10/07/2018

Steve Ditko (R.I.P.): A Despedida de um Espetacular Artista...

E o "Submundo" continua de LUTO... Agora pela morte de Steve Ditko, o artista co-criador do "Homem-Aranha" (ao lado de Stan Lee)!

Nesta matéria de despedida, vamos relembrar alguns dos trabalhos mais marcantes na carreira de Ditko: "Homem-Aranha", "Dr. Estranho", "Cap. Átomo", "Rapina & Columba", "Shade - O Homem-Mutável", "Besouro Azul", "Rastejante", e muitos outros!

Confira abaixo:

Steve Ditko... Morreu no último dia 27 de junho, aos 90 anos (embora a notícia de sua morte tenha sido divulgada na mídia dias depois). O artista possuía um estilo de vida mais recluso e discreto, longe dos holofotes e badalações do mercado, mas vinha atuando na área desde meados da década de 50, onde trabalhou pras editoras: Charlton e Atlas (antes desta se tornar a Marvel). Na Charlton, Ditko foi o responsável pela reformulação do "Besouro Azul" (Ted Kord) e pela criação do "Cap. Átomo" e "Questão" (personagens que depois foram adquiridos pela DC, e serviram de inspiração pra Alan Moore em "Watchmen" - tornado-se respectivamente: O "Coruja", "Dr. Manhattan", e "Rorschach")!

Em seu início de carreira, Ditko desenhou muitas histórias de terror, monstros, e ficção científica pra revistas diversas como: "Tales of Suspense" (capa acima), "Tales to Astonish", "Amazing Adventures", "Journey Into Mystery", "Strange Tales", "Space Adventures", "Eerie" (a "Cripta" da Mythos), "Creepy" (publicada aqui pela Devir), e várias outras do tipo. Aliás, foi numa dessas revistas que surgiu sua mais famosa criação (ao lado de Stan Lee): O "Homem-Aranha", surgido no último nº da revista: "Amazing Fantasy" (que depois do nº 15 foi cancelada, dando lugar à "Amazing Spider-Man")!      

O personagem aracnídeo já vinha sendo desenvolvido por Lee e Kirby, mas segundo o Historiador de HQs: Greg Theakston, Stan Lee não teria gostado do visual heróico e de porte físico atlético apresentado por Kirby. A ideia era que o "Aranha" fosse um menino franzino, o que se adaptaria perfeitamente ao traço de Ditko. Curiosamente, muitos sites/blogs divulgaram a icônica capa de "Amazing Fantasy" 15 pra ilustrar a notícia sobre a morte de Ditko, PORÉM: a capa original da revista era de autoria de Jack Kirby. Mas o próprio Steve Ditko faria mais tarde um remake dessa famosa capa (que é a imagem que escolhi pra inaugurar esta matéria)!   

A fase de Stan Lee & Steve Ditko com o "Aranha" (na 1º metade dos anos 60) estabeleceu as bases principais da trajetória do herói e o surgimento de seus maiores inimigos na época: "Duende Verde", "Dr. Octopus", "Lagarto", "Abutre", "Kraven - O Caçador", "Electro", "Mystério", "Sexteto Sinistro", "Escorpião", "Magma", etc... Um material publicado mais recentemente na íntegra na "Biblioteca do Aranha" Vol. 1-4 (Panini) e parcialmente na "CHM do Aranha" (também da Panini) e na edição de "Origens" da Salvat (na "Coleção do Aranha")! Ditko também desenhou outros heróis da Marvel em histórias esporádicas: "HULK" (criando um de seus principais vilões: O "Líder") e "Homem de Ferro", que na imagem acima enfrenta: O "Sr. Boneco", rs (publicada na "Biblioteca do HDF" Vol. 1)! 

O "Dr. Estranho" foi outra das mais importantes criações de Ditko pra Marvel (novamente ao lado de Stan Lee)... Com um visual psicodélico e surrealista (como podemos ver na imagem abaixo), as histórias do Mestre das Artes Místicas passeavam e transcorriam por realidades e dimensões que mais pareciam uma "viagem" alucinógena! Essas primeiras HQs do "Dr. Estranho" foram publicadas faz pouco tempo pela Salvat (capa acima) na edição: "Uma Terra Sem Nome, Um Tempo Sem Fim". E pela Panini na "CHM dos Defensores" Vol. 2 (que repetiu boa parte das histórias da Salvat - que estavam INÉDITAS no Brasil até então)! 

No final da década de 70, Ditko voltaria à Marvel em títulos como: "ROM - O Cav. do Espaço", "Micronautas", "Homem-Máquina", "Speedball", e criando a "Garota-Esquilo", rs! Já na DC, ele ainda trabalharia com: "Shade - O Homem-Mutável" (capa acima), "Rapina & Columba" (Hawk & Dove), e "Rastejante"! E pra editoras independentes, Ditko teria um vasto acervo de colaborações em títulos como: "Mr. A", "Destructor", "Tiger-Man", "Revolver", e "Ditko's World: Static" (capa acima)! Enfim, apesar de se manter recluso e afastado da grande mídia e eventos ligados às HQs, Steve Ditko foi um dos nomes mais importantes e influentes do mercado... Que descanse em paz!  

Até+

62 comentários:

  1. E aí, leo, beleza?

    Enquanto eu escrevia isso, a matéria estava em andamento. Mas é inegável a enorme presença que Ditko teve. O meu herói preferido hoje na DC, o Questão, é fruto da imaginação e dos princípios do autor, que sempre tratou tudo como preto no branco; não há tons de cinza.

    O triste foi que a morte dele só foi anunciada agora mas já fazia mais de uma semana que acharam o corpo já falecido.
    Não é como um gigante devia cair.

    Até.

    ResponderExcluir
  2. É uma perda gigante. Embora poucos saibam, Ditko ainda trabalhava nas HQs autorais dele e, embora essas não sejam definitivamente para todos os gostos, até o fim continuou produzindo trabalhos interessantes e inovadores.

    ResponderExcluir
  3. descanse em paz sr. ditko

    blz leo?

    gosto muito da arte do steve ditko mais só conheço as edições da marvel e as histórias publicadas na creepy, da DC não gosto de material mais antigo.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Ainda me lembro de quando li Origens dos Super Heróis Marvel pela primeira vez. Tem a magnífica história da origem do Doutor Octopus e confesso que é muito marcante. Talvez a melhor origem pra um vilão do Aranha na minha opinião. A cena da explosão que une os tentáculos dele a seu corpo é um espetáculo. Como você mesmo mencionou no texto Léo, Steve tinha uma longa carreira com material dos anos 50 e ano passado saiu O Que Havia na Caixa de Sam Dora pela editora Mino... essa é a melhor história da coletânea com os desenhos dele. Os desenhos de Ditko em preto e branco são como os velhos filmes de Terror da Universal. São bem soturnos... Uma pena não ter nenhuma entrevista dele em vida. Eu nunca consegui encontrar nenhuma. Eu tenho curiosidade em ver o tal documentário feito pela BBC, mas é difícil encontrar. Parece que Ditko se recusou a ser entrevistado. As fotos dele também são escassas. Acho que ele tinha um ressentimento muito grande em relação a Marvel e ao Stan Lee. No mundo das HQ's as injustiças são constantes e na Marvel não poderia ser diferente. Lee ficou com todo o crédito pela maioria das criações da Marvel e nunca comentou nada a respeito publicamente sobre a importância de Jack Kirby e Steve Ditko. Enfim, o legado de Steve é gigantesco e não tem como ser avaliado. É inestimável. Descanse em paz mestre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego

      Amém para suas belas palavras. Concordo com tudo.

      Sobre o documentário é possível encontrar no YouTube sem legenda infelizmente.

      O apresentador conseguiu visitar Ditko sem permissão pra filmar acompanhado de ninguém menos que Neil Gaiman! Ambos ficaram extasiados como se tivessem visitado Deus.

      Abraço Teo
      O colecionador de Indaiatuba

      Excluir
  5. Quantas grandes criações!
    Tirando Homem-Aranha, que dispensa elogios, Rapina & Columba, Capitão Átomo, Questão e Besouro Azul são materiais interessantíssimos de se ver publicado por aqui e se puder reunir encadernados produzidos por Ditko ou começar com seria realmente incrível. Mas é um sonho distante assim como o devido reconhecimento a obra de Jack Kirby que nem o centenário de nascimento foi suficiente para publicarem algo relevante. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  6. Comprei há alguns meses o Omnibus do Spider-Man vol. 1 que cobre a maior parte do material produzido pelo Steve Ditko. É um verdadeiro deleite. Apenas o peso dessas edições são o ponto negativo, pois é desconfortaste manusea-los. Mas o custo benefício compensa já que as Bibliotecas publicadas pela Panini além de não terem reunido essa fase na íntegra estão há tempos esgotadas e anunciadas por valores de edições Omnibus. Por esse motivo preferi o importado. Nada de alimentar mercenários/especuladores. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  7. Fala, Léo!
    E assim vamos nos despedindo de um dos pilares da Marvel...

    Kirby, Romita Sr., Buscema, Bernie Wrightson, quantas lendas já partiram para um outro plano!

    Me recordo de uma revista da Ebal, que reunia o Homem Borracha e o Astro, sendo o último desenhado pelo Ditko!

    Apesar de fase Lee/Romita/Kane ser a minha preferida do Aranha, é inegável a importância do Ditko, construindo todas as referências para o futuro do personagem.

    É realmente uma pena, mas vamos acompanhando a despedida de mais um gigante.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romita , Alive and kicking...

      Excluir
    2. Adendo: Romitão ainda se encontra entre nós.

      Excluir
    3. O Romita não morreu.

      Excluir
    4. Se alguém disser que o McFarlane morreu, eu nem vou procurar saber se é verdade - e ainda pensarei: já foi tarde. Assunto acabado.
      Mas o John Romita, ou alguém como o Alan Moore, ter sido sepultado sem a devida divulgação é algo que somente me parece possível de ocorrer em países que atingiram o estado terminal de subdesenvolvimento cultural.
      Como os comunistas e os esquerdistas doentios e pestilentos ainda não conseguiram transformar o Brasil em uma outra Venezula ou em uma outra Cuba, podemos afirmar com toda a certeza que Romita Sênior está, sim, um senhor um pouco mais velho, porém bem vivo ainda.

      Excluir
    5. Amigos, desculpem o ato falho!

      Excluir
  8. Deixou muitas marcas nas HQ , o numero de criações dele é impressionante. Acho o estilo dele inconfundível destaca bem a cultura da época, não sei se o termo correto é este "Psicodélico"

    Sempre tive grande curiosidade por estas historias da Charlton, mas acho que nunca sairam no Brasil

    ResponderExcluir
  9. Se há uma única HQ que merece ser lida de Doutor Estranho essa é "Uma Terra Sem Nome, Um Tempo Sem Fim". Embora pertença a uma fase mais inocente das HQ, os textos eram praticamente literários e as ilustrações muito a frente do seu tempo. Steve Ditko merece sim o seu lugar na história.

    ResponderExcluir
  10. Giulianno de Lima Liberalli11/07/2018, 11:19

    Dikto realmente foi um dos grandes mestres das HQs, e um dos mais injustiçados também. Está certo que não sabemos de todos os reais detalhes dos bastidores das editoras, mas parece ser mais um que Stan Lee tentou deixar na sua sombra absorvendo os créditos. Está certo que Stan tem visão, só que essa visão não tomaria forma se não fosse pelos talentos de Dikto, Kirby, Steranko entre tantos outros. O filme do Doutor Estranho rendeu belas homenagens ao trabalho do mestre e um dos melhores visuais do Homem-Aranha é dele. Pena ter vivido recluso e sem família, descanse em paz.

    ResponderExcluir
  11. Que matéria linda, parabéns Leo. Mais uma lenda que nos deixou, mas deixou um legado maravilhoso. Vou ser honesto o Homem-Aranha dele é show tal, mas o Dr. Estranho, ele mandava muito bem, detalhe década de 60 a era hippie e a turma usava muito LSD, imagina os caras lendo isso, piração total hahhaha, era muito a frente do seu tempo mesmo. Que esteja num lugar em paz Steve Ditko. Mais uma vez, parabéns pela postagem Leo. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  12. As calças pega frango desenhadas magistralmente por ele, vão deixar saudades!!! Rs.

    ResponderExcluir
  13. partiu com 90 anos e viveu do jeito que queria.

    parece uma boa vida.

    o pessoal do gibiscuits fez uma tradução do autor que merece atenção.

    https://gibiscuits.blogspot.com/2018/06/the-ditko-collection.html

    abs!

    ResponderExcluir
  14. Steve Dikto foi o segundo desenhista mais importante dos quadrinhos de super-heróis (Só perde para o Kirby, É claro). Fora que sua arte no lápis era até melhor que o Rei, pena que isso nos gibis nem parecia, não sei se por causa das cores ou da arte-final que estragavam.

    Infelizmente, na época os artistas de quadrinhos não eram tão valorizados... Ele merecia ter ficado milionário.

    ResponderExcluir
  15. Steve Ditko era objetivista, ironicamente é quem mais influenciou Alan Moore que é anarquista

    ResponderExcluir
  16. Oi Leo!

    Lamentavelmente mais um grande nome dos quadrinhos nos abandona!Ditko foi um grande gênio, e como a maioria dos gênios tinha o apreço pela solidão!!

    Criou o icônico visual do Homem Aranha, O Dr.Estranho junto de Stan Lee, e criou O Questão um dos melhores personagens já criados para os quadrinhos, e talvez o personagens com mais características pessoais suas, já que neste inseriou sua 'filosofia de vida" o Objetivismo criada por Ayn Rand e representada na obra máxima dela "A Revolta de Atlas".

    Ditko seguiu esta filosofia de vida, criada em 1945 por toda a sua vida,não sei se ele teve o reconhecimento financeiro merecido ou morreu pobre e injustiçado financeiramente como muitos outros escritores e artistas, mas é inegável que seu trabalho jamais será esquecido, e não importa onde esteja, que Descanse em Paz!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Salve Leo,

    Eu sabia que o submundo faria uma bela homenagem a Ditko se destacando da ralé eheh

    Muito inteligente a decisão de usar a capa desenhada por Ditko em vez da capa de Kirby (era pra ter sido a capa da edicao mas creio que foi rejeitada em favor do Rei como uma compensação pelo personagem "roubado").

    A criação do Aranha é complexa e merecia um filme no mínimo.

    Naquele tempo os artistas estavam sempre reciclando ideias. Kirby se inspirou no The Fly herói co-criado com Joe Simon (seu parceiro na criação do Cap) para criar Spider-man. Ele seria atlético como o capitão América e usaria uma pistola de teia com poderes originados de um anel mágico...

    Stan Lee não curtiu a idéia é levou pro Ditko, que criou toda mitologia do aracnídeo que conhecemos muito bem.

    Ao velho Lee o maior crédito seriam as piadinhas infames e provavelmente o lema com grandes poderes vem grandes responsabilidades.

    A curiosidade é que nós anos 50 uma confecção de fantasias lançou um traje amarelo com padrão coberto de teias chamado spider-man inclusive com máscara cobrindo o rosto todo. Quando confrontado quanto ao possível plágio Ditko se limitou a declarar que "o ônus da prova era do acusador".

    50 depois é difícil separar o que é lenda do que é realidade, mas uma coisa é certa: nenhuma indústria foi tão desrespeitosa com seus artistas e sua propriedade intelectual quanto a indústria dos quadrinhos.

    O universo Marvel foi construído sobre 2 pilares fundamentais: Jack Kirby e Steve Ditko. Que descansem em paz esses deuses injustiçados. Espero que exista um Valhalla para esses monstros sagrados!

    Abraço Teo
    O colecionador de Indaiatuba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Kirby é mais importante do que o Stan Lee no quesito criação do universo Marvel. Ditko entre outros artistas também tiveram papéis importantes quando a parceria Lee/Kirby foi abalada.
      Infelizmente, os créditos são quase que todos atribuídos á Stan Lee mais por desconhecimento e preguiça em saber mais sobre a história.
      Mas como estamos em tempos em que a maioria das pessoas não estudam história e muito menos se preocupam em validar as informações que recebem antes de passar adiante estamos sujeitos a repetir os erros em um loop infinito. É triste constatar que um homem produtivo tenha tido um fim tão solitário. Roberto Xavier.

      Excluir
  18. Steve Ditko entra para o Hall da Fama incontestável dos fãs das Histórias em Quadrinhos - a exemplo de tantos outros que abrilhantaram esta nobre Arte elevando-a ao patamar das demais.
    Morre o homem, mas o artista permanecerá imortalizado pelo seu valoroso trabalho, pois um grande Mestre nunca é esquecido.

    Em 20 de julho Wilson McCoy completa 57 anos de morte. Morreu muito antes de muitos de nós sequer termos nascido. Mas, como foi um mestre na sua arte (assim como Bruce lee, que também morreu no mesmo dia), é justo lembrar, pois não basta tão somente teorizar.

    Ditko, a você também, muito obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  19. Leo , começou a pré venda da revista heavy metal na Amazon.

    ResponderExcluir
  20. "O triste foi que a morte dele só foi anunciada agora mas já fazia mais de uma semana que acharam o corpo já falecido. Não é como um gigante devia cair."


    E aí, lierson... blz?

    Tbm achei uma forma injusta de se morrer diante da importância e da grande quantidade de fãs e admiradores q o Ditko ainda tem... Mas o Hunter tem razão no q disse acima: "É um dos problemas de viver recluso"!

    Quem se isola e se mantém afastado da vida social da forma como ele fez... corre um sério risco de terminar assim: morrendo sem q ninguém saiba ou ache estranho o sumiço por mto tempo (até acharem o corpo)!

    Qto ao "Questão"... É lamentável q a Panini tenha deixado a coleção dele incompleta após ter lançado um único Vol. (acho q seriam 6 ao todo, né)? Seja como for, ainda acredito q o "Questão" possa ser reconsiderado pra uma futura investida da panini (já rolam uns boatos assim: vindos de editores q tbm reconsideram o "Starman")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Ditko ainda trabalhava nas HQs autorais dele e, embora essas não sejam definitivamente para todos os gostos, até o fim continuou produzindo trabalhos interessantes e inovadores."


    Oi, Hunter... Tdo bem?

    Eu acompanhava alguma coisa recente do Ditko por imagens avulsas aqui e ali... Mas não tenho scans do material alternativo dele e nem a menor perspectiva de ver isso impresso (a não ser - quem sabe - se eu mandar importar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "gosto muito da arte do steve ditko mais só conheço as edições da marvel e as histórias publicadas na creepy"


    E aí, gustavo... blz?

    Na Marvel ele fez pouca coisa... tirando o "Aranha" e "Dr. Estranho" (suas 2 séries mais longevas) e o "Hulk" (q durou pouco, mas foi marcante (pela criação do "Líder", principalmente)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Ainda me lembro de quando li Origens dos Super Heróis Marvel pela primeira vez. Tem a magnífica história da origem do Doutor Octopus"


    E aí, Diego... blz?

    A Origem do "Dr. Octopus" é sensacional mesmo... Eu já tive ela pela BLOCH no "Aranha" nº 1 (onde chamavam ele na capa de: "Dr. Polvo"), nessa ed. de "Origens dos SH" da Abril, e na "Biblioteca" da Panini Vol. 1!

    Minha cena favorita é qdo o "Dr. Octopus" fala: "Meus tentáculos mecânicos aliados à minha inteligência fora do comum me tornam o SER SUPREMO DA TERRA"... Hahahaha, de baixa auto-estima o velho dr. Otto não morre, kkk!

    Qto ao Ditko... Tbm nunca li ou assisti nenhuma entrevista com ele: Mas vou procurar essa q indicaram (só não deve ser mto fácil de achar, creio eu)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Meus tentáculos mecânicos aliados à minha inteligência fora do comum me tornam o SER SUPREMO DA TERRA"... Hahahaha

      HAHAHAHAHAHAHA !!!!

      Felizmente, tenho as origens do Dr. Octopus pela "Biblioteca" n° 1, da Panini.

      Quanto a frase: Genial!!!
      Como era (e sempre continuará sendo) bom ler essas preciosidades das antigas! Esse tipo de tirada é que fazia o espírito da coisa!
      E, realmente, é possível não gostar de um sujeito tchap tchura como o Dr. Octopus ?

      Abs !

      Excluir
    2. Hahaha, Q exagero mesmo essa auto-empolgação do "Dr. Otto" com seus tentáculos, kkk...

      Essas coisas (diálogos e tiradas legais) não se fazem mais hj em dia mesmo, rs...

      Abs!

      Excluir
  24. "Sobre o documentário é possível encontrar no YouTube sem legenda infelizmente."


    Opa... Valeu mesmo pela dica, Teo:

    Respondi acima (falando da dificuldade em achar esse documentário) antes de ler seu comentário, rs... Vou procurar no Youtube então!

    Valeu mesmo...

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Tirando Homem-Aranha, que dispensa elogios, Rapina & Columba, Capitão Átomo, Questão e Besouro Azul são materiais interessantíssimos de se ver publicado por aqui"


    E aí, Roberto... blz?

    De fato, essas coisas realmente raras E legais (tipo os material clássicos e mais obscuros do Ditko)... São quase impossíveis de vermos aqui no Brasil, e acho q só importando mesmo pra ter impresso (é o q pretendo fazer um dia)!

    Eu gostaria de ter TODAS essas séries do Ditko: "Besouro", "Questão", "Shade", "Átomo", "Rapina", etc... Mas não dá pra esperar sair pela boa-vontade dos editores da Panini, kkk!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curiosamente o material de estréia do Speedball foi em grande parte tb desenhado por Ditko (já fora de seu auge mas melhor do que desenhou algumas histórias na época por exemplo)e tb passou completamente batido pela abril na época.
      Cesar Leal

      Excluir
    2. Verdade, Cesar...

      Qdo eu tava pesquisando sobre o Ditko pra escrever esta postagem... Me deparei com o "Speedball" dele: Um material q eu sequer tinha ouvido falar q ele fez um dia, hehe (passou batidasso por aqui mesmo, rs)!

      A "Garota-Esquilo" é outra... Só fiquei sabendo q era ele q tinha criado essa tosqueira pesquisando, pois acho q pularam essa aqui tbm, correto? Digo, parece q vai sair futuramente na Salvat Vermelha!

      Abs!

      Excluir
    3. Ditko fez algumas coisas esporádicas que a Abril pouco deu atenção, salvo uma do Hulk e o capítulo final do ROM quase nada foi publicado mas acho que partiram da premissa que seriam personagens sem importância e não previam o speedball nos Novos guerreiros ou a "repercussão" da Garota Esquilo...
      Cesar leal

      Excluir
    4. E aí, Cesar... blz?

      Pois é, tbm vi q pularam mta coisa do "ROM" feito pelo Ditko, e esse é um material difícil de se achar até em scans pelo fato de pouca gente ter devido ao lance dos direitos e tal (o q deve ter reduzido a quantidade de colecionadores com as ed. avulsas do "ROM" q nunca mais foram republicadas e compiladas)!

      E prever o sucesso de um RESTOLHO é uma tarefa MYO difícil... Me diga, quem em sã consciência nos anos 90 imaginaria q o "Deadpool" se tornaria um ícone da cultura pop mais de 20 ANOS após sua criação? E o "Guaxinim"? tão ridicularizado pelos leitores qdo apareceu na NOVA formação dos "guardiões"? Hj vende trocentos bonecos, camisetas, e o caramba...

      A "Garota-Esquilo" vai pelo mesmo caminho... ninguém dava nada por ela, mas aos poucos ela tá cavando seu sucesso nas HQs e não duvido q seja um dos próximos grandes sucessos da Marvel nas telonas (eu já quero aquela mina q foi a "Hitgirl" do "Kick-Ass" no papel principal, rs)!

      Abs!

      Excluir
  26. "Bibliotecas publicadas pela Panini além de não terem reunido essa fase na íntegra estão há tempos esgotadas"


    Oi, Roberto... Só essa parte q eu não entendi, pois ao q me conta as 4 "Bibliotecas" da Panini cobriram a fase inteira do Ditko no Aranha (38 edições + 2 Anuais): Será q faltou mais alguma coisa q eu não saiba?

    O "Dr. Estranho" sim, esse saiu apenas cerca de METADE da fase Ditko aqui (na ed. da Salvat e na CHM da Panini - q são quase a mesma coisa, tirando-se umas poucas histórias q não se repetem entre uma e outra, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que os 4 volumes da Biblioteca fecharam essa fase Ditko. De qualquer forma essas edições são raridades hoje e fica mais fácil o Vol. 1 do Omnibus para ter toda ela. A que ponto chegamos...o importado ser mais em conta do que conseguir edições nacionais usadas. É uma bolha no mercado ou não? Aposto que sim. Da mesma forma da bolha imobiliária que poucos admitem. Valeu! Roberto Xavier.

      Excluir
    2. E aí, Roberto... blz?

      As 4 "Bibliotecas" fecharam mesmo a fase Ditko... Com as 38 edições mensais desenhadas por ele + a "Amazing Fantasy 15" + As 2 edições "Anuais"!

      E ainda teve as 2 primeiras histórias do Romita Pai no final do Vol. 4... Seja como for, é um material raríssimo mesmo (só o Vol. 1 da "Biblioteca" eu já vi superfaturado por uns 500 reais - 10 vezes mais do q custava, kkk)!

      E sim, é mto estranho esse ponto em q o mercado brasileiro chegou... Tem amigo meu q já aderiu completamente às importadas por serem + baratas (no custo-benefício) do q as edições nacionais (mtas delas em formatos desnecessariamente luxuosos e custando até os rins do leitor)!

      Abs!

      Excluir
  27. "Apesar de fase Lee/Romita/Kane ser a minha preferida do Aranha, é inegável a importância do Ditko, construindo todas as referências para o futuro do personagem."


    E aí, Victor... blz?

    Da mesma forma q vc, eu tbm considero a fase Lee/Romita a MELHOR do "Aranha" em TODOS os TEMPOS... Mas em 2º lugar eu já boto a fase do Lee/Ditko, pela importância criativa q teve (na elaboração dos principais vilões do aranha) e pelo traço característico e inesquecível do Ditko! Em 3º lugar (pra mim) vem a fase do Gil Kane (q foi igualmente excelente, mas mais curtinha tbm)!

    E putz, agora q vc falou lembrei desse gibi do "Borracha/Astro" da EBAL... Eu cheguei a ter uns desses qdo moleque, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Acho o estilo dele inconfundível destaca bem a cultura da época, não sei se o termo correto é este "Psicodélico"


    E aí, Alexandre... blz?

    O termo "psicodélico" é mais usado pro Ditko (inclusive por sites gringos) qdo se referem aos cenários q ele fazia pras HQs do "Dr. Estranho". Inclusive, no FILME dele, a dimensão pela qual ele viaja no final foi totalmente baseada na arte do Ditko (algumas imagens comparativas - e mto legais - abaixo):

    https://2.bp.blogspot.com/-puSStD9CIRo/WgdzKm2XSuI/AAAAAAAAHnw/Ugfjl_clKo8uuo5UbFae8h2FbQqZDzzRgCLcBGAs/s1600/DItko-Doctor-Strange-Dimension.jpg

    http://multversogeek.com.br/wp-content/uploads/2018/07/05806f9c73db.jpeg

    https://i.pinimg.com/originals/40/07/fd/4007fda54338076a5a01984696706bc9.png

    https://i.pinimg.com/736x/70/95/41/70954114a6aa32538a9b2ec6c784a4d8--steve-ditko-doctor-strange.jpg

    Todas essas são imagens q eu iria utilizar nesta postagem, mas q ficaram de fora (por falta de espaço) e q eu precisava reaproveitar de alguma forma, hehe!

    Qto às histórias da Charlton... Até q saiu uma q outra por aqui, mas incompletas e espalhadas por revistas diversas: Bem q mereciam algumas ed. de "Lendas", hein?

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "Se há uma única HQ que merece ser lida de Doutor Estranho essa é "Uma Terra Sem Nome, Um Tempo Sem Fim"


    E aí, Marcelo... blz?

    Eu simplesmente adorei essa ed. da Salvat... Pois ela trouxe um material q estava praticamente INÉDITO no Brasil até então: E um material q eu achei mto bom (não sei pq foi pulado pelas editoras brasileiras na época)? Estava mesmo à frente de seu tempo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. "Está certo que Stan tem visão, só que essa visão não tomaria forma se não fosse pelos talentos de Dikto, Kirby, Steranko entre tantos outros."


    E aí, Giulianno... blz?

    É complicado mesmo avaliarmos essas tretas de bastidores sem termos estado lá pra ver como as coisas realmente funcionavam... Mas do meu ponto de vista, todos os envolvidos eram importantes de alguma forma pra criação e elaboração das histórias: O Stan Lee não conseguiria mesmo dar vida ao Universo Marvel SEM o Kirby e o Ditko (entre tantos outros) criando desde os UNIFORMES dos personagens até características físicas e visuais próprias de cada herói e vilão!

    Por outro lado... A gente tbm percebia a presença do Stan Lee nos diálogos e ideias básicas das HQs. Por exemplo, todo o material q o Kirby fez sozinho tempos depois (Eternos, Novos Deuses, Bomba da Loucura, etc) faltava descontração e bom-humor (q foram completamente LIMADOS nas histórias e q eram parte da marca registrada de Lee)!

    Seja como for, acho q os artistas envolvidos mereciam mesmo MAIS reconhecimento em vida... Eu até saí de um grupo de ZAP de "Miniaturas Marvel", pq tinha mto imbecil por lá q ainda tava naquelas de: "papaizinho Stan Lee q criou tudo sozinho", e os infelizes até ignoravam qq informação contrária à esse tipo de pensamento (era quase um sacrilégio afirmar q o KIRBY e o DITKO tbm fizeram parte do processo criativo). Aí chegou uma hora q eu me enchi o saco, mandei todo mundo LONGE (me despedi em "grande estilo", rs) e saí do tal grupo, kkk!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "o Dr. Estranho, ele mandava muito bem, detalhe década de 60 a era hippie e a turma usava muito LSD, imagina os caras lendo isso, piração total hahhaha, era muito a frente do seu tempo mesmo."


    E aí, Eduardo... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido a postagem... Esse tipo de matéria/obituário eu sempre faço com o coração apertado (qdo sou fã do artista q se vai) mas TBM com o maior respeito e boa-vontade na hora de selecionar as imagens q melhor representem a trajetória do artista!

    E pior q é bem nessas mesmo... O "Dr. Estranho" tinha tudo a ver com o clima hippie e LSD dos anos 60, hehe: As histórias dele eram literalmente: uma "viagem", kkk!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "partiu com 90 anos e viveu do jeito que queria."


    E aí, Scant... blz?

    Pô, quisera eu chegar até os 90... Foi longe mesmo o velho Ditko: Q descanse em paz!

    E veleu pelo LINK... Vou tentar baixar esse arquivo (embora eu esteja sem visualizador de imagem pra scans no momento, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "Fora que sua arte no lápis era até melhor que o Rei, pena que isso nos gibis nem parecia, não sei se por causa das cores ou da arte-final que estragavam."


    E aí, Guilherme... blz?

    Eu lembro do Ditko sendo publicado pela BLOCH... Ali sim, com certeza, a colorização DOENTIA estragava (e MTO) a arte do Ditko, hehe!

    Mas a arte P&B dele era mto boa mesmo... Vi algumas ed. P&B do Ditko naquela coleção do Aranha dos anos 90 q vinha com uma fita VHS de "brinde" (com o desenho animado da época)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "Steve Ditko era objetivista, ironicamente é quem mais influenciou Alan Moore que é anarquista"


    E aí, Miguel... blz?

    Tem algumas passagens do "Monstro do Pântano" de Moore q me remetem ao "Dr. Estranho" do Ditko... Principalmente naquelas viagens interdimensionais e visuais surreais onde os personagens estão inseridos!

    Em "Promethea" tive a mesma sensação... não sei se Moore assumia isso publicamente, mas acredito q ele tenha tido o Ditko como inspirador em alguns momentos!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Leo, Moore já falou em muitas entrevistas que Ditko era um dos artistas que ele mais gostava durante sua infância, inclusive a banda de rock que o Moore cantava fez uma música bem bizarra em homenagem ao Ditko

      Excluir
    2. Pô, show de bola... E agora q vc falou, eu lembrei mesmo q no livro: "Alan Moore - O Mago dos Quadrinhos", ele faz uma referência à influência q teve do Ditko!

      Abs!

      Excluir
  35. "O Questão um dos melhores personagens já criados para os quadrinhos, e talvez o personagens com mais características pessoais suas, já que neste inseriou sua 'filosofia de vida" o Objetivismo criada por Ayn Rand"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Eu nunca me aprofundei mto no estudo e conhecimento do "Objetivismo", e nem imagino o qto isso possa ter se refletido na arte e criações do Ditko... E até mesmo no seu estilo de vida (tipo, não sei se a ideia de viver recluso e longe dos holofotes tenha algo a ver com sua filosofia de vida)?

    Mas seja como for, entendo um pouco o Ditko... Eu, por exemplo, sou empresário: mas não gosto de ser visto publicamente como tal (e nem bajulado por funcionários e invejado ou visto como ameaça por concorrentes e rivais nos negócios). Não, eu gosto de ganhar dinheiro sim: Mas não gosto da fama e dos holofotes q isso possa atrair pra mim, pois o q me interessa MAIS (acima de qq coisa) é ter mais TEMPO livre pra passar com a minha família e LER um bom gibi ou assistir um bom filme ou seriado na TV!

    O dinheiro só me interessa se for pra garantir uma vida boa pra minha família e me proporcionar o TEMPO livre q almejo (eu trabalho HOJE - de 10 a 12 horas por dia - pra me aposentar em 10 anos no máximo com uma conta bancária q me permita me mudar pra praia e viver uma vida tranquila (sem a correria e badalações do dia-a-dia)!

    Talvez o Ditko pensasse da mesma maneira q eu, né? Considerando a PAZ e a tranquilidade ACIMA do dinheiro, da punhetação dos fãs em eventos e sessões de autógrafos, e da sujeirada nos bastidores do mercado!

    Enfim... Seja como for, as escolhas foram dele e parece ter vivido bem com as escolhas q fez (eu tbm gosto de paz e tranquilidade, só não sei se conseguiria viver tão recluso q nem o Ditko: Pelo menos uma família eu tive q construir, pois embora eu goste de sossego, tbm não consigo viver totalmente na solidão, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "tipo, não sei se a ideia de viver recluso e longe dos holofotes tenha algo a ver com sua filosofia de vida)?"

      Léo, pelo que entendi do conceito o Ditko pregava uma vida que dava responsabilidade a quem tinha algum poder de fama, político ou pessoal mas que era totalmente contra o enaltecimento próprio e não do que vc produz. Ele achava que sua arte tinha que inspirar o público mas ao mesmo tempo aparições e entrevistas estariam gerando um enaltecimento pessoal e não da arte em sí. Por outro lado era entendimento dele que o Stan Lee tinha obrigação (pelo mesma lógica objetivista) de "dar os louros" a ele e aos outros artistas como Kirby por coautoria na criação e roteiros das histórias já que o "método Marvel" limitava o poder do criador/roteirista ao dividir com o artista mas isso era inclusive contra a idéia da Marvel que queria essa aura de uma mão única de genialidade gerindo os sucessos da editora (tb temos que contabilizar o ego do titio Lee que sempre gostou desse enaltecimento...rs).
      Mas em verdade a personalidade de Ditko e não só suas crenças tb eram desse tom de isolamento e afastamento (ele não aceitou gravar num disco a participação na divulgação do Clube da Marvel na época). Como eu disse no Drops do Quadriláteros... uma das figuras mais controversas dos quadrinhos...
      Cesar Leal

      Excluir
    2. E aí, Cesar... blz?

      Valeu mesmo pelos esclarecimentos... Entendi melhor agora a filosofia do Ditko!

      Tbm assisti seu vídeo sobre ele... e ficou EXCELENTE: Mais uma vez, parabéns pelo ótimo canal de vídeo (meu favorito entre TODOS em matéria de conteúdo)!

      Qto ao Ditko... Eu sei q o Stan Lee não era santo, mas tbm fico com o pé atás com quem reclama de uma editora (no caso dos "métodos" q ela utiliza) e ao mesmo tempo continua trabalhando pra ela. O Ditko até meados dos anos 90 ainda continuava trabalhando pra Marvel: Dia desses, achei uam HQ desenhada por ele num "Aranha 2099" (uma HQ q NÃO aparece na bibliografia dele na wikipédia, rs)!

      Abs!

      Excluir
  36. "Muito inteligente a decisão de usar a capa desenhada por Ditko em vez da capa de Kirby (era pra ter sido a capa da edicao mas creio que foi rejeitada em favor do Rei"


    E aí, Teo... blz?

    Mto obrigado mesmo por ter curtido a postagem/obituário... E principalmente por ter reconhecido a sacada de se preservar aqui a CAPA de "Amazing Fantasy 15" q REALMENTE foi feita pelo Ditko, hehe!

    Qto à isso... Achei um absurdo q mesmo sites consagrados dos EUA (sem falar em vários brasileiros) tivessem usado a capa feita pelo KIRBY pra ilustrar as notícias da morte do DITKO. Pô, achei isso um desleixo e um desrespeito (q foi copiado de site pra site). Uma legítima "FAKE NEWS" à nível mundial, kkk!

    E vc tem razão... A criação do "Aranha" é tão complexa, q poderia perfeitamente render um FILME sobre isso. Eu (particularmente) acredito q o "Aranha" tenha sido inspirado por uma HQ de monstros da Marvel publicada em "Journey Into Mystery" (e q trazia uma aranha gigante bombardeada por radiação):

    http://3.bp.blogspot.com/-KLzttiLiyjg/UBY7Ss9b99I/AAAAAAAAF6c/wcKwE7PmNu8/s1600/jim073.jpg

    Claro, essa pode ter sido a "ideia" inicial da coisa toda... Mas tbm teve o esboço do Kirby (q foi rejeitado) com um Aranha q pareceria o "Cap. América":

    http://2.bp.blogspot.com/-azoAMaDY-o0/UDbyJIrO0VI/AAAAAAAAGvI/Z-5UaJTga_M/s1600/spider-man.jpg

    Além do tal uniforme de Halloween dos anos 50, q fica difícil de acreditar q não tenha "inspirado" o Ditko de alguma forma, hehe:

    http://m.blog.hu/me/mediaviagra/image/spider-man-halloween-costume-1954.jpg

    Eu devo falar mais desse uniforme dos anos 50 na volta da coluna de "PROTÓTIPOS" aqui no blog (não perca, deve ir ao ar até o final do ano, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. "Morre o homem, mas o artista permanecerá imortalizado pelo seu valoroso trabalho, pois um grande Mestre nunca é esquecido."


    E aí, Antonio... blz?

    É isso aí: Penso da mesma forma tbm, amigo... O corpo humano não significa nada diante da OBRA deixada como LEGADO após a morte!

    Ditko se foi (em forma física)... Mas sua obra permanece tão viva no imaginário popular, q é como se ele se eternizasse através de sua arte!

    Abs!

    ResponderExcluir
  38. "Leo , começou a pré venda da revista heavy metal na Amazon."


    Opa... Valeu mesmo pelo aviso:

    Isso em mto me interessa, brother... Já vou pesquisar melhor a respeito!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. Triste...e mais um ano de blog Leo parabéns....esse blog é show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, Ronny...

      Tinha até esquecido q o "Submundo" tá comemorando seu 7º ANO de existência, hehe... Passa mto rápido, né? Embora eu tenha uma sensação estranha de q o blog tá há mais tempo no ar do q meros 7 anos!

      Pô, a série de TV do "Walking Dead" tá há mais tempo no ar do q o blog, kkk... Valeu mesmo pela lembrança!

      Abs!

      Excluir
  40. Fala Leo, blz?


    Estou atrasado, mas não poderia deixar passar essa postagem emocionante sobre um artista que marcou a trajetória do Aranha com sua digníssima arte (mais que justa para a idade do personagem).
    A Nona Arte perde um grande artista, perde alguém que, ao lado de Lee, praticamente deu "vida" a um herói tão querido e amado quanto o amigão da vizinhança. Seu nome será imortalizado nos quadrinhos com certeza.
    Ditko deixa saudades!!!

    Abs
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Sempre é triste qdo se vai algum artista q fez parte da nossa vida e formação através do seu trabalho, né?

      Mas pelo menos o Ditko parece ter vivido do jeito q melhor lhe agradava... e foi longe tbm (chegar aos 90 é pra poucos)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...