02/03/2013

"Blogs Polêmicos": Conheça.... A "Caixa de Gibis"!!!

Qdo alguém se propõe a criar um blog.... a 1º coisa a fazer é estabelecer uma meta, um objetivo, e uma proposta. Existem milhares de blogs de quadrinhos, mas poucos apresentam uma proposta tão diferenciada e voltada pro sensacionlismo de notícias e abordagens polêmicas qto o "Caixa de Gibis": http://caixadegibis.blogspot.com.br/!!!

Com matérias bombásticas sobre temas variados do universo dos quadrinhos... o leitor irá concordar ou até se revoltar com a opinão do autor (o q é mais comum até, rs) mas jamais ficará indiferente diante dos assuntos discutidos. E falando em propostas e objetivos de um blog, a do "Submundo" aqui é trazer variedades e curiosidades do mundo das hqs, incluindo-se: recomendações e indicações de outros blogs (nesta nova série de postagens q estréia agora e q trará futuramente outros blogs q valem uma olhada)!!!

Confira abaixo um pouco mais sobre o conteúdo polêmico (e tire suas próprias conclusões):

O leitor q visitar o "Caixa de Gibis".... irá se deparar com matérias cujos títulos já deixam claro o teor do blog: "Alan Moore - O Hipócrita e seus Fãs Imbecis"; "Lanterna Verde Gay Prejudica Indústria de Brinquedos"; "O Perigoso Culto à Alan Moore"; "Comunistinhas de Faculdade Odeiam Stan Lee"; "O Halloween dos Imbecis"; "Partido Nacional Nerd Revolucionário"; "Quadrinhos Brasileiros Não Tem Futuro"; "Alan Moore Cospe na Cara dos Fãs"; "Frank Miller é O Cara (ou um Otário)?"..... e "50 Sites Sobre Quadrinhos" (q critica a maioria dos sites e blogs + famosos)!!!

Pois bem... pelos títulos das matérias listadas acima é fácil perceber o pq de o autor ter sido acusado nas redes sociais de extremismo e radicalismo em diversos níveis, inclusive com notas de repúdio às suas matérias em outros blogs (entre os quais o: "Contraversão")!!! Mas acredito q ao abordar temáticas tão polêmicas o q se espera mesmo é uma enxurrada de críticas (e elas virão) ainda mais qdo a opinião exposta impõe ao leitor o seu ponto de vista (inclusive com ataques pessoais à certos autores e seus fãs - principalmente o Alan Moore). Porém, esse é o grande diferencial do blog q certamente será adorado ou odiado na mesma proporção (é 8 ou 80 sem meio-termo)!!!

Recomendo uma lida nas matérias (q trazem mtas informações de bastidores da indústria) mesmo não concordando 100% com o autor na maioria dos casos (até pq, eu sou um dos "Fãs Imbecis" do Alan Moore, rs). Mas não precisamos concordar e aprovar tudo q lemos pra achar interessantes os temas propostos. Eu (particularmente) já ando de saco cheio de ler matérias por aí apenas com "releases" de editoras - onde raramente é exposta uma opinião pessoal. Assim, tenho apreciado cada vez mais os blogs onde os autores emitem uma opinião própria sobre aquilo q lêem. Tá certo q no "Caixa de Gibis" mtas dessas opiniões acabam sendo radicais, mas essa é uma característica única do blog e cabe a cada um formar a sua própria opinião em torno do conteúdo. Fica aí a dica então pra quem quiser conhecer a "caixa"!!!

Até+

60 comentários:

  1. Da para se ter uma idéia do que esperar.

    ResponderExcluir
  2. Mais tarde eu lerei ela completa.... O meu blog, pra quem não sabe, é destinado s compartilhar coisas que tenho sobre HQs e outros assuntos que gostoso como músicas, TV etc.

    Até mais tarde!

    FAbiano CAldeira.

    ResponderExcluir
  3. "Da para se ter uma idéia do que esperar."


    Tem matérias mto interessantes nesse blog... recomendo especialmente as mais antigas (antes do blog virar uma espécie de "Ratinho" dos blogs de gibis, rs)!!!

    Uma delas fala sobre uma carta FORJADA publicada na "Espada Selvagem de Conan".... onde aparentemente o Roy Thomas inventou uma fraude de q teriam tentado fazer um filme do Conan em 1934. Mas o autor prova q tudo não passou de uma FARSA da Marvel pra "agitar" a seção de cartas do gibi!!!

    A gente sabe q as editoras nacionais (Abril e Panini) costumam forjar cartas criando leitores FAKES pra fazerem perguntas "por encomenda" (elogiando a editora ou forçando uma resposta estratégica pra ela fazer um jabá sobre os próximos alnçamentos). O q eu não sabia era q a própria Marvel tbm se prestava a isso, rs!!!

    atualmente o blog tem tido raras atualizações... este ano, só teve 1 nova matéria, por exemplo!!!

    ResponderExcluir
  4. "Mais tarde eu lerei ela completa...."


    Terminei de digitar a matéria agora (qdo vc comentou, eu só tinha postado o 1º parágrafo, rs)!!!

    Só te adianto q a proposta do "Caixa" é diferente dos nossos blogs... lá o cara realmente tá afim de confusão e todas as postagens são direcionadas a isso. Vc irá detestar mtas das matérias q ele escreve, da mesma forma q eu tbm achei q ele pegou pesado demais em vários assuntos, mas como eu disse acima: essa foi a linha q ele escolheu como diferencial pro blog (e pelo menos com isso ele variou ao sair do lugar-comum)!!!

    mesmo q vc discorde do q irá ler... é melhor do q a mesmice de sempre dos releases pré-prontos q as editoras repassam pra determinados blogs famosos divulgarem (sem emitirem opinião própria sobre o assunto, rs)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Todo blog mostra seu ponto de vista particular sobre quadrinhos. Os caras da Caixa de gibis tem todo o direito de expressar as suas opiniões e pelo pouco que li, também achei que ele poderiam diminuir essa radicalidade na forma de escrever. acho que fazem isso para chamar atenção e atrair leitores. Tenho pena daqueles que precisam falar merda pra chamar atenção do que criticar de forma civilizada. Existem blogs que não gosto muito, e por isso frequento de vez em quando, pois se não gosto de um determinado conteúdo tenho total liberdade para procurar outra coisa para ler. Não sou nenhuma criança birrenta que fica enchendo o saco de um blogueiro criticando ou xingando o conteúdo do blog, eu simplesmente vou para outro site que me agrade. Se não gosta, proponha soluções ou vá procurar o que fazer.
    Achei um absurdo eles chamarem o Universo hq de pior site sobre quadrinhos. Mesmo não sendo o melhor, devemos considerar a excelentes matérias sobre títulos antigos e o fato de o maior especialista da área dos quadrinhos, o Sidñey Gusman, comandar o site.

    Outra matéria que me deixou indignado foi como o site falou sobre a homossexualidade do Lanterna Verde Alan Scott dizendo que personagens gays só trazem prejuízos. Eu até respeito que é contra o homossexualismo, mas o jeito que eles escreveram me deu nojo, tanto pelo modo amador de escrever, tanto depo extremismo de suas opiniões.

    Vivemos hoje com uma grande variedade de sites e blogs especializados em quadrinhos e cabe a cada um dos leitores escolher quais lhe interessem.
    Acho que existem coisas mais importantes para criticarmos e encher o saco, como por exemplo, a desvalorização da educação, o estado precário da saúde e a corrupção por parte de políticos.

    ResponderExcluir
  6. Ah, e parabéns pelo blog Léo. o submundo está entre os tres que mais acesso na semana.

    ResponderExcluir
  7. Vou dar uma olhada porque fiquei curioso sobre esses blogs que ele critica... depois eu volto...

    ResponderExcluir
  8. COncordo muito radical.......e Leo o que aconteceu com a vertigo especial foi cancelada ou somente adiada, obrigado.... e continue assim com esse blog excelente.

    ResponderExcluir
  9. "Achei um absurdo eles chamarem o Universo hq de pior site sobre quadrinhos."


    Tbm achei exagero, Danilo... e essa é uma das tantas opiniões do "Caixa" com a qual eu não concordo!!!

    Eu acompanho o UHQ desde 1998 (e é um site q de lá pra cá vem trazendo notícias diariamente). Ainda hj eu leio sempre as últimas do UHQ e sou amigo de longa data do Marcos Ramone (q escreve pro site)!!! Só acho q o UHQ peca por não permitir comentários dos leitores, mas de repente isso é por falta de tempo deles em responder a todos, pois imagino q o trabalho lá deva ser beeeeeeem mais pesado: já q eles postam cerca de 10 matérias novas por dia (só pra vc ter uma idéia comparativa: eu consigo postar no máximo uma média de 1 matéria nova a cada 2 dias, rs)!!!

    o autor do "Caixa" escreve bem... tem matérias mais antigas lá q são um verdadeiro primor de pesquisa e resgate histórico (especialmente uma sobre a origem do Alfred Neuman - da revista MAD: talvez a melhor matéria de todo o blog). Só q de uma hora pra outra o criador do "caixa" resolveu partir pra uma linha mais sensacionalista mesmo... e com disposição de sobra pra causar polêmica e mal-estar geral com algumas opiniões, rs!!! Mas é preciso reconhecer q ele é um ótimo pesquisador tbm (e isso fica evidenciado em várias matérias sobre aspectos históricos)!!!

    Se alguns desses exageros sensacionalistas fossem melhor contidos... acredito q o "Caixa de Gibis" pudesse ser um dos blogs + acessíveis e difundidos sobre quadrinhos. Mas ele adotou uma linha em q mta gente deve ler as matérias, mas evitam comentar e divulgar pra não se comprometerem com as polêmicas!!!

    Sobre o Lanterna Alan Scott... eu tbm já escrevi uma matéria sobre ele aqui no "Submundo", mas fiz de uma forma q respeitasse todas as opiniões (tanto é, q minha matéria serviu de referência numa monografia pra um trabalho acadêmico).

    Na minha opinião, existem formas de se debater qualquer assunto polêmico (religião, política, sexo, drogas, pena de morte, etc)... mas existem meios de se falar sobre todos esses temas sem q ninguém se sinta ofendido ou desrespeitado!!! Com certeza o autor do "caixa" saberia abordar qq assunto de forma mais contida (pois é perceptível o qto ele é bem articulado com as palavras).... só q o lance dele é tacar fogo no barraco mesmo, rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. "Ah, e parabéns pelo blog Léo. o submundo está entre os tres que mais acesso na semana."


    Pô, brigadão mesmo por estar curtindo o blog, Danilo....

    é realmente gratificante saber q um blog amador e com tão pouco tempo de vida q nem este aqui (o "Submundo" surgiu há pouco mais de 1 ano atrás) tá entre os favoritos de alguns leitores - ainda mais com tantos blogs q eu mesmo considero melhores q este poraí, rs!!!

    Minha idéia é aprimorar ainda mais o conteúdo aqui... trazendo ainda mais variedade de temas e curiosidades ligados ao mundo das hqs. Eu só queria ter mais tempo pra fazer deslanchar algumas idéias q tenho em mente pro blog (vamos ver o q o futuro reserva e se o tempo me ajudará, rs)!!!

    Valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir
  11. "COncordo muito radical.......e Leo o que aconteceu com a vertigo especial foi cancelada ou somente adiada"


    Oi, Ronny... tdo tranquilo?

    não esquenta q a "Vertigo Especial" tá só atrasada mesmo (só q ainda tá sem a capa oficial divulgada)!!!

    houve um problema técnico com a "Vertigo Especial" (pelo q me disseram)... mas vai sair sim, tanto é q uma fonte confiável garante q um 2º número estaria previsto pro 2º semestre (trazendo novamente mais material "proibidão" e raro da vertigo)!!!

    esses atrasos da panini são (lamentavelmente) normais.... e entre outras atrasadas tbm temos: "Fábulas 3" e "João das Fábulas"!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. Vitor(Vihuci)02/03/2013, 17:31

    Eu já curto a "Caixa de Gibis"no facebook e como o próprio nome diz:
    O que será que tem dentro quando abrimos esta caixa?
    É isso que é gostoso,matérias polêmicas.
    Também não concordei eles chamarem o Universo hq de pior site sobre quadrinhos.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olha só!!... Li alguma coisa lá, não apenas uma matéria, mas "algumas" e me lembrei que há um certo tempo já tinha conhecido esse lugar. O blog não é tao insuportável assim (minha opinião). Mas não é do meu feitio. Não gosto de blogs assim.

    E essa postagem sobre os 50 sites sobre HQ, eu sperava uma outra coisa. Só há citações de "medalhões" lá. Achei que veria algo mais "igual" ao que fazemos. Gente como a gente e as críticas sobre o que fazemos.

    É muito "mais do mesmo" ficar alvejando Omelete, Universo HQ, Pipoca & Nanquim e alguns outros já tão conhecidos e renomados. Parece que o intuito foi: "Pelo amor de Deus! Olhem pra mim! Olhem o que escrevi de vocês, seus merdas!" .... Ou seja, ridículo.

    No mínimo, quem está por trás desse site só quer fazer barulho e se acha a última coca-cola do deserto. Não é pra tanto...

    O bom é que pode haver mil e quinhentos espaços sobre quadrinhos, filmes e coisas afins, mas nenum é igual ao outro. alguns são mais dóceis e outros são mais ácidos, mas sempre há algo particular que diferencia cada um. Esse site aí não é pra mim, não.

    Mas valeu por compartilhar. Já tinha até me esquecido que um dia passei por ali.

    Fica aí, a bela "homenagem"...

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  15. "Eu já curto a "Caixa de Gibis"no facebook"


    Opa... eu não sabia q tinha pág no face (eu ainda não me acostumei com o face e ainda tô ligado d+ ao orkut)!!!

    valeu pela dica, Vitor... vou procurar a pág da "caixa" por lá!!!

    Abs!!

    PS: Ah, e se liga q a próxima postagem aqui no "Submundo" será com as FOTOS das miniaturas de "Justiceiro & Elektra"!!!

    ResponderExcluir
  16. "Parece que o intuito foi: "Pelo amor de Deus! Olhem pra mim! Olhem o que escrevi de vocês, seus merdas!"


    De repente foi essa a intenção mesmo... o lance ali é causar, hehe!!!

    e vc falou uma verdade aí: cada blog tem seu estilo próprio e q irá agradar e desagradar várias pessoas. O q eu achei curioso desse blog da "caixa" é justamente a proposta de se utilizar um espaço apenas pra esses fins...

    Eu, por exemplo não teria paciência (e nem saúde - já q ando com problemas de pressão alta) pra manter um espaço assim: q gerasse tanto desagrado (e notas de repúdio) a cada nova postagem. Acho q nem o autor aguentou mais e deu uma pausa nas atualizações (ninguém segura essa onda por tanto tempo, deve dá um cansaço mental ficar toda hora metido em confusão, rs)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  17. Meu blog quase foi pra esse nível. Eu me toquei e tratei de mudar, pois percebi que estava fugindo do meu foco.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  18. "percebi que estava fugindo do meu foco."


    Ainda bem q vc percebeu a tempo, Fabiano... pois chega um ponto em q não tem mais volta: qdo um blog muda demais o foco, perde seu público-alvo (aí já era)!!!

    Eu já postei coisas aqui das quais me arrependi depois (esculachei demais algumas séries sem pensar nos leitores q as apreciavam - o q gerou críticas negativas e até xingamentos contra mim, rs)... é normal, pois o q escrevemos nas redes sociais (seja em blogs, fóruns, ou face) é reflexo do nosso estado de espírito na hora. Porisso decidi não postar mais nada de cabeça-quente ou qdo eu estiver de mau-humor (o q é natural q aconteça qdo passamos por dias ruins)!!!

    Eu continuo falando mal de mta coisa (tanto aqui qto nas demais redes)... mas é a forma como uma crítica é feita q pode ofender ou irritar os outros (e é isso q eu tento controlar pra não ficar parecendo um desses "haters" q tão sempre irritadinhos com a vida, rs)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  19. leo, bola fora, não gostei.........não faça propaganda gratuita desses blogs autodestrutivos, cujo fito é se promover através da baixaria........são pessoas doentes que só sabem se aparecer falando mal dos outros, isso gera mal estar em quem lê, nesse mundo já conturbado

    só indique blogs realmente saudáveis, pricipalmente por que as hqs ainda tem um público muito jovem e podem se 'contaminar' com essas influências...e já temos o seu blog que tem taaaaantoooooossssssssssss posts pra ler e é muito bem organizado

    não crie essa seção vai desviar o foco dessa comunidade aqui, que é mais qualificada pra qualquer outro blog

    a escolha é sua, pode aqui ou ali 'indicar' alguém, mas já estamos bem servidos do teu blog... o resto é só baixaria, futilidade e o mais do mais.


    BERNARDO

    ResponderExcluir
  20. "leo, bola fora, não gostei.........não faça propaganda gratuita desses blogs autodestrutivos,"


    Valeu, Bernardo... vou considerar a sua opinião sim, blz?

    Aliás, eu escolhi mal o título "Blogs Polêmicos", pois dá a entender q eu só iria recomendar os + sensacionalistas, qdo na verdade a idéia seria recomendar tbm os q fossem apenas curiosos, bizarros (no sentido de "exóticos") ou de utilidade pública... como será a matéria sobre o blog: "Enciclopédia HQ" (sobre a qual eu prometi q faria uma matéria especial em breve). A "Enciclopédia" é um blog q serve como banco de dados pra capas raras de hqs clássicas!!!

    Espero q vc goste dessas próximas q irei postar... e obrigado pela crítica construtiva!!!

    Abs!!!

    PS: Ah, eu te respondi aquele mail da semana passada (vc recebeu a resposta)? Se sim, diz depois o q achou daquelas questões e do vídeo q eu te indiquei, blz? Abs!!

    ResponderExcluir
  21. Vitor(Vihuci)02/03/2013, 20:31

    Léo,qualquer coisa acessa minha página e encontre lá.
    Agradeço a informação sobre as FOTOS das miniaturas de "Justiceiro & Elektra",ainda não vi a do Marvel Legends por falta de tempo,mas assim que der verei,claro.

    ResponderExcluir
  22. Fala, Leo!

    Bem interessante o blog indicado... Mas o cara deve se achar uma espécie de Nietzsche com aquele discurso raivoso e dogmático lá. Ainda sim tem matérias interessantes, sua dica foi boa. Claro que nem se compara ao seu Blog, que é um dos melhores da Rede quando o assunto é quadrinhos! A propósito, seus "X-9" sabem alguma coisa sobre a ótima série FACE OCULTA que, ao que parece, foi cancelada pela Panini??? Seria muito triste isso! Aliás você conhece essa série? Abraço, amigo!

    Ronnie.

    ResponderExcluir
  23. von Hohnstaufen02/03/2013, 23:01

    Bom, não é sobre o post não. Alguém pretende comprar a coleção de xadrez dos Star Wars ? Porra, tá muito caro !
    http://www.planetadeagostini.com.br/colecionavel/xadrez-star-wars-.html

    ResponderExcluir
  24. Olá Bernardo, nada pessoal amigo, mas discordo de você em algumas coisas!

    Eu acho valida a informação que o Léo apresentou. Não vi bola fora. Até achei essa opinião em particular um tanto que exagerada, extremista. Fiquei mais curioso em ler o tal blog depois que li isso.

    Pensando dessa forma acredito até que a polêmica esta nos olhos de que vê (no nosso caso, "de quem lê"). Eu poderia dizer que você fez mais propaganda gratuita para o bolg do que a própria materia. Quem sabe?

    O blog em questão é realmente curioso, diferente. Dei uma olhada por cima. Não estou dizendo que gostei nem que não. Achei apenas interessante suas opiniões e a forma como o autor transmite elas.

    O Léo explicou claramente sua intenção ao indicar o blog. Pelo menos assim me pareceu quando eu li a materia pela primeira vez.

    Você tinha todas as informações nescessárias na matéria para decidir se valia a pena ou não dar uma olhada. E realmente, "vale a pena dar uma olhada". Nada de mais, mas vale.

    Século 21 (XXI) muitas informações. Para todo o tipo de gosto. Para leitores de varias idades. Agrada ou não, você vai filtrar. Isso se chama liberdade (mas não vou entrar nesse mérito de liberdade de expressão e coisas do gênero).

    O assunto da matéria mantem a proposta do blog. Tá tudo em casa.

    Eu concordo que todas as críticas são validas, mas acho que você Léo, deve continuar levando o seu blog do jeito que você acha que deve, com personalidade. A sua personalidade. Até agora foi assim, e tem dado certo.

    Parabéns pelo seu trabalho aqui no Submundo. Vida Longa!

    João Lacerda.

    ResponderExcluir
  25. respondendo ao ronnie, divulgaram a capa da edição 3 de face oculta em alguns fóruns. acredito que a série deve continuar normalmente

    ResponderExcluir
  26. Valeu pela informação, Danilo.

    Ronnie.

    ResponderExcluir
  27. Numa coisa devo concordar com os demais comentaristas, ficar expondo blogs alheiso é meio complicado para alguém como você, que já tem seu grande público.

    A sua intenção foi apenas mostrar que existe um blog assim e assado, mas, sem querer, tu acabou fazendo uma puta propaganda desse lugar. Não sei se será uma boa ideia você expor demais blogs... tente concentrar-se mais no teu, pois há um grande público aqui que não deve ser dispersado.

    Eu penso cada vez mais nisso em relação ao meu espaço. Antigamente, eu divulgada qualquer blog numa boa, mas não colhi bons frutos disso. É diferente de citar algum lugar parceiro no meio de uma postagem de vez em quando. Neste caso, você criou uma postagem pra falar de um outro blog. Não encare isso como uma crítica, pois não é. Estou apenas concordando com os colegas que dizem que você não precisa fazer isso.

    No meu caso, fiz uma lista de indicações onde coloquei os blogs que gosto e assim qualquer leitor pode ir lá e conhecer o lugar também. Penso que qualquer coisa além disso, é desnecessário.

    Abraços. Tenh um bom domingo e um ótimo começo de semana.

    Fabiano Caldeira

    ResponderExcluir
  28. Oi Leo...

    Eu já gostei da sua iniciativa de falar sobre os blogs. Assim como falamos de HQs dando nossas opiniões pessoais sobre elas, acho que falar dos blogs emitindo a sua opinião é algo parecido. A diferença está em que quando falamos mal do Alan Moore ou do Maurício de Souza eles dificilmente responderão a nossa opnião. No caso dos blogs possivelmente existirão diversas opiniões, inclusive dos próprios autores.

    Penso sempre que para falar um determinado ponto de vista não há necessidade de dizer que o outro possui o ponto de vista errado, ou seja, para dizer o que penso não preciso dizer que o outro está errado.

    E lendo sua matéria foi o que vc fez, disse sua opnião sem necessariamente desdizer a opnião do outro.

    Acho legal a iniciativa pois eu mesmo nunca tinha ouvido falar dessa "Caixa de Gibis". Vou procurar conhecer. Acho que vc conhece vários blogs dentre os quais eu também gostaria bastante. Uma serie de matérias assim me ajudaria a expandir meu conhecimento sobre os blogs relacionados à HQs.

    Abc.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  29. Lembro do Mauro da época de comunidade UniversoHQ, onde ele sempre postava links para matérias de seu blog anterior, onde tb vendia algumas HQs. Salvo engano, o título do blog era "Emquadrinho(s)". As matérias são bem escritas, embora, claro, o espaço seja cheio de temas - se não polêmicos - polemizados...

    ResponderExcluir
  30. Concordo com Marcelo, e você conduziu muito bem a questão.Você apresenta o cardápio, no mais é o gosto de cada um.Por exemplo, você não gosta muito do mix do Popeye, eu gosto muito, principalmente Zezé & cia.Durma-se com um barulho desse.E o Superman Crônicas 3 alguma notícia? Parabéns pelo blog, se bobear vai se tornar referência.
    Alex Leão

    ResponderExcluir
  31. Obrigado pela recomendação, eu também acompanho seu blog e obviamente respeito as opiniões aqui apresentadas.

    O Caixa de Gibis não mudou, apenas passou de um início tímido para uma fase em que toca em assuntos mais delicados, o que gera as ditas "polêmicas".


    Em nenhum momento parti para a baixaria, ou se o fiz, foi necessário, afinal, nada mais baixo do que pegar Allan Scott e transformar em bicha.

    De resto, o blog não terminou nem diminuiu os posts, mas continua na página do Facebook.

    ResponderExcluir
  32. Ja tinha lido esse blog há muito tempo, desde o polemico post sobre o lanterna gay.
    Acho engraçadissimo, nao sei se a intenção do cara é trollar todo mundo, mas acho muito engraçado quando pessoas vao la passar recibo nos comentarios do site dele por causa de criticas a QUADRINHOS, q nao passa de entretenimento. Mas enfim, sou muito apreciador de humor negro, isso pode ter ajudado na identificaçao com o site, hahahahaha.

    ResponderExcluir
  33. Gosto muito da forma como o Léo conduz seu Blog. Acredito realmente que para apresentar opiniões contrárias não há necessidade de dizer necessariamente que seu interlocutor está errado.

    Entendo a condução de um blog como a manifestação pessoal de gostos e opiniões, a menos é claro que esse blog esteja à serviço comercial (o que também não vejo problema).

    Reitero meus parabéns ao blog.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  34. Oi Leo, esse "Caixa de Gibis" eu não conhecia, e achei interessante você mostrar.
    Achei muito interessante sua abordagem do assunto, como sempre, com bom gosto e o distanciamento correto em não pré-julgar quem quer que seja.


    ResponderExcluir
  35. Opa, fala léo, beleza ?

    Sou leitor "novo" do submundo hq, um mês no máximo, li quase todas as matérias que tu postou e queria te parabenizar pela iniciativa. Visito quase que diariamente o blog e gosto muito do conteúdo.

    Só mudaria esse layout com fundo feito no capricho pra forçar as vistas, e escreveria de uma forma menos "internética" (com vicios de linguagem de internet, como "q", "pq" e etc), pois fica difícil reproduzir seus textos por aí caso seja preciso. Fora isso está de super-parabéns.

    Comecei a colecionar hqs a pouco tempo (uns 4 meses no max), mas ja tenho uma coleçãozinha modesta de mangas, pelo que vi em muitos comentarios você não conhece muito do assunto, então deixo pra você duas dicas de leitura bem atuais, a primeira dela é 20th century boys que está sendo publicado no brasil pela Panini (ja vi que ja lhe indicaram Monster, do mesmo autor, mas monster sinceramente não supera 20th) e leia também Bakuman, publicado pela Panini, são duas obras bem distintas mas ambas interessantes, facilmente encontradas por aí na internet (caso não queira investir em algo duvidoso).

    Bem, abaixo dou uma pequena sinopse das duas, pra esse post não ficar imenso. Valeu :D

    ResponderExcluir
  36. Oh, nessa caixinha dos comentarios parecia um post grande, sério. ._.

    Bem, 20th century boys seria só mais uma obra de suspense (se é que pode ser enquadrada nesse genero, mas na falta de um...), o roteiro é o seguinte, um rapaz comum que cuida de sua vida pacata de forma comum (exceto a filha de sua irmã que cuida, desde que a mesma fugiu misteriosamente) um dia se vê envolvido em uma grande "cospiração", digamos assim, muitas coisas estranhas relacionadas a um simbolo começam a acontecer, começando pela morte de um de seus amigos de infancia e sumiço de uma familia vizinha. Investigando por cima (a familia lhe devia dinheiro, somando á curiosidade) ele descobre um simbolo, e insiste entre seus outros amigos que o simbolo lhe é familiar, o simbolo em questão faz parte de uma seita "quase" religiosa, liderada por um tal de Amigo. Fato é que esse grupo de amigos (hoje já adultos e com suas vidas ocupadas) se lembram que o tal grupo, além das idéias do culto e estranhos acontecimentos (ataques biológicos, mortes misteriosas, uma verdadeira grande conspiração) na verdade foram fatos planejados por eles, como uma brincadeira de infância, onde eles seriam os salvadores do mundo de uma terrivel ameaça. A base do argumento é essa, o bacana do mangá é simplesmente esses flashbacks de infancia, você se pega nostalgico exatamente em cada capitulo do manga, relembrando como era (boa) sua infancia e as brincadeiras que tinha com seus amigos, o manga é uma obra unica, te garanto. Muito bem escrito.


    Já o outro manga é sobre dois garotos que decidem ser mangakas (sobreviver de manga, serem autores), simplesmente isso, a sacada da série é que mostra todo o funcionamento da Jump (editora japonesa) e todo o processo de criação e exigencias (até mesmo clichês) do mercado de mangas. Outra bela obra.

    Bem, caso tenha se interessado dê uma lida, depois dê um feedback aqui nos comentarios de seu blog, eu deixo. Té mais suahushuashuashuas (folgado pacas)

    ResponderExcluir
  37. "FACE OCULTA que, ao que parece, foi cancelada pela Panini??? Seria muito triste isso! Aliás você conhece essa série?"


    Oi, Ronnie... tdo bem?

    Pois vc sabe q até hj não consegui achar nenhuma ed. do "Face Oculta" fora do plástico (ela vem lacrada)... e não quis me arriscar a comprar sem ao menos ver a arte!!! Sei q as críticas tem sido positivas à essa série... mas como eu entrei em fase de contenção de gastos ($$$), não tô me arriscando com nenhuma nova coleção sem vê-la antes!!!

    Porém, não se preocupe, pois a princípio essa série tá só atrasada mesmo (entre tantas outras HQs anunciadas pela panini e q atrasaram além da conta: Vertigo Especial, Fábulas 3, Morte de Jean DeWolff, etc)....

    só q a "Face Oculta" não foi lá mto bem de vendas pelo q eu soube através de um camarada lojista (q alega ter encalhado com o nº 1 dessa série). Mas acho q ainda não é motivo pra um cancelamento súbito (se bem q a panini tem histórico de já ter abandonado séries inacabadas pelo caminho: Éden, Biblioteca do 4F, XIII, Starman, etc)!!

    e realmente, às vezes parece baixar o Nietzsche lá no "caixa", rs...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  38. "Bom, não é sobre o post não. Alguém pretende comprar a coleção de xadrez dos Star Wars ? Porra, tá muito caro !"


    Caro pra cecete, diga-se de passagem, né??

    as peças são MENORES q as miniaturas da marvel e custam mais caras... 39,90 por cada peça de xadrez eu achei mto facada!!!

    vou comprar a 1º q custa apenas 10 pila... e depois eu vou ver: talvez eu até encare uma ou outra (mas só dos "medalhões" da série). Não compraria mais do q umas 10 peças (das 64 do todo)!!!

    Devo fazer uma postagem sobre essa coleção aqui no blog... mas só "SE" eu conseguir imagens de boa qualidade pra postar aqui (as q estão disponíveis no site oficial da Dagostini tão em baixíssima qualidade - mal dá pra ver as peças em detalhes)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  39. "O Léo explicou claramente sua intenção ao indicar o blog. Pelo menos assim me pareceu quando eu li a materia pela primeira vez."


    E aí, Lacerda... tdo bem?

    sim, minha intenção foi só postar o "caixa de gibis" como uma curiosidade a mais pra quem curte quadrinhos... pessoalmente, não concordo com boa parte do conteúdo postado lá e nem conheço o autor do blog. Divulguei aqui só pra compartilhar com outros leitores q ainda não conheciam o "caixa"!!!

    mas considero válidas todas as opiniões dos leitores postadas aqui: tanto a sua quanto a do Bernardo tbm... pois são críticas construtivas q nem as de vcs determinam os rumos das próximas postagens aqui no blog!!!

    Obrigado a vcs!!!

    ResponderExcluir
  40. "respondendo ao ronnie, divulgaram a capa da edição 3 de face oculta em alguns fóruns. acredito que a série deve continuar normalmente"


    Opa... brigadão pela informação, Danilo!!!

    ainda não vi a capa dessa ed. 3... mas vou procurar pra incluir numa próxima postagem sobre lançamentos do mês (tava só atrasada mesmo pelo visto, rs)!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  41. "A sua intenção foi apenas mostrar que existe um blog assim e assado, mas, sem querer, tu acabou fazendo uma puta propaganda desse lugar."


    Valeu, Fabiano...

    Vou considerar todas as opiniões postadas aqui qto à proposta desta matéria (q seria mesmo pra ajudar a divulgar blogs q eu achasse interessantes serem conhecidos pelos leitores deste espaço). Mas entendo seu ponto de vista, e irei repensar a continuidade desta coluna... até pq, se a matéria já dividiu opiniões logo na estréia é sinal de q poderá se tornar uma dor de cabeça maior do q eu gostaria de ter no futuro, rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  42. "Uma serie de matérias assim me ajudaria a expandir meu conhecimento sobre os blogs relacionados à HQs."


    Brigadão pela participação, Marcelo....

    A minha idéia com esta postagem era exatamente essa q vc comentou (e q eu citei acima). Mas como nem todo mundo aprovou, é meu dever aqui considerar as opiniões de todos e rever o conceito pra uma próxima postagem deste tipo!!!

    E realmente... não questionei o conteúdo e nem a propsta do "Caixa de Gibis", pois acho q cabe a cada um q for visitar o blog tirar suas próprias conclusões. Da mesma forma q eu acho anti-ético criticar o trabalho de outros blogueiros (ainda mais sabendo as dificuldades q todos nós enfrentamos pra mantermos nossos blogs no ar)!!!

    Valeu mesmo!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  43. "Salvo engano, o título do blog era "Emquadrinho(s)". As matérias são bem escritas, embora, claro, o espaço seja cheio de temas - se não polêmicos - polemizados..."


    Dessa eu não sabia, Kleiton...

    viu só? sempre tem tanta coisa q a gente sequer imagina na vastidão da internet, rs!!!

    eu perdi mto tempo da minha vida frequentando fóruns de quadrinhos (q não me trouxeram nada de bom ou produtivo - fora algumas poucas amizades q fiz nesses lugares).

    Demorei mto pra começar a desbravar o universo dos blogs... e tem mta coisa interessante q eu deixei de ler e conhecer por estar focado nos lugares errados. Mas antes tarde do q nunca, né?

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  44. "você não gosta muito do mix do Popeye, eu gosto muito, principalmente Zezé & cia."


    Oi, Alex... tdo bem??

    na verdade eu até gosto do mix, mas começou a me incomodar o fato da Pixel estar ignorando as críticas dos leitores nas redes sociais, q pedem q o personagem principal tenha mais espaço em sua própria revista (o popeye e o Zero costumam ficar em média com apenas 20 das 68 pág de suas revistas). E como eu preciso cortar gastos no momento... resolvi dar um tempo nesse gibi do popeye (já q esse fator do mix pesou bastante pra mim, rs)!!!

    Mas mixes são assim mesmo... nunca irão agradar a todos os leitores. De qq forma, aplaudo a iniciativa da Pixel em resgatar todos esses clássicos (com o gibi do "Recruta Zero" eu continaurei regularmente)!!!

    Qto ao "Superman Crônicas 3"... por ser da série "Panini Books" (direcionada pas livrarias), só saberemos uma data de lançamento qdo as lojas receberem as listas de pré-venda. Não se tem uma data prevista ainda, mas assim q tiver, será noticiada aqui no blog (pois tenho o Vol. 1 dessa série, e isso me faz lembrar q tenho q buscar o Vol. 2 antes q chegue esse 3º)!!!

    Valeu mesmo!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  45. "O Caixa de Gibis não mudou, apenas passou de um início tímido para uma fase em que toca em assuntos mais delicados, o que gera as ditas "polêmicas"


    Valeu mesmo pela participação e pelos esclarecimentos, Tavares...

    A tal "mudança" q eu notei foi justamente pela escolha dos temas abordados, q realmente são polêmicos até a raíz. E esse foi o diferencial q eu mais gostei no "Caixa de Gibis" (o q agrega ao blog uma identidade única).

    Atualmente estou lendo as matérias do "Caixa" desde o começo do blog... e como eu mencionei num dos comentários acima: a matéria sobre o "Filme fajuto do Conan de 1934" e a "Origem secreta de Alfred Neuman" foram excelentes trabalhos de pesquisa da sua parte!!!

    Sobre a polêmica do Alan Scott (e outras)... é triste ver q a indústria de HQs se limita apenas à esse tipo de coisa hj em dia: a última da Marvel por exempolo, foi o tal beijo entre "Wolverine & Hércules" (sem falar na lambança q estão fazendo no gibi do aranha)!!!

    Fico no aguardo de novas atualizações do seu blog então... e vou procurar a pág do face (sou meio alheio a isso por ainda estar preso demais ao orkut)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  46. "acho muito engraçado quando pessoas vao la passar recibo nos comentarios do site dele por causa de criticas a QUADRINHOS"


    Oi, Melke... blz??

    por incrível q pareça, os quadrinhos (q deveriam ser apenas um entretenimento) acabam formando algumas das críticas + ferrenhas da internet: pior até do q mta "Torcida Organizada" q tem poraí, hehe!!!

    eu tbm acho graça de alguns comentários extremistas... pois acho meio ridículo alguém odiar outra pessoa pelo q ela escreve sobre GIBIS. Não q eu menospreze os quadrinhos (longe disso)... mas a realidade à nossa volta vai mto mais além do mundinho dos gibis, e tem milhares de outras coisas q lemos nos jornais diariamente q me revoltam bem mais do q qq coisa ligada à gibis, rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  47. "Entendo a condução de um blog como a manifestação pessoal de gostos e opiniões, a menos é claro que esse blog esteja à serviço comercial (o que também não vejo problema)."


    Valeu, Marcelo...

    o "Submundo" não tem vínculo comercial com nenhuma editora (tanto é q defendo publicamente os scans e a compra de encadenrados importados)!!!

    Mas não descarto a possibilidade de vender (futuramente) espaço publicitário em banners aqui no blog... (vamos ver)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  48. "Achei muito interessante sua abordagem do assunto, como sempre, com bom gosto e o distanciamento correto em não pré-julgar quem quer que seja."


    Brigadão mesmo, Paulo...

    eu procuro nunca IMPOR a minha opinião sobre as coisas, no máximo eu exponho o q eu penso... mas deixo o julgamento do conteúdo pros leitores (dessa forma, eu busco incentivar q cada um forme a sua pçrópria opinião seja sobre gibis, filmes e até outros blogs - como foi o caso aqui)!!!

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  49. "Bem, caso tenha se interessado dê uma lida, depois dê um feedback aqui nos comentarios de seu blog, eu deixo. Té mais suahushuashuashuas (folgado pacas)"


    Oi, ~saru'~ ... Seja bem-vindo ao blog então (participe mais vezes se puder) e obrigado pelas dicas de mangás!!!

    Achei interessante sim esse "20th century boys"... já anotei pra ver se consigo dar uma olhada nele nem q seja via scans (infelizmente os mangás impressos vem todos lacrados, e isso me dificulta mto conhecer melhor esse universo). Eu tbm preciso conhecer melhor algum site q tenha mangás pra download (de preferência em português, pois eu até leio em inglês, mas em japonês eu não entendo nada dos textos, rs)!!!

    Vc tá certo... eu conheço mto pouco de mangás. Não por falta de interesse, mas sim, por não conseguir verba ($$$) pra acompanhar novas coleções (sendo q não posso parar com as séries q eu já comecei da linha Vertigo, por exemplo). Assim, sobra pouca grana pra eu investir em novas coleções, mas já tentei vários mangás (Éden, Gantz, Witchblade, Golgo 13, etc). Vou ver se consigo dar uma olhada nesses q vc me indicou tbm, blz?? Se vc souber de um link onde eu possa baixar alguns, tbm te agradeço, hehe!!!

    e valeu tbm pelos comentários sobre o Layout aqui do submundo... te confesso q isso tem sido uma dor de cabeça a mais pra mim desde a criação do blog. Pra vc ter uma idéia, até agora ainda não consegui finalizar um logotipo adequado pro blog (sempre acabo "deixando pra depois" e vou mantendo esse atual aí q é provisório, rs). Já o resto do layout, tentarei mudar se for pra apromorar o blog (o problema é arrumar tempo pra tudo isso, já q disponho de poucas horas diárias pra atualizar o blog com matérias). Mas vamos ver, ainda considero q o "Submundo" esteja apenas em seu "estágio incial", rs!!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  50. "Saquei a tua! Tu é o menininho chato. Quer chamar a atenção em um blog de quadrinhos que tu, na real paga um pau"


    Oi, Pablo... blz?

    Eu tbm não entendo qualé a desses trolls q vem aqui pra postarem q o blog é uma merda... Se eles achassem isso mesmo, não viriam aqui todos os dias me darem audiência (afinal, qdo se odeia um blog a gente passa longe do local - é o q qq pessoa sensata e coerente faria ao menos)!!!

    Tive q deletar o seu post tbm, pra não dar mta corda pra essa molecadinha q vem aqui só pra zoar... conforme eu falei num comentário acima, não posso permitir posts com brigas pessoais aqui no blog:

    pois segundo as REGRAS do próprio BLOGGER (com as quais eu concordei qdo crei este espaço)... a responsabilidade sobre o conteúdo postado passa a ser minha (o q me obriga a deletar posts com conteúdo impróprio: xingamentos, ataques pessoais, links de sexo, spams, etc)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  51. Bom dia, LEO.

    Cara, sem mais...apenas parabéns pela condução/escolha dos temas. Creio que a intenção de todo blogueiro não seja a de agradar a todos, mas sim, manter a afinidade com seu público alvo. Pelo tempo que comento em seu blog, pode ver que o conheci faz pouco tempo(por acaso, na verdade, pesquisando a coleção de miniaturas da Marvel). De lá prá cá, já revirei o blog de trás pra frente. São ótimas postagens, comentários sempre bacanas e uma média de atualização muito boa. Visito todo dia.

    Vida Longa ao Submundo HQ!

    ResponderExcluir
  52. "Creio que a intenção de todo blogueiro não seja a de agradar a todos, mas sim, manter a afinidade com seu público alvo."


    Valeu mesmo, Marcio!!!

    é bem isso q vc falou: agradar à TODOS é impossível (se nem Cristo conseguiu, quem sou eu pra tentar? rs)... mas sempre vou procurar atender ao padrão básico de interatividade com os leitores do blog: q é continuar trazendo matérias com curiosidades e variedades sobre o mundo das HQS e manter tbm um bom nível de DEBATES (ideias com boas argumentações) nos comentários!!!

    Infelizmente não tenho tempo pra atualizar o blog todos os dias (como eu gostaria)... mas tenho mantido uma média de uma matéria nova a cada 2 dias. acho q assim tem sido suficiente pra manter uma boa movimentação no blog, até pq, os comentários aqui tbm rendem bastante (mais até do q as matérias em si - e incrivelmente mais do q muitos fóruns e comunidades de quadrinhos poraí)!!!

    Ah, e falando nas minaituras... taí a matéria nova com as últimas (e em breve vem uma postagem especial sobre o FINAL da coleção lá fora: q se encerra agora no nº 200)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  53. Fala Léo, cá estou eu com os links.

    Você pode baixar o 20th century boys nesse link:

    http://ltfmangas.blogspot.com.br/2009/07/20th21st-century-boys.html

    Ou pode optar por ler online aqui:

    http://mangas.xpg.com.br/Manga/343-20th-Century-Boys

    Já Bakuman você pode baixar aqui:

    http://bakumannolimits.blogspot.com.br/2012/03/mangas-download.html

    Ou optar por ler no site que citei acima, que tem uma biblioteca ENORME de mangas, só procurar com ctrl+F e fica facil:

    http://mangas.xpg.com.br/Mangas/

    ResponderExcluir
  54. "Fala Léo, cá estou eu com os links."


    Opa... brigadão mesmo: esses links e dicas foram realmente valiosos!!!

    eu não conhecia esses links, pois os locais onde eu costumo baixar gibis só disponibilizam comics americanos mesmo (e eu tbm curto HQs da europa e nacionais daqui)!!!

    Valeu mesmo... vou biaxar esses q vc indicou então, e ainda tentar ler o final do "Éden" (se eu encontrar nesse site)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  55. Oi Leo
    Só pra te agradecer pela dica do Caixa de gibis. Sou preguisoso pra ficar procurando novos blogs de quadrinhos, só leio mesmo o seu.
    Achei muito boa a iniciativa do cara de misturar política com o assunto de quadrinhos, afinal os autores de quadrinhos fazem isso, nada mais natural que esse assunto entrar em pauta durante as críticas dos gibis.
    A gente está vivendo uma época em que as verdades absolutas parecem ter deixado de existir e normalmente acabamos engolindo tudo que nos cai em mãos sem refletir antes. Gostei especialmente desse vídeo que ele recomendou no post O Halloween dos imbecis.
    http://www.youtube.com/watch?v=GAPbfjXJNUc
    Abs
    Jorge

    ResponderExcluir
  56. "Só pra te agradecer pela dica do Caixa de gibis."


    Opa, brigadão mesmo por ter curtido essa dica, Jorge...

    eu tbm ando buscando blogs q tragam conteúdo diversificado e com opinião própria dos autores. Os blogs mais famosos costumam publicar apenas os releases pré-prontos das editoras... porisso tenho buscado conhecer melhor os blogs alternativos onde os autores expressem suas próprias opiniões.

    Aliás, tbm agradeço se me derem boas dicas de outros blogs tbm... pois meu tempo anda bem escasso agora com trabalhos e estudos, e infelizmente fiquei com menos tempo pra sair vasculhando a internet (sendo q minha prioridade continua sendo as atualizações deste espaço, naturalmente)!!!

    e de fato, esse vídeo foi sensacional... aliás, essa matéria do "Halloween dos Imbecis" merece uma boa lida pela reflexão proposta (independente do leitor concordar ou não com o conteúdo)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  57. Leo, outro dia eu vi num desses horarios de programação religiosa, da iurd- o bispo dizer que quem é cristão e pagando dízimo....a vida é um mar de rosas, problema nunca mais, só orgasmos múltiplos

    voce diz aí que está estudando e trabalhando muito,ocupado, eu ainda estou tentando reorganizar minha vida; e vou estudar

    a questão é E AÍ ? se pode ter uma vida de superherói em que se ganha sempre; imune, mas imune mesmo de decepções ou tristezas ?

    valeu

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  58. "E AÍ ? se pode ter uma vida de superherói em que se ganha sempre; imune, mas imune mesmo de decepções ou tristezas ?"


    Uma vez eu te falei q não acredito em felicidade plena... e tbm não acredito em religiões sustentadas com dinheiro do povo!!!

    eu tenho uma vida boa... e mesmo não sendo rico, tenho uma boa renda, uma noiva, uma boa formação acadêmica e bastante saúde mesmo com mais de 40 anos. Não tenho do q reclamar da vida... e ainda assim tem dias q acordo de mau-humor e tenho minhas preocupações tbm (doenças na família, incertezas profissionais, contas pra pagar, etc)!!!

    ou seja: não acredito em "mar de rosas" ou "felicidade plena" o tempo todo ... pois a vida é cheia de altos e baixos pra todo mundo!!!

    enfim... desejo boa sorte nos teus projetos (reorganizando sua vida e seus estudos), e não esquenta a cabeça com eventuais problemas pela frente: pois eu acho q o segredo é a gente não deixar os problemas nos consumirem: e driblar eles com bastante esforço, estudo e dedicação (é o q eu sempre faço, ao menos)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  59. obrigado, leo, voce sempre tem atenção e afeto pra responder tudo que a gente quer saber.......... mesmo tendo pouco a ver com o contexto, mas são fatos que muitos que frequentam teu blog aprendem também... afinal SUBMUNDO É FERRO NA BONECA, er, bom, sei lá, é tudo de bom na linguagem frankmilleria.

    mas eu vi que quem desse oferta ao bispo, nego ia lá, virava empresario com helicoptero, mansão e caviar.....mas eu não dei o meu !

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  60. "mesmo tendo pouco a ver com o contexto"


    Tranquilo... é q eu acho q às vezes um assunto puxa outro, e mesmo q não tenha mto a ver, se o papo tiver interessante, não tem pq não desvirtuar um pouco de vez em qdo, né?

    eu sempre vejo este espaço como se fosse um butéco... e falo com todo mundo aqui como se estivéssemos todos numa mesa de bar!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...