08/03/2013

"Monstro do Pântano": As Raízes de um Clássico da Linha Vertigo/DC....

"Clássicos DC: As Raízes do Monstro do Pântano" Vol. 1.... É uma nova coleção de encadernados (econômicos) q trará em ordem cronológica as primeiras aventuras do personagem!!!

Mais conhecido pelos leitores da linha Vertigo através da fase escrita por Alan Moore, o "Monstro do Pântano" ressurge agora desde sua 1º aparição em histórias raríssimas do começo dos anos 70 reunidas nesta edição!!!

Confira abaixo as origens deste ícone da Vertigo/DC:

"As Raízes do Monstro do Pântano" Vol. 1.... é um dos principais lançamentos prometidos pra breve na linha Vertigo e encaderna as 6 primeiras HQs do personagem, além de: "A Casa dos Segredos" nº 92 (capa abaixo no final da postagem) q trouxe a 1º aparição do monstro!!!

A capa q abre esta matéria é do encadernado americano... q no Brasil será dividido em 2 edições pela Panini. O original tem 320 pág. sendo q aqui serão 2 encadernados com 160 pág. cada (o q leva a crer q o Vol. 2 trará as ed. 7-13 de "Swamp Thing" q completam a edição americana)!!!

O formato e acabamento gráfico utilizado será o mesmo de: "Hellblazer - Origens".... ou seja: formato econômico pras bancas e custando na faixa de R$ 20!!!

Criado por Len Wein (um dos criadores de "Wolverine") e Bernie Wrightson.... o "Monstro do Pântano" apareceu pela 1º vez em: "A Casa dos Segredos" 92, q deveria ter sido uma história fechada (sem continuidade). Mas o sucesso fez com q ele ganhasse sua própria revista: porém, com várias alterações: o nome do protagonista foi mudado de Alex Olsen pra Alec Holland, sua origem foi totalmente reformulada, e sua personalidade passou a ser (ligeiramente) mais heróica!!!

Alec era um cientista, q após sofrer um acidente em seu laboratório (localizado num pântano, é claro) acaba se tornando um híbrido de homem/planta. Nessa fase inicial (q durou entre 1972-1976) o monstro ainda tinha esperanças de encontrar uma cura e voltar a ser humano de novo. Mas logo em sua fase seguinte (escrita por Alan Moore nos anos 80) essa esperança foi pro brejo (com o perdão do trocadilho) qdo o herói descobre o corpo em decomposição de Alec Holland e percebe q na verdade ele nunca foi um ser humano, e sim uma planta q adquiriu a consciência de Holland após o acidente q o matou (isso sim é o q podemos chamar de uma reviravolta e tanto na vida de alguém, rs)!!!

Enfim... mesmo a fase de Alan Moore sendo a mais aclamada envolvendo o "Monstro do Pântano", ainda assim é importante pros fãs do personagem (e da linha Vertigo em geral) conhecerem esse início da série, ainda mais considerando-se a raridade desse material: publicado anteriormente apenas pela Ebal (e uma história com a participação do "Batman" - numa das capas acima - q foi republicada pela Abril no especial: "As Várias Faces de Batman")!!!

Até+

PS: E pros fãs de "SANDMAN".... uma boa notícia: o Vol. 4 da "Ed. Definitiva" será lançado no 2º semestre (encerrando a série regular do personagem)!!!

42 comentários:

  1. Adoro ler aqui antes de dormir e depois ver "em andamento"... é como usar gostosamente minha mangueira e, quando ela está no auge das emoções, algo de repente acontece e então tudo se perde. kkkkkkk... é sempre bom avisar que isso não é um crítica, eu acho engrado, na verdade... pena que o sono não me deixa esperar.

    Tenha uma boa sexta-feira, com muitas alegrias!

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  2. "em andamento"


    Eu sei q é chato pra quem tá lendo uma matéria de repente se deparar com uma msg: "em andamento", hehe!!!

    mas teve uma vez (no começo do blog) em q eu tava digitando uma matéria... e de repente o meu PC travou (bosta de windows) e eu tive q desligar o aparelho (perdendo TUDO q eu havia digitado). Depois desse incidente eu não caio mais nessa, e hj eu escrevo 1 parágrafo e já posto no ar (pra SALVAR o texto). Aí digito o resto e vou postando aos poucos.

    Valeu mesmo, Fabiano (pode ler a postagem agora q tá concluída, rs)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Só espero que, caso haja baixas vendas, a Panini não utilize isto para vetar uma possível publicação da fase Alan Moore no Monstro do Pantano ( o qual eh um clássico e com certeza teria excelentes vendas e NUNCA foi decentemente publicada por nenhuma editora no Brasil).

    ResponderExcluir
  4. Do Monstro Do Pantano tenho a edição de Luxo que a Pixel havia lançado na época e que iniciava a fase de Alan Moore. Depois que a editora deu com os burros dagua, fiquei durante anos na expectativa pela continuidade dentro da editora Panini. Embora eu prefira que a editora começasse por onde a Pixel parou, como você disse, esse material é realmente raríssimo e merece ser conferido, mas só espero que não demorem muito para chegar a fase do escritor inglês.

    ResponderExcluir
  5. Guilherme Coelho08/03/2013, 08:45

    Boa notícia.

    ResponderExcluir
  6. mermo torcendo o nariz pra qualidade horrível do papel pisa brite... vou comprar essa revista por curiosidade.

    se a história for tosca, nem compro mais.

    vou arriscar pra ver se vale a pena.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o volume do monstro do pantano pela Pixel, e realmente foi fabuloso, mas acho que a Panini se lançar aquele material clássico, vai ser num formato mais econômico e nós pobres mortais que temos a 1ª edição definitiva da Pixel, vamos ter que começar tudo de novo, ou não. Abraços Leo e parabéns mais uma vez pelo site.

    ResponderExcluir
  8. "essa esperança foi pro brejo (com o perdão do trocadilho) qdo o herói descobre o corpo em decomposição de Alec Holland e percebe q na verdade ele nunca foi um ser humano, e sim uma planta q adquiriu a consciência de Holland após o acidente q o matou"


    Está aí algo que gostaria de ver. é como um espírito de repente descobrir que não tem ais aquele corpo de outrora, já que o flagrara já em estado de putrefação. Mas, pelo jeito, essa parte da coisa toda não será publicada, já que você deixou bem claro qu trata-se de uma outra fase.

    Só tenho a desejar boas vendas para a editora que apostar agora nesse filão, digamos, com padronização um pouco mais econômica para o consumidor. Chega tanto luxo a preços lá nas alturas!

    Quando sair nas bancas, se não estiver lacrada (pois esses lançamentos nesse padrão eu sempre encontrei lacrados), darei uma boa folheada pra ver se me desperta em algo. Quem sabe, eu levo?

    Abração. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  9. Oi Léo...

    Esse é um título que não há escapar dele. Não apenas pela qualidade do material, mas tmabém pelo seu peso histórico!

    Boa novidade!

    P.S. Conseguí postar apenas hj as novidades da Coleção da Marvel/DC de figurines. Depois confira lá!!

    Abcs.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  10. "Só espero que, caso haja baixas vendas, a Panini não utilize isto para vetar uma possível publicação da fase Alan Moore"


    Pois é... essa é a desculpa preferida das editoras pra cancelarem material. Tem mta série poraí q ficou só nas primeiras edições, pq venderam mal e foram descontinuadas: "Starman", "Blibliotecas Marvel", "Batman do Neal Adams", "Os Perdedores", e as linhas: "Maiores Clássicos Marvel" e "Biblioteca DC"!!!

    eles nunca cogitam q o fracasso dessas séries possa ter vindo do formato caro e luxuoso, da má distribuição, da escolha errada do material (teve mta tosqueira levando o título de "Maiores Clássicos").... é mais fácil culparem apenas as baixas vendas e cancelarem o material!!!

    mas acredito q essa do "Monstro" venda bem... não só pela raridade do material (q pouca gente leu na vida), qto pelo preço acessível de 20 pila!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. "Do Monstro Do Pantano tenho a edição de Luxo que a Pixel havia lançado na época e que iniciava a fase de Alan Moore."


    Eu tbm comprei essa edição da Pixel... até então, eu nunca tinha lido nada do MP e achei esse começo da fase do Moore uma excelente leitura!!!

    porém, essa ed. da Pixel é a única HQ q tenho do personagem... eu preferia q continuassem de onde parou tbm (até pq, a fase do Moore são 6 encadernados ao todo - ainda faltariam 5)!!!

    mas essa fase clássica do Len Wein tbm é bem-vinda... pois nunca li tbm nenhuma das histórias desse 1º Vol. A única q eu tenho dessa fase é aquela q eu mencionei com o "Batman" (q saiu num alamaque em formatinho)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  12. "Boa notícia."


    Tbm achei...

    como falei no comentário acima, eu preferia q tivessem continuado a fase do Moore de onde a Pixel parou. Mas esse tbm é um bom lançamento e q será material 100% novo pra mim (não li isso nem em scans, rs)!!!

    ResponderExcluir
  13. "se a história for tosca, nem compro mais."


    Minha idéia tbm é fazer isso, sabe?

    Como eu nunca li essa fase, vou arriscar esse Vol. 1 pra ver qualé... se eu achar o material fraco, ficarei só com esse Vol. 1 mesmo (só pra ter as primeiras histórias na coleção)!!!

    na pior das hipóteses... esse gibi tbm valerá uma boa grana no futuro (qdo estiver esgotado), rs. Pois esse tipo de material cult sempre terá um bom valor de mercado entre colecioandores!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  14. "e nós pobres mortais que temos a 1ª edição definitiva da Pixel, vamos ter que começar tudo de novo, ou não."


    E aí, Marcilio... blz??

    Olha, vou te dizer q na verdade é bem o contrário disso, sabe? nem era pra eu estar falando isso agora, mas uma FONTE de extrema confiança me garantiu q a Panini vai lançar mesmo a fase do Moore e em formato de luxo... só q lá pro ano q vem (ou após a conclusão de "Sandman")!!!

    pelo q esse camarada me disse, a única coisa q tá em questão atualmente... é se a fase do Moore sairá na versão igual à da Pixel (em 6 ed. capa-dura) ou se irão lançar as "Ed. Definitivas" (q seriam umas 3 ed, se não me engano)!!!

    eu preferia q versão em 6 partes (pois aí eu continuaria de onde a Pixel parou)... mas a chance tbm é alta de lançarem a versão + cara em 3 ed. (fazendo com essa série tomasse o lugar de sandman)!!!

    vamos ver... e pode deixar q qq novidade a respeito eu posto aqui, blz??

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. "Mas, pelo jeito, essa parte da coisa toda não será publicada, já que você deixou bem claro qu trata-se de uma outra fase."


    Oi, Fabiano... sim, essa fase q eu falei é a do Alan Moore e o arco se chama: "Lição de Anatomia". Já saiu aqui num encadernado de luxo mas pela Pixel. A panini um dia irá republicar essa fase tbm (essa do Moore com certeza eu recomendaria: é excelente)!!!

    é mto interessante o monstro descobrir q na verdade ele é um elemental da natureza (um espírito protetor do pântano q absorveu a consciência e as lembranças do falecido cientista Alec Holland)!!!

    o Moore viaja pra caramba nessas tramas envolvendo misticismo (ele mesmo é ligado nesses lances de bruxaria na vida real e passa mto dessas pirações pras histórias q escreve, rs)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  16. "P.S. Conseguí postar apenas hj as novidades da Coleção da Marvel/DC de figurines. Depois confira lá!!"


    Opa... valeu mesmo, Marcelo: com certeza vou lá conferir logo mais!!!

    Hj eu tbm defini um novo passo pra minha coleção de miniaturas... finalmente comprei uma cristaleira pra expor as figuras (e um dia eu postarei as fotos aqui)!!!

    e de fato... esse encadernado do MP carrega consigo aquele estigma de ser a gênese de um dos gibis + cultuados da Vertigo. Só por isso, já merece ao menos uma olhada a nível de curiosidade!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  17. "Olha, vou te dizer q na verdade é bem o contrário disso, sabe? nem era pra eu estar falando isso agora, mas uma FONTE de extrema confiança me garantiu q a Panini vai lançar mesmo a fase do Moore e em formato de luxo... só q lá pro ano q vem (ou após a conclusão de "Sandman")!!!"

    Cara, se esta notícia for real, pra mim é a melhor dos últimos anos nos quadrinhos do Brasil. A Pixel até iniciou algo muito bom, mas não finalizou.
    Espero que este material seja publicado em edição definitiva, com capa dura e papel bom, pois penso que o material é muito bom e raro e merece um tratamento diferenciado (vai ter desconto, parcelamento nas livrarias como Saraiva, portanto galera, dá pra comprar).

    ResponderExcluir
  18. Eram essas noticias que eu esperava ler!

    Estou no aguardo dessa primeira fase. e de todas as proximas também. Se realmente as edições definitivas forem nos moldes do Sandman, vai valer sim, apesar do preço salgado. Sacrificios serão nescessários!

    Abraços!
    Pablo!

    ResponderExcluir
  19. Leo, opinião sua, Sandman deve acabar na 4 mesmo né? Porque lá fora até tem o Absolute 5, mas ele contém também o Caçadores de Sonhos (tanto a graphic novel, já publicada aqui, quanto o livro original), Noites sem Fim (acho que só saiu pela Conrad), e o Teatro da Meia Noite (esse é da época da Metal Pesado).

    ResponderExcluir
  20. "Espero que este material seja publicado em edição definitiva, com capa dura e papel bom"


    Bem, seja qual a forma escolhida, ambas serão em capa-dura e papel couché... a dúvida mesmo é se será a coleção de 6 Vol. ou a definitiva com 3!!!

    a vantagem (pro leitor) se for a de 6 vol... é q as capas são MUITO mais bonitas q as ed. definitivas: todas as 6 capas seguem o padrão daquela 1º ed. da Pixel. Sem falar q os leitores q já compraram a da pixel poderão só seguir da 2 em diante!!!

    agora, se lançarem as versões definitivas... além das capas serem mais pobrinhas (desenhos simplórios demais), quem comprou o Vol. 1 da pixel ficará com metade do Vol. 1 repetido, hehe!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  21. "Se realmente as edições definitivas forem nos moldes do Sandman"


    Lá na Livraria Cultura tem várias Ed. Definitivas (Absolutes) importadas... e uma delas é a do Monstro do pântano. Só q lá a capa-dura vem envolvida numa capa de papel na volta. Em alguns casos, as ed. vem com uma caixa protetora na volta (é o caso do sandman absolute importado)!!!

    qdo sair aqui (lá pro ano q vem)... pode ser q relancem o Vol. 1 "se" optarem por lançar em 6 partes. Agora se for a versão definitiva, creio q os encadernados se assemelhariam aos do Sandman publicados aqui!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  22. "Leo, opinião sua, Sandman deve acabar na 4 mesmo né? Porque lá fora até tem o Absolute 5"


    Na minha opinião pessoal, eu acho q vai rolar o Vol. 5 aqui tbm... pois a coleção do sandman é sucesso de vendas, e a panini já republicou outras vezes material q havia acabado de lançar em outro formato:

    lembra da 1º aparição do "VENOM"? Pois é, essa mesma história saiu no mesmo ano em 2 encadernados diferentes: "Grandes Desafios" Vol. 1 e "Maiores Clássicos do Aranha" Vol. 5... MESMA história: em 2 revistas diferentes, no MESMO ano!!!

    ou seja: se tiverem q republicar os "Caçadores de Sonhos" no Sandman 5, acho q eles republicam mesmo q essa HQ já tenha saído faz pouco tempo!!!

    qto à isso (Sandman 5) eu não sei nenhuma informação ainda... mas pela lógica comercial, toda a franquia do "Sandman" tem sido sucesso garantido de vendas!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  23. Compara mais que garantida e esse ano não tem falência hahahahahaha

    ResponderExcluir
  24. Além de sandman 5 ainda tem o volume da morte.. pelo sucesso de vendas deve ser garantido sair tanto o 5 e o da morte, um por ano como já vem sendo feito.

    espero então que o monstro não seja substituto de sandman na panini, pq se não ia demorar um pouquinho mais pra sair.

    O monstro eu prefiro em 6 ed. também, até pq é mais confortável de ler. a edição definitiva da panini de sandman por exemplo é bem desconfortável pelo peso.

    ResponderExcluir
  25. Bem, se tanto a edição de 6 volumes como a definitiva com 3 volumes do Monstro do Pântano seriam com papel couche e capa dura, tb prefiro a de 6 edições, tanto pelo preço como manuseio. O meu temor era que com as 6 edições se perdesse a qualidade do material, mas se não ocorrer....
    E com preço menor, a série poderia ser publicado em um espaço de tempo até menor.

    ResponderExcluir
  26. Leo,

    Vc parece gostar muito dos boxes que vem em alguns encadernados gringos. Por acaso vc já viu isto aqui:http://www.comicboxhqs.com.br/
    Infelizmente, parece que o cara parou de produzir......

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, Léo! Ótima notícia! Lembro que a Ebal lançou entre 1979 e 1980 13 edições do MP em formatinho. A arte das capas era uma beleza: quando vc abria a revista a quarta capa completava a arte da capa da frente, era muito legal

    ResponderExcluir
  28. ""Compara mais que garantida e esse ano não tem falência hahaha"


    Este ano eu vou ter q maneirar mais nos gastos...

    devo priorizar mais esses encadernados baratinhos e evitar ao máximo os luxuosos em capa-dura. Já cancelei 2 coleções: "Transmetropolitan" e "ZDM" (q eu não acompanharei mais pra economizar $$$)!!!

    e com certeza ainda deve ter mais coisa q eu irei cortar da lista... (ainda bem q inventaram os scans, rs)!!!

    ResponderExcluir
  29. "O monstro eu prefiro em 6 ed. também, até pq é mais confortável de ler."


    Eu tbm prefiro assim... até pq, como eu falei num comentário acima: as capas da coleção em 6 partes são mto mais bonitas (todas trazem pinturas caprichadas - ao contrário dos absolutes, cujas capas são bem simplezinhas/pobrinhas)!!!

    e tbm pq é mais fácil de ler e armazenar mesmo... (principalmente pra quem guarda gibis em sacos plásticos)!!!

    Bem lembrado tbm... ainda tem o encadernado da "MORTE" q sai à parte dessa coleção do sandman. Tinha até esquecido disso, mas com certeza devem lançar tbm!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  30. "O meu temor era que com as 6 edições se perdesse a qualidade do material, mas se não ocorrer...."


    O Vol. 1 do "Monstro" q saiu pela Pixel... é um verdadeiro primor de qualidade gráfica e acabamento luxuoso!!!

    o papel usado era o couché (o memso das Bibliotecas Marvel e Ed. Definitivas)...

    só o q muda mesmo na versão de 6 ou 3 edições... é a quantidade de pág. de cada encadenrado e as capas (q na versão de 6 partes são mto mais bonitas)!!!

    ResponderExcluir
  31. "Por acaso vc já viu isto aqui:http://www.comicboxhqs.com.br/"


    Já vi sim... ficou mto show esses boxes!!!

    a loja q eu frequento tbm tem caixas personalizadas pra se guardar coleções... Mas eu guardo minhas HQs em plásticos transparentes mesmo!!!

    esses boxes são melhores pros leitores q possuem mtos números de cada coleção (fica melhor pra organizarem na estante)....

    Valeu (fica aí o link pra quem quiser conferir - vale a pena)!!

    ResponderExcluir
  32. "Lembro que a Ebal lançou entre 1979 e 1980 13 edições do MP em formatinho."


    Eu tbm lembro dessa coleção...

    e se não me falha a memória, as capas eram até as mesmas q eu postei acima nesta matéria (já q o conteúdo era o mesmo)!!!

    eu colecionava bastante coisa da Ebal nesse período... Jonah Hex, Guerreiro, Lanterna & Arqueiro, Superman, e até uma baseada no seriado do "Cyborg" (6 milhões de dólares)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  33. von Hohnstaufen09/03/2013, 19:10

    O site da Coleção de miniaturas marvel é horível, poucas informações e não tem a ordem de lançamento da miniaturas. Espero que a no caso DC isso seja mais caprichado.

    ResponderExcluir
  34. "O site da Coleção de miniaturas marvel é horível,"


    Eu até parei de entrar nesse site... pq a última vez em q estive lá, a última minaitura da lista era a nº 15 (THOR)... sendo q saiu a nº 20 agora em SP!!!

    será q a empresa não pode pagar um estagiário só pra atualizar o site?? (são mto mão-de-vaca mesmo, hehe)!!!

    seja como for... não se preocupe q eu vou postar aqui a LISTA COMPLETA das miniaturas DC: numas imagens-montagens q reúnem vários personagens na ordem correta de lançamento (q nem aquelas listas q eu postei aqui da Marvel)!!!

    é bom pra salvar as imagens... e consultar sempre q preciso for pra saber as próximas miniaturas q virão (pelo menos a ordem seguida aqui no Brasil é a mesma da Inglaterra)!!!

    ResponderExcluir
  35. Leo vc pode coloca um link com uma capa "feia" e outro com a capa "bonita" para a gente ver? Fui procura na amazon só achei um tipo de capas

    ResponderExcluir
  36. "Fui procura na amazon só achei um tipo de capas"


    Tá na mão então, lipe... saca só esses 2 links da "mycomicshop" (loja na qual eu compro importadas de vez em qdo):

    1) Capas bonitas (a fase do Moore conclui no Vol. 6 mas a coleção foi além): http://www.mycomicshop.com/search?TID=689601

    2) Capas feias: http://www.mycomicshop.com/search?TID=22726919

    Só deixa eu aproveitar e fazer uma "ERRATA" minha aqui... a nova coleção com capas feias não será um "ABSOLUTE" em 3 partes, ela tbm se estenderá por 6 edições q nem a coleção anterior.

    A Panini é q planeja (por conta própria) DOBRAR o nº de pág. (q nem tem feito com "Transmetropolitan" e "ZDM"). Se fizerem mesmo isso, a versão brasileira terá o dobro q a americana (sendo concluída em 3 ed.)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  37. Po, Leo, a diferença entre as várias eh brutal !! Espero que a Panini veja isto tb...
    E ai, Leo, vc me manda hj os dados bancários para aquele negócio ?

    ResponderExcluir
  38. "Po, Leo, a diferença entre as várias eh brutal !! Espero que a Panini veja isto tb..."


    Q capas bem xexelêntas dessa 2º coleção, hein??

    Tbm espero q utilizem as capas pintadas da coleção q a Pixel iniciou aqui...

    e pode deixar q já te mando a conta (daqui uns 15 min), blz?

    ResponderExcluir
  39. Eu fiz uma pesquisa pela internet,e descobrir que o volume 3 da série do ´´Monstro do Pantâno´´ foi escrita pelo Brian K.Vaughen. Esse volume consergue ser melhor do que as estórias que estão saindo em Dark?.

    ResponderExcluir
  40. "o volume 3 da série do ´´Monstro do Pantâno´´ foi escrita pelo Brian K.Vaughen."


    Eu li essa fase na época... pois nunca foi publicada no Brasil e acabei baixando em scans. Foram umas 20 ed. só q eram estreladas pela filha do MP (e ele mesmo mal aparecia)... era um material interessante sim, e lembro q o Constantine participou de algumas ed. tbm!!!

    eu achei melhor q a fase atual da "Dark"... se bem q da atual eu li só as 8 primeiras ed. Acho q começou bem, e piorou qdo mudaram o visual do Monstro (vou continuar acompanhando pra ver se volta a melhorar)!!!

    bem q podiam publicar essa 3º série aqui um dia... ainda mais agora q o escritor ficou famoso (na época - ano 2000 - ele era desconhecido)!!!

    ResponderExcluir
  41. Esse encadernado realmente vale a pena. Agora,gostaria de saber se o filme do Monstro do Pantano também

    vale a pena?.

    ResponderExcluir
  42. "o filme do Monstro do Pantano"


    Renato, esse filme é uma BOMBA, infelizmente... não recomendo nem como curiosidade, rs (é um Trashzão mesmo)!!

    e pior q ele chegou a ter uma sequência: "A Maldição do Pântano" (q passou pela 1º vez na TV num "Intercine": eu até votei pra assistir esse filme, e essa continuação consegue ser PIOR q o original)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...