30/12/2014

"Retrospectiva 2014" (Parte 2): A Lei dos Quadrinhos Alternativos Impera nas Bancas....

Nesta 2º parte da "Retrospectiva 2014".... O principal destaque são os quadrinhos "alternativos" (por assim dizer). Ou melhor: Aqueles que fogem do mainstream das grandes editoras (Marvel/DC), mas cuja qualidade até supera de longe o material convencional e mais popular (que também terão alguns representantes aqui)!!!

Assim, relembraremos a seguir: "A Lei de Canon" (de Mark Millar), A Estreia do "Renegado" (na revista do "Juíz Dredd"), "Crise Final", "Planeta Hulk", "Dark Horse Apresenta", "The Boys 4", "Tex Gigante em Cores", "Hellraiser - Dark Watch", "O Livro de Ouro do Recruta Zero", "Peninha e Urtigão - 50 Anos", e Mais!

Confira abaixo (e não perca amanhã a 3º e última parte desta "Retrospectiva"):

"A Lei de Canon" + "Renegado": A linha "2000 AD" já mostrou a que veio no Brasil, e em apenas 1 ano e meio de publicações pela Mythos, trouxe aos leitores o melhor das HQs inglesas lideradas pelo "Juíz Dredd" (e autores do porte de: Alan Moore, Neil Gaiman, Garth Ennis, John Wagner e Alan Grant). "A Lei de Canon" (de Mark Millar) foi uma ed. especial com uma saga completa (do mesmo escritor dos "Supremos") vista pela 1º vez no Brasil - e disparada uma das HQs mais insanas e surreais do ano. Já o "Renegado" (Rogue Trooper) é um clássico de 1981 (com arte de Dave Gibbons) que apresenta uma versão sci-fi da Guerra Civil americana (é o soldado azul que aparece no final da matéria)!!! 

"Crise Final" + "Planeta Hulk": Marvel e DC em ed. de luxo.... A mega-saga "Crise Final", ganhou uma "Ed. Definitiva" este ano, gerando muitas dúvidas e debates acirrados entre os leitores. Há quem defenda e quem critique essa saga (que apesar de ser escrita por Grant Morrison, não passa de um amontoado de fórmulas repetitivas do gênero). Seja como for, marcou o começo do FIM pro universo tradicional da DC (pré-52). Já o "Planeta Hulk" teve a honra de ser lançado em 2 versões diferentes (e luxuosas) pro leitor escolher: A 1º pela Panini (numa ed. completa e integral do selo "Deluxe"), e a 2º pela Salvat (só que dividida em 2 partes)!!!

"O Livro de Ouro do Recruta Zero": Mais uma excelente ed. encadernada (e econômica - custando menos de 20 reais) da Pixel, que vem realizando um trabalho gráfico e editorial exemplar na publicação de clássicos dos quadrinhos. Este Vol. 1 do "Recruta Zero" foi disparada a HQ mais engraçada e divertida do ano (trazendo a fase de ouro do personagem: As melhores tiras dos anos 80). A ed. teve também um 2º Vol. lançado recentemente. A Pixel também lançou outras ed. essenciais este ano: "O Fantasma Vai à Guerra", "Mandrake 2 - O Barão Kord", e "Super Popeye" (com material atual da IDW)!!!

"Dark Horse Apresenta" + "The Boys 4" + "Hellraiser - Dark Watch": A revista "Dark Horse" (da HQM) é uma antologia de histórias curtas de diversos personagens e autores ("Concreto", Neal Adams, Richard Corben, etc). A publicação foi muito elogiada e premiada lá fora, mas a periodicidade aqui tem sido lenta (foram só 2 edições até então). A Devir teve um ano bem "morno" (com raros lançamentos), mas lançou o Vol. 4 de "The Boys" (um manifesto "anti-super-heróis" de Garth Ennis): Uma das melhores HQs dos últimos anos (e minha favorita entre as séries atuais). Os Cenobitas que aterrorizaram o cinema nos anos 80 voltaram em: "Hellraiser" (de Clive Barker) que teve todas as suas 3 ed. lançadas aqui!!!

"Tex Gigante em Cores": Uma grata (e luxuosíssima) surpresa este ano: A publicação da coleção "Gigante" do Tex só que agora à cores e em capa-dura. São as mesmas histórias já lançadas na versão tradicional de "Tex Gigante" (em P&B e capa-cartão) que agora realçam aos olhos nesse novo formato colorido. Há quem prefira o P&B (é o meu caso), mas não se pode negar que as ed. coloridas ficaram visualmente bastante atrativas pros colecionadores de Tex. Foram 3 ed. lançadas num curto espaço de tempo (1 por mês)!!!

"Peninha e Urtigão - 50 Anos": A Disney teve poucos destaques interessantes este ano (se mantendo na "zona de conforto" de suas publicações regulares).... Mas 2 ed. mereceram atenção: "Peninha" e "Urtigão" festejaram seus cinquentenários com 2 almanacões de 300 pág cada (uma seleção de suas melhores histórias). A 1º aparição dos personagens, os artistas mais relevantes a trabalharem com eles, e o material essencial de cada fase deles. 2 boas ed. comemorativas (mas não se pode dizer o mesmo das fraquíssimas ed. de 80 anos do "Donald")!!!

Até+

PS: Outros destaques em 2014: "Guerra Civil" (Salvat), "Saga" (de Brian Vaughan), "Kirby Gênesis", "Moebius - O Mundo de Edena 6" (Final), "X-O Manowar Vol. 1" (encadernado), "Infinito" (mega-saga da Marvel), "As Mais belas Fábulas", "Grandes Clássicos da Literatura" (Del Prado), "Batman & Robin - Ed. Definitiva", e "Juíz Dredd - Mandróide"!!!

24 comentários:

  1. Tex Gigante realmente foi uma grata surpresa, pois entre tantas revistas do ranger (todas com material no mínimo bom) optei por colecionar apenas as edições coloridas.

    A primeira edição eu comprei no site da Mythos com desconto e frete grátis. Tudo muito bom, se ela não aparecesse posteriormente em lojas online com preço ainda mais baixo.

    Já as edições 2 e 3, ainda não teve desconto na Mythos muito menos disponibilidade nas livrarias. Até agora não peguei...

    Vou esperar um desconto no site da Mythos para fazer um pacotão, com o restante das edições coloridas (peguei só as 12 primeiras), parcelar em quantas vezes puder e passar o ano com Águia da Noite.

    Se bober, ainda pego de quebra esse "A Lei de Canon" que eu não conhecia e outras.

    "Recruta Zero" foi outra surpresa, não apenas pela qualidade do material mas sim pela apresentação. Vale cada centavo.

    E "Crise Final" eu peguei para saciar o verme colecionista e especulativo em mim (até porque o preço tava bem baixo). Se eu gostar, ótimo. Mais um para coleção. Se não gostar, vendo por um preço se bobear superior ao da capa e, na prática, seria como se eu fosse remunerado para ler quadrinhos. Não tem como perder nessa (rs).

    ResponderExcluir
  2. "Se bober, ainda pego de quebra esse "A Lei de Canon" que eu não conhecia e outras."


    E aí, SEMI.... blz?

    Eu te recomendo essa "Lei de Canon" (se tiveres oportunidade uma hora dessas).... Mas já te adianto q é uma HQ bem "loucona" (cheia de bizarrices e coisas estranhas - tipo, a participação especial de personalidades famosas da vida real e da cultura pop: "Sherlock Holmes", etc). Ao mesmo tempo, é uma HQ bem violenta e cheia de ação (é um Mark Millar em início de carreira, mas com o estilo e excessos q veríamos depois em "Kick-Ass". Eu gostei, mas é uma série q ficará só nessa ed. (q reúne todo o material original)!

    "Tex Gigante" eu peguei só o Vol. 1 (faltou verba pros outros 2).... Mas achei um ano fodástico pros gibis do ranger (ótimas ed. do Tex nas séries: "Ed. Histórica", "Ouro", e "Almanaque"). O "Recruta Zero" ficou excelente mesmo, foi uma das minhas ed. favoritas entre todas do ano, e tenho adquirido TUDO dessa leva de clássicos da Pixel: "Fantasma", "Mandrake", e "Popeye"!!!

    Já a "Crise Final".... vc tem toda razão sim: não tem como vc perder nessa, hehe. Pois a ed. já tá bem difícil de se achar nas lojas e caso vc deteste a história (eu, particularmente, achei apenas "razoável") poderá vender e até lucrar em cima dela, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Guilherme Coelho29/12/2014, 13:05

    Olá Leo!

    Das HQs citadas nesta segunda parte da retrospectiva adquiri:

    “Tex Gigante em Cores”: os três volumes publicados pela Mythos até o momento. (Também prefiro em P&B.)

    Cogitei adquirir "O Livro de Ouro do Recruta Zero", mas optei por deixar passar.

    Até!

    ResponderExcluir
  4. Leo, tudo bem ?
    Chegou a ver a Miracleman ?
    A parte do Moore parece ser incrível, porém foram só 28 pgs...
    O resto foram extras e algumas histórias dos anos 5, que achei ruim de doer até pro padrão da época...
    Espero que a partir do segundo número venha só Moore.

    ResponderExcluir
  5. O melhor desse ano de 2014 não foi os varios lançamentos , pra mim o melhor foi descobrir seu blog ! Longa vida pra vc e o blog !! Valeu pela grande atenção q vc presta a todos os leitores .

    ResponderExcluir
  6. “Tex Gigante em Cores”: os três volumes publicados pela Mythos até o momento. (Também prefiro em P&B.)"


    E aí, Guilherme.... blz?

    Uma pena q vc tenha tido q deixar passar essa do "Recruta Zero".... Mas te entendo perfeitamente, já q no meu caso, tive q pular os Vol. 2 e 3 do "Tex Gigante" (q não couberam no meu orçamento, rs). Acabei ficando apenas com o Vol. 1 do "Gigante em Cores", pois mesmo sendo fanzaço do "Tex", acabaram surgindo outras prioridades nos últimos meses q eu não podia deixar passar: "Do Inferno" e "Demolidor" (do Miller).... 2 ed. acima de 90 reais, e q me forçaram a cortar outros gastos!

    Mas ainda não descarto a ideia de adquiri-las mais pra frente (se reaparecerem com bons descontos).....

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Acabei de terminar “Os Sete Assassinos”. Como no post de hoje você cita o Tex Gigante em Cores, não vou estar tão fora do tema... rs...

    Apesar de não ter lido muitos fumetti, todos eram de ótima qualidade, principalmente os do Nathan Never (na fase publicada pela Globo), que é o herói que eu mais conheço da Bonelli. Curiosamente, acompanhei pouca coisa do Tex. Então, foi uma ótima surpresa ler “Os Sete Assassinos”. É realmente uma excelente saga, com a presença de uma das mais malignas gangues do velho Oeste que eu já vi.

    O roteiro de Boselli é ótimo. Apesar do grande número de páginas e de algumas cenas bem longas, a trama não chega a ser arrastada (como uma história anterior que li do Tex, escrita pelo próprio G. Nolita), mas, pelo contrário, o ritmo lento serve para criar cada vez mais tensão e expectativa. Os desenhos de Marcello também são muito bons (e concordo com o LEO, gosto mais dos fumetti em PB). É incrível como o artista sempre arranja bons enquadramentos, apesar do grande número de personagens atuando ao mesmo tempo.

    A história é muito boa mesmo. Não é à toa que foi lembrada com uma das melhores de 2014 em sua retrospectiva.

    ResponderExcluir
  8. "Chegou a ver a Miracleman ?"


    E aí, BOND.... blz?

    Sim, o "Miracleman" estará amanhã aqui na 3º parte desta "retrospectiva".... Mas vi a ed. q chegou hoje na loja daqui com CAPA METALIZADA (fodaça), e QUASE acabei comprando, rs:

    Cheguei a botar a ed. na "cestinha de compras", hehe.... Mas na hora de passar no caixa, acabei desistindo: Lutei contra a VERMICE e decidi esperar um futuro encadernado só com a fase do Alan Moore (q é a q me interessa mesmo). Tbm achei o material P&B dos anos 50 mto tosco (adoro clássicos, mas esse parecia mais um fanzine da época: abaixo da crítica). A capa metalizada tá tentadora, mas a sensatez me manda esperar mais um pouco pra cofrar um futuro encadernado!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "O melhor desse ano de 2014 não foi os varios lançamentos , pra mim o melhor foi descobrir seu blog ! "


    E aí, Elias.... blz?

    Muito Obrigado mesmo por estar curtindo o blog.... e por tê-lo incluído entre seus favoritos do ano, rs. Um Feliz 2015 pra vc, amigo: E sinta-se sempre convidado a participar mais vezes aqui do "Submundo" (estarei sempre à postos pra te responder qq dúvida ou simplesmente bater um papo sobre HQs - meu assunto favorito, hehe)!!!

    Valeu mesmo (e não perca as novidades pra 2015, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "Acabei de terminar “Os Sete Assassinos”. Como no post de hoje você cita o Tex Gigante em Cores, não vou estar tão fora do tema... rs..."


    Oi, Martin.... tdo bem?

    Aqui não tem problema qdo o assunto se afasta um pouco do foco dos tópicos.... pois sendo sobre gibis tá sempre valendo, é claro. Ainda mais sobre "TEX" (minha leitura favorita, rs): Taí um assunto sobre o qual eu nunca me canso de falar, hehe!!!

    E q bom q vc curtiu os "7 Assassinos".... Tbm me surpreendi com esse gibi: q é mto melhor do q eu imaginava. Sempre ouvi falar dessa saga (em listas de melhores do Tex), mas só fui ler agora qdo saiu no "Ouro" e superou minhas expectativas. Uma HQ tão boa q parecia q eu estava assistindo a história como se fosse um faroeste na TV (narrativa cinematográfica). Eu classifico essa saga não apenas como uma das melhores HQs de "Tex", mas tbm como um dos melhores faroestes de todos os tempos (junto com grandes filmes tipo: "3 Homens em Conflito" e "Era uma Vez no Oeste")!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "acabei de ver tb essa Miracleman metalizada e foi uma luta interna violenta pra não comprar. Mas como vc mesmo me disse aí em PoA: "pagar 13,90 num gibi de grampo é bucha"


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    R$ 13,90 é caro mesmo por um gibi com grampo.... Tá certo q a capa metalizada ficou mto mais bonita q as normais, mas mesmo assim: o custo-benefício não compensa (pois de aproveitamento mesmo é apenas 1/3 da revista)!

    Já o "Canon" vale mais a pena.... pois são 100 pág (em formato magazine) e com 100% de aproveitamento (já q é uma saga inteira só do Mark Millar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Minha lista de melhores e piores do ano

    http://popices.blogspot.com.br/2014/12/os-melhores-e-piores-filmes-de-2014.html

    Mas de filmes e não gibis.

    ResponderExcluir
  13. Tex tá na minha lista pra conprar o vol 2 e 3 que só vi nas bancas e em nenhuma loja on line sem ser a da mythos. E me recuso a pagar o preço de lançamento qie acho caro demais. Até Demolidor, Preacher e Do inferno achei mais barata. Só não comprei essa última porque tenho as 4 anteriores da via lettera e tá de bom tamanho.

    ResponderExcluir
  14. "Minha lista de melhores e piores do ano"


    E aí, gustavo.... blz?

    Salvei sua lista (no LINK acima) pra comentar futuramente, assim q eu assistir algum dos filmes q vc selecionou: Por incrível q pareça, ainda não assisti nenhum dos melhores (e nem dos piores). Mas é só pq andei atrasado demais com seriados de TV e passei um ano todo sem poder ver mtos filmes (e os poucos q vi foram do ano passado: q estavam na fila de espera)!

    Mas me surpreendeu alguns dos filmes q vc listou entre os piores, hehe.... Pois ironicamente, eu já tinha mais filmes anotados pra assistir entre os seus piores do q entre os melhores, rs (mas tomei nota dos seus favoritos tbm - já q a maioria deles eu não conhecia). Valeu pelas dicas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "E me recuso a pagar o preço de lançamento qie acho caro demais."


    Pois é, gustavo.... esses "Tex" aí tiveram um aumento de 10 reais no preço de capa entre o Vol. 1 e 2. Mas uma hora dessas, vão acabar aparecendo com descontos (é q ainda não apareceram nas grandes livrarias mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. blz leo?

    de todas estas HQs so comprei as do recruta zero ( de 0 a 10 nota 11) e a do urtigão (nota 7).
    juiz dredd não chega por aqui (santa rita do sapucaí, sul de MG)
    em relação ao ps. gostaria de comprar algumas da del prado, so que estas tb ainda não apareceram, será que vem?

    abraço e um bom ano novo pra vc e todos leitores do blog

    inte

    ResponderExcluir
  17. "O melhor desse ano de 2014 não foi os varios lançamentos , pra mim o melhor foi descobrir seu blog ! Longa vida pra vc e o blog !! Valeu pela grande atenção q vc presta a todos os leitores."

    Faço das palavras do colega as minhas!

    Abs

    ResponderExcluir
  18. sandro marzo30/12/2014, 11:14

    O unico lugar de teve um desconto no Tex gigante em cores foi no proprio site da Mythos na black friday. Entrei para pegar o Hellboy capa dura que estava por 32 reais, e os Tex estavam por 48. ( Ja tinha desistido do Tex, pelo alto preço, mas a vermice falou mais alto ). Não li ainda mas os desenhos estão espetaculares. Melhor que o 1º

    ResponderExcluir
  19. Tenho muita vontade de ler The Boys.

    ResponderExcluir
  20. "em relação ao ps. gostaria de comprar algumas da del prado, so que estas tb ainda não apareceram, será que vem?"


    E aí, gustavo.... blz?

    Essa é uma boa pergunta, amigo.... pois saiba q até agora essa coleção de clássicos da Del Prado tbm não apareceu aqui pelo sul. Somente a Livraria Cultura daqui recebeu o nº 1: "A Ilha do Tesouro" (q custa apenas 6 reais - preço promocional q o Vol. 1 terá), mas acho q foi algum lote especial q eles receberam, já q isso foi há uns 2 meses atrás e nunca mais veio mais nada! Sei q a distribuição é "por fases", mas ainda não se sabe "quando" ou "se" os demais estados irão receber a coleção (tentei entrar em contato, mas a editora não me informou nada a respeito)! O jeito é esperarmos mesmo, pois tbm tenho interesse em algumas ed. desses clássicos!

    Qto ao "Dredd".... uma boa sugestão pra vc é tentar conseguir aquele "Encalhe" com as 6 primeiras ed. (q eu cometei numa postagem de notícias há algumas semanas atrás): por 40 pila vc teria um encadernado contendo as 6 primeiras ed. da revista (ainda não vi esse encalhe por aqui tbm, mas daqui a pouco aparece)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Faço das palavras do colega as minhas! "


    Brigadão mesmo, Alex....

    Feliz 2015 pra vc tbm, amigo: E seja sempre bem-vindo aqui no blog (espero q continue curtindo o q virá por aí no ano q vem: tem mta coisa bacana q estarei preparando pra incrementar este espaço)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "O unico lugar de teve um desconto no Tex gigante em cores foi no proprio site da Mythos na black friday. "


    Valeu pelo aviso, sandro....

    Bem q eu procurei mesmo e não achei desconto nenhum nessas ed. do Tex (digo, comecei a procurar depois da black friday).... O Vol. 1 eu acabei pegando pelo preço de capa na época q saiu (pois vi q tava esgotando rápido nas lojas físicas daqui). Mas com o aumento no preço do Vol. 2 eu saí a procurar alguns descontos e não achei!

    Mas é bom saber q pelo menos a arte tá valendo a pena nesse Vol. 2.... Valeu pelas dicas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Tenho muita vontade de ler The Boys."


    Se vc lê scans.... já traduziram a série toda e tem pra baixar em sites do gênero (não sei quais, mas já vi uma vez a série toda traduzida)! Vale mto a pena uma conferida (fica aí a dica)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "dos filmes listados, acabei de ver Sob a Pele."


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Esse já tá na minha lista pra futuros downloads, rs!

    Sempre anoto dicas de filmes e séries num caderno, e vou baixando aos poucos (conforme vai sobrando espaço no HD). Atualmente a lista deve ter uns 100 filmes misturados com temporadas de seriados! Ah, e valeu tbm pela dica de "The Boys" - pra quem estiver procurando os scans (sse gibi eu tô colecionando direto mesmo pela Devir)!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...