Em 1972.... A empresa Magnavox lançava o 1º console de vídeo-games: o "Odissey 100" (q tinha apenas 2 jogos: Tennis e Hóckey), enquanto no mesmo ano tbm surgia a "ATARI" com o jogo "Pong" (no estilo "Fliperama")!!!
A partir desses 2 eventos.... tivemos 4 décadas repletas de infinitos consoles caseiros e máquinas de filperama (q foram perdendo espaço com o tempo)!!!
Confira abaixo algumas capas clássicas de famosos games do passado e relembre alguns épicos desses últimos 40 anos:
A imagem q abre esta matéria (clique pra ampliar) é uma bela homenagem aos games clássicos.... reunindo diversos personagens famosos (e outros nem tanto). É um exercício de memória tentar identificar todos eles (só reconheci menos da metade, mesmo já tendo sido um "Rato de Fliperama" nos anos 80). De baixo pra cima: A plataforma de "Pitfall", o cavaleiro de "Dragon's Lair", o "E.T.", um dos fantasmas de "Pac-Man", "Mário Bros.", A plataforma de "Donkey Kong", "Q'Bert", "Burger Time", "Ghouls n' Ghosts", As naves de "Galaga", "Alex Kid", "Zelda", "Adventure", "Mega Man".... e o resto eu não sei (ou não lembro, rs)!!!
É importante ressaltar, no entanto, q a 1º versão do "Odissey" não é a mesma q estreou no Brasil nos anos 80 (pouco antes do "Atari 2600" se popularizar).... os modelos iniciais q eram bastante arcaicos foram se aperfeiçoando e qdo a febre dos games se inciou no Brasil (no começo dos 80) os modelos de consoles caseiros já eram considerados uma tremenda evolução em comparação ao q havia sido apresentado 1 década antes (nos anos 70)!!!
O meu 1º console de vídeo-game foi o "Odissey" mesmo.... na versão q se popularizou aqui e q trazia jogos clássicos tipo: "Sr. das Trevas", "Come-Come" (uma das tantas cópias de "Pac-Man"), "Tartarugas" (um ágil jogo de labirinto), "Didi na Mina Encantada", e tantos mais q se tornaram bastante populares entre os 1º gamemaníacos a trazerem pra dentro de casa as emoções dos fliperamas!!!
O "Odissey" perdeu espaço qdo lançaram o "Atari 2600"..... q tinha uma variedade mto maior de jogos e melhores gráficos (em comparação com o rival), além de ter em seu catálogo alguns dos + famosos jogos de fliperama da época: "Pac-Man", "Asteroids", "Battlezone", "Moon Patrol", "Space Invaders", "Jungle Hunt", "Seaquest", "Decathlon" e "Pole Position"!!!
Sem falar nos seus igualmente populares jogos exclusivos pra versão caseira: "Pitfall", "River Raid", "Adventure", "Keystone Kapers", "Frostbite", "H.E.R.O.".... e tantos outros!!!
O sucesso do Atari tbm serviu pras locadoras de VHS da época (qdo os aparelhos de vídeo-cassete tbm davam seus primeiros passos) turbinarem seus negócios com a locação de cartuchos de games.... surgiram assim os "Vídeo-Clubes": onde o assinante pagava uma taxa mensal e podia locar toda semana novos jogos. Alguns eu comprava (nessa época jogos originais eram baratos), mas o lance dos clubes ainda era o melhor negócio devido à grande variedade de jogos do Atari, q nos dava vontade de experimentar e jogar todos, rs!!!
O reinado do Atari entraria em declínio na 2º metade dos anos 80.... com a proliferação dos micro-computadores caseiros (TK 2000, CP-400, Commodore 64, ZX Spectrum, MSX, etc), q rodavam jogos a partir de disquetes e até de fitas K-7 (através de um toca-fitas externo q "lia" os jogos como se fossem fitas de músicas). As vantagens eram: o preço (era bem + barato comprar os jogos em fita K-7 ou em disquetes do q em cartuchos) e os gráficos mto superiores aos dos consoles caseiros!!!
Mas no mercado de games tudo se transforma e evolui.... e rapidamente os microcomputadores saíram de cena pra dar lugar à uma nova onda de consoles caseiros, liderada por 2 modelos rivais: "Nintendo" e "Master System" (da Sega). Essas 2 empresas (Nintendo e Sega) continuariam competindo tbm com a geração seguinte (q pulou de 8 pra 16 bits) através dos consoles: "Super-Nes" e "Mega Drive". A rivalidade era tão boa entre os 2 sistemas, q nessa fase (já no início dos anos 90) eu trabalhava redobrado pra manter os 2 juntos, e viajava regularmente ao Paraguay pra comprar cartuchos a preços bem + em conta do q eram vendidos aqui, rs!!!
Novamente o mundo dá voltas.... e chega o "Playstation" botando toda essa geração anterior no chinelo, com um imenso catálogo de milhares de jogos em CD e gráficos bem mais avançados (em 3-D). Em seguida veio o "Playstation 2" (q é o console q tenho atualmente - e q já está ultrapassado por modelos + novos e avançados)!!! E é isso aí.... podemos dizer q os games tiveram uma evolução impressionante nos últimos 40 anos, e nem imagino como ainda serão nos próximos 40, rs!!!
Bom dia!!!!!
ResponderExcluirO meu primeiro videogame foi um Supergame [CCE] que nada mais era do que um Atari com visual bem menor. Depois ganhei realmente o Atari. Conheci todos esses jogos que você citou, pois eram meus preferidos.
Eu não tive Master System nem Megadrive, mas sei que foi uma sensação porque convivi com pessoas que tiveram. O grande destaque, é claro, além das evolução visível no jogo, eram as caixas de cartuchos que ficaram padronizadas e muito bonitas. Além disso, era sempre muito gostos ver os anúncios desses games no SBT.
PlayStation, já não gostei.
Essa evolução de agora é muito duvidosa... eles podem ter melhor imagem e funcionalidade, mas apresentam oque, em termos de jogabilidade? Eu acho que um dia voltarei a ter um desses consoles mais modernos, no entanto, não tenho a menor pressa porque poucos jogos me chamam a atenção nos dias de hoje.
ResponderExcluir"Essa evolução de agora é muito duvidosa... eles podem ter melhor imagem e funcionalidade, mas apresentam oque, em termos de jogabilidade?"
ResponderExcluirTbm acho, Fabiano....
qdo eu me referi a "evolução" eu devia ter usado "aspas", pois eles evoluíram graficamente sim, mas acho q criatividade e inovação não tem nenhuma. Tudo mto bonitinho, bastante ação, explosões, e cenários grandiosos... mas algo se perdeu nisso tudo: a MAGIA e a criatividade!!!
tudo é mto banal hj em dia.... quase todos os jogos de aventura seguem o mesmo padrão (na linha "Tomb Raider" ou "Resident Evil")... os de luta são todos cópias de "Street Fighter" ou "MK"... e os de corrida querem sempre ser um NOVO "GTA" ou "Gran Turismo"!!!
antes, mesmo com poucos recursos... os programadores quebravam a cabeça pra bolar jogos interessantes com os poucos recursos gráficos q tinham. E saíam jogos maravilhos: "Out Run", "River Raid", "Pitfall", "Final Fight", "Galaga", "Castle of Illusion", e tantos mais!!!
eu tenho um PS2.... mas só uso ele pra jogar os clássicos. Uma das capinhas q postei acima é de uma coletânea q eu tenho; "Namco Museum": q só traz clássicos num único CD... tenho coletãneas similares tbm pra jogos da Sega, Konami, Activision, e um CD com todas as versões de "Street Fighter"!!!
eu só me dei bem com o PS2 por causa disso.... pq com ele eu tenho TODOS os clássicos q eu gostava!!!
Abs!!!
Em termos de video game, sou do tempo do bom e velho Atari, onde joguei inúmeros jogos clássicos, como aquele do pequeno avião que sempre tinha que carregar combustível.
ResponderExcluirAtualmente, os jogos praticamente se tornaram filmes, em que vc fica horas e horas jogando para terminar a historia, e ao meu ver, perdeu um pouco do charme.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir"Atualmente, os jogos praticamente se tornaram filmes, em que vc fica horas e horas jogando para terminar a historia, e ao meu ver, perdeu um pouco do charme. "
ResponderExcluirVerdade....
eu acho completamente desmotivante ter q usar os tais "Memory Cards" pra gravar as várias horas de jogo... e continuar de onde parou no dia mseguinte!!!
nunca esqueço da vez q passei uma madrugada inteira fazendo as dificílimas provas pra tirar carteira de habilitação no jogo "Gran Turismo".... e me ESQUECI de gravar no memory card, rs!!!
fiquei com tanta raiva q resolvi trapacear depois usando um código secreto pra habiltar a carteira etbm todos so carros especais do jogo... mas aí tudo já tinha perdida a graça mesmo (a perda total do esforço real q eu tive e a facilidade da trapaça - q só serviu pra tirar ainda mais a empolgação do jogo)!!!
enfim.... eu tbm era fanático no "River Raid" (esse do avião q precisa abastecer) - confira a capinha dele na matéria (o cartucho q eu tinha tinha essa capa da Activision mesmo)!!!
Abs!!
Ola Leo, sempre venho aqui ler e nunca comento, acho seus ponderamentos muito parecidos com os meus, meu primeiro Game foi um Mega drive, comprei devido a minha franquia favorita da época, Mortal combat 2, depois tive vários cartuchos desses jogos, desanimei com os cartuchos e conheci o Playstation 1 esse sim um verdairo tesouro para mim, acho os jogos de hoje muito melhor que os antigos sem comparação, talvés compare a criatividade mas somente isso, nada mais, os jogos atuais tem-se a sensação de estar dentro deles, quantas vezes deu pulos de sustos jogando Resident Evil...KKK. e mesmo que estava próximo só assitindo também se assustavam, coisa que nunca ví acontecer com Atari, Magadrive, supernitendo ou outros consoles desses padrões.
ResponderExcluirAbraço e parabens pelo magnifico Blog, Curto muito o seu e o do Marcelo.
Amigo, desculpe o português, depois que postei lembrei que não verifiquei a texto.
ResponderExcluirGostei da matéria, realmente os jogos das gerações antigas sempre mostravam grande inovação na jogabilidade e tipo de jogo, os gêneros hoje em dia mudaram muito e se focam em gráficos e outras tosqueiras de movimento, sem necessidade alguma.
ResponderExcluirTambém parei na geração do Play2, tenho um jogo com todos os games de Super Nintendo, Mega Drive e outro igual o seu de coletânea, tenho sempre o que jogar e não sinto falta de gráficos realistas iguais esses de agora.
Flws
"Ola Leo, sempre venho aqui ler e nunca comento, acho seus ponderamentos muito parecidos com os meus, meu primeiro Game foi um Mega drive, comprei devido a minha franquia favorita da época, Mortal combat 2,"
ResponderExcluirE aí, Helder... tdo tranquilo???
valeu mesmo por estar curtindo o blog, e obrigado tbm pela participação (pra mim a melhor parte das matérias é justamente poder trocar idéias com a galera nos comentários)!!!
o "Mortal Kombat" gerou mta polêmica na época, hein??
vc deve lembrar... q a versão do SNES era a q tinha melhores gráficos, porém ela tinha CENSURA e as cenas de sangue eram cortadas. Já a versão do Mega era mais pobrinha em gráficos, mas a sangüera corria solta q nem no fliperama!!!
eu tinha os 2 consoles nessa época... mas optei pelo "Mortal" do Mega mesmo (pois me irritava aquela censura toda da Nintendo - q se estendia tbm por outros jogos)!!!
qto ao "portugês"... não esquenta, hehe:
a maioria das matérias aqui do blog eu digito na madrugada, qdo já tô cansadoe com sono.... e no dia seguinte é q eu vejo a quantidade de erros de digitação q eu cometo sem querer, rs. Aí eu aproveito e faço uma revisão geral no dia seguinte, hehe!!!
Abs!!! (e participe sempre q puder, blz)??
"Também parei na geração do Play2, tenho um jogo com todos os games de Super Nintendo, Mega Drive e outro igual o seu de coletânea, tenho sempre o que jogar e não sinto falta de gráficos realistas iguais esses de agora."
ResponderExcluiré exatamente a mesma coisa comigo, bróder....
no PS2 eu tenho um DVD com um emulador q traz TODOS os jogos de Atari, um outro com todos os de MEGA, e um do SNES (só q esse tá com umas falhas q deixa ele meio lento)!!!
mas no geral se encontra todos os jogos bons pra baixar e gravar.... tem emuladores, e coletâneas de clássicos. Pra mim, isso tá mais q bom, hehe!!!
e na boa, não tem como não se divertir pra cecete fuçando essas velharias num emulador.... sabia q até hj eu ainda descubro jogos incríveis dos anos 80 q eu nunca tinha jogado antes???
dia desses eu descobri um jogo incrível de MEGA no meio de milhares q eu tenho num emulador: "WINGS OF WAR" (tbm conhecido como: "GYNOUG").... meu, q puta jogo maluco e com ação alucinante. Disparado um dos meus TOP 5 MELHORES de Mega-Drive agora!!!
Abs!!!
Excelente postagem, Leo. Bah... Pitfall!!!! Joguei muito isso, caramba!!
ResponderExcluirE pior, eu nem me lembrava de uma coisa... quanto dinheiro dos meus pais eu gastei alugando cartuchos de vídeo-game na locadora que ficava na frente da minha casa... ainda, para quem não tinha o aparelho, eles tinham TVs e games onde tu podia te sentar lá e pagar por hora de jogo... devia ser muito lucrativo na época, hehehehe! Lembro de locar principalmente jogos do Mega Drive. Tinha um com o Taz-Mania e outro que eu consigo visualizar na minha cabeça, mas nem faço ideia do nome... até vou procurar.
"eles tinham TVs e games onde tu podia te sentar lá e pagar por hora de jogo... devia ser muito lucrativo na época, hehehe"
ResponderExcluirOi, Nanda... isso era mto lucrativo sim, e isso eu posso falar pq já fui dono de locadora (lá por meados dos anos 90). Alugar por hora de jogo era mto + lucrativo do q alugar os cartuchos individualmente!!!
mas tínhamos q ter os 2 sistemas: consoles pra jogar na hora + locação de cartuchos... o investimento era alto (pois durante a FEBRE do "Street Fighter" eu cheguei a ter 50 cartuchos desse jogo só pra locação e mais 10 na loja (1 pra cada aparelho - tinha 10 TVs na loja)!!!
eu peguei toda essa fase do auge dos games (nas locadoras)... mas na 2º metade dos anos 90 os negócios começaram a decair (com a chegada do Playstation: cujos jogos piratas em CD custavam o preço de uma locação, rs)!!!
Abs!