02/04/2013

Lançamento: O Universo da Editora "Valiant" Será Finalmente Publicado no Brasil....

O lançamento dos super-heróis da Editora "Valiant" no Brasil tem agitado as redes sociais nos últimos dias.... a HQM ("Walking Dead") irá publicar esse novo universo a partir da revista: "X-O Manowar"!!!

A Valiant foi criada em 1989 por Jim Shooter (ex-editor da Marvel) e graças à qualidade excelente de seus títulos (no nível das melhores fases da Marvel) logo se tornou a 3º maior editora dos EUA durante o começo dos anos 90. Infelizmente sua ascensão durou pouco e a editora encontrou seu fim após ter sido comprada pela Acclaim (empresa de vídeo-games) e esta ter ido à falência - levando consigo o universo dos gibis da Valiant!!!

Mas a Valiant renasceu das cinzas e reformulou toda sua linha em novas revistas q mantém a mesma qualidade dos bons tempos. Confira abaixo a matéria completa:

Após longos anos no limbo e intermináveis batalhas judiciais.... a "Valiant" voltou à ativa em 2012 com um verdadeiro reboot de sua linha de super-heróis. Sei q a palavra "reboot" é vista hoje como algo depreciativo (graças à banalidade de seu uso pelas grandes editoras) mas no caso da Valiant é justificável devido aos muitos anos q se passaram sem novas histórias com esses personagens (mais de década). Só mesmo reformulando todo esse universo pra reapresentá-lo às novas gerações!!!

A HQM promete lançar a nova revista mensal: "X-O Manowar".... q além do personagem-título (um guerreiro do ano 402 D.C. abduzido por alienígenas) tbm trará a série: "Harbinger" (sobre paranornalidade e conspirações governamentais). Nas próximas edições a revista poderá trazer tbm outras séries da Valiant: "Archer & Armstrong" e "Shadowman" (capas acima)!!!

Segundo informações da própria HQM, a editora pretende publicar futuramente encadernados com o material original da Valiant (anos 90) q contava com nomes consagrados da indústria: Jim Shooter, Steve Ditko ("Homem-Aranha"), Barry Windsor-Smith ("Conan", "Arma X"), e Steve Englehart ("Cap. América", Vingadores")!!!

Pro leitor q aprecia HQs de qualidade, com bons roteiros, tramas bem elaboradas, e sem as tradicionais enrolações e fórumulas já manjadas das grandes editoras... este novo universo poderá ser a salvação pra quem estava com dificuldades de se encontrar gibis interessantes nas bancas (é a minha situação, diga-se de passagem)... e dependendo do preço e acabamento gráfico esta poderá ser uma boa alternativa!!!

De todos esses novos títulos da Valiant (pós-reboot) eu já li as primeiras edições de "X-O" e "Harbinger"... e achei ambas muito boas (como se fossem aqueles seriados de TV q prendem a atenção do espectador pra querer saber o q irá acontecer no próximo episódio). Acredito q pelo ótimo nível de qualidade dessas 2 séries as demais também mantenham um padrão similar (vamos ver - as críticas q tenho acompanhado tem sido bastante favoráveis pra toda a linha)!!!

Eu nunca li a 1º fase da Valiant (q nunca foi publicada no Brasil).... mas já conhecia o personagem "X-O Manowar" de um jogo de Playstation q eu tinha nos anos 90 (estrelado tbm pelo "Homem de Ferro" - era um crossover dos 2 heróis). Poucos detalhes dessa nova revista foram divulgados pela HQM (não se sabe preço, formato, nº de pág)... mas qq novidade estaremos atentos por aqui, pois este é um dos lançamentos mais interessantes - e inesperados - do ano!!! Pra quem quiser conferir as capas de todas as novas séries da Valiant, basta uma olhada aqui: http://www.enciclopediahq.com/2013/03/editora-valiant-titulos.html

Até+

29 comentários:

  1. Sobre os heróis, parece ser muito promissor esse novo nicho. Até mesmo porque já não dá mais pra fazer HQs sempre do Batman, Superman e outos tantos conhecidos por aí (é a impressão que tenho). Com sangue realmente novo, vemos outros universos e mais situações bacanas e quem sabe de qualidade também.

    O único porém é que a HQM, mesmo sendo excelente editora que tem valorizado muitos títulos internaicionais bons e também algumas novidades nacionais, seus exemplares costumam ter um preço bem mais salgado do que costumamos ver nas bancas pelas editoras mais "pesadas", digamos assim.

    The Walking Dead mensal até conseguiu quebrar esse padrão. Mas, e esses outros títulos? Como serão? Quanto custarão? Em breve, saberemos.

    Abraços. Até mais!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  2. "Sobre os heróis, parece ser muito promissor esse novo nicho."


    Com certeza... o universo Valiant tá em expansão nos EUA e já tem uma porrada de novos títulos em produção!!!

    Aqui no Brasil, pelo q eu me informei... essa nova revista trará 3 histórias no mix: "X-O", "Hardbinger" e mais uma q eu não sei qualé, mas q estrerá a partir do nº 2!!! E ainda este ano uma 2º revista mix tá prevista pra ser lançada com mais 3 séries da Valiant!!!

    Normalmente eu detesto revistas mix... mas dependendo do preço e acabamento gráfico: pretendo encarar essas aí (se forem lombada quadrada - q nem eram os gibis de "Star Wars" da On-Line). Se forem com grampo, eu acho q esperarei encadernarem isso um dia, pois tô evitando gibis com grampo (prefiro encadernados)!!!

    Do q eu li até agora... achei essas séries melhores e + interessantes q qq revista mix da Marvel ou DC atuais!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Reparo que HQM anda chamando atenção de uns tempos para cá com boas publicações. Não sei quanto essa nova safra de super herois dela, mas o que eu quero comprar da editora é Estranhos no Paraíso: Santuário, que parece que já foi lançado mas não vi por aqui ainda no estado.

    ResponderExcluir
  4. Eu acompanho as revistas da Valiant desde o começo da década de 90, tenho várias em minha coleção. Sou grande admirador desta editora e dos títulos publicados, espero que desta vez a editora faça o sucesso merecido. E claro, estou muito feliz que a HQM irá publicar esses materiais, isso é importante para o nosso mercado.

    Parabéns Leo pela matéria ficou fantástica.

    ResponderExcluir
  5. Leo, aproveito o espaço para avisar que já comecei a escrever meus especiais sobre as adaptações da Marvel para o cinema nesses ultimos quinze anos. Faço isso, devido a minha participação do curso criado pelo CENA Um que acontece nos dias 13 e 14 de abril.
    Para aqueles que tiverem afim de participar comigo, as inscrições podem serem feitas pela pagina da atividade no link abaixo:

    http://cinemacenaum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. o leo, mas que que voce foi buscar em algum túnel do tempo- coisa de inicio dos anos 90, megadrive, o um' mesmo, formatinho de hq ainda bombando- computador pc.........lembra ?

    kkkkkkkkkkk, cara, editora valiant, dissidencia de grandes autores e desenhistas, nem sabia......passou em branco mesmo aqui, hem ? mais que título do grêmio hoje ! que isso. E esses personagens, olha na minha época de adolescente que foi justo pelos anos 90 adoraria mergulhar total nisso, mas hoje............. sei lá, mas vc disse que mantem roteiros bons; como era pobre nosso mercado editorial nos anos 90, hem léo ? e a abril as vezes publicava algo de sei lá quem e caro, hem ?

    abraços !

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  7. Ah e leo, você escreve muito bem, com leveza e requinte sem parecer catedrático ou frio..... entendemos a essência da mensagem de maneira bem agradável e ligeira


    BERNARDO

    ResponderExcluir
  8. "Estranhos no Paraíso: Santuário, que parece que já foi lançado mas não vi por aqui ainda no estado."


    Estive na Tutatis hj... e essa ed. do "Santuário" não veio mesmo (acho q ela vai sair junto com os "Mortos-Vivos 11")!!!

    A HQM andou numa pior uns anos atrás... mas acredito q o seriado "Walking Dead" deva ter alavancado as vendas da editora no geral (já q atraiu os holofotes da mídia pra editora num todo)!!!

    E por falar nisso... hj estive na Livraria Cultura tbm, e vi q lá tem TODAS as 10 ed. de Mortos-Vivos" (encadernado). Sinal de q a HQM andou reimprimido ed. esgotadas dessa coleção!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. "Eu acompanho as revistas da Valiant desde o começo da década de 90, tenho várias em minha coleção."


    Brigadão mesmo por ter curtido a matéria, Marcelo...

    nunca li a fase clássica da Valiant, mas sempre ouvi falar mto bem dela. Se sair encadernado aqui, eu comprarei com certeza!!!

    tbm torço pelo sucesso desses títulos no Brasil... pois nosso mercado precisa de "sangue novo" nas bancas (saindo um pouco desse arroz-com-feijão da Marvel/DC)!!!

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  10. "Leo, aproveito o espaço para avisar que já comecei a escrever meus especiais sobre as adaptações da Marvel para o cinema nesses ultimos quinze anos."


    Valeu, Marcelo... eu li ontem de madrugada a 1º parte da matéria com o "Blade": ficou excelente mesmo, ainda mais q adoro os 2 primeiros filmes dele (só o 3 q eu achei ruim, mas só por causa daquele "Drácula" fashion q não teve nada a ver)!!!

    eu gostaria e pretendia participar desse curso sobre a Marvel no cinema... mas ando numa correria nessa volta ao período letivo e a falta de tempo anda afetando até as atualizações aqui do blog (q andam com média de 2 em 2 dias, rs)!!!

    mas pra quem puder... fica aí o LINK:http://cinemacenaum.blogspot.com.br/

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  11. "kkkkkkkkkkk, cara, editora valiant, dissidencia de grandes autores e desenhistas, nem sabia......passou em branco mesmo aqui, hem ?"


    Essa passou totalmente em branco poraqui mesmo, Bernardo....

    uma pena, pois chega a dar uma tristeza na gente de imaginar a quantidade de LIXO q era publicada aqui nos anos 90, enquanto deixavam de lado um material de tão excelente nível qto esse: só os renegados da marvel mesmo, hehe!!!

    Mas como diz o ditado popular (sempre cheio de sabedoria): "Antes tarde do q nunca", né? E torço pra HQM realmente publocar essa fase clássica da Valiant tbm (preenchendo essa lacuna q ficou injustamente em branco poraqui)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  12. "entendemos a essência da mensagem de maneira bem agradável e ligeira"


    Brigadão mesmo, Bernardo... eu gosto sempre de falar e escrever como se estivesse numa mesa de butéco com os amigos, hehe: evito linguagem culta demais q nem alguns outros professores na área de comunicação e tbm evito expressões mto chulas ou de baixo calão pra não ficar parecendo aqueles "haterzinhos" babacas de internet q odeiam tudo e todos, rs!!!

    Tbm não gosto de muita enrolação nos textos... acho q o melhor é sempre ir direto ao ponto, resumir os detalhes supérfulos e concluir com uma opinião pessoal (e informal)!!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  13. Interessante novidade Leo...

    A HQM lançará à princípio uma revista mensal com um mix de heróis ou lançará várias revistas?

    Pelo que entendí no início da matéria será uma revista apenas, não é?

    Abcs

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  14. "A HQM lançará à princípio uma revista mensal com um mix de heróis ou lançará várias revistas?"


    Oi, Marcelo... blz??

    por enquanto será apenas 1 revista mix com 3 títulos da valiant (X-O, Hardbinger, e mais um q esqueci o nome - mas não é nenhum desses q eu postei na matéria)!!!

    mas a HQM promete pro 2º semestre uam 2º revista mix (tbm com 3 histórias) trazendo os demais títulos da valiant... além de encadernados com a fase clássica (q é o q mais me interessa aliás, rs)!!!

    Abs!!

    PS: Ah, e hj cofrei a minaitura do "Motoqueiro Fantasma" (cara, q show: é disparada a melhor de todas até agora - e a única q vem com uma peça na roupa da figura q não é de chumbo: elçe vem com uma CORRENTE de verdade na jaqueta)!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu ví essa miniatura Leo. Show mesmo! Essa corrente real surpreendeu muita gente positivamente. Trouxe um diferencial muito bom à miniatura. Vou ter que pensar numa foto à altura para a peça! rs rs

    Quanto à HQM fiquei pensando aqui comigo. Já pensou se os bons tempos das revistas de linha voltassem com esses lançamentos. Tipo algo que lembrasse uma "Heróis da TV", uma "Superaventuras Marvel", uma "Capitão América". Revistas que nos deixavam realmente aflitos para recebe-las em banca e aflitos para ver o aconteceria com o personagem. Não perco as esperanças que isso possa voltar um dia. Essa notícia que vc postou aqui reacendeu essa esperança!

    Abcs!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  16. E aí Leo, blz?

    Ótima notícia essa hein? Confesso que nunca li nada da fase clássica tbm, mas em tempos em que as supersagas e reboots dominam as bancas, essa se mostra como uma excelente alternativa.

    Há 5 anos mais ou menos que deixei de acompanhar HQ's mensais, me concentrando apenas em arcos fechados, encadernados e especiais (republicações e etc...). Quem sabe isso não me motiva...

    Ah, em compensação, tou pensando em arriscar e iniciar "Vingadores Vs. X-Men"... a minissérie apenas, como curiosidade depois de tanto tempo afastado das séries regulares... chegou na banca do bairro aqui... vamos "give it a try"... haha

    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Milton Diogo02/04/2013, 23:19

    A HQM vai publicar, assim como disse que iam publicar uma mensal com HQs brasileiras? :)

    ResponderExcluir
  18. Fala Leo blz?

    Poxa interessante hein, desta lista é quase certeza que irei cofrar Harbinger.
    Estes assuntos de paranormalidade me interessam bastante. Tem ideia do valor, periodicidade e quantos volumes tem?
    O foda da HQM é que nunca encontro as HQs pra comprar. Ate hj nao comprei Mortos-Vivos pq nao acho em lugar algum!
    A proposito to achando que vale mais o compendium mesmo rs!
    Por falar em paranormal, acabei de cofrar as 6 edicoes do Akira da Dark Horse, li as 2mil paginas na semana passada, aproveitando o feriadao, Leo é FANTASTICO!! Akira tem que ser relancado aqui URGENTEMENTE!!

    Tem algum informacao sobre o segundo volume de Creepy da editora Devir ou ainda sobre o terceiro encadernado do maravilhoso PREACHER?
    E Holy Terror será que a Panini desistiu?

    Leo precisamos agilizar um espaço de trocas, vendas e compras hein! Tá demorando hehehe, com todos os leitores do blog com ctz conseguiriamos umas raridades.

    Agora mudando um pouco de assunto, e retomando o meu ultimo post aqui em seu blog, quando sugeri vc resenhar alguns mangas não foi por mal viu! Apenas achei que iria enriquecer mais ainda o blog.
    Sei que vc nao compra muitos mangas e sem lê-los ficaria chato.
    Mas cara tá saindo mais uma leva nova de mangas!
    A Panini anunciou mais novidades um manga chamado Psychic Detective YAkumo e o lancamento do DATA BOOK do Naruto. Alem disso a editora SAMPA tá liberando do forno o segundo volume de OLD BOY e o terceiro de HITMAN! LEIA Hitman vc vai curtir (procure scans!).

    ABS

    Yegor

    ResponderExcluir
  19. Olá Leo

    A HQM publica coisa legal, porém, de forma muito deficitária e periodicidades longas.

    Casos como a Classics Ilustratted, falaram que publicariam na sequência, não passou da primeira. Uma pena, poderiam fazer de forma quadrimestral, estaria ótimo! Deveriam retomar essa coleção.

    Estranhos no Paraíso é um título que goastei desde que a Abril publicou, saltou em outras editoras até a HQM, faz uma boa edição, mas novamente peca na periodicidade. É uma pena para nós leitores que espera anos para ler a continuação.

    E Spawn, onde anda? Talve daqui há uns dois anos saia um novo.

    Acorda HQM, seja mais atenciosa com seus leitores e com certeza, vcs ganharão mais dinheiro.

    Por hoje é só!

    ResponderExcluir
  20. Legal. Não sei lhufas sobre esses personagens. O máximo de conhecimento que eu tenho também foram adquiridos no citado jogo pra Saturn ( que era bem legal) Vou ficar de olho. quem sabe não dou uma chance?

    ResponderExcluir
  21. "Revistas que nos deixavam realmente aflitos para recebe-las em banca e aflitos para ver o aconteceria com o personagem."


    Foi exatamente essa a sensação q eu tive ao ler esse material da Valiant... uma volta aos BONS TEMPOS, rs!!!

    é mto bom a gente ler um gibi e ficar com vontade de ler a próxima edição... e isso tem sido cada vez mais raro hj em dia pq as grandes editoras caíram na mesmice das fórmulas manjadas q todo mundo sabe como irão se desenrolar (e como irão terminar)!!!

    a última vez q eu acompanhei uma revista mensal q me deixasse ansioso pela próxima edição... foi a "Marvel MAX": q revista boa era aquela, principalmente em séries tipo: "Esquadrão Supremo" e "Justiceiro MAX" (roteiros criativos e imprevisíveis)!!!

    Abs!!

    PS: Tbm vou penar pra tirar uma foto q faça jus ao "Motóca", rs... devo postar uma foto tripla com ele, o Britânia e o Kraven (só tô esperando este último chegar)!!!

    ResponderExcluir
  22. "Ah, em compensação, tou pensando em arriscar e iniciar "Vingadores Vs. X-Men"..."


    Oi, Bruno... tdo bem?

    olha, eu se fosse vc não arriscaria essa saga não, hehe... foi uma das piores coisas q li ultimamente (e devo comentar ela na minha próxima postagem aqui no blog)!!!

    "Vingadores Vs. X-Men" é insuportavelmente chata, monótona e previsível... além da idéia tola do poder da "Fênix" ter se dividido entre várias pessoas, a série é broxante por não investir sequer nas cenas de ação... qdo vc acha q a briga entre 2 heróis vai ficar boa: alguma coisa acontece e a briga pára na metade (e é assim até o fim). Se quiser, pode arriscar pra ver como é e tal... mas não espere uma nova "Guerra Civil", rs!!!

    Ah, e eu tbm tenho adotado há anos essa política de me dedicaqr apenas à encadernados com arcos fechados... as últimas mensais q acompanhei foram a Marvel Max e Demolidor!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  23. "A HQM vai publicar, assim como disse que iam publicar uma mensal com HQs brasileiras? :)"


    Essa ideia de uma revista pras HQs brasileiras já foi arquivada faz tempo, hehe...

    esperamos, é claro q a linha "Valiant" não tenha o mesmo fim... lembrando tbm q não basta apenas lançar o nº 1 de uma revista: a continuidade dela é q é o grande problema (pra não ficar depois aquelas coleções abandonadas pela metade, rs)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  24. "Tem algum informacao sobre o segundo volume de Creepy da editora Devir ou ainda sobre o terceiro encadernado do maravilhoso PREACHER?
    E Holy Terror será que a Panini desistiu?"


    E aí, Yegor... blz??

    Antes de mais nada, eu é q só tenho a agradecer a sua sugestão dos mangás... pois pensei numa forma de abordar o assunto sim a partir das suas sugestões: devo criar aqui no blog uma nova coluna regular com notícias rápidas (tipo um "Balanço Geral" - talvez eu use nome até)... Com isso, eu poderia comentar alguns lançamentos de mangá sem precisar acompanhar tantos títulos do gênero!!!

    qto às suas dúvidas... "Creepy 2" da Devir não tem previsão no momento (mas sei q vendeu bem e as chances são boas dessa coleção continuar), já a "Cripta" (da Mythos) essa tem garantida o Vol. 3 e 4 pra este ano. "Preacher 3" sai lá pelo meio do ano (ou começo do 2º semestre). E "Holy Terror" tá só atrasado emsmo (q nem a "Vertigo Especial" anunciada pra novembro do ano passado, rs)!!!

    sobre a "Valiant"... serão 2 revistas mix mensais com 3 histórias cada. Hardbinger virá junto com "X-O" e mais uma HQ e é uma série contínua q ainda tá rolando lá fora!!!

    qto ao espeço pra vendas... tá demorando mesmo, pensei em criar um grupo no face só pra isso, mas ando sem tempo até pra atualizar o blog da forma q eu gostaria. Se vc quiser, e tiver disposição pra administrar um grupo de classificados no face, eu posso te ajudar a divulgar aqui, q tal? se vc curtiu a idéia, me manda um mail q a gente acerta os detalhes de criação do grupo e divulgação: leoradd@gmail.com !!! Eu não tenho como botar esse plano em prática sem ajuda (meu tempo anda curto mesmo e a prioridade sempre será atualizar o blog aqui, rs). Mas vai pensando com calma e fico no aguardo então!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  25. "Casos como a Classics Ilustratted, falaram que publicariam na sequência, não passou da primeira. Uma pena, poderiam fazer de forma quadrimestral, estaria ótimo! Deveriam retomar essa coleção."


    Bem lembrado...

    realmente, haviam prometido umas 20 ed. dessa série na época e não passou da 1º... o preço tbm era alto demais (quase 40 reais). Acho q o erro foi terem lançado em capa-dura... isso encareceu demais o produto ainda mais considerando q seria uma coleção tão extensa (podia ter sido capa cartonada q nem a antiga série dos clássicos ilustrados q saiu aqui nos anos 80)!!!

    "Estranhos no Paraíso" é outro problema grave aqui no brasil... essa série é contínua e já foram mtas edições, não é algo pra sair assim: à conta-gotas. Tinham q escolher um formato definitivo e q garantisse a continuidade da série!!!

    "Spawn" é a mesma coisa... saiu um encadernado no ano passado, e nem sinal do próximo. E eu tbm não acho q um encadernado de 40 reais seja a melhor opção pro spawn!!!

    vamos ver se a editora se antena mais a partir de agora... aproveitando a repercussão q anda tendo da mídia em torno de seus novos lançamentos!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  26. "Legal. Não sei lhufas sobre esses personagens. O máximo de conhecimento que eu tenho também foram adquiridos no citado jogo pra Saturn ( que era bem legal)"


    Acho q vc vai gostar Mac... pois é como ler um daqueles bons gibis secundários tipo "Epic Marvel". A linha Valiant foi feita nos mesmos moldes do q funcionava pra Marvel na época do Jim Shooter no comando!!!

    e obrigado pela correção:

    o jogo q eu tinha era do "Saturn" mesmo, e não do PS1 (apesar deste tbm ter uma mesma versão do tal jogo). É q eu tinha os 2 consoles na época e sempre confundo os jogos q eram de um ou de outro, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  27. leo, assunto meio off-topic mas hoje deu a louca na fnac e estão aparentemente vendendo o Longo Dia das Bruxas, e como é praticamente a edição com mais pedidos de reimpressão e que muitos leitores não tem achei que devia compartilha com vocês! Já garanti a minha por 66 reais! ta aqui o link : http://www.fnac.com.br/batman-o-longo-dia-das-bruxas-edicao-definitiva--FNAC,,livro-6522-1.html

    ResponderExcluir
  28. "http://www.fnac.com.br/batman-o-longo-dia-das-bruxas-edicao-definitiva--FNAC,,livro-6522-1.html "


    Valeu mesmo, lipe.... mtos leitores já me perguntaram sobre essa edição e a procura tem sido grande na loja q eu frequento tbm!!!

    agora taí o link (mto bem-vindo) da Fnac pra quem tiver atrás dessa edição... valeu mesmo!!!

    e falando no morcego, tbm voltou às lojas o "Filho do Demônio" (outra q tava difícil de achar). Digo, eu vi essa ed. ao vivo ontem na prateleira da Tutatis (sinal de q a Comix deve ter recebido tbm)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  29. If you desire to obtain much from this paragraph then you have to apply such techniques to your won website.


    Check out my site ... pay day loan

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...