31/01/2014

"Caveira Vermelha" (Prévia): A Origem Secreta do Vilão Mais Clássico da Marvel....

O "Caveira Vermelha".... É o principal inimigo mortal do "Cap. América" e tbm um dos mais clássicos vilões da Marvel (criado em 1941 - no âmago da 2º Guerra Mundial, sendo uma criação autêntica desse conflito histórico)!!!

Nesta PRÉVIA exclusiva do "Submundo".... Vcs verão imagens e capas originais da mini-série q reconta a origem desse vilão (revisitada e atualizada) e que chegará em breve às bancas numa edição encadernada!!!

Confira abaixo todos os detalhes desta maligna edição....

"Caveira Vermelha - Encarnado"..... Reconta a ORIGEM do vilão desde sua infância e adolescência até chegar ao posto de braço direito do próprio Führer (Adolf Hitler). A mini-série em 5 partes de Greg Pak ("Magneto - Testamento") chega em formato luxuoso (capa-dura), porém com preço econômico (R$ 21,90) e 124 pág (em papel couché)!!!

A trama começa em 1923.... quando a república alemã mergulhava no caos e o partido nazista ascendia ao poder. Nesse cenário, que prenunciava dias mais sombrios pra todo a humanidade, o jovem órfão Johann Schmidt (que um dia se tornaria o "Caveira Vermelha") inicia uma luta pela sobrevivência e desencadeia uma escalada de mortes e violência: cometendo toda sorte de assassinatos com requintes de crueldade e trilhando passo-a-passo o caminho que o levará ao seu inevitável destino!!!

Criado em 1941 (por Joe Simon & Jack Kirby).... O "Caveira Vermelha" é um dos mais antigos vilões da Marvel (e talvez o único da Era de Ouro - anos 30/40 - a permanecer até hoje como um dos vilões principais do elenco da editora). Ele também é um dos mais autênticos, pois realmente é fruto direto da 2º Guerra Mundial: Tendo sido criado em pleno conflito (o que o torna tbm um registro histórico daquele período)!!!

Vamos agora à uma breve avaliação/análise dessa HQ.... Antes de mais nada, é importante ressaltar que esta é uma edição fora do convencional pros padrões da Marvel: Aqui não há heróis, o "Cap. América" não vai aparecer pra salvar o dia e dar uma lição no vilão: Aqui há apenas o MAL (em sua essência) e nada mais. Porém, as capas originais (postadas acima em meio à pág. internas do gibi) podem passar uma impressão equivocada ao leitor....

Todas as capas (inclusive a que simula uma pág. de jornal) mostram o vilão já adulto liderando as tropas nazistas.... mas nada disso aparece na história. O foco aqui é apenas na infância e adolescência do "caveira" e em nenhum momento ele aparece usando sua aterrorizante máscara. Nesse ponto a trama não chega a trazer nada de tão inovador (já vimos histórias e filmes de crianças com vida sofrida que se tornam psicopatas quando adultas) mas pra quem acompanha os gibis da Marvel pode ser interessante ver essa abordagem mais ampla sobre a infância do "caveira"!!!

Nas primeiras histórias do "Cap. América" (tanto nos anos 40 quanto em sua reformulação dos anos 60) a origem do "caveira" era mencionada em flashbacks e sabíamos que um dia o vilão tocaria o terror  até em Hitler (que temia ser assassinado ou traído pelo seu braço-direito). Não é uma HQ essencial, mas pode ser uma boa pedida pra quem procura uma leitura fora dos padrões convencionais da Marvel!!!

Até+

PS: Semana q vem aqui no "Submundo"..... Novos "Reviews" (incluindo o deste "Caveira Vermelha" e dos "Julgamentos de Loki". Além das 2 últimas edições da Salvat: "Cap. América - Soldado Invernal" e "Novos X-Men - E de Extinção" (entre vários outros lançamentos avaliados e comentados)!!!

39 comentários:

  1. No meu caso, eu conheci o personagem na revista mensal do Capitão pela Abril, onde ele estava enterrado vivo (obra de Magneto), após os eventos de Atos de Vingança. Nesta trama conhecemos um pouco sobre o seu passado graças as alucinações que ele tem, que vão de encontro ao seu pai até o propio Adolf Hitler.

    ResponderExcluir
  2. vi hj na COMIX Hulk Futuro e lmebrei dos 4 livros do aranha hehehe
    Vão ser no estilo capa preta tbm.
    Serão 4 volumes destes encadernados do HULK?
    Falou!

    ResponderExcluir
  3. fala Leo, blz?? essa vou conferir, me interessou, só uma duvida: elá virá completa e fechada? e quanto a esses Novos X-Men - E de Extinção, virá em quantas partes na salvat? irão completar eles lá? fico no aguardo, agradeço muiito suas informações pra comprar uma hq! rsrs abss, Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Será que chaga em Aracaju? Leo eu tento saber as prioridades das bancas daqui mais não consigo. A queda dos mutantes parou no nº1, zumbis marvel nem chegou por aqui. Nenhuma revista mensal do HOMEM ARANHA e d WOLVERINE chega por aqui. Em compensação revistas do Juiz Dreed e X-O que na teoria são para um publico mais restrito têm aos montes.

    ResponderExcluir
  5. Leo as miniaturas da Marvel principalmente essa especial do Hulk vêm pra Aracaju? Perguntei pra uma banca aqui e o dono nem sabe o que é isso!

    ResponderExcluir
  6. Malditos ladrões:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527411602-sideshow-darth-malgus-star-wars-premium-format-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:2]

    ResponderExcluir
  7. "conheci o personagem na revista mensal do Capitão pela Abril, onde ele estava enterrado vivo (obra de Magneto), após os eventos de Atos de Vingança."


    Oi, Marcelo.... essa mega-saga dos "Atos de Vingança" eu não acompanhei na época: tenho só 2 histórias q saíram no mix de "SAM" (uma do Justiceiro enfrentando o Dr. Destino.... e outra do Demolidor X Coração Negro)!!!

    nesse encadernado aí.... explica melhor as tretas q o caveira (menino) tinha com seu pai (desavenças q acabam em tragédia, é claro). Embora seja uma trama nunca antes contada na íntegra, essa nova origem do caveira tem por base relatos e flashbacks da cronologia oficial!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. "vi hj na COMIX Hulk Futuro e lmebrei dos 4 livros do aranha hehehe"


    Oi, Adriano..... Valeu mesmo pelo aviso: eu não sabia q essa ed. do "Hulk" já tinha saído (ficarei antenado, pois essa eu vou comprar)!!!

    Eu sei q o "Hulk" terá uns 4 encadernados este ano, mas seriam de coleções e formatos variados, tipo o "Planeta Hulk" (q é da coleção Deluxe): ou seja, desses mais econômicos com essa padronização de capa (igual aos do Aranha) por enquanto só se sabe desse aí mesmo do "Futuro Imperfeito". Esse padrão de capa é comum nos EUA, e não quer dizer q façam parte de uma coleção fechada (eu sei q a saga da "Jarella" - "No Coração do Átomo" - saiu com esse padrão de capa tbm e eu gostaria mto q lançassem aqui)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "só uma duvida: elá virá completa e fechada? e quanto a esses Novos X-Men - E de Extinção, virá em quantas partes na salvat?"


    E aí, Eduardo..... blz?

    Sim, a do "caveira" vem completinha numa única edição..... já os "XM - E de Extinção" será só o 1º arco da fase Morrison (o 2º arco tbm tá programado pela Salvat: "Imperial", mas só terá esses 2 arcos dessa fase - o resto, só pela Panini)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "Leo as miniaturas da Marvel principalmente essa especial do Hulk vêm pra Aracaju?"


    E aí.... blz?

    Infelizmente eu não sei como te responder essa.... pois a distribuição das miniaturas varia muito de estado pra estado. Aqui pro sul, pra vc ter uma ideia, não chega NENHUMA pras bancas (e só consigo comprar encomendando por uma livraria - Cultura - q manda vir direto de SP: mas ela só traz por reserva.... não são expostas nas bancas daqui)!!!

    essas "especiais" então.... eu tive q comprar pelo site, pois nem a livraria pode me garantir q iria conseguir encomendar de SP!!!

    Já as revistas.... esse problema dos "critérios" tbm acontece aqui: e às vezes tem encadernados de séries tipo "Queda de Mutantes" q chegam aos montes nas bancas, mas a continuação dos mesmos pode vir pouco e esgotar rapidamente (o Vol. 1 veio um monte pra cá, mas o 2 foram poucos, e o 3 foi médio). O ideal é ter um jornaleiro de confiança q possa reservar ou até encomendar certas ed. pra vc (mas aí o próprio jornaleiro tem q se informar mais tbm a respeito dos produtos, pois é do interesse dele tbm vender mais e ter uma clientela fixa)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "Malditos ladrões: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527411602-sideshow-darth-malgus-star-wars-premium-format-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:2] "


    Quié isso.... os caras tão loucos mesmo!!!

    uma peça dessas (por esse preço) não é pro meu bico não, rs....

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Vish... Coitado da minha conta bancária, mais gastos... Essa acho que vai ser uma boa hq.

    ResponderExcluir
  13. Essa eu vou deixar passar! Não é tão essencial pra mim! Tô interessado nos encadernados do Hulk e os X-Men de Morrison/Quitely!

    ResponderExcluir
  14. blzz leo, valeu pela dica.sp mais uma duvida: uma vez vc me disse "Quanto ao Hulk, valeu, vou comprar da Salvat acho tmb,alias, qual dos hulks sairá pela Panini e Salvat?"


    A Panini vai lançar um "Deluxe" (capa-dura com + de 400 pág) com o "Planeta Hulk" completo.... enquanto a Salvat dividirá esse arco em 3 encadernados!!!

    mas pretendo comprar os da Salvat.... pois terão as capas do Ladronn (mais legais) e tbm pq a Salvat promete o "Hulk Contra o Mundo" (ed. única): q se passa logo depois dos eventos do planeta. Como eu não sei se a panini publicará essa depois, prefiro contar com os da Salvat mesmo!!!
    "

    entao essa da panini nao tera essa Hulk Contra o Mundo" , logo não será completa ne? a salvat, ao final, sera mais completa? valeu, Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo eu tava olhando a lista dessa coleção na wikipedia e nela o planeta hulk so ta dividido em 2 partes sendo que também vão lançar a sequência world war hulk, abçs.

      Excluir
  15. Oi, LEO, tudo bem?

    Devo comprar essa edição, mesmo ciente de que pode não ser uma obra-prima, pois afinal o Caveira sempre foi um dos meus vilões favoritos. Ele sempre foi um inimigo à altura do Capitão América, um verdadeiro "pain in the ass" e acho que meu primeiro contato com ele foi naquele desenho desanimado com os Hibernantes (ou Dorminhocos, como no tal desenho, rs!!!).
    E é o que você falou: pelo menos, foge daquele padrão manjado da Marvel, o que já é uma vantagem, além do preço um pouco mais convidativo.
    Valeu mesmo por essa prévia esclarecedora, obrigado, LEO!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Em Aracaju eu encontro quase tudo. Mas isso porque eu procuro bem. Dê uma conferida na banca do Shopping Lá geralmente sempre têm.

    ResponderExcluir
  17. "Vish... Coitado da minha conta bancária, mais gastos... Essa acho que vai ser uma boa hq."


    Nem me fale.... o ano mal começou e minha conta já tá no vermelho (devido às 2 miniaturas "Especiais" da marvel q eu comprei e ainda não recebi)!!!

    essa do "caveira" me interessa tbm.... só não sei se terei grana na hora, ainda mais com outras prioridades em vista pras próximas semanas!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Essa eu vou deixar passar! Não é tão essencial pra mim! Tô interessado nos encadernados do Hulk e os X-Men de Morrison/Quitely!"


    Oi, Bruno..... se vc tiver q escolher, é uma sábia decisão trocar o "caveira" por esses aí do Hulk e XM (a do "caveira" é legal, mas esses outros são bem melhores)!!!

    Aliás, por falar nisso.... no próximo "Review" aqui do blog na semana q vem, entre as 10 HQs avaliadas (e comentadas) estarão justamente essas: "caveira", "Futuro Imperfeito", e "E de Extinção"!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "E o batman xamã nada?"


    Nas bancas ainda não apareceu..... por enquanto só em algumas lojas virtuais (saiu da pré-venda no dia 29)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "entao essa da panini nao tera essa Hulk Contra o Mundo" , logo não será completa ne? a salvat, ao final, sera mais completa?"


    Oi, Eduardo..... a Panini não anunciou o "Contra o Mundo", mas pode ser q saia tbm algum dia (só não foi prometido)!!!

    Sendo assim, eu compraria os da Salvat pq pelo menos ela garante tanto o "Planeta" qto o "Contra o Mundo"..... E embora sejam 2 histórias diferentes, existe uma forte interligação entre ambas e considero tudo parte da mesma sequência (se vc comprar o "Planeta", vai querer ver como a trama continua depois)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, valeu pela explicação, queria mt saber se planeta iria sair completo na salvat, vou de salvat entao,pq alem de completa, tera contra o mundo dps, pegaria da panini se fosse sair td isso rsrs, valeu!!

      Excluir
  21. "foi naquele desenho desanimado com os Hibernantes (ou Dorminhocos, como no tal desenho, rs!!!)"


    E aí, Alexandre..... tdo bem? Caramba, essa foi do arco da velha, hein? hahaha.... eu nem me lembrava mais dessa dublagem tosca desse desenho: Mas agora q vc falou, parece q veio tudo de uma vez só na minha mente (assisti esse desenho há uns 10 anos atrás num canal local daqui: "Ulbra TV")!!!

    Pior q os "Dorminhocos".... só mesmo o "Escoteiro": tradução surreal pro "Surfista Prateado" no desenho dos 4 Fantásticos da Hanna-Barbera, rs!!!

    qto ao gibi do "caveira".... se vc tbm é fã do vilão (q nem eu) acho q irá curtir sim (embora não seja uma obra-prima, é uma BOA hq sim: ainda mais por seguir um estilo mais realista q foge do "arroz-com-feijão" básico com o qual a Marvel tem servido o almoço e janta dos leitores nos últimos anos!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Em Aracaju eu encontro quase tudo. Mas isso porque eu procuro bem. Dê uma conferida na banca do Shopping Lá geralmente sempre têm."


    Valeu mesmo, Weslley..... Fica aí a dica então!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "o planeta hulk so ta dividido em 2 partes sendo que também vão lançar a sequência world war hulk"


    Oi, Erick.... é exatamente isso sim, são 3 encadernados da Salvat: 2 do "Planeta" e 1 do "Contra o Mundo".... a única diferença é q a Panini vai lançar o "Planeta" numa ed. só (e não falou nada do outro)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. Oi Leo, o Caveira é um vilão às antigas e com contexto histórico. Duas características que já o fazem merecedor de uma edição especial. Gosto de histórias contando a origem do personagem, ainda que adaptadas aos novos tempos. Mas, o que percebi pela postagem, é na verdade, uma volta ao antigo perfil do personagem, um pouco mudado pelos filmes recentes. E parece estar ainda mais completa, com todas as maluquices do nazismo. Se eu tiver oportunidade de comprar, vou trazer para casa. Abs.

    ResponderExcluir
  25. Chegou hoje a figura especial do Hulk da Eaglemoss, achava que essas figuras especiais fossem um pouco maiores do que a coleção normal, só que não vi diferença de tamanho.
    Agora é aguardar o Vigia chegar, já que também fui um dos que comprou o Hulk e no outro dia a Eaglemoss fez o favor de colocar o Vigia a venda, assim acabei pagando dois fretes!!!!
    Falando em Hulk, comprei o Hulk Vermelho lançado pela Mimo, cara que coisa linda!!!
    Melhoraram muito o acabamento dos bonecos, fora o tamanho gigante!!!!

    ResponderExcluir
  26. "Oi Leo, o Caveira é um vilão às antigas e com contexto histórico. Duas características que já o fazem merecedor de uma edição especial."


    Oi, Paulo..... tdo bem?

    Pois é, o q eu gosto no "caveira" é a legitimidade dele como vilão.... já q ele é realmente um fruto autêntico da 2º Guerra Mundial: criado em pleno conflito e personificando todo o hediondo regime nazista. É um vilão q sobreviveu aos efeitos do tempo tbm.... não tenho certeza se ele foi o 1º vilão da Marvel, mas com certeza ele é o mais antigo entre os q ainda permanecem atuando nos gibis modernos!!!

    E vc percebeu corretamente os rumos desta adaptação.... Ela é bastante fiel e respeitosa à proposta original dos criadores do "caveira", pois baseia-se em fatos já relatados ao longo da cronologia marvel, e apenas delinearam melhor os eventos da infância e adolescência do vilão (mas tudo com base nas histórias clássicas). Tbm deram um tom mais realista à trama.... de forma similar (e igualmente competente) o autor desta HQ fez o mesmo pelo vilão "Magneto" no encadernado: "Testamento" (q tbm contava a infância de Magneto durante a 2º Guerra)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Chegou hoje a figura especial do Hulk da Eaglemoss, achava que essas figuras especiais fossem um pouco maiores do que a coleção normal, só que não vi diferença de tamanho."


    Oi, Etiene.... tdo bem? Eu ainda não recebi nenhuma dessas 2 peças (Hulk e Vigia).... e com a greve dos correios q começou há 2 dias agora é q vai ser difícil eu recebê-las tão cedo, rs!!! Assim, não pude comparar ainda as medidas dos "especiais" com relação à peças normais.... mas achei esta imagem aqui q mostra as diferentes medidas das figuras:

    http://3.bp.blogspot.com/_Ol-6fOTBf3o/TFLrCuVoN-I/AAAAAAAAAUA/ObTIaByA-jw/s1600/scale2.gif

    Uma vez eu li num blog inglês q os especiais são definidos não apenas pela altura dos personagens.... mas pelo "peso" das peças: o q explica a razão de figuras de escala "humana" entrarem como "especiais" por terem detalhes ou cenário à volta: é o caso do "Jonah Hex" (da DC) q virou especial pq tem até um baú de tesouro ao seu lado.... e o "Destroyer" (da Marvel) q é um humano normal só q aparece com um cadáver de nazista à seus pés!!!

    Já essas figuras da Mimo eu não conheço.... mas vou pesquisar melhor, pois pretendo fazer uma nova série de matérias sobre outras coleções de action figures (além da Marvel Legends)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. Meu novo vídeo Leo, mostrando os primeiros 11 volumes da Salvat:
    https://www.youtube.com/watch?v=ezZwivRGkkU

    ResponderExcluir
  29. Fugindo um pouco do tópico Leo, olha só o que pode chegar ainda em 2014 para nossa alegria e desespero (mais coleção para escolher qual comprar...rs):
    http://eaglemoss.com/batmobiles/

    ResponderExcluir
  30. "Meu novo vídeo Leo, mostrando os primeiros 11 volumes da Salvat:"


    Ficou mto show, Alexandro..... parabéns: essa coleção é mto bacana mesmo qdo vista assim: toda junta!!!

    Eu só tenho a ed. do "Kraven".... mas agora com a distribuição mais abrangente, pretendo comprar mais algumas!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. http://eaglemoss.com/batmobiles/


    E aí, V@ndix..... blz?

    essa era uma das novidades q eu anunciei aqui no começo do ano.... e q já se tornou realidade, posi está sendo lançada em algumas cidades em forma de teste!!!

    Esse tbm será o tema da minha próxima postagem (q irá ao ar nas próximas horas)....

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. OI< Leo. Sobre o " Encarnado ", a melhor historia que aborda a origem do Caveira até agora foi a publicada no Cap. America n. 98 ou 99, não estou bem certo, quando o inigualavel J. M. de Matteis faz com que o Caveira velhote conte a sua arrepiante história, até o nascimento da PEcado. J. M. de Matteis é um cara que esta na minha lista de melhores argumentistas que já apareceram ( e dele a sensacional Ultima Caçada de Kraven ) e ele merecia uma edição so com as historias que fez pro Capi.
    Outra momento incrivel do Caveira foi a que o Mark Waid escreveu e a Abril publicou em formatinho ( tenho esperanças que um dia saia em formato americano) onde o Caveira altera toda a realidade e lá pela metade aparece o Korvac, que estaria manipulando o Caveira, mas era justamente o contrário. O Capitão volta a ficar franzino e o Caveira barbariza a humanidade, pois se fundiu com o Cubo Cosmico.
    Recebi hoje as miniaturas do Rulka e do Vigia e gostei bastante,... Espero que venham Odin e Thanos. Acabei comprando dos esfoladores do ML a miniatura do Fing Fang Foom e ela é demais.
    Abraços e tudo de bom,
    LUiz Henrique

    ResponderExcluir
  33. "OI< Leo. Sobre o " Encarnado ", a melhor historia que aborda a origem do Caveira até agora foi a publicada no Cap. America n. 98 ou 99"


    E aí, Luiz Henrique.... tdo bem?

    Infelizmente eu não tenho nenhuma dessas ed. (98/99) q vc menciona.... a não ser o tal especial em formatinho da Abril com o Cubo Cósmico, q deve ser aquele q tem só a cara do "caveira" na capa, né? Eu li essa ed. na época e é mto boa mesmo (tenho guardada em algum lugar da coleção)!!!

    Fiquei curioso agora pra ler essas outras ed. com a origem dele.... realmente, o de Matteis escreveu algumas histórias memoráveis nesse período em q atuou na Marvel (taí uma fase q merecia ser encadernada tbm)!!!

    qto às miniaturas.... a greve dos correios acabou me ferrando bonito nessa, rs. Já paguei as 2 peças especiais mas nem sinal de ambas por enquanto. E essa do "Fin Fang Foom" é um dos meus sonhos de consumo da coleção (deve ter ficado mto show ao vivo - só conheço por fotos)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. Grande Léo,
    Esse encadernado do Caveira é compra certa, gosto demais desse personagem. Fico feliz com esses lançamentos porque venho comprando apenas encadernados. Percebi que estou curtindo mais a leitura e também a minha coleção depois disso (no meu caso menos é mais). Só compro as edições que eu considero especial mesmo, e aí entra em conta o personagem, a história, o traço e o acabamento. Ótimo post. abs!!

    ResponderExcluir
  35. "Fico feliz com esses lançamentos porque venho comprando apenas encadernados. "


    Oi, fabiano..... tdo bem?

    É exatamente a mesma situação comigo.... pois não me empolgo mais com gibis mensais e há tempos q virei adepto dos encadernados, rs. Acho bem melhor poder ler uma saga completa duma vez só e depois guardá-la na estante de forma q fique fácil consultá-la (fica bem melhor a leitura, organização, e armazenamento com os encadernados)!!!

    e eu tbm tenho sido bastante seletivo.... só compro o q eu realmente achar bom ou excelente (não compro nada de razoável pra baixo, hehe). Se vc gosta do "caveira", creio q irá curtir essa edição então (pena q não achei ela na banca ainda)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...