01/12/2014

"Do Inferno" (Prévia): O Assassino Que Deu Origem Ao Século XX....

"Um dia, os Homens olharão pra História e dirão que eu gerei o Século XX".... A frase ao lado é atribuída à "Jack - O Estripador" (o serial-killer mais famoso de todos os tempos - e cuja verdadeira identidade ainda permanece um mistério)!!!

Neste encadernado de luxo (capa-dura), a HQ de Alan Moore é reapresentada na íntegra.... com a visão do autor sobre o assassino que esquartejava prostitutas na Londres de 1888: As investigações da polícia na época, as cartas desafiadoras que o criminoso enviava, o perfil psicológico de uma mente doentia, as conspirações por trás do mistério, e tudo o mais!!!

Confira abaixo uma PRÉVIA da obra mais polêmica de Alan Moore:

"Jack - O Estripador".... Foi um assassino em série que chocou a opinião pública na Inglaterra (a partir de 1888). Ele matava e esquarteja prostitutas (com requintes de crueldade) e desafiava a polícia com cartas debochadas (enaltecendo a incompetência e fracasso das autoridades e ameaçando cometer novos crimes). Os tablóides da época o tornaram uma espécie de "celebridade" (originando até mesmo uma nova forma de se fazer sensacionalismo na mídia - e que perdura até os dias de hoje). Sua verdadeira identidade nunca foi descoberta: Alimentando lendas urbanas e teorias conspiratórias de todo tipo!

"Do Inferno".... O nome desta HQ é bastante propício e foi retirado de uma das cartas enviadas por "Jack" à Scotland Yard (cujo endereço do remetente era: "Do Inferno"). A carta demoníaca vinha acompanhada de um pedaço de rim humano (!) e foi apenas uma entre várias cartinhas do tipo (sabe-se hoje em dia que uma das características dos serial-killers é o desejo em ser descoberto e a ânsia pela fama e reconhecimento por seus atos criminosos)!

A edição da Editora Veneta (que já está à venda nas livrarias).... É bastante caprichada: Em capa-dura, volume único (com a série completa), papel off-set (opaco - e que é o ideal pro estilo de arte em P&B desta HQ), e com 592 pág (R$ 94,90 - podendo ser encontrada também com descontos ficando na faixa dos 60 a 70 reais)!!!

Alan Moore apresenta sua própria teoria sobre quem era "Jack - O Estripador", inclusive revelando a identidade do assassino logo no começo da trama. A falta de suspense pra essa revelação é justificada pelo fato de que (segundo o autor) a identidade do criminoso não é mais importante do que a investigação em si (que leva o protagonista - um detetive - à beira da loucura) e o estudo do perfil psicológico do assassino (um mergulho numa mente doentia). Nem tão importante quanto a conspiração por trás de tudo: E que envolve até a participação da maçonaria, nobreza, e realeza da Inglaterra Vitoriana (defendendo seus próprios interesses)!!!

A arte de Eddie Campbell divide opiniões... Alguns leitores acham o traço muito ruim, outros (entre os quais eu me incluo) já acham a arte adequada pro clima sombrio proposto na HQ - lembrando até aquelas ilustrações de livros bem antigos (do começo do séc. passado). Nas imagens que eu selecionei acima, vemos cenas extremamente violentas (retratadas em detalhes sórdidos) e cenários que reconstituem a ambientação da época. Se a arte não agrada à todos, não se pode negar a eficiência da narrativa (riquíssima na construção de todos os personagens)!!!

No Brasil, "Do Inferno" já foi publicado em 4 ed. pela Via Lettera (ao custo médio de 45 reais cada uma) e rendeu uma adaptação pro cinema em 2001 (bastante inferior em relação à HQ). Foi anunciada recentemente a produção de uma mini-série pra TV baseada na obra (vamos esperar pra ver se acertam a mão agora). A leitura é altamente recomendada (não só por mim, mas principalmente: pelo fato de figurar em diversas listas entre as melhores HQs de todos os tempos)!!!

Até+

PS: E a seguir aqui no "Submundo": 10 novos "Reviews" ("Hulk Contra o Mundo", "4F - O Fim", "Universo DC Vs. He-Man", e mais) e um "Plantão HQ" (recheado de lançamentos).... Enquanto isso, assistam um trailer de: "Juíz Dredd - Mandróide" neste "LINK"!!!

73 comentários:

  1. Rodrigo Campos01/12/2014, 20:58

    olá boa noite. Eu comprei este hq da veneta. Só que para minha grande decepção, um monte de erros em português. Pior que comprei no site da Saraiva e eles são complicados demais para trocar. O produto até é de grande qualidade. Só que pecou muito no português, parece que não houve nenhuma revisão no livro.

    ResponderExcluir
  2. "Só que para minha grande decepção, um monte de erros em português."


    Oi, Rodrigo.... tdo bem?

    Não li a ed. da Veneta ainda (li direto os scans em inglês), e só folhei o encadernado na loja.... Mas se deixaram passar tantos erros de revisão assim, então é uma tremenda bola fora de uma editora q teve uma chance de ouro de lançar no mercado um material de alta qualidade (cagar justo na revisão é amadorismo e incompetência de baixo nível). Mas só poderei comentar isso pessoalmente depois de ler a versão da Veneta (q eu comprei com desconto mas ainda não recebi)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish...comprei na Fnac(ainda não chegou)mas já fiquei apreensivo com o relato de erros na revisão, perdir a empolgação de ler essa obra tão elogiada, lamentável...

      Excluir
  3. Ae Leo eu nao sei se vc ja esta com a sua mais hoje chego o Mandroide aqui em Goiania , nao deu pegar ele hoje mais amanha eu pego sem falta . E esse Do inferno vai pras bancas ou so pras livrarias ? valeu cara !

    ResponderExcluir
  4. "Mandroide aqui em Goiania"


    Valeu pelo aviso, Elias..... "Mandróide" ainda não chegou aqui no sul, mas acredito q deva vir durante a semana (junto com o "Dredd 17" q eu sei q já saiu em outros estados tbm)!

    Já "Do Inferno" é só pras livrarias mesmo.... pelo formato (é um tremendo tijolão) nem caberia nas prateleiras das bancas normais, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Estou esperando o final de semana para pegar o dinheiro das férias e comprar essa edição, pois como já disse por aqui uma vez, tenho somente o volume 3 e 4. Agora esses erros de ortografia que nosso colega falou ai em cima me deu medo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Leo!

    Este Do Inferno estava nos meus planos de compra desde que foi anunciado,mas, devido ao grande número de lançamentos de HQs e miniaturas especiais, eu tive de adiar a compra deste encadernado, pelo menos por enqüanto!

    Eu tive de escolher entre este encadernado e o Skurge, e preferi o segundo que é uma peça muito bacana, e agora que eu soube dos erros de português no encadernado, fico na torcida para um recall da editora e um relançamento decente,

    Quem se sentir lesado na compra deste encadernado pode reclamar no PROCON, e obrigar o recall da editora.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Leo! Também fiquei decepcionado com os erros de português e concordância, em algumas partes fica "embaralhada" a tradução mas não acontece com muita frequência a ponto de desmerecer o trabalho da editora Veneta, tirando isso gostei da edição e recomendo. Quanto aos desenhos são ruins no começo mas melhoram consideradamente ao passar dos capítulos. O custo benefício nem se fala, pois, essa edição completa com desconto sai praticamente pelo valor de uma edição da editora anterior.

    ResponderExcluir
  8. Fora do assunto, vc tá sabendo se a Panini vai lançar outra versão de Cavaleiro das Trevas?
    É q tava eu no site da Cultura e vi uma capa diferente (bem melhor...aquela classica da silhueta dele pulando com um raio de fundo no céu)...se sim, será q contém só a clássica ou vem tb com aquele lixo da CT2??

    Pq sério, se tiver SEM a parte 2, sou capaz de vender a minha (q tem aquela capa feia tb) e compro essa mais digna na capa e no conteudo)

    ResponderExcluir
  9. Ei,Leo , vc saberia me dizer se a coleção da DC eaglemoss já foi lençada oficialmente, ou por enquanto não se tem novidades?

    ResponderExcluir
  10. Fala Léo, blz ???

    Entro aqui no seu site sempre que posso e gosto bastante d ler suas resenhas...

    Comprei a "Do Inferno" tb e estou esperando chegar e me alarmei com o comentário do colega acima sobre os erros de português, bola fora total...

    E sobre a identidade de Jack, o Estripador ela foi descoberta esse ano... o nome dele era Aaron Kosminski e ele era polonês... segue link:

    http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/identidade-de-jack-o-estripador-e-descoberta-na-inglaterra,d147c61d93158410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

    Abraço !!!

    ResponderExcluir
  11. Do Inferno é uma das melhores, senão a melhor obra do rouxinol de Northhampton!

    Sobre a edição da editora Veneta eu estou mais do que satisfeito. Capa dura, bela arte de capa (apesar de ainda preferir a capa com a arte do Campbell, mas assumo que a tupiniquim não passa vergonha) e papel e impressão de qualidade.

    Quanto aos ditos erros de digitação que a revisão deixou passar eu admito, existem alguns. Contudo, até o capítulo em que estou lendo (o XVIII), sendo que eu leio o capítulo e e seguida leio os apêndices referente ao mesmo, eu só percebi dois ou três erros de digitação/português. Erros bobos, bem verdade, como a falta de um conectivo ou ausência do espaço entre uma palavra e outra, mas que diante da grandiosidade da obra com suas quase 600 páginas de conteúdo denso e envolvente eu, sinceramente, relevei numa boa.

    Em fim, eu recomendo a obra bem como a fantástica edição da editora Veneta que, sem dúvidas, ofereceu a melhor experiência de satisfação quadrinistica do ano a minha pessoa.

    ResponderExcluir
  12. Oi Léo, tudo bem?

    Esta matéria tem tudo a ver com alguns temas q tenho pesquisado sobre Alan Moore( dono de uma das obras mais complexas das hqs) e tive contato com revelações surpreendentes:

    -V de vingança é uma HQ sobre controle mental: por trás da história de V sobre a luta pela liberdade se esconde algo mais sério: a grande quantidade de referências ao projeto Monarca de contato mental. Tenho fortes razões para crer q Alan Moore teve contato com vítimas reais desta prática para compor as personagens.De forma similar ao q acontece nesta HQ a história se baseia em fatos reais. E é uma teoria conspiratoria q faz muito sentido ( V tem o perfil exato de um escravo Monarca q foi reprogramado tendo sua personalidade apagada).

    Mas acho q vou ficar por aqui, por que o post já está gigante! Mas pesquise sobre este assunto vc irá se surpreender.

    Abs

    JOÃO RAMOS

    ResponderExcluir
  13. Léo só mais um detalhe: chama a atenção a quantidade de referências ao "olho q tudo vê" em diversas capas de gibis. Na Piada Mortal o Coringa esconde o olho com a máquina fotográfica fazendo o sinal "um olho"( importante no ocultismo). De forma similar em V de Vingança vemos o V fazendo o mesmo sinal pois ele esconde o olho com o chapéu. E finalmente na capa de Watchmen n° 1 o smiley é mostrado com uma mancha de sangue em cima do olho direito. Isso não pode ser coincidencia! E afinal por que Ozymandias anda com um olho q tudo vê( também conhecido como Olho de Horus ) estampado no peito? E não é só isso: a HQ está cheia de referências ao olho q tudo vê.

    Isso sem contar as inúmeras referências ao ocultismo em Promethea...

    Abs

    JOÃO RAMOS

    ResponderExcluir
  14. Fala Léo !

    Ei também comprei em promoção na pré venda para dia 05 / 12, na Fnac (R$56,90) e fiquei triste com a informação do Rodrigo sobre os erros de português. Enfim, vamos esperar pra ver né? Confesso que sempre ouvia falar sobre Do Inferno, mas fiquei realmente motivado depois de ler seus posts sobre o mesmo. Grato pelas informações sempre atuais e pelo espaço á nós leitores e colecionadores.

    Abs.

    Fernando

    ResponderExcluir
  15. Leo, vc viu a lista dos almanaques Disney deste mês ? Os do Donald, Mickey e Patinhas estão lotados de clássicos !

    ResponderExcluir
  16. Bom dia LEO e parabéns pelo blog!
    Recebi essa obra na sexta 28/11 e consegui ler todo o conteúdo no fim de semana (aproveitei a tranquilidade).
    Seguindo os comentários do Rodrigo,tive essa decepção com os erros e,mesmo conseguindo ler sem problemas,fica aquela sensação de você estar caminhando de sapatos numa grama verde e bem cuidada,ou seja,sem o "deleite" completo rsrsrsrs...
    Confesso que sou bastante exigente e por vezes detalhista ao extremo,acredito que qualquer fã do Alan Moore (assim como o próprio velho inglês rabugento) espere sempre um material de qualidade condizente com a obra.
    Tirando essa questão,o material é chamativo,de bom gosto e ganha destaque em qualquer instante de livros e HQS.
    Grande abraço LEO!
    Rômulo.

    ResponderExcluir
  17. blz leo?

    HQ essencial pra quem curte quadrinho, ja pra quem curte so super herois acho que não vai gostar.
    a arte seque a historia, nem consigo imaginar outro artista nos texto do moore.
    tenho so a primeira da via lettera, comprei no lançamento e demorei muito pra ler, fiquei sem as outras.
    sabe se esta versão tem todos os textos da primeira compilação?
    estes textos fazem a leitura ficar muito mais prazerosa.
    compra certa

    abraço

    ResponderExcluir
  18. Salve, Leo.

    Valeu pelo review!

    Tô aqui, numa ansiedade só, esperando a FNAC enviar. Comprei na pré-venda, e a previsão é para o dia 5.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo Campos02/12/2014, 12:52

    Sim você vai ficar assustado. Parece até que a Editora vai lançar uma nova edição com correção. Erros do tipo Patrão - Padrão (este último que aparece). Coisas surreais mesmo. Não sei se vou trocar, mas confesso que fiquei muito constrangido e decepcionado. No facebook já circula imagens com inúmeros erros. Pior que deixei mensagem no facebook da editora e sumiu minha mensagem. Aí coloquei outra, mas não tive resposta. Como foi erro da editora, no caso um vício, tanto a loja q comprei bem como a editora podem resolver o problema. Espero que a editora consiga trocar.

    ResponderExcluir
  20. Fala Leo,tudo beleza?
    Cara,nesses últimos dias tenho lido mais quadrinhos em preto e branco do que coloridos(Tex,Espada Selvagem de Conan,Sin City e outras que peguei com precinhos bem camaradas!!)e estou com muita vontade de comprar Do Inferno,mas ainda não encontrei um bom desconto para o meu bolso. hehehehehehhehee

    Mas também estou com um certo "medo".Não da história hehehehehehe,mas da edição da Veneta.Por isso vou esperar mais alguns comentários das pessoas que compraram para ver como é ... pois esse vai ser no meu caso, um grande investimento de final de ano para os quadrinhos ainda mais se sair e chegar aqui em Fortaleza o Demolidor do Frank Miller+Batman 66+A Corte das Corujas junto com Juiz Dredd Mandroide,Tumba de Drácula,Planetary(que por aqui só chegou a primeira) e outras da Salvat que estão na fila.

    ResponderExcluir
  21. Fala, Léo!
    Grande resenha, mas deixarei este tijolo passar...
    Rapidamente, sobre a CHM Os Vingadores n°3, meu amigo..a Panini decepcionou, pois a colorização está bem nas coxas...(ou falei besteira, e a colorização é da Marvel americana?).
    De qualquer forma, um trabalho abaixo das outras edições. Percebo que a Panini está desperdiçando um grande produto (CHM), pois vem vacilando na ausência de capas originais, e até mesmo na ordem de histórias...Lamento, pois considero a CHM um produtaço (que poderia "suprir" a lacuna das BHM).
    abs.

    ResponderExcluir
  22. Jack foi um parteiro. Ele deu à luz a era moderna. Essa é a visão de Moore. E este é mesmo um grande gibi.

    ResponderExcluir
  23. "Vish...comprei na Fnac(ainda não chegou)mas já fiquei apreensivo com o relato de erros na revisão,"


    Oi, V@ndix.... Eu tbm fiquei apreensivo com esses relatos (ainda não recebi a ed, mas vamos ver como ficou)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigado a todos os comentários dos amigos sobre as CHM da Panini...comprei só a edição dos Sentinelas do X-men e não me arrependi...péssimo trabalho da Panini...não entendo pq não publicam os arcos completos...teria saída com certeza....enfim...se quiserem a saga de Thanos mais completa possivel...entrem no espetacular blog rapadura açucarada e baixem a compilação feita pela Abril
    Abraços
    ps: pelo jeito vou ter que esperar uma edição revisada do Do inferno...putz...nunca consigo comprar essa revista !!!

    ResponderExcluir
  26. Tudo bem Leo
    Os erros estão lá sim, como recebi a um tempinho da Saraiva, antes de saber do assunto fiquei chateado mas até que deu pra superar e deu pra entreter. Se vc está muito apreensivo, sugiro deixar a fervura baixar senão estraga mesmo, vai ficar prestando atenssão nos herros e não tem cheito estam lá. Com certeza a Veneta vai ficar marcada por iço, porque outra obra que supere essa pra consertar sei não... tem outra?
    Alex Leão

    ResponderExcluir
  27. "Estou esperando o final de semana para pegar o dinheiro das férias e comprar essa edição"


    Oi, Marcelo.... blz?

    Aqui em POA, por enquanto, só vi essa ed. na Cultura.... Estive na Fnac hj e ainda não receberam por lá (e a Saraiva eu já nem conto mais: é sempre a última a receber essas coisas). Já a Tutatis eu liguei pra lá e deve chegar no próximo lote!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Eu tive de escolher entre este encadernado e o Skurge, e preferi o segundo que é uma peça muito bacana, e agora que eu soube dos erros de português no encadernado, fico na torcida para um recall da editora e um relançamento decente,"


    Oi, Elcio.... tdo bem?

    Eu não sabia desses erros, mas comprei a minha ed. com um bom desconto, mas dependendo da gravidade dos mesmos, pode ser q eu destroque (pois acho inadmissível um encadernado de mais de 90 reais conter erros grosseiros de revisão - mesmo q eu tenha pago bem menos por ele)!

    Já o "Skurge".... Tbm achei a peça bacana, mas tive q cortar essa em definitivo da minha lista (devido ao grande fluxo de novos encadernados vindo aí: E em seguida terei q comprar os Vol. 5 e 6 de "Preacher" e o "Demolidor" do Miller)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "Também fiquei decepcionado com os erros de português e concordância, em algumas partes fica "embaralhada" a tradução mas não acontece com muita frequência a ponto de desmerecer o trabalho da editora Veneta"


    Oi, Roberto.... tdo bem?

    Obrigado pelo seu relato sobre os tais erros de revisão dessa ed.... Como eu não a tenho em mãos, fico sem poder opinar mto a respeito dessa polêmica, hehe: Assim, ainda não consigo formar uma opinião qto à gravidade dos erros!

    E realmente, o custo-benefício (descontando-se a falta de um revisor, é claro).... é mto bom se formos comparar com o preço das ed. da Via Lettera (mesmo pelo preço de capa - 94 reais - já seria o equivalente à metade das 4 ed. anteriores)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. "Fora do assunto, vc tá sabendo se a Panini vai lançar outra versão de Cavaleiro das Trevas?"


    Oi, Adriano..... tdo bem?

    A Panini vai relançar sim o "Cavaleiro das Trevas" (q foi recolhido num recall devido à defeitos gráficos em algumas pág)! Mas será a mesma versão q saiu antes COM a porcaria do "DK2" junto, rs!

    Tbm não compro a versão da Panini enquanto tiver essa sequência infeliz de "brinde".... Fico com meu encadernado da Abril mesmo (q tem só o q VALE)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "Congratulations pelo post. Combina muito bem informações sobre a obra com fatos históricos!"


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem.... Aliás, este é o tipo de matéria q pra escrever, não basta apenas ler o gibi e sim, pesquisar bastante tbm sobre o tema central: E eu passei várias horas lendo reportagens e assistindo documentários sobre "Jack - O Estripador" pra poder escrever o texto acima (q mesmo sendo relativamente curto - 6 parágrafos pra mim é pouco - levou mtos dias pra ser elaborado, hehe)!

    Tomei os devidos cuidados no texto pra não afirmar nada q não fosse comprovado.... razão pela qual deixei em aberto a autoria de quem escreveu as cartas em nome do "jack", mas tive q citar o fato do nome da HQ ter sido tirado do remetente de uma delas (a q trazia o tal pedaço de rim)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "vc saberia me dizer se a coleção da DC eaglemoss já foi lençada oficialmente"

    Oi, Pixelboy.... A fase de testes recém acabou (há poucas semanas) com o Vol. 4: Ainda pode demorar pra termos novidades a respeito da data oficial de lançamento (qdo for a hora, pode acreditar q será bastante comentada aqui no blog - inclusive, pretendo incluir a coleção DC em todos os "reviews" e "notícias" aqui)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "E sobre a identidade de Jack, o Estripador ela foi descoberta esse ano... o nome dele era Aaron Kosminski e ele era polonês... segue link:"


    Oi, Thiago.... tdo bem?

    Essa notícia já foi desmentida e caiu por terra.... Parece q cometeram um grave erro no estudo de DNA e voltaram à estaca zero sobre a identidade do estripador. Veja as explicações mais detalhadas no LINK abaixo:

    http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/erro-fundamental-compromete-estudo-que-diz-ter-identificado-jack-estripador-14300302

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "Sobre a edição da editora Veneta eu estou mais do que satisfeito. Capa dura, bela arte de capa (apesar de ainda preferir a capa com a arte do Campbell, mas assumo que a tupiniquim não passa vergonha) e papel e impressão de qualidade."


    Oi, Rod.... tdo bem?

    Concordo plenamente com vc sobre essa ser uma das melhores obras do "rouxinol", rs... Sem dúvida é a mais autoral dele: sem trabalhar personagens e heróis criados por terceiros e/ou genéricos (no caso de "Watchmen", onde todos os personagens são adaptações da Charlton). Aqui ele trabalha com um fato real e apresenta a sua versão do assassino e vai à fundo na construção da investigação e da mente do criminoso). Um trabalho exemplar mesmo!

    Qto à capa.... no começo eu confesso q achei mto esquisita, mas vendo ao vivo ficou bem legal sim (e lembra um corpo retalhado - fica um negócio bem mórbido na estante: gostei, rs)! Sobre os erros de revisão, só poderei comentar melhor eles qdo tiver a ed. em mãos (ainda vai demorar um pouco pra eu receber ela)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "V de vingança é uma HQ sobre controle mental: por trás da história de V sobre a luta pela liberdade se esconde algo mais sério: a grande quantidade de referências ao projeto Monarca de contato mental."


    E aí, JOÃO RAMOS.... blz?

    Valeu mesmo pela interessante questão levantada.... Vou pesquisar mais à fundo esses elementos sim (pois sou um grande fã de "V de Vingança" tbm). A obra de Moore é assim mesmo, a gente acaba indo atrás das referências - Foi assim tbm com a "Liga Extraordinária", q me levou à ler uma boa parte dos livros referenciados na série (e q são muitos, rs)!

    Um escritor competente tem esse dom: De levar conhecimento e instigar a PESQUISA e o ESTUDO nos leitores.... diferente dos "arroz-com-feijão" q trabalham pras grandes editoras e q se deixaram fazer de reféns por fórmulas manjadas e repetitivas (sem o menor conteúdo)! Por isso, sempre acho q vale a pena ler tudo escrito por escritores de alto nível (Moore, Ennis, Morrison, etc)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "E afinal por que Ozymandias anda com um olho q tudo vê( também conhecido como Olho de Horus ) estampado no peito? "


    Oi, JOÃO.... só pra complementar esse comentário:

    Minha mulher tatuou o "Olho de Hórus" no ombro, rs.... Ela tbm se liga bastante na simbologia (principalmente no q for ligado ao Egito Antigo)!

    Não tenho dúvidas de q mtos desses símbolos são colocados propositalmente nas HQs.... (pelos autores mais ligados à estudos de ocultismo e afins)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. "Ei também comprei em promoção na pré venda para dia 05 / 12, na Fnac (R$56,90) e fiquei triste com a informação do Rodrigo sobre os erros de português."


    Oi, Fernando..... tdo bem?

    Que precinho camarada esse q vc descolou, hein? (o meu eu consegui por 70, num esquema com um especulador - q comprou um grande lote pra revender e me venderá um exemplar bem abaixo do q ele pretende cobrar depois - Hoje em dia há quem viva disso sim como uma 2º renda, hehe)!

    Tbm fiquei chateado com os tais erros de revisão.... Mas alguns relatos acima tbm amenizam um pouco a situação: Enfim, só poderei opinar e avaliar o caso qdo estiver com a ed. na estante e já devidamente lida, rs! E eu é q agradeço pela sua participação e por ter curtido a postagem!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  38. "conforme prometido, seguem dados obtidos no livro Perfil de uma Mente Criminosa de Brian Innes (editora Escala)."


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Brigadão mesmo pelo resumo desse livro (q parece ser interessantíssimo mesmo - sou fissurado por histórias policiais de investigação)....

    A teoria desses caras é mto boa tbm, mas a do Moore tbm não fica atrás: e explica mto das possíveis conspirações por trás dos crimes (q tbm são um aspecto a ser considerado diante do acobertamento de algumas evidências). Enfim, não acredito q passado tanto tempo esse caso seja um dia de fato solucionado (e talvez a verdadeira identidade de "jack" seja pra sempre uma lenda urbana)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. "vc viu a lista dos almanaques Disney deste mês ? Os do Donald, Mickey e Patinhas estão lotados de clássicos !"


    Oi, BOND.... Vi sim, e me interessei mto por essas ed:

    A do "Pato" vai ter um quebra dos bons com o "Silva" (numa história q eu já tive num antigo "Disney Especial), e o do "Mickey" terá metade dedicada à fase q eu mais gosto (do Paul Murry). A do "Tio Patinhas" eu não conheço nenhuma das histórias, mas por serem clássicas já tão valendo pra mim. Só o do "ZÉ Carioca" q tá um LIXO pra mim este mês (com aquele visual anos 90 - horrível)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. "Confesso que sou bastante exigente e por vezes detalhista ao extremo,acredito que qualquer fã do Alan Moore (assim como o próprio velho inglês rabugento) espere sempre um material de qualidade condizente com a obra."


    Oi, Rômulo.... tdo bem?

    Valeu mesmo por estar curtindo o blog.... e tbm sou bastante chato e exigente pra erros em ed. q evidentemente mereceriam um tratamento impecável. Porra, a Editora Veneta não tem mais NADA em seu catálogo q seja melhor e mais interessante q essa HQ: Assim, é imperdoável q a editora não tivesse se dado ao trabalho de contratar um excelente revisor pra essa edição (até EU - um "civil" - costumo contratar revisores pros meus artigos acadêmicos: o q me deixa ainda mais indignado qdo uma editora é negligente com isso)!

    Enfim.... mal posso esperar pra receber essa ed., e conferir o qto esses defeitos serão irritantes pra um leitor com o meu grau de rabugice, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "sabe se esta versão tem todos os textos da primeira compilação?"


    E aí, gustavo.... blz?

    Essa eu não sei te responder, pois não recebi a minha ed. da Veneta ainda (tá a caminho, rs).... E de qq forma, eu não tenho (nem nunca tive) as ed. anteriores da Via Lettera pra comparar. Mas sei q essa nova versão tem vários apêndices (só não sei se são os mesmos q vc menciona)!

    No mais... esse tipo de HQ dificilmente agradaria aos leitores q SÓ curtem o gênero de super-heróis: Tenho mtos amigos assim, q não curtem mto o material q foge dos universos de super-seres e infinitas terras, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. "Tô aqui, numa ansiedade só, esperando a FNAC enviar. Comprei na pré-venda, e a previsão é para o dia 5."


    Oi, Marcio.... blz?

    Tbm tô na espera da minha, rs.... Só q no meu caso vai levar BEM mais tempo (vamos ver)! Depois q vc receber a sua, diz aí o q achou, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "No facebook já circula imagens com inúmeros erros. Pior que deixei mensagem no facebook da editora e sumiu minha mensagem. Aí coloquei outra, mas não tive resposta. "


    Oi, Rodrigo..... tdo bem?

    Se vc tiver uma pág (onde estejam rolando debates sobre o assunto) ou link de onde andam circulando essas imagens com os tais erros.... eu gostaria de ver (se vc quiser, pode me mandar lá pelo face mesmo, blz)?

    Fui na pág da Veneta e li seu comentário lá (até agora a pouco não responderam mesmo).... e acho ridículo uma editora APAGAR msg com críticas desse tipo (a Salvat tbm fazia o mesmo no começo), em plena era de redes sociais a repercussão de um ato de CENSURA acaba tendo um efeito ainda MAIOR q o próprio problema em questão. O correto seria um representante da editora se manifestar e esclarecer a situação (e até confirmar se haverá ou não um recall ou coisa do tipo - tudo com o máximo de transparência possível). Não se VARRE um problema assim pra "debaixo do tapete"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. "Cara,nesses últimos dias tenho lido mais quadrinhos em preto e branco do que coloridos(Tex,Espada Selvagem de Conan,Sin City e outras que peguei com precinhos bem camaradas!!"


    E aí, andre..... blz?

    Hehe, comigo tbm tem sido a mesma coisa.... ainda mais q "TEX" é a minha leitura preferida de cabeceira nas últimas semanas (sempre leio um "TEX" antes de dormir). Mas eu tbm incluiria na lista dos P&B: a "CRIPTA" (separei o Vol. 3 pra ler em seguida) e o "Juíz Dredd" (li hj mesmo a ed. 17 q chegou nas bancas e boa parte dela é P&B - com os clássicos q eu adoro)!

    E sugiro q vc dê uma boa lida nos comentários acima (surgiram mais um monte sobre a polêmica dos erros de revisão depois q vc postou seu comentário, rs)... Aliás, esse tema tá rendendo bastantes em outras redes sociais tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. "Rapidamente, sobre a CHM Os Vingadores n°3, meu amigo..a Panini decepcionou, pois a colorização está bem nas coxas...(ou falei besteira, e a colorização é da Marvel americana?)."


    Oi, Victor.... tdo bem?

    A colorização em si, é da Marvel americana mesmo (a Panini já recebe os arquivos digitalizados).... Porém, às vezes pode rolar uma falha de impressão na gráfica (com pág esbranquiçadas, borradas, ou fora de foco). Sem ver ao vivo essa ed. da "CHM 3" fica difícil saber de onde partiu o problema, rs!

    Mas essas seleções q a Panini tá fazendo (pulando histórias, ignorando as capas, etc) tão bem nas coxas mesmo.... E segundo o "X-9" me falou, vai ficar assim pois tá vendendo bem (independente das críticas negativas) e por ser um produto mais "popular" (pra leitores "menos exigentes" - pelos padrões dos editores) a preocupação em oferecer um serviço de qualidade se reduz bastante (infelizmente). Seja como for, assim q eu conseguir a capa dessa ed. (da "CHM 3") em boa resolução, farei um post especial aqui, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. "Jack foi um parteiro. Ele deu à luz a era moderna. Essa é a visão de Moore. E este é mesmo um grande gibi."


    E não deixa de ser verdade mesmo, Kleiton....

    Pois os crimes do "jack" representam tudo de podre q veio a seguir no século q estava nascendo: mídia sensacionalista, assassinatos brutais, degradação da sociedade, conspirações dos poderosos, e tudo o mais: Mta MERDA jogada no ventilador num único caso!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "Um dos pontos mais perturbadores de DO INFERNO foi a conexão que Moore fez entre o Jack e outros serial killers britânicos. Realmente, é uma teoria macabra dada a quantidade de coincidências! "


    Oi, Alexandre.... tdo bem?

    Realmente, essas conexões q o Moore estabelece na obra são perturbadoras e instigantes.... e pior q fazem mto sentido diante do quadro q se apresentou (no qual inúmeros interesses da nobreza e realeza tbm estavam em jogo). É uma HQ completa, perfeita, do tipo q faz o leitor PENSAR e REFLETIR (coisas raríssimas de se almejar nos gibis "normais")!

    E vc tem razão sobre a tese do DNA ter sido desmentida recentemente.... Eu até postei esse mesmo link da notícia num comentário acima. Acho q a identidade do "jack" jamais será descoberta com total certeza, mais de 1 século se passou, mtas teorias foram feitas, e sempre q surgirem novos fatos: haverá quem os conteste. São essas as características q formam uma LENDA, rs (e essa ainda vai atravessar mais gerações)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. "se quiserem a saga de Thanos mais completa possivel...entrem no espetacular blog rapadura açucarada e baixem a compilação feita pela Abril"


    Oi, Fábio.... tdo bem?

    "Completa" em partes, né? Pois mesmo em scans, a versão da Abril era de formatinho, e portanto: com os textos mutilados e reduzidos à metade, hehe!

    O melhor mesmo eu ainda acho q é baixar os scans das ed. originais (em inglês).... ou comprar os TPs importados com a saga completa (e texto integral)! Infelizmente, tbm acho q jamais veremos a "Saga de Thanos" publicada de forma REALMENTE decente no Brasil!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. "sugiro deixar a fervura baixar senão estraga mesmo, vai ficar prestando atenssão nos herros e não tem cheito estam lá."


    Oi, Alex.... tdo bem?

    Hahaha, é fóda mesmu.... eu destesto lê testos xeios de cagada de revizâo. é mta xexelênsia pruma editora querê economiza uns trocadu pra pagá um revizor num gibi de 90 conto (saum uns pãos-duro inhunha di fomi)!

    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. considerando os erros de português de do inferno vou esperar pra adquirir meu exemplar, ja esperei um tempão mesmo, esperar mais um pouco não vai fazer a menor diferença.

      abraço

      Excluir
  50. "eu prefiro que não descubram. Se o mito é maior do que a verdade, publique-se o mito!"


    Aliás, essa é regra básica no jornalismo e na propaganda, rs:

    A força do mito sempre é maior do q o fato em si.... mesmo q um dia provem a identidade do "jack", vai valer sempre a aura de mistério em torno da identidade (q sempre será questionada com ou sem provas conclusivas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  51. Galera, o que houve com a Star Wars Legends da Panini? Saiu a primeira ediçao e dps parou, sendo que seria mensal!
    Mandei um email pra panini e flrm que sairia ainda esse mes de novembro, mas nada!
    Alguem tem alguma info?
    Abçs

    ResponderExcluir
  52. "Galera, o que houve com a Star Wars Legends da Panini? "


    Não houve nada demais, tirando um atraso gigantesco.... A revista deverá circular com mais regularidade a partir do nº 2 (previsto pra janeiro)!

    Na próxima postagem de notícias aqui no blog já trarei novidades a respeito, não perca (vai ao ar ainda esta semana)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  53. Bom dia Leo!

    EXCELENTE***** o post!!!!! Curti muito!!!!! Aqui em Goiânia-Go já tem disponível essa edição "DO INFERNO" para venda, mas NÃO irei comprá-la em função desses erros gramaticais. Pois sou perfeccionista ao EXTREMO. Pela dimensão literária da obra e por sua estrura gráfica (em luxo) ela merecia um controle de qualidade mais rigoroso.

    Leo reza a lenda (rsrsrs) que mulheres que tatuam o "OLHO DE HÓRUS" no corpo ganham o poder de ONIVIDÊNCIA, ONICIÊNCIA e ONIPRESENÇA. Por isso amigo te aconselho a "andar na linha", pois qualquer "escapulidinha" sua, ou pelo menos que você sonhar em fazer, sua mulher descobrirá na hora (rsrsrs)!!!!!


    Amigo eu também pretendo fazer uma tatuagem, quero o desenho de uma águia, pois "á águia é o símbolo daqueles que confiam em Deus". Leo você pode ver periquitos, andorinhas e até pombos voando em bandos, mais as águias não, elas estão sempre sozinhas. O que fazem ás águias quando a tormenta vem? Elas não se escondem e nem ficam com medo, ao invés disso, elas a enfrenta. Pois elas sabem que acima das nuvens escuras, das tempestades e dos raios, o SoL brilha!

    Abraços!!!!


    Atenciosamente,
    Marcio Duque . ' .

    ResponderExcluir
  54. Essa edição ta muito boa leo, curti demais a história que o moore criou!

    Duvidas: precisariam de quantos encadernados +- pra finalizar o demolidor do miller e o shazam do jeff smith?

    Valeu LEo, abs

    ResponderExcluir
  55. E aí Leo, blza?
    Este final de ano tá bom hein?
    Só HQ de primeira!
    To pegando os Preachers relançamentos e vai sair agora Demolidor do Miller.
    Finalmente!
    Qto ao Longo Dia das Bruxas, tem alguma previsão?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  56. Leo, outra perguntinha off topic:
    O q tu achou do trailer de SW7?
    Parece q vai ser mais puxado pra trilogia antiga do q a nova né? (isso é bom) haehea
    Faz mto tempo q vi SW, mts detalhes não lembro mais.
    O que tu como fã de verdade recomenda?
    Vejo os episódios na ordem (1,2,3,4,5,6) ou na ordem de lançamento (4,5,6,1,2,3).
    Valeu!

    ResponderExcluir
  57. "considerando os erros de português de do inferno vou esperar pra adquirir meu exemplar"


    Oi, gustavo.... "SE" rolar alguma novidade a respeito (reimpressão revisada, ou coisa do tipo), pode deixar q eu avisarei aqui no blog, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  58. "Leo reza a lenda (rsrsrs) que mulheres que tatuam o "OLHO DE HÓRUS" no corpo ganham o poder de ONIVIDÊNCIA, ONICIÊNCIA e ONIPRESENÇA. Por isso amigo te aconselho a "andar na linha", pois qualquer "escapulidinha" sua, ou pelo menos que você sonhar em fazer, sua mulher descobrirá na hora (rsrsrs)!!!!!"


    Oi, Marcio.... tdo bem?

    Cara, agora eu fiquei com medo dessa tatuagem, hehe.... Se bem q eu sempre tento andar na linha (pois qq "escorregada" a patroa já me avisou q faria coisas comigo q deixariam o "Jack - Estripador" apavorado, rs)!

    E legal essas características das águias q vc apontou pra fazer uma tatuagem.... Eu nunca fiz nenhuma (ainda), mas sempre quis uma de dragão (desde pequeno): Talvez por eu curtir mto a cultura e filosofia orientais (nos anos 70 e 80 a maioria das tatuagens eram de dragões - e como sou mto ligado à essa época, esse é mais um motivo pra escolha)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. "Duvidas: precisariam de quantos encadernados +- pra finalizar o demolidor do miller e o shazam do jeff smith?"


    O "Demolidor" do Miller serão 3 encadernados (com toda a fase clássica).... e fora esses 3, tem tbm: "A Queda de Murdock" e "Homem Sem Medo" (q já saíram antes em ed. de luxo)!

    Já o "Shazam".... Vou ficar te devendo (não faço a mínima ideia da extensão dessa fase e se ela terá - ou não - mais de 1 encadernado)! Qdo estiver mais perto pra sair, prometo q pesquisarei isso com calma (pois vou comentar esse lançamento aqui mais pra frente)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. "Qto ao Longo Dia das Bruxas, tem alguma previsão?"


    E aí, Adriano.... blz?

    A previsão q me deram pras "Bruxas" é pra dezembro mesmo (agora se vai atrasar ou não: já não é mais comigo, hehe - Eu "acho" q atrasa, pois nem entrou em pré-venda ainda)!!!

    Nesta reta final de ano, tem bastante coisa pra mim.... Vi q saiu hj nas bancas o "Mandróide" (vou cofrar assim q possível), e tbm tô no bico desses 3 q vc citou: "Preachers" (5 e 6) e "Demolidor" (Miller)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. "O q tu achou do trailer de SW7?"


    Oi, Adriano.... Apesar de curtinho (pouco mais de 1 minuto), eu achei esse trailer espetacular e bastante promissor: Acho q agora sim (finalmente) conseguiram captar de novo o espírito da trilogia clássica (é um teaser emocionante - pra quem é fã, naturalmente - e a cena mais empolgante é ver de novo a "Millenium Falcon" alçando voo)!!!

    Eu já assisti umas 30 vezes cada filme da trilogia clássica.... e mais umas 10 vezes cada um da nova trilogia (q eu até q gostei tbm, embora esperasse bem mais). Sendo bem sincero, te recomendaria ver de novos os filmes na ordem de lançamento (4,5,6,1,2,3) mesmo: Pois a nova trilogia, embora seja um prequel (se passando antes da clássica) já foi planejada pra ser vista por quem já conhecia os filmes anteriores (isso é percebível pelas referências e piadinhas com eventos da trilogia clássica)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca! 30x cada?
      Acho q o filme q mais vi na vida foi Terminator 2 (e mto longe de 30x haehaee)
      Enfim, obrigado pela dica...
      Já vou correndo pra locadora mais próxima chamada Pirate Bay, conhece? hehehe
      Valeu!

      Excluir
  62. "Cara q experiência, Interestelar é incrível!!! Ficção científica rica e corajosa como há muito tempo eu não via."


    Opa, valeu pela dica, ZÉ Carlos....

    Eu não ia ver esse filme, mas vou seguir sua indicação e já incluí ele na minha lista pra uma futura assistida em DVD (não tem jeito, NENHUM filme me levará de novo a entrar numa sala de cinema)!

    Sei q o Nolan tem vários fãs e desafetos na internet.... não me incluo entre nenhum dos 2: Achei apenas "razoável" o "Batman Begins" (nem quis comprar esse DVD), mas adorei o "Cavaleiro das Trevas" (q eu classifico como "Excelente") e tbm gostei mto do último (Cavaleiro Ressurge): Acho q foi um ótimo desfecho pra trilogia! Assim, considero o Nolan um bom diretor: capaz de errar e acertar nas mesmas proporções (vamos ver esse "Interestelar" então)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. Eu já fui cinéfilo de carteirinha.... mas eram outros tempos:

    A minha geração sabia se comportar numa sala de cinema (respeitando os outros espectadores e considerando a sala em si uma espécie de "templo" onde todos iam pra curtir e apreciar a sessão). Hj a molecada trata o cinema como se tivesse cagando e mijando no chão de um banheiro público.... Essa é a diferença, e é por isso q prefiro ver filmes em casa apenas (isolado do resto da "civilização", rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  64. "Eu já fui cinéfilo de carteirinha.... mas eram outros tempos:"


    É verdade comigo é a mesma coisa eu encarava o cinema como um templo uma terapia, saia d la renovado, mas hoje agente sai é revoltado com vontade de xingar essa molecada que esta ficando cada vez mais retardada.

    ResponderExcluir
  65. "Caraca! 30x cada? Acho q o filme q mais vi na vida foi Terminator 2 (e mto longe de 30x haehaee)"


    E aí, Adriano.... blz?

    30 x "por baixo".... Se bobear, pode ter passado mto desse número, hehe. E pior q nem é o filme ou série q eu assisti mais vezes: "2001", "Robocop", "Rambo 2", "Comando p/ Matar", e "Rocky 4" eu já até perdi a conta (mas chutaria mto mais de 50 vezes cada um desses, rs)!

    Mas "Star Wars" eu começo a contar desde a 1º vez q vi no cinema (em 77), passando pela estreia na TV aberta (no extinto canal da "Manchete"), nas cópias pirateadas em VHS q eu mesmo produzia (usando 2 aparelhos), até finalmente chegar nas versões em DVD (q eu já vi e revi até desgastar os discos, rs)! E eu tbm sou cliente da mesma locadora q vc, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  66. "Ei, por falar nos bons filmes do Nolan, não esqueça de Amnésia, O Grande Truque e A Origem!!!"


    Oi, Zé Carlos.... tdo bem?

    Desses aí, eu achei "Amnésia" legalzinho (nada demais, nem de menos, rs).... os outros 2 eu não vi (mas já anotei pra baixar uma hora dessas - qdo a fila de filmes e seriados atrasados diminuir um pouco, hehe)!

    Sobre o botéco aqui do blog.... na verdade, é comum alguns camaradas nossos postarem em antigos tópicos de vez em qdo. Dia desses mesmo, qdo vi meus e-mails, tinha uns 4 comentários em postagens lá do mês passado: Por mim, tdo bem: Pois recebo todos os comentários por e-mail independente do tópico ser atual ou lá dos primórdios do blog. Mas fico feliz em ser sempre o último a apagar as luzes do butéco, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  67. "É verdade comigo é a mesma coisa eu encarava o cinema como um templo uma terapia, saia d la renovado"


    Oi, Fábio.... sem falar q o cinema sempre foi uma coisa barata lá em tempos idos:

    Hj eu acho caro o preço do ingresso (mesmo nos dias de desconto): Pois um ingresso sai praticamente o preço de um DVD em oferta nas Americanas (e eu prefiro comprar um DVD do q torrar tudo numa sessão de 2 horas). Enfim, pra piorar as salas entraram numa frescura de cadeiras numeradas (onde a gente tem q escolher o nº na hora de pagar a entrada - acho isso uma xaropada a mais)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  68. Grande obra de Alan Moore! Tenho as primeiras edições que foram lançadas no Brasil, ainda não vi esse encadernado. No mais, parabéns pelo seu trabalho, pois realmente tem um conteúdo muito legal e aprofundado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí.... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem, e realmente: Esta HQ é um dos pontos mais altos da carreira de Alan Moore (o q não é pouco, rs)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...