06/07/2018

A "Coleção Histórica - Paladinos Marvel" (Vol. 5): O "Demolidor" Vs. "Dr. Destino"...

A "CHM - Paladinos Marvel"... Chega às bancas de surpresa (sem aviso prévio) trazendo a 2º fornada de clássicos dos vigilantes urbanos da Marvel: "Demolidor", "Luke Cage", "Punho de Ferro", e "Cav. da Lua" (desta vez, não teremos o "Justiceiro")!

E o Vol. 5 (capa acima) é dedicado ao "Demolidor" de Stan Lee & Gene Colan (material anos 60)... Aqui, o Homem Sem Medo enfrenta o "Dr. Destino", "Cobra", "Mr. Hyde", e "Ardiloso": Com participações especiais do "Poderoso THOR", "4F", e "Homem-Aranha"!

Confira abaixo o conteúdo completo desta edição:

Depois da fase inicial do "Uniforme Amarelo" (publicada na íntegra na "Biblioteca do Demolidor" e parcialmente no Vol. 1 da "CHM - Paladinos") e muitos anos antes de Frank Miller reformular quase que completamente o personagem... O "Demolidor" viveu aventuras menos violentas e sombrias (digamos assim), enfrentando vilões fantasiados e contando com a ajuda e participações especiais de diversos super-heróis, afinal: Eram os Anos 60 (a Era de Prata) e o Universo Marvel estava em plena construção, experimentações, e expansão!

E é justamente esse período que será abordado nas edições do "Demolidor" na "CHM dos Paladinos"... Ou seja, o leitor deve ler o material dentro do contexto da época e se desligando da versão mais madura e realista de Frank Miller (e demais fases que vieram posteriormente e que procuraram manter o estilo estabelecido por Miller). Aqui, as histórias são assinadas por Stan Lee & Gene Colan (a mesma dupla que firmaria parceria também em: "Cap. América") e foram publicadas originalmente em: "Daredevil" nº 30-32 e 35-38!

Nas histórias (publicadas pela EBAL), o "Demolidor" encara 2 vilões casca-grossa que atacaram ninguém menos que "THOR - O Deus do Trovão": "Cobra e Mr. Hyde"... E numa sequência eletrizante, o "demo" enfrenta um tradicional inimigo do "4F" (especialmente do "Tocha Humana"): "Pete Pote-de-Pasta" (!) ou melhor: O "Ardiloso"! E falando em inimigos tradicionais do "4F", ELE não poderia faltar: O "Dr. Destino", que troca de corpo com o "Demolidor" (essa história foi publicada em "Homem-Aranha" nº 70 da EBAL e ficou sem final na época)! Enfim, uma boa seleção pra quem quiser conhecer melhor os primórdios do Homem Sem Medo!

Até+

84 comentários:

  1. Grato por essa resenha, Leo !

    Taí uma coleção cujo material só compro esporadicamente, só mesmo aquilo que me interessa. E pelo que pude perceber, esse vol. está fora das minhas expectativas. Vou economizar essa grana pra adquirir o Escalpo 2. Pé no freio este mês.

    Abs !

    ResponderExcluir
  2. Olá Leo!

    Rapaz, DD pra mim é do Miller em diante. Se os tempos fossem outros, até daria chance pra essa fase "mais fantasiosa".

    Tenho até mais curiosidade pela fase do Murdock c/ o Natasha do que essa.

    Mas agora, qualquer economia que faço é importante pra manter o foco. Ainda estou juntando pro DD no Pavilhão.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  3. A propósito por falar em manter o foco...

    Se alguém se interessar vendo o Paladinos Marvel do Cavaleiro da Lua por meros R$ 10,00 + frete por registro módico.. O total deve ficar por menos do que o valor de capa. Tá em condição de banca.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  4. Olá pra todos!

    Aproveito e pergunto se os amigos sabem algo a respeito de um futuro "Coleção Histórica Marvel - Surfista Prateado". O personagem merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De confirmado não tem nada, pelo que sei.

      Caso venha ter, primeiro devem repetir novamente o mesmo conteúdo da 1ª BHM, pois já repetida na Salvat Black Surfista Origens, antes de darem continuidade ao conteúdo do seria 2ª BHM.

      Mas a melhor pessoa pra dizer isso é 0 X-9, não é Leo?

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  5. E aí, Leo, tranquilo?

    Essa não pode faltar. Quando sair aqui em PoA, junto com o Hellblazer Assombrado (Warren Ellis), cofre.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Fala,Léo!
    Foi com surpresa que deparei-me com esta edição em banca, neste domingo.
    Para os leitores com boas memórias desta fase da Marvel, como o meu caso, é um prato cheio!

    E ficou ainda, com uma grata surpresa no final: a republicação de uma história do 4F, que saiu pela RGE, na edição nº01 dos "Quatro Fantásticos" de 1979!
    Rola um quebra entre os 4F e Thor/Aranha e DD!

    A edição contem histórias que desconhecia, pois tinha muito pouco material da Bloch.

    Mas não deixo passar edições com o Gene Colan! E a história final, é do Kirby(que bônus!).

    A lamentar, a ausência de capas internas.

    Mas ainda acho a CHM uma ótima coleção com seu estilo "Almanaque", pois sempre pode haver alguma história surpresa.

    Imperdível para aquela galera que curtia as edições iniciais da Abril/RGE!

    abs.

    ResponderExcluir
  7. Este é um volume sensacional. É da primeira década do Demolidor, bem antes das manipulações realizadas no Brasil pela Editora Abril.

    Apesar de não ter as capas originais, essa edição encerra com a publicação de uma revista do Quarteto Fantástico que não está mencionada em nenhum lugar (nem mesmo na capa do encadernado). Trata-se da Fantastic Four N. 73 que encerra a história do Demolidor x Dr Destino que havia sido deixada "em aberto" pela EBAL.

    Esta edição tem também a capa da primeira revista de Thor que foi lançada no Brasil (pela EBAL, em 1967). É a página 7 que foi utilizada com sendo a capa da Álbum Gigante N. 0 da EBAL.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da fase Bendis que ao meu ver conseguiu inovar trazendo consigo o legado Frank Miller. Também estou na contenção de gastos, fora essas duas fases que citei me interesso apenas pela fase Ann Nocenti/Romitinha. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  9. blz leo?

    não tenho nenhuma afinidade com este período do demolidor, vou passar longe desta edição, gosto muito do demolidor mas como o VAM! falou é só do miller pra frente.

    abraço

    ResponderExcluir
  10. Tudo bem? O fechamento da história da EBAL saiu depois em Os Quatro Fantásticos 1 da RGE. Mas agora na CHM, completa é bem melhor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Leo!

    Me lembro de que quando criança quando a Abril publicava "Grandes Momentos Marvel" em suas revistas onde tinha uma espécie de moldura com a imagem dos principais heróis criados na década de 60, havia a imagem do Demolidor de pé no canto esquerdo, onde eu ficava pensando que mais cedo ou mais tarde ia ter alguma publicação de histórias antigas do herói.Porém isto nunca aconteceu!

    Com 13 anos (em 1987), numa troca de HQs com um amigo eu consegui o "Almanaque Marvel# 01 da RGE que trazia a origem do Demolidor de Stan Lee e Bill Everett, sendo o meu primeiro contato com uma fase pré-Frank Miller com o herói, mas como a edição era antiga seria muito difícil conseguir mais histórias deste período.Em 1990 qunado eu tinha 16 anos saiu "Superaventuras Marvel 100" que de certa forma supriu minha curiosidade sobre as histórias do herói na Era de Prata, mas tenho de confessar que não gostei já na época a história do "Mike Murdock"!

    Os sebos aqui na época não tinham edições de outras editoras onde o Demolidor aparecia, era só fase a aprtir das publicações da Abril!

    Em 2009 saiu a Biblioteca Histórica Marvel minha curiosidade foi saciada, onde vi as aventuras do herói com seu antigo uniforme, e as trocas de símbolo até a mudança para seu uniforme tradicional!

    Embora o Demolidor seja meu herói favorito da Marvel, tenho de reconhecer que as histórias dele da Era de Prata eram as piores se comparadas a outros personagens na época. Faltava inspiração, foco, e a fórmula Marvel que tornava os personagens cativantes logo de cara!

    O Demolidor aqui parece um genérico do Aranha com suas piadinhas numa história qua mais parecia uma história de amor de folhetins romanticos onde Karen Page gostaria que a versão "cafajeste" do herói notasse seu penteado novo!

    O curioso é que Matt Murdock não trabalhava, nem ia no escritório, e os demais integrantes da sociedade jurídica ficavam de papo pro ar o tempo todo, e o Mike Murdock só ia no escritório para zuar!

    Eu gostei da arte do saudoso Gene Colan no herói, que o retratava marombado, mais ou menos como o físico do Batman, ao contrário da Fase Miller onde ele ganhou seu visual definitivo sendo esguio e definido!

    Pretendo continuar a acompanhar esta fase da Era de Prata do herói para conhecer seus primórdios, mas as coisas não mudarão de estilo até a chegada de Frank Miller no título do herói(nem na época da Viúva Negra que li algumas por scans), mas a crítica que faço deste época é apenas construtiva, e serve para entender o porquê do Demolidor ter tido tantas histórias puladas por aqui desta fase e da sua revista quase ter sido cancelada nos Anos 70.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podiam ser as piores histórias da Marvel, havia sempre as do Homem de Ferro!

      E eu sou muito mais fã do ferroso do que do Demolidor, mas ele só ficou realmente interessante com Michelinie e Layton...

      Excluir
    2. "...mas ele só ficou realmente interessante com Michelinie e Layton..."

      Pelo que me lembro, eles foram os primeiros a me fazer acreditar que o Stark realmente usava uma "armadura de ferro".

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Sim, entre (muitos) outros problemas do Homem de Ferro clássico, ele nunca teve um desenhista regular que soubesse realmente desenhar tecnologia antes dessa fase!

      Excluir
    4. Aconteceu a mesma coisa com o FF do Byrne, foi através dele que as histórias passaram a me interessaram, pois a tecnologia era representada de forma bastante crível, ajudando a embasar os conceitos.

      Antes eu só curtia o desenho do menino que virava o Coisa, juntando as duas metades de um anel. :P

      O Layton e Byrne foram a ILM da Marvel.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. Definitivamente só você! ;-)

      Agora, o Quarteto de Lee e Kirby era muito bom. Diferente do Ferroso, o Quarteto teve muitas fases boas antes dos anos 80.

      Excluir
  12. E aí, Leo, beleza? Acho que vou encarar esse volume. Mas, é claro, desde que consiga um desconto camarada.

    Essas capas são um show à parte. Pena que não virão no interior do volume - uma perda para os colecionadores.

    A republicação das histórias iniciais de "Surfista Prateado", será muito bem vinda. Acho que nesse caso vou pegar sem desconto mesmo. Aquela aventura em que ele enfrenta o maligno Mefisto é marcante.

    Como está narrado na aventura, a criatura aprisiona o corpo dele, mas a alma continuou livre e leve. Ele (o Surfista) não se vendeu ou rendeu para o mal. Edificante!!!

    Então é isso, companheiro, tudo de bom para você e para os camaradas aqui do SUB. Até a próxima,

    Michel

    ResponderExcluir
  13. Olá Léo!
    Aprecio, e muito, a arte de Gene Colan e as histórias de Stan Lee. Sou sessentista convicto. Histórias leves com sequências previsíveis que alegraram a minha infância nos bons tempos da EBAL. Cofre certo essa edição do Demolidor.

    ResponderExcluir
  14. "Vou economizar essa grana pra adquirir o Escalpo 2. Pé no freio este mês."


    E aí, Antonio... blz?

    Os termos: "ESCALPO 2" e "Pé no Freio"... na MESMA frase, definitivamente: Não combinam, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "Mas agora, qualquer economia que faço é importante pra manter o foco. Ainda estou juntando pro DD no Pavilhão."


    E aí, VAM... blz?

    Te confesso q TBM tô tentando juntar uma "verbazinha" básica pro "Pavilhão D"... Se bem q se o "Justiceiro" me aparecer antes pela frente: Vai furar a fila!

    Mas já vi a ed. do "demo" ao vivo e ficou bem legal... Tá bem encorpada (tem umas 18 histórias) e com todas as CAPAS no miolo. A arte melhor MTO tbm no papel couché (em pisa-brite se perdiam os detalhes e ficava mto escuro)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...Se bem q se o "Justiceiro" me aparecer antes pela frente: Vai furar a fila!"

      Isso não faço, não. Pelo simples motivo que o DD é com certeza a última que pego e o Justiceiro ainda serão mais 3 ou 4. Então é melhor nem começar... ainda mais agora que o Sr. já me veio com esse comentário despretensioso logo abaixo "...não será mais apenas um "sonho distante..."

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Hahaha, eu devia ter guardado "essa" pras previsões do ano q vem, kkk (já q esta ano já tá fechado pelo visto, rs)!

      Mas se eu tiver q escolher entre "demo X justiceiro"... Eu fico com o 2º, por ser mais fã do personagem E do escritor (do Ennis eu leria até bula de remédio se ele escrevesse, rs)!

      Além do mais... numa pior das hipóteses, eu ainda poderia considerar o "Decálogo" como sendo o FIM da fase Bendis (já q esse outro encadernado é 75% Brubaker)!

      Abs!

      Excluir
    3. "...é 75% Brubaker..."

      Olha até esse momento não tinha parado para esmiuçar a edição e realmente, são 6 Bendis e 12 Bruba... eu tinha a impressão que viria somente o 1º arco do Bruba, mas é quase 1/3 de toda a Fase dele.

      A Panini pra completar, precisaria lançar apenas mais dois DeLuxe. Acho que vou rever minha estratégia e seguir comprando.

      Putz! Complicou! Se antes já estava difícil ir adiante com o Justiceiro do Ennis, agora então...

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    4. Pois é, VAM...

      Esse encadernado do "demo" é um baita TIJOLÃO mesmo... E além do final da fase Bendis, ainda cobre o 1º ANO inteiro do Brubaker!

      Eu só não gostaria q a Panini dividisse as edições de forma a incluir a péssima saga "Shadowland" no último encadernado, pois sei q a fase Brubaker deixa um gancho pra isso no final (foi o q me disseram - não li o resto do Brubaker, mas li a "shadow" em scans na época)!

      Abs!

      Excluir
    5. "...Eu só não gostaria..."

      Olha se ela realmente quiser publicar essa "Shadowland" por aqui, penso que é capaz de fazer desse jeito. Não consigo imaginar alguém pagando R$ 100,00 num DeLuxe dessa bagaça...

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    6. Bem, já saiu a "Terra das Sombras" pela Salvat, né?

      Daí pra panini repetir num Deluxe é um pulo, hehe!

      Abs!

      Excluir
  16. "Aproveito e pergunto se os amigos sabem algo a respeito de um futuro "Coleção Histórica Marvel - Surfista Prateado". O personagem merece."


    E aí... blz?

    Não, infelizmente não se tem mais NADA previsto pro "Surfista"... Até uns 3 anos atrás a Panini ainda havia prometido retomar a "Biblioteca" dele (em capa-dura), mas desistiram de vez da ideia e não se falou mais no assunto!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Essa não pode faltar. Quando sair aqui em PoA, junto com o Hellblazer Assombrado (Warren Ellis), cofre."


    E aí, Lierson... blz?

    Eu tbm tô na espera do "Assombrado"... q deve chegar semana q vem na Tutatis - de repente até junto com essa "CHM" (eu te aviso qdo pintar na área)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "E ficou ainda, com uma grata surpresa no final: a republicação de uma história do 4F, que saiu pela RGE, na edição nº01 dos "Quatro Fantásticos" de 1979!
    Rola um quebra entre os 4F e Thor/Aranha e DD!"


    E aí, Victor... blz?

    Puxa, valeu mesmo pelo aviso... Essa ed. ainda não chegou aqui e não a vi ao vivo: Assim, não sabia q tinha tbm essa história do "4F" no mix (ela não consta do release oficial da "CHM" e nem na contra-capa da edição - q me mandaram uma FOTO)! Mas foi uma boa sacada, já q essa HQ do "4F" fecha as pontas soltas desse arco do "DD X Destino"!

    Uma pena mesmo (mais uma vez) a ausência das CAPAS internas... E pelo q se pode ver nas imagens acima, são belas capas (bem dinâmicas)! Certamente, faltou espaço por causa da inclusão da história do "4F" (se bem q foi um belo "bônus" surpresa mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Este é um volume sensacional. É da primeira década do Demolidor, bem antes das manipulações realizadas no Brasil pela Editora Abril."


    Oi, Lenimar... Tdo bem?

    Sem dúvida, trata-se de uma edição imperdível pra quem curte o material mais clássico da Marvel e vale como curiosidade pra quem quiser conhecer melhor essa fase inicial do "Demolidor" (raramente republicada no Brasil e mais restrita apenas à quem tiver as ed. da EBAL e Bloch)!

    A RGE publicou pouquíssima coisa do "demo" e foi mais da fase: "Uniforme Amarelo"... E a Abril preferiu ir direto pra fase Miller (pulando uns bons ANOS de histórias nesse meio-tempo, hehe)!

    E fico feliz em saber da inclusão dessa HQ do "4F" (Lee/Kirby), q realmente: não consta em nenhum release oficial (e nem na contra-capa da CHM)... E tbm em saber q aquela capa clássica do "THOR" da EBAL, era na verdade um QUADRO de uma das histórias do demo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse arco, com a FF 73, consta nas melhores histórias do demolidor pelo site cbr (43. “The Living Prison” (Daredevil Vol.1 #35-38, Fantastic Four #73))- https://www.cbr.com/50-greatest-daredevil-stories-master-list/

      acho que ficaria incompleto se não tivesse. que bom que tem. Dessa lista acho que só me falta FF39-40. espero que um dia saia tbm.

      LUIZGARCIA

      Excluir
    2. E aí, LUIZ... blz?

      Valeu mesmo pela LISTA... e concordo com boa parte dela, hehe: Tenho quase todas as HQs do "demo" consideradas como as "melhores" (já contando com essa "paladinos 5" q vou pegar certo qdo chegar aqui)!

      E essas "FF 39-40" eu tenho pela EBAL... Saiu no mix do "Aranha" da EBAL e foi adaptada pro desenho animado do "4F" nos anos 90 com o título: "E o Homem Cego Os Guiará" - É EXCELENTE, diga-se de passagem, e é nesse arco q o "Coisa" esmaga as mãos do "Dr. Destino" apertando elas até virarem guisado, rs!

      Abs!

      Excluir
    3. No dvd "Demolidor vs Homem-Aranha" tem como um dos extras esse episódio do quarteto.

      Aliás, é lamentável como esses desenhos noventistas tiveram seu lançamento para home vídeo sucateados.

      Excluir
    4. Bem lembrado, SEMI...

      Eu pirateei esse DVD na época: Então eu tenho esse episódio do "4F" e nem me dei conta, hehe!

      E vc tem razão: Os desenhos da Marvel dos anos 90 eram mto bons (Aranha, Xis-Mêin, 4F, Surfista)... Mas saíram mal e porcamente em DVD (q burrice dos caras, pois perderam de faturar uma GRANA violenta qdo esses desenhos tavam no auge)!

      Abs!

      Excluir
  20. "fora essas duas fases que citei me interesso apenas pela fase Ann Nocenti/Romitinha."


    E aí, Roberto... blz?

    Cuidado com aquilo q vc deseja, hehe... Pois ao q tudo indica, a fase Nocenti/Romitinha em breve não será mais apenas um "sonho distante", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...em breve não será mais apenas um "sonho distante..."

      A gente já está nessa espera tem pelo menos 3 anos... mas diga o X-9 tem soltado alguma pista?!

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Sempre quis ler essa fase. As edições de Superaventuras Marvel que peguei com histórias desse período só me deixaram curioso. E que venha num formato moderado. Rs Roberto Xavier.

      Excluir
    3. Tenho que admitir que aquele post das coleções imaginarias me fizeram ficar muito puto com esse site. Quando vi aquelas caixas do demolidor da Ann Nocenti comecei a pular de alegria. A decepção, depois de ter lido melhor a matéria, foi um chute nos bagos. Eu sempre duvidava que essa fase fosse republicada aqui, mas a Panini está mandando muito bem com o material de nós velhos saudosistas. Só falta eu ter o quarteto do Byrne em formato americano para eu ficar plenamente satisfeito.

      Excluir
    4. "mas diga o X-9 tem soltado alguma pista?!"


      E aí, VAM... blz?

      Sim, ainda é cedo pra uma confirmação OFICIAL: Mas podemos dizer q essa fase já está num processo adiantado de planejamento (se bobear, lá pro ano q vem até)!

      Mas claro, por enquanto isso é uma "conversa de vestiário" (como diria o Trump, hehe)...

      Abs!

      Excluir
    5. "E que venha num formato moderado. Rs"


      Tbm conto com isso, Roberto... Meu bolso agradeceria, hehe!

      No mais, tenho essa fase mto salteada na "SAM"... pois perdi parte dessas revistas num lote de formatinhos q foram destruídos pelo MOFO na minha antiga moradia. Mas lembro q pegou justo um período em q a impressão da Abril tava uma MERDA: com um papel mto ruim nas mensais (vai ser mto bem-vinda uma republicação agora)!

      Abs!

      Excluir
    6. "Tenho que admitir que aquele post das coleções imaginarias me fizeram ficar muito puto com esse site."


      E aí... blz?

      Aquela postagem rendeu polêmica por causa disso mesmo, hehe... Principalmente qdo começaram a espalhar as capas no face sem terem lido a matéria (e olha q eu já tinha botado no título q eram coleções "Imaginárias", rs)!

      Mas de qq forma... Em breve ela deve deixar de ser "imaginária", e se for baseada na versão da Espanha (como tudo indica q deve ser) até as CAPAS serão as mesmas q o VAM escolheu, kkk!

      Abs!

      Excluir
  21. "gosto muito do demolidor mas como o VAM! falou é só do miller pra frente."


    E aí, gustavo... blz?

    Não tem comparação mesmo: O Miller praticamente recriou (de forma melhorada) o estilo gráfico e narrativo do "demo"... E o Bendis mandou bem tbm (a fase dele é disparada o momento de maior inspiração desse escritor - q eu acho bastante irregular, mas q acertou bem nesse caso)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Tudo bem? O fechamento da história da EBAL saiu depois em Os Quatro Fantásticos 1 da RGE. Mas agora na CHM, completa é bem melhor."


    Oi, Colecionador... Tdo bem?

    Na verdade, a história q parece ter faltado sair pela EBAL foi a "Daredevil" nº 38 (com a 2º parte do confronto com o "Destino"). Pelo q eu pesquisei no "Guia dos Quadrinhos" (já q não tenho essas ed. da EBAL) havia saído apenas o nº 37 (q é a CAPA da "CHM") e depois a tal história do "4F" na RGE!

    Seja como for... Essa ed. da Panini tá "redondinha" agora, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Em 1990 qunado eu tinha 16 anos saiu "Superaventuras Marvel 100" que de certa forma supriu minha curiosidade sobre as histórias do herói na Era de Prata, mas tenho de confessar que não gostei já na época a história do "Mike Murdock"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Eu vivenciei uma situação parecida com a sua em relação ao "Demolidor"... Pois cheguei a conhecê-lo ainda com o uniforme amarelo nos "Almanaques Marvel" da RGE (a 1º história q li dele foi a do "Homem-Púrpura", q foi CAPA da "Paladinos" 1 no ano passado)!

    Achei um herói intrigante (pelo fato de ser cego - o q já era um diferencial q despertava interesse), mas não cheguei a ter mta empatia por ele nessa fase inicial... Só comecei a curtir MESMO qdo comprei a "SAM" nº 1, com a estreia do Miller (aí, sim: O "demo" subiu rapidamente ao patamar de um dos meus 5 heróis favoritos da época - junto com: Aranha, Surfista, Nova, e 4F)!

    E é engraçado como na época a FALTA da internet nos mantinha mais "alheios" à realidade... e eu nem imaginava q haviam sido PULADAS mais de uma CENTENA de histórias do "demo" antes da fase Miller (só fui descobrir isso ANOS depois, qdo retornei ao meio de quadrinhos na década de 90). Foi nessa época tbm (1995) q comprei a "SAM" nº 100 (em sebo) e redescobri parte do material antigo do demo: Eu havia perdido essa edição logo q foi lançada (por ser durante o período em q eu tava afastado dos gibis)!

    E tive a mesma impressão q vc: Achei bem ruinzinha a história do "Mike Murdock" (o falso irmão do Matt - interpreto pelo próprio)... q só aparecia no escritório pra ZUAR e atrapalhar o trabalho dos outros, rs (não tinha propósito aquilo, hehe)!

    Seja como for... Fiz as pazes com essa fase clássica ao comprar a "Biblioteca", foi qdo percebi q mesmo com suas deficiências narrativas: Ainda era uma fase inicial q trazia interesse e curiosidades (pra quem era fã do personagem q nem eu)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Leo,

      Curioso, meu top five da época era quase igual ao seu, só que no lugar do surfista vinha os x-Men (que a gente chamava de xis méim, rsrss), embora eu seja muuuito fã do norrin radd.

      Aproveito pra uma dúvida, vc já sabe qual será o conteúdo das próximas CHMs dos Paladinos? E não vai ter box?

      Estou mais interessado no Da Lua, no Punho e no Cage...

      Abs, Teo
      O colecionador de Indaiatuba

      Excluir
    2. Heresia! Mike Murdock era sensacional!

      Excluir
    3. "Aproveito pra uma dúvida, vc já sabe qual será o conteúdo das próximas CHMs dos Paladinos? E não vai ter box?"


      E aí, Teo... blz?

      Eu tbm gostava mto dos "Xis-Mêin", rs... E acompanhei a escalada deles ao sucesso desde os tempos da RGE. Mas naquela época a competição era ACIRRADA, e tínhamos vários heróis em EXCELENTES fases sendo publicadas ao mesmo tempo (como era difícil elaborar um "TOP" 5, kkk)!

      Qto à sua dúvida... A seleção de material das "Paladinos" acabou fugindo do radar do" X-9" desta vez, hehe: A não ser pelo "Cav. da Lua", q segundo ele deverá manter a ordem cronológica sequencial ( a exemplo do Vol. 1)! E o BOX virá no Vol. 4 (atrasou a confecção da caixa pelo q eu soube)!

      Abs!

      Excluir
  24. "Não podiam ser as piores histórias da Marvel, havia sempre as do Homem de Ferro!"


    Pô, Hunter...

    Vc não achava legal o Stark carregando a armadura (maleável) numa maletinha fininha... e tendo q recarregar ela na TOMADA? Sem falar em disputar a secretária com seu próprio guarda-costas bobalhão e ainda facilitar pro rival a conquista da mulher naquele eterno namorico adolescente de folhetim? kkk

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior ou não, sempre achei essas histórias iniciais do HF um passatempo agradável!

      Excluir
    2. Se os defeitos fossem esses...

      Até o Layton, o Stark NUNCA teve um desenhista que soubesse desenhar tecnologia, para início de conversa. Quando Happy e Pepper se afastaram da série ele não teve mais um elenco de apoio, todos os coadjuvantes novos eram sempre mortos ou afastados pelas equipes criativas seguintes (sim, o Ferroso foi escrito por uma sequência de Stragados...).

      Os vilões eram desinteressantes. Montes de comunas de armadura (já um tipo de personagem obsoleto nos anos 60!), de vilões de um único gimmick que passariam vergonha no Flash e/ou de completos idiotas. Seus arquivilões eram o Mandarim, que já era um estereótipo vergonhoso quando foi criado, e, nos anos 70, o Midas. O MIDAS!!!

      Excluir
    3. Bem nessas, Hunter...

      Só de vilõezinhos toscos do ferroso, a gente poderia passar HORAS escrevendo aqui, hehe... Entre os meus restolhos "favoritos" (por assim dizer) estão estes:

      https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/S/cmx-images-prod/Item/91789/DIG019862._SX1280_QL80_TTD_.jpg

      https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/S/cmx-images-prod/Item/92352/DIG019955._SX1280_QL80_TTD_.jpg

      https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/S/cmx-images-prod/Item/92458/DIG019976._SX1280_QL80_TTD_.jpg

      https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/S/cmx-images-prod/Item/92513/DIG019987._SX1280_QL80_TTD_.jpg

      https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/S/cmx-images-prod/Item/97647/DIG020753._SX1280_QL80_TTD_.jpg

      https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/S/cmx-images-prod/Item/119730/DIG024532_1._SX1280_QL80_TTD_.jpg

      A tosqueira comia solta mesmo, hehe... Qto aos estereótipos racistas, a Marvel se superou utilizando nada menos do q 3 VILÕES orientais praticamente IGUAIS: "Fu Manchu", "Mandarim", e "Garra Amarela"!

      Abs!

      Excluir
    4. MAs essas HQs valem só pela tosquice suprema...mesmo alguns clássicos tão aclamados da MARVEL...são absolutamente toscos...

      Excluir
    5. O Fu Manchu era o perigo amarelo "original" (e não era da Marvel, era licenciado) e o Garra Amarela foi criado nos anos 50. Duro é ainda terem criado o Mandarim, já em plenos anos 60!

      Excluir
    6. Acompanhei o Mandarim apenas em histórias posteriores, mas imagino que ele era um estereótipo ideal nessa época.

      Excluir
  25. "Como está narrado na aventura, a criatura aprisiona o corpo dele, mas a alma continuou livre e leve. Ele (o Surfista) não se vendeu ou rendeu para o mal. Edificante!!!"


    E aí, Michel... blz?

    Essa fase clássica do "Surfista" é magnífica mesmo... Eu tenho as primeiras histórias q saíram na "Biblioteca" da Panini (e q depois foram republicadas pela Salvat): Inclusive, nessas edições tem essa do "Mefisto" q vc fala!

    Infelizmente, ficaram faltando sair encadernadas outras 12 histórias assinadas por Stan Lee & John Buscema...Q deveriam estar no Vol. 2 da "Biblioteca" (nunca publicada aqui)! E mais lamentável ainda é NÃO haver nenhuma intenção ( eu saiba) de se republicarem essas histórias no Brasil: Uma pena mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo, as histórias clássicas do Surfista Prateado também saíram pela Mythos, em dois encadernados, preto & branco, há alguns anos atrás.

      Excluir
    2. Opa... Bem lembrado, Tadeu:

      Sempre esqueço de contabilizar essas ed. P&B da Mythos, rs... Mas realmente, a fase clássica do "Surfista" saiu completinha ali em 2 Vol.!

      Abs!

      Excluir
    3. "... esqueço de contabilizar essas..."

      Que por sinal, hoje são dificílimas de serem encontradas.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    4. Verdade, VAM...

      Me arrependo até hj de ter deixado passar... Se pelo menos a 2º do "Surfista" eu tivesse pego, mas na época eu tive aquela rejeição ao material por ser P&B (eu até adoro o P&B, mas só qdo o material é feito originalmente pra ser assim, tipo: "Tex" e "Espada Selvagem")!

      Abs!

      Excluir
    5. "Me arrependo até hj de ter deixado passar..."

      É que não eram muito baratas também. Quase que comprei os X-Byrnes na época também, mas acabei comprando outra coisa, que não me lembro.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    6. As edições P&B e xexelêntas da Mythos... custavam quase o preço duma "Biblioteca" à cores e capa-dura na época!

      Abs!

      Excluir
    7. Encontrei essas edições do Surfista Prateado pela Mythos vários anos atrás sendo vendidas no centro de SP, na rua mesmo. Estava baratinha peguei o volume 1, mas achei tão porca a edição, tanto pelo fato de ser P&B quanto o acabamento em si, que nem tive interesse em ler. Rs. No geral esse formato da Mythos só tinha a intenção de baratear o custo pra eles porque o consumidor pagava valores equivalentes aos artigos mais luxuosos publicados pela Panini na época. Não é surpresa ter fracassado. Espero que nunca mais se cogite esse formato por aqui. Roberto Xavier.

      Excluir
    8. Bem nessas, Roberto...

      A Mythos adotou aqui o formato similar dos bem-sucedidos "ESSENTIALS" americanos (só q com pág a menos): Nos EUA funcionava pq os Essentials eram tijolões com 500 pág em P&B custando bem baratinho (ideal pro cara q queria apenas LER as histórias)!

      Aqui no Brasil o formato foi um FIASCO total... Pois as ed. eram CARAS (qdo a proposta original era ser barata) e o nº de pág era irrisório (não valia o custo-benefício). A Panini até tentou se aproximar mais dos Essentials com uma ed. da "Liga da Justiça" q realmente tinha 500 pág em P&B, mas ainda custava caro pros padrões de 10 anos atrás ou mais: 50 reais. Resultado: Fracassou e nunca mais tentaram algo assim!

      Abs!

      Excluir
    9. Ainda tenho o #1 daquele Wolverine Edição Histórica que a Mythos lançou nesse formato. Catálogo telefônico puro. Um dia vou tentar rasgar ao meio, igual aqueles caras fortões de circo.

      Excluir
    10. Bem lembrado, doggma...

      A Mythos chegou a lançar um camalhaço desses com o wolvie... E antes dela, acho q a Editora Abril tbm tentou algo assim antes de perder a Marvel de vez (era um tijolão P&B com umas 500 pág)!

      Abs!

      Excluir
    11. Na época eu peguei os X-Men da Mythos pois era a única chance de ler a fase Byrne completa. Lembro que era bem caro e o volume 3 ainda manteve o preço mesmo tendo metade das páginas.

      As 3 edições do Wolverine eu peguei na finada Banca 2000. Como eram edições antigas e mantiveram o preço de capa (com desconto) acabou valendo a pena. Até porque essa fase ainda vai demorar a ser republicada.

      Já o Surfista eu dispensei, mas sempre vejo por aí. Nem são tão caras

      Excluir
    12. E esse Wolvie da Abril é quase a CHM dele. Faltou a história inicial com o Punhos de Lâmina e o arco do Byrne.

      Excluir
    13. A "Banca 2000" fez história mesmo, SEMI...

      Já comprei coisas dela q não vinham aqui pro sul e sempre fui bem atendido. Os preços dela tbm eram baratos e rolavam altas promoções (era quase uma "Amazon" da época, kkk)... Pena q sacanearam os donos e tiveram q fechar pq pararam de distribuir revistas pra eles (foi sacanagem pra prejudicarem a "Banca" - coisas do negócio, mas é fóda)!

      Abs!

      Excluir
  26. "Aprecio, e muito, a arte de Gene Colan e as histórias de Stan Lee. Sou sessentista convicto."


    E aí, Tadeu... blz?

    Bem, eu nem preciso falar de mim então, né? Tá na cara q sou um "Era de Pratista" HARDCORE tbm, hehe!

    E com certeza COFRAREI essa "CHM do demo" (assim q der as caras por aqui)...

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. Por min só compraria essas edições vintage,classicas das CHM e Lendas tanto pelo custo como pelos nomes dos artistas envolvidos (apesar de preferir sem duvida o "tom Frank Miler" para o Demolidor).Tambem vale constar que infelizmente nem todos artistas dos anos 60/70 tiveram o devido reconhecimento.
    Julio Cesar

    ResponderExcluir
  28. Leo blz,
    Ouvi em um canal do Youtube sobre uma CHM do Surfista com as fases Lee/Buscema e Kirby e também Demolidor Ann Nocente e Romitinha vc sabe de alguma coisa?
    Espero que tais rumores sejam quentes,
    Julio Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Julio Cesar... blz?

      Eu não assisto esses canais de Youtube (só uns 2 ou 3 BEM selecionados)... E a MINHA fonte (o "X-9") não me confirmou NADA (ainda) sobre uma possível "CHM do Surfista", q até pode ser q role: mas só vou poder comentar depois q eu tiver uma confirmação mais concreta a respeito!

      Qto ao "Demolidor" do Romitinha... já faz tempo q eu comentei aqui sobre essa possibilidade: Esse já tava nos planos faz tempo, e até onde sei: tá sendo seriamente considerado já pro ano q vem (tomara mesmo)!

      Abs!

      Excluir
  29. Leo, com essas várias chm sendo confirmadas não seria possível pintar uma fornada com thor do walter simonson simonso, o preço da salvat ta demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Olha, acho q não rolaria não... "SE" a Panini lançar uma futura "CHM do THOR", acredito (palpite) q seria mais focada nas fases Kirby ou Buscema (lembrando q a do Simonson foi considerada um FRACASSO de vendas na época em q saiu nos "Maiores Clássicos" da Panini)!

      Além do mais... 1 ed. da Salvat (de 400 pág) equivale à quase 3 "CHM" (q somadas sairiam uns 75 reais pra render 1 edição da Salvat)!

      Abs!

      Excluir
    2. Peguei ontem essa CHM do Demo. Como estava com ela no ônibus, furou a fila da leitura...

      Pra quem virou fã do Demo por causa do Miller, é até interessante ler esses primórdios. Pra quem começou com ele na década de 60, dá pra entender porque quase foi cancelado.

      E ainda bem que lembro da origem de Mike Murdock em SAM100, senão ia ficar boiando. É tão tosco que chega a ser engraçado.

      Já a Karen Page de mocinha ingênua e inocente (pra não dizer "idiota") eu prefiro me abster. rs

      Excluir
    3. Pois é, SEMI...

      Embora eu ache q vale a pena ler essa fase mais clássica do "demo" a nível de curiosidade, fica fácil mesmo entender pq a revista quase rodou antes da chegada do Miller... Falta uma certa empatia geral (até com o elenco coadjuvante: q tirando o alívio cômico do Foggy, não funcionava mais nada). Sem falar q a "Karen" pagando de santinha não cola mais depois de tudo q a gente viu depois, né? kkk...

      Abs!

      Excluir
  30. Fala Leo,blz?


    Resenha bem interessante essa!
    E me convenceu a investir nesse material dos Paladinos Marvel, apesar de não ter os outros volumes; até porque eu sou fanzaço do Demolidor e aí é cofre! Não é todo dia que encontramos edições com arte do Gene Colan dos anos 60 por aí né? Pra quem começou a ler a partir da reformulação do Miller como no meu caso, vai ser deveras interessante conhecer um pouco dessa fase histórica. Principalmente o combate do déspota latveriano com o Demolidor.
    E falando no Doutor Destino, como está o pequeno Victor? O Quarteto Fantástico que se prepare, pois o Vom Doom encarou o Demolidor e vai pra cima da equipe de novo,rsrs.

    Abs
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Bem, o "Demolidor" não precisa mesmo ter o Vol. 1 da "Paladinos" pra acompanhar, pois a ed. anterior dele trazia histórias fechadas e salteadas da fase inicial dele (algumas ainda com o "Uniforme Amarelo" e mto antes da fase do Gene Colan)!

      Porém, seria interessante vc conseguir pelo menos as ed. anteriores de "Luke/Punho" (q saíram JUNTOS num mesmo Vol.) e do "Cav. da Lua" (pois essa nova edição dele será continuação direta da anterior)! Só uma sugestão (tbm não chega a ser tão obrigatório assim pro entendimento das histórias)!

      Qto ao pequeno Victor... com apenas 3 mesinhos e meio de vida, ele continua tocando o terror aqui em casa e deixa eu e minha mulher passarmos madrugadas inteiras em claro (ninguém mais dorme aqui em casa, apenas qdo o "Destino" permitir, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  31. Adoro o Demolidor e a primeira box dos Paladinos eu adquiri completo, até queria fazer o mesmo com essa, mas, a Panini pisou na bola com essa segunda seleção de histórias, não pretendo adquirir, afinal, gastar simplesmente pra guardar e nem ler, é ridículo, mesmo o preço sendo baixo. E pelo que percebi, nem irão colocar o Justiceiro nessa segunda box, o que me desmotiva ainda mais visto que o Frank é outro personagem que simplesmente adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Gabriel... blz?

      Pois é, o "Justiceiro" será uma falta sentida nessa 2º leva de "Paladinos"... A desculpa da Panini, foi q após as primeiras HQs solo dele pelo Mike Zeck (q vimos na "Paladinos" 4) as demais histórias rolaram no final dos anos 80 (lá por 88/89) e isso descaracterizaria a linha "CHM" (feita pra cobrir material clássico até meados de 85)!

      Só q essa desculpa da Panini não cola... Já q o "Wolverine" é todo praticamente anos 90 e já vai pra 2º fornada de "CHMs" (mês q vem)!

      Abs!

      Excluir
    2. Blz Leo, e tu?

      Sinceramente, eu que a ideia da Panini era relançar clássicos que marcaram os personagens, não importando o ano de lançamento, e, mesmo porque, como tu disse, várias do Wolverine e até dos X-Men nessa CHM são do final dos anos 80 e início dos 90. Bem, não sei, é meramente um palpite, mas, acho que a Panini tem planos de talvez relançar isso como uma coleção à parte dessa fase clássica do Justiceiro. Não seria ruim até, particularmente, eu gostaria que a Panini trouxesse a fase Chuck Dixon do Justiceiro novamente em algum material, mesmo porque, depois da Abril, essa fase nunca mais foi relançada, e, hoje em dia, tirando os scans que achamos internet afora, é bem difícil de ser achada... e eu também adoro essa fase porque "O Homem da Máfia" da Abril foi o primeiro quadrinho que comprei num sebo... rsrsrs.

      Dessa não sabia, de uma segunda box do Wolverine, já tava correndo atrás pra tentar conseguir a primeira, mas, agora com o lançamento dessa segunda parte, acho que vou me focar nela antes.

      Valeu pelas informações! Abraços!

      Excluir
    3. E aí, Gabriel... blz?

      A Panini até q é relativamente bem organizada nas coleções q publica e q são divididas por épocas e autores/artistas. Por exemplo, as "CHM" foram feitas pra substituir as "Bibliotecas" e cobrem o material dos anos 60 a 1985 (Eras de Prata e Bronze)!

      Acima disso... Existe uma sub-coleção (sem nome) destinada à materiais da 2º metade dos anos 80 até os 90: É a coleção de capa com fundo preto, na qual se publica atualmente o "Deadpool Clássico", e q já teve antes: "A Morte de Jean DeWolff", "Hulk - Futuro Imperfeito", 2 ed. do "Hulk" de Peter David & McFarlane, e "Homem-Formiga: Mundo Pequeno". O problema só é q essa sub-coleção não é bem aproveitada pela Panini, e foram poucos os títulos lançados nesse formato. PORÉM, é NESSA coleção q poderia sair o material do "Justiceiro" até o final dos anos 90!

      Já pra materiais dos anos 2000 em diante... Temos a linha "Marvel Deluxe" (Demolidor do Bendis, Justiceiro MAX, etc)! E a "Nova Marvel" tem sua própria coleção com capa-dura e lombada branca e q tem saído regularmente!

      No mais, O "Homem da Máfia" chegou a figurar na minha lista de "TOP 100" de melhores HQs de todos os tempos (adoro essa saga)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...