21/05/2012

"Novos X-Men 5: Planeta X" (de Grant Morrison).... o Aguardado 5º Encadernado da Série!!!

"Novos X-Men 5: Planeta X"..... é o 5º encadernado de Grant Morrison à frente dos roteiros nos X-men. E tbm é o último arco importante dessa fase!!!

Pois mtos leitores consideram "Planeta X" como sendo o encerramento definitivo da fase Morrison (polêmico escritor q deixou sua marca ao longo das 40 histórias q roteirizou pra equipe mutante)!!!  

Confira abaixo uma retrospectiva dessa fase marcante dos X-Men.....

Produzida a partir de 2001/2002..... podemos dizer q "Novos XM" sofreu forte influência pelo panorama mundial q se formou a partir dos atentados terroristas de 11/9!!! O mundo ficou mais sombrio depois disso, devido principalmente à paranóia q se instalou e o receio de uma possível ameaça nuclear. Todo esse momento nebuloso se refletiu na obra de Grant Morrison!!!

Os X-Men ficaram mais sombrios do q nunca..... "Cíclope" q sempre foi meio bonzinho e certinho, agora mata e executa seus alvos como um soldado de sangue frio faria numa guerra (sem sentir remorso nem culpa: apenas focado em seus objetivos táticos). "Wolverine" sempre foi um assassino sanguinário, e agora continua fazendo a memsa coisa com a diferença q o Cíclope não fica mais enchendo o saco dele tentando impedí-lo de matar seus adversários. E "Magneto" perdeu aquela nobreza de um "rebelde" lutando pelos seus direitos, e passou a ser simplesmente um terrorista impiedoso!!!

Esses são os "Novos XM" de Morrison..... q os deixou + realistas (ou pelo menos + de acordo com os tempos atuais e o imaginário popular de uma "guerra contra o terror")!!! O autor tbm reduziu a equipe, deixando o foco em apenas uns poucos integrantes (da mesma forma q era nos primórdios dos anos 60 na fase Lee/Kirby - com uns 5 ou 6 XM no máximo). Agora a equipe é formada por: Wolverine, Cíclope, Jean Grey, Fera, e Emma Frost além do Prof. Xavier, é claro)!!!

A Panini já havia publicado toda essa fase (desde 2002) na revista mensal dos XM.... mas resolveu republicá-la em encadernados econômicos (capa-cartonada) pras bancas. Assim, já foram lançados então: o Vol. 1 ("E de Extinção"), Vol. 2 ("Imperial"), Vol. 3 ("Novos Mundos"), Vol. 4 ("Rebelião no Instituto Xavier") e agora.... o Vol. 5 ("Planeta X") onde ocorre o confronto final com Magneto e a poderosa entidade "Fênix" (incorporada por Jean Grey)!!!

Entre os momentos + marcantes de toda essa fase.... é revelado q o Prof. Xavier tinha uma irmã gêmea (Cassandra Nova) com a qual é travado um combate de proporções cósmicas (atingindo até mesmo a raça alienígena dos Shiars) q se desenrola no decorrer dos 2 primeiros encadernados!!! Os "Sentinelas" (robôs gigantes caçadores de mutantes) exterminam quase q totalmente a raça mutante num ataque em massa!!! E uma rebelião no Instituto Xavier, coloca os X-Men contra seus próprios alunos (numa luta mortal q faz alusão até mesmo aos atentados nas escolas com armas de fogo - lamentavelmente tão comuns nos EUA)!!!

O último arco de Morrison (com apenas 4 partes) ficou de fora desse 5º encadernado.... e é considerado o pior de toda a fase do escritor, porisso acho difícil q seja republicado num 6º encadernado (até pq a Panini dificilmente lança arcos de apenas 4 partes num único Vol). Veja abaixo a capa de uma das últimas edições escritas pelo autor - num arco q se passa no futuro:

Até+

22 comentários:

  1. Pô, cara! Não fala isso, não! Assim, vc acaba criando uma expectativa negativa que pode levar a Panini a não lançar o último encadernado da fase Morrison! Tipo, a galera começa a replicar a tua opinião nos fóruns e a Panini entra numas de que não teria mercado para o tal lançamento.
    E na boa, o último arco é bom sim! A arte é boa e o roteiro é instigante.

    ResponderExcluir
  2. Dá pra ler esse encadernado sem precisar ter lido o que veio antes? Fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  3. Cara, acho mais interessante ler o que veio antes. Até porquê, o que veio antes é muito melhor! O arco "Distúrbio na Mansão X" é nota 10!

    ResponderExcluir
  4. "Agora a equipe é formada por: Wolverine, Cíclope, Jean Grey, Fera, e Emma Frost além do Prof. Xavier, é claro)!!!"

    UAI! E Vampira e Tempestade??? O vento levou????

    ResponderExcluir
  5. "Pô, cara! Não fala isso, não! Assim, vc acaba criando uma expectativa negativa que pode levar a Panini a não lançar o último encadernado da fase Morrison! "


    q nada....

    os editores da Panini me odeiam e devem passar bem longe daqui, pode ter certeza, rs!!!

    aliás, os editores passam bem longe de todos os blogs e fóruns de internet... até deletaram o fórum oficial da panini pq não aguentam mais os leitores!!!

    mas nem esquenta, se vender bem eles dão um jeito de lançar o último arco....

    só não sei se eles lançariam um encadernado de apenas 100 pág. ou se colocariam outra coisa junto q não seja escrita pelo Morrison só pra fechar mais edições num encadernado!!!

    Até+

    ResponderExcluir
  6. "Dá pra ler esse encadernado sem precisar ter lido o que veio antes? Fiquei curioso."


    olha... sendo bem sincero, eu acho melhor ler o q veio antes sim!!!

    esse arco fecha todas as pontas soltas q vinham sendo construídas desde o 1º arco!!!

    sei q agora deve ser difícil achar o 1º encadernado... mas recomendo q a fase Morrison seja lida desde o início sim!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. "Até porquê, o que veio antes é muito melhor! "


    isso é verdade....

    pra mim, o melhor de todos os arcos foi justamente o 1º: "E de Extinção"!!!

    e apesar de mta gente malhar na internet... eu tbm gostei do 2º "Geração Sem Germes" (q vem junto no 1º encadernado)!!!

    se acharam interessante essa fase... sugiro q procurem mesmo os primeiros encadernados (q são os melhores)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  8. "UAI! E Vampira e Tempestade??? O vento levou????"


    elas acabaram voltando depois.... mas pelas mãos de outro escritor (acho q o Morrison não gostava mto delas, rs)!!!

    durante a fase Morrison, Vampira e Tempestade saíam na revista "X-Men Extra" (fazendo parte de uma outra formação de XM)!!!

    tem tantos X-Men... q a Marvel dividiu e espalhou alguns por várias equipes!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. "E na boa, o último arco é bom sim! A arte é boa e o roteiro é instigante."


    eu lembrei agora de uma curiosidade sobre esse último arco...

    uma vez o Morrison falou q não gostava daquelas sagas em futuros alternativos dos X-men ("Dias de um Futuro Esquecido", "Era do Apocalipse", etc)....

    e q ele teria feito esse último arco seguindo o estilo dos anos 90: como se fosse uma espécie de sátira ou crítica à essas histórias!!!

    vendo por esse ângulo, até q seria interessante sim relançarem esse arco aqui!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  10. Muito show essa coleção, eu estou muito afim de ler..

    ResponderExcluir
  11. "Muito show essa coleção, eu estou muito afim de ler.. "


    olha, eu arrisco a dizer q depois dessa fase do Morrison.... nenhuma outra saga dos X-Men q veio depois foi melhor q essa!!!

    claro, é só minha opinião... mas confesso q não li nada melhor q isso de uns anos pra cá (pelo menos no universo dos XM)!!!

    e olha q eu sou fanzasso dos mutantes....

    ResponderExcluir
  12. Certa vez o Morrison disse que os X-Men deveriam ter morrido todos naquele futuro alternativo em Days Of a Future Past e encerra o título ali!

    Valeu pelas suas considerações, Leo. Seu blog é show! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. "Certa vez o Morrison disse que os X-Men deveriam ter morrido todos naquele futuro alternativo em Days Of a Future Past e encerra o título ali!"


    hahaha, esse Morrison é bem metidinho a radical mesmo, hein???

    no fundo ele não gosta mesmo de super-heróis (q nem o Garth Ennis - q já confessou várias vezes q odeia o gênero).... e tudo q escreve é pra "desconstruir" os heróis (sejam X-Men ou Batman)!!!

    ele escreve bem, cria ótimas sagas qdo quer... mas o certo desprezo q ele tem pelo gênero às vezes fica meio evidente tanto nas histórias q escreve qto em declarações desse tipo!!!

    e eu é q agradeço pela sua participação e por estar curtindo o blog tbm....

    valeu mesmo!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  14. Gustavo (TheDoctor)23/05/2012 18:17

    "olha, eu arrisco a dizer q depois dessa fase do Morrison.... nenhuma outra saga dos X-Men q veio depois foi melhor q essa!!!"

    A do Joss Whedon (o diretor de Buffy e Os Vingadores) foi melhor!

    ResponderExcluir
  15. "A do Joss Whedon (o diretor de Buffy e Os Vingadores) foi melhor! "


    "Surpreendentes XM"??

    essa chegaram a completar aqui no Brasil... ou será q ainda falta sair algum arco???

    ResponderExcluir
  16. Esse arco não amarra todos as pontas soltas. Para o arco final ficam quem as respostas eram Ernest (salvo engano) e quem era o vilão que estava manipulando tudo desde o início da fase Morrison. Rodrigo Ricardo

    ResponderExcluir
  17. Esse arco não amarra todos as pontas soltas. Para o arco final ficam quem as respostas eram Ernest (salvo engano) e quem era o vilão que estava manipulando tudo desde o início da fase Morrison. Rodrigo Ricardo

    ResponderExcluir
  18. "Para o arco final ficam quem as respostas eram Ernest (salvo engano) e quem era o vilão que estava manipulando tudo desde o início da fase Morrison."


    Ae, Rodrigo... tdo bem??

    eu li essa fase toda na época q saiu nas mensais, mas não lembro quem era o tal vilão secreto?

    só achei meio sacanagem a Marvel ter passado por cima de algumas coisas bacanas q o Morrison fez... ele merecia mais consideração ao menos pela própria editora!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  19. Estão esquecendo que ainda como New X-Men, mas não sob a pena do Morrison, teve um arco de duas histórias, então acredito que deva sair estas seis últimas edições num sexto encadernado dos Novos X-Men.

    ResponderExcluir
  20. "Estão esquecendo que ainda como New X-Men, mas não sob a pena do Morrison, teve um arco de duas histórias, então acredito que deva sair estas seis últimas edições num sexto encadernado dos Novos X-Men. "


    Valeu, xará....

    eu não sabia dessas histórias (na época parei de acompanhar com a saída do Morrison)!!!

    mas sendo asism, um encadernado de 6 histórias eu já acho + fácil a Panini lançar (do q um com apenas 4 histórias)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  21. "eu li essa fase toda na época q saiu nas mensais, mas não lembro quem era o tal vilão secreto?

    só achei meio sacanagem a Marvel ter passado por cima de algumas coisas bacanas q o Morrison fez... ele merecia mais consideração ao menos pela própria editora!!

    Abs!!"

    Tbm li essa fase nas mensais e pode acreditar, lembro bem desse vilão q está manipulando tudo desde a Cassandra Nova. O último arco, salvo engano, chama-se "Ecos do Amanhã". Tenho algumas reservas qto ao q Morrison fez, mas ele marcou bons pontos a favor dos mutantes, dentre eles destaco: a nova Emma; Xorn; E de Extinção. Mas ele fez algumas loucuras, acabar com Xorn como acabou sem uma explicação plausível. Esse Planeta X foi fraco no argumento. A morte de uma personagem foi quase patética de tão inverossímel e a forma como Magneto explica ter afastado os outros heróis de Nova York foi risível. No mais, parabéns pelo blog. Ass. Rodrigo Ricardo

    ResponderExcluir
  22. "Tenho algumas reservas qto ao q Morrison fez, mas ele marcou bons pontos a favor dos mutantes, dentre eles destaco: a nova Emma; Xorn; E de Extinção. "


    Ae, Rodrigo... tdo bem???

    concordo com esses pontos positivos q vc apontou. A Emma é uma personagem q cresceu mto depois de ser melhor trabalhada pelo Morrison (eu sempre fui fã dela desde os tempos do Clube do inferno)!!!

    outra coisa q eu gostei foi ter simplicficado o universo mutante:

    antes tinha mutante demais pra todo lado e surgindo novos a cada mê.... enquanto deixavam de desenvolver melhor os personagens centrais dos XM!!!

    pra mim, a fase Morrison foi mto importante pra dar uma atualizada nos XM (deixando-os + realistas)... mas tbm não deixa de ser uma fase "irregular" com mtos pontos altos e outros tantos baixos tbm (essa reta final foi bem fraca se comparada ao começo)!!!

    Valeu, e participe sempre q puder!!

    Abs!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...