02/09/2012

"H.P. Lovecraft": O Mestre do Terror Gótico na Literatura......

H.P. Lovecraft.... é o Mestre do Terror e da Fantasia na literatura, tendo influenciado tbm diversos filmes, quadrinhos, e games. Sua obra era marcada por um clima gótico, sombrio e aterrorizante: mesclando o horror puro com a fantasia e a ficção científica!!!

Entre seus principais livros lançados no Brasil (a maioria em formato de bolso) temos: "A Tumba", "O Caso de Charles Dexter Ward", "A Sombra de Innsmouth", "O Chamado de Ctchulhu", "Um Sussurro nas Trevas", "Nas Montanhas da Loucura", "A Cor q Caiu do Espaço", "O Horror de Red Hook", "Necronomicon" (O Livro dos Mortos), e mto mais....

Confira abaixo as capas dos livros e maiores detalhes da obra de Lovecraft:

H.P. Lovecraft nasceu em 1890.... e em sua curta passagem pela vida (ele morreu em 1937 - aos 46 anos), deixou uma obra tão rica e impactante q iria influenciar e servir de referência pra toda a cultura popular nas gerações seguintes. Monstros abissais (das profundezas e de outras dimensões), criaturas demoníacas, cultos satânicos, sobrenatural, e a loucura da mente humana.... eram elementos presentes em sua obra q desafiavam os valores da sociedade e da literatura naquele período!!!

Seus contos eram publicados geralmente em revistas PULP tipo a "Weird Tales" (q tbm publicava as aventuras de "Conan - o Bárbaro" de Robert Howard).... e anos depois passaram a ser compilados em livros (q reúnem várias histórias curtas)!!! Seu único romance foi: "O Caso de Charles Dexter Ward" (capa acima) q saiu em pocket pela L&PM. Mas ele tbm teve outras obras extensas ("Nas Montanhas da Loucura", por exemplo - q quase virou filme recentemente e andou sendo mto comentado na internet por conta disso - infelizmente o projeto acabou engavetado)!!! 

A influência de Lovecraft no cinema, aliás, já vem de longa data.... uma boa parte de seus contos já foi adaptada pro cinema (dos anos 60 pra cá). Sendo q na década de 80 vários filmes prestaram homenagens à obra do mestre: "Evil Dead" (A Morte do Demônio / Uma Noite Alucinante) utiliza como base o "Necronomicon" (O Livro dos Mortos) - do conto homônimo de Lovecraft (q tbm ganharia uma adaptação própria nos anos 90 - num filme q eu assiti em VHS na época). "Re-Animator" e "Do Além" (ambos filmes do diretor Stuart Gordon) tbm se inspiram no autor, sendo q o 1º é baseado no conto "Herbert West" (de 1922).... e o 2º foi baseado num conto de apenas 6 páginas (!)

Aqui no Brasil, a Editora Hedra é a q mais publica material de Lovecraft (e em diversos formatos).... as capas acima de: "A Sombra de Innsmouth", "O Chamado de Ctchulhu", "Um Sussurro nas Trevas" e "A Cor q Caiu do Espaço".... são das versões econômicas em formato pocket (q são as q eu tenho na minha coleção - já q livros eu sempre compro no formato + barato possível). Infelizmente, o livro: "Nas Montanhas da Loucura" (tbm da Hedra) só saiu em formato maior mesmo!!!

"A Tumba", "O Caso de Charles Dexter Ward" e "O Horror em Red Hook"..... são 3 pockets tbm, só q da L&PM. Poém, é preciso tomar cuidado aqui: pois esse 3º livro é da coleção "64 pág" (q custa apenas 5 reais - só q republica contos q já saíram no livro "A Tumba"). Assim, quem for comprar os livros da L&PM, cuide pra não pegar material repetido!!! O mesmo vale pro livro: "Histórias de Horror - Os Mitos de Ctchulhu" (da Martin Claret) q repete os mesmos 2 contos dos livros da Hedra: "Ctchulhu" e "Sussurro nas Trevas"!!!

Esta matéria eu escrevi no embalo do encadernado: "Neonomicon".... lançado semana passada nas bancas (escrito por Alan Moore) e q faz referência ao universo de Lovecraft. Fãs do Mestre do terror não devem perder esse encadernado da Panini, pois é um mergulho profundo na obra de Lovecraft só q com a visão de Alan Moore (e sem censura nenhuma)!!! Enfim, todos aqueles q curtem o gênero terror/fantasia estarão mto bem servidos com os livros de Lovecraft.... 

Até+  

18 comentários:

  1. Oi Leo...

    Parabéns pela matéria! Comecei a me interessar mais por H.P. Lovecraft a partir de uns comentários sobre ele no livro "A Bacia das Almas" do camarada Paulo Brabo (que tem um blog com o mesmo nome "A Bacia das Almas"). Em uma determinada parte do livro Brabo critica a onda de "positivismo" vazio que invadiu todas as nossas mídias (música,livros...). Brabo não faz apologia ao negativismo, mas fala que esse positivismo ridículo faz com que não consigamos mais lidar com os verdadeiros problemas da vida, tornando a sociedade superficial.

    Nessa reflexão ele faz uma grande homenagem à Lovecraft, pela sua ousadia em descer à ambientes que a humanidade sempre ignorou por medo ou pela terrível constatação do vazio da existência. Lovecraft teria tido a coragem de sondar o vazio, a infinitude de tudo e nossa ridícula existência diante de tudo. A partir disso me interessei muito pelo Lovecraft.

    Desses livros que vc citou eu tenho o "Horror em Red Hook". Além disso tenho também uma HQ que foi uma homenagem feita por Hans Rodionoff, Keith Giffen e ilustrações de Enrique Breccia sobre a perturbada infância de Lovecraft. Depois fiquei sabendo que essa história seria apenas uma divagação artística e não necessariamente era fiel aos acontecimentos da infância de Lovecraft. De qualquer forma os elementos que eles trazem nessa HQ fizeram parte SIM da psiquê do autor.

    Bem... Lovecraft seria mesmo uma viagem para quem tem a coragem de expandir os sentidos para além do positivismo superficial, ridículo e alienante pelo qual muitas pessoas passam.

    Abc!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma excelente matéria hein Leo, matou a pau! É por isso que irei comprar sem DUVIDAS Neonomicon, o problema tá sendo encontra-la nas bancas kkkk!
    Cara estou num dilema aqui apareceu um maluco me oferecendo Cripta vol 1 e 2 por 80 reais, está um bom preco? Eu conheco muito pouco sobre essas estorias, obviamente eu sei que sao de horror/terror.
    O terror/horror dessas estorias são estilo aqueles programsa de terror da extinta fox kids rs, ou seja, de terror/horror nao tem absolutamente NADA ou as estorias sao mais pesadas mesmo ,violentas enfim?
    To querendo comprar Maus tb e gostaria, novamente, de sua opiniao. Maus é realmente tudo isso que falao mesmo?
    Valeu Leo abracos

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! ele foi embora novo (minha opinião)e já deixou tanta coisa!! é muito difícil fazer esse tipo de trabalho!

    ResponderExcluir
  4. "("Nas Montanhas da Loucura", por exemplo - q quase virou filme recentemente e andou sendo mto comentado na internet por conta disso - infelizmente o projeto acabou engavetado)!!! "


    Que coisa!!! Há cerca de uns dez anos, minha mente, do nada, focalizou um nome parecido "No auge da loucura" e eu não fabia a menor ideia do porquê andava com esse pensamento fixo....

    ResponderExcluir
  5. "Re-Animator" e "Do Além" (ambos filmes do diretor Stuart Gordon) tbm se inspiram no autor, sendo q o 1º é baseado no conto "Herbert West" (de 1922).... e o 2º foi baseado num conto de apenas 6 páginas (!)"


    Qual "Re-animator" está falando? Aquele que fala da reanimação dos mortos-vivos (anos 80) por um estudante de medicina que passa a noite trancado com a namorada no laboratório de medicina da universidade? Ela morre no final, tragicamente e depois vem a sequência "A NOIVA DO RE-ANIMATOR" que não me lembro ao certo como é.

    ResponderExcluir
  6. "Fãs do Mestre do terror não devem perder esse encadernado da Panini, pois é um mergulho profundo na obra de Lovecraft só q com a visão de Alan Moore (e sem censura nenhuma)!!! Enfim, todos aqueles q curtem o gênero terror/fantasia estarão mto bem servidos com os livros de Lovecraft.... "


    A Panini tem um leque bem grande de lançamentos para um público bem diverso, não tem jeito, isso a gente deve admitir.... sabe quando aquela outra de 60 anos terá condições de acompanhar isso? NUNCA.

    Parabéns pela matéria: excelente e informativa!!! E a L&PM com seus pockets também acabaram criando um núcleo bastante interessante e, com isso, destacando-se no mercado (eu acho).

    Até mais!!!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  7. "Parabéns pela matéria! Comecei a me interessar mais por H.P. Lovecraft a partir de uns comentários sobre ele no livro "A Bacia das Almas"


    Brigadão mesmo por ter curtido a matéria, Marcelo!!!

    e te agradeço tbm pela dica da "Bacia das Almas" (vou procurar esse blog na madruga, pois tbm tenho lido tudo sobre Lovecraft e pesquisado mto a obra desse autor (cada vez me surpreendo mais com a quantidade de referências à ele em filmes e gibis)!!!

    acho q vc iria gostar tbm do encadernado "Neonomicon" (q saiu pela panini)... ficou tão bem-feito e editado, q a Panini chamou até o cara q traduz os livros de Lovecraft pra traduzir tbm o gibi (ele tbm escreve a introdução)!!!

    e se vc não fizer questão de ter TODA a obra de Lovecraft... recomendo o pocket da Martin Claret (q tem a capa acima na matéria): q traz na mesma ed. o conto de "Ctchulhu" e "Sussurro nas Trevas" (q saíram em ed. separadas pela Hedra)!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  8. "Mais uma excelente matéria hein Leo, matou a pau! É por isso que irei comprar sem DUVIDAS Neonomicon, o problema tá sendo encontra-la nas bancas kkkk!
    Cara estou num dilema aqui apareceu um maluco me oferecendo Cripta vol 1 e 2 por 80 reais, está um bom preco?"


    Muitíssimo obrigado por ter gostado da matéria tbm... valeu mesmo!!!

    Qto às suas dúvidas:

    olha, achei salgado o preço q tão te cobrando pelas ed. da "CRIPTA".... não lembro exatamente o preço de capa delas, mas ficavam em torno de 50 reais cada. Ou seja: pra material usado, tá caro mesmo - já q vc pode comprar NOVO e lacrado por quase o mesmo preço!!!

    e sobre o conteúdo da "CRIPTA"... é pesadão mesmo (apesar de ter sido produzido nos anos 60), e tem: violência explícita, nudez, sexo, satanismo, e coisas do tipo, rs!!!

    na dúvida, recomendo uma lida nestas 2 matérias q fiz sobre "CRIPTA" (seguem os LINKS):

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/08/cripta-o-terror-q-o-tempo-nao-esqueceu.html

    e

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/12/kripta-todo-dia-e-sexta-feira-toda-hora.html

    Dê uma lida nelas, acho q vc vai gostar... pois selecionei algumas das melhores capas originais da coleção americana (q dão uma boa idéia do clima da revista)!!!

    e sobre "MAUS"...

    bem, eu li e achei uma ótima história mesmo... porém, tbm acho exagero considerá-la uma das melhores de todos os tempos (a crítica adora colocar MAUS no topo das listas). Emociona sim em alguns momentos, mas em outros meio q se arrasta. Pra vc ter uma idéia, eu comprei, li, mas acabei vendendo (não achei tão essencial asism - pelo menos pro meu gosto).

    Sabe aquele filme oscarizado q vc assiste, gosta, mas q depois nunca mais vai ver de novo?? "MAUS" é mais ou menos assim, rs!!!

    Espero ter ajudado, e qq dúvida é só mandar aí, blz??

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. "Qual "Re-animator" está falando? Aquele que fala da reanimação dos mortos-vivos (anos 80)"


    é esse aí mesmo, Fabiano!!!

    classicão trash dos anos 80, rs...

    a sequência com a "Noiva" não teve inspiração em Lovecraft... mas achei legal assim mesmo!!!

    o 1º "Re-Animator" tbm tem uma sequência famosa... onde uma cabeça decapitada tenta fazer sexo oral na mocinha do filme (cena bizarríssima, rs)!!!

    o filme é bem + sangrento e nojento q o conto de Lovecraft.... mas ambos são ótimos (cada qual ao seu estilo)!!!

    PS: e esses grandes escritores morriam cedo mesmo: Lovecraft, POE, Robert Howard (criador de Conan)... todos se foram na faixa dos 40 anos de idade!!!

    ResponderExcluir
  10. "Parabéns pela matéria: excelente e informativa!!! E a L&PM com seus pockets também acabaram criando um núcleo bastante interessante e, com isso, destacando-se no mercado (eu acho)."


    Valeu mesmo, Fabiano!!!

    eu só comecei a colecionar LIVROS mesmo a partir dos pockets baratinhos da L&PM:

    ela é líder de mercado nesse segmento, sabia??

    essa editora é aqui de POA/RS... e foi graças a ela q o formato pocket tem se espalhado tbm por outras editoras (q tentam fazer frente à concorrência)!!!

    demorou pro mercado perceber q LIVRO tem q ser barato mesmo....

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Hoje é um dia propício para ler uma obra do "Mestre do terror e da fantasia", hehehe!
    Estava mesmo procurando boas sugestões nessa área... acho que vou dar uma olhada nos pockets da L&PM (tomando o devido cuidado para não pegar material repetido)... gostei do alerta.

    ResponderExcluir
  12. "acho que vou dar uma olhada nos pockets da L&PM (tomando o devido cuidado para não pegar material repetido)... gostei do alerta."


    Valeu, Nanda.... se precisares de qq dica/sugestão sobre os pockets do Lovecraft, é só mandar aí, blz?

    A L&PM só lançou 3 pockets... sendo q um deles é repetéco da "Tumba" (foi uma ed. econômica de 5 reais q reprisou 3 contos q aparecem no livro da "Tumba")!!!

    A ed. da Martin Claret ("Histórias de Horror") tbm é repetéco de material q saiu pela L&PM e Hedra!!!

    Já a Hedra é a q tem o melhor acervo de pockets do Lovecraft... 4 livros até o momento!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. Olá Léo. Interessante esta matéria sobre Lovecraft. Há anos sou fã do autor e no momento estou lendo o livro "O fantástico mundo de H.P.Lovecraft", coletânea com contos, poemas, cartas e a biografia do autor. Antes disso, já havia lido livros que peguei em bibliotecas e também contos disponíveis no site http://www.sitelovecraft.com/
    Recomendo muito a leitura do autor a todos.
    Em relação ás influências, posso estar pirando pela leitura do livro, mas as enxergo em muitas obras de terror posteriores. Por exemplo,em algumas obras do Stephen King. Quem assistiu o ótimo filme "O Nevoeiro" do Frank Darabont talvez nem saiba, mas aquilo é Lovecraft puro, com monstros interdimensionais chegando na Terra. O cineasta Del Toro é fã do autor, e a contracapa do livro que estou lendo tem uma declaração de Peter Jckson a respeito do autor. A série Alien tem muito de Lovecraft, principalmente no primeiro filme, com aqueles cenários gigantescos. Aliás, Del Toro apontou como uma das causas da não realização de "Nas Montanhas da Loucura" o filme "Prometheus", alegando que seriam muito parecidos.
    A HQ Neonomicon é bem clara em sua inspiração lovecraftiana e para finalizar, isso é uma teoria minha, como fã de Lovecraft e Robert E. Howard e sabendo da amizade deles, penso que o universo howardiano e lovecraftiano é o mesmo. Em muitos contos e hqs, Conan enfrenta inimigos cósmicos que remetem aos monstros de Lovecraft. No segundo filme, ruim, de Conan, aparece Dagon... Enfim.. Coisa para pirar os fãs.
    Ah,,,uma última coisa... Uma pergunta no caso. O vilão Shuma Gorath, que Conan chega a enfrentar e é claramente lovecraftiano, aparece em jogos da Marvel. Você sabe de alguma história em que esse ser apareça enfrentando heróis da Marvel? E outra... Na HQ Watchmen, vc não acha que aquele monstro que aparece não é tbm uma referência do Alan Moore ao Lovecraft?
    Abraços, obrigado pela atenção e desculpas pela extensão, hehe...

    ResponderExcluir
  14. "O vilão Shuma Gorath, que Conan chega a enfrentar e é claramente lovecraftiano, aparece em jogos da Marvel. Você sabe de alguma história em que esse ser apareça enfrentando heróis da Marvel? E outra... Na HQ Watchmen, vc não acha que aquele monstro que aparece não é tbm uma referência do Alan Moore ao Lovecraft?"


    Oi, Celso.... tdo bem?

    O "Shuma Gorath" é assumidamente inspirado em Lovecraft (o próprio Roy Thomas admitiu isso na época em q incluiu esse monstro nas histórias de "Conan" e "Dr. Estranho"). Eu não se dizer exatamente em q revistas foram publicadas as aparições dele, mas lembro de ter 2 gibis onde o "Shuma" aparece: numa "Espada Selvagem" e numa história do "Dr. Estranho" (q pode ter saído em HTV ou SAM - da Abril, nos anos 80)!!!

    qto ao "Watchmen".... se não me engano, o Moore tbm comenta q o tal mostro era tirado do universo do Lovecraft. Aliás, o Moore é tão fã do autor, q ele tbm assina o "Neonomicon", e atualmente tá produzindo uma HQ estrelada pelo próprio Lovecraft (q será usado como personagem central da HQ)!!!

    eu assisti tbm um documentário excelente sobre a vida dele q eu te recomendo tbm: "Lovecraft: Fear of the Unknown" (de 2008). Se encontra fácil pra baixar no Torrent e tem tbm no youtube. Vale mto a pena, pois tem depoimentos do Del Toro, Neil Gaiman, e de vários diretores de cinema. Nesse docimentários eles comentam q a obra de Lovecraft inspirou o "Alien", "Enigma do Outro Mundo", e até o "Hellboy")!!!

    Aqui tem os dados técnicos: http://www.imdb.com/title/tt1261900/?ref_=fn_al_tt_2

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Olá Léo. Como sempre, ótima matéria e obrigado pela resposta.
    Obrigado também pelas indicações.
    Sobre a Centopeia Humana, vou te falar a verdade. Logo depois que comentei minha curiosidade em assistir acei no Youtube... Aí fiquei me perguntando se realmente quero ver aquilo... Os comentários negativos me fizeram adiar. Então, sem querer abusar, farei uma pergunta direta... Vale a pena ou não assistir Centopeia Humana?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. "Vale a pena ou não assistir Centopeia Humana?"


    Oi, Celso.... tdo bem? A sua pergunta é mais complexa do q parece.... e não pode ser respondida com um simples "sim" ou "não"!!!

    É o seguinte.... a "Centopéia" é um filme de terror diferenciado, mais violento, nojento, e brutal q os convencionais. Eu diria até q ele faz parte de um sub-gênero de terror q está surgindo a partir de outros na mesma linha q tentam chocar ao máximo o espectador através da tortura física dos personagens à níveis extremos: "O Albergue", "A Vingança de Jennifer", "Filme Sérvio", e os 2 da "Centopéia"... estão entre os mais excessivos dessa nova forma de se fazer terror no cinema!!!

    Assim, eu diria q a "Centopéia" é um filme q vale mais pela curiosidade e bizarrice exposta na tela.... não é um filme bom, é um filme chocante: feito pra criar polêmica e embrulhar o estômago de quem for assistir. Eu vi pela curiosidade (não resisto à uma boa polêmica, rs) mas não é um filme q eu mantive na coleção.... eu apenas vi e deletei!!!

    na dúvida.... vc pode fazer q nem eu: baixo um monte de filmes e assisto rapidamente uns trechos de cada um (pra ver se me agradam): uns eu deleto na hora, outros eu mantenho gravado pra assistir depois com calma.... e os melhores eu passo pra DVD!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. Muito legal, a matéria! Só assisti mesmo ao "O Chamado de Cthulhu" que é um filme em preto e branco, que ficou muito bom. Já li também o "Neonomicon" que é minha HQ preferida, pena que provavelmente não terá uma sequência mesmo com um final daquele! Lovecraft é um discípulo do Poe, digamos assim, mas felizmente ele é bem mais tranquilo de ler porque a escrita não é tão complicada. Engraçado que meu primeiro contato com o Love foi pelo game "Call of Cthulhu Darkness Within: Book 1" que é um game java. Já joguei um game que é inspirado no caso do Dexter Ward, mas é muito chato!! Recomendo o Oz and The Crawling Chaos, que apesar de também ser um point-and-click beeeeeem difícil (mas não repetitivo como o do Dexter), é super interessante e tem uma R'lyeh que dá muito medo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Marcio...

      Não sabia desse filme em P&B do "Cthulhu"... Mas vou procurar, pois me interessa mto assistir a obra do Lovecraft no cinema tbm (lançaram recentemente um box em DVD com vários filmes baseados nos livros dele, mas não sei exatamente quais, já q os títulos em português não são os mesmos dos livros)!

      Dos games eu não manjo mesmo, pois só tenho um PS2 q uso pra emuladores de antigos jogos de fliperama, rs!

      Recomendo tbm o excelente documentário: "Lovecraft: Fear of the Unknown" (tem pra baixar no Torrent com legendas em port - abiaxo uma descrição do filme):

      http://www.imdb.com/title/tt1261900/

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...