17/05/2013

"Grandes Heróis Marvel": A Revista Com As Grandes Sagas da Marvel.....

"Grandes Heróis Marvel" (ou "GHM" - abreviatura com a qual é mais conhecida).... é realmente a "Revista das Grandes Sagas Marvel" - conforme prometiam as chamadas da época (anos 80/90)!!!

Esta é a 1º (e clássica) versão da revista q brindou os leitores com as sagas: "A Morte da Fênix", "Homem de Ferro Vs. Dr. Destino", "A Saga de Korvac", "Guerras Secretas 2", "X-Men Vs. Drácula", "Arma X", "Vingadores da Costa Oeste", "Wolverine Vs. Conan", "Justiceiro - O Homem da Máfia", e tantas mais q marcaram toda uma geração!!!

Confira abaixo uma pequena retrospectiva de uma grande revista....

O ano era 1983.... A Editora Abril estava expandindo a linha Marvel no Brasil, após a RGE ter perdido os direitos de publicação de algumas de suas principais séries: "Homem-Aranha", "Hulk", "X-Men", e "4Fantástico" (q agora se juntavam aos demais títulos Marvel q a Abril já vinha publicando em: "Cap. América" e "Heróis da TV"). Assim, além de novas revistas mensais pro "Aranha" e "Hulk", e da revista mix "Superaventuras Marvel" (q abrigava: "Demolidor", "Conan", e "X-Men").... a Abril lançava nas bancas a novíssima: "Grandes Heróis Marvel"!!!

A proposta de GHM era apresentar ao leitor as melhores sagas da Marvel.... em histórias completas e variando os personagens a cada edição. E já começou de forma espetacular, tendo em sua edição de estréia (capa q abre esta matéria) nada menos q o FINAL da "Saga de Thanos": um épico reunindo Vingadores, Aranha, e vários outros heróis.... q se unem contra o semi-deus enlouquecido "Thanos" numa batalha final q termina com a MORTE do herói "Adam Warlock" e do próprio "Thanos" tbm!!! Os leitores não podiam esperar nada melhor pra uma edição nº 1 de qq revista q fosse (ainda hj, esta talvez seja a melhor ed. de estréia q eu já tenha visto num gibi)!!!

 E a revista continuava inovando tbm em seu nº 2.... "O Natal do Homem-Aranha" trazia vários (excelentes) contos natalinos da Marvel e num formato diferenciado (maior q o formatinho). Eu postei uma PRÉVIA desta GHM nº 2 neste LINK: http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/12/o-natal-do-homem-aranha-uma-previa-em_24.html (vale uma conferida)!!!

Com uma periodicidade trimestral (e nº de pág. variado conforme o necessário pra fechar as sagas).... a revista logo se consolidou no mercado e seguiu publicando o q havia de melhor na Marvel. No nº 3 a Abril atendeu a um pedido dos leitores e republicou as: "Origens dos Super-Heróis Marvel" (Thor, Surfista, Kung Fu, e Punho de Ferro). Já no nº 5 tivemos um inusitado confronto entre "Thor X Conan" (era uma história alternativa da série "O q Aconteceria Se..."). Mas um dos pontos altos de toda a coleção viria no nº 7 com: "A Morte da Fênix" (talvez o maior épico dos X-Men de todos os tempos - bem como prenunciava a chamada de capa)!!!   

A cada nova edição a revista continuava mantendo o ritmo.... nº 8 ("Vingadores X Defensores"); 9 (Crossover Marvel/DC: "X-Men X Novos Titãs"); 10 ("O Casamento do Visão & Feiticeira Escarlate"); 11 ("Homem de Ferro X Dr. Destino"); 14 ("Vingadores - A Saga de Korvac"); 15 ("Tropa Alfa - A Morte do Guardião"); 16 ("Thor X Surfista"); 18 ("Homem-Aranha" de Frank Miller); 23 (republicação da 1º aparição do "Rei do Crime"); 27 ("Guerras Secretas 2"); 28 ("X-Men X Drácula"); 30 ("X-Factor"); 33 ("Surfista Prateado - Livre da Barreira de Galactus"); 35 ("Arma X - A Origem de Wolverine"); 38 ("Vingadores da Costa Oeste" de J. Byrne); 39 ("Wolverine X Conan"); 50 ("Justiceiro - O Homem da Máfia"); 63 ("Deadpool"); e 66 ("Surfista Prateado - De Volta à Terra": q tbm foi o ÚLTIMO nº de GHM)!!!

E isso pra ficar só em algumas das melhores e principais edições (q são as q eu pesquisei da minha própria coleção pra fazer esta postagem). Não tenho todas as ed. mas selecionei as melhores, pois tbm teve uma tranqueira ou outra ("Cable", "Quasar", "Novos Guerreiros", "Força-Tarefa", etc) no meio de tanta coisa boa (o q é normal e até aceitável numa revista q durou 16 anos nas bancas)!!!

É importante não confundir.... o bom nome desta revista com suas (infelizes) versões posteriores: pois houveram ao todo 4 revistas chamadas: "Grandes Heróis Marvel". Esta foi a 1º (tbm a melhor de todas) e durou 66 edições - sendo cancelada em Dezembro de 99. Mas no ano seguinte (2000) a Abril relançou a revista com um novo nº 1 (trazendo os "Vingadores" de George Pérez): mas o fracasso foi feio e esta 2º versão durou apenas 6 (seis) edições (pra piorar uma delas ainda trouxe o "Justiceiro-Anjo" - o maior LIXO q eu li naquele ano). Em seguida a insistente Abril tentou pela 3º vez: e GHM ressurgia agora no formato "Premium" (ainda em 2000).... mas a linha toda (Premium) afundou devido ao alto custo na época (eram revistas luxuosas e q custavam caro - para os padrões econômicos dos anos 2000)!!!

Passada 1 década depois.... eis q a Panini resolve "homenagear" (entre aspas mesmo) essa revista, e lança a 4º de mesmo nome no Brasil. Só q a versão da Panini conseguiu ser a PIOR das encarnações de GHM: uma revista de apenas 50 pág. com histórias mal-selecionadas (a maioria ruim demais) e q não fechavam arcos completos na mesma edição. O resultado era inevitável... e essa revista tbm foi "pra vala" durante a (fraquíssima) saga: "Wolverine Vs. Universo Marvel"!!!

Enfim.... a 1º versão de GHM teve um saldo pra lá de positivo e foi (sem sombra de dúvida) um dos títulos + importantes publicados nos anos 80. Claro, q a revista teve seus momentos ruins e lá pelos anos 90 passou a publicar algumas histórias dispensáveis e de gosto duvidoso (boa parte delas com equipes e personagens "mutantes" de 2º escalão pra baixo). Mas é seguro afirmar q em suas 66 ed. muito mais da metade é de total aproveitamento. Pra quem for garimpar em sebos.... fica aí a dica!!!

Até+

PS: Quer ver TODAS as capas da revista? Então clique na "Enciclopédia HQ": http://www.enciclopediahq.com/2013/04/grandes-herois-marvel-1-serie-abril.html

62 comentários:

  1. Meu TOP 10 das melhores ed. de GHM:


    01) Vingadores (A Saga de Thanos)!!!
    02) Natal do Aranha
    03) Origens dos Super-Heróis Marvel
    07) X-Men (A Morte da Fênix)!!!
    11) Homem de Ferro X Dr. Destino!!!
    16) Thor X Surfista
    23) Aranha (1º Aparição do Rei do Crime)!!!
    35) Arma X
    39) Wolverine X Conan
    50) Justiceiro (Homem da Máfia)!!!

    essas 10 pra mim, foram as melhores de toda a coleção....

    ResponderExcluir
  2. Cara, lembro com nostalgia dessa revista. Li vários números, só que com o tempo me desfiz da maioria. Quando era menor, sem muito dinheiro para comprar revistas, eu lia muito na base das trocas e hoje não sobrou quase nada. Minhas preferidas:

    1)A saga de Thanos ed.1
    2)Homem Aranha e X-men na terra selvagem ed.4
    3)A morte da Fênix ed.7
    4)X-Men e Novos Titãs ed.9
    5)Tropa Alfa ed.15
    6)Arma-x ed.35
    7)Vingadores da Costa Oeste ed.38
    8)Demolidor, A queda do rei do crime ed. 48
    9)Wolverine ed. 43
    10)GHM 2° série ed.1 Vingadores de George Perez e Kurt Busiek (que é muito bom)

    ResponderExcluir
  3. Mario Gialuca Jr.17/05/2013, 07:38

    Com certeza uma das melhores revistas já publicadas por aqui. Acho que a melhor se considerarmos a primeira metade das publicações.

    No site abaixo estão os scans de todas as GHM em sua primeira versão.

    http://scansmarvel.blogspot.com.br/

    Para quem não teve a oportunidade de ler esse material vale a pena dar uma conferida.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Bom como eu comecei a ser leitor de HQ nos anos 90, eu não cheguei a pegar os principais clássicos que foram publicados na revista,sendo que elas eu somente li posteriormente em reedições pela Panini. A saga fenix por exemplo eu não li neste formatinho, mas sim em edições especiais que a Mithos havia lançado em preto e branco.

    Uma boa edição de Grandes Heróis Marvel que eu tenho é a Volta de Namor, em que John Byrne comandou o personagem num determinado tempo.

    ResponderExcluir
  5. Belíssima matéria Leo. Algumas das minhas favoritas são:

    Saga de Thanos
    Origem do Mestre do Kung Fu
    Thor x Conan
    Thor x Surfista
    Vingadores x Defensores
    Vingadores 14
    Justiceiro x Wolverine

    Aproveito pra sugerir uma matéria sobre A Espada Selvagem de Conan, que foi uma das revistas mais vendidas no Brasil na época.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. "O ano era 1983.... A Editora Abril estava expandindo a linha Marvel no Brasil, após a RGE ter perdido os direitos de publicação de algumas de suas principais séries:"


    Não sei como foi fase nessa empresa, mas lembro que a RGE conseguiu muitos fãs. Tios e primos meus mais velhos do que eu, que não gostavam de HQS, chegavam a comrpar algumas dessas rfevistas.

    ResponderExcluir
  7. "Com uma periodicidade trimestral (e nº de pág. variado conforme o necessário pra fechar as sagas).... a revista logo se consolidou no mercado e seguiu publicando o q havia de melhor na Marvel."

    E também com essas capas.... vou te contar.... dificil a pessoa que e´fã não se apaixonar. Eu que não sou fã já gostei!

    ResponderExcluir
  8. "(pra piorar uma delas ainda trouxe o "Justiceiro-Anjo" - o maior LIXO q eu li naquele ano)"


    O que esperar de um nome desses??? A não ser que a trama mostrasse um personagem completamente diferente do termo "Anjo", só de ler o nome já dá uma noção de que alguém bebeu e chamou de urubu de meu louro.

    ResponderExcluir
  9. "mas a linha toda (Premium) afundou devido ao alto custo na época (eram revistas luxuosas e q custavam caro - para os padrões econômicos dos anos 2000)!!!"


    Agora eu sei de onde vem o medão da empresa em voltar a publicar edições de luxo. kkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  10. O que eu vi no sebo onde frequente foi aquela "Herois da TV" que você fez uma belíssima postagem a respeito aqui. Vi poucas dela e custava em torno de um a dois reais.

    Bela matéria, viu... bem informativa e esclarecedora acerca desse título.

    Parabéns!

    Abraços.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  11. Oi Leo, realmente uma época muito boa e tenho até o nº 30 que foi quando no ano de 1991, colecionava coisa demais e parei com os heróis Marvel e Dc por uma causa nobre, casar. rs rs rs . Mas permanci colecionando a linha Bonelli, que sempre apreciei muito também. Grandes sagas sem dúvida e para mim as melhores de todas foi a Saga de Tanos e a Morte da Fenix. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Poxa Leo! Dessa vez você foi longe demais!
    Essa foi a coleção que me "iniciou" no universo Marvel e de lá pra cá não parei mais de ler essas historias. Eu não guardei quase nada da época e me arrependo muito! Hoje valeria uma bela grana.
    Pena que as versões mais novas foram tão desrespeitosas!
    Parabéns pela postagen!

    ResponderExcluir
  13. Post Mítico, LEO. Não sou desse tempo, mas sei que foi um marco nas publicações da Abril.

    Vou ficar aguardando um post sobre a Superaventuras Marvel :)


    @Mario Gialuca, vlw pelos links dos scans.

    ResponderExcluir
  14. E ai leo,eu já vi a super aventura da arma x e a outra q eu acho mais da hora mesmo e aquela edição em q o Wolverine se torna o mutante mais mortífero do mundo.

    ResponderExcluir
  15. "10)GHM 2° série ed.1 Vingadores de George Perez e Kurt Busiek (que é muito bom)"


    E aí, Gustavo... tdo bem?

    eu perdi toda a minha coleção tbm no começo dos anos 80 (e olha q eu tinha bastante coisa da Bloch, Rge, e Abril). Mas na metade dos anos 90 consegui recuperar quase tudo q eu perdi comprando de colecioandores (q mantinhas suas ed. até melhores do q as q eu tinha na época)!!!

    eu listei meu TOP 10 acima considerando só a série clássica, mas se eu fosse juntar todas as versões de GHM, pode apostar q eu incluiria essa do Pérez na lista tbm: pois achei uam exclente edição (pena q saiu em formatinho: essa merecia o formato americano)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  16. "No site abaixo estão os scans de todas as GHM em sua primeira versão. http://scansmarvel.blogspot.com.br/"


    Opa... brigadão mesmo pelo link, Mario!!!

    eu mesmo, não tenho todas as ed. e vou baixar as q me faltam... pois escrevendo a matéria aí me deu vontade de ler e reler toda essa fase, rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  17. "Uma boa edição de Grandes Heróis Marvel que eu tenho é a Volta de Namor, em que John Byrne comandou o personagem num determinado tempo."


    Essa do Nsmor é uma das q eu não tenho.... hj me arrependo de ter perdido essa ed. pois gosto do trabalho do Byrne dessa época!!!

    "A Saga da Fênix"... eu tive o privilégio de acompanhar na época, e foi emocionante qdo ela morreu (lembrando q nos anos 80 as mortes de personagens em gibis ainda tinham um impacto forte entre os leitores)!!!

    era engraçado pq os leitores ficavam mesmo bastante revoltados com as mortes... da Fênix, Elektra, Guardião... e enchiam as seções de cartas dos gibis com reclamações e lamúrias, rs!!!

    hj em dia... banalizaram tanto as mortes... q toda essa emoção e impacto se perderam (pra sempre)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  18. "Aproveito pra sugerir uma matéria sobre A Espada Selvagem de Conan, que foi uma das revistas mais vendidas no Brasil na época."


    E aí, blz? obrigado por ter curtido a matéria....

    e sobre a sua sugestão da "Espada Selvagem de Conan": eu já fiz uma matéria sobre a revista neste LINK:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/08/conan-o-barbaro-mercenario-ladrao.html

    Tem várias capas clássicas e um resumão da vida do bárbaro... espero q vc goste dessa postagem tbm!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  19. "E também com essas capas.... vou te contar.... dificil a pessoa que e´fã não se apaixonar. Eu que não sou fã já gostei!"


    E aí, Fabiano.... blz?

    realmente, as capas eram magníficas, e as chamadas de impacto tbm. O conteúdo então não deixava nada a desejar: cada edição cumpria o q prometida e a revista logo se tornou um marco editorial na época!!!

    Ah, e eu tbm sou fanzasso da RGE... pra mim foi uma das melhores editoras a trabalhar com Marvel no Brasil!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  20. "O que esperar de um nome desses??? A não ser que a trama mostrasse um personagem completamente diferente do termo "Anjo"


    Saca só a "idéia" de jerico q algum idiota teve pra essa história...

    alguns "anjos" (do céu mesmo - com asinhas e tudo) resolvem "contratar" o "Justiceiro" pra ajudar a despachar os pecadores... assim o Justiceiro ganha poderes e armas místicas pra combater o crime!!!

    q bosta, né? hahah... não é à toa q esse gibi foi uma PIADA (de mau-gosto) na época!!!

    ResponderExcluir
  21. "Agora eu sei de onde vem o medão da empresa em voltar a publicar edições de luxo. kkkkkkkkkk..."


    hahaha... pior q é mesmo, Fabiano:

    agora q eu me liguei: de repente a Abril ficou traumatizada com a linha premium e hj tá apertando pra lançar gibis luxuosos novamente com a disney, rs!!!

    mas bem q podiam deixar de serem tão cagões e perceberem q os tempos agora são outros... gibi de luxo vende (nem q seja apenas pra quem pode bancar esses preços exorbitantes) mas o fato é q as livrarias tão bombando com publicações assim!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  22. "Grandes sagas sem dúvida e para mim as melhores de todas foi a Saga de Tanos e a Morte da Fenix."


    Oi, Marcilio... tdo bem?

    realmente essas 2 sagas foram as ed. de maior impacto na coleção... inesquecíveis mesmo!!!

    tanto é, q a "Morte da Fênix" vai ser relançada agora num dos encadernados da Salvat...

    e eu tbm sou fanzasso dos gibis do Tex: por sinal é o q ando lendo atualmente (já q tenho vários do tex pra serem lidos na pilha de gibis atrasados, rs)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  23. "Pena que as versões mais novas foram tão desrespeitosas!"


    Verdade, Merh@j.... uma pena mesmo: as versões seguintes quase "sujaram" o bom nome da revista!!!

    o q a panini fez então, foi totalmente sem noção... um gibizinho de 50 pág só com histórinhas beeeeem "mais ou menos" (pra baixo)!!!

    pena q vc perdeu as ed. clássicas ao longo do tempo... pelo menos sempre existe a chance de republicarem as melhores histórias, né? "A Morte do Guardião" eu reli faz pouco no "Maiores Clássicos da Tropa Alfa 2" (panini)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  24. "Vou ficar aguardando um post sobre a Superaventuras Marvel :)"


    Valeu mesmo, Miltão....

    sobre "Superaventuras Marvel".... nem precisa aguardar mto, pois já fiz 2 matérias (recheadas de capas e curiosidades) sobre essa revista, hehe. Seguem os LINKS:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/01/superaventuras-marvel-parte-1-demolidor.html

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/01/superaventuras-marvel-parte-2-estreia.html


    depois diz aí o q achou dessas.... pois "SAM" tbm não fica mto atrás de "GHM", né?

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  25. "E ai leo,eu já vi a super aventura da arma x e a outra q eu acho mais da hora mesmo e aquela edição em q o Wolverine se torna o mutante mais mortífero do mundo."


    E aí, Rian... blz?

    essa "Arma X" foi boa demais da conta mesmo... pra mim, ainda é uam das melhores históiras do Wolverine!!!

    eu até me arrependo de não ter comprado ela encadernada qdo saiu uns anos atrás... essa merece formato americano!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  26. Tenho o Justiceiro 50 e o Aranha 49!

    As duas muito boas! A do Justiceiro é muito boa mesmo!

    Esse cross do Conan com o Wolverine foi forçado, o Conan está totalmente descaracterizado... deixaram ele burro e mangolão pr5a destacar o Wolverine! Esse tipo de coisa na Marvel me enoja! Mas vale pelo saudosismo! Logan perto do Conan é uma moça!

    Abç
    Pablo

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pela excelente matéria Leo, que homenageia sem duvida uma revista que ao lado de Herois da TV e Super Aventuras Marvel marcou época.

    Esse número que abre a 1a serie da revista e que traz a morte de Warlock é para mim um classico e que me marcou muito em uma época em que super-herois morrere era coisa muito fora do comum.

    Acho que falar de revistas que marcaram época algo extremamente importante e que contribui muito para a memória das HQs no Brasil.

    Parabéns!

    Abcs. Marcelo.

    ResponderExcluir
  28. "Esse cross do Conan com o Wolverine foi forçado"


    O sensacionalismo de um cross envolvendo os 2 personagens (q estavam no auge da fama e da popularidade naquela época) já é algo forçadíssimo por si só... mas é até perdoável por ser uma história da série: "O q Aconteceria Se" (q tem a proposta de ser o + bizarra possível)!!!

    descaracterizar personagens é comum em todos esses cross: já vi até o "Batman" fazer o "HULK" se dobrar de dor com um chute no estômago... tbm já vi a "Mulher-Maravilha" espancar o "FANÁTICO" (!)

    enfim... eu gostei desse cross do Conan X Wolverine pela diversão em si, e por alguma idéia geniais: como estabelecer um elo de ligação entre "A Saga de Fênix" e a "Fênix na Espada" (a 1º história do Conan escrita pelo Howard nos anos 30 (convenhamos, isso foi bem bolado, rs)!!!

    e bem ou mal... o Conan ganhou a briga final com a Fênix (e com 1 mão só, pois a outra mão tinha sido decepada pelo wolverine, rs)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  29. "Acho que falar de revistas que marcaram época algo extremamente importante e que contribui muito para a memória das HQs no Brasil."


    Valeu mesmo, Marcelo...

    vez ou outra eu posto umas matérias assim sobre determinadas revistas q marcaram época... já fiz postagens pra: "Espada Selvagem", "SAM", "HTV", "Teia do Aranha", "Cap. América", e vários gibis da Bloch e RGE!!!

    em breve vou fazer umas assim pra DC tbm (pra DC só fiz aquela dos encadernados do Batman, mas de repente eu aproveito o embalo nos 75 anos do superman, rs)!!

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  30. Amigo boa tarde!
    Sou novo em HQ e comecei a ler V vs X, sei que muita gente não gostou mais como sou novo nessa pra mim ta ótimo.
    Mais queria saber de voceê pois estou querendo ler Vingadores como sei que e muito difícil achar as primeiras edições se eu começar a ler da 110 que tem algumas coisinhas dos V vs X eu vou ficar leigo no assunto? Pois quero ler demais os vingadores.
    Viciei muito em HQ já li 3 vezes as edições 0 e 1 de V vs X kkkkkkkkk.

    Muito bom seu blogger
    Abraços!

    ResponderExcluir
  31. José Ribeiro19/05/2013, 00:40

    Léo, boa noite. Perdoe-me o off-topic mas vim aqui para falar da coleção da Salvat. Moro em Itajubá-MG e aqui já chegaram os 4 primeiros números da coleção. Ou seja, a fase de teste aqui foi finalizada. Ao abrir o volume 4, do Thor, tinha uma carta da Salvat dizendo:
    "
    Caro Leitor,
    Gostaríamos de informá-lo que o livro 04 da coleção "A coleção oficial de graphic novels da Marvel" que você acaba de adquirir, corresponde, assim como os anteriores, ao resultado duma distribuição local avançada.
    Acreditamos que o resultado desta distribuição nos permitirá em breve o lançamento nacional da coleção "A coleção oficial de graphic novels da Marvel". A Editora Salvat agradece a confiança depositada nesta coleção e a sua valiosa colaboração com nossa tarefa de editar novas obras que possam atender os interesses de nossos potenciais leitores.
    Com o objetivo de retribuir a confiança e compensar possíveis incômodos que lhe tenhamos causado, a Garantia Salvat oferece a possibilidade de receber o valor pago pelos 04 livros já adquiridos.
    Para isso, você deverá remeter-nos uma carta com seus dados pessoais, com a página de créditos de cada um dos livros e os seus dados bancários (nome do banco, código de sua agência e o número da conta corrente) para o endereço abaixo:
    "
    Bom, daí ela dá o endereço e finaliza. Achei muito interessante o que eles fizeram. Aqui em Itajubá as bancas estão lotadas com as miniaturas marvel (só o homem aranha) e a coleção da Salvat. Hoje mesmo, quando fui na banca comprar tinha uns 9 encadernados do Thor. Conforme eu te disse anteriormente (em outro post) a edição continua muito boa. Como eu comecei a colecionar no fim do ano passado, quero ver se faço essa coleção inteira. E ir complementando com as publicações da panini. Além disso, hoje adquiri o duende verde. Vou ver se faço pelo menos as miniaturas relacionadas ao aranha. Que capricho que foi a do Dr Ocotpous hein? Tô no aguardo agora para comprar a nova do super e a do Monstro do Pântano! Abração Léo!

    ResponderExcluir
  32. "se eu começar a ler da 110 que tem algumas coisinhas dos V vs X eu vou ficar leigo no assunto?"


    Oi, marcelo... tdo bem? seja bem-vindo então ao mundo dos quadrinhos e dos colecionadores, rs!!

    o começo é sempre a parte + difícil pra todo mundo... eu tbm, qdo comecei a ler gibis, caí direto no meio de uma cronologia q já vinha de anos atrás e tinha mta coisa importante q eu perdi e ficava sem entender direito as histórias. Mas com o tempo fui me acostumando e buscando as melhores fases em sebos e de olho nas republicações!!!

    pra quem tá começando agora... eu nunca recomendo revistas mensais (pois já estão mto adiantadas na cronologia e nunca fecham sagas em poucas edições). O q eu recomendo mesmo são encadernados com arcos fechados!!!

    se vc curte os vingadores, é bom dar uma lida uma lida nesta matéria q eu fiz com as maiores sagas da equipe (pra já ir conhecendo melhor os rumos q a equipe teve ao longo dos anos)... neste lINK: http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/03/vingadores-as-maiores-sagas-de-todos-os.html

    Daqui a uns meses... a editora Salvat vai lançar nacionalmente uma coleção q trará vários encadernados dos vingadores: "A Queda", "Vingadores Eternamente", "Motim", "Supremos", etc... fique de olho, esses valerão mto a pena qdo saírem!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  33. "Acreditamos que o resultado desta distribuição nos permitirá em breve o lançamento nacional da coleção "A coleção oficial de graphic novels da Marvel"


    E aí, José... tdo bem?

    valeu mesmo por compartilhar aqui esse aviso da Salvat... a notícia é mto boa mesmo, e agora q terminou a fase de testes é só aguardarmos o lançamento nacional!!!

    pelo teor do texto, a Salvat meio q já dá como certa a distribuição nacional (tem um trecho aí q deixa claro q talvez o teste tenha sido pra ajustes de tiragem)!!!

    qto às miniaturas... essa do Dr. Octopus tá ótima mesmo (é uma das minhas favoritas até). E a galeria de vilões do Aranha é tão extensa, q mesmo ficando só neles, ainda vai ter mta figura pela frente, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  34. Muito obrigado pela informação vou ficar de olho!

    Seu blogger e 10 irmão!

    \o/

    ResponderExcluir
  35. LEO, li as duas partes da matéria sobre as SAM. Muito boa. Seria ótimo se tivéssemos uma nova SAM e uma GHM, com histórias e fases do quilate daquelas.

    ResponderExcluir
  36. "Muito obrigado pela informação vou ficar de olho!"


    Valeu mesmo, Marcelo!!!

    qq dúvida q vc tiver q eu possa ajudar, é só mandar aí então, blz?

    Abs!!

    ResponderExcluir
  37. "Seria ótimo se tivéssemos uma nova SAM e uma GHM, com histórias e fases do quilate daquelas."


    Tbm acho... o + próximo q tivemos disso nos últimos 10 anos foram revistas tipo: "Paladinos", "Demolidor", e "Marvel MAX" (ainda assim não foram tão marcantes qto essas clássicas)!!!

    hj em dia será difícil vermos revistas q nem SAM ou GHM.... pois se entre 10 histórias atuais tiverem 2 boas, a panini prefere lançar 2 revistas com 5 histórias cada dividindo as 2 boas entre elas.... ao invés de criar uma única revista apenas com essas 2 histórias!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  38. "alguns "anjos" (do céu mesmo - com asinhas e tudo) resolvem "contratar" o "Justiceiro" pra ajudar a despachar os pecadores... assim o Justiceiro ganha poderes e armas místicas pra combater o crime!!!"


    Quem fez essa Hq devia estar com uma prisão de ventre tão brava que achou que nem Lacto-purga resolveria essa.... então resolveu colocar esse anjos meio que já prevendo sua ida pelo andar de cima pelos males da constipação. Colocar anjinhos do céu em uma HQ do Justiceiro é quase o mesmo que colocar Thw Walking Dead nas histórias da Disney... e olha que de no caso da Disney, pode até ser que o resultado prometesse elogios...

    ResponderExcluir
  39. "Quem fez essa Hq devia estar com uma prisão de ventre tão brava que achou que nem Lacto-purga resolveria essa...."


    Diarréia-mental da pior espécie mesmo, hahaha....

    mas os anos 90 tavam repletos de merdas assim nos gibis de heróis (teve coisas desse mesmo naipe com outros heróis tbm)!!!

    pior são os editores q aprovam essas cagadas....

    ResponderExcluir
  40. Eu gosto demais deste série, mas infelizmente me faltam 4 edições ainda, mas um dia completarei. Com excelentes histórias realmente me chamou atenção por mito tempo e vira e mexe é uma das séries que gosto de reler.

    ResponderExcluir
  41. "infelizmente me faltam 4 edições ainda"


    é pouco... se não forem nº mto baixos, de repente pode ser q apareçam cedo ou tarde pra venda!!!

    eu tbm reli algumas dessas ed. antes de escrever a matéria (razão pela qual eu tava prometendo há meses e demorei pra postar, rs)!!!

    ResponderExcluir
  42. Adorava essa revista. As que mais me marcaram na época foram a da Fênix, a Aventura na Terra Selvagem (#4), o encontro de Thor e Conan. A de Natal (#2) eu não curti muito na época não. Eram tempos mais inocentes mesmo,lembro que levei o número 1 pra escola, e ficavam dando palpite em quem morria na edição (todo mundo criança naquela época, claro).

    ResponderExcluir
  43. "A de Natal (#2) eu não curti muito na época não."


    E aí, Pedro... blz?

    te confessoq não o maior fã do espírito natalino, rs... mas essa edição de Natal eu gosto muito apenas por 1 única históira: O "Coisa" & o "Mestre dos Bonecos"!!!

    ainda hj é uma das histórias + engraçadas da marvel q eu já li... essa dupla é impagável (o vilão "Mestre dos Bonecos" é sogro do Coisa) e os 2 precisam se unir pra sobreviverem estando miniaturizados e sendo atacados por brinquedos!!!

    o mau-humor constante do Coisa é q torna essa HQ engraçada... o cara passa resmungando o tempo todo, implicando com o sogro, e reclamando de tudo, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  44. Bom Dia brother.

    Deixa eu te perguntar os vingadores atuais estão em alguma saga em andamento? pois sei que estão tendo relance dos V vs X. e so isso mesmo ou tem alguma saga em andamento?

    Ps: Cara viciei em HQ e não consigo espera sair os encadernados. rsrsrsrs


    Abraço!

    ResponderExcluir
  45. o leo, sempre me perguntei naqueles anos 80 QUEM comprava todos os titulos da abril, por que eu não conseguia.Pagava aluguel, colégio, na real meu pai- e quando muito era assim: uma ESC, um SAM e outra por aí.........acho que só os funcionários da abril é que tinham todos ! e numa época de hiperinflação ! só quem era 'riquinho', né ?.

    ah, e eu gostava- e como- de um bom trash, lembra daqueles horrores da bloch, tipo histórias reais de drácula ? eu comprava que creio que eram os gibis mais baratos, o papel era tosco, o desenho idem,argumento idem...

    kkkkkkk abraços

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  46. "Deixa eu te perguntar os vingadores atuais estão em alguma saga em andamento?"


    E aí, Marcelo... tdo bem?

    os vingadores atualmente estão só na saga do confronto com os X-Men... e na mensal deste mês tem várias repercussões da trama (q se passa em "Utopia")!!!

    essa saga ainda vai longe (não tá nem na metade aqui no brasil)... e pelo q eu me lembre de qdo li os scans dessa fase no ano passado, a revista mensal acompanha paralelamente todas as ações desse evento!!!

    e é viciante mesmo, né? por mais gibis q eu corte da minha lista de compras todo mês, sempre tem alguns dos meus favoritos q eu não consigo parar de acompanhar, hehe!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  47. "sempre me perguntei naqueles anos 80 QUEM comprava todos os titulos da abril, por que eu não conseguia."


    Oi, Bernardo... tdo bem?

    eu tbm não conseguia comprar TUDO q saía, pois nos anos 80 eu ainda vivia de mesada e a crise tava feia (pra todo mundo)!!! mas o q eu fazia era comprar um pouquinho de cada título... minha coleção era toda incompleta (com números salteados) pois eu revezava várias séries ao memso tempo!!

    e ainda assim, qdo chegou na metade dos 80... a situação ficou tão feia, q tive q vender todas as minhas HQs na época (só fiquei com a revista MAD q era a + barata, rs)!!! somente 10 anos depois (em 95) já com uma renda melhor: consegui recuperar boa parte do q eu perdi (garimpando em sebos e comprando de colecionadores)!!!

    qto aos gibis de terror... eu lembro desses, mas só conseguia comprar a KRIPTA (da RGE)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  48. O LEO, faz um link aí então daqueles gibis toscos da bloch, dracula, lobisomem, didi...o que tinha de porteiro que lia essas tranqueiras kkkkkkkkkkkk não sei se fez algum do he-man que era baraaaaaatinnnnnnhhhhhoooooo, mas o desenho era primário

    mas faz mesmo, não trapaceia

    cara, mas kripta' era chinelagem, eu que uso óculos era um tormento ler aquelas microscopicas letrinhas ! e mad não era barato, não..............o leo, e lembra DC 2000 a revista uma década a frente' eu achava que nunca ia chegar o ano 2000 ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que o mundo ia acabar, o edir macedo disse pra todo mundo doar os bens já que 'dessa terra não se leva nada' que ele iria zelar ! o incrível é que nunca doou os dele, que eu saiba... e aranha 2099, hem ?kkkk pelo menos já estamos em 2013 !!!!!!! E, leo, não teves pontinha de medo, não hem ? caos do mundo kkkkkkkk cara, e que que o edir macedo hoje é o pastor mais rico do Brasil ?

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  49. Oh, leo, desculpa se te pareço rude, é que gostamos muito quando você responde aos nossos comentários..............e as idéias vão surgindo, né

    cara, faz um post do didi !

    kkkkkkkk, EU CONFESSO, tenho ATÉ HOJE o alamnaque dos trapalhões com o HE-GAY, de HE- MAN.... que vergonha e fala aí dos anos 2000... e o editor dizia 'somos a inovação na hq'; pois é, e logo na Abril.

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  50. "E, leo, não teves pontinha de medo, não hem ? caos do mundo kkkkk"


    Eu achava sim q o mundo seria um cenário tipo MAD MAX (com punks canibais, guerra nuclear, e escassez de água, rs). Mas os gibis eram nossa válvula de escape desse futuro sombrio q se desenhava pra nós!!!

    Eu já fiz várias postagens sobre gibis da Bloch (no marcador de "Clássicos" ao lado direito da página)... mas não essas q vc falou, pq essas eu nunca li (mas tem várias outras boas: aranha, cap. américa, planeta dos macacos, etc)!!!

    essas do He-Man eu nunca li tbm, mas já postei uma história completa aqui no blog onde ele enfrenta o superman (não me diga q perdeu esse post)? Sobre o "He-Gay" nos trapalhões, um amigo meu usa essa capa como avatar no Fórum Miolos, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  51. Se eu fosse falar tudo que tenho a dizer sobre essa revista teriam que haver várias páginas de texto. Duas histórias que marcaram mais: Morte da Fênix e a Saga de Korvac (George Perez em grande fase, só superada na Crise da DC). Parabéns pela matéria!!

    Rodrigo Ricardo

    ResponderExcluir
  52. "Duas histórias que marcaram mais: Morte da Fênix e a Saga de Korvac"


    Valeu mesmo, Rodrigo!!!

    essas 2 sagas foram mesmo espetaculares... pena q a do Korvac foi mto retalhada aqui no brasil (condensaram mais ed. do q cabiam nas pág. desse gibi, rs)!!!

    sem dúvida q essas 2 aí mereciam um repetéco hj... a da fênix vai sair na coleção da Salvat, mas o Korvac tava precisando dum encadernado tbm!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  53. Essa revista foi a minha "porta de entrada" pro Universo Marvel, que eu somente conhecia até então dos desenhos animados... Eu aprender a ler com a Turma da Monica, e gostava dos quadrinhos da Disney, e já tentara a "sorte" com gibis do Super-Homem, mas o personagem passava por uma péssima fase (pré-crise antes do byrne), e eu não gostara das duas edições que comprei.

    Foi então que em março (ou abril?) de 1986 ao estudar atentamente a prateleira de gibis da papelaria que ficava em frente a escola como costumava fazer, decidindo onde investir as poucas moedinhas que eu tinha, lá estava a grandes heróis marvel 11, embora eu só atentasse no alto da minha inocencia de 9 anos de idade, o "Homem de Ferro" no titulo e na ilustração enfrentando o Doutor Destino. Conhecia ambos dos desenhos animados. E a chamada "nos tempos do rei arthur", eu que era um grande fã a tudo que fosse relacionado ao Rei Arthur na minha tenra infancia não podia deixar de comprar. E não me arrependi, mal eu sabia que estava comprando um dos grandes classicos do homem de ferro, apresentando um vilão que era capaz de manter a palavra e cujo nobre objetivo era resgatar a alma da mãe do inferno! Até então todo vilão que eu conhecia, de desenho animado e telenovela era simplesmente mau! Essa "complexidade" me cativou.

    Uns dois meses depois, comprei GHM 12, a do Quarteto Fantástico lutando contra o envelhecimento, e novamente vilões trágicos e ambiguos: você não sabia se sentia pena ou raiva do Esfinge. E o Galactus, uau, queria consumir o planeta, mas não tinha uma ponta de maldade nele! Eu já amava o desenho animado do quarteto que passava na tv na época (na verdade eram dois, o da hanna-barbera e aquele do herbie no lugar do tocha humana), e até hoje sou fã do quarteto por conta desse ghm e por logo em seguida quando comecei a colecionar as mensais pegar toda a fase do byrne!

    GHM foi a primeira revista da marvel que passei a colecionar (até por ser trimestral), mas aquele ano também foi o meu ultimo ano como consumidor de gibis da disney (não leitor, porque felizmente meu irmão começaria a compra-las um ano depois, assim poderia continuar lendo de vez em quando). Com o dinheiro contadinho podia comprar no maximo uns cinco, talvez seis gibis por mes, a partir de 1987, e decidi que compraria apenas as revistas da Marvel na época (capitão, heróis da tv, sam, homem-aranha e hulk). e ghm a cada tres meses, é claro!

    ResponderExcluir
  54. "Essa revista foi a minha "porta de entrada" pro Universo Marvel"


    Vc começou na Marvel pelo topo mesmo, rs... Pois GHM já era (até então) a melhor revista Marvel da Abril!

    A revista era a mais esperada pelos leitores da época (eu a acompanhava desde o nº 1) e sua fase inicial trazia sagas e arcos de extrema importância: O final da "Saga de Thanos", A morte da "Fênix", Origens dos Heróis Marvel, "Thor Vs. Conan", A Morte do "Guardião" (Tropa Alfa), "Homem-Aranha" de Frank Miller, e essas 2 ed. q vc citou (HDF e 4F). Era uma ed. melhor q a outra e a revista fazia jus à proposta de trazer a "papa-fina" do universo marvel. Se não me falha a memória, essa ed. 11 trazia como extras umas pág. humorísticas tiradas de um "What If" (com versões satíricas do "Q Aconteceria Se...")!!!

    Já o nº 12 (4F) quebrou um recorde negativo pra Abril.... embora essa saga fosse realmente mto boa (com participação do "Nova"), os cortes de pág. foram brutais: Condensaram várias ed. em apenas 84 pág. (retalho maior q esse eu só veria alguns anos depois na "Saga de Korvac" da Abril, rs)! E eu tbm curtia as animações da Hanna-Barbera.... conheci o "Galactus" através do desenho animado (onde ele foi pintado de "verde", hehe). Só esse outro desenho com o "Herbie" (no lugar do "Tocha") q eu vi poucos episódios (gravei alguns direto de um VHS q saiu no Brasil - e q eu tinha qdo fui dono de locadora): converti esses ep. pra DVD (e num deles o 4F enfrenta o "Magneto" - com roteiro do Stan Lee!

    Infelizmente, a decadência de GHM começou a partir do nº 20 e poucos.... qdo a revista deixou de apresentar grandes sagas e passou a servir como "refugo" pra cobrir a falta de espaço das mensais. Passaram a despejar na revista material com pouca (ou nenhuma) importância e isso tirou o impacto com o qual os leitores estavam acostumados (mesmo assim, segui com ela até o fim - q culminou justo numa ed. do "surfista" (meu personagem favorito)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na minha carreira de "jovem leitor" eu também não fiquei só nas revistas da minha época... logo já tinha conhecimento "quadrinhistico" pra ir atrás das revistas antigas... muito me ajudou descobrir que meu primo mais velho tinha edições antigas de heróis da tv (ele era fã do surfista prateado e do mestre do kung fu). como eu desde sempre li as sessões de cartas ouvia falar das mitológicas GHM 01, 07, 08, 09... e fui atrás, lá pelos 11 anos com a mesadinha um pouquinho melhor garimpava o que pudesse nos sebos - naquela época não havia essa especulação de hoje em dia, gibi antigo era vendido ainda mais barato que os de banca, e o pessoal dos sebos não sabia que tal edição era "histórica". O lado bom é que nessa idade eu tinha tempo tanto pra procurar gibi quanto pra ler, apesar da pouca grana, eheh.

      Excluir
  55. "naquela época não havia essa especulação de hoje em dia, gibi antigo era vendido ainda mais barato que os de banca"


    Bons tempos (nesse sentido) mesmo, hein?

    Pois tbm lembro da época (até a 2º metade dos anos 90).... em q eu chegava a deixar de comprar gibis em banca pra esperar chegar nos sebos: onde eu encontrava em perfeito estado (de "encalhes" e "sobras" das bancas - gibis q nem tinham sido lidos) e por menos da metade do preço. O formatinho q custava 3 pila aparecia no sebo por 1 (e ainda rolava desconto na quantidade) e mesmo o formato americano (mini-séries) aparecia em pacotes do tipo "leve 3 pague 1"!

    Mas a farra durou pouco.... em seguida o "Mercado livre" foi formando uma espécie de cartel de especuladores e até os sebos foram entrando na onda, pois passaram a consultar o ML pra estabelecerem seus valores. Hoje a situação é a seguinte (pelo menos aqui no sul): Os poucos sebos q ainda existem, botam na prateleira só o lixão (gibis detonados ou pouco vendáveis) q eles podem vender "baratinho".... mas os donos dos sebos mantém perfis no ML onde vendem (por preços lá em cima) os produtos melhorzinhos (gibis melhor conservados ou coleções mais raras das antigas). As lojas físicas dos sebos aqui priorizam mais os DVDs usados e faturam mais vendendo gibis no ML, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  56. na feira aqui perto de casa tem um senhorzinho que vende revistas,livros e hqs a preços bem em conta( valores de 1,2,5,10 reais), vira e mexe aparecem umas preciosidades por lá e achei cada coleção a preço de banana no caso da GHM eu tinha só meia dúzia de edições,mas entre o fim de dezembro de 2014 e a primeira semana de janeiro ele me arranjou um lotão de GMH assim agora eu tenho os seguintes numeros: -grandes herois marvel (1ª série) números 3,5,6,7,8,9,10,11,12,14,15,17,19,23,24,29,30,31,33,35,37,38,39,41,42,44,45,46,47,51,52,54,56,62 e 65
    -grande herois marvel (2ª série) números1,2,3,4 e 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses preços estão mto bons sim....

      Ainda mais pra gibis q ficam cada vez mais raros à medida em q os anos passam.... Q bom q vc aproveitou e já tem a maioria das principais ed. de "GHM". O q saiu no Nº 1 é o mesmo material q a Panini republicou na "Coleção Histórica dos Vingadores" (Thanos). E o Nº 2 (Natal do Homem-Aranha) caso te interesse, eu conheço um camarada q faz cópias impressas dessa ed. (comprei esse nº 2 dele, pois essa ed. eu havia perdido e te garanto q ficou bem legal: mto próximo do original (vou tirar umas fotos dessa ed. "artesanal" assim q eu arrumar minha câmera)!

      Abs!

      Excluir
  57. Ei em qual site eu baixo ou leio onlone a hq numero 28 dos grandes herois da marvel ex men vs dracula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente no "Rapadura", "Quadrideko", ou "Rock & Quadrinhos Scans".... Se não tiver nesses, não sei onde mais teria!

      Abs!

      Excluir
  58. Que heresia dizer que o Quasar era tranqueira, rss. Era uma das melhores edições, amigo, que herói sensacional! Brincadeira, respeito sua opinião. E que belo artigo esse sobre a GHM. Parabéns! Abraços a todos do Submundo HQ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Celso... blz?

      Pra te falar a verdade, eu nunca li o "Quasar", rs... Não tenho essa ed. de "GHM" (aliás, acho q só tenho 1 única HQ desse personagem q saiu numa "SAM" - onde ele enfrentava um monstro espacial q se alimentava do medo das pessoas)!

      Quer dizer então q esse material é bom mesmo? Eu acabei até comprando uma miniatura do "Quasar" (q veio num "PACK" junto com o "Tríton"), mas ainda nem tive tempo de ler a revista q acompanha a peça! De repente então, vou seguir a sua dica e experimentar essa ed. de "GHM" se eu encontrar num sebo! Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...