27/09/2012

"Sherlock Holmes": 125 Anos do Maior Detetive da Literatura.....

"Sherlock Holmes"..... o maior detetive da literatura, fazia sua estréia há 125 anos atrás (1887) no livro: "Um Estudo em Vermelho" (de Sir Arthur Conan Doyle)!!!

De lá pra cá, o personagem tornou-se uma referência pra literatura, cinema, TV, quadrinhos, e pra cultura pop em geral. Famoso por seus métodos dedutivos q tornavam a investigação criminal um verdadeiro estudo científico, Holmes desvendava a cada nova aventura os crimes mais insolúveis e enigmáticos q a Scotland Yard não conseguia resolver sozinha!!!

Confira abaixo as capas e a lista com todos os livros de "Sherlock Holmes" (em formato de bolso) q valem a pena ler e colecionar....

A obra completa de "Sherlock Holmes" (escrita por Conan Doyle) consiste em 4 romances e 56 contos.... e está disponível de forma bem acessível ao leitor: dividida em 12 livros pela L&PM (todos em formato de bolso - custando entre 10 e 15 reais cada)!!! A editora Martin Claret tbm publica a série no mesmo formato, e torna-se assim uma 2º opção pro leitor colecionar a obra sem gastar mto (já q tbm existe uma coleção em formato maior compilada em 9 livros - mas ao custo de uns 40 reais cada - pra mais). Recomendo a coleção da L&PM mesmo, q é a q eu completei faz poucos meses... e segue abaixo a lista dos 12 livros:

"Um Estudo em Vermelho" (a 1º aparição de Sherlock e Watson), "Um Escândalo na Boêmia", "Memórias de Sherlock Holmes", "O Vampiro de Sussex", "O Cão dos Baskerville", "O Signo dos 4", "O Vale do Terror", "A Juba do Leão", "O Último Adeus de Sherlock Holmes", "A Ciclista Solitária", "Os 6 Bustos de Napoleão", e "O Solteirão Nobre"!!!

A L&PM tbm lançou um especial chamado: "As Melhores Histórias de S. Holmes" (capa q abre esta matéria), mas é apenas uma seleção q repete alguns contos dos livros citados acima - pra leitores q quiserem conhecer melhor as aventuras do detetive!!! Tbm tem o pocket: "Aventuras Inéditas de S. Holmes" (q na verdade pode ser considerado uma espécie de "extras" com versões estendidas de alguns contos - esse eu não tenho, mas parece q são apenas esboços e adaptações pra peças de teatro de Conan Doyle)!!! O q vale mesmo são os 12 livros listados acima... q incluem todos os contos e romances oficiais!!!

Com centenas de adaptações pra cinema e TV.... a melhor de todas sem dúvida foi a série inglesa produzida pra TV entre 1984 e 1994 estrelada por Jeremy Brett (q lamentavelmente morreu durante a série, deixando cerca de 40 episódios e 2 longa-metragens adaptados dos contos originais). Até hj essa série é considerada a melhor e mais fiel adaptação de Sherlock Holmes - e o ator principal era exatamente a descrição do personagem nos livros. A série está disponível pra download no Torrent (e com legendas em português)!!! Atualmente tem outra série inglesa q dizem ser igualmente excelente: "Sherlock" (mas essa eu ainda não assisti, só sei q a trama se passa na época atual mas com o espírito dos clássicos). Já a PIOR adaptação q eu vi foi o filme americano estrelado pelo "Homem de Ferro" (tão ruim, q em nada lembra o personagem: pois é mais um filme hollywoodiano idiotizado q investe em brigas, explosões, e efeitos especiais - em detrimento de inteligência, lógica, e astúcia: atributos q faltaram aos péssimos roteiristas americanos)!!! Não adianta, Sherlock Holmes tem q ser feito na Inglaterra: senão dá merda!!!

Entre as curiosidades envolvendo o personagem.... está o fato de nos livros ele ser usuário de COCAÍNA. Sim, normalmente o cinema e a TV omitem esse detalhe ao adaptarem a obra pras telas ou outras mídias. Mas nos livros, Holmes costuma usar a droga como forma de "protesto à monotonia". Ele tbm relata ao fiel amigo Watson (no livro: "Um Estudo em Vermelho") q vive um pesadelo constante: pois ele analisa a cena de um crime de tal forma precisa, q é como se estivesse assistindo ao vivo cada assassinato q investiga (o q o deixa meio perturbado). Outra curiosidade é referente à famosa frase: "Elementar, meu caro Watson".... na verdade, essa frase não é proferida em momento algum na literatura, tendo sido criada e popularizada pelo teatro e cinema!!!

Seu maior inimigo é o "Prof. Moriarty".... e durante uma luta com o vilão (no conto: "O Problema Final"), Holmes acaba MORTO ao despencar de um abismo (numa cachoeira). Na verdade o escritor (Conan Doyle) já tava de saco cheio e tentou encerrar as aventuras de Holmes (matando o detetive e parando de escrever suas histórias por 10 anos).... mas os protestos dos fãs foram tão intensos q ele se viu obrigado a "ressucitar" o personagem com a desculpa de q ele havia forjado a própria morte (e q apenas Moriarty morrera na queda, rs). Assim, após 1 década de um longo hiato... Holmes voltaria à cena dos crimes em mais uma fornada de contos!!! 

Até+

10 comentários:

  1. Eu tenho uma coleção de livrinhos com ilustrações, que eu comprei anos atras pela zero hora e guardo com carinho.

    ResponderExcluir
  2. snoopy maldito27/09/2012, 09:40

    Falando em filme, fizeram tbm "o enigma da pirâmide" que na época achei demais, mas só fui saber que era sobre o Sherlock anos depois quando vi o nome original do filme (Young Sherlock Holmes).

    Tenho alguns livros do Sherlock... até li um que traz uma coletÂnea de contos e achei as histórias bem fracas, mas dei um desconto por se passar no início do século passado e tal.

    Ainda vou ler outros livros dele, talvez mude de opinião.

    ResponderExcluir
  3. Eu li dois livros lançados pela L&PM, um estudo em vermelho e um outro de contos. Gostei bastante, ja tem um tempo e nem me lembro muito deles, apesar de que alguns contos ficaram na memória. ainda leio os outros junto com esses que lerei de novo.

    ResponderExcluir
  4. Nunca fui muito fã do Sherlock. Aquele jeito dele de acertar tudo apenas olhando pra uma pessoa não faz meu estilo. prefiro o tipo do Poirot e suas pequenas células cinzentas.

    Mas do Sherlock,um livro que gosto bastante é o Cão dos Baskerville

    ResponderExcluir
  5. "Eu tenho uma coleção de livrinhos com ilustrações, que eu comprei anos atras pela zero hora e guardo com carinho. "


    Não sabia dessa coleção na Zero Hora....

    lembro q um tempo atrás lançaram vários clássicos da literatura em capa dura e custando cerca de 15 pila!!

    uma pena q perdi essa tbm....

    mas tbm gosto qdo os livros trazem ilustrações da época (tenho uns do Júlio Verne assim)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  6. "Falando em filme, fizeram tbm "o enigma da pirâmide" que na época achei demais"


    eu tbm gostei desse qdo assisti no cinema na época q passou (na 2º metade dos anos 80)!!!

    mas revendo ele recentemente... achei fraco.

    tem coisas q qdo vistas na adolescência tem um certo impacto, mas depois de adultos a gente vê q eram uma bobagem e tanto. Imagina, quererem aproximar o Sherlock do público jovem fazendo o personagem ser jovem tbm, rs!!

    até não é ruim... mas é mto "Sessão da Tarde" pro meu gosto...

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. "Eu li dois livros lançados pela L&PM, um estudo em vermelho e um outro de contos. Gostei bastante"


    Eu ainda não li todos os livros...

    dos 12 q comprei, li apenas a metade (pois faz pouco tempo q completei a coleção)!!!

    mas no geral, tenho gostado mto de todos q tenho lido... apesar de ainda achar o "Estudo em Vermelho" um dos melhores de toda a obra (mesmo q nele o Sherlock apareça apenas durante a metade do livro)!!

    recomendo tbm o seriado clássico dos anos 80.... q demorou um tempão pra baixar, mas se encontra fácil no Torrent!!!

    a série nova q tá na 2º temporada eu tenho q baixar tbm... pois todo mundo tem recomendado e falado bem dela!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  8. "Nunca fui muito fã do Sherlock. Aquele jeito dele de acertar tudo apenas olhando pra uma pessoa não faz meu estilo. prefiro o tipo do Poirot e suas pequenas células cinzentas."


    Eu até não posso concordar ou discordar de ti nessa, Mac... pois li mto pouca coisa do Poirot, rs!!!

    até agora ainda não consegui comprar nenhum livro da Agatha Christie.... pois eu queria começar pelo "Expresso Oriente", mas a L&PM até agora não lançou esse. E eu queria esperar sair em pocket!!!

    Tbm anotei 2 dicas suas: "O caso dos 10 Negrinhos" e "Os Crimes ABC".... esses eu devo cofrar agora na próxima feira do livro (em novembro)!!!

    o seriado do Poirot tbm tá anotado e na fila pra um futuro download, hehe...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. LEO,

    vc pode indicar um bom link para esse torrent do seriado antigo?

    Abç!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kleiton...

    eu uso um buscador de torrents, mas fiz uma pesquisa nele pra vc e segue abaixo o LINK com as opções pra download:

    http://torrentz.eu/search?f=sherlock+holmes+jeremy+brett

    recomendo os arquivos de 15 GB q trazem ela completa... as legendas eu peguei separado no "Legendas.TV"!!

    Abs!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...