03/09/2012

Review: (Habibi, Coleção Histórica Marvel, Lanternas Vermelhos, Neonomicon) e mais!!!

Mais uma enxurrada de lançamentos avaliados e comentados nesta coluna "Review" (criada e elaborada pra ser como se fosse um bate-papo de butéco).... e inicio com uma grata surpresa q tive recentemente ao ler a obra-prima: "HABIBI" (qdo comecei a ler esse tijolão com + de 600 pág, nem imaginava q estava diante de um dos melhores lançamentos do ano)!!!

Além de "Habibi", tbm tem: "Coleção Histórica Marvel - Vingadores" (uma avaliação geral das 4 ed. da série), "Biblioteca do Aranha 4", "Grandes Astros do Faroeste", "Tropa dos Lanternas Vermelhos", e "Neonomicon" (de Alan Moore)!!!

Confira abaixo uma avaliação pessoal de cada uma dessas HQs:


"HABIBI".... é uma obra-prima dos quadrinhos, um verdadeiro épico q narra a trágica e sofrida história de amor de 2 escravos: Dodola e Cam (separados e reunidos anos depois pelo destino) q remete o leitor às fábulas das "1001 Noites". Um trabalho de pesquisa primoroso de Craig Thompson (q levou quase 1 década pra concluir esta HQ) sobre os costumes e a vida dos povos do oriente - em contraponto à visão (normalmente) maniqueísta dos americanos. Dodola é vendida como escrava, humilhada, violentada, e sendo o objeto sexual preferido de seus "donos", até conhecer o bebê Cam (q seria executado) e passa a criá-lo como se fosse seu filho até serem brutalmente separados. Anos mais tarde, o garoto q sempre foi apaixonado por Dodola (nutrindo um sentimento complexo q mistura amor entre mãe e filho / e macho e fêmea) enfrentará uma árdua jornada em busca da realização desse amor proibido e q lhe atormenta desde a infância (qdo se viu excitado pela 1º vez ao assistir Dodola ser molestada sexualmente por um traficante de escravos - ao mesmo tempo em q tbm se sentiu impotente por não conseguir salvá-la). É romance perturbador, doentio, trágico, angustiante.... e q prende a atenção do leitor a cada pág. (e olha q são 627 pág. tensas do começo ao fim). Enfim, fiquei surpreso mesmo pq qdo comecei a ler essa HQ não esperava algo tão magnífico. Disparado um dos melhores lançamentos do ano (e tbm de todos os tempos).... Nota 10!!!

"Coleção Histórica Marvel - Vingadores".... Como eu já comentei cada uma das 4 edições dessa coleção individualmente em matérias anteriores desta coluna, resolvi fazer agora uma avaliação geral das 4 (q vieram com uma caixa de brinde pra guardar a coleção). Entre os pontos positivos, destacam-se: o preço bastante acessível (na faixa de 22 reais cada) em comparação com a "Biblioteca Histórica" (com acabamento de luxo em capa-dura e q custa em média acima de 60 reais) e a qualidade gráfica, q mesmo em formato econômico, tbm usa um papel de excelente nível (off-set). Já o único ponto negativo q eu vejo, é o fato dessa coleção não trazer as histórias em ordem cronológica (como nas "Bibliotecas"), sendo apenas um apanhado das "melhores"!!! Mas é uma iniciativa bem-vinda, já q pelo visto a linha das "Bibliotecas" não irá longe com personagens secundários, e este novo formato poderá ser a solução pra continuarem publicando material clássico por aqui. Não é o ideal pro leitor ficar com "seleções" de histórias fora de ordem, mas se for o jeito + viável, é melhor do q nada!!! Leia mais sobre essa coleção nestes LINKS: Vol. 1 (Cap. América), Vol. 2 (THOR), Vol. 3 (Homem de Ferro), e Vol. 4 (Vingadores)!!! 

"Biblioteca Histórica Marvel - Homem-Aranha 4".... Terminei de ler esta edição, q conclui a 1º fase do Aranha nos quadrinhos (ainda com histórias de Stan Lee & Steve Ditko) e q já inicia a fase seguinte com arte de John Romita (q é a fase preferida da maioria dos leitores do Aranha - inclusive eu). É curioso notar, q nesse início de carreira, as aventuras do Aranha equilibravam perfeitamente um ritmo frenético de ação e pancadaria (com os mais variados e carnavalescos vilões) com o desenvolvimento na mesma medida dos personagens coadjuvantes da vida de Parker (sua tia May, as namoradas, os colegas de aula, e o chefe ranzinza - Jameson) tudo funcionava perfeitamente, tornando a leitura uma das + agradáveis e divertidas no gênero de super-heróis!!! Nota 10. Leia mais sobre essa ed. neste LINK: "Biblioteca do Aranha 4"!!! 

"Grandes Astros do Faroeste"..... Bem, nunca neguei q dos "Novos 52" da DC eu salvaria no máximo uma meia-dúzia de séries realmente boas, e q esta (estrelada por "Jonah Hex") seria uma delas. Este encadernado traz um arco completo mostrando a chegada de Hex à Gotham City (na época do velho oeste) e tocando o terror na cidade e até nos subterrâneos da (futura) bat-caverna!!! Pra quem curte bang-bang é uma boa pedida, apesar de q a série anterior do Jonah Hex q vinha sendo publicada tbm era boa e q infelizmente tudo indica q a Panini irá interrompê-la pela metade (saíram 6 encadernados e ainda faltavam outros 6 pra completar). Seja como for, vale uma conferida nesta nova ed. q tbm traz histórias curtas de outros personagens: "El Diablo" e "Espírito Bárbaro"!!! Leia mais sobre essa ed. (incluindo uma PRÉVIA) aqui: "Grandes Astros do Faroeste"!!!

"Tropa dos Lanternas Vermelhos"..... Outra das séries dos "Novos 52" q eu gostei (apesar de ser uma das + criticadas e malhadas pelos leitores, rs - pra vcs verem como gosto pessoal é mto relativo mesmo). Se bem q eu admito, q sou fã mesmo é da arte do brasileiro Ed Benes: um dos melhores artistas especializados em curvas (e "abundâncias") femininas nos quadrinhos. E aqui ele mostra o q sabe desenhar de melhor: transformando a anti-heroína "Bleez" numa das + sensuais e sexualmente provocantes personagens femininas da Nova DC. Esta ed. reúne o 1º arco da série (com as 7 primeiras ed.) e custa apenas R$ 14,90. Confira uma PRÉVIA ("abundante", rs) neste LINK: "Lanternas Vermelhos"!!! 

"Neonomicon"..... Pra encerrar, outro dos melhores lançamentos do ano (e q já está difícil de ser encontrado nas bancas). O encadernado (do mestre Alan Moore) é um dos trabalhos + caprichados da Panini: q convidou o tradutor dos livros de H.P. Lovecraft pra q esta ed. não perdesse as referências literárias à obra do autor (e q permeiam a trama toda). Além disso, tbm traz cerca de 20 pág. com TODAS as capas alternativas da série, e tbm as histórias especiais q saíram antes da mini-série principal. A panini mtas vezes edita gibis nas coxas mesmo (falta de revisão), mas neste caso fez um trabalho do mais alto nível e q merece ser prestigiado tanto por fãs de Alan Moore qto do escritor Lovecraft (sem falar q tá com preço bem em conta: R$ 24,90)!!! Leia mais sobre esta ed (com uma PRÉVIA) neste LINK: "Neonomicon"!!! 
    
Até+

20 comentários:

  1. Fala Leo, ótimos reviews sobre esses últimos lançamentos, dessa lista peguei o Neonomicon.

    Precisa manjar da saga dos Lanternas Verdes pra entender os Vermelhos?

    Fiquei interessado no Habibi, já estava de olho desde que foi anunciado faz algum tempo, assim que arranjar uma grana vou comprar, com tantos elogios deve ser uma graphic novel fantástica!

    ResponderExcluir
  2. Fala Leo td certo? MAis uma materia bacana hein ,parabens!
    Comprarei daqui a pouco meu exemplar do Neonomicon, to ansioso pra ler essa parada AINDA hoje!
    Grandes Astros do Faroeste é uma decepcao cancelaram a revista do Jonah Hex pra publicar essa coisa?
    Nao curti nao!
    Mas estou deixando esse comentario pra perguntar sobre tres coisas.
    Primeiro vc costuma, curte ou nao curte, importar hqs? Caso sim, onde costuma comprar?
    Segundo vc curte mangas, pensa em fazer uns reviews sobre mangas tb? Vi que vc mencionou Shinjuku.
    Alias logo mais saira pela editora Nova Sampa um mangá adulto chamado Kyou Kara Hitman, parece ser muito bom e o Marcelo Del Greco (um dos socios da Nova Sampa) disse que a editora vai arriscar em titulos adultos, maduros...vai ser bacana!
    Por ultimo quais hqs mais adultas, com arte-final/desenhos bacanas, vc recomendaria?

    Abracos
    Yegor!

    ResponderExcluir
  3. oi leo sabe se esse arco dos lanternas vermelhos é o mesmo da animaçao do lanterna verde?
    http://www.serieslider.com/download/green-lantern-lanterna-verde-the-animated-series/

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo.
    Realmente essa coleção histórica da marvel foi uma grata surpresa. espero que a Panini dê prosseguimento com outros personagens como ela chegou a anunciar.
    Outra que fiquei feliz foi com a retomada(espero que definitiva) da Biblioteca histórica do Aracnídeo.. ótimos lançamentos para se ter na coleção.
    E aproveitando, com a licença do Leo, só quero avisar que eu participo de um podcast chamado Thwipview lá no Aracnofã que é dedicado exclusivamente a comentar as histórias do Aranha em ordem cronológica. Se alguém quiser ouvir, será bem vindo o/
    http://www.aracnofa.com.br/blog/index.php/category/podcasts/thwipview/

    ResponderExcluir
  5. "Fiquei interessado no Habibi, já estava de olho desde que foi anunciado faz algum tempo, assim que arranjar uma grana vou comprar, com tantos elogios deve ser uma graphic novel fantástica! "


    E aí, Nightwolf... blz??

    esse eu peguei com 20% de desconto na FNAC (e ainda apliquei um bônus acumulado em cima, hehe)!!!

    me surpreendeu mesmo: é realmente mto melhor do q eu esperava. E tbm comprei meio no escuro: só no embalo de críticas e resenhas q li elogiando essa HQ (e ninguém exagerou nos elogios mesmo: conforme pude comprovar lendo a edição)!!!

    qto aos "Lanternas Vermelhos"... não precisa dos verdes pra entender a saga não (os verdes nem aparecem nessa edição e a trama corre solta como algo fechado - sendo q só ficam as pontas soltas pra uma próxima edição dos vermelhos mesmo)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. "Primeiro vc costuma, curte ou nao curte, importar hqs? Caso sim, onde costuma comprar? Segundo vc curte mangas, pensa em fazer uns reviews sobre mangas tb? Por ultimo quais hqs mais adultas, com arte-final/desenhos bacanas, vc recomendaria?"


    E aí, Yegor... tranquilo??

    valeu mesmo por ter curtido os reviews. Pena q vc não gostou mto dessa nova fase do Jonah Hex: mas concordo q não deveriam ter acabado com a série anterior pra lançar essa (ainda tinha mta coisa boa pra sair com o personagem)!!!

    qto às 3 perguntas:

    1) eu costumo comprar importados sim, mas tipo 1 vez por ano (ou mais)... geralmente deixo acumular alguns encadernados q eu acho q não sairão aqui no brasil e mando vir!!! E eu só compro na "Mycomicshop" (q de todas q eu conheço é a + cuidadosa com os gibis - eles vem bem protegidos)!!!

    2) sobre os mangás... eu gosto, mas não cabem no meu orçamento mensal (porisso não coleciono nenhuma série mto extensa de mangá). Com a grana q me sobra pra gibis, eu priorizo sempre o material Vertigo e os encadernados de clássicos da Marvel (q são minhas prioridades)... depois ainda vem TEX e Disney (e aí sobra pouco $$$ pra outros gêneros no final das contas)!!! Mas sempre q posso, compro alguns mangás se forem de séries curtas (comprei o Resident Evil - mas ainda não li). Devo comprar os do "Street Fighter" qdo saírem (se bem q foram anunciados no começo do ano e até agora nem sinal)!!!

    3) sobre HQs adultas... "Neonomicon" (q vc já comprou, né?) é uma das melhores do mês, podes crer!!! tbm recomendo: "Nêmesis", "Vira-Lata" e "Jennifer Blood" (q serão lançados em breve). O resto são séries já em andamento mas q estão entr e minhas preferidas: "Preacher", "Hellblazer - Origens", "100 Balas", "Fábulas", e "ZDM"!!!

    Ah, e o "Shinjuku" eu mencionei na coluna de lançamentos pq dei uma rápida olhada na edição... mas nesta coluna de "Review" eu comento só aqueles q eu realmente leio do início ao fim (são as minhas "últimas leituras", por assim dizer, hehe)!!!

    Aliás, se vc souber de algum blog bacana sobre mangás (q tenha avaliações e resenhas)... e puder me mandar o link, eu agradeço. Pois como não entendo mto de mangás, gostaria de ler críticas bem embasadas pra me informar melhor do q tem de melhor nas bancas, blz?? Isso me ajudaria a escolher os q irei comprar ou experimentar entre os lançamentos!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. "oi leo sabe se esse arco dos lanternas vermelhos é o mesmo da animaçao do lanterna verde?"


    Ae, Platinun... blz??

    eu não assisti o desenho, mas o arco deve ser bem diferente, pois o lanterna verde não aparece no gibi dos vermelhos!!!

    porém, a formação da equipe vermelha deve ser a mesma.... pois mesmo depois do reboot, não mudou quase nada a formação de antes dos novos 52!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  8. "http://www.aracnofa.com.br/blog/index.php/category/podcasts/thwipview/"


    valeu pelo link do podcast, Mac... vou aproveitar o feriadão pra ouvir com calma, blz??

    tbm já mandei esse link pra um camarada q é + fã do Aranha do q a gente, rs!!! (esse cara eu acho q tem TUDO q já saiu do aranha desde a época da Ebal)!!!

    infelizmente, eu não tenho tanta esperança assim de q a Biblioteca do Aranha tenha voltado pra ficar.... aliás, tudo se encaminha pro encerramento dessa coleção (q tá com cara de ser substituída gradualmente pelo novo formato econômico - q deu certo nas bancas)!!!

    Abs!!!


    ResponderExcluir
  9. Leo... Fiz um comentário super grande aqui nessa sua postagem.

    Quando fui publicar deu PAU! Meu que raiva!

    Depois eu posto de novo. Meu... :¥#%€£¥%*!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  10. "Depois eu posto de novo. Meu... :¥#%€£¥%*!!"


    hahaha, isso acontece Marcelo...

    agora imagina eu q já escrevi uma matéria maior do q esta e cheia de imagens: e qdo fui postar: deu PAU!!!

    depois dessa, eu só posto matérias enviando pra ar parágrafo por parágrafo, rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Leo, esse volume 4 Os Vingadores da Coleção Histórica, ainda não consegui comprar. E também estou namorando esse do Faroeste. São muitas novidades e de bom gosto. Abs.

    ResponderExcluir
  12. "Oi Leo, esse volume 4 Os Vingadores da Coleção Histórica, ainda não consegui comprar. "


    E aí, Paulo... tranquilo??

    só tome cuidado pra não perder essa ed. dos vingadores, hein?? ela tá sumindo rapidamente das bancas... e pra vc ter uma idéia, a 1º ed. do Cap. América já virou um ítem bem difícil de se achar (e os vingadores seguirá pelo mesmo caminho)!!!

    é engraçado isso... tem gibis q chegam já sendo um sucesso instantâneo (tornando-se raros em pouco tempo): enquanto outros tantos encalham (mesmo sendo igualmente bons)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  13. E ai Leo td certo?
    Valeu por responder, MAIS UMA VEZ, todas as minhas perguntas de forma clara e objetiva! Valeu mesmo!
    A proposito nao conheco essa loja Mycomicshop, é boa mesmo? Eles cobram frete para enviar ao Brasil? Tem um bom acervo de hqs na loja, vendem apenas comics ou mangas tb ?
    Cara eu compro as vezes na book depository, é uma livraria inglesa GENIAL e eles nao cobram frete para enviar ao Brasil.
    Com relacao aos mangas, as editoras estao publicando muitos titulos mas pouca coisa boa. Nem compensa vc dar atencao demais aos mangas.
    De todos os titulos compensa apenas mencionar/comprar: Monster, Dragon Ball e 20th Century Boys que estao saindo pela Panini. E brevemente pela editora Nova Sampa um manga bem bacana, adulto, chamado Hitman e a editora JBC ira relancar Rurouni Kenshin (samurai-X), ainda nao se sabe se essa nova publicacao tera paginas coloridas ou papel especial tb.
    A editora New Pop publicara tb Kimba o leão branco , Dostoievski (1 volume) e Street Fighter (2 volumes) mas só deus sabe quando serão publicadas, pretendo comprar todos estes titulos!
    Atualmente compro apenas estes que mencionei: Dragon Ball, Monster e comecarei a comprar 20th Century Boys e Hitman. Rurouni Kenshin só comprarei se sair em papel bom e com paginas coloridas. Resident Evil tb estou acompanhando mas infelizmente a periodicidade será de 1 volume por ano.
    Por fim infelizmente nao poderei indicar um blog bacana sobre mangas pra ti, existem varios obvio mas a maioria é CHAPA-BRANCA e totalmente parcial pq ganham varios "gibizinhos" das editoras entao já viu né.
    Sobre as hqs mais adultas comprei Neonomicon hoje, FINALMENTE mas ainda nao li. ZDM eu fikei seco pra ler, pareceu ser MUITO foda! É realmente bom mesmo, tera qntos encadernados? 100 Balas, nao tenho mais chances de acompanhar infelizmente já nao se encontra mais as primeiras edicoes.
    Jennifer Blood é o que , uma especie de Justiceiro versao femea rs ?
    Criminal é bom ? Outra serie que pensei em comprar!

    Abracos
    Yegor

    ResponderExcluir
  14. "Valeu por responder, MAIS UMA VEZ, todas as minhas perguntas de forma clara e objetiva! Valeu mesmo!"


    E aí, Yegor... blz??

    não precisa agradecer, tamos aí pra isso mesmo: ajudar no q for possível e compartilhar idéias, dúvidas, respostas, opiniões e críticas (eu tbm aprendo mta coisa através das perguntas q me fazem, pois qdo não sei eu saio a pesquisar e aprendo bastante tbm)!!!

    Qto à loja... dá uma olhada no LINK: http://www.mycomicshop.com/

    é um dos maiores acervos da internet (pelo menos pra comics - nunca pesquisei mangás, mas talvez não seja o forte deles)!!!

    ela cobra frete sim... mas geralmente eu divido com alguns camaradas (a gente espera juntar um lote e manda vir uma caixa de gibis - rachando as despesas, sai uma mixaria pra cada um)!!!

    o mais importante pra mim é as revistas virem em perfeito estado, e nesse quesito a mycomicshop é imbatível (já pedimos de outras, mas essa é a melhor)!!!

    eu tô ligado sim nos mangás do "Street Fighter".... só tô esperando eles lançarem. E na verdade serão 2 séries com 2 ed. cada: "Aplha" e "Sakura" (pretendo comprar as 2)!!!

    e puxa, q pena q os blogs de mangás são assim... eu já andei pesquisando alguns pra catar informações sobre algumas séries, mas entre os q eu achei, só encontrei releases das editoras (e eu queria ler opiniões pessoais e imparciais dos leitores - e q não fossem chapa-branca, é claro, hehe). Deve existir algum q seja bacana, se eu encontrar tbm te aviso, blz??

    esses q vc citou são os + famosos mesmo... mas tbm são séries mto longas e essas são inviáveis pra mim (a grana no fim do mês mal dá conta das séries q eu já acompanho regularmente, e ainda tenho os gastos com as miniaturas q já me consomem mais uns 70 contos todo mês, rs)!!!

    depois diz aí o q vc achar de "neonomicon" assim q terminar de ler, blz??

    sobre "ZDM" é a melhor série de guerra da atualidade. Já fiz uma matéria sobre ela aqui no blog, e aqui no Brasil serão 8 encadernados ao todo (já saíram 4). A panini aumentou o nº de pág. a partir do vol. 4 pra fazer a série acabar mais rápido aqui!!!

    Criminal é bom, mas não coleciono (se tivesse saído num formato econômico, eu compraria certo, mas em capa-dura, acabei desistindo)!!!

    e a Jennifer Blood é isso mesmo... uma matadora impiedosa: escrita pelo Garth Ennis (o mesmo q consagrou o Justiceiro MAX). Esse será um dos melhores lançamentos do mês.

    Eu só tô esperando conseguir mais algumas capas dos próximos lançamentos, pra fazer uma postagem fudidona aqui reunindo os principais lançamentos. Mas certamente darei um destaque maior pra "jennifer Blood" (já li em scans e achei ótima)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. "infelizmente, eu não tenho tanta esperança assim de q a Biblioteca do Aranha tenha voltado pra ficar.... aliás, tudo se encaminha pro encerramento dessa coleção (q tá com cara de ser substituída gradualmente pelo novo formato econômico - q deu certo nas bancas)!!!"

    Lá no EUA sai a mesma coleção que aqui é chamada de Biblioteca Histórica em dois formatos: O de capa dura como a nossa e uma com capa cartonada mais barata.a Panini podia pelo menos continuar publicando nesse formato. ou quem sabe dividir a edição em 2 e publicar no formato da coleção histórica. Assim continuava em ordem cronológica tb.

    ResponderExcluir
  16. Pois é Leo, vou viajar no domingo para Osasco e procurar por lá os Vingadores... Abs.

    ResponderExcluir
  17. "Lá no EUA sai a mesma coleção que aqui é chamada de Biblioteca Histórica em dois formatos: O de capa dura como a nossa e uma com capa cartonada mais barata."


    Pois é, Macgaren....

    eu ando cogitando pegar alguns desses TPs importados em capa-cartonada: pois tem séries q andam complicadas de saíram aqui ("Quarteto" por exemplo)!!!

    mas ainda vou esperar mais um pouco pra ver como ficam as coisas.... e ver se a panini vai investir mesmo nessa linha + econômica tbm!!!

    o Aranha teve 13 Bibliotecas lá fora.... sem contar 2 separadas pra série "Marvel Team-Up" (estrelada por ele). Imagina qto tempo levaria pra sair tudo isso aqui??

    Abs...

    ResponderExcluir
  18. "Pois é Leo, vou viajar no domingo para Osasco e procurar por lá os Vingadores... Abs. "


    Boa viagem, e boa sorte tbm na busca por essa ed, Paulo....

    tenho certeza q vc irá gostar da seleção de histórias (desta vez vieram num bloco em sequência: da ed. 54 à 60 de Avengers)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  19. Realmente blog informativo aqui meu amigo. Eu só queria comentar e dizer que manter a qualidade do trabalho. Eu tenho bookmarked seu blog só agora e eu vou voltar para ler mais no futuro, meu amigo! Ainda bem escolhidas cores sobre o tema que vai bem com o blog na minha modesta opinião:)

    ResponderExcluir
  20. "Eu tenho bookmarked seu blog só agora e eu vou voltar para ler mais no futuro, meu amigo! "


    Obrigado mesmo por ter curtido o blog, e seja sempre bem-vindo a participar e comentar ou criticar qq postagem (nova ou antiga, pois respondo todas as mensagens e comentários)!!!

    Espero q vc aprecie a variedade de assuntos q já foram abordados aqui no blog... sempre tendo os quadrinhos como foco principal, as matérias em geral trazem de tudo um tanto: lançamentos, cosplay, filmes, games, curiosidades e gibis de vários gêneros e estilos!!!

    as cores do blog eu escolhi as + sombrias mesmo (fundo preto, logos vermelhos, e letras brancas)... pra combinar com o nome "Submundo", rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...