06/07/2018

Harlan Ellison (R.I.P.): Um ADEUS no "Coração do Átomo"...


O "Submundo" está de LUTO (mais uma vez este ano)... Pois o escritor Harlan Ellison se foi no último dia 27 de junho: Ele era um mestre da ficção científica e criador da "Jarella" (a falecida amada do "HULK" nas histórias clássicas) entre diversas outras HQs, graphic novels, livros, e roteiros pra TV!

Nesta matéria especial, vamos relembrar algumas das HQs mais marcantes desse premiado escritor, que mesmo tendo produzido poucos quadrinhos: Deixou sua marca inconfundível no gênero em: "O Demônio da Mão de Vidro", "Demolidor", "Batman", "Jornada nas Estrelas - Cidade à Beira da Eternidade", etc...

Confira abaixo:

Harlan Ellison morreu, enquanto dormia, no último dia 27 de junho (aos 84 anos)... O escritor ficou marcado por suas histórias do gênero sci-fi e terror, e em sua vasta produção criativa que envolvia mais de 1.700 contos, histórias em quadrinhos, livros, roteiros pra seriados de TV, e muito mais. Ellison já ganhou vários prêmios, entre eles: Hugos, Nebulosas, e Edgars. Escreveu espisódios de "Jornada nas Estrelas" (a série clássica) e "Babylon 5", sendo o mais famoso deles: A "Cidade à Beira da Eternidade" (de 1967), que recentemente teve sua adaptação pras HQs lançada pela Mythos (capa acima)!

Embora sua farta bibliografia literária (mais de 50 livros - entre eles: "A Boy and His Dog") e seus inúmeros processos judiciais contra editoras e profissionais da área (por se sentir prejudicado em contratos e negociações) já rendessem assunto pra uma longa matéria... Preferi focar aqui apenas em sua participação como escritor de HQs (que é mais a proposta deste espaço mesmo). Assim, selecionei aqui algumas de suas HQs mais famosas e importantes (que podem ser facilmente encontradas em sebos e lojas físicas/virtuais):

Aproveitando que citei logo acima a HQ: "Jornada nas Estrelas - Cidade à Beira da Eternidade" (a qual recomendo, mesmo pra quem não tenha assistido o seriado de TV clássico), também vale a pena (pela curiosidade) uma conferida em: "Batman '66 - O Episódio Perdido" (lançado pela Panini em 2016 - capa abaixo) que adapta pros quadrinhos um episódio do seriado de TV do "Batman" que nunca chegou a ser produzido, e que traria o vilão: "Duas-Caras" (falava-se até em Clint Eastwood pro papel)!

Em suas criações originais pras HQs (sem relação com seriados de TV)... Ellison é mais lembrado por ter sido o criador de "Jarella" (junto com Roy Thomas e Herb Trimpe): A namorada do "HULK" em sua fase clássica dos anos 70, que saiu aqui pela RGE (espalhada por várias edições da revista mensal do verdão) e Abril (que publicou a MORTE de "Jarella"). Recentemente, toda a saga de "Jarella" foi republicada na íntegra pela Salvat, numa bela compilação de histórias no encadernado (capa-preta): "HULK - No Coração do Átomo" (o mundo subatômico onde vivia "Jarella")!

A graphic novel: "O Demônio da Mão de Vidro" (da Globo), com arte de Marshall Rogers (Batman)... É uma adaptação de um episódio da série de TV: "A 5º Dimensão" (ficção científica em estado bruto, rs)! E falando no morcego, a sinistra HQ: "A Noite do Ceifador" (capa acima) tem argumento de Ellison (e Bernie Wrightson), roteiro de Denny O'Neil, e arte de Neal Adams - Tendo sido republicada recentemente pela Panini em: "Batman - Lendas do Cav. das Trevas: Neal Adams" Vol. 5

E o "Demolidor" teve 2 de suas melhores histórias assinadas por Ellison: As ed. originais de nº 208 e 209 - Publicadas em "Superaventuras Marvel" nº 49 e 50... O "Demolidor" se prontifica a ajudar uma menininha indefesa e entra numa casa repleta de armadilhas mortais (imagem acima)! Por fim, o escritor teve diversas histórias, textos, e contos curtos publicados pela EC Comics (nos anos 50), "Creepy", "Heavy Metal", "3º Geração" (da RGE - capa acima), "Dark Horse Apresenta", "Batman P&B" (publicado pela Panini em: "DC Especial" nº 4), e "Teatro das Sombras" (Mythos)! Que descanse em paz... 

Até+

40 comentários:

  1. blz leo?

    descanse em paz sr. ellison.

    a edição (salvat) capa preta do hulk é excelente e gosto bastante destas histórias do demolidor que você falou, de tempo em tempo do uma conferida nestas HQs.
    o demônio da mão de vidro lembro com clareza nas bancas mas não curti na época, só comprava marvel mesmo e acabei não colecionando várias HQs legais do selo graphic globo.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante se séries clássicas dos anos 60. E apesar de conhecer pouco sobre o autor vi que ele também escreveu episódios da série Quinta Dimensão, que era nos mesmos moldes de Alem da Imaginação. O falecimento desses artistas me fazem pensar que estamos presenciando o fim de uma era. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  3. Mais outro mestre que nos deixa infelizmente.

    Leo ficou sabendo que a mythos criou um grupo no face para debater novos lançamentos? só que até agora nenhuma sugestão do público lhe pareceu "interessante" uahauahuha ÊÊÊ mythos nunca aprende. (ps: já dei 5 sugestões e nenhuma eles gostaram por achar que não teria demanda )

    Ivan

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vendi, essa foi rápida.

      Leo, pode apagar esse dois comentários, assim sobra mais espaço para outros.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Tranquilo, VAM...

      mas nem se preocupe, este tipo de tópico não é daqueles q vão bater a marca de 200 comentários (q é o limite do blog): se chegar em 100 já seria um milagre, rs!

      Abs!

      Excluir
  5. Gosto muito dessa historia do Demolidor que vc citou bem na vibe de um filme de terror ou suspense mesmo e ainda assinada pelo David Mazuchelli nos desenhos.
    Ela saiu entre a primeira fase do Miler e a Queda de Murdock por isso talvez não tenha tido os devidos creditos na epoca mas hoje ela é frequentemente lembrada por sites como CBR , Bleending Cool e Newsarama.
    Julio Cesar

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse Batman 66. Estava colecionando isso imaginando que a arte seria idêntica ao desenho que faz a abertura do clássico seriado - recentemente lançado aqui em box e com a dublagem original AIC (que substituiram no desenho antigo, tornando tudo um lixo intragável). Quando vi que a arte não tinha nada a ver com o que ficava sugerido pelas capas, desisti de colecionar. Até porque o lançamento é bem irregular. Tremenda decepção!!!

    Já esse episódio "Cidade à Beira da Eternidade", do outro clássico Jornada nas Estrelas, eu acho que sei qual é. Realmente, um episódio marcante. Taí uma boa sugestão pra se adquirir pois eu desconhecia essa publicação da Mythos.
    Conheço um cara que, felizmente, tem todos os episódios do seriado Jornada nas Estrelas com a sua dublagem original. A versão que foi apresentada nas tvs por assinatura trata-se de uma redublagem- igual ao que ocorreu com o Speed Racer (que, por sinal, ficou muito boa, exceto as do "Gorducho" e da "Trixie", cuja dublagem era infinitamente melhor no original).
    Na época em que o tal cara veio com essa notícia, estava impraticável adquirir uma cópia do "Jornada" pois ele cobrava R$ 6 mil por toda a coleção. Hahahaha. E o canalha também tem a do Tarzan. É o único no Brasil que tem essas coisas. Gente boa pra caralho.

    ResponderExcluir
  7. Li e vi poucas histórias dese escritor, mas esse video em que ele fala sobre royalties, é tocante:

    https://www.youtube.com/watch?v=mj5IV23g-fE

    ResponderExcluir
  8. Morre um artista!

    Assisti a Star Trek Uma Cidade a Beira da eternidade na década de 70, As aventuras da TV e HQ eram povoadas por fracos desfechos que geravam uma "grande reviravolta" no final das historias, este senhor quebrou este paradigma. Quem assiste Star Trek Clássica hoje não imagina o grande avanço que esta série foi em plena guerra fria, oficial Russo e uma mulher negra sendo oficial no comando, alem de uma coerência tecnológica.
    Quem escreve o melhor roteiro de uma série destas só pode ser chamado de gênio e artista. que não existia.

    Bom nos quadrinhos minha preferida são as historias o Hulk, a Graphic Novel o Demônio da Mão de Vidro foi muito criticada aqui no Brasil, eu sempre achei vanguardista e com um final digno.

    ResponderExcluir
  9. E aí,Leo?

    Recentemente tem surgido muitas histórias em relação a Ellison nos quadrinhos, todas elas eu vi no site do CBR:

    - o roteirista Mike Friedrich tirava Ellison pra ídolo, então o colocou numa história da Liga da Justiça, onde ele catava a Canário e alterava a realidade para se tornar Superman e Batman.

    -O escritor Bill Mantlo surrupiou uma história de Harlan Ellison pro Hulk (na época que em que o Hulk tinha a mente de Banner), e quando o editor-chefe Jim Shooter se deu conta, teve que se retratar na seção de cartas e dar ao Ellison assinatura ilimitada de tudo que eles publicavam

    - Ellison tinha uma minissérie do Dr. Estranho com arte do John Romita Jr para ser feita que nunca viu a luz do dia.

    É pena, pois parecia ser um cara bem criativo. Acho bem bacana essa história do Demolidor.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Leo!

    Lamentavalmente mais um grande nome da ficção científica e da HQs nos deixa, mas pelo menos seu legado será eterno!

    Harlan Ellison foi chamado para revigorar a revista do Hulk que estava mal de vendas no início dos anos 70 e com seu grande talento criou um clássico instantâneo que é até hoje a maior história\saga do Incrível Hulk.Depois escreveu O Demônio com a Mão de Vidro que serviu de inspiração para o Exterminador do Futuro o Endoesqueleto.

    A história dele criada para o Homem Sem Medo é uma das mais impressionantes já feitas para o herói até hoje.Porém, parece que ela está esquecida pela passagem do tempo, mas torço que ela seja republicada por aqui, e a chance mais próxima que temos disso é numa "Antologia" dedicada ao herói!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Grande Mestre. O mínimo e agradecermos e exigir a mesma qualidade para honrar tudo que ele produziu. Parabéns, Léo!

    ResponderExcluir
  12. "a edição (salvat) capa preta do hulk é excelente e gosto bastante destas histórias do demolidor que você falou, de tempo em tempo do uma conferida nestas HQs."


    E aí, gustavo... blz?

    Esse "Hulk" capa-preta é uma das melhores edições da Salvat mesmo... Por trazer uma compilação de todas as histórias da "Jarella" (q na época saíam de forma bem esporádica de tempos em tempos na série mensal do verdão): Pra mim foi ótimo, pois eu não tinha essas HQs pela RGE e nem as ed. da Abril com a conclusão da saga!

    Qto ao "Demônio da Mão de Vidro"... Eu li essa história em scan e achei mto boa: Me arrependo até hj de ter perdido a grahic novel tbm (queria ter essa impressa) e tenho q procurar o episódio do seriado de TV (5º Dimensão) pra baixar (essa série era sensacional)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "O falecimento desses artistas me fazem pensar que estamos presenciando o fim de uma era."


    E aí, Roberto... blz?

    Infelizmente, tbm tenho essa mesma (e melancólica) sensação qdo vejo escritores e artistas talentosos do passado morrerem de repente... Não tem como não pensar q estamos ficando órfãos de uma magnífica e marcante geração de grandes talentos das HQs, já q esses mestres do passado estão deixando um legado de excelentes histórias q nos acompanharam pela vida toda até aqui!

    E se vc tiver a oportunidade, recomendo q baixe a série: "5º Dimensão"... Pra quem curte o estilo "Além da Imaginação" (e similares) é um prato cheio!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leo!
      Gosto muito dessas séries. Principalmente "Além da Imaginação" que tenho todas as temporadas da série original. Quinta Dimensão assisti nenhum episódio vou procurar fazer isso. Essas séries com "o monstro da semana" são legais. Roberto Xavier.

      Excluir
    2. E aí, Roberto... blz?

      Eu gostava da série original em P&B de "Além da Imaginação"... Mas te confesso q eu gostava MAIS ainda da versão colorida dos anos 80 q eu via na Globo (q foi a q eu conheci e assisti 1º - somente anos depois eu fui ver a clássica qdo passava na FOX)!

      Tinha uma outra no mesmo estilo q eu gostava bastante tbm e passava na Globo nos anos 80: "O Carona"... eram histórias mais voltadas pro suspense, narradas por um andarilho q pedia carona nas estradas. O forte dessa série era trazer atrizes famosas da época, tipo a Ornella Muti em cenas sensuais (com nudez e erotismo)!

      Abs!

      Excluir
  14. "Leo ficou sabendo que a mythos criou um grupo no face para debater novos lançamentos?"


    E aí, Ivan... blz?

    Não, eu tô por fora dessa... No face eu reduzi drasticamente minha participação pra apenas 2 ou 3 grupos (sendo um deles o do próprio "Submundo", hehe). Mas não me surpreende a Mythos ter criado um grupo pra esnobar e fazer pouco das sugestões dos leitores: A Panini faz a mesma coisa há anos, ignorando até as próprias enquetes oficiais q organizam e seus resultados de votação q acabam no esquecimento (é perda de tempo votar nas enquetes fajutas da Panini, e imagino q sugerir materiais pra Mythos tbm seja outro desperdício do q fazer, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do que adianta essas enquetes se no final das contas eles lançarão o que bem entenderem? Tanta coisa que o pessoal pede há anos e as editoras dão de ombros. A Panini por exemplo só "escuta" após a Salvat ou Eaglemoss lançarem.,,esperam elas jogarem as edições nas bancas pra dois meses após lançarem uma edição de luxo com extras e o escambal. Ou alguém dúvida que irão lançar edições melhores do as Sagas DC da Eaglemoss ou Conan da Salvat? Roberto Xavier.

      Excluir
    2. Eu não tenho a MENOR dúvida, Roberto...

      De q teremos mtos repetécos da Salvat, Eaaglemoss, e "CONAN" daqui pra frente, rs!

      Abs!

      Excluir
  15. "Olá Leo, com sua permissão prévia, comunico que tenho para venda "O Demônio da Mão de Vidro" e mais algumas Graphics"


    Opa... Boa sorte nas negociações, VAM!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Gosto muito dessa historia do Demolidor que vc citou bem na vibe de um filme de terror ou suspense mesmo e ainda assinada pelo David Mazuchelli nos desenhos."


    E aí, Julio Cesar... blz?

    Tem razão, acredito q essa história do "demo" tenha sido prejudicada por se situar entre o fim da fase Miller regular e a "Queda de Murdock"... Ficou esse período de limbo entre 2 fases distintas do Miller e o material publicado entre elas acabou - injustamente - ofuscado (acho q nem digitalizado foi nos EUA)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Eu tenho esse Batman 66. Estava colecionando isso imaginando que a arte seria idêntica ao desenho que faz a abertura do clássico seriado"


    E aí, Antonio... blz?

    Eu estou entre os leitores q botavam mta fé nessa linha "Batman 66", devido ao potencial das HQs continuarem o universo do clássico seriado de TV (de repente até com um humor mais satírico e ao mesmo tempo homenageando o estilo da série)... Mas a ideia se perdeu pelo meio do caminho, e a decepção foi inevitável (comprei os 2 primeiros Vol. de 'Batman 66" e mais esse especial do "Duas-Caras", q foi bem legal e valeu pela curiosidade - mas parei por aí)!

    E q belo babaca esse cara cobrando 6 mil por cópias de "Jornada", hein? E burro ainda por cima, pois venderia mto mais se cobrasse um preço mais "humanamente" acessível, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Li e vi poucas histórias dese escritor, mas esse video em que ele fala sobre royalties, é tocante:"


    Opa... Valeu mesmo pelo vídeo, L:

    Não conhecia esse... Mas acabei descobrindo tbm outros vídeos do Ellison (recomendados nesse LINK): Recomendo uma olhada!

    Abs|

    ResponderExcluir
  19. "Quem assiste Star Trek Clássica hoje não imagina o grande avanço que esta série foi em plena guerra fria, oficial Russo e uma mulher negra sendo oficial no comando, alem de uma coerência tecnológica."


    Oi, Alexandre... Tdo bem?

    Verdade: "Star Trek" foi uma série revolucionária e mto à frente de seu tempo por vários motivos, inclusive - e principalmente - por esses q vc citou... De fato, em plenos anos 60 até mesmo o ator Bruce Lee tinha dificuldades em quebrar essa barreira do preconceito e aceitação de raças e etnias diversas no mercado e na sociedade americana (ele era o "Kato" do seriado "Besouro Verde" e tinha de se contentar com um papel coadjuvante de "assistente" do personagem principal, enquanto era rejeitado como protagonista na série de TV: "Kung Fu", q acabou estrelada pelo David Carradine)!

    Por tudo isso... "Star Trek" merece ser valorizada por ajudar a quebrar esses paradigmas, e um escritor q consegue revolucionar dentro de uma série q já era revolucionária: Merece esse status de gênio e artista com louvor mesmo, rs!

    Nos quadrinhos... Faz pouco tempo q reli essa ed. da Salvat com a "Saga de Jarella", e pra mim não envelheceu nada: Continua tão boa qto na época em q acompanhei pela RGE. A ideia de um mundo subatômico já havia sido explorada por Stan Lee & Jack Kirby 10 anos antes na HQ: "No Micromundo do Dr. Destino" (q inclusive foi adaptada pro desenho animado da Hanna-Barbera), mas o desenvolvimento dessa ideia e a criação de "Jarella" foram mto marcantes pela emoção e sentimento passada entre os personagens envolvidos!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Star Trek foi subestimada na época e durou as três temporadas aos trancos e barrancos, mas a história fez justiça a série. Como quase tudo que tem qualidade e é incompreendido na sua época de lançamento, talvez até por estar a frente do intelecto ou moda vigente. Roberto Xavier.

      Excluir
  20. "Recentemente tem surgido muitas histórias em relação a Ellison nos quadrinhos, todas elas eu vi no site do CBR:"


    E aí, Lierson... blz?

    Brigadão mesmo por compartilhar aqui todas essas informações sobre o Ellison... Não conhecia nenhuma delas e fiquei interessado agora nessa história da "Liga", principalmente por ter catado a "Canário" (minha heroína favorita da DC), hehe!

    Só me decepcionei um pouco com a atitude do Mantlo, mas pior q nesse meio é bastante comum acontecerem essas coisas (não deveria ser, mas é - infelizmente)... Tbm achei decepcionante o engavetamento da tal mini-série do "Dr. Estranho" com o Romitinha (uma pena mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mantlo plagiou gente pacas. Há um motivo para ele ter sumido da Marvel depois que o seu "protetor" Jim Shooter saiu da editora!

      Excluir
    2. Oi, Hunter... blz?

      Hj eu lembrei de vc qdo passei numa banca, rs... É q eu acabei comprando a ed. do "Guaxinim" da Salvat vermelha (q chegou setorizada e eu não tinha) e lembrei de comentários anteriores seus sobre o Bill Mantlo, hehe!

      Me senti meio logrado pela edição ser tão fininha, mas faz parte... No mais, quem será q serviu de inspiração pra criação do guaxinim, hein? algum palpite?

      Abs!

      Excluir
    3. Essa é até confessa:
      https://youtu.be/0nktOEkrAD8

      Excluir
    4. Hahahaha... PQP, não lembrava dessa música do Paul: Mas putz, "inspiração" total e direta mesmo, rs!

      Abs!

      Excluir
  21. "Depois escreveu O Demônio com a Mão de Vidro que serviu de inspiração para o Exterminador do Futuro o Endoesqueleto."


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Mto bem lembrado: De fato, o "Demônio da Mão de Vidro" tá entre as referidas "inspirações" pro "Exterminador" (q tbm bebeu da fonte de "Dias de Um Futuro Esquecido" e "OMAC", o FILME "Westeworld", entre outros elementos da cultura pop, rs)!

    E eu tbm tenho a "Saga de Jarella" (No Coração do Átomo) entre as minhas favoritas do "Hulk" em todos os tempos: Até pelo fato de ter sido a 1º grande saga q li do Hulk pela RGE...

    Da mesma forma, tbm adoro essas 2 histórias do Ellison pro "Demolidor", e infelizmente acho difícil uma republicação tão cedo, pois "acho" q elas não foram digitalizadas nos EUA (o q inviabilizaria a Panini de publicá-las)... Se bem q "SE" fosse possível, eu (particularmente falando) preferia q saíssem numa "CHM" (essas "Antologias" eu acho um desperdício de dinheiro, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Grande Mestre. O mínimo e agradecermos e exigir a mesma qualidade para honrar tudo que ele produziu. Parabéns, Léo!"


    Valeu mesmo, joao...

    Fiz a minha parte aqui, prestando uma última homenagem à esse grande escritor, q tantas HQs de qualidade nos proporcionou em vida... Q tenha encontrado a paz onde quer q esteja!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. Cidade a Beira da Eternidade e vários episódios de B5? Apenas parte do melhor da ficção científica na tv!

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Leo,
    Outra perda,Steve Ditko faleceu as 90 anos,
    Julio Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Julio Cesar... blz?

      Pois é, outra triste perda tbm... O "Submundo" mal saiu do LUTO pelo Ellison e já vai entrar de novo pelo Ditko: Será a minha próxima postagem no blog!

      Abs!

      Excluir
  25. Fala Leo..
    Putz uma pena,apenas agora vi que o Harlan Ellison morreu,quase um mes depois rsrs.Putz que chato.Adorava tudo o que o cara fazia,mesmo sendo casca grossa com um monte de gente rsrs.Adorava a historia do Demolidor dele,nem lembrava que era ele que tinha escrito.E eese do Jornada é muito bom também.O cara até brigou com o Rodenberry,o criador do Jornada por mudar um pouco a historia dele no seriado e por isso que tem essa hq com o final certo dele.O cara lutava pelos seus direitos de autor,como muitos depois fizeram.O boy and his dog,tambem tem uma hq bem legal e um filme igualmente bacana.O demonio da mao de vidro é bem legal,tanto o quadrinho como o episodio do Outher limits,que até saiu duas caixas da serie,mas acho que o da mão de vidro ainda não saiu,mas tem uma historia que inspirou Invisiveis do Grant Morrison e está na segunda caixa.
    Abraços.E o filho bagunçando muito o mundo? rsrs.
    Fernando Alves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fernando... blz?

      Valeu mesmo pelas informações extras sobre o Ellison... Tem mta coisa q vc falou aí q eu não sabia. Agora, por exemplo, entendi melhor pq a HQ de "Jornada" tem diferenças pro episódio de TV (q revi dia desses na Netflix). E essa do episódio q inspirou os "Invisíveis" eu não conhecia tbm, mas vou procurar!

      É uma pena mesmo, né? O cara era um ótimo escritor (tanto pra gibi qto pra livros e roteiros de TV)e contribuiu mto pro gênero sci-fi!

      E o pequeno Victor Von Doom tem me tirado o sono, literalmente: hehe... Hj eu tô me acostumando à ideia de dormir apenas 2 a 4 horas por dia (e de forma parcelada ainda por cima, rs)! Mudou a rotina aqui em casa, sem dúvida, rs!

      Abs!

      Excluir
  26. Fala Leo, blz?


    Ellison infelizmente, se foi....
    Mas o pouco legado que deixou nas HQs faz com que seu nome seja memorável tanto nos quadrinhos quanto na literatura!
    Putz! Nem imaginava que o cara tinha produzido uma Hq do Demolidor, um dos meus personagens preferidos. E como não lembrar de Jarella né? Personagem marcante que mexeu com o coração do Hulk...
    Esse material de Lendas do Neal Adams tenho até o vol. 3. Vou correr atrás dos outros dois volumes só pra ter mais HQs do Ellison.
    Parabéns pela matéria! E que o grande escritor descanse em paz!

    Abração!
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Olha, te recomendo q anote e procure em sebos ou internet essas 2 edições de "SAM" tbm: nº 49 e 50... Valem mto a pena, pode crer (só não pague preços abusivos nelas, hehe - pois poucos vendedores saberão reconhecer o verdadeiro valor das raridades q são essas HQs do Ellison: q nem nos EUA foram republicadas até onde sei)!

      Qto ao "Batman" do Adams... eu acho q vale a pena ter completo: As 5 edições foram mto boas e fecham direitinho a fase clássica dele no morcego!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...