09/01/2014

"Artbook - Sonja - A Guerreira": Uma Galeria de Arte da Maior Guerreira da Era Hiboriana...

"Artbook".... É uma coletânea de imagens e artes variadas sobre determinada figura ou tema. E nesta 2º postagem dessa nova coluna do "Submundo", selecionei algumas capas e imagens de diversos artistas retratando essa selvagem guerreira de cabelos vermelhos!!!

Criada por Robert Howard (o mesmo de "Conan - O Bárbaro).... originalmente "Sonja" era bem diferente da versão q conhecemos nos quadrinhos e vivia no Séc XVI (a Marvel é q decidiu adaptá-la pra Era Hiboriana - período em q tbm vivia "Conan")!!!

Confira abaixo as imagens e mais curiosidades a respeito dessa brutal e sanguinária heroína....

"Sonja" (pronuncia-se: "Sônia", pois o "J" tem som de "I").... Foi criada por Robert Howard em 1934 pro conto: "A Sombra do Abutre" (publicado aqui no ano passado em um livro de bolso em capa-dura). No conto, ela se chamava "Sonya" (com "y") numa trama q se passava durante a renascença (Séc XVI). Décadas mais tarde (já nos anos 70) o escritor Roy Thomas (da Marvel) no embalo do sucesso de "Conan - O Bárbaro") resolveu adaptar mais essa personagem de Howard transferindo-a pra mesma época de "Conan": pra atuar junto ao bárbaro em diversas aventuras!!!

Assim, a ruiva faria sua estreia nos gibis em participação especial numa aventura de Conan (publicada aqui em "Heróis da TV" nº 36).... Resultado: outro sucesso emplacado pela Marvel e em pouco tempo Sonja ganharia sua própria revista solo (publicada aqui no mix de várias revistas da Abril: "Heróis da TV", "Superaventuras Marvel", "Espada Selvagem de Conan", e "Hulk"). Atualmente a editora Dynamite detém os direitos da personagem e publica diversas séries e especiais com ela (a maioria ainda inédita no Brasil)!!!

No cinema, sua história foi contada no filme "Guerreiros de Fogo" (de 1985), estrelado por Brigitte Nielsen (ex-mulher de Stallone) e Schwarzenegger num papel bem semelhante ao de "Conan". Em 2009 chegaram a divulgar cartazes (um deles nas imagens acima) de uma nova versão pra cinema (agora estrelada por Rose McGowan - de "Planeta Terror") mas a produção não foi adiante e acabou arquivada!!! Acima, vc confere várias artes e capas de gibis (Frank Cho, Ed Benes, e até Alex Ross - na última das img acima)... e abaixo uma imagem de como ela era no clássico conto de Robert Howard:

Até+

PS: E a seguir aqui no "Submundo"..... um TOP 10 com as PIORES capas de gibis de 2013 (essa vai ser pra revirar a lixeira, rs)!!!

28 comentários:

  1. belas imagens, fico imaginando qual atriz seria perfeita para interpreta-la no cinema

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, sem palavras hehe

    ResponderExcluir
  3. Fui ver o marcador para entender a nova coluna e aí caiu a ficha com o "sexy". Essa coluna deve agradar os meninos por aqui. Vai ter personagens masculinos também?? hehehehe
    Só pelas capas de gibis reviradas na lixeira... aguardo!
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  4. "fico imaginando qual atriz seria perfeita para interpreta-la no cinema"


    Eu acho q a Rose McGowan (de "Planeta Terror") estava perfeita.... vi ela num trailer-prévia do filme q foi arquivado, e acho q teria sido um filmaço: Seria no estilo "Sin City" (com os cabelos vermelhos dela em cores berrantes - igual aparece no cartaz q eu postei acima)!!!

    não sei pq desistiram do filme.... mas é uma pena q se gastem verdadeiras fortunas em porcarias, qdo tanta coisa q poderia ser melhor acaba vetada (provavelmente foi por falta de verba)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Christina Hendricks do Mad Men de repente poderia ser uma boa pro papel...

      Quem não conhece, dá uma procuradinha no google pra ver os seus grandes atributos rs...

      abs

      Excluir
  5. "Gostei muito do post, sem palavras hehe"


    A "Sonja" tbm não é de falar mto, rs.... ela mata mais do q fala!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. "Fui ver o marcador para entender a nova coluna e aí caiu a ficha com o "sexy"


    Oi, Nanda.... tdo bem?

    Na verdade esse marcador foi criado bem no começo do blog (lá em 2011).... pq eu não tive criatividade nenhuma pra bolar um nome melhor pra um marcador de matérias com um teor um pouco mais "picante" q o habitual, rs. Mas esse marcador será extinto.... pois a expressão "sexy" tem atraído pra cá os famigerados bots de spam (com propagandas e links inadequados)!!! Mas te confesso q não ando num período mto criativo pra bolar nomes, hehe... e se eu não arrumar um nome melhor pra esse marcador, vou reintegrá-lo ao marcador de "Diversos" mesmo (preguiça mental exige soluções práticas, hahaha) !!!

    E não, personagens masculinos não vão entrar nessa coluna, pois pra selecionar apenas essas 10 imagens aí eu já passei uma madrugada inteira pesquisando e fazendo uma "peneira" em milhares de artes.... e uma tarefa assim tem q ser no mínimo agradável pra fazer valer uma longa madrugada, hein? rs!

    e ainda hj de noite vou revirar essa lixeira de capas toscas aqui no blog.... (aguarde q lá vem bomba, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir


  7. Olá, Leo!

    Gostei muito das formas que a Sonja foi retratada. Guerreira sensacional. O cabelo ruivo chama muita atenção deixando-a mais bonita ainda.

    É uma pena que o filme foi arquivado, pois o cartaz está lindão e o cabelo vermelho-sangue já era um indício de quanto sangue jorraria nas telona. Rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. "A Christina Hendricks do Mad Men de repente poderia ser uma boa pro papel..."


    Verdade.... seria perfeita tbm, hein?

    e ela já é ruiva naturalmente tbm.... acho q seria só malhar um pouquinho pra ganhar porte atlético pra convencer nas cenas de ação e combates e pronto: mais um filmaço emplacado!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "É uma pena que o filme foi arquivado, pois o cartaz está lindão e o cabelo vermelho-sangue já era um indício de quanto sangue jorraria nas telona. Rsrs"


    Pois é, Moisa.... o filme arquivado era do Robert Rodriguez (de "Sin City" e "Planeta Terror") e certamente não iria economizar nos baldes de sangue, rs!!!

    mas o filme vai ficar só pra nossa imaginação mesmo (uma pena)....

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. blz leo?

    falando em sonja alguma editora podia publicar todas HQs do conan que o barry windsor-smith desenhou, provavelmente venderia bem, material classico

    abs!

    ResponderExcluir
  11. Leo comprei vários encadernamos da serie ouro que saiu em Portugal já ouviu falar? Valeu muito apena muitos são melhores que alguns que a panini lançou aqui.

    ResponderExcluir
  12. "falando em sonja alguma editora podia publicar todas HQs do conan que o barry windsor-smith desenhou"


    Bem nessas, gustavo..... pior q esse material já saiu encadernado lá fora sim: era só alguma editora se prestar a publicar aqui!!!

    A Mythos anda fazendo um péssimo trabalho com o "Conan".... pois deixaram ele pra escanteio, sendo q estão deixando de lançar um monte de encadernados q andam saindo nos EUA (lá fora publicaram toda a fase clássica da "Espada Selvagem" em ordem cronológica, e da fase colorida do Barry Smith e Buscema tbm!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "comprei vários encadernamos da serie ouro que saiu em Portugal já ouviu falar?"


    Pelo nome não me lembro.... mas sei q em portugal tem saído ótimas coleções (no estilo Salvat: com fases clássicas e lombadas padronizadas)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. Sobre a coleção da salvat, não querendo ser chato, mas têm muita coisa que não vale a pena que saiu em mensais a pouco tempo, e que não valem R$ 29,90 de jeito nenhum, homem de ferro extremis, por exemplo, saiu nas mensais, em um especial, em dois encadernados sendo que um é mais barato que a salvat. A empresa podia se focar mais em material clássico dos anos 60 e 70. Analisando se a coleção sair completa por aqui ficara na faixa de 1800 reais. Sem contar que o termo graphic novels estar banalizado, estas são revistas mensais em capa dura. O que eu vejo que países menores que o Brasil como a Argentina têm mais lançamentos variados e material clássicos que aqui que fica na mesma repetição.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Leo!

    Muito obrigado pelos links do Justiceiro, quanto a galeria de arte ... muito legal!!!

    Seria legal também uma galeria das capas do Conan "A espada selvagem", com Boris Vallejo e cia rsrs

    Quanto a próxima postagem das piores capas de 2013, com certeza vai ser difícil eleger qual vai ser a pior haha

    Abs!

    Marcos

    ResponderExcluir
  16. "Sobre a coleção da salvat, não querendo ser chato, mas têm muita coisa que não vale a pena que saiu em mensais a pouco tempo, e que não valem R$ 29,90 de jeito nenhum"


    Nesse caso a Salvat não teve mta opção.... pois essa coleção foi negociada como um pacote fechado cuja seleção de histórias já vinha pronta do exterior: A Salvat não pode escolher o material q vai lançar aqui.... essas 60 ed. já foram planejadas lá fora (acho q é da Inglaterra se não em engano) e aqui tem q sair exatamente esses 60 títulos do pacote!!!

    Mas concordo q tem mta porcaria no meio.... e q eu preferia mil vezes o material clássico do q o atual (q domina quase 90% dessa coleção). Tanto é, q pelos meus cálculos, deverei comprar no máximo umas 10 ou 12 ed. entre essas 60 (a maioria eu já tenho, e outras eu não me interesso)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Seria legal também uma galeria das capas do Conan "A espada selvagem", com Boris Vallejo e cia rsrs"


    E aí, Marcos..... blz?

    Eu já postei aqui no blog (uma das minhas primeiras postagens em 2011, rs).... uma matéria recheada de capas clássicas da "Espada Selvagem", todas em ótima resolução.... recomendo uma conferida no LINK abaixo (olha só as raridades de capas q eu consegui):

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/08/conan-o-barbaro-mercenario-ladrao.html

    Bons tempo, hein? vai dizer.... q revista fóda era essa do conan (taí uma coisa q merecia ser republicada em encadernados)!!!

    qto às piores capas.... nem me fale: já foi difícil selecionar 10 entre milhares de capas ruins. Mas eu já tenho a minha "favorita" - entre aspas, hehe e é uma do "Tex em Cores" do mês passado: tremenda capa horrorosa e mal-feita, rs (essa postagem vai ao ar ainda hj à noite)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Leo!!!

      Nossa!!! excelentes capas, raridades mesmo, destas da Abril dos anos 80 que você postou eu tenho quase todas, o Conan é muito foda rsrs é aquele gibi super completo desde roteiro até os desenhos que são verdadeiras obras de arte.

      Ah! a adaptação do filme Conan o bárbaro nunca consegui comprar é coisa rara e por falar nisso os filmes do Conan (1982/1984) é muito foda né??

      Os gibis do Conan merecia um encadernado com certeza.

      Quanto as piores capas eu estou "doido" pra ver e escolher a minha pior capa haha essa do Tex realmente é horrível rsrs aliás as capas de Tex em cores é difícil achar uma legal rsrs

      Abs!

      Marcos

      Excluir
  18. "Ah! a adaptação do filme Conan o bárbaro nunca consegui comprar é coisa rara e por falar nisso os filmes do Conan (1982/1984) é muito foda né??"


    Oi, Marcos..... q bom q vc curtiu as capas do "Conan": e vale a pena salvar essas imagens q são dificílimas de se achar em boa resolução (e sem marcas d'água de sites)!!!

    e essa revista (Espada Selvagem) ainda hj é uma das minhas TOP 5 de favoritas de todos os tempos.... tenho quase completa do nº 1 ao 57 (até a morte de Bêlit) e é excelente em todos os aspectos mesmo!!!

    dos filmes do "Conan" eu só gosto mesmo do 1º de 82.... e esse eu tenho em DVD (foi o mais fiel à obra original no sentido de brutalidade/violência e ambientação). Mas a adaptação em gibi é um dos ítens mais raros e valiosos no ML (já vi por preços inacreditáveis por aí)!!!

    qto à PIOR capa.... acho q vc sacou de qual estou falando do Tex, hehe.... essa vai ser a capa q vai inaugurar a postagem (q vai ao ar nas próximas horas)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente as histórias do Conan são espetaculares, também tenho quase completa do 1 ao 57 que pra mim também é a melhor fase até estou pensando em vender algumas dos anos 90 o que você acha??

      Quanto a adaptações de filmes, tenho uma do Justiceiro de 1990/91 se eu não me engano, que foi a adaptação do filme do Justiceiro de 1989 e achei bem legal.

      A pior capa.......Saquei sim, hahahahahaha esta como disse é horrível não faz jus as grandiosas histórias de Tex rsrs

      Provavelmente vou ver a postagem amanhã de manhã, mal posso esperar hahahahahaahaha

      Valeu!!

      Marcos

      Excluir
  19. "realmente as histórias do Conan são espetaculares, também tenho quase completa do 1 ao 57 que pra mim também é a melhor fase até estou pensando em vender algumas dos anos 90 o que você acha??"


    Acho q seria uma boa, Marcos..... pois convenhamos, a revista foi ótima até o nº 57, mas depois decaiu bastante (principalmente acima do 100):

    O problema foi q praticamente acabaram-se as adaptações da obra de Howard após a morte da Bêlit na ed. 57 (salvo algumas adaptações q saíram esporadicamente depois, tipo "O Tesouro de Tranicos" na ESC 90 e 91).... e sem a genialidade de Howard, os roteiristas da Marvel q seguiram tocando a revista estavam LONGE da genialidade do criador de conan... e se limitavam apenas à mesmice de fazer o bárbaro enfrentar o "monstro do mês"!!!

    eu tbm vendi algumas q eu tinha dessa fase "mais-ou-menos".... e fiquei só com o q realmente me interessava (tive q fazer isso por falta de espaço e tbm pra "higienizar" a coleção: mantendo só o q é bom, hehe)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. Red Sonja, taí uma de minhas personagens favoritas.Sou apaixonado por esta ruiva incondicionalmente!
    Tenho adoração pela Sonja desde criança, aquela ruiva de traços finos, corpo escultural e biquini de moedas; era difícil para um moleque de nove anos (quando a vi pela primeira vez) não se encantar e se apaixonar pelo estereótipo da mulher perfeita (pelo menos para mim!).
    Infelizmente, não tenho muitas HQs dela ou com ela, mas, ainda tenho dos anos 80, Grandes Heróis Marvel n° 13 de 1986, o primeiro encontro dela com o Aranha publicado pela Ed. Abril em agosto de 1983,a revista Conan O Bárbaro n° 01 (esta é anos 90) que republicava a sua origem, e as lançadas pela Panini Mais uma Batalha, a Mini-Série Crânios Flamejantes e o segundo encontro dela com o Aranha.
    Quando a Panini lançou estas edições dela alguns anos atrás, eu me animei, pensei que ia sair até uma edição mensal dela, mas, não deu em nada, nem justificativa a Panini deu por não publicar mais títulos dela.
    Eu andei acompanhando por scans alguns títulos dela nos EUA, e tem muita coisa boa por lá, ela é um tipo de personagem que faz falta uma publicação no Brasil, e tenho certeza que muita gente concorda com esta minha afirmação, pena que ninguém se prontifica a publicá-la nem que seja em forma de encadernados.
    Alguns anos atrás eu escrevi uma matéria sobre a personagem para um site que eu escrevia reviews de HQs- o Fanboy; quando vi estas imagens que você postou Leo, senti uma imensa alegria, de ver a minha ruiva favorita das HQs sendo mais uma vez homenageada, no bom sentido é claro aqui no Brasil.
    A matéria que eu fiz sobre ela:http://www.fanboy.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=892
    Mudando de assunto, Leo já viu isto?http://hotsitepanini.com.br/wizmania/
    Realmente a Panini resolveu resgatar obras da era de ouro dos quadrinhos, acredito que como você já disse antes, ela viu que Os Novos 52 e Nova Marvel, não são lá estas coisas, e está trazendo material antigo e de qualidade de volta.

    ResponderExcluir
  21. "A matéria que eu fiz sobre ela:http://www.fanboy.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=892 "


    Oi, Elcio.... tdo bem?

    Parabéns pela excelente matéria q vc fez sobre a "Sonja" (tá super-completa mesmo: mais até do q se tem sobre ela na Wikipédia).... essa sim, deveria ser uma postagem usada como referência pra pesquisas (show de bola mesmo: já salvei em html no meu arquivo). E se vc tiver outras postagens suas assim e quiser compartilhar os links aqui, eu te agradeço.... tenho certeza q outros leitores do blog tbm irão curtir!!!

    e tbm sou um grande admirador dessa "mulher-demônio".... a 1º vez q a vi foi em sua estreia na Abril em "HTV 36" (ao lado de Conan). E posteriormente sua trágica origem em "HTV 50" (é a mesma q republicaram no "Conan" Nº 1 q vc falou - e q tbm está num encadernado importado recente de "Savage Tales" da Dynamite). Tbm segui acompanhando ela em "SAM" e até no gibi do "Hulk" (onde ela integrou o mix por um bom tempo): ainda tenho tudo isso na coleção!!!

    Atualmente já saiu tanta coisa da sonja lá fora q ficamos mto defasados aqui (levaríamos mtos anos pra recuperar o q deixou de ser publicado de uns tempos pra cá - ela chegou a ter 3 revistas simultâneas: "Sonja", "Queen Sonja", e "Savage Tales", além de várias mini-séries!!! Não descarto importar parte desse material um dia!!!

    e sobre a "Parábola".... eu já tava sabendo desse lançamento faz uns dias e já preparei até uma prévia pra postar aqui no blog na semana q vem: desta vez a prévia será em português (de um scan nacional q me passaram) e tô tentando descobrir o valor dessa edição (aparentemente pelo q me adiantaram será na faixa de 20 pila pra menos): Cofraço, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. "Uma sugestão, se não for muito trabalhoso, claro. Logo abaixo das imagens do post, seria bom identificar os artistas que as desenvolveram."


    Oi, João..... valeu mesmo pela sugestão, e com certeza eu faria isso sim independente de ser trabalhoso ou não:

    mas eu tenho um problema pra poder fazer isso... é q nem mesmo eu sei os nomes de alguns desses artistas, rs. É difícil saber com exatidão, pois mtas dessas imagens eu seleciono a partir de bancos de dados (tipo Deviant Art) ou buscas no google em geral.... e nem sempre o nome dos artistas está indicado nas imagens!!!

    As 2 primeiras aqui com certeza são do Frank Cho.... e a penúltima é do Alex Ross. Mas como fiquei na dúvida entre várias outras, preferi não me arriscar a cometer uma gafe e citar um nome errado, rs. Mas sempre q eu puder identificar os artistas eu farei nas próximas colunas, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...