17/07/2018

"JACK KIRBY - 100 Anos" (Parte 6): O "POVO da Eternidade"...

No ano passado, JACK KIRBY comemoraria 100 ANOS de idade (se ainda estivesse entre nós)... Em sua homenagem, o "Submundo" começou a publicar uma série de 10 matérias - com 10 imagens cada - totalizando 100 capas e artes (que melhor representassem a trajetória do REI). Pois bem, uma série de fatores atrasou as comemorações no blog, mas mesmo com atraso: Vamos celebrar aqui o "CENTENÁRIO" de JACK KIRBY (com mais 2 postagens em sequência)!

E nesta 6º Parte: "O Povo da Eternidade" (outra série interligada ao "4º Mundo" de Kirby), "Kamandi - O Último Rapaz da Terra", "Nick Fury - Agente da SHIELD", "Sargento Fury - E Os Comandos Selvagens", "X-51: O Homem-Máquina", e "O Prisioneiro" (HQ baseada na série de TV)!

Confira abaixo:

Em sua passagem pela DC (na década de 70), Jack Kibry produziu o chamado: "4º Mundo"... Um novo universo dentro da própria DC com toda uma vasta gama de personagens e conceitos visuais. O 4º Mundo, conforme vimos em matérias anteriores desta série de colunas comemorativas sobre Kirby, era composto de 4 títulos interligados: Os "Novos Deuses" (já publicado pela Ópera Graphica em P&B e que vai sair em breve pela Eaglemoss em 2 Vol em cores), "Sr. Milagre" (que teve apenas o início publicado pela Ópera Graphica), "Superman - Jimmy Olsen" (publicado pela EBAL e parcialmente pela Abril), e "O Povo da Eternidade" ("Forever People" - que é o destaque desta matéria)!

O "Povo da Eternidade"... Foi criado por Kirby em 1971, e seus integrantes eram 5 crianças terrestres criadas pelo "Pai Celestial" em Nova Gênese: "Mark Moonrider", "Serifan", "Belos Sonhos" (a única mulher na equipe), "Grande Urso", e "Vikyn" (que detém uma das "Caixas-Maternas"). Cada um deles desenvolveu fantásticos poderes (rajadas energéticas, telepatia, super-força, etc) ao serem criados em Nova Gênese! A série original de Kirby teve apenas 11 edições (INÉDITAS no Brasil), mas a equipe ainda apareceria em participações especiais em várias revistas (por outros autores), sendo mais lembrada no Brasil pelo mix de: "DC 2000" (da Editora Abril), onde aparecia na série do "Sr. Milagre" (de DeMatteis)!

Outra contribuição importante de Kirby pra DC nesse período... Foi: "Kamandi - O Último Rapaz da Terra", que originalmente teve 40 edições produzidas por Kirby (e seguiu com outros artistas). No Brasil, "Kamandi" teve algumas edições próprias publicadas pela EBAL (entre 1979 e 1980), sendo que apenas uma delas trazia o material inicial da fase Kirby (todo o resto permanece INÉDITO por aqui). Lembra o filme: "Planeta dos Macacos", sucesso no mesmo período em que a HQ foi elaborada (embora o "Kamandi" seja uma adaptação de um conceito mais antigo do Kirby, datado dos anos 50 - no qual um viajante do tempo vai parar num futuro governado por animais inteligentes: Tigres, cães, e gatos)!

"Nick Fury"... Mais conhecido na Marvel como sendo: O "Agente da SHIELD", foi criado por Stan Lee & Jack Kirby em 1963 pra revista de guerra: "Sargento Fury - E Os Comandos Selvagens" (capa acima) que se passava na 2º Guerra Mundial e já trazia o velho "Dum-Dum" como seu melhor amigo e aliado. Mas apenas 2 anos depois (em 1965) "Nick Fury" seria "readaptado" pros dias atuais na pele de um espião ao estilo: "James Bond - 007", nas pág da revista: "Strange Tales" (capa acima, com um agente da "Hydra" ao fundo - E imagem acima, com um robozão tipo o "ED 209" do "Robocop" abrindo fogo, rs). Parte da fase Kirby no gibi do "Fury" saiu recentemente pela Salvat (em edições que também trouxeram a fase posterior de Jim Steranko)!

Já o "X-51 - Homem-Máquina"... Foi criado por Kirby como um coadjuvante pra série: "2001 - Uma Odisséia no Espaço" (HQs de Kirby baseadas no clássico FILME de mesmo nome), mas fez sucesso e ganhou série própria (capas acima). O personagem teve uma importante participação também em diversas sagas da Marvel, entre elas: "Terra X" (e estrelou até uma das famigeradas séries de "Zumbis Marvel", publicadas aqui na revista: "Marvel MAX"). Mas a fase original de Kirby (de 1978) teve 19 edições no total, sendo que apenas as 9 primeiras foram desenhadas pelo REI e as demais tiveram arte de Steve Ditko (já saudoso)! Todas essas histórias estão INÉDITAS no Brasil (pra variar)!

Por fim... "O Prisioneiro" foi uma famosa série de TV dos anos 60 (criada em 1966), que durou apenas 17 episódios e possuía roteiros complexos e intrigantes. A Marvel comprou os direitos pra publicar HQs da série na década de 70, e Jack Kirby chegou a escrever e desenhar uma história completa de 17 pág do "Prisioneiro" em 1976 (imagem abaixo). Mas, infelizmente, o projeto foi engavetado e ficou apenas a lenda em torno do projeto. Porém, é fácil achar essas pág produzidas pelo Kirby por aí (tem até traduzidas em português) e a Titan (editora americana) anunciou recentemente que lançará 2 especiais do "Prisioneiro" (sendo que um deles trará a HQ de Kirby - e mais uma HQ extra de Gil Kane - em formato gigante)!

Até+

83 comentários:

  1. Não tenho plena certeza, mas Kamandi teve sete números pela Ebal. Enfim, mais do que três como é citado na matéria. Dê uma conferida, Léo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Valeu mesmo pelo aviso!

      Eu editei o post: e na dúvida, limei a menção à quantidade de HQs do "Kamandi"... Embora no "Guia dos Quadrinhos" conste apenas 3 números pela EBAL!

      Abs!

      Excluir
    2. Teve sete:
      http://guiaebal.com/lancamento05.html

      Excluir
    3. Se não me engano somente o número 1 foi feito pelo Kirby. As outras revistas foram feitas por outros artistas. E o Senhor Milagre teve um encadernado lançado pela Opera na mesma época dos Novos Deuses.

      Excluir
    4. Sim, como de hábito a Ebal evitou publicar o material do Kirby. Não sei por que ela tinha essa mania!

      Excluir
  2. Rapaz que bela escavação, O povo da eternidade apareceu em algumas poucas publicações da EBAL ou Abril , perdidos nas historias do Super e do Jimmy Olsen não consigo lembrar qual edição, mas lembro bem das construções e maquinas desenhadas pelo mestre.

    Kamandy eu lembro de ler as da EBAL, mas também lembro que os formatinhos da EBAL raramente tinham desfecho era o fim de uma era editorial.

    Queria que os que criticam os desenhos do JK comparassem a produção dele com outras da época. para sentir a genialidade dele.

    Alem desta criatividade , ainda acho que o Thor absoluto é o dele .

    ResponderExcluir
  3. Senhor Milagre não é totalmente inédito, a Opera Graphica chegou a lançar um único volume em preto e branco nos mesmos moldes dos Novos Deuses, compilando as primeiras edições da série original.

    Falando nisso Etrigan de Kirby foi anunciado no checklist de agosto pela panini.
    Quem sabe venha logo o 4°Mundo tb.9

    ResponderExcluir
  4. Fala, Leo.

    Parabéns pelo trabalho. Não querendo puxar o saco, mas essa foi uma das maiores homenagens aqui no Brasil feitas para o centenário do Rei Kirby.

    Espero que anime as editoras a lançarem o material dele aqui no Brasil. Vi que a Panini depois da duvidosa "Superpowers", anunciou o Etrigan! Com certeza é cofre certo!

    https://hotsitepanini.com.br/dc/publicacao/etrigan-lendas-do-universo-dc-jack-kirby-vol-1/

    ResponderExcluir
  5. Matéria bacana Leo!

    Curiosamente os maiores sucessos de venda na época de lançamento do Kirby na DC foram Etrigan e Senhor Milagre.

    Forever People e o Quarto mundo no geral só venderam bem por um tempo. Só venderam muito bem mesmo de forma integral quando a DC republicou todo o Quarto Mundo nos anos 80. Ai eles chamaram o Kirby de volta para terminar, o que fez surgir Hungry Dogs.
    Vai entender o mundo das hqs kkk. Não creio que as pessoas so tenham entendido o Quarto Mundo nos anos 80.

    A Panini vai trazer o Kamandi material homenagem ao Kirby recente. Não entendi porque escolheram logo o Kamandi. Deviam trazer primeiro o Senhor Milagre do Tom King (que é excelente, já li parte) ou outro dos materias homenagem (são bem mais famosos). O Kamandi numa enquete feita pela Panini a meses atras foi bombardeado, recebendo poucos votos. Então não entendo essas atitudes da Panini na boa.

    Se Kamandi não vender bem, o que isso quer dizer? Eles não vão trazer os outros materiais homenagem? Ou ficaram no Sr. Milagre do King (que já ta prometido)? E será que se esse material recente do Kamandi não vender bem, eles vão pensar "melhor abortar o Quarto mundo do Kirby"?

    Enfim não entendi a estrategia deles. Se a parada é reapresentar os personagens do Kirby ao público brasileiro usando essa série recente (que foi uma homenagem focada em diferentes personagens do REI), para um possivel "vamos trazer o quarto mundo do Kirby agora". Acho estranho começar por um personagem que ficou basicamente em ultimo lugar numa enquete.

    Só posso rir igual ao Besouro Azul e o Gladiador Dourado em sua fase na Liga comica Bwahahahahahahahahaha kkkkkk

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camus,
      Essas enquetes da Panini são bem obscuras no quesito "escolha do leitor". Parece ser apenas um termômetro sobre a preferência dos leitores por determinados itens. No final das contas a editora já está decidida. Roberto Xavier.

      Excluir
    2. Verdade. A unica até hoje que vi ter muito voto e ganhar encadernado realmente, foi Etrigan do Kirby.

      Fiquei surpreso quando vi.

      Excluir
  6. Caro Léo: gostaria de acrescentar ao que você mencionou que há cerca de 5 anos, a Panini publicou uma das partes da "Saga do DNA" (Jimmy Olsen e Superman) de Jack Kirby. A história "A Montanha do Julgamento" (Superman's Pal Jimmy Olsen 134) foi publicada no volume 2 da "Coleção DC 75 Anos -- A Era de Prata".

    Outra coisa: o número 1 do "Povo da Eternidade" (Forever People) foi publicada como história secundária no vol. 46 da coleção DC da Eaglemoss, "Superman e Batman -- Tormento".

    Não consigo entender como é que essas editoras colocam tantas dificuldades para publicar histórias como essas. Em vez disso, elas vem publicando sem parar uma montanha de lixo, todos os meses, tudo muito descartável.

    ResponderExcluir
  7. "Teve sete: http://guiaebal.com/lancamento05.html"


    Opa... Valeu mesmo, Carlos:

    O "Guia Ebal" tá mais completo q o "Guia dos Quadrinhos" em relação ao "Kamandi", rs... Show de bola!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. "Se não me engano somente o número 1 foi feito pelo Kirby. As outras revistas foram feitas por outros artistas."


    E aí, JOSE... blz?

    Sim, não sei pq a EBAL resolveu pular quase q toda a fase Kirby e depois do nº 1 foi direto pra fases BEM posteriores (pularam cerca de 50 edições do "Kamandi" pelo q vi no "Guia Ebal"!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive a impressão que já tinha comentado... rs.
      O que ocorre Léo é que o Aizen da EBAL tinha uma forte prevenção ao Kirby, ele não gostava MESMO do trabalho do cara. Tanto que o que saiu com lápis do rei foi somente o material inicial da Marvel por uma questão de que não havia muita alternativa neste caso. Mas dentro da DC o que podia ser ignorado vindo do Kirby foi. Etrigan e kamandi foram sumariamente boicotados com relação ao que foi produzido pelo Kirby sempre que possível. Outros materiais como Arqueiro pelo que sei nunca viram impressão na EBAl se fossem desenhados por Kirby.
      Cesar leal

      Excluir
    2. E aí, Cesar... blz?

      Puxa, não lembrava de vc ter explicado sobre essa rejeição do Aizen com relação ao Kirby... Uma pena, pois evidentemente q isso influenciou na escolha de materiais a serem publicados na EBAL e mostra bem pq o "4º Mundo" foi LIMADO da forma q foi!

      Engraçado q na Abril tbm parece q não gostavam mto do Kirby... Era mto raro republicarem material do Kirby e foi um milagre terem tentado os "Eternos" (acho q a única coisa q a Abril publicou - e parcialmente ainda por cima - da fase em q o Kirby havia voltado pra Marvel)!

      Abs!

      Excluir
    3. Até chamaram o Rip Kirby de Nick Holmes. ;-)

      Excluir
    4. Não tinha explicado antes não.. rs... eu tive impressão de já ter explicado nesse mesmo post mesmo... Mas como a msg não apareceu... Rs...

      Excluir
  9. (continuando)
    Você encontra todos os 7 números de Kamandi que foram publicados pela EBAL no site www.guiaebal.com . Basta procurar pela revista "Lançamento -- em formatinho". Todos estão completamente escaneados, não é só a capa.

    ResponderExcluir
  10. (continuando)
    Você encontra todos os 7 números de Kamandi que foram publicados pela EBAL no site www.guiaebal.com . Basta procurar pela revista "Lançamento -- em formatinho". Todos estão completamente escaneados, não é só a capa.

    ResponderExcluir
  11. "Alem desta criatividade , ainda acho que o Thor absoluto é o dele"


    Oi, Alexandre... Tdo bem?

    Sabe, eu acho a fase do Walt Simonson EXCELENTE... MAS (contudo) a minha favorita entre todas do "THOR" tbm é a fase Kirby. E justifico essa preferência com os espetaculares confrontos entre "Thor X Hércules" (que eu li pela BLOCH), A 1º aparição de "EGO - O Planeta-Vivo", o embate cósmico de "Thor X Galactus", o quebra com o "Destruidor" (da "Gangue da Demolição": uma obra-prima da pancadaria gráfica), e os maravilhosos "Contos de Asgard" (q saíram compilados pela Salvat)!

    Eu cheguei a colecionar os formatinhos coloridos da EBAL na época (hj, infelizmente, não tenho mais nenhum)... Meus favoritos eram: "Superman" (eu adorava essa fase da Era de Prata dele: Era divertida e despretensiosa), "Shazam" (eu era fanzaço do "Dr. Silvana", rs), "Arqueiro Verde" (na parceria com o "Lanterna"), "Homem-Borracha", e eu tive uma ed. formatão do "Guerreiro" (Mike Grell): Mto boa!

    Mas não cheguei a ter nenhuma dessas do "Kamandi"... Embora eu curtisse os gibis da DC, a grana (MESADA) era restrita e eu acaba priorizando os da Marvel (q tbm me deixavam vidrado, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria muito de ver alguns materiais do Mike Grell publicados aqui na íntegra. Principalmente Guerreiro e Arqueiro Verde, os gêmeos separados no nascimento já que possuem o mesmo rosto.rs. Roberto Xavier.

      Excluir
    2. Hahaha, pior né?

      O "Guerreiro" é a CARA do Oliver Queen... cuspido e escarrado!

      E ambos são "primos" do Kit Carson tbm, kkk...

      Abs!

      Excluir
  12. "Senhor Milagre não é totalmente inédito, a Opera Graphica chegou a lançar um único volume em preto e branco"


    E aí, Enoque... blz?

    Pois é, eu acabei me esquecendo completamente disso... E olha q eu até já tive essa edição do" Sr. Milagre" da ópera e cheguei a mencionar a mesma numa das matérias anteriores desta coluna sobre o Kirby (qdo abordei o "Sr. Milagre")! Cara, é assustador: Minha memória tá uma merda, daqui a pouco vou acabar me perdendo na rua e esquecendo onde moro, hahaha!

    Mas já arrumei o texto... Obrigado pelo aviso!

    E "Etrigan" é COFRE absoluto... Inclusive, corri pra retomar estas postagens do Kirby justamente pra antecipar o lançamento da Panini (deixei o "Etrigan" pra PARTE 7 desta matéria, q vai ao ar amanhã, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Parabéns pelo trabalho. Não querendo puxar o saco, mas essa foi uma das maiores homenagens aqui no Brasil feitas para o centenário do Rei Kirby."


    Oi, Guilherme... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta série de postagens q tenho feito sobre o REI Kirby... E espero q vc aprecie mais ainda as próximas q estão por vir, hehe: Amanhã (ou segunda) eu posto aqui a "PARTE 7" e depois vou tentar acelerar pra terminar logo as 10 do total (juntando todas, vai ser mesmo uma MEGA-postagem sobre o Kirby - Afinal, ele merece esse reconhecimento pelo conjunto da obra, rs)!

    Eu tbm ando planejando um lance meio louco em relação ao Kirby... Tô planejando utilizar uma gráfica q conheço pra produzir um encadernado com algumas HQs do Kirby. Vai ser uma espécie de "Encadernado Artesanal" (pra não usar outra expressão, hehe). Tipo, sei q não é o ideal, mas tem coisas do Kirby q JAMAIS veremos impressas nem nos EUA (tipo: "2001 - Uma Odisséia no Espaço", entre outras HQs mais obscuras ou com problemas de direitos autorais) e se eu tenho uma gráfica à disposição pra fazer o serviço: Pq não, né? Vai ser como ler um scan impresso ao invés de ler no tablet, rs!

    E sim... Acredito q tenhamos MAIS coisas do Kirby pela Panini no ano q vem!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei d+ essa ideia de uma "editora" dedicada ao material do Kirby que não pode ser reeimpresso por problemas burocráticos, tipo 2001, Captain Victory e Destroyer Dick. Com certeza, eu compraria esses gibis (se vc. enviar pelos Correios ao RJ, é claro).

      Tem muita coisa hoje que merecia ser relançada também. Gostaria muito ter em mãos um encadernado do Esquadrão Atari, por exemplo.

      Excluir
    2. E aí, Guilherme... blz?

      Sim, pode ser q eu consiga umas cópias pra alguns leitores interessados nessas raridades... mas seria algo tipo um "Sub-Catarse": com pagamento adiantado, é claro: pra cobrir os custos gráficos (tipo um "projeto" com nº limitado de participantes)!

      A gráfica eu já tenho, meu problema maior agora é conseguir alguém q faça a tradução do material (e tem TEXTO pra ser traduzido nesses materiais do Kirby... pelamor, kkk)!

      Abs!

      Excluir
    3. Acho um bom teste pra você que deseja lançar materiais em uma editora própria. Acho que o mercado está necessitando de lançamentos mais clássicos. Mas é de atentar-se porque o público seria bastante reduzido. Roberto Xavier.

      Excluir
    4. Verdade, Roberto...

      Isso é algo q eu faria pra umas 15 ou 20 pessoas no máximo (leitores aqui no blog em especial)... Até pq, não posso utilizar frequentemente a gráfica do meu curso pré-vestibular com essas finalidades nerdísticas, né? Uma vez ou outra ainda passa, hehe (e só pq o dono da gráfica é meu amigo)!

      Mas eu ainda quero ver quem vai traduzir tudo isso pra mim... essa é parte q pega, pq de graça não conheço ninguém q faça e acho q vou ter q acabar repassando esse valor pros leitores q forem abraçar esse projeto, rs (por isso será um grupo MUITO restrito só de colecionadores "confirmados" q realmente queiram ter cópias únicas de HQs do Kirby q jamais serão publicadas!

      Abs!

      Excluir
  14. "Vai entender o mundo das hqs kkk. Não creio que as pessoas so tenham entendido o Quarto Mundo nos anos 80."


    E aí, Camus... blz?

    Essas coisas são mto loucas mesmo... Eu tenho um palpite (achismo) de q a FEBRE de "Guerra nas Estrelas" pode ter ajudado as HQs do gênero a ganharem novos fãs e adeptos (sedentos por leituras do tipo). Lembrando q o "4º Mundo" do Kirby foi lançado ANTES do 1º "Star Wars" e podia ter pego um público "fora do hype", hehe (nada como uma 2º chance tempos depois, né)?

    Já as ações "estratégicas" da Panini eu (falando como publicitário com especialização em marketing) NUNCA vou entender ou achar q foram ações tomadas por pessoas com a sanidade INTACTA, rs!

    Sério mesmo... Não entendo q MERDA passou pela cabeça de alguém em lançar "SUPERPOWERS" como edição comemorativa do centenário do Kirby E ainda por cima tirar a partir disso um "parâmetro" pra ver a aceitação do público sobre o REI (sendo q o Vol. 1 mal é desenhado por ele). Na boa, se juntassem um bando de chimpanzés numa sala de criação: os animais não teriam tido uma ideia mais imbecil do q essa, kkk!

    Mas enfim... Voltamos à mesma "logística" da Panini com a tal NOVA edição do "Kamandi": Nem sei se isso presta? Mas o "Sr. Milagre" do King (q já tá confirmado pra este 2º semestre) esse eu devo arriscar (gostei de umas prévias q vi)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. É, eu também acho que a teoria levantada por voce seja certa. A ideia dele era uma ópera universal/cosmica, uma grande saga. Acho que a popularidade de um filme de ficção cientifica espacial como Star Wars tenha ajudado na popularidade tardia do 4 mundo (mas que bom que ele a viu né. ele viu o 4 mundo dar certo, e viu seus personagens darem certo).

    Gostaria de ver onde ele iria com essa saga. Talvez se a tivesse feito pós Star Wars, as vendas na epoca de lançamento teriam sido boas em totalidade e ele pudesse chegar onde queria. E ele poderia ate matar geral ou quase todo mundo no final, como queria. Quando ele foi chamado para fazer o final (Hunger Dogs), Darkseid e Órion já tinha se tornado personagens famosos por causa das boas vendas do relançamento do 4 mundo, então a DC não deixou ele mata-los. O conceito de ressucitar personagens ainda não era usado ne kk Mas ate achei Hunger Dogs um final decente.

    As ações estratégicas da Panini são sem comentários. Quando vi esse Kamandi recente ser anunciado eu não entendi nada.

    O material Superpowers me enganou bastante. Eu achei que era bom, e na verdade é bem fraco! Foi uma escolha infeliz pra comemoração do Kirby. Podiam ter trazido o Etrigan, que é um material muito legal! Que vale a pena. Se a proposta era trazer algo curto.

    Sr Milagre do King é muito bom cara, eu li as 6 primeiras edições e é uma hq que tem algo a dizer. Não é uma comparação, mas me deixou uma sensação que as grandes obras deixam. Melhor material do Tom King que li ate o momento.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camus,aguardo com ansiedade o Mr Miracle dele!critico,e muito o Batman dele por ai,mas Sheriff é das melhores coisas que li na década!acho que sua narrativa adulta e intimista funciona muito bem em personagens pouco burilados!num título mensal mainstream de super...nao funciona!e nem e dos mandantes que to falando!a alegoria política de Ômega Mem é phoda!mas já tô preocupado com a tal da "crise" que ele ta articulando...se for pelo caminho das descaracterizações do morcego sob a égide do pseudo psicologismo..outra bomba carregada de hype vêem por ai!
      Sergio Reis!

      Excluir
    2. Olá Sergio.

      Eu também irei comprar o Sr Milagre do Tom King. Achei uma obra nova das mais interessantes que li nos ultimos anos. Esses outros materiais dele que citou ainda não li, mas me interesso em ler Xerife da Babilonia e o Visão.

      Quanto ao Batman dele, eu não li tudo, li só os arcos Eu sou Gotham, Noite dos homens monstro, e Eu sou Suicida. O primeiro achei legal, embora o final seja apressado. O segundo achei fraco (esse o King dividiu a historia com outros). E o terceiro achei bom. Mas eu não tenho uma opinião completa ainda sobre o Batman dele, pois não li mais nada (perdi duas edição que não chegou aqui, parei com a coleção, e agora to esperando encadernar).

      Mas vejo opiniões diversas sobre o Batman dele. Talvez, não sei, o Batman dele no final deixe a mesma sensação que a fase do Grant Morrison deixou, muitos amam, e muitos odeiam.

      Excluir
  16. " A história "A Montanha do Julgamento" (Superman's Pal Jimmy Olsen 134) foi publicada no volume 2 da "Coleção DC 75 Anos -- A Era de Prata"


    Oi, Lenimar... Tdo bem?

    Mto bem lembrado: Eu tenho essa ed. da "DC 75 ANOS" (peguei as da "Era de Ouro" E "Prata")... E realmente, ela traz essa história do "Jimmy Olsen", q apresenta nada menos q a 1º aparição de "Darkseid"!

    Mas ainda é POUCO... Tanto a Panini qto a Eaglemoss deviam investir mais nesse filão do material clássico relevante. Por exemplo, até agora nenhuma das editoras se coçou pra publicar o "4º Mundo" na íntegra, qdo botam como prioridades séries insossas como: "Superman & Batman" (q ganhou uns 8 Vol. na "Coleção DC" - e não agradou nem mesmo os novos leitores, q seriam o público-alvo desse tipo de material)!

    Enfim, são critérios difíceis de entender, rs...

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Você encontra todos os 7 números de Kamandi que foram publicados pela EBAL no site www.guiaebal.com . "


    Opa, Valeu mesmo pelo aviso, Lenimar...

    Já vou mandar baixar essas do "Kamandi" então... E fica aí a dica pra galera tbm aproveitar!

    Brigadão mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Quando ele foi chamado para fazer o final (Hunger Dogs), Darkseid e Órion já tinha se tornado personagens famosos por causa das boas vendas do relançamento do 4 mundo, então a DC não deixou ele mata-los."


    Pois é, Camus...

    A DC simplesmente não podia queimar numa tacada dessas um vilão do porte de "Darkseid" (q tá entre os melhores e mais poderosos da DC)... Isso me lembra aquela treta do Harrison Ford em "Star Wars": Ele queria q o Han Solo morresse no "Império", mas não era um bom "negócio" pra franquia na época, rs!

    Às vezes os criadores e artistas querem uma coisa... Mas não pensam ou consideram o interesse de suas ações e ideias pra EMPRESA e pros negócios ($$$) em si. E a vida real não é feita de sonhos (como mtos ainda querem acreditar), mas de sobrevivência no mercado e contas pra pagar (essa sim, é a realidade)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Ford se arrependeria se tivessem aceitado isso kk Talvez ele hoje nao fosse lembrado como Indiana Jones e Han Solo, seria lembrado só como Indiana. Esta imortalizado em dois personagens.

      É verdade, muitas vezes os artistas não pensam que aquilo é uma empresa que precisa lucrar, ou quebra.

      Abraço!

      Excluir
    2. Mas o Harrison Ford não desistiu, Camus...

      Dizem q ele só aceitou voltar a ser o "Han Solo" no "Episódio 7" (filme q eu desprezo) SE o personagem fosse MORTO definitivamente. Bem, conseguiu parcialment eo q queria: ELE pelo menos, não volta mais a ser o Han. PORÉM, não conseguiu impedir q a Disney fizesse aquele FIASCO q foi o filme do JOVEM Han, kkk!

      Abs!

      Excluir
    3. Tá certo! A ideia antiga dele acabou virando realidade hoje em dia kk

      Bem, sorte dele que deu certo agora né, fugiu dessas bosta de novos filmes Star Wars! Vai lacração! Empoderamento! Que merda! kkk Imagino: a proxima trilogia SW vai ser dominado pelo que?

      E o Luke acabou também né, o Luke e o Hamill, pois criticou o filme, e depois voltou atrás...parecia que tava com medo da Disney. Perdeu credibilidade para mim!

      O Ford ao menos caiu fora com estilo!

      Cara a única coisa que achei legal do novo filme do Han foi a volta do Darth Maul. Personagem que sempre achei interessante, mas que foi mal usado na fraca segunda trilogia comandada ainda pelo George.

      Abraço!

      Excluir
    4. E aí, Camus... blz?

      Eu sempre fui fanzaço de "Star Wars", mas a franquia ACABOU pra mim com esses NOVOS filmes... Desconsiderei todos (e assisti o "Episódio 8" em casa - me recusei até a pagar por isso no cinema) e na minha coleção pessoal de DVDs só entram os 6 filmes assinados pelo Lucas e PONTO!

      Esse episódio 8 foi execrável... A participação do "Luke" até q foi boa, mas os novos personagens são TODOS horrorosos: A Rey é sem-sal e sem carisma nenhum (e luta mal ainda por cima), o Finn tão tentando tornar "engraçado" (dando umas palhaçadinhas pra ele fazer em cena), e o vilão principal: puta merda, um EMO chorão e lamuriento (a imagem do fracasso e NADA ameaçador)!

      Mas o PIOR ainda tava por vir... Aquela de Rose: Putz, q personagem CHATA e insuportável: com liçõezinhas de moral o tempo todo e discursos panfletários do tipo: "salvem os animais" e tal. Ok, eu tbm sou a favor disso e gosto dos animais (apensar de comer carne) mas ficar ouvindo aquele discurso no filme foi um porre: Puta personagem de merda q estragou ainda mais um filme q já tava ruim!

      Eu assisto só de teimoso mesmo... pois não tem maios como eu me agradar com nada dessa fase Disney de Star Wars (é LIXO não-reciclável, rs)!

      Abs!

      Excluir
    5. Eu também sou super fã de Star Wars. E pra mim a franquia Star Wars tambem ja acabou faz tempo! O último grande ato foi a animação Clone Wars que é excelente!

      A Disney começou a se queimar pra mim com SW logo bem no inicio, quando eles começaram a limar grandes hqs/livros da cronologia. E eu lá quero saber o que a Disney considera cronologico e não? E eles provavelmente foram os canceladores da otima Clone Wars (que era séria e foda), pra dar lugar a Rebels (que é engraçadinho).

      Esses filmes que eles tem feito acho tudo bosta superestimada. Quem mais apoia eles e esses personagens ridiculos que voce citou ai são esses fanboys xexelentos que surgiram ontem e a mídia que assumiu a lacração e o tal empoderamento por pura hipocrisia. Ta na moda ne.

      Eu achei o Luke uma bosta. Era melhor ele se esconder e continuar bebendo o leite do bicho la naquela cena ridicula do que aparecer para fazer papelão. O Hamill se queimou pra mim, falou mal do filme, do Luke, e depois voltou atras.

      Eu não assistirei o proximo, porque prefiro não me irritar e quero poupar a fadiga kkk SW agora pra mim fica nas hqs, só curtindo a fase Aaron que ta saindo agora aqui na Panini, e esse ano acho que rola a mini premiada do Han!

      Abraço!

      Excluir
    6. Falou tudo agora, Camus...

      "Star Wars" HOJE passou a ser apenas uma "bandeira" a ser levantada pelos justiceiros sociais e grupinhos do tipo: a "patrulha politicamente correta" q tá tentando ditar as regras em todas as mídias (cinema, TV, música, e GIBIS - olha aí o q a Marvel se tornou)!

      Não se trata de "machismo", como querem fazer parecer qdo redirecionam as críticas pelos filmes de SW serem RUINS ao fato da nova trilogia ser estrelada por uma mulher... Nada a ver, pois a ideia original do Lucas (lá atrás - ANTES do filme clássico de 77) incluía uma protagonista mulher (tem várias artes conceituais disso). O problema é q os filmes novos são RUINS mesmo:

      E lembram mto os clássicos: Enquanto o Ep. 7 praticamente "surrupiou" todas as ideias do filme de 77, o "Ep. 8" COPIOU na cara-dura a cena do Imperador X Luke X Vader no "Retorno de Jedi"... Porra, nem esconderam as semelhanças naquela parte em q o EMO salva a Rey matando o outro vilão (até esqueci o nome). Não tem como defender uma porcaria dessas, na boa!

      E a Disney limou LIVROS e HQs de sua cronologia... SEM apresentar nada q superasse ou se igualasse ao material limado, rs!

      Abs!

      Excluir
  19. Oi Leo!

    Curiosamente, no dia em que foi ao ar esta matéria sensacional sobre Jack Kirby, eu li a edição de capa vermelha do Caveira Vermelha (dois meses comprada e só pude ler hoje) que tem duas histórias do Jack Kirby, e comprei "A Bomba Enlouquecedora" da Salvat".Realmente é o dia do Kirby!!

    Quanto a edição do Caveira..., bom digo que vale a pena adquirir porque é muito boa, daria uma nota 8,0, já a da Salvat preta eu não li ainda, mas folheei, e vi que o escritor e artista foi um dos poucos que soube explorar as habilidades de luta do Capitão América, em suas mãos o herói flui, é muito ágil e desce porrada em vários adversários ao mesmo tempo.

    Embora eu goste muito do Capitão América, não me lembro das habilidades de luta dele fluírem tão naturalmente desta forma, acho que nenhum outro artista até hoje conseguiu retratá-lo desta forma!

    A Panini está lançando a conta-gotas materiais do escritor, dois ano passado (Superpowers), e este ano por enquanto só Etrigan.Percebe-se que não há muito interesse da editora em materiais do escritor e provavelmente só estão publicando por pressão dos leitores!

    Pra você ter idéia Superpowers nem deu as caras por aqui naquele rolo de troca de distribuidora!

    Khamandi que eles poderiam trazer o material original do escritor antes, e servir para abrir as portas para este material recente, porém não é isto que vai acontecer!

    O consolo é ir comprando o que sair dele nas outras coleções publicadas pela Salvat e Eaglemoss.O Homem Máquina sairá pela Salvat vermelha, mas ele é a edição de nº101 e deve sair lá pelo ano que vem, pelo menos temos "Os Novos Deuses" saindo em breve pela Eaglemoss, creio que será ainda este ano!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Essa ed. do "Caveira" da coleção dos VILÕES eu pulei, mas vc me recomendaria ela então? Digo, tirando as HQs do Kirby, valeria a pena pela saga mais moderna dos "Vingadores"? Fiquei mto na dúvida!

      Já a "Bomba" da Salvat Preta eu peguei e achei mto boa... Eu nunca tinha lido esse material, pois saiu aqui apenas pela BLOCH (em edições q eu nunca tive): Valeu pela raridade e por ser 100% inédita pra mim!

      Sobre as habilidades de luta do "Capitão"... Bem, o Kirby já tinha dado uma AULA de pancadaria gráfica na HQ: "Assalto à Mansão dos Vingadores" - Uma historinha curta de apenas 10 pág onde o caps enfrenta sozinho uma quadrilha de bandidos q invadem a mansão. Uma pequena obra-prima (q saiu aqui na "Biblioteca" e na "CHM" do capitão)!

      Aos poucos eu espero q a Panini se redima e publique MAIS materiais do Kirby... O "Etrigan" tá vindo aí nas próximas semanas, e pro ano q vem (se deus quiser) parece q finalmente termos o "4º Mundo" nas LENDAS (o "X-9" falou q as chances são realmente boas agora - como nunca foi - mas ainda seria preciso uma confirmação mais concreta antes de soltar foguetes (segundo ele, a Panini pretende dividir os OMNIBUS em várias edições com todas a séries do "4º Mundo" misturadas)!

      Já o "Homem-Máquina" da Salvat Vermelha... Infelizmente, vai trazer apenas o nº 1 do Kirby: E depois vai repetir a mini-série do Barry Smith (q saiu separado pela Panini ano passado ou retrasado) e mais 2 HQs com o "Coisa" (2 em 1)!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo!

      Esta edição do Caveira Vermelha da Salvat vale a pena sim, a história dos Vingadores pré Era Bendis, é boa, e vale a pena ter na coleção!

      Eu até fiquei com medo de encarar este material que saiu na revista dos vingadores em seus números iniciais, mas falaram que era bom, e eu paguei para ver. Não me arrependi, ainda mais que tem duas histórias do Kirby em fase distintas do herói, que mostram as diferenças de estilo dele nos Anos 40 e Anos 60!

      Abraços!

      Excluir
    3. Valeu mesmo, Elcio...

      Essa ed. do "Caveira" já chegou a aparecer por aqui nas bancas... Vou ver então se ainda encontro, caso contrário, eu tento pedir pelo site da Salvat mesmo (junto com outras coisas q me faltam)!

      Abs!

      Excluir
  20. Eu gostaria muito ler do Kirby os Eternos e Kamandi, o Jack na minha opinião, era um grande inventor de personagens, máquinas, muito ctiativo e sabia contar boas histórias, quanto ao quesito desenho, acho seus personagens igual novelas, filmes e series da rede Globo, são sempre os mesmos atores,KKK o melhor dessa época em relação desenho foi John Bucema,claro que tem muitos outros O Kane, Aparo, Adams,para citar alguns,só que o Bucema me fez tentar copiar seus desenhos muitas vezes, inclusive em Surfista e Conan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Helder... blz?

      Os "Eternos" eu tenho todo picotado nos formatinhos da Abril... Taí uma série q merecia sair encadernada (uns 2 Vol. já matava ela)!

      E o "Kamandi" é outro, q nunca li na íntegra (só umas poucas ed. avulsas em scans)! Mas por ser mais extensa, acho q precisaria uns 5 Vol. pera cobrir a fase inteira do Kirby!

      Abs!

      Excluir
  21. Leo,

    Boa Noite.

    Realmente poderiam lançar o "Kamandi", 40 edições, totalizando 05 Lendas do Universo DC e Os Eternos Coleção Histórica Marvel 03 edições!

    Vamos pedir a Panini isso! Todos!

    Um abraço e ótimo final de domingo!

    Alexander.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alexander... blz?

      Seria uma ótima pedida ter essas 2 séries publicadas por aqui: O "Kamandi" do Kirby tá "quase" todo inédito no Brasil, e os "Eternos" nem sei se a Abril chegou a completar? (tenho q pesquisar isso melhor): Eu, pelo menos, tenho a série salteada nos formatinhos da Abril!

      Abs!

      Excluir
  22. leo a mythos está fazendo um "quiz" para um Prêmio relacionado a revista heavy metal (no qual estou participando hehe), porém as histórias que o pessoal tem que descobrir baseado nas dicas da mythos são de personagens da 2000 AD, não é estranho? a heavy metal publicou além do dredd alguma outra coisa da 2000 AD? serão que vão usar o nome da heavy metal como título alternativo pras histórias da falecida dredd magazine? espero estar errado porque se não que belo banho de água fria.

    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo não precisa mais (acabei ganhando o quiz) e já foi liberado o conteúdo: inicialmente como teste serão 5 edições com histórias da 2000 AD (slaine, tales of telguuth e abc warriors) para primeira temporada. Se fizer o sucesso a idéia é pegar coisas atuais com pegada heavy metal e fazer mix . E não terá NADA a ver com a heavy metal (só o nome). Triste notícia e que potencial jogado fora.

      Ivan

      Excluir
    2. Não está errado, Ivan... a capa já foi divulgada na Amazon.

      https://www.amazon.com.br/Heavy-Metal-Primeira-Temporada-1/dp/8578673476?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&keywords=heavy+metal&qid=1531790444&sr=8-6&ref=sr_1_6

      Excluir
    3. E aí, Ivan... blz?

      Putz, se for isso vai ser um banho de água-fria... Eu esperava q fosse uma "Heavy Metal" RAÍZ: Ou no máximo, q cobrisse a fase mais atual da revista sob o comando do Morrison!

      Mas se for pra publicar a 2000 AD... Era só continuar o excelente trabalho q já vinham fazendo com os encadernados da linha (eu queria um do "Sláine", por exemplo... e MAIS "Dredd", é claro)!

      Abs!

      Excluir
    4. Putz, agora q eu vi...

      Vai ter "Sláine" mesmo... hehe! Mas q ficou no mínimo: BIZARRO terem escolhido esse NOME pra uma revista mix da 2000 AD, isso ficou, kkk!

      Abs!

      Excluir
    5. Ainda bem que é isso e não a Heavy Morrison. Vocês deveriam é comemorar!

      Excluir
    6. Palhaçada do marketing a parte...achei o mix bem atraente....penso em pegar esta primeira temporada

      Excluir
    7. A "Heavy" do Morrison é tão ruim assim, Hunter?

      No fim das contas, nunca vi o conteúdo de uma edição dessa fase... Embora eu (obviamente) não espere nada q remeta à épocas mais gloriosas de Moebius, Cobren, Serpieri, Manara, etc...

      Qto à revista da Mythos... Sim, com certeza será COFRE só pelo fato de já começar com o "Sláine" no mix (q eu já vinha enchendo o saco faz tempo pra q fosse publicado no Brasil, rs)!

      Abs!

      Excluir
    8. Mas será que depois a mythos não vai publicar mais material Europeu famosos? vai ver isso pode ser uma "teste" pra ver a opinião do povo (ou eu querendo acreditar inocentemente kk).
      Leo abre sua editora e publica o Heavy Metal verdadeiro pra dar uma rasteira na mythos hehehe.

      Excluir
    9. "Mas será que depois a mythos não vai publicar mais material Europeu famosos?"


      Acho q não vai mais rolar, hehe... Ficou claro q a "Heavy Metal" da Mythos é na verdade: a linha "2000 AD" (e nada terá a ver com a outra revista de mesmo nome, rs)!

      E pra abrir uma editora do jeito q eu imagino, vou precisar de pelo menos 1 milhãozinho (pra começar)... Se alguém me emprestar, depois eu devolvo, kkk!

      Sério, eu queria publicar LIVROS tbm... o q exigiria um investimento BEM maior: E pagar um REVISOR decente tbm (nada de "Salvatisses", hehe)!

      Abs!

      Excluir
    10. Uma coisa é certa: Heavy Metal "raiz" NUNCA será! O material que ela publicava é autoral e está disperso aos quatro ventos hoje em dia! O máximo que se pode fazer é como rolou nos anos 90: Publicar cópias fieis das edições ATUAIS da Heavy Metal, que têm pouquíssimo material europeu e estão cheias de coisas do Grant Morrison e seus amigos. E eu não sou fã do Morrison, MESMO!

      Ironicamente, o Druillet está na Glénat, que é uma editora com que a Mythos tem boas relações. Eu já sugeri aos editores a cogitar publicarem o material dele nessa nova Heavy Metal! Se rolar, ela será mais "raiz" do que a do Morrison...

      Excluir
    11. E aí, Hunter... blz?

      Realmente, sendo assim (sem os "medalhões" da Heavy Metal raíz)... Nem vale a pena retomar a revista!

      Já vi umas ed. importadas (antes do Morrison) e já estavam BEM meia-boca: praticamente irreconhecível pra quem acompanhou a revista em seu auge nos anos 70 e 80. É melhor então publicar encadernados individuais de artistas (q nem a Nemo - em seus bons tempos - fez com o Moebius)!

      A última edição importada q tenho da "Heavy Metal" é de 2009 e trazia uma HQ completa da "Druuna": "CLONE"!

      No mais... Torço mto pra q a sua sugestão seja aceita pelos editores, pois adoro a arte do Druillet (já orientei um aluno da PUC num trabalho de conclusão sobre o Druillet e sua relação com "Star Wars" - mtos conceitos artísticos dele foram usados na franquia). Foi um trabalho bem elogiado e fomos juntos pra um seminário sobre o tema meses depois!

      Abs!

      Excluir
  23. Fala, Léo!
    Como de costume, ótima postagem sobre o Kirby, com as capas e desenhos poderosos e marcantes!

    Ainda tenho a edição nº 1 do Kamandi (Ebal)!

    Sobre o centenário, parece que a Panini "desconhece" o vasto material do Kirby, ou algum "editor sabotador" colocou "Superpowers" como obra máxima e suficiente para comemorar a data.

    Muito foda a capa do Fury, com o soldado clássico da Hidra (Kirby puro!).

    Aguardando as 03 partes finais.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Valeu mesmo por ter curtido a postagem... Já tô ajeitando a "PARTE 7" pra ir ao ar nesta madruga (atrasei essa matéria ontem pq peguei no sono depois de maratonar a 6º temporada de "Walking Dead" na Netflix, rs)!

      E o tratamento da Panini pra comemoração do centenário Kirby foi no mínimo: "Constrangedor", rs... A começar pelo fato de "Superpowers" Vol. 1 ter apenas 1 única história do REI (além das capas). O ideal teria sido lançarem uma 2º "CHM do 4F" (SÓ com a fase Kirby) e CHMs de: "Cap. América", "THOR", "Pantera Negra" (podiam ter aproveitado o hype do FILME), e "Eternos" (só pra ficar nas principais)!

      Qto à capa do "FURY"... Ficou ótima mesmo, dinâmica e marcante (ela é a capa do Vol. 1 da "Biblioteca do Fury" nos EUA)!

      Abs!

      Excluir
  24. A Panini já confirmou kamandi do Kirby completo em duas edições, queria mesmo era o quarto mundo dele...mas sabe se lá se um dia vai ser publicado na íntegra no Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Miguel... blz?

      O "Kamandi" não tem como sair completo em 2 ed... pois só a fase inicial do Kirby tem 40 números (só se forem 2 tijolões com 20 histórias cada, mas aí teria q ser em capa-dura)!

      Já o "4º Mundo"... Eu acredito q poderemos ter boas surpresas pro ano q vem (vamos ver, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Acho que o colega confundiu com a série recente chamada Desafio Kamandi, que foi umas das coisas feitas pela DC para o centenário do Kirby.

      Excluir
    3. Léo, nao é kamandi... É o etrigan em 2 vols
      Me confundi nos nomes.

      Excluir
    4. Tranquilo... Eu compraria e recomendaria qq uma das 2 séries mesmo: "Etrigan" ou "Kamandi", rs!

      Abs!

      Excluir
  25. Gostaria muito de reler o Jimmy Olsen do Rei!tenho ótimas memórias de quando tudo começou pra mim,lá nos idos 1984 e a Super em formatinho da abril!o que todos esperamos de verdade é o Quarto Mundo na integra numa coleção de Lendas!se Titãs parece que finalmente vai,vamos torcer pelo Quarto Mundo com os Spin offs e tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, sergio... blz?

      O "Jimmy Olsen" era a série mais descontraída do "4º Mundo" (junto com o "Povo", rs)... E vamos torcer pra q esse material seja republicado por aqui em breve (há uma certa esperança no ar, hehe)!

      E não se preocupe, "SE" o "4º Mundo" sair mesmo, será a versão COMPLETA (tirada direta dos OMNIBUS americanos)!

      Abs!

      Excluir
    2. Eu soube que esse Omnibus do quarto mundo teve um defeito de gráfica. Uma página foi trocada e a DC não teria feito o recall das edições e, quem comprou ficou com uma página faltando.

      Excluir
    3. Víxi... Valeu mesmo pelo aviso, JOSE:

      Não sabia desse defeito gráfico, mas achei um absurdo q um OMNIBUS não tivesse tido recall em caso de defeito (não é um gibi" baratinho" q possa ficar com uma falha desse tipo: pág repetida ou faltando)!

      Abs!

      Excluir
    4. Os Omnibus da DC costumam ser desastrosos. Papel ruim, encadernação ruim, faltam páginas e ou diálogos, arte não restaurada...

      Eu só os compro em casos especiais.

      Excluir
    5. Capaz, Hunter...

      Não sabia q eram tão ruins e mal-feitos assim... Nunca comprei nenhum, mas eu sou bem chato pra esse tipo de defeito: Erros de revisão e ortografia (nível Salvat e Eaglemoss) é uma coisa, mas aí já tão pegando mais pesado, rs!

      Abs!

      Excluir
  26. Kamandi já está no checklist de julho, vai sair ainda este mês em 2 edições.
    https://hotsitepanini.com.br/dc/publicacao/o-desafio-de-kamandi/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, xará... blz?

      Ah, esse "Kamandi" aí não é o do Kirby... Mas foi feito em homenagem à ele (por artistas diversos). Mesmo assim, tô pensando em conferir, e "talvez" (quem sabe) seja um "aperitivo" pra se trazer a série original do Kirby nas "Lendas", já pensou?

      Abs!

      Excluir
    2. Beleza, tudo certo. Entendi, então vai ser uma homenagem a ele, legal.
      Acho que vou pegar este para conhecer.
      Tomara que venha o original mais para frente.

      Abs!!

      Excluir
  27. Salve, Léo, td bem?

    Cara, tb quero embarcar neste seu projeto de encadernar umas histórias do Kirby. Só me diga como pago e qto pago à vc por isso. Possuo uma caralhada de material dele digital, mas ter impresso nas mãos é sem comparação! Olha aí seu início como editor de HQs!

    E os parabéns de sempre pelo ótimo blog e à presença de cada vez mais colaboradores com ótimas matérias... e leitores, que, respeitando a opinião alheia, não deixam virar baixaria como em outros locais.

    Abraxx ae.

    CAL ZILLIG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Cal... blz?

      Pode ficar tranquilo, q os leitores do blog q tiverem interesse terão sua chance de adquirirem uma cópia desses "gibis artesanais", hehe!

      Claro, vai ser algo mto restrito e fechado (APENAS pros leitores do "Submundo" - e ninguém mais de fora q eu não conheça). Ainda vai demorar um tempo, pois 1º tenho q arrumar um tradutor q faça todo o trabalho (desde apagar os balões originais e traduzir por cima) até a diagramação e CAPAS dos encadernados. Não é simplesmente mandar um pen-drive pra gráfica, hehe (eu pensei q fosse mais fácil no começo tbm, rs)!

      Mas eu avisarei aqui no blog mesmo qdo tudo estiver mais alinhavado... Aí, será formado um grupo de zap apenas com os participantes do projeto. Minha ideia é não ter lucro nenhum, mas tbm quero amenizar ao máximo os custos de produção, q serão repartidos entre todos (desde o tradutor até o diagramador). E com gráfica é aquela coisa: Qto mais gente participando, MENOR o custo final: PORÉM, tbm não posso espalhar demais o projeto até pra não perder o caráter "artesanal" da coisa toda (no máximo umas 15 ou 20 pessoas - senão, vira "produção em massa" se avançar mto disso, rs)!

      Atualmente tô em busca de arquivos digitais com qualidade de alta resolução pro "2001" (tenho só a Graphic Novel, mas quero as 10 ed. mensais na mesma qualidade)! Torça pra eu conseguir, por favor!

      Abs!

      Excluir
  28. Fala Leo!!


    Que bela matéria hein? Realmente uma viagem no tempo. Rei Kirby está orgulhoso, onde quer que esteja!
    Este mês, o Submundo homenageou grandes nomes das HQs: Ellison, Ditko e Kirby. Deixo meus parabéns pelas postagens!!! O blog ainda é sim um importante meio de informação e interação diante de tempos de youtube. E até mesmo uma forma de construir amizades, batendo um papo sobre um hobby que tanto amamos:quadrinhos.
    Já tinha ouvido falar em Kamandi e, caramba! Kirby teve uma fase importantíssima nessa hq né?40 edições é fruto de um trabalho que merece ser republicado. O Povo da Eternidade e o 4° Mundo são outros que também deveriam ganhar republicações.

    Abs
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido a matéria... é o mínimo q o Kirby merecia por parte de um fã aficionado q nem eu, rs!

      As matérias sobre o Kirby tavam atrasadas mesmo (assim q puder eu posto aqui as 3 últimas partes)... Mas lamento q eu tenha tido q escrever sobre Ditko e Ellison devido à morte recente de ambos!

      E eu tentei criar um canal de youtube pro "Submundo"... mas não gostei do resultado final (não me sinto mto à vontade em frente às câmeras, hehe): Ainda não desisti da ideia, pois o vídeo é um caminho natural pros blogs escritos. Porém, acho q ainda não é a minha hora de explorar essa área (vou me dedicar só ao blog mesmo, q já tem me tomado bastante tempo, rs)!

      Qto ao "Kamandi"... O REI se puxou nessa mesmo: 40 edições foi bastante coisa sim. Queria ler esse material inteiro, e torço pra q um dia ainda seja publicado no Brasil (numa futura coleção de "Lendas")!

      Abs!

      Excluir
  29. oi leo, kirby o verdadeiro criador dos 4 fantasticos,homem aranha,etc... e nao o stan lee.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...