27/05/2013

"Túnel do Tempo": Álbuns Clássicos de Figurinhas Marvel/DC....

Os álbuns de figurinhas.... podem parecer uma diversão ultrapassada nos dias de hj (e nenhum dos álbuns atuais parecem ter o mesmo impacto q já tiveram no passado). Mas nos anos 70 e 80 eram diversão garantida (e bastante popular) entre os colecionadores!!!

Nesta matéria (pra lá de saudosista, rs).... resolvi compartilhar aqui algumas das capas + famosas de álbuns q fizeram a cabeça da galera numa época (mais inocente) onde não existia internet e a molecada preferia trocar figurinhas do q tiros de revólver na hora do recreio!!!

Confira abaixo as capas de vários álbuns da Marvel/DC.... e embarque neste "Túnel do Tempo":

Os Álbuns de Figurinhas eram a sensação nas bancas durante os anos 70/80, e colecionar figurinhas pra completar os álbuns era uma tarefa ao mesmo tempo viciante e bastante difícil (principalmente na reta final qdo faltavam poucas figuras pra completar). A média de figuras ficava em torno de umas 200 (por aí). As bancas de jornal vendiam pacotes fechados com várias figuras e a sensação "viciante" q eu falei era qdo a gente chegava em casa pra abrir os pacotes torcendo pra q num deles viesse aquela figurinha difícil q tava faltando. Nem sempre isso acontecia e o colecionador se via obrigado a buscar as + difíceis com seus amigos e colegas de aula (pra alguns, a hora do recreio tbm era hora de trocar figurinhas)!!!

Dos álbuns listados acima, os meus preferidos eram o do "Homem-Aranha", "Guerra nas Estrelas", e "Super-Heróis Ping-Pong". O do Aranha era baseado naquele seriado cafona da TV, mas as figuras eram bacanas (eu gostava mais do álbum do q do seriado em si). "Guerra nas Estrelas" foi o + difícil de todos e jamais consegui completá-lo (eram mtas figuras e algumas raríssimas). Já o "Ping-Pong" era fácil, pois as figuras vinham enroladas junto com os chicletes (o q deixava o álbum com um cheio forte de tuti-fruti e hortelã, rs)!!!

Nem todos os álbuns tinham cromos auto-colantes.... para alguns, a gente tinha q ter sempre à mão um tubo de cola "Tenaz". A evolução dos álbuns na década de 80 foram as figurinhas metalizadas (efeito gráfico utilizado até hj). Mas o tempo passou, e embora os álbuns e cromos continuem sendo vendidos atualmente: já perderam o brilho e a magia q tinham no passado. Pra esta postagem, selecionei apenas alguns dos mais populares da época e q tivessem relação com quadrinhos... mas claro q além destes, tbm haviam mtos outros de enorme sucesso sobre outros temas (esportes, seriados de TV, desenhos animados, filmes, e cartuns)!!!

Até+

46 comentários:

  1. Eu enchia muito o saco dos meus pais com figurinhas, como de chiclete da família Dinossauro, Jaspion e tudo mais.

    Por fim Leo, ultima parte sobre Estranhos no Paraíso no meu blog, agora é aguardar e torcer que as próximas edições não levem um século de novo.

    http://cinemacemanosluz.blogspot.com.br/2013/05/cine-especialhq-estranhos-no-paraiso_26.html

    ResponderExcluir
  2. "Eu enchia muito o saco dos meus pais com figurinhas, como de chiclete da família Dinossauro, Jaspion e tudo mais."


    Eu tbm... sempre usava as sobras da mesada pra comprar figurinhas. Mas como a grana era curta, eu tbm trocava gibis por lotes de figurinhas!!!

    e parabéns pela série de matérias sobre "Estranhos no Paraíso". Ficaram ótimas mesmo, e espero q vc produza novas postagens sobre HQs tbm!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Guilherme Coelho27/05/2013, 10:20

    Não conhecia nenhum dos álbuns citados na postagem. Bem legais.

    Colecionei alguns álbuns com cromos e figurinhas que vinham dentro das embalagens de chocolates (“Surpresa”) e chicletes (“Ping Pong”). Ainda tenho alguns deles guardados.

    ResponderExcluir
  4. "Não conhecia nenhum dos álbuns citados na postagem. Bem legais."


    Alguns desses acima valem verdadeiras fortunas hj em dia... já vi esse de "Guerra nas Estrelas" ser vendido por 500 reais (completo) num site de leilão!!!

    se eu soubesse q valeriam tanto no futuro... não teria me desfeito deles ao longo do tempo, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. Ih, eu colecionava muito esses álbuns. Mas sem dúvida nenhuma, o mais bizarro era aquele de chapinhas metálicas, e ainda tinha uma chapinha premiada que você trocava nas bancas por um chapão. Esse álbum pesava pra cacete, rs.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Não conheci nenhum desses álbuns, mas lembro daqueles com heróis japoneses - Jaspion, Changeman, Flashman etc... e também um com filmes de terror de Freddy e Jason.

    Sem falar que tinhas aquelas bobagens de "Amar é" que minha irmã vivia espalhando pela casa e eu sumia com aquilo.

    Abraços.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  7. "Ih, eu colecionava muito esses álbuns. Mas sem dúvida nenhuma, o mais bizarro era aquele de chapinhas metálicas"


    Esse eu não sei qual era... mas imagino q devia pesar bastante pelas chapas metálicas:

    pois só o "Guerra nas Estrelas" já era pesadão tbm por causa do peso da COLA seca nas figuras (não era auto-colante q nem os álbuns q vieram depois)!!!

    com figuras metalizadas eu nunca cheguei a ter nenhum, rs!!!

    ResponderExcluir
  8. "Sem falar que tinhas aquelas bobagens de "Amar é" que minha irmã vivia espalhando pela casa e eu sumia com aquilo."


    Isso era uma xaropada mesmo, rs... só frases "água-com-açúcar" (a maioria até copiada ou inspirada por livros e filmes românticos)!!!

    não q eu tenha algo contra o romantismo em si (um dos meus filmes favoritos é "Em Algum Lugar do Passado")... mas tenho sim contra a falta de originalidade, a pieguice (banalidade e cafonice do romantismo), e o plágio de outras obras (principalmente)!!!

    mas dizem as más-línguas q esses álbuns de "amar é" foram os + vendidos de todos os tempos... não duvido, pois teve época q isso era a sensação do momento!!!

    ainda bem q acabou, rs...

    ResponderExcluir
  9. leo, esse album do herois marvel eu DELETEI completamente da minha memória, e olha que eu tenho memória de elefante...........cara, não lembro, só o da dc branco azulado, com o super na capa; esse eu lembro que vendia horrores.Acho que na época seria caro, sei lá...mas NUNCA vi esse herois marvel em ação, e putz, cara, nem lembrava mais de trocar figurinha na hora do recreio.... também estudei em uns seis colégios, não sei se vc já se mudou muito...meu pai mudou muito de cidade por causa de sua profissão... mas leo, vc tem um email que eu possa te perguntar coisas em particular; aí só fica entre nós; aqui ficaria mais pra hqs.

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  10. Poutz...desconhecia completamente esses álbuns, LEO. O mais próximo disso foram os álbuns Ping Pong Pantanal, Amazonia e Fundo do mar (no começo dos anos 90). Esses, apesar de não ter valor significativo hoje em dia, me arrependo muito de ter me desfeito deles.

    Bem bacana a esse post! Abraço!

    ResponderExcluir
  11. e ai leo, como muitos falaram ai eu também não conhecia muito bem esses álbuns mas como sou atento em muitas coisas no passado me lembro desse álbum do homem aranha onde até teve um filme se eu não me lembro q era japonês era um filme bem tosco se de passagem mas também o filme era da década de 80, mas valia a pena assistir.
    Um ultimo albun q eu vi valer a pena foi um da Marvel q juntavam heróis e vilões q era muito legal de colecionar mas agora muitos álbuns não emplacam mas naquela época.

    ResponderExcluir
  12. Sandro Marzo27/05/2013, 18:04

    Tenho todos da marvel e alguns da disney. Gosto de albuns até hj ( tenho uns 30 na minha coleção ), mas faz tempo que compro nada novo, e os ultimos que comprei foram no ml completos para colar. Mas com as miniaturas os albuns perderam espaço.
    Cara.. preciso ganhar na loteria.

    ResponderExcluir
  13. blz?

    tenho alguns dos albuns da materia.
    hoje fazer album é muito caro e nao é sempre que tem algum album legal no mercado.

    ResponderExcluir
  14. "vc tem um email que eu possa te perguntar coisas em particular; aí só fica entre nós; aqui ficaria mais pra hqs."


    Meu mail continua o mesmo: leoradd(arrôba)gmail(ponto-com)!!!

    tive q postar codificado acima pra esses bots malditos de spams não me "marcarem"!!!

    mas sim, já passei por vários colégios... uns 6 tbm (contando com supletivos q eu fiz)!!!

    ResponderExcluir
  15. "Poutz...desconhecia completamente esses álbuns, LEO."


    E aí, Marcio... blz?

    Desses q eu postei acima, acho q nenhum é dos anos 90: talvez só o da "Chiclete com Banana" (cujas figurinhas eram tirinhas com piadas)!!!

    o resto dos q eu postei... são tudo anos 70/80 mesmo, e tbm me arrependo mto de ter me desfeito deles com o tempo, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  16. "me lembro desse álbum do homem aranha onde até teve um filme se eu não me lembro q era japonês"


    E aí, Rian... blz?

    o Aranha teve cada PODREIRA nessa época q foi dose mesmo, rs. Acho q vc tá falando de um filme produzido no japão onde o Aranha enfrentava monstros gigantes e tal (se for esse, é horrível mesmo)!!!

    Mas tbm teve um filme (dessa série de TV) onde o Aranha enfrentava uns japoneses (ou chineses, nem lembro).... era ruim pra caramba tbm, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  17. "Tenho todos da marvel e alguns da disney. Gosto de albuns até hj ( tenho uns 30 na minha coleção )"


    Caramba... 30 é bastante coisa, acho q somando todos q eu fiz não chegavam a 10, rs!!!

    Ainda hj vi um novo nas bancas... do "Homem de Ferro 3" (vem lacrado junto com uma revista oficial do filme)!!!

    Ganhar na loteria resolveria de imediato todos os meus problemas atuais tbm, hehe!!!

    ResponderExcluir
  18. Leo, blz?

    Nada a ver com o assunto em questão no post, mas tenho um pedido a fazer. rsrs

    Correndo o risco de parecer um abusado, queria saber se aquela proposta de vc olhar na banca q vc compra revistas se ainda tem fabulas numero 4, ainda ta de pé?

    Qualquer coisa pode mandar MP la no miolos ou adicionar meu facebook: Melke Arikis.

    Valeu pra qualquer resposta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. "hoje fazer album é muito caro e nao é sempre que tem algum album legal no mercado."


    E aí, Gustavo... blz?

    eu nem sei qto estaria custando um pacote de figurinhas hj em dia... mas se forem metalizadas, não deve ser mto barato mesmo:

    principalmente qdo chega aquela fase complicada de faltarem poucas pra completar o álbum... e o cara se vê obrigado a continuar comprando vários pacotes até achar as q faltam, rs!!!

    ResponderExcluir
  20. "Qualquer coisa pode mandar MP la no miolos ou adicionar meu facebook: Melke Arikis."


    E aí, Melke... blz?

    claro q a proposta tá de pé, pois não me custa nada perguntar na loja se eles ainda tem o "Fábulas 4"... apesar de eu achar difícil q ainda tenham (pois essa tem sido uma das séries + procuradas na loja)!!!

    mas não custa tentar... eu pergunto sim, qdo eu for lá esta semana, blz?

    depois te respondo pelo face mesmo (vou te add lá)... pois no Miolos eu não tenho mais conseguido tempo pra logar (as minhas prioridades tem sido as atualizações aqui no blog e o grupo das miniaturas q eu criei no face)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  21. Aquele Super Herois Marvel o primeiro depois do aranha eu tenho ate hoje!!

    ResponderExcluir
  22. Super-Heróis em Ação (DC) foi um dos raros álbuns que completei. Já Heróis Marvel em Ação, que saiu em 1986, se não me falha a memória, era pura tosquice. As figurinhas eram muito mal desenhadas. Pareciam cópias feitas num papel de pão sobre os originais americanos! E um dos pôsteres que vinha de brinde era uma montagem do Aranha tendo ao fundo uma foto do trânsito de São Paulo onde se destacava um Mercedão dos anos 70!

    ResponderExcluir
  23. Secret Wars (1986) e Álbum de Super-Heróis Marvel (81) vieram encartados em gibis. O da Pig-Pong (1979, 80?) era quase uma lenda urbana, raríssimo, quase ninguém tinha. Lembro que nas figurinhas os heróis lado B (Pantera Negra, Visão) apareciam com o nome em inglês.

    ResponderExcluir
  24. "Aquele Super Herois Marvel o primeiro depois do aranha eu tenho ate hoje!!"


    Esse eu tive mta vontade de colecionar na época... mas foi bem na fase (2º metade dos anos 80) em q eu tava quebrado ($$$) e tive q me desfazer da minha coleção toda de gibis, rs!!!

    aí tive q deixar passar esse tbm...

    ResponderExcluir
  25. "Super-Heróis em Ação (DC) foi um dos raros álbuns que completei. Já Heróis Marvel em Ação, que saiu em 1986, se não me falha a memória, era pura tosquice."


    Puxa q pena, hein? Pois esse "Heróis Marvel em Ação" eu não cheguei a conhecer... mas achei a capa mais bacana de todas (e com a fonte homenageando o "Heróis da TV"):

    o fato dele ter cromos metalizados tbm me pareceu uma vantagem a mais sobre os demais álbuns... mas se era tão mal-desenhado assim, não adiantava mto ser metalizado, rs!!!

    e dos q eu completei... o único foi o do Aranha (q abre a postagem). Os demais q eu tive, nunca foram completados (apesar de "Guerra nas Estrelas" ter chegado perto - faltavam só umas 5 figuras)!!!

    ResponderExcluir
  26. Eu tive dos filmes King-Kong (o dos anos 70, E.T. e O Retorno de Jedi, este tão difícil de completar quanto o de Guerra nas Estrelas!

    ResponderExcluir
  27. "O da Pig-Pong (1979, 80?) era quase uma lenda urbana, raríssimo, quase ninguém tinha."


    Esse da ping-pong eu tinha, rs...

    mas lembro q eu consegui pedindo q reservassem pra mim num armazém de bairro (onde eu comprava os chicletes todo o dia)!!! era bem simplezinho... e misturava os heróis Marvel e DC (como se fossem uma coisa só, hehe)!!!

    e além de nomes em inglês... eles tbm erraram a tradução de alguns: a "Serpente da Lua" virou "Dragão da Lua" (ou algo assim: q é até mais próximo do original, mas deviam ter mantido a tradução dos gibis)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  28. "O Retorno de Jedi, este tão difícil de completar quanto o de Guerra nas Estrelas!"


    Putz, nem me fale... esse do Jedi foi o último álbum q eu fiz e não consegui completar tbm (esses de Star Wars eram os + difíceis mesmo: aliás, nunca conheci ninguém q tivesse completado esses)!!!

    e o "Retorno de Jedi" era mto bom... pois além das figuras do filme, tbm trazia uma galeria de personagens (com desenhos e nomes de cada um: até daquela banda de música q tocava no covil do Jabba). Mas acabei desistindo qdo vi q nunca ia achar as poucas figuras q faltavam!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Leo!

    Muito boa essa postagem de álbuns. Tenho alguns deles completos e incompletos. Esse 1.o do HA vi de alguém na minha infância e achava muito bonito, mas não passou disso, mas criei o gosto pelos quadrinhos, desenhos animados , etc.
    Pena que atualmente perdeu um pouco o encanto, principalmente pelos nossos jovens que estão "ligados" em outras coisas.
    Eu particularmente curto muito, mas diante da quantidade de hqs, afins e outras responsabilidades deixei de comprar alguns que eu queria muito como Thundercats, Transformers e L. da Justiça.

    ResponderExcluir
  30. "Pena que atualmente perdeu um pouco o encanto, principalmente pelos nossos jovens que estão "ligados" em outras coisas."


    Verdade... realmente é importante ressaltar q a FEBRE dos álbuns ocorreu numa época sem internet, sem redes sociais, e qdo os vídeo-games recém estavam chegando aos lares da classe média (até então eram só pros ricos)!!!

    e outro problema dos dias de hj... é a falta de visão das editoras q produzem os álbuns: eles insistem em tentar agradar apenas à uma nova geração q não está mais tão interessada neles: enquanto perdem de voltarem as atenções ao público saudosista e mais adulto q poderia querer reviver essas coleções!!!

    é a velha história das editoras subestimando o potencial comercial do "colecionismo" da velha guarda.... se republicassem hj um desses álbuns aí das antigas: eu colecionaria com certeza (só pra matar a saudade, rs)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  31. Caraca, que posto nostálgico *_*. Excelente, LEO.


    Eu não cheguei a pegar esses álbuns. Acho que o único que me lembro é um de figurinhas dos Cavaleiros Do Zodíaco que tinham figurinhas que vinham em bala.

    Mas bem que a Panini podia lançar um da Marvel e um da DC, Sô!

    ResponderExcluir
  32. "Caraca, que posto nostálgico *_*. Excelente, LEO."


    Nem me fale... pesquisando as imagens pra este post, eu embarquei legal numa "TRIP" de volta ao passado, rs!!!

    me lembrei como se fosse ontem q eu tava batalhando cada figurinha pra esses álbuns....

    e bem q alguma editora podia era republicar esses aí mesmo (iguaizinhos como eram) só pra fins saudosistas mesmo, rs!!!

    ResponderExcluir
  33. "e bem q alguma editora podia era republicar esses aí mesmo (iguaizinhos como eram) só pra fins saudosistas mesmo, rs!!!" A Abril costumava fazer isso! Os álbuns da Disney e da Turma da Mônica (quando os direitos pertenciam à Abril) eram relançados a cada 4 ou 5 anos!





    ResponderExcluir
  34. As únicas diferenças do da Disney lançado nos anos 80 para a edição da década de 70 era que as figurinhas eram autocolantes e tinha o cromo do Biquinho!

    ResponderExcluir
  35. era esses dois filmes ai mesmo era ruim demais se eu não me lembro eu até eu aluguei ele na locadora coisas dessas q não existe mais só em algums lugares mas é bem difícil achar.

    ResponderExcluir
  36. Eu cheguei a ter esse album dos Herois Marvel de 1986. Lembro que no comercial q passava na TV até tinha uma animação. O tempinho bom!!!!

    ResponderExcluir
  37. "As únicas diferenças do da Disney lançado nos anos 80 para a edição da década de 70 era que as figurinhas eram autocolantes e tinha o cromo do Biquinho!"


    Valeu pela explicação, Flávio...

    pois bem q eu tava me perguntando qual a diferença entre 2 álbuns da Disney q eu tinha visto com capas diferentes (este q eu postei aqui e um outro q o Biquinho aparece na capa)!!!

    desses da Disney eu só fiz o q eu postei acima... mas foi um dos tantos q eu nunca consegui completar, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  38. "eu até eu aluguei ele na locadora coisas dessas q não existe mais só em algums lugares mas é bem difícil achar."


    Hj em dia, com a internet... não tem mtos filmes q sejam difíceis de achar, hehe:

    esses 2 aí do aranha se acha bem fácil usando o site de busca "Torrent Search Engine" (com ele eu tenho achado quase todos os filmes raros q eu saio buscando)!!!

    mas mesmo sendo bem ruins... eu gosto de assistir umas porcarias dessas de vez em qdo, rs!!

    ResponderExcluir
  39. "Lembro que no comercial q passava na TV até tinha uma animação. O tempinho bom!!!!"


    Pior q essa época deixou saudades mesmo, rs...

    de todas as 4 décadas pelas quais passei na vida, os anos 80 foram disparados os melhores e + saudosos!!!

    bons tempos... q não voltam mais!!!

    ResponderExcluir
  40. puta que pariu, leo, que você foi desenterrar, cara........ pegou a época de video game ainda pra classe média , nem lembrava, não

    mas será que por isso tudo era novidade; né.... por mais que digam hoje que a WEB aliena as pessoas que passam horas nela, eu acho que o mérito foi que a depressão se diluiu.....afinal, naquela época não tinha nada, eu lembro que só quem era riquinho; tinha umas aulas de natação, inglês, 'piano'.....
    hoje eu posso vaguear nos meus sites pornôs e sérios, tipo história e hqs; bem faceiro; me ajuda até como terapia

    antes ser viciado em web que em cocaía, maconha.....mas leo, que época mais INOCENTE, hem, mas creio que brincávamos com tudo, pedrinha, galhos, papel........ devia ter umas vantagens' que realmente não lembro

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  41. AH, LEO, complementando....... e acho que as gurias eram mais sérias, hem, tipo o cara pra namorar tinha que LUTAR, hem... eu preferia assim, hoje PARECE , não sei que a galinhagem aumentou muito...isso NINGUÉM pode nos taxar de 'veinho', coroa' ultrapassado' nos anos 80 ATÉ as putas eram mais quietinhas.... que coisa, hem , leo, voltando; o ATARI chegar a ser objeto de desejo ! e era caro, hem ?
    abraços !

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  42. "que época mais INOCENTE, hem, mas creio que brincávamos com tudo, pedrinha, galhos, papel...."


    Pois é, fica difícil mesmo imaginar hj em dia uma criança brincando com bolinha de gude, pião, revólver de espoleta, etc...

    mais difícil ainda é imaginar um mundo SEM internet... hj eu dependo da internet pra quase TUDO: pesquisas, estudos, trabalho, baixar filmes, gibis, mp3, games, blogs, assistir videos no youtube, e participar de redes sociais!!!

    realmente, sem isso tínhamos mto pouco em matéria de entretenimento e informação!!!

    ResponderExcluir
  43. "o ATARI chegar a ser objeto de desejo ! e era caro, hem ?"


    No começo o ATARI era só pros ricos mesmo....

    levou anos até o preço cair e o console se popularizar pra classe média.

    qdo minha família conseguiu comprar um ATARI (com mta dificuldade)... ele já tava no auge e bem estabelecido no mercado!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  44. leo, mas será que as crianças ainda não brincam de bolinha de gude, peão, carrinhos dentro das escolas ? talvez as mais pequeninas.......e por que o atari era tão caro assim , hem ? nunca entendi. E tinha um cce vg-3000 que o joystick eu achava bem melhor, hem, era retangular com um 'pitoco' no meio, acho que teve até o vg-5000 mas não obteve êxito..........e tinha um tal de 'dactar' também ! era cada piabagem,ah..............



    e me diz aí, aquela livraria planeta proibido, que tinha na salgado; acho, onde é que foi parar ? ao menos aquela montanha de gibis, onde será que anda, hem ?será que revenderam ?

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  45. "e me diz aí, aquela livraria planeta proibido, que tinha na salgado; acho, onde é que foi parar ?"


    Essa fechou faz tempo, Bernardo... acho q em 2002 mesmo, rs!! devem ter revendido tudo pra sebos e queima de estoques... lembro q nos últimos dias da Planeta tinha até gibis IMPORTADOS sendo vendidos à 1 real. Comprei várias barbadas dessas, rs!!!

    Hj, aqui em POA... de lojas assim só conheço 2: a "Tutatis" (q eu frequento e onde apareço toda semana) e a "Jambô" (q é + focada em mangás e tal - q já não é mto minha praia)!!!

    mas a planeta era mto boa mesmo... principalmente pra importados e material das antigas (completei minha coleção de "SAM" por lá mesmo)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  46. Caramba mano tive esse álbum e gostaria muito que vc postasse todos os personagens dele pra eu desenhar

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...