09/08/2020

"Batman - Antologia": Uma Seleção de HQs Variadas dos Últimos 80 Anos do Morcego...

O formato (ou selo) de "Antologias" parece ter funcionado comercialmente pra Panini, que já lançou várias edições do tipo (encadernados de luxo em capa-dura com diversas HQs selecionadas ao longo da trajetória de um determinado personagem)!

Já tivemos edições assim dedicadas à: "Homem-Aranha", "Thor", "Wolverine", "Deadpool", "X-Men", e "Mulher-Maravilha"... E agora é a vez do "Batman" (cobrindo HQs clássicas e modernas ao longo de seus 80 ANOS)!

Confira abaixo:

Criado em 1939... O "Batman" não tem super-poderes, mas possui uma inteligência extraordinária, habilidades físicas e estratégicas, e combate o crime equipado com tecnologia de primeira linha (O Bat-Móvel, o Cinto de Utilidades, o laboratório de pesquisas na Bat-Caverna, etc). Batman esteve vigiando Gotham City e lutando contra o crime desde 1939 (A Era de Ouro). Seja sozinho ou auxiliado por seus amigos e aliados (Robin, Batgirl, Superman, o Mordomo Alfred), ele é o terror do submundo de Gotham e a última esperança dos oprimidos e injustiçados da cidade. Esta antologia reúne 20 histórias clássicas E modernas desde os primórdios do "Homem-Morcego" até os dias atuais!

Um material bastante diversificado entre raridades, HQs essenciais e importantes na cronologia do personagem, e outras simplesmente despretensiosas produzidas por algum escritor ou artista relevante nessas últimas 8 décadas". Entre os grandes nomes que assinam esta seleção de HQs estão: Bob Kane, Bill Finger, Dick Sprang, Carmine Infantino, Dennis O'Neil, Neal Adams, Frank Miller, Scott Snyder, Greg Capullo e muitos outros... E a coletânea reúne as edições publicadas originalmente em: "Detective Comics" nº 27, 33, 38, 83, "Batman" 49, "Detective Comics" 216, "World's Finest" 94, "Detective Comics" 327, 359, 395, 442, 474, "DC Special Series" 21, "Detective Comics" 574, 633, 711, 757, 821, "Batman & Robin Annual 1", e "Detective Comics" nº 0!

A edição da Panini tem capa (magnífica) de Alex Ross... E compila essas 20 histórias em formato luxo: capa-dura, 368 pág, e R$ 120 (com desconto sai por R$ 102 na pré-venda). Muitos leitores (EU incluso) torcem o nariz pra essas "Antologias" (não gosto de "seleções" de histórias - prefiro encadernados temáticos com um tema específico e bem definido OU materiais em ordem cronológica), mas pra editora parece estar funcionando comercialmente bem, haja visto a quantidade de encadernados do tipo que andam lançando de uns 2 anos pra cá (e que eu citei no texto inicial da postagem) e trata-se de um produto destinado à outro público-alvo: O NOVO leitor que surgiu há pouco (provavelmente através dos FILMES) e que gostaria de conhecer melhor as principais HQs de um determinado personagem!       

Sobre as histórias em si, vou comentar algumas... Começando pelo começo, rs: Com a clássica "Detective Comics 27", que traz a 1º aparição de "Batman" (tenho ela no formatinho da Abril: "As Várias Faces de Batman" e no encadernado: "DC 75 Anos - A Era de Ouro" da Panini)! Em seguida, a "Detective 33" (de 1939) apresenta pela 1º vez: "A Origem de Batman" (essa eu NÃO tenho, mas saiu no "Batman Crônicas" Vol. 1 da Panini e no "Batman - Silêncio" Vol. 2 da Eaglemoss)! A "Detective 38" (de 1940) traz a estreia de "Robin" (outra que eu tenho nas "Várias Faces" da Abril e que foi republicada recentemente em: "Robin Ano 1", da Eaglemoss)! Seguem-se, então, algumas historinhas mais ingênuas e despretensiosas das Eras de Ouro e Prata - até com participação especial do "Superman" (que até divertem, mas não fariam falta numa "Antologia" do Cav. das Trevas)!

Na "Detective 359" (de 1967), vemos a 1º aparição da NOVA "Batgirl" (Bárbara Gordon) de Gardner Fox & Carmine Infantino, enfrentando o "Mariposa Assassina" (vilão tosquíssimo e altamente cafona, hehe)! Já na "Detective 395" (de 1970), entramos numa fase mais sombria do morcego, agora pelas mãos de Denny O'Neil & Neal Adams (HQ republicada recentemente no Vol. 2 das "Lendas de Neal Adams" da Panini)! A "Detective 442" (de 1974) originalmente era uma edição especial de 100 pág, mas que aqui deve trazer apenas 1 das histórias que vinham no gibi americano (provavelmente: "A Morte Sobrevoa o Céu" - que faz parte, também, das "Lendas de Archie Goodwin" Vol. 1 da Panini)!  

Em "Detective 474" (de 1977), o "Batman" enfrenta o "Pistoleiro" (em material republicado há pouco nas "Lendas de Marshall Rogers" Vol. 1 da Panini E no "Batman - Estranhas Aparições" da Eaglemoss)! Agora, avançamos pra "Detective 574" (de 1987), com: "Meu Começo e Meu Provável Fim" (de Mike Barr & Alan Davis - e que foi capa das "Lendas de Alan Davis" Vol. 2 da Panini)! Já chegando numa fase mais moderna e contemporânea, a "Detective 633" (de 1991) traz uma HQ rara de Peter Milligan (publicada no Brasil apenas em "DC 2000" nº 41, da Abril)! Pra encerrar: "Detective 711" (de Chuck Dixon), 757 (de Greg Rucka), e 821 (de Paul Dini & J.H. Williams III - capa abaixo), dentre outras HQs de menor relevância que completam esta "Antologia"!

Até+

194 comentários:

  1. E ae, Leo.
    Mais uma ótima matéria. Parabéns!
    Mais um lançamento "senhor dos milagres". Só mesmo o editor das estrelas gibitubers pra direcionar esses compilados para novos leitores. Duvido novo leitor com munição de 120 reais pra descarregar num material desses para conhecer o personagem. Pra mim não cola essa justificativa. É lógico que são lançamentos para o público alvo principal da editora, com muita grana e pouco critério à não ser a lombada que fica bonita na estante e a sensação de exclusividade.
    Peguei as Antologias do Homem-Aranha e Wolverine. Fiquei só com a do Wolverine na coleção mais por causa da primeira aparição e porque o preço pago foi de uns 30 reais. A do Aranha eram bem meia boca e não tinha nada pra aproveitar já que as melhores histórias já estavam em outros encadernados na ordem com outras histórias.
    Essa do Morcego só em uma boa promoção pra arriscar, apesar da seleção estar mais coerente pelo que pude analisar na descrição das edições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, lançamento para bazingueiro e sommelier de lombada,apenas por que fica bonito na prateleira...

      Excluir
    2. "... sommelier de lombada..."

      Putz! Rachei o bico agora!

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. E aí, Roberto... blz?

      Brigadão por ter curtido a postagem... E espero q vc goste tbm da próxima, q será sobre os preços abusivos E a política elitista de algumas editoras, rs!

      E vc tem razão... Tbm não consigo ver ONDE estão os NOVOS leitores vindos direto dos CINEMAS pros gibis? kkk. Seja como for, alguém parece estar comprando essas "Antologias" (senão já teriam parado com isso), mas ainda acho q o público são os velhos "tiozões" de sempre, ou no máximo os "lombadistas" vindos da Salvat, hehe!

      Tbm concordo com vc q o preço de 120 bonoros ASSUSTARIA um "NOVO" leitor... acho q o moleque desistiria e voltaria a rever os FILMES baixados no torrent ou em promoções nas Americanas, rs!

      Acredito (palpite meu) q a panini sequer saiba reconhecer seu VERDADEIRO público... e acerta um "alvo" por engano mirando em outro mais jovem!

      Abs!

      Excluir
    4. "Brigadão por ter curtido a postagem... E espero q vc goste tbm da próxima, q será sobre os preços abusivos E a política elitista de algumas editoras, rs!"

      Capaz do B. Zago vir comentar no blog, se defendendo. Uma vez falei mal dele (o chamei de idiota) no wordpress e ele veio se defender.

      Sobre os preços altos e amazon. É curioso ver certos pregadores da virtude e da justiça social ainda venderem seus produtos pela amazon ou compartilharem links da mesma, visto que cada vez mais a empresa tem se envolvido em polêmicas de más condiçoes do trabalho dos funcionarios

      https://exame.com/negocios/apos-polemicas-amazon-eleva-salario-minimo-para-us-15-por-hora/

      Excluir
    5. Penso que você vai se surpreender ao ver que a edições do P&N, talvez nem serão listadas como as mais caras já lançadas.

      Essa matéria promete.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    6. Em relação ao preço a Panini ganha em disparada, outra que vejo a galera reclamar é a Mythos, mas tenho pouco conhecimento, já que nunca comprei nada dela. Mas em relaçao ao preço por páginas, acho que pipoca e nanquim e a nova editora do cretino que mora lá no Canadá devem estar mais caras.

      Ansioso pela matéria

      Excluir
    7. "... cretino que mora lá no Canadá..."

      " ? "

      VAM!

      Excluir
    8. "... A dupla dinâmica Scan & Tablet anda em alta..."

      Caldeira, o dia em que o Amazon se tocar do ganho Global que ele terá se criar um "novo prime" só com comics Marvel & DC, de forma que cada País possa consumir as histórias escolhendo a tradução dos textos do balões, como hoje se faz com o "menu de legendas", acabou Panini!

      Isso sem mencionar que empresa ainda pode criar um APP, onde o leitor ou um grupo mínimo de leitores consigam montar suas próprias seleções de títulos e imprimir sobre demanda!

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    9. Vam, o "cretino que mora no Canadá" é o Youtuber da Comix Zone, que montou editora recentemente e está trazendo material europeu. Não gosto dele também (aliás, ainda não vi nenhum Youtuber que merecesse meu respeito).

      Excluir
    10. Ah tá. Desconheço totalmente.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    11. "Vam, o "cretino que mora no Canadá" é o Youtuber da Comix Zone"

      Exatamente, Lierson.

      Não gosto dele também (aliás, ainda não vi nenhum Youtuber que merecesse meu respeito).

      Ultimamemte tenho visto canais de youtubers que falam de filmes trash: "senhor terror", "getro". Me divirto bastante.

      Mas em relaçao a quadrinhos não vejo mais nenhum, salvo vez ou outra quando tenho curiosidade sobre a versao fisica de algum encadernado como foi o caso do xmen grand design

      Excluir
    12. "...Se achou ruim, foda-se! Eu compraria se pudesse, o encadernado tá barato com relação as facadas cada vez mais comuns da Panini, custando R$23,90, mas tenho prioridades na vida e não sou YouTuber de quadrinhos que compram pilhas e pilhas de todas porcarias que aparecem custando mais de R$100 e chama de “investimento”. "

      Fonte: https://www.superamiches.com/review-coisado-vingadores-selvagens/

      Parece que nao sao só os frequentadores do submundo que nao gostam desses caras. rsrsrs

      Pra quem ficou curioso sobre quem fala que gibi é "investimento" acho que o autor do review tá se referindo ao cara do Central hqs

      Excluir
    13. "Capaz do B. Zago vir comentar no blog, se defendendo. Uma vez falei mal dele (o chamei de idiota) no wordpress e ele veio se defender."


      E aí, L... blz?

      Acho q não tem "defesa" nesse caso... A P&N É uma editora elitista e q só publica produtos pra um público classe A. Isso é FATO, e contra fatos não há argumentos, rs!

      Eu até não critico a editora por ter ESCOLHIDO esse segmento de público, pois essa é uma opção empresarial (o dono de uma empresa pode escolher seus clientes através do preço e acabamento dos produtos q vende: q podem ser direcionados pros públicos A, B, e C). O q eu critico é o fato dos editores (pelo menos 2 deles q eu vi) manterem nas redes sociais uma postura socialista (no melhor estilo: "façam o q eu digo, mas não façam o q eu faço, tá"?) e na prática agirem exatamente como os capitalistas q tanto "parecem" desprezar!

      Pelo menos se assumam como realmente são, porra... Não venham com aquele papinho de "esquerda caviar" pra cima de mim q não cola, rs!

      Abs!

      Excluir
    14. "Penso que você vai se surpreender ao ver que a edições do P&N, talvez nem serão listadas como as mais caras já lançadas."


      E acho q não vão mesmo, VAM... hehe:

      A P&N só será citada como uma editora com POSTURA elitista (q nunca lançou NADA em formato econômico e acessível pro leitor de baixa renda)... Mas a Panini, Devir, Eaglemoss, Ópera, e Mythos vão ser as estrelas da postagem, rs!

      Abs!

      Excluir
    15. "Em relação ao preço a Panini ganha em disparada, outra que vejo a galera reclamar é a Mythos, mas tenho pouco conhecimento, já que nunca comprei nada dela."


      A Panini só tá ganhando agora com o OMNIBUS do "Conan" a 250 contos... Até então, só empatava com a Devir em edições q batiam os 200 bonoros, rs!

      Da Mythos eu sou cliente assíduo... Já q coleciono "TEX" e "Fantasma", mas ela é careira sim no custo-benefício por pág. Só q a matéria q tô escrevendo não vai contabilizar o custo por pág, e sim o montante final: Só vai entrar TIJOLO acima de 140, 150, 200 conto, hehe!

      Abs!

      Excluir
    16. "Isso sem mencionar que empresa ainda pode criar um APP, onde o leitor ou um grupo mínimo de leitores consigam montar suas próprias seleções de títulos e imprimir sobre demanda!"


      Oi, VAM... Só possuir os scans de livros e gibis não me interessa e sempre vai ter um público consumidor pra gibis IMPRESSOS (quem é colecionador RAÍZ nunca vai se contentar só com scans)!

      Mas a sua 2º observação (q eu quotei acima) eu já achei MTO interessante... Aí, sim: TEM JOGO pra mim, hehe. Poder fazer meus próprios mixes e imprimir, seria um sonho do qual eu não gostaria mais de acordar, rs!

      Abs!

      Excluir
    17. "Mas em relaçao a quadrinhos não vejo mais nenhum, salvo vez ou outra quando tenho curiosidade sobre a versao fisica de algum encadernado como foi o caso do xmen grand design"


      Mesma coisa aqui, L...

      De canais de quadrinhos só assisto o do Alexandro e o do Quadriláteros (q anda meio parado, infelizmente)!

      Mas tenho visto mta coisa q me diverte mais: O canal dos "Irmãos Piologo" (adoro as cacetadas do Partoba), o "Assombrado" (q fala de mistérios e ETs), e o "PeeWee" (2 mangolões engraçados q falam de cinema, rs)!

      Abs!

      Excluir
    18. "Pra quem ficou curioso sobre quem fala que gibi é "investimento" acho que o autor do review tá se referindo ao cara do Central hqs"


      O Fernando da "Central" até q é gente boa... é meu amigo de longa data dos fóruns da vida, rs. Há mto tempo atrás eu aconselhei ele a manter um blog escrito (mesmo q mantivesse TBM um canal de youtube) e me propus a ajudar nessa parte (já q de youtube eu não entendo NADA, rs). Mas ele preferiu seguir só a linha do youtube mesmo e eu ainda prefiro os blogs tradicionais (nem tenho mta paciência e tempo pra ficar assistindo vídeos, qdo acho mais rápido LER um review)!

      Agora, esse lance de "investimento" eu não acredito q funcione pra GIBIS... Eu tô com coleções completas aqui q eu duvido q um dia consiga vender pelo preço q paguei (vou é tomar TUFO com isso e "com sorte" conseguir vender pela metade do q paguei, isso "SE" vender)!

      Quer "investir"? aplica no CDB do banco q rende mto mais...

      Abs!

      Excluir
    19. "Pra quem ficou curioso sobre quem fala que gibi é "investimento" acho que o autor do review tá se referindo ao cara do Central hqs"

      Se não me engano, quem soltou esta pérola foi o carinha do HQzasso se referindo à X-Men: Grand Design.

      Excluir
    20. Tem canal de gibituber que o cara é praticamente um couch de gibis. Até palestras diz que está dando. Acho engraçado e bizarro. Bizarro por ser totalmente sem noção com conselhos como o de "por onde começar a ler gibi" e engraçado que é um "serviço" tão irrelevante mas o cara quer fazer parecer essencial. Daqui a pouco terá tabela de preços por consultas para "diagnosticar" que tipo de gibi a pessoa deve comprar.

      Excluir
    21. "Se não me engano, quem soltou esta pérola foi o carinha do HQzasso se referindo à X-Men: Grand Design."

      Já escutei o Bedin falar isso também, mas como foi em video antigo; creio que eu tenha me enganado e o autor tenha se referido mesmo a esse cara do Hqzasso

      Excluir
    22. "Daqui a pouco terá tabela de preços por consultas para "diagnosticar" que tipo de gibi a pessoa deve comprar."


      Hahahaha... PQP, tô rindo mto aqui com o seu comentário, Roberto, kkk!

      "couch de gibis", "palestras", "por onde começar a ler gibis", "diagnósticos"... Comédia pura esse post, kkk (mas pior q é aquela comédia q faz rir pq é VERDADE, hahaha)!

      Abs!

      Excluir
    23. Couch de gibis? Já imagino as pérolas...

      "Nooofaaaa, seus Preachers estão com o logo antigo e demodê. Vai ter que comprar tudo de novo com o logo do black label."

      "E esses álbuns fora do plástico? Queridinho, não é pra ler. É só para exibir na estante."

      "E nada de ficar pedindo velharias do Baaarne. Gibis antigos são da-ta-dos. Comics modernos tem que ter lacração. Compre Arlequina."

      "E o mais importante: não esqueça de usar meu link na Amazon. Mas compre pelo preço cheio, já que os preços da Panini são sempre justos e quadrinho é investimento..."

      Excluir
    24. Luiz... Esse couch vai me aconselhar a esperar uma encadernação de luxo do "MP do Moore", já q o Vol. 6 (q é o último) ficou com o selo da Black Label, destoando dos outros 5 Vol, kkk!

      E os 2 parágrafos finais do seu post alguns youtubers JÁ FAZEM... hehe!

      Abs!

      Excluir
  2. O problema de comprar esse material de luxo é ver que muito do conteúdo eu já comprei por outras edições especiais. Batman é meu herói preferido das HQ, mas cheguei a um pouco muitos do seus clássicos tenho já na minha prateleira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Exatamente... é o mesmo problema comigo: A grande maioria dessas "Antologias" são HQs q eu já tenho em outros formatos e acaba não valendo a pena gastar tanto dinheiro com tantos repetécos numa mesma edição!

      Abs!

      Excluir
  3. Olá Leo!

    Essa Antologia tem uma boa seleção de histórias, acredito que vai satisfazer quem não tem acompanhado o histórico do personagem.

    Boa parte das histórias (que são muito boas) já sairam no histórico encadernadinho "As Várias Faces de Batman" a segunda antologia do personagem no Brasil, a primeira foi o "Almanaque de Batman de 1975".

    E o restante (também de boa qualidade) saiu em Lendas recentes, com isso o inesperado pra mim ficou por conta de duas aventuras:

    • DC #633 - Saiu numa época em que o Batman recém perdera sua 3ª série Formato Americano. Inclusive a capa dessa edição foi utilizada pela Abril em um de seus números.

    Ela também está em outro encadernado da DC, que reuniu todas as histórias escritas pelo Milligan pro Batman nessa época: "Batman: Dark Knight, Dark City".

    • DC #711 que é uma divertida aventura com o Bruce Wayne, faz parte da ótima fase Dixon & Nolan que eu conversara com o Prof. Xavier numa postagem passada.

    Já em relação as histórias da Era Panini, eu não li nenhuma delas e se li, nem lembro de tão insignificante que foram.

    Quanto a capa, apesar da ilustração ser assinada pelo ROSS, tem gosto de comida requentada, visto que ela já foi usada outras duas vezes, pela Abril e Panini mesmo. E não precisava, ele já fez inúmeras outras.

    Bat-Abraços,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, VAM... blz?

      Verdade, as histórias selecionadas em geral são mto boas... Mas já tenho a maioria delas em outros formatos e edições, e isso acaba inviabilizando essa "Antologia" pra mim (q nem com desconto de 50% valeria a pena no meu caso)!

      Pro meu gosto pessoal, as HQs mais interessantes ainda são as da Era de Ouro e Prata (em especial a da "ORIGEM" do Batman, q eu não tenho)... De resto, o q mais me interessaria são coisas q eu já tenho nas "Lendas"!

      Tbm concordo contigo qto à capa... É linda sim (sou fanzaço do Ross), mas a imagem já foi usada antes. Podiam ter pego outra imagem dele mesmo se fosse o caso!

      Tipo esta recriação q ele fez pra "Detective 27":

      https://pbs.twimg.com/media/DzzECgBWkAEbRcC.jpg

      Abs!

      Excluir
    2. "...Tipo esta recriação q ele fez pra "Detective 27"..."

      Sim com certeza ela é lindíssima, e nesse caso EU ainda diagramaria "Antologia Batman" com as mesmas letras de "Detective Comics". O resultado seria "Dinamicamente Retrô" se é que essa expressão existe.

      A Panini Brasil é muito acomodada em replicar exatamente oque vem de fora. Ou é isso, ou é uma imposição contratual para manter a coerência com o layout das demais Antologias da DC.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. "SANTA ERRATA, BATMÁ"

      Depois que postei meu comentário, uma ponta de incerteza me acometeu...

      Essa ilustra só foi republicada UMA VEZ em Batman: Vigilantes de Gotham #4 da Abril:

      https://comicvine1.cbsistatic.com/uploads/scale_small/2/28391/2711430-43.jpg

      Cometi o engano porque ela na verdade faz parte de uma sequencia de ilustrações do ROSS para capas alternativas da "Batman No Man's Land / Saga Terra de Ninguém":

      https://i.ebayimg.com/images/g/-9kAAOSwCx1fHI69/s-l1600.jpg

      A Panini, em Batman: 70 Anos Vol. #1 usou uma das outras:

      https://rika.vteximg.com.br/arquivos/ids/219867-1000-1000/-herois_panini-batman-70-anos-01.jpg?v=635316154554630000

      POW!
      SOC!
      VAM!!!

      Excluir
    4. "A Panini Brasil é muito acomodada em replicar exatamente oque vem de fora. Ou é isso, ou é uma imposição contratual para manter a coerência com o layout das demais Antologias da DC."


      Creio q seja um tanto de AMBOS, hehe...

      Tem imposição contratual, mas tbm tem a preguiça de fazer se não tivesse, kkk!

      Abs!

      Excluir
  4. Bom dia, Léo. Tudo bem?

    Rapaz não sou fã de antologias, mas o Batman é um personagem tão fascinante que fiquei interessado nesse volume.

    E as artes de capa originais são um espetáculo à parte.

    Quando tiver um bom desconto pretendo adquiri-lo.

    Leo, mudando um pouco de assunto... e esse "bafafá" em relação ao Omnibus do Conan? Tá dando o que falar.
    Juro que senti uma pontada no peito quando vi o preço cobrado.

    Pelo menos esse volume do Batman é bem mais em conta.

    Tudo de bom pra você, colega, e também para todos os participantes desse espaço de contato tão necessário.

    Até a próxima,

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "... E as artes de capa originais são um espetáculo à parte..."

      Mas ele não disse que as capas originais estão reproduzidas no miolo da edição, não. Aliás o mais provável é que não estejam. Se estiverem será uma novidade, nesse tipo de publicação.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. E aí, Michel... blz?

      Olha, de TODAS as "antologias" lançadas até o momento pela panini, esta do "Batman" sem dúvida é a melhor... Tanto, q preferi fazer uma postagem SÓ pra ela (ao invés de jogar no meio de um "Drops" ou algo assim, rs)!

      Só não vou comprar, pq já tenho a maioria das histórias (q me interessam) em outros formatos... e acabaria não valendo a pena pra mim por conta disso. Mas se vc não tiver essas histórias (ou boa parte delas) vale mto a pena catar com algum desconto mais pra frente!

      Sobre o "bafafá" de "CONAN" (e seus 250 reais)... Esse assunto será o tema da próxima postagem do "Submundo": uma matéria mais descontraída sobre preços abusivos, gibis caríssimos e luxuosos, e "tiozões ricos", kkk. Não perca, vou tentar botar no ar até sexta (se a semana não for tão corrida pra mim, hehe)!

      Tudo de bom pra vc tbm, bróder... Se cuide nesses tempos incertos de pandemia E de gibis cujo preço pedem uma prece à CROM, rs!

      Abs!

      Excluir
    3. Bem lembrado, VAM...

      Não tenho nenhuma "Antologia" na coleção... Mas lembro de ter folhado uma há anos atrás e não ter visto as capas no miolo. Claro, tomara q eu esteja enganado e q essa do "Batman" traga todas as capas no miolo, mas isso só quem comprar poderá nos confirmar!

      Abs!

      Excluir
    4. O Tadeu, quando receber vai poder dizer.

      Bat-abs,
      VAM!

      Excluir
    5. Beleza, Vam? Realmente ele não havia citado que as capas vinham no interior do volume.

      O que eu tentei destacar, no texto, é a beleza dos desenhos.

      Artes de capa antigas são lindas demais.

      Em minha opinião àquela coleção "Crônicas do Batman" jamais deveria ter sido interrompida; assim como a lindíssima "Coleção Histórica Marvel".

      Também, entre outros motivos, porque ambas coleções traziam as capas originais entre as histórias.

      Até a próxima, colega.

      Michel

      Excluir
    6. Olá Michael.

      "... destacar, no texto, é a beleza dos desenhos..."

      É são mesmo. Infelizmente são estilos e composições que hoje em dia não vemos mais.

      "... Em minha opinião àquela coleção "Crônicas do Batman" jamais deveria ter sido interrompida..."

      Isso é questão de gosto, eu respeito. No meu caso, considero que são histórias tão ruins em sua grande maioria em arte e roteiros, que não faço questão nenhuma de possuir.

      "... assim como a lindíssima "Coleção Histórica Marvel"..."

      Essa eu nunca gostei, tenho apenas uma única edição de "Os Vingadores" com o Capitão do Kirby e do Steranko juntos. A Panini só foi acerta no "canto dos cisne" com o Wolverine, MKF e Hulk. Eu até colocaria no bolo a Tumba do Drácula, mas ela deixou incompleta, sacanagem.

      Porém se você quis dizer "Biblioteca Histórica Marvel" eu concordo contigo. Foi uma das piores perdas do colecionismo nacional.

      Com relação a ter capas originais nas edições, é claro que serão sempre bem vindas, mas se não virem, isso é o de menos já que todas estão ou estarão em sua totalidade daqui mais uns anos, nos sites ReadDC e ComixOlogy. Ficar sem tê-las é que não ficaremos.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    7. Erro meu, Vam. O que que eu queria dizer (e não disse) foi
      BIBLIOTECA HISTÓRICA MARVEL.

      Que coleção linda!!! Pena que a perdemos.

      Como eu gostaria que a Panini tivesse lançado pelo menos dois ou três volumes de "Os Defensores".

      Eu ficava fascinado ao ler o saudoso "Almanaque do Capitão América" e emcontrar as aventuras daquele grupo improvável enfrentando ameaças místicas, sobrenaturais.

      Até a próxima.

      Michel

      Excluir
    8. "Artes de capa antigas são lindas demais."


      E aí, Michel... blz?

      Concordo contigo, amigo... E sou um grande fã e colecionador de CAPAS clássicas de gibis antigos. Tenho um HD externo LOTADO delas e q uso como fonte interminável de imagens aqui pro blog, hehe!

      Abs!

      Excluir
    9. "Porém se você quis dizer "Biblioteca Histórica Marvel" eu concordo contigo. Foi uma das piores perdas do colecionismo nacional."


      Acho q ele estava se referindo às saudosas "Bibliotecas" mesmo... Já q mencionou as capas internas (coisa q nem sempre vinha nas finadas "CHM")!

      Abs!

      Excluir
    10. Exatamente, Leo.

      Biblioteca Histórica Marvel.

      Michel

      Excluir
    11. E já que dizem que toda unanimidade é burra.....considero as BHM uma coleção BEM ruim. Bom que tenha sido cancelada.

      Excluir
    12. Q mal pergunte...

      Pq as "Bibliotecas" seriam tão ruins assim?

      Tirando algumas cores photoshopadas, não consigo ver defeitos nelas...

      Abs!

      Excluir
    13. Ué, elas são exatamente o que todos criticam hoje em dia. Caríssimas, com luxo desnecessário. Também tem o papel inadequado para o material que trazem (e razoavelmente fino levando-se em conta o preço), e a coloração em si, que variava da pior possível (ex, Tales of Suspense com o Capitão e o Homem de Ferro) ao meramente ok (surfista).

      Qual era o mérito delas? Publicar as histórias em ordem. É muito pouco....ainda mais sendo poucas, ou memso uma só edição

      Excluir
    14. Olá, Kromak. É realmente questão de gosto pessoal.

      Mas eram volumes belíssimos em estilo, forma e conteúdo.

      Achava-as monumentais. Aquele estilo clássico de ilustração de capa é fascinante; o rosto dos "Grandes da Marvel", lapidares.


      Tivessem vindo em capa cartonada, mas com o mesmo layout e preços menores, para atender o mercado brasileiro mais modesto, poderiam ter vingado.

      Para a época de lançamento, a partir de 2007, se bem me lembro, apresentavam um luxo que poucos leitores podiam bancar.

      Tais problemas acontecem atualmente com as coleções "omnibus" do Aranha e a vindoura Conan - A Era Marvel.

      Até a próxima,

      Michel

      Excluir
    15. E aí, Kromak... blz?

      Valeu pela explicação... agora te entendo no caso das "Bibliotecas"!

      Concordo em partes... Pois a linha "CHM" nos provou q tbm não adianta o produto ser mais barato e não sair em ordem cronológica ou ter as capas no miolo suprimidas por falta de espaço. Eu imagino q se as "Bibliotecas" tivessem continuado, hj custariam na faixa dos 80 reais (foi mais ou menos o q custou o "Surfista 2" ano passado - se não me engano), mas tbm acho q seria possível catar cada uma delas por 50 ou 60 peneirando descontos!

      Enfim, a verdade é q a panini é 8 ou 80... E nunca conseguiu acertar no formato ideal pra se publicar HQs no Brasil (haja visto a lambança q era no início, qdo mudou inúmeras vezes de formatos nas mensais de linha)!

      Abs!

      Excluir
    16. "Tivessem vindo em capa cartonada, mas com o mesmo layout e preços menores, para atender o mercado brasileiro mais modesto, poderiam ter vingado."


      Concordo contigo, Michel...

      O formato ideal desse material clássico pra MIM é:

      1) Capa-cartão
      2) média de 250 à 300 pág por edição
      3) papel OFF-SET (o mesmo das CHM)

      E pronto... teríamos tido uma coleção ÉPICA e definitiva de clássicos no BrasiL!

      Abs!

      Excluir
  5. Olá, Léo!
    Comprei essa "Antologia" do Batman, justamente pelo fato de não ter quase nada do Homem-Morcego.
    Como é improvável que materiais clássicos sejam publicados em sequência, resolvi arriscar para relembrar as antigas publicações da EBAL dos anos 60 e 70 que traziam essas histórias do morcego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Aí vale a pena sim pegar essa edição: no caso de não ter a maioria das histórias selecionadas... A MINHA seleção (se fosse eu a elaborar) seria BEM diferente, mas gostei assim mesmo do resultado final e compraria essa edição se já não tivesse pelo menos uns 80% do material q me interessa aí!

      E, infelizmente, é pouco provável mesmo q esses materiais clássicos saiam em sequência... A coleção de "Crônicas do Batman" (q teve uns 3 Vol. pela Panini) até q publicou na ordem a fase anos 40, mas na época eu tava sem grana pra encarar e nunca mais recuperei, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. "... A coleção de "Crônicas do Batman" (q teve uns 3 Vol. pela Panini) até q publicou na ordem a fase anos 40..."

      Cujo terceiro, encalhou absurdamente sendo encontrado hoje no Amazon, por R$ 19,99 matou a coleção.

      - - -

      Mas, verdade seja dita, o primeiro volume de "CRÔNICAS" pode ser considerado essencial numa coleção sobre o Batman, mas dá pra viver sem os dois seguintes e talvez os demais que aqui não chegaram (a DC publicou mais oito, antes dela mesmo desistir em 2013).

      Dos Anos 40, 50 e meados dos 60 antes da "Era de Bronze" com a chegada do O´Neil & Adams, somente algumas histórias "chaves" são relevantes.

      Como as estreias dos vilões da Bat-Galeria ou Bat-Traquitanas ou fatos resgatados posteriormente na cronologia do personagem, como fez o Len Wein com a História do 1º Batman ou o Morrison com Os Batmen do Mundo Todo.

      - - -

      Vou dizer que eu passei pra frente os Volumes 2 & 3 por R$ 60,00 para um colecionador que acreditava que a coleção seria retomada, já faz um tempo e não me arrependo nem um pouco.

      Bat-Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Oi, VAM... Puxa, não sabia desse encalhe do "Crônicas 3":

      É, pelo visto a galera não curtiu mesmo a continuidade da Era de Ouro do morcego... Já q o Vol. 1 (pelo menos) parece ter vendido bem e hj é difícil de achar!

      Será q num formato econômico poderia ter tido melhor sorte? Acredito q sim (eu mesmo, deixei de comprar na época apenas pq tava acima das minhas possibilidades financeiras - NÃO foi por falta de interesse meu)...

      Abs!

      Excluir
    4. "... Será q num formato econômico poderia ter tido melhor sorte?..."

      Não acredito pela qualidade das histórias. Talvez fosse um pouco mais adiante e só. Nem o gringos bancaram tudo.

      "... Vol. 1 (pelo menos) parece ter vendido bem..."

      Mas esse se explica vender bem, pelo teor de todas as histórias sombrias e beirando o terror, antes do "bucha" do Robin aparecer. É realmente uma edição preciosa.

      Eu mandei como sugestão à Panini (mais uma!) a publicação de uma "Lendas Especial" somente com esse material, tá lembrado?

      https://batdeira.tumblr.com/image/189938633658

      Me ouviram?

      Bat-Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. Lembro sim, VAM...

      Eu adorei essa ideia das "Lendas" da Era de Ouro... e q capa bonita ficou: Parabéns!

      Eu já não ando mais tão preocupado nem ansioso com o q a panini publicar ou deixar de publicar daqui pra frente... Pois já ando decidido a refazer toda a minha coleção da estaca zero somente com TPs importados e deixar a minha atual de herança pro meu filho!

      Assim q eu me aposentar (daqui há uns 5 ou 6 anos pelos meus cálculos), vou partir com tudo pras importações!

      Abs!

      Excluir
    6. "... Q mal pergunte...

      Pq as "Bibliotecas" seriam tão ruins assim?..."

      Pior que agora, fiquei curioso também. Conte seus motivos, kromak?

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  6. E aí, Leo, beleza?

    Eu ainda tenho o formatinho "As Várias Faces de Batman" que contempla muitas dessas histórias (e ainda tem outras sensacionais que podiam caber fácil aí).
    Embora a intenção seja cativar o novo leitor, estaríamos aí vendo uma mudança de paradigma, visto que com um encadernado de 130 reais, estão querendo atingir os leitores casuais que iam pra Saraiva e Cultura, e que não existem mais, pois a saraiva e Cultura são carcaças?
    Qual é o "novo leitor" que vai comprar seu primeiro gibi na vida de 130 reais? Acha que não é mais fácil criar uma alternativa barata para só depois ele se aventuras em tijolão?
    Só a Amazon salvaria, mas como ficariam sabendo da existência disso?

    No final acaba pregando pros convertidos mesmo. Que vão esperar chegar aos 30 ou 40 reais pra adquirir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Eu tbm tenho bem guardadinho e em perfeito estado de conservação o "Várias Faces"... q ainda figura no meu TOP 10 de MELHORES formatinhos de todos os tempos (pela bela seleção de HQs e por ter sido um dos gibis q mais li e reli na vida - comprei ele na época do FILME de Tim Burton)!

      E tbm concordo com a sua visão sobre o público-alvo em questão... Num comentário mais acima (em resposta ao Roberto Xavier) Eu comentei exatamente isso: Qual "NOVO" leitor pagaria 120 reais num gibi? A galerinha oriunda dos FILMES não vai pagar esse preço, eles vão é pagar bem menos pra ter oi DVD ou o Blu-ray dos seus filmes favoritos OU partir pros games (q são uma diversão mais próxima da "pegada" do cinema)!

      No fim das contas, veremos aí o "EFEITO ULTIMATE"... q consiste no fato da Marvel ter lançado em 2000 a famigerada linha "ULTIMATE" focando num suposto "NOVO" leitor, mas acabou atingindo os MESMOS tiozões de sempre, q passaram a colecionar a cronologia tradicional E a "Ultimate" TBM, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. "... vão é pagar bem menos pra ter oi DVD ou o Blu-ray dos seus filmes favoritos OU partir pros games..."

      Nem isso Leo, com 120 reais eu pago UM ANO de assinatura no Amazon Prime ou 3 MESES no pacote básico da Netflix.

      Hoje o streaming é que é o entretenimento barato, que um dia os quadrinhos já foram.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. "No fim das contas, veremos aí o "EFEITO ULTIMATE"... q consiste no fato da Marvel ter lançado em 2000 a famigerada linha "ULTIMATE" focando num suposto "NOVO" leitor, mas acabou atingindo os MESMOS tiozões de sempre, q passaram a colecionar a cronologia tradicional E a "Ultimate" TBM, rs!"

      Muitos jovens gostavam do Universo Ultimate, lembro que na epica que saiu no Brasil, eu tinha uns 13 ou 14 anos e comprava a Marvel Milennium sempre que sobrava uma grana. Acho que nessa época (opinião pessoal) o Mark Millar escreveu várias de suas melhores histórias também. Até hoje curto os X men ultimate dele e diferente de muitos que dizem que Supremos ficou datado, acho que os temas abordados nas histórias continuam atuais, apesar de ser inegável que ela também é uma epítome dos anos 2000.

      Excluir
    4. "Qual é o "novo leitor" que vai comprar seu primeiro gibi na vida de 130 reais? Acha que não é mais fácil criar uma alternativa barata para só depois ele se aventuras em tijolão?"

      Talvez haja uma reaquecimento nas compras ee sebos. Particularmente, fiz quase todas as minhas compras esse ano neles. Última compra que fiz na amazon foi em janeiro ou fevereiro se não me engano. E agora só pretendo adquirir o omnibus do Conan, os livros do Conan e sky masters. Nada além disso, talvez o pelotao do justiceiro se estiver por um preço convidativo e eu estiver com grana sobrando.

      Excluir
    5. "... o Mark Millar escreveu várias de suas melhores histórias também..."

      ".. e diferente de muitos que dizem que Supremos ficou datado..."

      Costumo dizer que de toda a Linha Ultimate, "Os Supremos" é oque vale de verdade.

      E assim como você, defendo que não tem nada de datado na história. Os temas estão cada vez mais atuais, pois o comportamento belicoso e paranoico de parte dos Americanos é eterno.

      E a Viúva Negra realmente Vilã, putz! F%#@ demais!

      Mas temos que lembrar que o Tony Stark "Eu sou o Homem de Ferro" e o Banner criando o Hulk por misturar radiação gama com uma amostra de sangue criogenado do Capitão, foram premissas do Bendis.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    6. "... reaquecimento nas compras ee sebos..."

      Seria uma boa realmente, só temo que os Sebos continuem surfando na marola na atual tabela de preços restritivos da Panini.

      Você tenta procurar uma edição especial ou uma minissérie antigas, e o preço pedido é igual ou maior que sua nova reimpressão, aí não tem como.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    7. "Mas temos que lembrar que o Tony Stark "Eu sou o Homem de Ferro" e o Banner criando o Hulk por misturar radiação gama com uma amostra de sangue criogenado do Capitão, foram premissas do Bendis."

      Não sabia disso. Eu reli a hq do Quarteto Ultimate, ainda me pergunto qual dos dois teve a ideia de transformar o Reed Richards em vilão, sei que quem escreveu a história de origem do Criador foi o Bendis, mas nos números iniciais do Quarteto Ultimate já haviam indícios de que ele poderia se tornar vilão como o fato de ser maltratado pelo pai, sofrer bullying e ser sedento por conhecimento sem pensar nos riscos que isso pode causar (ter trazido os zumbis marvel ao ultiverso), além disso se você reparar, no universo 616 o Reed Richards faz observaçoes de que o experimento do Von Doom vão dar errado quando ambos ainda estavam na faculdade, já no Universo 1610 os sao invertidos, com o Van Damme (nome de merda) mexendo nas anotaçoes dele)

      Excluir
    8. "... Não sabia disso..."

      Querendo conhecer:
      Marvel Millennium: Homem-Aranha #6 e #7
      ou
      Ultimate Marvel Team-Up #2, 3, 4, 5.

      - - -

      "... qual dos dois teve a ideia de transformar o Reed Richards em vilão..."

      Nessa época eu já tinha abandonado. Parei quando finalizaram "OS Supremos II". Nada mais valia a pena ser lido pra mim depois.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    9. "Talvez haja uma reaquecimento nas compras ee sebos. Particularmente, fiz quase todas as minhas compras esse ano neles."


      Tô contando com isso, L...

      Pois já separei MTA coisa da minha coleção pra vender (mais de 300 gibis) e só vou esperar passar o AUGE dessa pandemia dos infernos pra começar a anunciar aqui no blog na volta da coluna de "CLASSIFICADOS", hehe!

      Sei q faz tempo q ando prometendo isso, mas a pandemia atrasou esses planos... quero anunciar meus gibis qdo a situação tiver um pouco melhor pra galera poder aproveitar as barbadas (agora seria um tiro no pé)!

      Abs!

      Excluir
    10. "Seria uma boa realmente, só temo que os Sebos continuem surfando na marola na atual tabela de preços restritivos da Panini."


      Os sebos em grande maioria tão uma MERDA mesmo, VAM...

      Viraram um refugo de scalpers do ML... Tem coisa velha e em mau estado custando mais do q um encadernado de luxo da panini!

      Foi-se o tempo em q os sebos traziam coisas bem conservadas e por preço justo... e ajudaram mto pra q eu recuperasse minha coleção perdida nos anos 80 (me orgulho de nunca ter pago preço abusivo em sebos)!

      Abs!

      Excluir
    11. "Marvel Millennium: Homem-Aranha #6 e #7
      ou
      Ultimate Marvel Team-Up #2, 3, 4, 5."

      Tenho essas edições, futuramente devo fazer uma releitura, mas essas revistas tinham uma cronologia à parte, o reed richards que aparece nelas por exemplo era adulto. Nao lembro delas citarem que o Hulk surgiu com a mistura do soro do capitão com o soro criado pelo banner, acho que essa explicaçao só ocorreu na ed em que os supremos tem de lutar contra o hulk. Quanto á aparição do homem de ferro nelas, nao lembro quase nada, só que a arte era do Mile allred

      Excluir
    12. "... só ocorreu na ed em que os supremos tem de lutar contra o hulk... "

      Pode ser, estou falando de memória apenas, teria que realmente confirmar.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  7. "... Eu ainda tenho o formatinho "As Várias Faces de Batman"..."

    O meu morre comigo, Lierson.

    E foi uma pena a Abril, na época de Batman O Retorno, ter ignorado o segundo volume desse "The Greatest Batman Stories Ever Told".

    Mas talvez o tenha feito, por conta das histórias serem centradas em confrontos do morcego contra o pinguim e a gata.

    Com relação a Panini, ela já fez melhor. As coleções DC & Batman 70 anos, tiveram uma ótima seleção de histórias com valores realmente condizentes com a proposta de se capturar leitores novos e casuais.

    Essa "mudança de paradigma" que fala, esta de acordo com a nova política de preços restritivos da editora. E concordo contigo, preço bom pra pagar por ele é preço de Lendas.

    Ans,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, VAM... blz?

      Puxa, eu não sabia q tinha um 2º Vol q poderia ter rendido um 2º almanacão de "Várias Faces"... Gostei dessa informação, valeu mesmo!

      E, pô... Teria sido bacana um apanhado de HQs focadas no "Pinguim" e na "Gata", na época os filmes do Tim Burton estavam uma verdadeira FEBRE e acho q foi um erro a Abril não ter tirado proveito disso!

      Abs!

      Excluir
    2. "... os filmes do Tim Burton estavam uma verdadeira FEBRE..."

      Pô! Com certeza, e quem é que não lembrará agora da promoção da Pepsi sorteando Dez Carros Eclipse?

      https://www.youtube.com/watch?v=Rvg7ecpxGBI

      MAS, veja o Elcio me lembrou uma vez um fato muito interessante, mesmo com toda a expectativa em cima do lançamento do filme, isso não garantiu a continuidade da 3ª e melhor mensal do Morcego, descontinuada um mês antes do lançamento do filme, por não vender aquilo que a editora Abril considerava rentável na época.

      Sei que falar agora é fácil, muito menos sem saber como funcionavam as negociações comerciais dentro da Abril, mas uma programação de anúncios na contra-capa das mensais justamente divulgando essa promoção, teria garantido uma longevidade maior, quiçá evitado o cancelamento.

      Mas quem disse, que isso não foi tentado? Quem sabe?

      Uma pena eu ter sabido (por aqui) tardiamente da "Live" com o Figa, então editor na época. Essa teria siso uma boa pergunta para ele.

      Agora o jeito é esperar uma oportunidade futura, caso ele participe de alguma outra.

      Bat-Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Pois é, VAM... Às vezes a gente "acha" q determinada ação ou atitude poderia ter sido tomada e isso ou aquilo publicado pela editora, mas na verdade não sabemos sobre detalhes e possíveis empecilhos numa negociação desse tipo:

      Por exemplo, estamos vendo agora a situação da DISNEY dividia entre Panini X Culturama... Vejo mta gente descer a lenha na panini por estar lançando APENAS encadernados de luxo capa-dura custando uma nota preta. Porém, sejamos justos: A Panini NÃO pode (por CONTRATO) publicar gibis Disney q não sejam em formato luxuoso. O formato econômico ficou restrito à Culturama. Pelo menos foi isso q um editor comentou logo q a panini entrou na jogada!

      Enfim, só pra mostrar q nem sempre as coisas são como a gente quer ou como a gente pensa... são mtos contratos e gente de fora dando pitaco em como as coisas devem ser publicadas no Brasil (o Don Rosa é um, q exigiu q seus encadernados só saíssem aqui e no mundo todo em formatão grande e luxuoso)!

      Abs!

      Excluir
  8. E aí Léo, blz!?
    Eu não sou fã de Antologias por dois motivos, valor e conteúdo com pontas soltas.
    Porém algumas me chamaram a atenção, foram Thor, Mulher Maravilha e agora Batman.
    A do Thor peguei mês passado numa promoção e achei ruim, então desanimei com a MM, mas com Batman parece ter histórias razoáveis e fechadas e estou interessado. Fazer o que, é o Batema né, 😅😁😆.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      Falou tudo: Eu (particularmente) tbm NÃO gosto de "Antologias" pelos mesmos motivos q vc citou... não curto mto essas "colchas de retalhos" (salvo raríssimas exceções, como o já mencionado acima: "As Várias Faces de Batman", mas aí era um gibi baratinho da Abril e não um "monstro" de 120 reais, rs)!

      Essa do "THOR" eu comentei aqui no blog na época e lembro q era fraquinha mesmo (e com uma capa horrorosa)!

      Abs!

      Excluir
    2. Leo,
      Agora você definiu perfeitamente a maioria dessas Antologias: "Cocha de retalhos" é a sensação que tive. A do Thor consegue ser a mais "Ficha de retalhos" de todas.
      Falando em Thor ainda sonho c9m a publicação da fase desenhada pelo John Buscema. Será que saí?

      Excluir
    3. E aí, Roberto... blz?

      Olha, enquanto as finadas "CHM" tavam rodando a todo vapor... A grande discussão interna na panini era por QUAL fase começar a publicar o "THOR" clássico (q já era tido como certo na linha CHM): A partir de um certo ponto da fase KIRBY (possivelmente a partir da saga de "THOR X Hércules") ou direto na fase Stan Lee & John Buscema (q seria equivalente aos Vol. 10 a 12 das saudosas "Bibliotecas")!

      Assim, acho q uma hora dessas vai acabar saindo... é uma fase bem emblemática e q foi vista aqui pela última vez em "HTV" da Abril!

      Abs!

      Excluir
    4. Espero que seja em breve o lançamento dessa fase.rs

      Excluir
  9. E aí, Fabiano... blz?

    Esse TIJOLÃO ficou meio-a-meio... Metade histórias FÓDA e metade HQs mais "bobinhas" (ou descartáveis - se considerar umas mais recentes aí)!

    No caso, as mais fódas dessa edição eu já tenho em outros formatos... aí acaba não valendo a pena gastar tanta grana com repetécos, né?

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. Uma boa edição. Se eu não acompanhasse o Batman valeria a pena mas o grosso que interessa realmente ja tenho e não compensaria gastar. A não ser numa hora que apareça na casa dos 20 reais como a antologia do Aranha que chegou a 19. A escolha de capa foi acertada, o Ross sempre vende mesmo ja utilizada outras vezes. Se for ver é até bom, como ja tenho essa capa é uma tentação a menos, mas que tem muitos que vão comprar pela capa, ah sempre tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      É a mesma coisa pra mim... Tem ótimas HQs nessa edição, mas as principais eu já tenho (e como a grana anda contada, não vale a pena gastar mais de 100 pila em repetécos)!

      E putz, não sabia q a antologia do aranha já tinha chegado à 20 pila... Isso sim é descontão bom, hein? Mais barato q uma "CHM" capa-cartão, rs!

      E falando em Ross... eu ainda tô deslumbrado com o "Marvelocity" (q comprei importado): Impossível não ficar revendo os desenhos de tempos em tempos!

      Abs!

      Excluir
    2. "... E falando em Ross... eu ainda tô deslumbrado com o "Marvelocity"..."

      Depois de mais de um ano namorando, consegui comprar o meu, ele está a caminho.

      É que comprei no Amazon Gringo, que estava (ou ainda está, não sei dizer) com uma baita redução de preço.

      Paguei por ele junto com frete, metade do valor, pedido pelo Amazon Brazuca.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Q ótimo0 pra vc, VAM... Fico feliz q tenha conseguido essa edição do Ross, pois é um item obrigatório pra apreciadores da arte épica dele!

      E obrigado pela dica da amazon gringa... Puxa, nem imaginava q pudesse sair mais barato comprando LÁ do q AQUI. Coisas do Brasil, onde todo dia é um 7x1, kkk!

      Abs!

      Excluir
  11. Oi Leo!

    Parabéns pela matéria destrinchando todo o conteúdo da edição, algo bem trabalhoso!

    Bom, não será desta vez que eu irei ter uma antologia na coleção!

    Embora a Panini tenha tentado fugir do convencional, a edição ficou uma colcha de retalhos de muita coisa que já saiu em outras publicações, e isso é desanimador!

    Também, acho que é muita coragem a editora investir na antologia de um personagem que é campeão de publicações e republicações ao longo de décadas (pelo menos nas três últimas desde o filme de 1989)!

    Fora a coleção só dele publicada pela Planeta DeAgostini, as coleções de Lendas DC, as edições solo dele da Eaglemoss, e o monte de encadernados que saem todos os anos!

    Deixa um gosto amargo esta edição se formos olhar para o lado de colecionador antigo; já para os novatos, bom proveito!

    Esta edição de fato é só pra cumprir tabela!

    Vou fazer um jabazinho, e dizer que as histórias da revista solo dele dos anos 90 (antes de a Queda)bem que podiam ser republicadas neste tipo de publicação, pois muitas estão esquecidas e dificilmente verão a luz do dia novamente!

    Tem uma seleção bem interessante e importante na cronologia do herói em "Visões de 1991", que vão deixar muitos fãs com água na boca, querendo relembrar ou conhecer tais materiais, inclusive em janeiro tem uma bem especial escrita por Mark Waid!

    Tenho certeza que quando a matéria for ao ar de forma completa muitos irão perguntar:Por que a Panini não republica estas histórias do Batman?

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Elcio... Blz?

      Brigadão por ter curtido a postagem... Foi trabalhoso fazer sim, pois envolvia muitas edições (20) e tive q sair catando as capas (selecionei 10 pra postagem e apanhei pra encontrar algumas em boa qualidade e sem marcas d'água), além de pesquisar em quais edições nacionais andaram saindo recentemente (diante de tantos repetécos entre panini e Eaglemoss)!

      Concordo contigo sobre o resultado final da edição... Pra mim tbm não valerá a pena, pois as melhores HQs eu já tenho em outros formatos e as mais modernas não me interessam tanto a ponto de me fazer comprar a antologia!

      Eu saquei o lance da seleção nesse caso: resolveram pegar 1 história de cada época e um pouco de cada artista marcante q o morcego teve (assim, TEVE q ter coisa do Neal Adams, Infantino, Aparo, Alan Davis, etc: Além das manjadas de sempre do Bob Kane)! Isso fez com q algumas HQs parecessem deslocadas no meio da edição!

      Resumindo: Só vale a pena MESMO pra quem não tem quase nada do "Batman" e quer conhecer melhor a evolução do morcego através das 8 décadas de criação!

      "Esta edição de fato é só pra cumprir tabela!"... Com esta frase, tu falou TUDO: hehe!

      E te confesso q já ando bastante ansioso pelas "Visões de 1991"... Até já imagino algumas coisas importantes q aconteceram nesse período e q provavelmente estarão na postagem, rs!

      Abs!

      Excluir
  12. "... Vou fazer um jabazinho, e dizer que as histórias da revista solo dele dos anos 90 (antes de a Queda) bem que podiam ser republicadas..."

    Elcio, vou fazer o papel de "Advogado do Diabo", e dizer que esse movimento já começou com as primeiras "Batman... E outras histórias" a versão paninesca dos encadernados "Batman: The Caped Crusader" que coletam em ordem cronológica as histórias noventistas a partir de Batman #417. E aliados aos encadernados já lançados, pelo menos essa década estará bem representada. Veja:

    • Segundas Chances (Eaglemoss) > BT #402-403 + #408-416 + Annual #11;
    • Ano Um (Panini/Deagostine) > BT #404-407;
    • Dez Noites da Besta (Panini) > BT #417-425 + #430-431 + Annual #12;
    • Morte em Família (Panini) > BT #426-429 + #440-442
    • As Varias Morte de Batman (Panini) > BT # 433-439 + #443-44 + Annual #13;

    E SE a Panini der continuidade, como a DC está fazendo (e eu acredito que dará) teremos ainda outros encadernados coletando TODAS as histórias até a edição #473 e o Annual #16.

    E com mais um (ainda há ser divulgado futuramente pela DC) chegaremos a edição #487, a última antes do "prequel" de "A QUEDA" que já esta publicado por aqui também:

    • Lenda BT #20 (Deagostine) > BT #488 + Espada Azrael + Vingança Bane;
    • Lenda BT #21 (Deagostine) > BT #489-494 + DC #659-660
    • Lenda BT #22 (Deagostine) > BT #495-497 + DC #661-664
    • Lenda BT #23 (Deagostine) > BT #498-500 + DC #665-666

    OU

    A QUEDA do Morcego (Panini) > BT #491-500

    - - -

    E quanto as demais histórias noventistas do título Detective Comics?

    Essas a DC está coletando em "Batman The Dark Knight Detective", atualmente com 3 volumes que compreendem as edições DC #575-611 + Anuais #1-2, mas penso que a Panini vai deixar bem para o futuro. Nosso mercado não suporta tantas edições capa dura do Batman sequênciais ao mesmo tempo.

    - - -

    Finalizando, muito melhor do que gastar R$ 102,00 reais nessa Antologia do Batman, é comprar o Segundas Chances da Deagostine por R$ 104,00 e complementar com as demais edições, quem não tem ainda e gostaria de ter uma boa coleção do Batman.

    Bat-Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas dicas, VAM...

      Realmente, tem MTA coisa do "Batman" dessa fase pra sair ainda, hein?

      E apesar de vc duvidar q saia um dia... Ainda boto na roda as "Lendas de Norm Breyfogle", rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi VAM!

      De fato a Panini começou a fazer a máquina girar ano passado, e vamos ver se temos mais histórias do Batman desta época, e olha que tem muito chão ainda pela frente até "A Queda", pelo menos uns quatro anos de história incluindo os dois títulos do herói na época "Detective Comics" e "Batman"!

      Apesar de me lembrar das histórias, quando você vai fazer a matéria, parece que a coisa se agiganta, tem muita história boa do herói antes de "A Queda", que na minha opinião envelheceu mal, principalmente pela falta de qualidade nos roteiros, cujo intuito era vender mesmo penando em criatividade!

      Infelizmente, o hype em torno da saga é muito alta e os leitores mais novos desconhecem muitos materiais bons do herói, e fantasiam que a superhypada saga seja uma obra irrepreensível e magnífica, algo que não chega nem perto de ser!

      Gostaria que os fãs mais novos conhecessem sagas como "Guerra das Sombras"(publicada em Super Powers nº29) ou "Quando a Terra Morre" (publicada em Batman Anual nº02), dois bons exemplos de histórias boas do herói muito antes do hype dos anos 90!

      Abraços!

      Excluir
    3. "... Gostaria que os fãs mais novos conhecessem sagas..."

      Então, "SE" a Panini der continuidade aos encadernados "Batman: The Caped Crusader" os fãs mais novos, terão essa chance Elcio, pois a primeira está no volume 5 (a ser lançado em Jan/21) e a segunda que é anterior, já no volume 3.

      E quando ocorre do arco se dividir entre BT e DC as respectivas edições de DC que fazem parte da história estão inclusas nos encadernados.

      A Panini terá em suas mãos uma série longeva de edições para faturar um bom din-din, já que todas deverão ser em capa dura, seguindo o padrão das já lançadas.

      Bat-Abs,
      VAM!

      Excluir
    4. "E apesar de vc duvidar q saia um dia... Ainda boto na roda as "Lendas de Norm Breyfogle", rs!"

      Passei a duvidar pois oque pode acontecer é a Panini preterir essa nova linha, às Lendas do Batman. Não creio que o nosso mercado mesmo praticando a nova política restritiva de preços, comporte duas linhas diferentes.

      Pois também estou duvidando que a Panini mantenha uma linha com preço camarada, como são as Lendas. Imagino que ela conclua "Quarto Mundo" e "Liga Engraçadinha". E tudo oque vier de novo, já será em capa-dura.

      Se eu estiver errado e espero estar, todos nós ganhamos.

      Bat-Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. "Infelizmente, o hype em torno da saga é muito alta e os leitores mais novos desconhecem muitos materiais bons do herói, e fantasiam que a superhypada saga seja uma obra irrepreensível e magnífica, algo que não chega nem perto de ser!"


      Verdade, Elcio...

      Já vejo mtos leitores novos comentando nas redes sociais q ficaram decepcionados com a "QUEDA" ou q a acham apenas razoável, ou leitores mais velhos dizendo q "envelheceu mal" e coisas do tipo!

      Pra vc ver o poder q o "HYPE" tem de transformar o mediano em uma falsa ilusão de "supra-sumo"!

      Abs!

      Excluir
    6. Minha impressão é que essa saga é mais importante pelos acontecimentos do que realmente boa.

      Excluir
    7. Sobre a saga, ela tem histórias excelentes, histórias médias e histórias bem ruins. Agora comentário de envelheceu mal, seja para a Queda ou para qualquer outra coisa, é crítica de terceira categoria.

      Excluir
    8. Às vezes o pessoal usa o termo: "Envelheceu mal"... pra dizer q qdo leram na época parecia melhor do q numa 2º relida, hehe!

      Seguido acontece umas dessas comigo, rs...

      Abs!

      Excluir
    9. "Sobre a saga, ela tem histórias excelentes, histórias médias e histórias bem ruins. Agora comentário de envelheceu mal, seja para a Queda ou para qualquer outra coisa, é crítica de terceira categoria."

      Discordo, e concordo com o que o Leo falou, geralmente uso esse termi com histórias que pareciam boas numa 1a leitura e que numa 2a lida parecem bobas. Li as ediçoes do Paladinos Marvel do Cavaleiro da Lua, é gritante como as histórias iniciais dele eram bobas e mal desenhadas, eles só melhoraram drasticamemte de qualidade quando o bill sienkiewicz começou a desenhá-las. Quanto á queda do Morcego, acredito que o excesso de edições tie-ins deve tê-la tornado uma história maçante de ser lida.

      Excluir
    10. "Quanto á queda do Morcego, acredito que o excesso de edições tie-ins deve tê-la tornado uma história maçante de ser lida."


      Verdade, L...

      Eu não acompanhei a "queda" na época (e nem agora)... Mas deve ter sido um saco mesmo ler uma mega-saga desse tamanho espalhada em várias revistas mensais ao longo de meses. Nos anos 90 o pessoal adorava essas idiadas: Foi a mesma coisa com a "Saga do Clone" do aranha e a morte do "super!

      Abs!

      Excluir
  13. E aí, leo, beleza?

    Totalmente off, mas já em pré-venda o encadernado da Viúva negra Guerra Biológica.
    Capa dura, 69,90 (preço sem desconto; já baixou pra 59,40), lançamento 10/10/2020.

    Vai sair a primeira mini da Devin Grayson (que saiu em uma Premium do Aranha), a segunda mini (coescrita pelo Rucka) que a Panini lançou em Marvel Apresenta 2, e a mini da Yelena que saiu aqui na Marvel Max, por Greg Rucka e Igor Kordey.
    Devo adquirir, já que não tenho nada disso (mais).


    https://www.amazon.com.br/Vi%C3%BAva-negra-Guerra-Biol%C3%B3gica-Devin-Grayson/dp/6555120312/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=vi%C3%BAva+negra+guerra+biol%C3%B3gica&qid=1596469748&sr=8-1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas da Viúva do George Peréz que há anos merece ser republicada em formato americano, nenhuma novidade.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. "Totalmente off, mas já em pré-venda o encadernado da Viúva negra Guerra Biológica."


      Ótima notícia mesmo, Lierson...

      Dessas 3 minis, tenho só a 1º (no aranha premium) e a 3º (na Marvel MAX)... a do meio me falta, mas gostei mto das outras 2 e pretendo comprar essa edição (tomara q usem a capa do J.G. Jones)!

      Show de bola... mas é outro lançamento atrelado à FILME q remanejaram pro ano q vem, rs!

      Abs!

      Excluir
    3. Oi, VAM... Essa viúva do Pérez se não sair agora com o FILME vindo aí, não sai mais!

      A panini já perdeu a chance com todas as participações da viúva nos filmes da Marvel até agora... é pq esses editores capengas não tem interesse mesmo!

      Abs!

      Excluir
    4. "Mas da Viúva do George Peréz que há anos merece ser republicada em formato americano, nenhuma novidade"

      Desconhecia. UAU!!! Ele tava inspirado nessa hq, a Natasha tá muito gostosa nele!!!

      http://theslingsandarrows.com/wp-content/uploads/2016/05/Black-Widow-Web-of-Intrigue-int.jpg

      Excluir
    5. "Desconhecia. UAU!!! Ele tava inspirado nessa hq, a Natasha tá muito gostosa nele!!!"


      Eu tenho esse material na "SAM" (nº 28-30)... E tem direito até à Viúva pagando peitinho, kkk!

      Abs!

      Excluir
  14. Leo o que acha de wolverine e ciclope agora terem um relacionamento sexual (e dividirem Jean gray)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou o Leo, mas é aquilo que eu sempre digo: Dane-se!

      Nada do que é feito agora, apaga o passado. Então é só ignorar.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Bem... penso q nem o VAM nessa:

      Esse é o tipo de imundície lacradora q NÃO passa nem perto da minha coleção... Não sou mais o público-alvo desse arremedo do q já foi a Marvel um dia!

      Vou ignorar... como tenho feito com praticamente todas as merdas atuais desse tipo, rs!

      Abs!

      Excluir
    3. Nesse caso, acho que nao foi pra lacrar. Acho que o Hickman só quis oficializar mesmo a putaria. Esse triangulo amoroso já existia há muito tempo. Lembro que em um balao da saga da fenix o Anjo dá um beijo na boca da jean grey e ainda tura onda (nao lembro o que ele falou).
      Ciclope sempre teve fama de corno manso, só deu uma melhorada na imagem depois que casou com a Emma Frost e virou anti-herói.

      Excluir
    4. Jean Grey versão cachorrona preparada e ninfomaníaca? Kkkk X-Men na minha cronologia, copiando o termo do Leo, vai até a fase Joss Wheldon e John Cassaday, é lógico que limando algumas fase no meio como "Massacre", "fase Wolverine garras de ossos" e "A era de Apocalipsse".
      Agora virou moda versões "lacradoras" descaracterizando personagens. Gwen Stacy puta, Lanterna Verde gay, Fula lésbica etc...nada contra desde que criem personagens assim.

      Excluir
    5. "Jean Grey versão cachorrona preparada e ninfomaníaca?"


      Pois é, Roberto... Isso se enquadra perfeitamente no conceito de "descaracterização RADICAL" de uma personagem já estabelecida. Quem leu a fase clássica dos XM (pelo menos até a "Morte da Fênix") viu ali uma Jean Grey romântica, q namorava o cíclope e ao mesmo tempo nutria uma atração PLATÔNICA com o "Wolverine" (q gostava dela mas ela não cedia pq respeitava o namorado). A personalidade dela era essa: Vê-la se tornar uma "cachorrona preparada e ninfomaníaca" não tem nada a ver com o q ela era, e nesse caso seria melhor então criarem uma NOVA personagem com essas características e q o cíclope e o Logan pudessem catar ao mesmo tempo então!

      Eu não me incomodo com personagens lacradores DESDE Q sejam originais... e não "releituras" de personagens já existentes!

      Abs!

      Excluir
  15. E tem mais "antAlogia" vindo por aí

    http://www.universohq.com/noticias/viuva-negra-e-destaque-em-tres-lancamentos-da-panini/

    O encadernado da viúva negra do G.J. Jones que eram só 3 ed compiladas, vai vir com mais 6 ediçoes no pacote, que ninguém pediu, quem quiser pela arte do J. G Jones vai ter de aturar ter na coleçao o traço do Igor Kordey e dum tal de scott hampton, além dos roteiros "primorosos" de uma tal de Devin Grayson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "... e dum tal de scott hampton..."

      Excelente quadrinista e pintor, ele fez também:
      "Batman Gritos na Noite";
      "Um Conto de Batman: Coma";
      "Batman Masterpieces" (Que é uma história contada através de uma coleção de CARDS).

      Que muita gente confunde seus trabalhos com do George Pratt, que fez:

      "Ás Inimigo - Um Poema de Guerra";
      "Batman: Colheita Maldita";
      "Wolverine: Netsuke";
      E as Capas de "Um Conto de Batman: Shaman".

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Olha, eu preferia SÓ a mini do J.G. Jones mesmo... q ficaria perfeita numa edição estilo "Graphic Novel" (fininha e mais em conta)!

      Acho até q os 3 artistas juntos destoam o traço entre si... nada a ver um com o outro!

      Abs!

      Excluir
    3. Mas claro, só pra ressaltar:

      Embora eu "preferisse" q a edição trouxesse SÓ o Jones... Ela ainda tá na minha lista de interesses pra qdo for lançada (vai depender do desconto envolvido, da capa escolhida, etc)!

      Abs!

      Excluir
  16. Desculpe por repetir o que o Lierson havia dito sobre o encadernado da Viúva. Nao tinha visto a postagem dele

    ResponderExcluir
  17. Acho que esse formato de antologias funcionaria melhor se fosse com personagens que possuem pouca coisa boa ou que tem pouco apelo ao público, tipo Arqueiro Verde ou com vilões que possuem poucas histórias solo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, L...

      Seria uma boa se fosse assim mesmo... Fico imaginando "Antologias" de personagens q eu tenho pouco coisa na coleção e q poderiam render edições com menos repetécos pra mim:

      -FLASH
      -Aquaman
      -Shazam
      -Surfista (podiam botas as Graphic Novels dele no mix)!
      -Dr. Destino (Só com histórias INÉDITAS dele no Brasil - ele chegou a ter revista própria junto com o "Ka-zar" nos anos 70)!

      E por aí vai...

      Abs!

      Excluir
  18. "... tipo Arqueiro Verde..."

    Uma pena que hype em cima dos seriados não motivou a Panini:

    https://theslingsandarrows.com/wp-content/uploads/2019/05/Green-Arrow-A-Celebration-Years.jpg

    https://d2svrcwl6l7hz1.cloudfront.net/content/B00QHHNBCY/resources/0?mime=image/*

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  19. Fala Léo e Vam!! Contínuo achando que essas histórias não são pra iniciantes, ao meu ver é mais pra fãs do batman que perderam algumas dessas edições e querem tê-las em seu acervo, algumas acho até raras de certo modo!! Curti essa antologia, talvez pegue com um bom desconto!! Abç Vinícius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Vinícius... blz?

      É exatamente isso mesmo... É uma edição mto específica pra um tipo de colecionador mais específico ainda, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Leo e Vam, quero agradecer por essa postagem novamente, foi muito esclarecedora e gostaria se possível que fizessem das outras antologias como Mulher Maravilha, Thor e etc!! Muitas pessoas vendo a sinopse do produto e as edições que nelas estão, não conseguem ou não tem paciência de pesquisar e saber quais históriias estão ali!! Pesquisa que fiz com Wolverine, uma a uma, achei um material diferenciado e comprei. Obrigado mais uma vez!! Att Vinícius

      Excluir
    3. E aí, Vinícius... blz?

      O "Wolverine Antologia" eu já fiz na época (2017) uma matéria bem completa sobre a edição (nos mesmos moldes desta do "Batman", saca só):

      http://submundo-hq.blogspot.com/2017/11/wolverine-antologia-selecao-de-historias.html

      O da "Mulher-Maravilha" eu já comentei na última postagem de notícias da semana passada... Mas não achei as histórias tão interessantes assim pra render uma matéria exclusiva só pra ela. O mesmo vale pra dos "X-Men", q tem muitos repetécos manjados e já bem conhecidos do público em geral!

      Sempre q possível, contudo (qdo o conteúdo for interessante), eu farei postagens exclusivas e individuais pras "Antologias" q vierem daqui pra frente... Ou incluirei elas nos "Drops" e "Plantões" de notícias!

      Vai ter uma edição especial da "Viúva Negra" em breve q terá o mesmo tratamento de destaque por aqui: não perca, rs!

      Abs!

      Excluir
    4. "...Contínuo achando que essas histórias não são pra iniciantes..."

      Vinicius, sinceramente não sei porque você acha que essas histórias não possam ser para iniciantes.

      Excetuando as duas últimas que são pós N52 que eu não lia mais...

      Todas são aventuras anteriores são alto contidas. Basta saber que o Batman é um cara vestido de morcego que combate o crime.

      A única exceção em relação a ter alguma ramificação acontece na história contra o Pistoleiro desenhada pelo Marshall Rogers, mas é coisa mínima não atrapalha em nada.

      É aquilo que falei, são boas histórias, MAS quem já leu todas no passado e tem em outra edições, comprar A Antologia é dispensável.

      Exemplo: Papai Noel ladrão do Frank Miller e Avião Biplano Fantasma do Alex Toth já foram repetidas 3 ou 4 vezes cada uma.

      Se tu não reconhece nenhuma das histórias listadas pelo Leo e quer ter uma coletânea do Morcego é uma boa compra, MAS não por 120 e nem 102 reais, espera que o preço cai.

      Mas se dinheiro não é problema compra logo e seja feliz.

      Bat-Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. Fala Vam! então, eu sou da geração de encadernados panini e salvat, como não tinha vasta experiência, ia pela coleção (salvat) e os populares da panini, batman ano um, TDKR, piada mortal e etc!!! Muita gente fala mal hoje da salvat, eu não tenho vergonha nenhuma, foi onde comecei!! E tem muita gente que conheço que parou por aí, comigo bateu a curiosidade (o que vem antes disso? E depois?)!! Concluindo, se me fosse apresentado um "batman antologia" desses e o "ano um" bem popular, iria começar pela segunda opção (eu e muita gente que conheço)!! Não acho essas histórias da era de ouro tão atrativas pra um novo leitor (minha opinião somente) e entendo seu posicionamento!! Abç Vinícius

      Excluir
    6. "Muita gente fala mal hoje da salvat, eu não tenho vergonha nenhuma, foi onde comecei!!"


      Não é vergonha nenhuma ter gibis da Salvat... Eu mesmo, devo ter pelo menos umas 60 edições somando as coleções preta e vermelha. Não fiz as coleções inteiras, comprei somente os arcos e sagas fechadas q eu ainda não tinha ou q eu gostaria de ter encadernadas!

      A Salvat teve seus erros (foram mtos), mas até aí... todas as editoras q conheço tbm tem seus esqueletos no armário, rs. O fato é q a Salvat teve a sua devida importância no nosso mercado e ajudou até mesmo o blog do "Submundo" a ter mais destaque entre os veículos de quadrinhos, pois fui o 1º a traduzir uma lista de HQs da Salvat buscando em versões da Inglaterra e Alemanha. Graças à isso, este blog disparou rapidamente em visualizações (dei sorte da Salvat ter começado logo depois de eu ter criado o blog, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    7. Elas não serem atraentes não tem nada haver com não serem acessíveis.

      O leitor pode não se sentir atraído pela Antologia, preferindo se ater as historias mais cultuadas e isso é mais do que natural.

      Mas essas histórias são obviamente acessíveis do ponto de vista da compreensão dos roteiros por leitores iniciantes.

      É por essa ótica que você deve observar o meu argumento.

      No final, só fizemos interpretações diferentes.

      E já que você curtiu tanto "ANO UM", te sugiro investir a grana que gastaria numa futura promoção dessa Antologia, em uma das futuras edições das "Lendas do Batman da Deagostine":

      "ACOSSADO" Da dupla "MKF" Moench e Gulacy.

      Porque?

      Simplesmente por ser a melhor das continuações dos eventos apresentados na saga do Miller.

      Bat-Abs,
      VAM!

      Excluir
    8. Minha única crítica à Salvat, eu já disse qual é várias vezes aqui.

      Ela foi a responsável por iniciar a era das edições gourmetizadas.

      Resultando hoje em edições com valores cada vez mais restritivos.

      E o pior é que ela, nem está mais em atividade pra oferecer algum tipo de competição.

      A Panini voltou a reinar absoluta no Marvelioso Mundo da Fantasia.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    9. Oi, VAM... blz?

      Só pra não dizer q a Salvat tá totalmente morta e enterrada... Ela ainda tá publicando o "TEX" (q tá no nº 48 - de 60 no total). Mas duvido mto q depois de encerrado o TEX ela volte a atuar no ramo de HQs: Já era mesmo pra Salvat!

      Abs!

      Excluir
  20. Blz, Leo?

    Bacana matéria, mas ainda não entendi o "fenomeno" dessas antologias...sempre vejo todas elas meses depois em sites por 30..35 reais. Colega meu comprou 3 (doidin) kk

    Esse conteudo ai do Batman é tão meia sola quanto as outras antologias DC e Marvel que vi (ainda não vi uma boa). Essa do Milligan me causou surpresa entre todas, pois apesar dele ser um excelente roteirista, não tem relevância com o Batman pra ter uma historia numa antologia. O maior trabalho dele com o Batman foi Cavaleiro das Trevas, Cidade das trevas, excelente. Merecia sair em encadernado (já existe a um tempo). Mas a Panini parece preferir trazer Deadpool e Arlequina...que são quase sempre um desperdicio de papel.

    O formato/estilo das Lendas DC e CHM Marvel nunca serão substituidos, embora nem todas as edições eram perfeitas (algumas tinham grandes buracos na continuação das historias). Estou curioso pra ver o que a Panini vai fazer com Lendas DC e a (nova?) CHM Marvel. Se acabar mesmo ou vier com preços superfaturados eu não comprarei mais. Só farei um sacrificio (talvez) se sair Arqueiro Verde do Grell, pois é uma das melhores séries das hqs.

    Abraço!

















    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Camus... blz?

      Acho q pra continuarem mantendo esse formato de "antologias"... devem ter vendido pelo menos o suficiente pra cobrir os custos E embolsar um lucro, torrando o q sobrar por 30 pila. Como não sabemos a tiragem e a estimativa de lucro, temos a impressão de q tá encalhando tudo, qdo na verdade a própria continuidade da linha já é sinal de q deve estar indo bem e dando o retorno esperado pra editora!

      "Deadpool" e "Arlequina" é outro caso q costuma causar uma impressão errada nos leitores... Mta gente DETESTA ambos (eu gosto do "Deadpool" - sempre gostei - e da "Arlequina" gosto apenas como coadjuvante eventual), mas são 2 fenômenos entre outra parcela de público (q não os leitores mais velhos). Se vc analisar bem, verá q o "Deadpool" tem MAIS títulos e encadernados do q mtos MEDALHÕES q "aparentemente" seriam mais populares q ele. Assim, pra editora são 2 potes de ouro, hehe!

      Qto às "Lendas"... A linha NÃO vai acabar. Pelo menos não no momento: O fato de estar na "geladeira" não significa q teve o fim decretado. Até pode rodar um dia, mas por enquanto a Panini garante q continuará. Já a "CHM" a última informação q tive é q seria substituída por 2 linhas de clássicos (uma luxuosa e outra econômica). A luxuosa já temos uma prévia do q será com o "Conan", né? A econômica ainda aguardamos maiores informações (isso é coisa lá pro ano q vem)!

      Abs!

      Excluir
    2. Eu acho que a Panini devia apostar mais no formato omnibus estilo Hellboy ou esse do Queda do Morcego....sem pular muitos números...algo como uma Epic Brazuca...ou uma biblioteca marvel

      Excluir
    3. Gostei do que falou sobre as antologias, faz sentido. Pode ser isso q está acontecendo mesmo, pois não faz sentido continuar se não der certo.

      Sim, sim, concordo que pra uma empresa Deadpool e Arlequina são dois potes de ouro. Eles vendem, o pessoal novinho adora, embora ninguem deva saber que o pool surgiu lá atras nos formatinhos aqui no Brasil, numa historia da X-Force dentro de um gibi dos X-Men. E ele era MUITO diferente do que vemos hoje. E eu prefiro essa versão dele ein, eu curtia aqueles porradeiro brucutu dele com o Cable. O nivel de violencia era foda. Lembro de comprar na banca incluso essa edição deles brigando e o Cable com mo facão na mão kk Curto até a fase do Joe, que saiu no inicio do "Deadpool clássico", mesmo ele já tendo sua personalidade mudada. Mas ainda era meio estilo Lobo, digamos. Depois que ele virou mega sucesso virou um bobão. A Arlequina penso igual a voce, curto ela como bucha do Coringa (é o q ela sempre foi). Ela era bacana no desenho e em suas apariçoes iniciais nas hqs. Depois q ficou famosa ficou apelativa demais. Acho curioso que o filme dela tenha apenas conseguido se pagar e lucrar uns poucos milhões (o q é considerado um fracasso).

      Eu acho q em algum momento vai ocorrer com os dois a maldição da super exposição: Que aconteceu com o Wolverine.

      ps: Acho os filmes de ambos bons. Vi o filme dela com mo nariz torcido, mas é bom (!). O q me surpreendeu.

      Eu fico no aguardo de Lendas e a nova CHM economica (sera mesmo?).

      Falando no Conan mega caro, nem comentei pq achei uma sacanagem. Fora que ele colorido n curti (opinião pessoal). Mas enfim, agora estou completamente convencido que fiz bem em preservar as minhas ESC da Abril que adquiri durante os anos e com custo. Vejo gente falando que eles vão estragar total com o tempo e etc....mas pra mim é pura bobagem usada pra justificar a compra dos novos formatos. Elas existem desde os anos 80, inicio dos 90, e estão inteirinhas ate hoje e bem preservadas. O papel que a Abril usava não era maravilhoso, mas eita papelzinho resistente kk É só voce saber cuidar. Acho que as pessoas q falam isso n precisam agir assim, nenhuma coleção desmerece a outra. Respeito pelas ESC da Abril deveria existir sempre. E quem achou que elas iam se desvalorizar devido as novas formatos se deu mal, cada uma custa 10, 15, 20, ate mais, dependendo do numero. Por Crom.

      Mas enfim, quem optou por se livrar das ESC e encarar as novas, seja da Salvat ou as vindouras da Panini (q custarão caro, é pra quem pode liberar essa grana) desejo sorte.

      Abraço!

      Excluir
    4. A Espada Selvagem da Abril tem uns probleminhas na edição com cortes de páginas e textos de algumas histórias, mas em compensação tem HQs de outros personagens (que dificilmente serão republicados), ótima impressão e menos erros de português. Vale manter sim. Eu tenho alguns poucos números e não me desfaço de jeito nenhum.

      Excluir
    5. "algo como uma Epic Brazuca...ou uma biblioteca marvel"


      Aí, sim, Fábio...

      Eu iria apreciar mto esse formato OMNIBUS em capa-cartão e na faixa dos 100 pila (ao invés dos 200 ou 250)!

      Abs!

      Excluir
    6. "Falando no Conan mega caro, nem comentei pq achei uma sacanagem. Fora que ele colorido n curti (opinião pessoal)"


      Oi, Camus... não entendi o q vc quis dizer com isso, pois o "CONAN" q vai sair agora (por 250 pila) era originalmente colorido mesmo e nada tem a ver com o conteúdo da "ESC". Estamos falando da revista MENSAL EM CORES do "Bárbaro", correto? Ou entendi errado o q vc quis dizer?

      Qto às "ESC" da Abril... concordo q elas tenham seu valor e não devem ser desmerecidas, até pq, tem mto material ali de outros personagens q dificilmente veremos de novo um dia (Salomão Kane, Bran Mak Morn, Kull, etc). Mas não vejo nada errado TBM no pessoal querer ter esse material encadernado (é o meu caso: Prefiro encadernado pra TUDO - se pudesse, TODA a minha coleção seria somente de encadernados). Porém, não pretendo me livrar das minhas "ESC" da Abril (talvez de algumas sim, mas não todas - devido à essas outras HQs q vinham no mix)!

      Sobre o "Deadpool"... Eu tenho essa HQ antiga dele enfrentando o "Cable" (ela foi até CAPA de um XM da Abril). Na história, o pool era bem malvadão mesmo e até chegaram a insinuar q ele tivesse estuprado a "Dominó" (tudo dava a entender q SIM na história). Ou seja: depois amenizaram BEM ele, q deixou essa faceta mais cruel (de violentador de mulheres) e passou a ser só um psicopata sanguinário (mas de alívio cômico)!

      E a "Arlequina"... Não me surpreende o fracasso do último FILME, pois vivemos atualmente uma GUERRA IDEOLÓGICA e a atriz fez a BURRADA de direcionar seu filme APENAS pro público lacrador (em especial as feminazis). Não vi o filme, mas até verei qdo passar na TV: E não estou duividando q seja bom, só acho q deixaram essa retardada livre demais pra apitar na produção e fazer um marketing totalmente equivocado voltado apenas pra 1 tipo de público e causando revolta e boicotes na MAIORIA (de um nicho de público q já seria pequeno se essa anta da margot não tivesse segmentado ainda mais a galera)!

      Na boa... mereceu o fracasso q foi pela imbecilidade da atriz e de todos os envolvidos nesse fiasco!

      Abs!

      Excluir
    7. FÁBIO

      Sinceramente os pequenos problemas citados por voce nunca me incomodaram, me incomodava foi os que a Abril fazia nos formatinhos, era mutilação grande. Esc era foda mesmo.


      LEO

      Eu sei que esse material saiu colorido, é claro. O que eu quis dizer é que não gosto de Conan colorido pela Marvel. Prefiro se saisse esse material preto e branco como a Abril e a Mythos já fizeram no passado, mas creio ser arquivo anterior. Se eu fosse comprar preferiria o formato peb.

      Não tem nada de errado comprar os encadernados, concordo, mas o que eu disse foi que tem gente agindo igual babaca por ai sem motivo. Duvido que boa parte ja tenha lido Conan, deve dizer q vai comprar pela indicação de youtubers da vida. Talvez Solomon Kane ate tenha chance de sair pela Panini, pois a Marvel vai trazer ele pro universo deles tb e a Panini deve trazer isso. Agora...Kull, Sonja, Valeria, Bran Mak, duvido muito que saia.

      Não acho que o Deadpool tenha violado a Domino. Eu acho que a conotação que ela usa no original em ingles é que ele a feriu com sua espada/katana e a Vanessa a congelou com uma arma. Parece tortura. O fato dela aparecer com parte das roupas rasgadas deu impressão a algumas pessoas que ela foi violada. Mas não acho.

      Excluir
    8. "Oi, Camus... não entendi o q vc quis dizer com isso, pois o "CONAN" q vai sair agora (por 250 pila) era originalmente colorido mesmo e nada tem a ver com o conteúdo da "ESC". Estamos falando da revista MENSAL EM CORES do "Bárbaro", correto? Ou entendi errado o q vc quis dizer?"

      Essa fase do barry smith saiu em preto e branco pela abril nos anos 2000, só nao sei se saiu completa

      Excluir
    9. "A Espada Selvagem da Abril tem uns probleminhas na edição com cortes de páginas e textos de algumas histórias"


      Verdade, Fábio...

      A "ESC" da Abril alterou bastante o texto original de algumas histórias... e pelo q eu soube, até mesmo expressões como "SANDÁLIAS" (q o Conan usava) foram alteradas pq "sandália" era "coisa de menina" (segundo algum babaca na Abril, rs)!

      Tudo bem, até nem vou criticar o cara por isso, já q na época podia mesmo haver algum preconceito com o lance da sandália... Mas o leitor inteligente saberia diferenciar e compreender o contexto da época. Enfim, esse foi só 1 mísero exemplo do qto a Abril teve q mexer no texto das "ESC"!

      De qq forma... HOJE temos os tais erros de revisão (com os quais as primeiras edições da panini/salvat foram bombardeadas, rs) e q vc bem lembrou!

      Abs!

      Excluir
    10. "Essa fase do barry smith saiu em preto e branco pela abril nos anos 2000, só nao sei se saiu completa"


      Ah... Bem lembrado, L:

      Realmente, a Abril começou a republicar a fase Barry Smith em P&B na reta final da "ESC"... mas acho q cancelaram a revista antes de completar (são 24 ou 25 edições dele)!

      Quem completou essa fase recentemente foi a Mythos... Nas 4 edições de "Crônicas", mas com cores photoshopadas da Dark Horse!

      Abs!

      Excluir
    11. "Eu sei que esse material saiu colorido, é claro. O que eu quis dizer é que não gosto de Conan colorido pela Marvel. Prefiro se saisse esse material preto e branco como a Abril e a Mythos já fizeram no passado, mas creio ser arquivo anterior. Se eu fosse comprar preferiria o formato peb."


      Tranquilo, Camus... Eu vi q tinha entendido alguma coisa errada, até o L me relembrar q a fase Barry Smith já tinha saído em P&B antes (minha memória anda mto fraca e na hora apaguei completamente essas lembranças, rs)!

      Seja como for, eu gostei mto da nova colorização da Marvel (BEM melhor q a da Dark Horse - na minha opinião)... A única coisa q eu NÃO gostei foi do formatão OMNIBUS caríssimo pra essa fase (eu torcia mto por um formato econômico, como chegou a ser cogitado)!

      E sim, a parte dos encadernados eu tinha entendido o q vc quis dizer sim... e sei bem de q tipo de babacas vc se refere. Tenho visto nas redes sociais (fêisse) todo tipo de comentários bestas e depreciativos (de gente q nem sabe quem são "Bran Mak Morn", "Salomão Kane", e "Kull"). São lombadeiros (mais preocupados com a lombada da panini) e youtubers q nunca leram a "ESC" clássica se metendo a falar de "CONAN", rs!

      Abs!

      Excluir
    12. ESCUTEM! BANDO DE CÃES PICTOS!!!

      Conan the Barbarian ganhou um "Essential", aquele gibi formato lista telefônica, com a fase completa Thomas & BWS em 2000.

      Em 2001 a Abril passou a publicar essas histórias todas em P&B a partir da ESC#196 e foi até a última edição #205.

      Foram publicadas as primeiras vinte edições com exceção da #18.

      - "A Abril deve ter achado que vender 50 mil exemplares por mês era muito pouco perto dos quase 200 de antigamente"

      A ESC então passou para Mythos em 2002, que publicou as edições restantes até a última #24, mas pulou a #22.

      E QUE CROM BEBA SANGUE EM SEUS CRÂNIOS, FILHOS DE UMA CADELA PESTILENTA!

      VAM!
      O Bárbaro.

      Excluir
    13. E TEM MAIS IMUNDOS!

      A Mythos deu continuidade as edições da revista até sua edição #100 com o final da Saga da "Rainha da Costa Negra", (pulando apenas as #64 e #87) que foi publicada em sua ESC #55.

      E VOCÊS AINDA ANSEIAM PELAS CAPAS VERMES?!!

      https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/51mISGQAeAL._AC_SL1500_.jpg

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=5615&path=abril/e/ces03010196.jpg&w=400&h=533

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=21042&path=co0620101_21042.jpg

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=5624&path=abril/e/ces03010205.jpg&w=400&h=526

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=47136&path=mythos/c/co06201055.jpg&w=400&h=533

      Mas, estas histórias não foram retiradas de um segundo Essential, PORQUE NÃO TEVE!

      E EU NÃO SEI DE ONDE FORAM!

      NÃO ESTÃO SACIADOS?!

      ENTÃO SINTAM O GOSTO DO MEU AÇO, MATILHA DE LEPROSOS!

      Ass.:
      The BarbariVAM!

      Excluir
    14. LEO

      Eu achei estranha tua indagação kk Mas ja ta entendido.

      Pelo menos essa nova colorização não tem aquelas cores chapadas e horriveis kk Acho que o maior problema desse omnibus, alem do preço safado, é o peso dele em si. Cara eu tenho problema pra manusear até Batman O longo dia das bruxas/ e Vitoria sombria. Eles não são pesados quando voce os pega, mas conforme o tempo vai passando começam a pesar nas tuas mãos, fora que folhear é uma porra. Eu não curto esses formatos devido a isso. Imagina esse do Conan?

      Sim, os "especialistas" que voce vê no Face são genios kkk Só sai pérola dali. Eles conhecem no maximo a Sonja, alem do Conan, e olha lá. E como falei, duvido que vários leram Conan algum dia.

      L e LEO

      Curiosamente a Abril começou a publicar Conan fase Thomas/Smith até a primeira parte de Cerco de Makalet, e depois parou (cancelou a revista). Ai a Mythos continuou de onde a Abril parou (!) sim, eles começam pela segunda parte da historia. Isso deve ter sido bizarro para muitos leitores da época. Eu não comprei na época, só fui descobrir isso bem depois. Essa era a etapa final da fase com o Smith. Faltou pouco pra Abril terminar tudo (metade de Makalet é desenhada pelo Buscema já).

      VAM

      Prefiro ser chamado de Chacal do mar kkk

      A culpa da queda brutal de vendas da ESC da Abril se deve simplesmente ao fato das historias terem decaido muito em qualidade. Era engraçado ou triste? Ver os leitores reclamando na seção de cartas como se os caras da Abril tivessem culpa e produzissem as historias. Tinha uns caras q falavam como se os escritores e desenhistas (gringos) trabalhassem ali do lado dos editores da Abril kkkk E obvio, os editores tentavam defender a revista, mas ja era indefensavel!

      Eu recomendo até ESC 132. É tudo excelente, bom, ou muito legal. Depois fica bem ruim e repetitivo. A Abril tentou salvar a revista trazendo a fase Thomas/Smith, mas ja era tarde.

      Abraço!

      Excluir
    15. Particularmente gosto das histórias do Barry Smith com as cores da Marvel e as do Buscema em p&b.

      Excluir
    16. "http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=5615&path=abril/e/ces03010196.jpg&w=400&h=533"

      Tenho muito orgulho de ter conseguido essa hehehe

      Excluir
    17. "... A Abril tentou salvar a revista trazendo a fase Thomas/Smith, mas ja era tarde..."

      SELEMOS ENTÃO UM PACTO TEMPORÁRIO, DESPREZÍVEL CHACAL DO MAR!

      Pois realmente quando a Abril começou a publicar (e ela fez isso logo que possível, com apenas um ano de diferença apenas) a fase BWS em PB na ESC, o fim já estava decretado.

      Mais ainda assim acredito que as vendas minguaram para os padrões dela. Pois a Mythos consegui publicar 76 edições no total, se manteve por mais 8 anos nas bancas.

      E talvez ela devesse ter mantido a numeração da Abril, assim a confusão relatada por você com as divisões da "Saga do Cerco de Makalet" não ocorreria. E isso ainda daria uma valorizada na coleção como um todo.

      Ao final teriam sido 281 edições superando a SSC com suas 235 magazines.

      Curioso é também perceber que a ESC da Myhtos nunca é mencionada, e ela tem um índice de aproveitamento igual ao maior que a versão da Abril em proporção.

      AGORA DESAPAREÇA DA MINHA FRENTE, CHACAL! DESPREZO TODOS OS DE SUA LAIA!

      The BarbariVAM!

      Excluir
    18. "Acho que o maior problema desse omnibus, alem do preço safado, é o peso dele em si. Cara eu tenho problema pra manusear até Batman O longo dia das bruxas/ e Vitoria sombria. Eles não são pesados quando voce os pega, mas conforme o tempo vai passando começam a pesar nas tuas mãos, fora que folhear é uma porra. Eu não curto esses formatos devido a isso. Imagina esse do Conan?"

      Acho que é o caso de aparecer alguém especializado em encadernação, "desmontar" esse omnibus e dividi-los em encadernados menores.

      Bem, já tem gente que encaderna as edições:

      https://youtu.be/Q_hO9K_643M

      Excluir
    19. VAM

      Acredito que o material bom do Conan tenha terminado mesmo, por isso a Mythos não consegui continuar...talvez seja isso. Eles passaram a replicar sagas que a Abril tinha publicado como Conan libertador, Rainha da costa negra (fizeram melhor que a Abril nessa), entre outras. A Abril trouxe material demais do Conan na ESC e ainda tinha Conan Saga e Conan em cores. Eles deixaram poucas ineditas pra Mythos. A Mythos trouxe ate as tiras do Conan, que ficaram horriveis...mas não acho culpa deles.

      A Mythos tb fez algo muito legal que a Abril não fez, e que nem todo mundo lembra ou sabe, trouxe a continuação de Graphic Marvel n° 15 Conan: Os Guerreiros do Tempo. Eles trouxeram a longa saga onde o Conan age ao lado da Sonja. Pessoal que curte os dois juntos vai gostar, mas é dificil conseguir as edições da Mythos.

      Concordo com voce, cão! A Conan Marvel da Mythos devia ser mais lembrada.

      L

      A edição que quis mostrar não consegui ver.

      Cara achei show esse encadernado do video. Queria ter esse tipo de habilidade. Eu tenho um amigo que é craque em fazer roupas, acho esses tipos de coisa bacana.





      Excluir
    20. "A ESC então passou para Mythos em 2002, que publicou as edições restantes até a última #24, mas pulou a #22."


      E aí, VAM... blz?

      Mas q lambança, hein? Hahaha, a Abril pula 1 história e a Mythos pula outra sem motivo aparente? Como se já não bastasse a zona pro leitor começar numa revista e terminar essa fase em outra com a numeração reiniciada e outra padronização de capa (lembro q a Abril ainda usava as capas do Smith e a Mythos não)!

      Seja como for... o BUZUM da panini vai trazer até o nº 26 e mais uns especiais e coisas tiradas de outras revistas!

      Abs!

      Excluir
    21. "Eu achei estranha tua indagação kk Mas ja ta entendido."


      E aí, Camus... blz?

      Não fiquei indignado com nada em momento algum, pode ter sido impressão sua pelo jeito q escrevi... às vezes, a gente escreve de uma forma q pras outras pessoas parece q a gente tá irritado ou indignado, mas comigo não tem nada a ver: ando super de boa (nem mesmo as feminazis e os lacradores arrombados do fêisse conseguem me tirar do sério hj em dia, kkk)!

      Qto ao PESO do TIJOLÃO do "Conan"... Concordo contigo, tbm acho esse formato mais parrudo mto desconfortável pra ler, ainda mais q eu leio sempre deitado de barriga pra cima com o gibi apoiado no peito (vai ser ruim de respirar, rs)!

      Outro problema... É q eu tenho TENDINITE: Uma das razões pelas quais não consigo manter um ritmo maior de atualizações no blog (mto tempo de digitação já começa a ficar inviável pra mim). E isso vai afetar TBM o manuseio de um TIJOLO pesado desses!

      "Tinha uns caras q falavam como se os escritores e desenhistas (gringos) trabalhassem ali do lado dos editores da Abril kkkk"

      Putz... Eu lembro disso, Camus. Era constrangedor ver os caras falando como se a ABRIL (q mal sabia editar o material já pronto dos EUA) fosse responsável pela criação das histórias, hahaha. E pior q já tinha internet naquela época (não tem desculpa pra ignorância com a internet do lado pra consultas, kkk)!

      Abs!

      Excluir
    22. "Mais ainda assim acredito que as vendas minguaram para os padrões dela. Pois a Mythos consegui publicar 76 edições no total, se manteve por mais 8 anos nas bancas."


      Eita... Não lembrava q a revista da Mythos tinha chegado tão longe assim, e olha q já nem tinha quase material inédito pra segurar a revista, hein?

      Eu tenho umas 3 ou 4 edições da Mythos (q traziam HQs q eu não tinha em versões anteriores)... Acabei não dando mta bola pra essa revista no geral, pois na época eu tava desempregado e juntando os trocos pra outras revistas q eu ainda não tinha!

      Qto à manter a numeração da Abril... Acho q nesse caso a Mythos não tinha mto o q fazer: Se bem me recordo, um editor falou na época q o NOME "Espada Selvagem" tava registrado na Abril e não poderiam usar o mesmo nome (existe um tempo pra reutilização de um nome q tenha sido usado por outra empresa - a lei vale pra títulos de gibis tbm). O jeito, então, foi a Mythos ter criado outro nome q tivesse "liberado" pra fins de registro!

      Abs!

      Excluir
    23. PIOR QUE O JUMENTO CARCOMIDO DE UM MERCADOR DE ARGOS!

      Agora é que eu fui reparar que o nome da revista é outro!

      Mesmo usando capas de SSC e artes de Alexandre Jubran no formato magazine e sendo em P&B, a revista se chamava "Conan o Bárbaro" e não "Espada Selvagem de Conan".

      QUE CROM ME AÇOITE PELA ETERNIDADE COM O CHICOTE DE TRANÇAS DE MIL VIRGENS DE ZÍNGARA!

      The BarbariVAM!

      Excluir
    24. "a revista se chamava "Conan o Bárbaro" e não "Espada Selvagem de Conan"


      Essa merece mesmo uma bela sessão de açoites, hahahaha...

      Abs!

      Excluir
    25. LEO

      Realmente as vezes quando escrevemos algo soa errado, Leo, mas tá tudo beleza! Cara essas feministazinha fedida e os lacração mongolão eu parei de seguir do Face kkkkk

      Essas hqs tijolão é foda tb pra guardar! É bonito, vistoso esses formatos deluxe, mas são complicados manusear.

      Quanto a tendinite, cara pesquisa sobre Cloreto de magnésio, uma pessoa aqui em casa tinha e se curou e ainda passou pra outras pessoas, como meu primo que é mais jovem igual a gente. Todo mundo ficou bom. Esse é um problema foda pra quem trabalha em computador e ADM. Se quiser me chama no Face q te passo como usar.

      Esses mano das cartas da ESC eu rio sempre com eles kkkkk É só tu ler que é risada na certa kkkkkkk

      VAM

      Caraio tu tava chamando Conan o barbaro da Mythos de ESC? kkkkk Tem que passar um tempo preso na Cidadela dos condenados!

      Abraço!

      Excluir
    26. Opa, valeu mesmo sobre a dica pra tendinite, Camus...

      Vou pesquisar então, e qq coisa te chamo inbox lá no fêisse, blz?

      Abs!

      Excluir
    27. "... Caraio tu tava chamando Conan o barbaro da Mythos de ESC? kkkkk..."

      O mais bizarro dessa história é que ao digitar "espada selvagem de conan mythos guia dos quadrinhos" o Google apresenta justamente como um dos resultados "Conan o bárbaro".

      Daí pra fazer a leitura dinâmica ou burrônica foi imediata.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    28. Depois dessa vou me resignar a falar somente sobre Batman mesmo.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    29. Muito bom VAM!. Suas introduções de texto sob a alcunha de "VAM
      O Bárbaro". Ri pra caralho, ficaram bem feitas. Pelos seus textos logo se vê que tu és digno de CROM.

      Excluir
  21. Olá, LEO.

    Antologias são comercialmente atraentes em qualquer mídia, é o que percebo. Não é à toa que sempre há editoras investindo em "antologias" de contos por autor ou gênero, por exemplo. A Panini agora não largará esse osso. E que bom para nós, consumidores.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Neófito... blz?

      Pois é, uma prova do q vc disse acima pode ser constatada (por coincidência) na última postagem no blog do "Marcelo - Antologias", justamente sobre uma antologia de contos da literatura fantástica:

      http://marcelo-antologias.blogspot.com/2020/07/das-estrelas-ao-oceano.html

      Mto interessante mesmo... Fiquei bem empolgado com esse livro aí, até pq, o conto do Lovecraft q nele aparece eu não tenho (e coleciono tudo do Lovecraft)!

      Abs!

      Excluir
    2. Parece uma edição maravilhosa. Aliás, da Martin Claret, comprei há alguns anos aquela mega antologia de contos de Lovecraft.

      É tentador comprar esta edição. Só evito porque ando dando preferência ao formato eletrônico "gratuito".

      Abraços!

      Excluir
    3. Te entendo, Kleiton...

      Tô quase cedendo e comprando um tablet pra livros "eletrôncios", rs!

      Abs!

      Excluir
  22. "... devem ter vendido pelo menos o suficiente pra cobrir os custos.."

    Suspeito que essas Antologias são menos onerosas na produção, pois a tradução e letreinamento já estão prontos de outras publicações é questão de substituir os arquivos por assim dizer, essa do Batman por exemplo: Creio que a única aventura inédita PELA PANINI seja a do Peter Milligan.

    A dos X-Men pelo que você comentou é inteiramente repeteco de outros pãezinhos.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, VAM...

      Fica mais barato pra editora sim, qdo já tem os arquivos prontos OU ao menos traduzidos... É menos gasto pra produzir o material, só q (lamentavelmente) esse tipo de economia NUNCA é repassada ao consumidor e mesmo qdo a editora não precisa gastar com tradutor e afins, o custo de uma edição dessas continua equivalente à outras de mesmo formato.

      Cadê o "repasse"? não tem, rs!

      Abs!

      Excluir
  23. Bom dia,Leo.
    Cara,vendo voce e os amigos do blog falando sobre esse formatinho de "As várias faces do Batman" bateu-me uma tremenda nostalgia,pois ja o possui e livrei-me dele na época por nao possuir ainda "cabeça de colecionador".kkkkkkkkk.
    Essa antologia do personagem nao chamou-me atenção em um primeiro momento. Pode ser que em uma futura promocao eu resolva adquiri-la.
    Abc.
    PCRM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, PCRM... blz?

      Sabe, confesso q tbm me bateu uma certa nostalgia de ter falado tanto nesse "Várias Faces"... Me ocorreu até a ideia de ressuscitar a coluna: "HQ Memória", só pra falar dessa edição, q tal?

      Abs!

      Excluir
    2. Ola,Leo.
      Seria uma ótima para relembrarmos vários clássico,hein? Recomendo.
      Abcs.

      Excluir
    3. Já comecei a providenciar...

      Só q acho q vou ter q escanear a capa da minha edição das "Várias Faces", pois não achei a imagem com a qualidade q eu gosto, rs!

      Abs!

      Excluir
  24. Salve, Léo.

    Antologia para mim já basta As Várias Faces de Batman, publicada pela Abril para comemorar os 50 anos. Capa espetacular e uma boa seleção de histórias e artistas envolvidos.

    Essa capa do Ross ficou excelente, mas o conteúdo parece uma mistura da antologia do cinquentenário com a coletânea de 70 anos. Ou seja, muito repeteco...

    E esse formato de antologia começou a me dar no saco quando peguei Os Maiores Clássicos do Aranha - Frank Miller. Uma história do Teioso e o Demolidor ficou sem final porque a conclusão era de outro artista. Por sinal, repetiram o mesmo erro com a mesma história no capa dura do Demolidor do Miller...
    Além dessas, tiveram as CHMs (que no começo, focavam na aparição de determinado personagem e quase sempre ignoravam o que acontecia antes ou depois na hostória) e a infame decisão de lançar apenas metade de Ano 2 no Batman do Alan Davis.

    E, pelo visto, esse formato voltou para ficar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luiz... blz?

      "As Várias Faces" ainda hj é um dos meus gibis favoritos de todos os tempos... Pq tá na lista dos q mais li e reli ao longo doas anos. Inclusive, tô com a ideia de ressuscitar a coluna "HQ Memória" só pra falar dessa edição aqui no blog (bateu o saudosismo de novo, rs)!

      E esse problema q vc relatou no "Aranha do Miller"... é o q aconteceu com as "Lendas do Batman" do Alan Davis e Gene Colan (só pra ficar nesses 2): Histórias q não foram concluídas pq a proposta das "Lendas" é focar nos artistas e foda-se a compreensão das histórias, kkk!

      Aliás, isso das "Lendas" sempre gera polêmica... Qdo a Panini lançou as lendas dos "Superpowers" do KIRBY (q eram basicamente os "Superamigos"), teve leitor q reclamou do Vol. 1 ter apenas a capa e 1 das 5 histórias desenhadas pelo Kirby). Ou seja: Se a panini deixa a história incompleta os caras reclamam, mas se publica outro artista diferente nas "Lendas" o povo reclama TBM, hahaha!

      Abs!

      Excluir
    2. Essas coleções de Lendas do Universo DC temáticas por artista sempre achei um tiro no pé em ser à risca só material do "homenageado". Nisso até capas foram limadas porque foram desenhadas por outros. Se as histórias não tiverem inicio meio e fim pra ler é que não ira servir,só folhear.rs

      Excluir
    3. Verdade, Roberto...

      Tbm sempre achei uma furada a panini iniciar uma coleção q já tinha uma limitação editorial q causaria inúmeros problemas pros próprios editores e causaria várias reclamações de leitores: A "proibição" de se publicar um início ou final de saga q não fosse desenhado pelo "homenageado"!

      Aliás, vale ressaltar q foi ESSE problema q sempre impediu uma "Lendas do Superman - BYRNE"... Já q mtas histórias ficariam confusas e sem continuidade por ele intercalar com outros artistas!

      Abs!

      Excluir
    4. "... Aliás, vale ressaltar q foi ESSE problema q sempre impediu uma "Lendas do Superman - BYRNE"..."

      "SE FOR" publicado um dia espero que seja no formato "The Fall Edition" do contrario não me interessa. Não vou pagar preço do "Saga" ou muito menos de "Colosso" por ele.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. "Por sinal, repetiram o mesmo erro com a mesma história no capa dura do Demolidor do Miller..."

      Luiz, publicar essa história na íntegra seria complicado pois ela começa uma antes e continua por mais três edições, companheiro.

      Compreendida entre "PP Amz SpiderM" #25-30.

      Aqui no Brasil saiu completa em "Teia do Aranha" #48-49.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    6. Oi, VAM... Essas edições da "Teia" (48-49) costumam ser bem difíceis de se achar:

      Lembro q nos anos 90 (por volta de 1995) comprei a coleção completa da "Teia" do nº 1 ao 65... e continuei em bancas a partir dali. Mas essas do Miller já eram consideradas "difíceis" naquela época!

      Abs!

      Excluir
  25. Opa, beleza? Essas antologias tem boas histórias, mas tem muita muita coisa irrelevante, só pra fazer volume, essa deixo passar, ainda prefiro e tenho essa que você citou " As várias faces de Batman " bem interessante por sinal, ao invés disso eles poderiam republicar várias hqs do Batman, como por exemplo " Gritos na noite " e a série " Um conto de Batman " publicada pela Abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Gritos na Noite" tem muita chance de sair como Graphic Novel em capa dura igual a "Filho do Demônio".

      Pois foi escrita pelo Archie Goodwin e a Panini retirou ela do miolo das Lendas dele, pois o formato é magazine e tem arte pintada.

      Já "Contos" tem saído muito irregularmente, só tivemos XAMÃ e VENENO. Sendo que ACOSSADO e TERROR estão listados na Coleção da Deagostine lá de fora.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Concordo com o VAM...

      "Gritos na Noite" parece ter sido separada das "Lendas do Archie Goodwin" pra ser publicada à parte (como graphic novel), já q sua arte pintada seria inadequada pro papel off-set (somente no LWC ou couché é q ficaria bem)!

      E os "Contos" eu queria mto q continuassem mesmo... Peguei o "VENENO", mas perdi o "XAMÃ" e queria q republicassem essa. O "ACOSSADO" tbm me interessa!

      Abs!

      Excluir
  26. Como falamos aqui em Antologias. Acabei de ver no MarketPlace da Amazon que a loja Siciliano, do grupo Saraiva, está vendendo a Antologia do Thor por R$29,90, frete é cobrado a parte. Tem muita coisa lá por valores bem baixos como alguns volumes de The Walking Dead da Panini por R$9,90. Acredito que seja queima total do estoque de produtos consignados. A quem interessa fica a dica. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas dicas de preço... Valeu mesmo, Roberto:

      "Walking Dead" eu já peguei todas... mas pra quem perdeu alguma, por 9 pila tá de barbada mesmo (preço de uma mensal fininha, rs)!

      Abs!

      Excluir
  27. Batman Universo por Brian Michael Bendis com pré-venda com 63% de desconto na Amazon. Saindo de R$64,90 por R$ 23,99. Capa Dura 176 páginas. Quem interessar segue o link:

    https://amzn.to/31tAKYP

    Acredito ser erro no site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse preço dá pra desconfiar mesmo, hein? Tão abaixo assim da metade, parece erro...

      Seja como for, "Batman" do BENDIS... pra mim não dá, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Esse erro poderia ser no Conan Omnibus. Kkkkk

      Excluir
    3. Também não sei o que esperar do Bendis escrevendo o Batman. Mas, o que li dele no Demolidor gostei bastante.

      Excluir
    4. Sim, o "Demolidor" dele foi mto bom... Mas vale lembrar q é um material de quase 20 ANOS atrás. De lá pra cá, o Bendis virou praticamente uma caricatura de si próprio (num estilo q ficou manjado e não combinou pra quase nada do q produziu depois do demo)!

      Enfim... Eu não arrisco mais nada assinado por ele, a menos q eu veja acontecer um consenso meio q geral de leitores e críticos sobre ele voltar a fazer o q fez com "demo" e "Alias"!

      Abs!

      Excluir
    5. Falando em Bendis, qual sua opinião sobre a Mulher-Aranha que ele produziu com o Malev?

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    6. Oi, VAM... Olha, eu achei essa "Mulher-Aranha" no máximo razoável (levaria 2 estrelas se fosse num "Review" meu)!

      Eu li a HQ em scans, pois a panini PULOU ela no Brasil (não era pra tanto, já q tinha interligações com a "Invasão Secreta" e na época a dupla Bendis/Maleev tava bem popular por causa do demo). Anos depois, saiu na Salvat Vermelha (mas não tive interesse em comprar)!

      Tbm assisti um desenho "DESanimado" q fizeram baseado nessa HQ... tão fraco qto o gibi (aliás, é o próprio gibi transcrito pras telas)!

      Abs!

      Excluir
  28. Preço de Lendas.

    Agora eu pergunto, mesmo assim, vale?

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAM!
      Essa também é minha dúvida.rs

      Excluir
    2. Vou esperar alguma cobaia ler e comentar, rs...

      Abs!

      Excluir
  29. Lembro que quando saiu As Muitas Faces de Batman nem acreditei, ótima seleção de histórias. Fui pra casa lendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Colecionador... blz?

      Eu tbm: Saí do cinema depois de ter visto o FILME do Tim Burton e passei numa banca de gibis. Saí dali com a adaptação do filme e o "Várias Faces". Adorei a leitura e guardei a edição com carinho desde então!

      Em breve... Farei uma matéria só sobre esse gibi das "Várias Faces" (na coluna: "HQ Memória")!

      Abs!

      Excluir
  30. Leo o que não saiu pela Panini do Batman Antologia saiu na Ebal e aí pode ver pelo Guia Ebal. Acho sobra só uma história como você disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, amigo...

      Boa dica tbm pra quem quiser mergulhar de cabeça nessa fase clássica q saía na EBAL!

      Abs!

      Excluir
    2. Nem tudo companheiros, as histórias "Enforquem o Batman" e "Morte à Meia Noite e Três" estavam inéditas até aquele momento.

      Elas duas juntas com "Eu os Declaro Batman e Esposa" que só foi publicada em DC Especial - Contos do Demônio da Panini, sairam juntas numa edição especial totalmente ignorada pela Ebal.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Opa... Valeu mesmo, VAM:

      Vou ficar atento às publicações dessas histórias no Brasil qdo for começar a escrever e pesquisar pra postagem das "Várias Faces"!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...