25/03/2013

Retrato Falado (Parte 3): Roy Orbison - Conheça O "Dr. Octopus" do Rock...

Poucos fãs do "Homem-Aranha" devem saber disso, mas um de seus maiores inimigos: o "Dr. Octopus".... foi inspirado no cantor: Roy Orbison (foto acima)!!!

Eu só fui descobrir esse fato recentemente, ao ler a revista informativa q acompanha a figura do vilão na coleção de "Miniaturas Marvel"... e as fotos não deixam dúvidas!!!

Confira abaixo as semelhanças entre ambos.....

A coleção de "Miniaturas Marvel" é composta tbm por uma excelente revista informativa q acompanha cada figura de chumbo. E segundo o texto da ed. nº 3 ("Dr. Octopus"), Stan Lee seria fã do cantor Roy Orbison... e teria pedido ao artista Steve Ditko q desenvolvesse o visual do "Dr. Octopus" (criado em 1963) inspirado nas feições do cantor, o q incluiria até mesmo os óculos escuros q eram marca registrada do roqueiro!!!

Roy Orbison foi um dos pioneiros do Rock and Roll (começando sua carreira nos anos 50) e seu estilo rivalizava com o de Elvis Presley, Johnny Cash, e Jerry Lee Lewis. Entre suas canções + famosas estão: "Pretty Woman" (trilha do filme: "Uma Linda Mulher") e "Crying" (regravada pela cantora Rebeka Del Rio pra trilha do filme "Cidade dos Sonhos" e q tocou tbm no final da 3º temporada de "Prison Break")... entre inúmeros outros sucessos!!! Roy Orbison faleceu em 1988 após sofrer um ataque cardíaco (aos 52 anos) com sua carreira em plena atividade!!!

E o "Dr. Octopus".... é sem dúvida um dos 3 vilões mais significativos da galeria de desafetos do Aranha. Em sua 1º aparição (na ed. nº 3 do gibi do Aranha lá fora) ele espancou e derrotou o Aranha de forma humilhante (a ponto do herói cogitar abandonar a carreira após a surra q levou). Com o passar dos anos... o vilão traçou a Tia May (quase casando com ela), formou o "Sexteto Sinistro", morreu, ressucitou, e atualmente trocou de corpo com o Aranha (numa trama ridícula q mais parece aqueles filmes da "Sessão da Tarde" onde pessoas trocam de corpos até com animais, rs)!!! Enfim... fica aí a homenagem e o tributo da Marvel à Roy Orbison!!!

Até+

32 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O Chico Xavier também parece com o Roy Orbison!

    ResponderExcluir
  3. Fala ae,Leo, bza ?
    Apenas para informação: Batman o filho do demônio já de volta na Comix
    http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=17517.

    ResponderExcluir
  4. "O Chico Xavier também parece com o Roy Orbison!"


    Pior q parece mesmo, né?

    Diz na Wikipédia q o Orbison usava óculos escuro devido a um problema de vista...

    mas não sei se no caso do Chico Xavier tbm era essa a razão dos óculos!!!

    ResponderExcluir
  5. "Apenas para informação: Batman o filho do demônio já de volta na Comix"


    Opa, valeu pelo aviso... acho q fizeram uma 2º tiragem então (pois a 1º tava esgotada)!!!

    vou ver se de repente agora eu consigo um exemplar... pois demorei demais e perdi da 1º vez!!!

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  6. Kiss—ass tb de volta
    http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=11677
    Será que a Panini descobriu a palavra mágica: Reimpressão ?

    ResponderExcluir
  7. "Kiss—ass tb de volta"


    Estranho terem reimpresso essa do Kick-Ass, q nem esgotada estava... na loja q eu frequento (Tutatis) ainda tem um monte, rs!!

    mas é bom saber q essa mentalidade das reimpressões tem sido constante... é assimq tem q ser mesmo: esgotou, tem q relançar de novo!!!

    e q venha tbm o "Kick-Ass 2"....

    ResponderExcluir
  8. José Ribeiro25/03/2013, 20:21

    Fala Léo, boa matéria! Comecei a colecionar hqs agora e tava procurando arcos fechados ao invés das hqs mensais. Vingadores Vs. X-Men eu vou passar, mas pretendo cofrar as 2 históricas do Homem Aranha (Tormento e A Morte de Jean DeWolff), 4F 1234 e Monstro do Pântano. Tô procurando Preacher 1 para comprar (PRIORIDADE!). Na minha lista de prioridades tem ainda Grandes Astros Superman e Sandman 2 e 3. Li uma matéria aqui sobre Universo X e gostaria de te perguntar se vale mesmo a pena? Futuramente a panini vai relançar Terra X e Paraíso X. Ter essas 3 na estante deve ser show hein? A trilogia é boa mesmo? E, com relação ao Homem Aranha, gostaria de saber das Bibliotecas Históricas dele. Fiquei maravilhado quando fiquei sabendo das histórias e tals. Mas infelizmente não encontra mais os volumes 1, 2 e 3. Compensa comprar a partir do 4? Agora que começa a fase do Romita né? A Panini é f*da, esse material já tá na 14 ou 15 lá fora e aqui só até o 4. Essa merece prioridade! Escrevi muito hahahaha

    ResponderExcluir
  9. Leo,

    Não tenho certeza se reimprimiram o kick-ass , mas só recentemente consegui este encadernado, pois não tinha em nenhuma loja online, nem nas grandes livrarias, nem nas especializadas (comprei no site da Cultura, mas logo depois tava em falta - acho que o que comprei era o último...)

    ResponderExcluir
  10. "Li uma matéria aqui sobre Universo X e gostaria de te perguntar se vale mesmo a pena?"


    E aí, José... tdo tranquilo?

    Eu diria q "Terra X" é excelente (uma das melhores sagas q eu li até hj na Marvel), mas ela foi planejada pra ser uma coisa só (tanto é q ela termina de uma forma q eu nem imaginaria uma sequência pra trama, rs)... só q aí a ganância falou mais alto, e a Marvel resolveu esticar uma história q já estava bem concluída... e vieram "Universo X" e "Paraíso X", q são legais até, mas estão num nível mto abaixo da 1º parte!!!

    Assim, se vc puder... eu recomendaria apenas o encadernadão "Terra X" (q já é bem difícil de se achar). Conseguindo essa, acho q as demais seriam desnecessárias na coleção!!!

    Já o "Preacher"... ainda hj vi as 2 primeiras partes na Fnac (ainda estão fáceis de se achar por enquanto, rs). Já o "Grandes Astros Superman" já virou artigo raro mesmo, porém, acredito q devam fazer uma nova tiragem em breve (ou pelo menos deveriam, pra aproveitar o embalo do filme)!!!

    As "Bibliotecas" do Aranha são outro problema grave nas livrarias... pois os Vol. 1 e 2 estão esgotados, e com a linha toda das BHMs sendo lançada à conta-gotas, acho q será difícil republicarem tão cedo esse começo da coleção. Lá fora já saíram 15 bibliotecas do aranha (e mais umas 2 ou 3 da série "Team-up" q tbm é estrelada pelo aranha)!!!

    A fase do Romita começa no finalzinho do Vol. 4 (mas são 2 histórias com o Duende feitas só pra concluir pontas soltas da fase do Ditko)... o Vol. 5 é q seria um bom recomeço, pra quem perdeu as primeiras ed, pois no Vol. 5 é só Stan Lee e Romita redirecionando a vida do aranha e apresentando novos coadjuvantes (inclusive a Mary Jane)!!!

    e pode escrever bastante, pq eu tbm costumo responder em comentários gigantescos, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  11. "Não tenho certeza se reimprimiram o kick-ass , mas só recentemente consegui este encadernado"


    Espero q vc curta essa edição então... pois eu adorei tanto o filme qto a HQ!!!

    e pra mim, o "Kick-Ass 2" é o filme + esperado do ano (mais até q o "Homem de Ferro 3" e "Sin City 2", hehe)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa Doutor Octups é Chico Xavier jovem.

    ResponderExcluir
  13. Mas o caso que sempre haverá pessoas da vida real que serviram de modelo para os personagens que conhecemos. Fico me perguntando quem eram as pessoas que serviram de modelos para os quilates das HQ.

    ResponderExcluir
  14. Tbm sou relativamente novo aos hqs e to correndo atras das coisas boas que perdi!!!! Agora prioridade pra encadernados passados de 100 balas e preacher ( e tbm y o ultimo homem) mas ta dificil!!!! Consegui o preacher 7 por 30 reais e to querendo agora comprar o vol.1 mas online nao se acha mais!!! Voce sabe de algum lugar leo? Ainda tem aos montes na fnac aqui perto na pior das hipoteses pago o preço de capa....

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca mais revelo minhas inspirações de meus personagens porque, sendo um peixe praticamente inexistente nesse mundo, dá a maior dor de cabeça depois, se a gente não tem mais contato com a pessoa. Esse tipo de coisa é realmente para os Estúdios DC, MARVEL, Disney, MSP. Pra gente, meros internautas que só desenham a troco de nada, não vale a pena falar de nossas inspirações.

    Boa postagem, gosto do Roy Orbison, mas confesso que conheço pouquíssimo do seu acervo musical. Para ter servido de inspiração para o Dr. Octopus é porque de alguma forma ele tem um papel importante na música da geração de seu criador.

    Abraços, tenha uma boa semana!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  16. Sandro Marzo26/03/2013, 00:15

    Tomara que a panini republique, os maiores super herois do mundo, camelot 3000 e thor- renascer dos deuses, por que essas sim estão esgotadas.
    E o xadrez so star wars hein? muito bacana me surprendeu pela qualidade. Haja grana.

    ResponderExcluir
  17. "Fico me perguntando quem eram as pessoas que serviram de modelos para os quilates das HQ."


    Esta coluna de "Retrato Falado" será fixa aqui no blog... e a proposta dela é exatamente essa: revelar em imagens comparativas os atores e personalidades da mídia q inspiraram personagens de gibis!!!

    Já tenho mais umas 5 matérias dessas preparadas e q irei postando aqui aos poucos... a próxima será da Olívia-Newton John (no filme "Xanadu") q serviu de inspiração pra uma super-heroína Marvel de 3º escalão nos anos 80, rs!!!

    Tem alguns q eu desconfio tbm... mas q preciso pesquisar melhor pra ter certeza se serviram memso de inspiração: um deles é o J.J.J. (chefe do Peter Parker), q tudo indica q tenha sido baseado no Hitler e q o JJJ seria uma alusão ao 666 (nº da besta)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  18. "Consegui o preacher 7 por 30 reais e to querendo agora comprar o vol.1 mas online nao se acha mais!!!"


    E aí, lipe... blz??

    achei pra vc um "PREACHER" Vol. 1 em promoção na "Banca 2000" por 44 pila, neste link:

    http://www.banca2000.com.br/produto.asp?ms=m&COD_PRODUTO=4&COD_EDICAO=10

    qq coisa, vc tbm pode aplicar um daqueles descontões do orkut nesse q vc viu na fnac, hehe...

    Abs!!

    ResponderExcluir
  19. "Boa postagem, gosto do Roy Orbison, mas confesso que conheço pouquíssimo do seu acervo musical."


    Eu tbm conheço pouco da discografia dele...

    mas andei baixando algumas músicas antigas dele e me surpreendi por já conhecê-las de ter ouvido antes, mas não sabia q eram cantadas por ele. Uma delas é essa "Crying" q foi regravada pros filmes q eu citei na matéria (e q é minha preferida das q eu baixei)!!!

    e qto à esse lance de inspirações... acho q basta afirmar q: "qq semelhança com pessoas reais é mera coincidência", hehe... claro q se for uma inspiração mto evidente alguém poderá contestar em juízo, rs (mas no fim das contas é difícil provar)!!

    minha ex-mulher era advogada... e ela me contava sobre ações desse tipo em juízo. Numa delas um cara escreveu um livro usando como personagem "fictício" a ex-namorada e retratando ela como uma vadia.. apesar da personagem do livro ter o MESMO nome, o processo não deu em nada por mais evidente q fosse a inspiração!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  20. "E o xadrez so star wars hein? muito bacana me surprendeu pela qualidade. Haja grana."


    E aí, Sandro... blz??

    Essas 3 HQs q vc citou são realmente mto procuradas mesmo... recentemente vendi meu exemplar de "Maiores Sup-Heróis do Mundo" pra um camarada meu aqui do blog, mas sempre dá uma sensação de arrependimento depois, ainda mais qdo o gibi é bom e raro de se encontrar, rs!!! Mas vamos, ver, de repente republicam essas 3 daqui um tempo, ainda maius q essa do Thor e o Camelot ainda são mto procuradas nas lojas!!!

    qto ao xadrez SW... esta semana chegou a 2º figura (LUKE) pra minha coleção, e semana q vem eu posto as fotos dele e o Vader aqui no blog. Já tenho reservadas até a nº 10 (pulando apenas a do Obi-Wan). Já te adianto q essa série tá show de bola, as figuras são mto bem-feitas!!!

    Mas realmente tá saindo pesado pro bolso dar conta de 2 coleções (Marvel e SW)... e infelizmente terei q pular pelo menos 7 miniaturas da Marvel em sequência (da 24 até 30) pra poder encarar essas de SW (q tbm são quinzenais). Ainda mais q tem uns encadernados furiosos em capa-dura na lista de compras q eu não poderei perder: "Companheiros do Crepúsculo", "Mundo de Edena", "Black Dossier", "The Boys 3", "Cripta 3", e um monte da Vertigo q tá pra sair, rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  21. Salve, LEO!

    Cara, muito bacana esse post. Legal ver essas curiosidades sobre as inspirações de certos personagens. Inspiração e homenagem, quase sempre são sinônimos, rsrs...

    ResponderExcluir
  22. "Legal ver essas curiosidades sobre as inspirações de certos personagens."


    Valeu mesmo, Marcio!!

    sempre q eu achar umas curiosidades desse tipo eu vou compartilhar aqui no blog... essas revistas q vem junto com as miniaturas são recheadas de informações assim, e ainda vão me render mtas matérias pela frente, rs!!!

    por falar nisso, já chegou pra mim a miniatura do "Cap. Britânia" e do "Luke" (do xadrez Star Wars)... em breve, além dessas 2, tbm postarei aqui no blog as fotos da cristaleira com todas as figuras expostas!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  23. http://kat.ph/roy-orbison-the-platinum-collection-2004-t6621120.html

    ResponderExcluir
  24. http://kat.ph/roy-orbison-the-platinum-collection-2004-t6621120.html


    Valeu pelo link...

    já vou mandar baixar esses álbuns, rs!!!

    Tanks!!

    ResponderExcluir

  25. Léo.

    Já que você é um fã de quadrinhos.Por que você não faz uma sinopse de um pseudo-filme do ´´Preacher´´ com atores brasileiros. Será que o Garth Ennis si inspirou no ator Sean penn para criar o personagem?.



    ResponderExcluir
  26. "Por que você não faz uma sinopse de um pseudo-filme do ´´Preacher´´ com atores brasileiros."


    E aí, Renato... blz?

    eu nunca tinha pensado em algo assim com o "Preacher", rs. Mas tem horas q a trama me lembra um pouco a novela "Roque Santeiro" (pela idéia de se criar um "santo" em torno de uma farsa)!!!

    Teve uma vez em q o Garth Ennis falou sobre suas inspirações pra série: o "Preacher" seria o Johnny Depp (q inclusive costuma ser retratado com o rosto do ator nas capas do Glenn Fabry), "Cassidy" (Robert Carlyle), "Santo dos Assassinos" (uma mistura de Clint Eastwood e David Carradine)!!!

    os outros eu não lembro.... só sei q li isso numa antiga "Wizard" importada!!!

    e valeu pela sugestão de matéria com elenco brasileiro... gostei da idéia, só não sei direito q elenco poderia ser escalado pros papéis, mas já pensou q bizarro seria o "Zé do Caixão" no papel do santo dos assassinos?

    Abs!!

    ResponderExcluir
  27. caralho, léo, e voce larga a da cristal meses depois...... olha, aí 30/03/13

    já tem tempo, hem ........cadê os outro cinco ???????


    BERNARDO

    ResponderExcluir
  28. "cadê os outro cinco ?"


    Ih, vai demorar ainda... eu sempre priorizo as notícias de lançamentos e novidades aqui no blog, e essas não tem me dado mta folga pra escrever sobre assuntos atemporais!!

    mas sempre q tiver uma brecha, eu retomarei esta coluna, pode deixar...

    ResponderExcluir
  29. Também sou fã do Roy Orbinson, mas isso de Stan Lee ser fã, me pegou de surpresa. Embora não seja surpreendente, as músicas do Orbison eram quase bregas, com um romantismo que lembra muito o próprio material que o Stan lee escrevia, principalmente pro Homem Aranha, Thor e Quarteto Fantástico, rsrs. O meu pegou de surpresa é que geralmente, a maioria das pessoas é fã daquilo que gostava na juventude, e Roy Orbinson começou sua carreira na segunda metade dos anos 50, se tornando realmente popular em 1960 com a gravação de "Only The Lonely" (música que compos para ser gravada pelo Elivs, mas ele recusou!). Pretty Woman, seu maior sucesso, é de 1964. Stan lee era por essa época um cara que já tinha passado dos 30. Interessante que ele estivesse "antenado" com músico relativamente jovem. Embora Roy Orbison não fosse exatamente um roqueiro, estava mais pra cantor popular mesmo, com várias influências do country, blues, folk, e claro, rock'n roll.

    Orbinson usava óculos por causa de problemas de vista sim, e ele tinha dois problemas: miopia e fotosensibilidade (por isso os óculos tinham que ser escuros). É um cantor que teve uma vida um tanto sofrida, e cujo talento só foi reconhecido por muita gente pouco antes da sua morte. Orbinson tinha uma voz maravilhosa, era um cantor melhor do que Elvis Presley (do qual também sou fã) por exemplo, pois ele dominava técnica de canto e sua dicção era perfeita (ao contrário da do REi, rsrs). Mas por ser feio, no inicio da carreira era dificil pra ele ser aceito tanto pelas gravadoras quanto pra ser contratado pra shows, pois não achavam que um roqueiro feio emplacaria no que era então um genero para adolescentes (a segunda metade dos anos 50). Era um sujeito que realmente conquistou o sucesso tendo que trabalhar duro e se servindo do próprio talento, ao contrário de outros astros que curta memória que surgiram na época.

    ResponderExcluir
  30. "Também sou fã do Roy Orbinson, mas isso de Stan Lee ser fã, me pegou de surpresa."


    Pra mim tbm foi surpresa saber disso, Nano... e provavelmente eu nunca viria a saber se não fosse a excelente revista informativa q acompanha a miniatura de chumbo do Octopus (sempre uma fonte riquíssima de informações sobre cada personagem abordado)!!!

    Eu tbm sou fã das músicas do Orbison... desde q eu soube q uma música da trilha sonora de "Prison Break" (Temporada 3) era um remake de um clássico do Orbison ("Crying"). A partir daí comecei a baixar várias músicas dele (q são num estilo bem ao meu gosto)!!!

    Interessante essa sua observação sobre o nosso gosto musical vir da nossa juventude (deve ser porisso q eu ainda hj prefiro MPB dos anos 70 e 80). Mas no caso do Stan Lee, essa preferência pelo estilo brega pode ter algo a ver com os gibis de romance q ele escrevia (e o Romita pai desenhava) nos anos 50. Nunca li esse material, mas soube q os 2 produziram trocentos gibis românticos nessa época numa tentativa da Marvel emplacar outro estilo de HQs q não fosse de monstros gigantes, rs!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. Muito bom. Escarafunchou bem essa informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo...

      Espero q vc curta as outras postagens q fiz desta coluna tbm (foram 5 ao todo)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...