbm me sindo privilegiado por ter lido essa saga pela 1º vez na "Teia", rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...