20/09/2012

"Juíz Dredd" (Especial): O Filme, Os Quadrinhos, e a LEI do Juíz, Júri, e Executor do Futuro!!!

O novo filme do "Juíz Dredd".... já estreou em algumas salas de cinema (em 3-D), e nesta matéria especial, vamos rever a trajetória deste violento e polêmico personagem nos quadrinhos, no cinema, e nos games tbm!!!

Pouco conhecido no Brasil.... até pelo fato de ter tido poucas HQs publicadas aqui (em torno de 1 dúzia), o Juíz Dredd é mto popular na Inglaterra (seu país de origem) onde vem sendo publicado regularmente desde sua criação nos anos 70 (na revista semanal: "2000 A.D.")!!!

Confira abaixo a origem, as capas, e várias curiosidades sobre o terror dos criminosos de Mega-City 1....

Criado por John Wagner e Carlos Ezquerra (em 1977) pra revista "2000 A.D." - especializada em histórias de ficção científica.... o "Juíz Dredd" é um policial de rua, mas q detém a autoridade de um juíz, júri, e até executor: podendo julgar, condenar e matar os criminosos instantaneamente em uma sociedade futurista cujo crescente aumento da violência urbana levou à essas medidas extremas (eliminando-se assim, as burocracias dos processos judiciais)!!! Assim, Dredd faz sua ronda diária em Mega-City 1 (uma imensa metrópole q na verdade é uma sátira/paródia do nosso cotidiano atual - com uma violência absurda, corrupção em todos os setores, e uma população cada vez mais estressada e psicótica...

As aventuras do Juíz Dredd geralmente são curtas, pois a revista "2000 A.D." é semanal (publicando em torno de 6 pág. de cada personagem por edição - já q Dredd é apenas 1 dos vários personagens da revista). É claro q a maioria das histórias "continua na próxima edição" (pois 6 pág. é mto pouco pra uma narrativa fluente), mesmo assim: os vários encadernados q compilam suas aventuras não costumam ter sagas mto extensas. Vários escritores e artistas famosos já trabalharam com o personagem lá fora: Garth Ennis, Alan Grant, Simon Bisley, e tantos outros.... mas infelizmente mto pouca coisa foi publicada no Brasil.

Aqui, o juíz estreou ainda nos anos 70 numa revista de curta duração da Ebal: "Ano 2000" (em formato magazine e P&B). Nos anos 90, ele voltou a ganhar destaque no Brasil qdo a Abril passou a publicar uma série de crossovers do Juíz com o Batman: "Julgamento em Gotham" (mini-série), "Vingança em Gotham", "A Charada Definitiva", e "Morra Sorrindo" (esta última publicada pela Mythos). Além dessas, tbm teve uns crossovers com os "Aliens" e o "Predador" (nos quais o Juíz Dredd exterminava essas 2 raças alienígenas). Tbm teve um divertido (e extremamente violento) encontro com o "LOBO" no especial: "Motoqueiros Doidos Vs. Mutantes do Inferno" (um dos gibis + insanos e fodões q eu já li até hj: recomendo, rs)!!!

A editora Pandora (q fechou as portas após um escândalo envolvendo pirataria de gibis - q ela publicava aparentemente sem ter os direitos autorais).... chegou a lançar 2 encadernados do "Juíz Dredd" em 2003: "Os Juízes do Apocalipse" e "Os Punhos de Stan Lee" (ambos com material clássico dos anos 80 extraídos das pág. da "2000 A.D."), além de uma tentativa de se lançar uma revista mensal dele (e q infelizmente durou apenas 2 ed). Eu tenho esse material na coleção, e achei todos (os 2 encadernados e as 2 ed. mensais) de excelente qualidade: as histórias são ultra-violentas, mas tbm trazem uma carga do bom e irônico humor britânico (repleto de críticas sociais)!!!

Por exemplo: em uma das histórias ("REBOSTEIO") o juíz é atacado por um bando de punks enquanto tá no banheiro sentado no vaso (em uma das capas acima), mas consegue matar todos os bandidos sem levantar o rabo da privada, rs.... Já em outra aventura ("BIMBA") o juíz vai parar numa dimensão q é uma sátira ao Universo DISNEY: e promove um verdadeiro massacre entre os animaizinhos fofinhos (todos genéricos de famosos personagens Disney) ao trocar tiros com um criminoso interdimensional - acabando completamente com a paz naquela pobre floresta encantada, rs!!! 

Agora, Dredd volta às telas de cinema..... num novo filme q promete fazer o público esquecer aquele mega-fracasso dos anos 90 estrelado pelo Stallone. O novo filme promete a violência q o anterior tratou de amenizar completamente (descaracterizando o clima dos gibis), além de uma trama mais condizente com o universo sujo, decadente e transgressor dos quadrinhos. Curiosidades: o Juíz tbm teve vários jogos de vídeo-game - um deles (q eu tenho no Playstation 1) requer o uso de uma pistola no lugar do joystick. E mais: o personagem tbm inspirou outro "Policial do Futuro" - o "Robocop" (não é um plágio, mas usa diversos elementos e o mesmo humor negro dos gibis do Dredd - e isso foi admitido pelo diretor do 1º filme do Robocop). E por fim: Dredd nunca tirou o capacete nos gibis, mas os criadores afirmaram certa vez q o rosto por baixo do capacete seria o de: Clint Eastwood!!!

Até+

32 comentários:

  1. Oi Leo!

    Parabéns pela matéria. Conheço pouco o universo do Dredd. Acho a proposta legal desse personagem. O filme dos anos 90 é sem comentários. Esse filme do
    Stalone é um representante daqueles filmes em que a industria se mete na mitologia do personagem e o afasta completamente de quem ele realmente é.

    Mas quanto a esse novo filme eu não sei muita coisa... Mas esse ator que fará o Dredd (Carl Urbes eu acho) eu gosto pra caramba. Lembro dele no Star Trek (Dr. McCoy).

    Há muito tempo não temos um bom filme "A lá" Blade Runner. Espero que esse aí traga toda a atmosfera suja, decadente e até um pouco "Noir" destes filmes.

    Abc!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. "Parabéns pela matéria. Conheço pouco o universo do Dredd. Acho a proposta legal desse personagem. O filme dos anos 90 é sem comentários. "


    Valeu, marcelo....

    o material clássico q eu li do Dredd é realmente mto bom (eu diria até q é espetacular: por saber conciliar tramas de ação com violência excessiva e tbm bastante humor - daqueles bem ácidos)!!!

    o filme do stallone passou longe mesmo da atmosfera do gibi.... virou um filminho bem "sessão da tarde" (sem violência e com roteiro imbecil - feito pra agradar a "molecadinha" q fica ligada na TV pra assistir "Malhação" em seguida)!!!

    não era um filme feito pro verdadeiro público do Dredd... q merecia um filme no mesmo nível do 1º ROBOCOP!!!

    mas agora eu acho q acertaram... a produção do novo filme é inglesa (livre das idiotices debilóides de hollywood - q poderia cagar de novo esse filme)... tbm tem censura alta - como a adaptação bem exige!!!

    a única vacilada no entanto, veio das editoras nacionais.... nenhuma delas se dignou a publicar NADA com o personagem às vésperas do filme (bola fora)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. E ai Léo td blz ...

    Vi a chamada desse filme hj na TV .. e me informei bem mais aqui no blog. Não sabia q esse Dredd era uma "herói" da DC. O Filme parece ser bem interessante, vamos aguardar o lançamento!!!!!!

    >>>>>

    Sobre as miniaturas.

    Léo olha q doido isso. Eu sempre to acompanhando diariamente o site de vendas da PaniniComics (http://www.paninicomics.com.br/web/guest/titulos_detail?category_id=165199); qnd foi na Terça dia 18/09 ... eles colocaram a venda o fascículo 10 do Sr. Destino, mais dataram como inicio de vendas dia 11/09; juro q não entendi até pq ontem nas bancas aqui de Santo André eu ainda não vi essa edição!
    E agora qnd foi hoje (20/09) eles já colocaram no site a venda do fascículo da Jean (11) e dataram o início de Vendas dia 17/09. To sem entender nda dessa pressa de Vendas da Panini .. =O

    Um grande Abraço.


    ResponderExcluir
  4. É quase certo, mesmo, que surja alguma coisa dele após o filme. O mercado de quadrinhos não perde muito tempo diante do cinema... Veremos.

    Só tenho uma HQ de Dredd. É um formato americano da Abril, num encontro com Batman em Gotham. Comprei quando era guri e, felizmente, ainda a tenho aqui.

    O personagem é muito interessante. Dá para fazer muita coisa boa com ele.

    Boa postagem!

    ResponderExcluir
  5. "Vi a chamada desse filme hj na TV .. e me informei bem mais aqui no blog. Não sabia q esse Dredd era uma "herói" da DC. "


    Ae, Jones... tdo tranquilo???

    na verdade o Dredd é dessa editora e revista inglesa ("2000 AD"), mas a DC obteve os direitos de publicação durante um tempo e lançou uma revista dele nos anos 90.... atualmente os direitos de publicação nos EUA me parece (não tenho certeza) estão com a "Dynamite" - mas essa tá só republicando material feito na Inglaterra por enquanto!!!

    seja como for... esse filme promete. Já vi umas cenas e achei fóda (mta ação e porradaria sem frescuras)!!!

    sobre as miniaturas....

    tbm não entendi essa da Panini: só espero q não baguncem mto as datas de lançamento... senão a gente pode se atrapalhar e acaber perdendo alguma!!!

    Ah, e outra coisa...

    vc pediu pra eu navisar se achasse uma do "Coisa" à venda, né???

    pois a loja daqui recebeu as 5 primeiras... e veio a do Coisa junto (lacrada e com revista)!!!

    se vc ainda quiser, me manda um mail: leoradd@gmail.com

    mas tem q ser rápido enquanto ainda tem (eles receberam uns 10 e alguns já saíram, rs)!!!

    Abs!!!

    PS: E assim q chegar a do "Destino" pra mim, postarei novas FOTOS aqui no blog (junto com a do "Cap. América" q eu recebi semana passada)!!!

    ResponderExcluir
  6. "É quase certo, mesmo, que surja alguma coisa dele após o filme. O mercado de quadrinhos não perde muito tempo diante do cinema... Veremos."


    Tomara mesmo, Kleiton...

    atualmente acho q é a Dynamite q tá com os direitos de publicação do Dredd fora da Inglaterra. E se for assim, quem poderia lançar material dele por aqui seria + provavelmente a Devir (apesar de q a Panini tbm publica gibis da Dynamite: "Jennifer Blood" por exemplo)!!!

    uma fase dele q eu gostaria mto de ler é a q foi escrita pelo Garth Ennis.... foram tantas histórias, q renderam em torno de uns 8 encadernados ao todo!!!

    se saísse isso aqui, seria uma raridade mto bem-vinda, rs!!!

    Valeu mesmo!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Um encadernadão apenas com seleção de histórias de Garth Ennis... Maravilha, hein?

    ResponderExcluir
  8. "Um encadernadão apenas com seleção de histórias de Garth Ennis... Maravilha, hein? "


    Algumas dessas capas acima da 2000 AD são dessa fase do Ennis...

    nunca li esse material, mas conhecendo o estilo linear do escritor, já podemos esperar q será barra-pesada de qq jeito, hehe!!!

    ele escreveu essa fase do Dredd pouco antes q começar "Preacher"....

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. "seja como for... esse filme promete. Já vi umas cenas e achei fóda (mta ação e porradaria sem frescuras)!!!"

    Léo estou ansioso pra estreia, curto demais esses gêneros de filme.
    E acho legal colocar esses personagens q muitos desconhecem e não tem nenhum destaque aparente nas HQ; assim temos a oportunidade de conhecermos a sua história melhor.

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>

    "vc pediu pra eu navisar se achasse uma do "Coisa" à venda, né???"

    Léo obrigado pelo aviso, mais como ti falei anteriormente acho q não compensa eu gastar comprando outra miniatura do Coisa, por um detalhe pequeno. Gostaria muito q vc achasse e me ajudasse na solução, saber a cor e o tipo de tinta adequada pra ele. Pois eu pintando a parte descascada, pra mim estaria tudo tranquilo ... ^^

    >>>>>>>>>>>>>>>

    Léo fui hj na Banca aqui da minha cidade e finalmente chegou o Dr.Destino, o dono da banca me disse q ele chegou hj!! Comprei e já garanti o meu. Amanhã tiro as fotos.

    Agora achei estranho a parada do site da comics; se o Destino chegou nessa semana, talvez eles queriam vender exclusivamente lá no site uma edição posterior a q está em circulação atualmente, tipo uma jogada deles. Vai Saber.

    Abrass

    ResponderExcluir
  10. "Léo fui hj na Banca aqui da minha cidade e finalmente chegou o Dr.Destino, o dono da banca me disse q ele chegou hj!! Comprei e já garanti o meu. Amanhã tiro as fotos. "


    Q ótima notícia, Jones....

    essa do "Destino" é uma das + esperadas por mim (sempre fui fanzasso desse vilão - e a miniatura é uma das + legais q vi por fotos)!!

    qto às tintas usadas pra retoque... eu ainda pretendo fazer uma matéria sobre isso aqui no blog. Só tô esperando comprar um kit com algumas cores e fazer uns testes de pintura com elas pra ver como fica. Aí minha idéia é tirar umas fotos (até com o nome e tipo de tinta correta pra pintura)!!!

    só não fiz isso até agora, pq sei q essas tintas não são tão baratas... e minha situação tá feia no momento, rs. (assim q tiver uma folga no bolso, comprarei o kit)!!!

    e a Comix tá mto estranha mesmo.... receberam alguns dos novos, mas mandaram pra loja aqui do sul (de quem ela é distribuidora) apenas os 5 primeiros.

    Vai entender, né??

    Abs!!

    PS: Ah, e manda aí o link das fotos do "Destino" qdo puder, blz??

    ResponderExcluir
  11. "essa do "Destino" é uma das + esperadas por mim (sempre fui fanzasso desse vilão - e a miniatura é uma das + legais q vi por fotos)!!"

    "PS: Ah, e manda aí o link das fotos do "Destino" qdo puder, blz??"

    Léo o Destino é show de bola tbm! Gostei bastante. Aqui as fotos:
    https://picasaweb.google.com/107479410545825173419/ColecaoMarvel#

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>

    "só não fiz isso até agora, pq sei q essas tintas não são tão baratas... e minha situação tá feia no momento, rs. (assim q tiver uma folga no bolso, comprarei o kit)!!!"

    Sem pressa Léo, qnd vc tiver a informação exata, vc me passa.

    Hj de manhã verifiquei o site da PaniniComics ... e para a felicidade, as edições: 1,2,3,4 e 5 está disponível novamente para compra. Espero q sempre continue assim, pq agora não to podendo mais gastar comprando uma nova miniatura; até pq meu orçamento me limita apenas a 2 miniaturas mensais, rs. Vou esperar um mês q eu compre apenas uma edição, ai quem sabe garanto o Coisa.

    Abrass

    ResponderExcluir
  12. Fala Leo blz cara ?
    Essa semana comprei 2 edicoes da serie Vertigo Crime publicado pela merda de editora chamada New POp.
    Comprei morte no bronx (bacaninha) e cidade de neblina, deveria chamar-se cidade do analfabetismo com tantos erros de portugues na edicao brasileira.
    Ambas edicoes achei bem fraquinha no geral. Esperava coisa melhor o bom mesmo é que paguei 10 pilas por cada num sebo.
    MAs estou escrevendo mesmo pra te pedir uma coisa tem como vc fazer uma materia sobre a hq chamada Age Of Reptiles achei sensacional essa estoria.
    To querendo comprar o omnibus mas tá foda!
    ABs
    Yegor

    ResponderExcluir
  13. "Léo o Destino é show de bola tbm! Gostei bastante. Aqui as fotos:"


    Mto bacana mesmo essa do Destino, hein Jones??

    pelas tuas fotos, parece ser uma das melhores de toda a coleção das lançadas até agora!!!

    durante a semana deve chegar pra mim... aí postarei as minhas fotos aqui tbm!!!

    qto ao site da panini... eu to achando q eles mandaram produzir mais das primeiras (q estavam esgotadas). É bom saber q não irão faltar qdo se esgotarem...

    Valeu mesmo, Jones!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  14. "Essa semana comprei 2 edicoes da serie Vertigo Crime publicado pela merda de editora chamada New POp."


    E aí, Yegor... blz??

    caramba, não sabia q essas edições nacionais tavam tão fudidas assim, putz... q falta de cuidado da New Pop (ainda mais com ed. tão caras q nem essas)!!!

    eu li todas essas da Vertigo Crime em scans... todas em inglês, e conforme eu já havia comentado na matéria q fiz sobre essa série, achei apenas medianas as histórias (dão pro gasto, mas não se equiparam à outras séries da Vertigo tipo: "100 balas" (essa sim, excelente)!!!

    qto à "Age of Reptiles"...

    não conheço essa HQ, mas vou dar uma pesquisada e tentar baixar ela pra ler, blz??

    se eu conseguir achar ela em scans... eu escrevo a matéria, blz??

    valeu pela dica, bróder!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  15. A única coisa que li do Dredd foi nos crossovers com o Batman hahahhahahahah

    ResponderExcluir
  16. "A única coisa que li do Dredd foi nos crossovers com o Batman hahahhaha"


    Esses crossovers com o Batman eu já tive tbm... mas vendi eles, pq a postura do Batman nessas histórias chega a irritar, rs:

    porra, o Juíz tava enfrentando um monte de assassinos e no meio do tiroteio o Batman ficava enchendo o saco com aquela moral de bom samaritano de querer preservar a vida dos piores marginais (inclusive do Coringa)!!

    o Juíz só não matou o Coringa... pq o Batman salvou a vida dele. Aí, é dose (pra eu q tô mais acostumado com anti-heróis tipo "Justiceiro" - simplesmente não dá, hehe)!!!

    em todos os crossovers com o Juíz... o Batman na verdade só atrapalha e não deixa o Dredd terminar o serviço, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  17. Fala leo, valeu por responder mias uma vez.
    Entao cara Age Of Reptiles possui apenas desenhos nao tem dialogos.
    Mas é muito muito foda mesmo os desenhos, estorias, etc.
    A hq foi publicada nos eua pela editora dark horse to pensando SERIAMENTE em comprar o Omnibus que tem tds as edicoes publicada ate agora.
    Falow
    Yegor

    ResponderExcluir
  18. "Entao cara Age Of Reptiles possui apenas desenhos nao tem dialogos.
    Mas é muito muito foda mesmo os desenhos, estorias, etc."


    Valeu, Yegor...

    eu tbm pesquisei e achei algumas imagens: realmente a arte é impressionante (cheia de detalhes minuciosos da selva e dos cenários)!!!

    mas realmente, nem teria como ter diálogos... já q parece ser toda estrelada por dinossauros, rs...

    ainda não achei elas pra baixar, mas vou seguir procurando, pois tbm achei mto bacana o material!!!

    valeu mesmo pela dica... eu não conhecia essa HQ!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  19. Age Of Reptiles lembra e muito um manga nos mesmos moldes chamado GON.
    Contudo Age Of Reptiles parece retratar mais a vida selvagem dos dinossauros, luta pela sobrevivencia, etc. Enquanto GON relata apenas as aventuras do Gon.
    Agora so falta eu encontrar Frankenstein do Bernie Wrightson e ai eu vo ficar realmente contente!
    Abs
    Yegor

    ResponderExcluir
  20. "Agora so falta eu encontrar Frankenstein do Bernie Wrightson"


    essa eu tenho baixada....

    a arte é impressionante tbm: extremamente bem detalhada!!!

    devo postar uma prévia dessa ed. aqui no blog.... ando pensando em escrever sobre "Frankenstein" (desde q comecei a ler a nova revista da DC "Agente da Sombra")... e numa matéria assim, não poderá faltar essa do Bernie, rs!!

    essa merecia sair publicada aqui em ed. de luxo até... pois é a melhor adaptação do livro pra quadrinhos q existe!!!

    o livro tbm é ótimo (eu tenho em pocket pela Martin Claret)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  21. Legal Leo. Não conheço praticamente nada do Dredd então esse post foi bem útil. fui ver o filme hoje é achei fantástico. Logo(pela minha falta de tempo não sei se tão "logo" assim U.U) tem post lá no Clarim.

    Ps. Me chamou a atenção essa história: "Os punhos de Stan Lee " XD

    ResponderExcluir
  22. "Ps. Me chamou a atenção essa história: "Os punhos de Stan Lee " XD "


    Q bom q vc curtiu o filme, Mac...

    a repercussão q ele tá tendo na mídia tá gerando MUITA polêmica: pois ele é a representação do próprio SISTEMA exterminando os criminosos. Assim, os defensores dos direitos humanos não estão gostando nada desse filme (a "Folha de SP" detonou o filme tachando ele de "barbarismo" pra baixo, rs)!!!

    o título da crítica publicada na Folha é: "Dredd não é um filme pra humanos".... na verdade o cara q escreveu a crítica é daqueles q sobem nas tamancas qdo um bandido é morto pela polícia... mas q ficam bem quietinhos e não se manifestam qdo ocorre o contrário!!!

    Apesar da polêmica e do burburinho q tá causando na mídia (algo equivalente ao q ocorreu com o filme "Stallone Cobra" nos anos 80 - só q em proporção menor)... infelizmente o filme do Dredd tá fazendo pouca bilheteria (devido à alta classificação etária)!!!

    qto aos "Punhos de Stan Lee"....

    na verdade é só uma brincadeira com o nome, hehe. Na história o Juíz enfrenta um chinês chamado "Stan Lee" (zoação tbm com o Bruce Lee, rs)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  23. "Mto bacana mesmo essa do Destino, hein Jones??

    pelas tuas fotos, parece ser uma das melhores de toda a coleção das lançadas até agora!!!"

    Vdd Léo ... apenas as cores da miniatura e diferente das publicações. No caso a vestimenta é verde escura, das publicações é um verde mais claro. E o cinto vem preto, mais nas publicações é marrom.

    Já viu q no site da Panini Comics já lançaram a edição 12 (Homem de Ferro)? A cda semana tão lançando uma edição!
    Resta saber se o ritmo de vendas nas bancas é quinzenal como antes; pq no site ta sendo semanal. rs

    Abrass

    ResponderExcluir
  24. Ae, Jones... blz??

    nos gibis clássicos do 4F (anos 60) a capa do Destino é verde escura mesmo.... não sei como andam retratando agora pq não tenho lido da marvel atual, mas creio q a miniatura esteja fiel ao visual clássico!!!

    só faltou um coldre com uma arma no cinto (q ele usava na época)!!!

    seja como for, deve estar chegando pra mim nos próximos dias... assim q chegar, eu posto as FOTOS aqui no blog!!!

    qto ao Homem de Ferro... cara, não pode ser: tá mto rápido isso. Deve ser algum erro do site ou então alguma pré-venda. Nem a "Fênix" saiu ainda... sem falar q fossem manter esse ritmo, iríamos todos à falência rapidinho, rs!!

    engraçado é q no site oficial das miniaturas, só botaram fotos até o 15 (Thor)... tá chegando perto e até agora não atualizaram o site com novas miniaturas!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  25. oi leo acho muito foda o personagem juiz dredd , gosto dele pq ele é frio e calculista e é um heroi bem diferente vai chegar dos HQs dele pra mim PREDADOR X JUIZ DREDD.CONHEÇO bastante este personagem .

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. e leo me da uma força e segue meu blog e me ajuda a divulgar pq seu blog é muito bom e famosSo pelos leitores de HQs
    meu blog se chama site dos quadrinhos onde eu mostro minha coleção de HQs . agradeço se me ajudar a divulgar o meu blog .

    http://sitedosquadrinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. "meu blog se chama site dos quadrinhos onde eu mostro minha coleção de HQs . agradeço se me ajudar a divulgar o meu blog ."


    E aí, Nerd... tdo blz??

    já tô seguindo teu blog... e vou ajudar a divulgar tbm, ok?

    começar um blog é a parte mais difícil... mas manter ele sempre atualizado é ainda pior, hehe. Desejo boa sorte pra vc e tamos aí pra ajudar no q precisar, blz?

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo blog irmão, tenho apenas um gibi do Dredd, hilário pra caramba, faço coleção de alguns gibis e agora estou visando alguns gibis do Dredd, parabéns pela matéria, me deu uma boa idéia por onde procurar, um abraço.

    ResponderExcluir
  30. "Parabéns pelo blog irmão, tenho apenas um gibi do Dredd, hilário pra caramba"


    Brigadão mesmo por ter curtido o blog, brother!!!

    eu tenho 2 gibis fininhos do juíz (q saíram pela Pandora) q são os q eu acho + engraçados:

    num deles ele invade o universo da Disney e faz uma chacina por lá, rs (o nome da história é: "BIMBA")!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de saber quantas HQ's são do Juiz Dredd?
    E por onde posso baixar em pdf para ler e saber mais sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São várias HQs dele (centenas ou milhares), pois são publicadas histórias curtas do Dredd desde os anos 70 de forma semanal na Inglaterra!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...