06/09/2012

Especial: 40 Anos de Vídeo-Games..... (1972-2012)!!!

Em 1972.... A empresa Magnavox lançava o 1º console de vídeo-games: o "Odissey 100" (q tinha apenas 2 jogos: Tennis e Hóckey), enquanto no mesmo ano tbm surgia a "ATARI" com o jogo "Pong" (no estilo "Fliperama")!!!

A partir desses 2 eventos.... tivemos 4 décadas repletas de infinitos consoles caseiros e máquinas de filperama (q foram perdendo espaço com o tempo)!!!

Confira abaixo algumas capas clássicas de famosos games do passado e relembre alguns épicos desses últimos 40 anos:

A imagem q abre esta matéria (clique pra ampliar) é uma bela homenagem aos games clássicos.... reunindo diversos personagens famosos (e outros nem tanto). É um exercício de memória tentar identificar todos eles (só reconheci menos da metade, mesmo já tendo sido um "Rato de Fliperama" nos anos 80). De baixo pra cima: A plataforma de "Pitfall", o cavaleiro de "Dragon's Lair", o "E.T.", um dos fantasmas de "Pac-Man", "Mário Bros.", A plataforma de "Donkey Kong", "Q'Bert", "Burger Time", "Ghouls n' Ghosts", As naves de "Galaga", "Alex Kid", "Zelda", "Adventure", "Mega Man".... e o resto eu não sei (ou não lembro, rs)!!!

É importante ressaltar, no entanto, q a 1º versão do "Odissey" não é a mesma q estreou no Brasil nos anos 80 (pouco antes do "Atari 2600" se popularizar).... os modelos iniciais  q eram bastante arcaicos foram se aperfeiçoando e qdo a febre dos games se inciou no Brasil (no começo dos 80) os modelos de consoles caseiros já eram considerados uma tremenda evolução em comparação ao q havia sido apresentado 1 década antes (nos anos 70)!!!

O meu 1º console de vídeo-game foi o "Odissey" mesmo.... na versão q se popularizou aqui e q trazia jogos clássicos tipo: "Sr. das Trevas", "Come-Come" (uma das tantas cópias de "Pac-Man"), "Tartarugas" (um ágil jogo de labirinto), "Didi na Mina Encantada", e tantos mais q se tornaram bastante populares entre os 1º gamemaníacos a trazerem pra dentro de casa as emoções dos fliperamas!!!

O "Odissey" perdeu espaço qdo lançaram o "Atari 2600"..... q tinha uma variedade mto maior de jogos e melhores gráficos (em comparação com o rival), além de ter em seu catálogo alguns dos + famosos jogos de fliperama da época: "Pac-Man", "Asteroids", "Battlezone", "Moon Patrol", "Space Invaders", "Jungle Hunt", "Seaquest", "Decathlon" e "Pole Position"!!!

Sem falar nos seus igualmente populares jogos exclusivos pra versão caseira: "Pitfall", "River Raid", "Adventure", "Keystone Kapers", "Frostbite", "H.E.R.O.".... e tantos outros!!!

O sucesso do Atari tbm serviu pras locadoras de VHS da época (qdo os aparelhos de vídeo-cassete tbm davam seus primeiros passos) turbinarem seus negócios com a locação de cartuchos de games.... surgiram assim os "Vídeo-Clubes": onde o assinante pagava uma taxa mensal e podia locar toda semana novos jogos. Alguns eu comprava (nessa época jogos originais eram baratos), mas o lance dos clubes ainda era o melhor negócio devido à grande variedade de jogos do Atari, q nos dava vontade de experimentar e jogar todos, rs!!!  

O reinado do Atari entraria em declínio na 2º metade dos anos 80.... com a proliferação dos micro-computadores caseiros (TK 2000, CP-400, Commodore 64, ZX Spectrum, MSX, etc), q rodavam jogos a partir de disquetes e até de fitas K-7 (através de um toca-fitas externo q "lia" os jogos como se fossem fitas de músicas). As vantagens eram: o preço (era bem + barato comprar os jogos em fita K-7 ou em disquetes do q em cartuchos) e os gráficos mto superiores aos dos consoles caseiros!!!

Mas no mercado de games tudo se transforma e evolui.... e rapidamente os microcomputadores saíram de cena pra dar lugar à uma nova onda de consoles caseiros, liderada por 2 modelos rivais: "Nintendo" e "Master System" (da Sega). Essas 2 empresas (Nintendo e Sega) continuariam competindo tbm com a geração seguinte (q pulou de 8 pra 16 bits) através dos consoles: "Super-Nes" e "Mega Drive". A rivalidade era tão boa entre os 2 sistemas, q nessa fase (já no início dos anos 90) eu trabalhava redobrado pra manter os 2 juntos, e viajava regularmente ao Paraguay pra comprar cartuchos a preços bem + em conta do q eram vendidos aqui, rs!!!

Novamente o mundo dá voltas.... e chega o "Playstation" botando toda essa geração anterior no chinelo, com um imenso catálogo de milhares de jogos em CD e gráficos bem mais avançados (em 3-D). Em seguida veio o "Playstation 2" (q é o console q tenho atualmente - e q já está ultrapassado por modelos + novos e avançados)!!! E é isso aí.... podemos dizer q os games tiveram uma evolução impressionante nos últimos 40 anos, e nem imagino como ainda serão nos próximos 40, rs!!!

Até+

13 comentários:

  1. Bom dia!!!!!

    O meu primeiro videogame foi um Supergame [CCE] que nada mais era do que um Atari com visual bem menor. Depois ganhei realmente o Atari. Conheci todos esses jogos que você citou, pois eram meus preferidos.

    Eu não tive Master System nem Megadrive, mas sei que foi uma sensação porque convivi com pessoas que tiveram. O grande destaque, é claro, além das evolução visível no jogo, eram as caixas de cartuchos que ficaram padronizadas e muito bonitas. Além disso, era sempre muito gostos ver os anúncios desses games no SBT.

    PlayStation, já não gostei.

    ResponderExcluir
  2. Essa evolução de agora é muito duvidosa... eles podem ter melhor imagem e funcionalidade, mas apresentam oque, em termos de jogabilidade? Eu acho que um dia voltarei a ter um desses consoles mais modernos, no entanto, não tenho a menor pressa porque poucos jogos me chamam a atenção nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  3. "Essa evolução de agora é muito duvidosa... eles podem ter melhor imagem e funcionalidade, mas apresentam oque, em termos de jogabilidade?"


    Tbm acho, Fabiano....

    qdo eu me referi a "evolução" eu devia ter usado "aspas", pois eles evoluíram graficamente sim, mas acho q criatividade e inovação não tem nenhuma. Tudo mto bonitinho, bastante ação, explosões, e cenários grandiosos... mas algo se perdeu nisso tudo: a MAGIA e a criatividade!!!

    tudo é mto banal hj em dia.... quase todos os jogos de aventura seguem o mesmo padrão (na linha "Tomb Raider" ou "Resident Evil")... os de luta são todos cópias de "Street Fighter" ou "MK"... e os de corrida querem sempre ser um NOVO "GTA" ou "Gran Turismo"!!!

    antes, mesmo com poucos recursos... os programadores quebravam a cabeça pra bolar jogos interessantes com os poucos recursos gráficos q tinham. E saíam jogos maravilhos: "Out Run", "River Raid", "Pitfall", "Final Fight", "Galaga", "Castle of Illusion", e tantos mais!!!

    eu tenho um PS2.... mas só uso ele pra jogar os clássicos. Uma das capinhas q postei acima é de uma coletânea q eu tenho; "Namco Museum": q só traz clássicos num único CD... tenho coletãneas similares tbm pra jogos da Sega, Konami, Activision, e um CD com todas as versões de "Street Fighter"!!!

    eu só me dei bem com o PS2 por causa disso.... pq com ele eu tenho TODOS os clássicos q eu gostava!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Em termos de video game, sou do tempo do bom e velho Atari, onde joguei inúmeros jogos clássicos, como aquele do pequeno avião que sempre tinha que carregar combustível.
    Atualmente, os jogos praticamente se tornaram filmes, em que vc fica horas e horas jogando para terminar a historia, e ao meu ver, perdeu um pouco do charme.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. "Atualmente, os jogos praticamente se tornaram filmes, em que vc fica horas e horas jogando para terminar a historia, e ao meu ver, perdeu um pouco do charme. "


    Verdade....

    eu acho completamente desmotivante ter q usar os tais "Memory Cards" pra gravar as várias horas de jogo... e continuar de onde parou no dia mseguinte!!!

    nunca esqueço da vez q passei uma madrugada inteira fazendo as dificílimas provas pra tirar carteira de habilitação no jogo "Gran Turismo".... e me ESQUECI de gravar no memory card, rs!!!

    fiquei com tanta raiva q resolvi trapacear depois usando um código secreto pra habiltar a carteira etbm todos so carros especais do jogo... mas aí tudo já tinha perdida a graça mesmo (a perda total do esforço real q eu tive e a facilidade da trapaça - q só serviu pra tirar ainda mais a empolgação do jogo)!!!

    enfim.... eu tbm era fanático no "River Raid" (esse do avião q precisa abastecer) - confira a capinha dele na matéria (o cartucho q eu tinha tinha essa capa da Activision mesmo)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Ola Leo, sempre venho aqui ler e nunca comento, acho seus ponderamentos muito parecidos com os meus, meu primeiro Game foi um Mega drive, comprei devido a minha franquia favorita da época, Mortal combat 2, depois tive vários cartuchos desses jogos, desanimei com os cartuchos e conheci o Playstation 1 esse sim um verdairo tesouro para mim, acho os jogos de hoje muito melhor que os antigos sem comparação, talvés compare a criatividade mas somente isso, nada mais, os jogos atuais tem-se a sensação de estar dentro deles, quantas vezes deu pulos de sustos jogando Resident Evil...KKK. e mesmo que estava próximo só assitindo também se assustavam, coisa que nunca ví acontecer com Atari, Magadrive, supernitendo ou outros consoles desses padrões.
    Abraço e parabens pelo magnifico Blog, Curto muito o seu e o do Marcelo.

    ResponderExcluir
  8. Amigo, desculpe o português, depois que postei lembrei que não verifiquei a texto.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da matéria, realmente os jogos das gerações antigas sempre mostravam grande inovação na jogabilidade e tipo de jogo, os gêneros hoje em dia mudaram muito e se focam em gráficos e outras tosqueiras de movimento, sem necessidade alguma.

    Também parei na geração do Play2, tenho um jogo com todos os games de Super Nintendo, Mega Drive e outro igual o seu de coletânea, tenho sempre o que jogar e não sinto falta de gráficos realistas iguais esses de agora.

    Flws

    ResponderExcluir
  10. "Ola Leo, sempre venho aqui ler e nunca comento, acho seus ponderamentos muito parecidos com os meus, meu primeiro Game foi um Mega drive, comprei devido a minha franquia favorita da época, Mortal combat 2,"


    E aí, Helder... tdo tranquilo???

    valeu mesmo por estar curtindo o blog, e obrigado tbm pela participação (pra mim a melhor parte das matérias é justamente poder trocar idéias com a galera nos comentários)!!!

    o "Mortal Kombat" gerou mta polêmica na época, hein??

    vc deve lembrar... q a versão do SNES era a q tinha melhores gráficos, porém ela tinha CENSURA e as cenas de sangue eram cortadas. Já a versão do Mega era mais pobrinha em gráficos, mas a sangüera corria solta q nem no fliperama!!!

    eu tinha os 2 consoles nessa época... mas optei pelo "Mortal" do Mega mesmo (pois me irritava aquela censura toda da Nintendo - q se estendia tbm por outros jogos)!!!

    qto ao "portugês"... não esquenta, hehe:

    a maioria das matérias aqui do blog eu digito na madrugada, qdo já tô cansadoe com sono.... e no dia seguinte é q eu vejo a quantidade de erros de digitação q eu cometo sem querer, rs. Aí eu aproveito e faço uma revisão geral no dia seguinte, hehe!!!

    Abs!!! (e participe sempre q puder, blz)??

    ResponderExcluir
  11. "Também parei na geração do Play2, tenho um jogo com todos os games de Super Nintendo, Mega Drive e outro igual o seu de coletânea, tenho sempre o que jogar e não sinto falta de gráficos realistas iguais esses de agora."


    é exatamente a mesma coisa comigo, bróder....

    no PS2 eu tenho um DVD com um emulador q traz TODOS os jogos de Atari, um outro com todos os de MEGA, e um do SNES (só q esse tá com umas falhas q deixa ele meio lento)!!!

    mas no geral se encontra todos os jogos bons pra baixar e gravar.... tem emuladores, e coletâneas de clássicos. Pra mim, isso tá mais q bom, hehe!!!

    e na boa, não tem como não se divertir pra cecete fuçando essas velharias num emulador.... sabia q até hj eu ainda descubro jogos incríveis dos anos 80 q eu nunca tinha jogado antes???

    dia desses eu descobri um jogo incrível de MEGA no meio de milhares q eu tenho num emulador: "WINGS OF WAR" (tbm conhecido como: "GYNOUG").... meu, q puta jogo maluco e com ação alucinante. Disparado um dos meus TOP 5 MELHORES de Mega-Drive agora!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. Excelente postagem, Leo. Bah... Pitfall!!!! Joguei muito isso, caramba!!

    E pior, eu nem me lembrava de uma coisa... quanto dinheiro dos meus pais eu gastei alugando cartuchos de vídeo-game na locadora que ficava na frente da minha casa... ainda, para quem não tinha o aparelho, eles tinham TVs e games onde tu podia te sentar lá e pagar por hora de jogo... devia ser muito lucrativo na época, hehehehe! Lembro de locar principalmente jogos do Mega Drive. Tinha um com o Taz-Mania e outro que eu consigo visualizar na minha cabeça, mas nem faço ideia do nome... até vou procurar.

    ResponderExcluir
  13. "eles tinham TVs e games onde tu podia te sentar lá e pagar por hora de jogo... devia ser muito lucrativo na época, hehehe"


    Oi, Nanda... isso era mto lucrativo sim, e isso eu posso falar pq já fui dono de locadora (lá por meados dos anos 90). Alugar por hora de jogo era mto + lucrativo do q alugar os cartuchos individualmente!!!

    mas tínhamos q ter os 2 sistemas: consoles pra jogar na hora + locação de cartuchos... o investimento era alto (pois durante a FEBRE do "Street Fighter" eu cheguei a ter 50 cartuchos desse jogo só pra locação e mais 10 na loja (1 pra cada aparelho - tinha 10 TVs na loja)!!!

    eu peguei toda essa fase do auge dos games (nas locadoras)... mas na 2º metade dos anos 90 os negócios começaram a decair (com a chegada do Playstation: cujos jogos piratas em CD custavam o preço de uma locação, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...