31/12/2015

"Retrospectiva 2015": Os Fatos e Lançamentos Que Marcaram o Ano....

Em 2015.... O mercado brasileiro de quadrinhos foi marcado pelos excessos: Em plena crise econômica que o Brasil atravessa, a quantidade de lançamentos nas bancas e livrarias foi no mínimo: "exagerada"! 

Mas o mercado atendeu à todos os gostos e condições econômicas dos leitores (com gibis clássicos e atuais, republicações e material inédito, formatos econômicos e luxuosos, HQs populares e alternativas, e é claro: Muitas polêmicas, cancelamentos, e repercussões entre os leitores)!

Confira tudo isso a seguir... Na "Retrospectiva 2015" do "Submundo":

1) A Coleção de capa-preta da Salvat chega ao fim (com "O Cerco") e tem a sua EXTENSÃO confirmada pra mais 60 edições (que já começou com: "Vingadores Primordiais")!
2) "Batman Eterno": Estreia da nova revista SEMANAL do morcego!
3) "Pecado Original": A mega-saga Marvel do ano começa com o assassinato do "Vigia"!
4) "Demolidor - Fim dos Dias": De Brian Michael Bendis... Mostra as repercussões da morte do Homem Sem Medo!
5) "Batman - Lendas do Cavaleiro das Trevas": Coleção de clássicos divididos por artistas: Jim Aparo, Neal Adams, e Marshall Rogers (são os que estão em andamento atualmente)!  
6) "Star Wars" bombando nas bancas e nos cinemas: As adaptações dos FILMES em quadrinhos, a coleção Deagostini em ritmo acelerado, vários especiais, 2 novas revistas mensais ("Star Wars" e "Darth Vader"), e o 7º filme da franquia!
7) "TEX Gigante em Cores": A coleção de luxo do ranger chega ao Vol. 8 (e ainda tem o 9 anunciado)!
8) A Salvat lança a coleção de capa-vermelha: Com cada edição dedicada à um herói ou equipe. Destaques para: "Vingadores" (Busiek/Pérez), "Cap. Marvel" (Gil Kane), "Fabulosos X-Men" (Dias de Um Futuro Esquecido), e "Namor" (Byrne)!
9) "Demolidor" e "Jessica Jones": São sucessos (de público e crítica) em seriados da Netflix!
10) As novas revistas mensais da Marvel: "Vingadores - Os Heróis Mais Poderosos da Terra" (capa acima), "Guardiões da Galáxia", e "Deadpool"!
11) "Valiant": Revistas de linha da HQM são canceladas por baixas vendas e títulos são relançados em novos encadernados ("X-O Manowar" e "Harbinger")!
12) "Disney em Capa-Dura": "Os 80 Anos do Pato Donald", "A Saga do Tio Patinhas", "História e Glória da Dinastia Pato" (que apresentou defeitos gráficos em vários exemplares), "Contos de Natal" (de Carl Barks), e "Zé Carioca" (de Renato Canini)! 
13) "Hellboy": O demônio-detetive teve 2 encadernados de luxo inéditos no Brasil: "Tormenta e Fúria" e "Hellboy no Inferno" (Vol. 1 de 2)!
14) "Astro City": A premiada série de Kurt Busiek (com capas de Alex Ross)... É relançada pela Panini (uma bela homenagem aos universos Marvel/DC)!
15) "Vertigo": Novos lançamentos na linha e coleções já consagradas: "O Despertar", "Os Invisíveis", "Hellblazer - Infernal", "Eu, Zumbi", "Homem-Animal", "Cinderela", e a conclusão do "Monstro do Pântano" (de Alan Moore)!
16) "Superpateta 50 Anos" e "Bafo-de-Onça 90 Anos": 2 datas comemorativas na Disney que mereceram especiais de 300 pág cada!
17) Herb Trimpe (R.I.P.): O adeus à um incrível artista (veterano nas histórias do "Hulk" e famoso por ter desenhado a 1º aparição de "Wolverine")! 
18) HQs no cinema: "Vingadores 2 - A Era de Ultron", "Homem-Formiga", "4F" (que fracassou feio nas bilheterias) e "Kingsman - Serviço Secreto"... Renderam encadernados no embalo dos filmes!
19) O "Cavaleiro da Lua" tem 3 ed. lançadas: 2 com a fase Bendis e um de Warren Ellis (todos inéditos no Brasil)!
20) Alan Moore: O autor esteve em alta no mercado com várias de suas obras encadernadas: "Cap. Britânia", "Promethea", "A Balada de Halo Jones", "Nemo - Coração de Gelo", e a revista mensal de "Miracleman"!   
21) "Kick-Ass 3": O FINAL da série (de Mark Millar & John Romita Jr.)!
22) "Coleção Histórica Marvel": Novos Vol. de "Vingadores", "4 Fantástico", "Aranha", "Tumba de Drácula", e "Motoqueiro Fantasma"... Pra matar o saudosismo dos fãs "vintage"!
23) Erros de Revisão: Lamentavelmente, foram bastante comuns este ano... Começando pela falta total de cuidados da Salvat na ed. do "CAPTÃO" (sem um "i") que teve dezenas de erros grotescos. E se estendendo também à Panini (que fez recall de uma ed. da "Liga da JUSIÇA" pelo erro na lombada) e Eaglemoss!
24) "Multiverso DC" (de Grant Morrison): A aguardada série foi publicada em revista mix (com outros títulos) gerando descontentamento em alguns leitores!  
25) "Demolidor - Revelado" (de Brian Michael Bendis): Encadernado de luxo com a 2º fase mais consagrada do protetor da Cozinha do Inferno!   

26) "Juíz Morte": Encadernado de luxo com uma compilação de histórias exclusiva no mundo, traz os maiores confrontos entre os juízes "Dredd X Morte"! Em contrapartida, a revista mensal do "Dredd" foi cancelada na ed. 24!
27) Clássicos da Pixel: "Fantasma 3", "Mandrake 3", "O Livro de Ouro do Recruta Zero 3", "Hagar - O Horrível", "Mutts", e "Garfield" - Material de 1º com tiras que marcaram época!
28) "Bob Cuspe": O punk escarrador de Angeli ganha uma compilação completa com todas as suas tiras e histórias (uma cuspida na cara da sociedade, rs)!
29) "Éden": O mangá que já havia sido parcialmente publicado pela Panini (ficando incompleto no Brasil) é relançado pela JBC!
30) "Homem-Formiga - Mundo Pequeno": Pela 1º vez no Brasil, a origem do personagem é mostrada aos leitores - HQs dos primórdios da Marvel que nunca haviam saído por aqui!
31) "Lanfeust de Troy" e "Barbarella": A editora Marsupial investe em material europeu de qualidade! A 1º é um grande sucesso na França e a 2º é um ícone da sensualidade na cultura pop! 
32) Fernando Fusco (R.I.P): O adeus à um dos artistas mais importantes na trajetória de "TEX"!
33) "Gotham": Encadernado com a ótima série publicada anteriormente como: "Gotham City Contra o Crime", volta em ed. de luxo (no embalo do seriado de TV)!
34) "Miniaturas Marvel": A coleção de miniaturas da Eaglemoss tem "PACKS" duplos (com 2 personagens cada e venda exclusiva pelo site) trazendo os "restolhos" de pouco apelo comercial: "Valete de Copas", "Garra Sônica", "Batroc", "Ceifador", "Filho de Satã", "Encantor", "Dínamo Escarlate", entre outros!
35) "Ultraman": Herói clássico dos seriados japoneses tem seu mangá (inédito) lançado pela JBC!
36) "Coleção DC" (Eaglemoss): Mais uma coleção de 60 encadernados é lançada no Brasil - Com destaques pra: "Batman - Silêncio 1-2", "O Longo Dia das Bruxas 1-2", e "Torre de Babel"!
37) "Sandman - Prelúdio": Novas histórias (prequel) da famosa saga de Neil Gaiman!
38) "Y - O Último Homem" é relançado em formato luxuoso (capa-dura)!
39) MSP: Dezenas de encadernados e especiais da linha foram lançados este ano (entre as Graphic Novels mais recentes, uma aventura estrelada pelo "Louco")!
40) "Odisseia Cósmica": A épica saga de Jim Starlin & Mike Mignola em formato luxo (com capa-metalizada)!
41) "CCXP 2015": O evento bombou mais uma vez e trouxe a presença ilustre de Frank Miller ao Brasil (entre vários outros artistas e lançamentos diversos)!
42) "Homem-Máquina": Uma inusitada edição com material raro e obscuro (com arte de Herb Trimpe e Barry Smith)!
43) "American Flagg": De Howard Chaykin... Em edição luxuosa e caprichada da Mythos!
44) "Liga Extraordinária - Século": A Devir relança em edição integral as 3 edições da saga "século" (1910, 1969, e 2009)!
45) "Blade - A Lâmina do Imortal": Mangá de grande sucesso ganha nova republicação!
46) "Flash Gordon": A Pixel relança as histórias clássicas de Alex Raymond tiradas das pág dominicais dos jornais de 1934 à 1937!
47) "Demolidor de Frank Miller" Vol. 2: A "Morte de Elektra" e outras histórias épicas dos bons tempos de "Superaventuras Marvel"!
48) Os "Novos 52" tem seus primeiros arcos republicados em ed. de luxo: "Superman" (de Grant Morrison), "Aquaman", "Batman - A Noite das Corujas", "Shazam", e "Liga da Justiça"!
49) Polêmicas e tretas: O "politicamente correto" se instaurou no cenário de quadrinhos e as redes sociais foram palco de brigas, discussões acirradas, e troca de acusações envolvendo: Héteros, feministas, gays, e afins (o ápice foi a campanha publicitária do "Troféu HQ Mix", que adotou trocadilhos infames de duplo sentido e expôs imagens de uma modelo semi-nua - o que gerou indignação)!
50) Miniaturas de resina: A Eaglemoss foi novamente motivo de revolta ao lançar no Brasil miniaturas feitas em resina (leves demais em comparação às peças metálicas). Os colecionadores não gostaram e detonaram a empresa por propaganda enganosa (sendo que a resina deveria baratear os custos e o que aconteceu foi o contrário - sem falar na má-fé ao adulterarem e reescreverem anúncios em sua pág. oficial). Hoje, as peças "Especiais" da DC são todas em resina!

Até+

PS: O "Submundo" deseja à TODOS os leitores.... Um FELIZ ANO-NOVO e BOAS FESTAS! Que 2016 nos traga ainda MAIS lançamentos legais nas bancas e que possamos ter melhores condições ($$$) pra mantermos nossas coleções na medida do possível, rs!

56 comentários:

  1. Olá. Não gosto muito da idéia da "matéria em andamento". Acompanho vi RSS/Feedly, e fica díficil de lembrar depois de visitar o site para conferir a matéria completa. Não seria melhor publicar em múltiplas partes? Apenas um rant de um leitor que quer perder seus bons posts. :)

    ResponderExcluir
  2. Tanta coisa boa teve né? Feliz 2016 meu amigo e que nesse ano tenhamos mais e amis boas leituras.

    ResponderExcluir
  3. Excelente retrospectiva Léo!!

    ResponderExcluir
  4. Grande retrospectiva Leo, pois foi um ano realmente de muita coisa boa, e claro de muita polêmica no mundo dos quadrinhos, com erros grosseiros das editoras e desrespeito com o consumidor. Mas considero um ano muito positivo para nos amantes da nona arte. Comprei muita coisa e claro a fila de espera continua aumentando, pois não estou conseguindo ler tudo que compro. Do seu blog o que eu posso falar, primeiro que considero nosso, pois é um espaço democrático, onde não se vê ofensas e sim papos sobre o que mais gostamos, que é quadrinhos, independente de qual gênero vc curte, respeitando sempre o outro que está dando sua opinião, e por isso, comentando menos do que gostaria, passo aqui todos os dias para ver as novidades e os comentários dos amigos. Finalizo desejando para vc e sua família e para todos que vem aqui nesse espaço, um grande ano novo, com muita paz, tranquilidade, saúde e claro repleto de realizações. Abraços amigo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Léo, jah q vai rolar uma matéria dos lançamentos de 2016 eu jah queria perguntar se vc ouviu um Podcast que entrevistou a Carol Pimentel, editora dos X-Men e do Aranha, ela falou sobre coisas interessantes de lançamentos para 2016, se não ouviu seria legal dar uma ouvida.

    Em 2015 eu descobri o seu blog e foi uma das melhores coisas desse ano pra mim, parabéns e que venha mais um ano.

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Este ano realmente teve muitos lançamentos, alguns deu para acompanhar, outros não. Mas o que realmente importa (ao menos pra mim) é que tenham sempre muitas opções e variedades para todos os gostos.

    Pra mim Astro City foi uma das melhores surpresas do ano. Não conhecia nada sobre essa série, comprei o volume #1 para conhecer, e gostei demais. O vol #2; "Confissão" achei sensacional, agora estou no aguardo deste "Álbum de Família", e do já anunciado "Anjo Caído", que eu já li por scan, e que história foda.

    Feliz ano novo para vc Leo, Boas Festas. E que venha 2016, repleto de coisas boas, e claro, muitos quadrinhos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. E aí Leo, acho que dá tempo né? Então um feliz lançamento (o ano novo não deixa de ser um lançamento, né?)sem repeteco das notícias ruins só das boas para você e todos nós que acompanhamos seu excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Gustavo (TheDoctor)31/12/2015, 20:27

    2015 foi um grande ano para nós, apreciadores de boas HQs! E que venha 2016! Feliz Ano Novo a todos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  9. Eduardo Cesar31/12/2015, 22:18

    Feliz Ano Novo Leo e familia Submundo HQ. Resenha impressionante que narraram perfeitamente como foi 2015 no quesito Geeks-Nerds.Apesar de ter sido um ano perdido tanto na politica como na economia, no que tange ao colecionismo fomos bem representados.Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leo!

    Abrindo os trabalhos de 2016! rs

    No item 5 (Batman - Lendas do Cavaleiro das Trevas), em 2014, tivemos Alan Davis, então minha dúvida: ele não está entre os primeiros também? Não conheço a cronologia destes artistas que estão sendo citados sob esta marca de encadernados (e estou com preguiça de ver na internet... rs).

    E, realmente, eu gostaria de saber como foi o mercado com esta avalanche de lançamentos em 2015 em meio a crise que vivemos, pois tinha tudo pra dar errado em vendagens. Conversando com o cara da Revista e cia na quarta (30/12/2015), ele dizia que se não estivéssemos em crise, muito provavelmente a maior parte dos lançamentos que ele recebeu só em dezembro/2015 já teriam sido esgotados. Daí minha curiosidade sobre como andou este mercado em 2015. Já pensou, as editoras tendo resultados desastrosos e resmungando que o mercado brasileiro não é bom como o americano?!

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  11. "Olá. Não gosto muito da idéia da "matéria em andamento". Acompanho vi RSS/Feedly, e fica díficil de lembrar depois de visitar o site para conferir a matéria completa."


    Oi, Fabiano... blz?

    Bem, eu já tive algumas experiências desastrosas ao perder postagens inteiras por queda de luz, queda de internet, ou erro do blogger na hora de mandar o post pro ar. Assim, a melhor garantia q eu tenho pra não perder novamente horas de trabalho é postar as matérias à medida em q eu for escrevendo!

    Já tentei outras formas, como escrever o texto no word e depois colar aqui, mas não deu certo: pois complicava depois na hora de ajeitar as imagens no post! Seja como for, o blog passará por uma mudança radical em breve (tornando-se um site com mais recursos): E a forma de postar aqui poderá ser diferente (só preciso da segurança de não perder textos de novo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo. O mais importante é não parar de postar! :)

      Fico feliz pela futura reformulação do blog. É um cantinho ótimo dos fãs das antigas, com o saudosismo de décadas e o importante espírito crítico nos novos materiais.

      Excluir
  12. "Tanta coisa boa teve né? Feliz 2016 meu amigo"


    Oi, Marcelo... Tdo bem?

    Relendo esta retrospectiva, ainda me surpreendo com a quantidade de ótimos lançamentos q tivemos este ano... Tentei cobrir apenas os principais e olha qta coisa rolou assim mesmo!

    Um Feliz 2016 pra vc tbm, brother... Mtas felicidades e q o ano novo nos traga ainda mais emoção em matéria de HQs (e de filmes tbm, é claro, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Excelente retrospectiva Léo!!"


    Brigadão mesmo, Marcelo...

    A grande quantidade de bons lançamentos tbm ajudou, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Do seu blog o que eu posso falar, primeiro que considero nosso, pois é um espaço democrático, onde não se vê ofensas e sim papos sobre o que mais gostamos, que é quadrinhos,"


    Oi, Marcilio... Tdo bem?

    Com toda certeza, posso afirmar q este blog não existiria se não fosse a presença e a participação de todos os leitores q aqui comentam e criam debates e discussões entre amigos: Sem as agressões pessoais, trollagens, e a arrogância daqueles q querem impor sua opinião aos demais (ou se acham "donos da verdade") como - lamentavelmente - costumamos ver em outras redes (sites famosos, canais de vídeo, grupos do face)!

    É seguro dizer tbm q o "Submundo" só começou a formar mesmo um público mais participativo depois q os comentários passaram a ser "moderados" (com aprovação prévia). Antes, rolavam brigas, xingamentos e troca de ameaças entre usuários (a pior foi uma treta onde 2 caras quase se mataram por causa de religião - q nem era o assunto da postagem). Esse tipo de babaquice não tinha nada a ver com o público q eu almejava pro blog: Eu não tinha mais saco pra ser "Babá de Marmanjo" (já bastavam os 5 anos q passei administrando fóruns de quadrinhos). Assim, só o fato dos comentários serem "moderados" já afasta a escória sem conteúdo q usa a internet de forma covarde (eu raramente preciso barrar posts por aqui, os trolls nem tentam postar qdo sabem q suas merdas podem ser vetadas)!

    No mais... Tbm faço uma avaliação positiva deste ano q passou: O saldo geral foi mto proveitoso e tivemos grandes e importantes lançamentos (pra todos os gostos e bolsos). De negativo mesmo, só a falta de caráter, desonestidade, e incompetência de algumas editoras: Q não investem em revisores e um controle de qualidade mais eficaz, apagam reclamações dos leitores nas redes sociais, e adulteram anúncios (pra não serem acusadas de "propaganda enganosa")!

    Um Feliz 2016 pra vc e sua família tbm, amigo... Mta saúde, paz, e prosperidade pra vc: Boas Festas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "jah q vai rolar uma matéria dos lançamentos de 2016 eu jah queria perguntar se vc ouviu um Podcast que entrevistou a Carol Pimentel"


    E aí, Matheus... blz?

    Se for o mesmo podcast q estou pensando (Mutação) eu já ouvi sim, e foi realmente mto bom (meus parabéns aos envolvidos)... Mas o foco maior (até pela proposta do canal) é nos gibis mutantes, embora falassem tbm sobre outros títulos (tipo: "Vingadores" e "Aranha")! Seja como for, tbm recomendo uma conferida nesse podcast (principalmente pra quem acompanha as mensais de linha da marvel)!

    Já a postagem q vai ao ar aqui no blog (semana q vem) se estenderá à vários gêneros... Ela está sendo feita (ando redigindo o texto) com base nos relatórios q o "X-9" (principal fonte aqui do blog e profissional da área) me enviou depois de ter confirmado com editores alguns dos futuros lançamentos!

    Brigadão mesmo por estar curtindo este blog... Espero q vc aprecie tbm as mudanças q virão durante o ano (o "Submundo" ganhará mais recursos) e desejo à vc um Feliz 2016!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Pra mim Astro City foi uma das melhores surpresas do ano."


    E aí, John Bueno... blz?

    Eu sempre fui um fã confesso de "Astro City" desde q li esse 1º arco pela extinta Pandora (em 2002)... E essa série estará num alto patamar do meu "TOP 100", já q todos os arcos q li depois se mostraram cada vez melhores!

    Inclusive, "O Anjo Caído" (q será traduzido pela Panini como: "Anjo Maculado") é o meu arco favorito da série até hj! Aliás, vale relembrar q o Vol. 3 (Álbum de Família) saiu junto com o Vol. 9 (Portas Abertas), e q a série terá edições intercaladas pela Panini (um arco mais antigo e outro atual)!

    No mais... Pra mim tbm, o importante é ter bastante variedade nas bancas: Pois eu gosto de ler material bem diversificado e de vários gêneros! Um Feliz 2016 pra vc tbm, amigo: Com mtas felicidades e tudo de bom!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "E aí Leo, acho que dá tempo né? Então um feliz lançamento (o ano novo não deixa de ser um lançamento, né?)"


    E aí, Colecionador... blz?

    Enquanto a ressaca ainda durar, nunca é tarde pra um Feliz Ano-Novo, hehe... Tbm desejo à vc um Feliz 2016 repleto de saúde, prosperidade, e q a manutenção das suas RELÍQUIAS continue sempre impecável, rs!

    Muito obrigado mesmo, amigo... E sua valiosa colaboração aqui no blog (com capas raríssimas de HQs) continuará à todo vapor neste novo ano q se inicia: Agora em janeiro tem mais, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "2015 foi um grande ano para nós, apreciadores de boas HQs! E que venha 2016!"


    Valeu mesmo, Doctor...

    2015 foi pesado de lançamentos, hein? Saiu tanta coisa boa q foi impossível dar conta de tudo, rs! Q 2016 seja igualmente produtivo e exagerado em matéria de quadrinhos (e q a nossa verba $$$ tbm consiga acompanhá-los, hehe)!

    Feliz Ano-Novo e mtas felicidades pra vc e sua família tbm, brother!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Resenha impressionante que narraram perfeitamente como foi 2015 no quesito Geeks-Nerds"


    Oi, Eduardo... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta "Retrospectiva"... Foi uma das postagens mais trabalhosas q fiz no ano passado (ontem, rs): Mas acho q valeu a pena e resumi bem (sim, apesar de não parecer: esta postagem É um "resumo", hehe) o ano q passou com os fatos e lançamentos q mais me chamaram a atenção!

    Ainda bem q o péssimo cenário político e econômico pelo qual estamos passando, não se refletiu tanto no mundo do colecionismo (tirando alguns cancelamentos importantes e editoras menores q ficaram meio retraídas). Um Feliz 2016 pra vc e sua família tbm, Eduardo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. Realmente foi um ano com bons lançamentos. Espero que em 2016 a economia melhore um pouco para que nós colecionadores consigamos acompanhar o ritmo frenético das editoras, Tá difícil acompanhar, acabei sacrificando as coleções da Salvat e da Eaglemoss.
    No mais um feliz 2016 para você e a galera do submundo.

    ResponderExcluir
  21. "No item 5 (Batman - Lendas do Cavaleiro das Trevas), em 2014, tivemos Alan Davis, então minha dúvida: ele não está entre os primeiros também?"


    E aí, ASGM... blz?

    As 2 ed. de "Lendas" do Alan Davis foram lançadas aqui em 2014, e considerei apenas as q saíram em 2015 (Aparo, Adams, e Rogers). Mas vc tem razão, da forma como escrevi ficou meio confuso e vou arrumar o texto (pra não parecer rejeição à fase do Alan Davis, rs). Aliás, o Davis veio bem depois de todos esses outros (suas histórias são dos anos 80 - e os demais começaram nas décadas de 60 e 70)!

    Sobre o mercado em 2015... eu costumo conversar com lojistas amigos meus e com o "X-9" (q trabalha pra Panini) e o q eu pude apurar é q o mercado foi instável no sentido de q algumas coisas venderam mto acima do esperado e outras fracassaram - ficando bem abaixo das expectativas). Porém, o saldo final pras grandes editoras foi positivo (tanto, q a quantidade de lançamentos E relançamentos previstos pra 2016 não ficará mto atrás do q vimos em 2015)! O problema maior foi pras editoras de menor porte, q reduziram drasticamente suas publicações (Devir, Nemo, e HQM... passaram o ano praticamente sumidas e com pouquíssimos lançamentos)!

    E tem outra... O impacto da crise afeta mais as lojas físicas do q as editoras propriamente ditas. Falo isso, pq a concorrência é difícil contra as lojas virtuais (e seus descontos mais atrativos). Pra uma loja física, as despesas são maiores e consequentemente: os descontos são menores. Mesmo assim, ainda é possível (pra alguns) sobreviver em meio à crise!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Tá difícil acompanhar, acabei sacrificando as coleções da Salvat e da Eaglemoss."


    E aí, guilherme... blz?

    Eu tbm não consigo acompanhar tantos lançamentos, e tive de abrir mão de várias edições q me interessavam por falta de verba ($$$) mesmo. A renda q eu ganho não é fixa e todo mês é aquela instabilidade, rs (sem falar q qto mais eu ganho, maiores parecem as despesas com outros gastos do dia-a-dia: Assim, o q sobra pros gibis tem q ser controlado - não tem jeito)!

    De qq forma, eu tbm espero q a economia melhore: Mas só acredito nisso se houver alguma mudança radical no país (q atualmente parece estar num barco à deriva)! Vamos ver como as coisas seguirão daqui pra frente! Um Feliz e próspero 2016 pra vc tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia,Leo!
    Essa sim e a retrospectiva que VALE,pois a unica tragedia contida nela e nao ter conseguido ter verba para cofrar tudo o que foi lancado em 2015.Cara,eu ja nem lembrava que tinha sido tanta coisa.E ja que esse ano promete ser ainda melhor em termos de quadrinhos,so nos resta mesmo torcer para essa crise economica melhorar. Alem da falta de verba acho que o que realmente mais irritou os leitores e colecionadores foi mesmo a postura desleixada de algumas editoras para com seu publico consumidor. Espero que isso tmb melhore esse ano e que tenhamos produtos de melhor qualidade. No mais parabens por mais um ano de Submundo e todo suscesso nessa sua nova fase. Um feliz 2016 a vc e a toda a familia e leitores do blog.
    Abs!
    PCRM.



    ResponderExcluir
  24. "Essa sim e a retrospectiva que VALE,pois a unica tragedia contida nela e nao ter conseguido ter verba para cofrar tudo o que foi lancado em 2015."


    E aí, PCRM... blz?

    Essa retrospectiva foi uma das postagens mais trabalhosas q eu já fiz aqui no blog, rs: Pois pra postar isso eu tive q revisar TODAS as matérias q escrevi no blog em 2015 e ainda revisar os "checklists" de outros sites pra ver se não deixei passar nada de importante: E ainda assim, peneirei algumas coisas, pois a verdade é q me deparei com mais de MIL e TANTOS (!) gibis lançados em 2015 - é gibi pra caraca mesmo, hehe!

    Mas eu tbm não consegui cofrar tudo q eu pretendia desse listão... E tive q abrir mão de mtos encadernados e miniaturas q me interessavam (não há dinheiro $$$ q chegue pra tanta coisa). E concordo com vc tbm qto à postura de alguma editoras: Não pude deixar de mencionar isso na postagem e nem em comentários acima, pois achei mesmo uma falta de respeito e uma tremenda demonstração de incompetência, desonestidade e má-fé atitudes como: Relaxar na revisão (sendo q os erros constatados poderiam ter sido facilmente evitados por qq revisor), Apagar reclamações de usuários nas redes sociais (tentando varrer a sujeira pra debaixo do tapete), e adulterar anúncios (pra se livrar de acusações de "propaganda enganosa"). São atitudes vergonhosas e q refletem o PIOR q algumas editoras ainda podem oferecer ao público!

    Obrigado pelas felicitações ao blog, e saiba q vou me empenhar ao máximo pra tornar o "Submundo" ainda maior e mais dinâmico (com os novos recursos q serão implementados)! Um Feliz 2016 pra vc e sua família tbm, amigo: Boas festas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. Fala, Léo!
    Só você mesmo, para soltar no derradeiro dia de 2015, uma retrospectiva (padrão Globo Repórter) tão completa e ampla!
    Foi como deixar um "bolo pronto" para os amigos que visitam diariamente o blog, já que esta época, as coisas ficam suspensas!
    Muita camaradagem, consideração e respeito com os amigos do blog.

    Revendo o ano, a coisa foi fértil! Claro que cada leitor tem sua lista de prioridades e lançamentos, mas parece que a consolidação do mercado de material clássico foi marcante! Felizmente!
    As editoras agora acreditam, que muitos consumidores são remanescentes (e foram "formados") das décadas de 60, 70 e 80 (e tome Ebal, Bloch, Abril e RGE!), e todos queremos produtos clássicos em formato digno!(um encadernado em capa cartão, com LWC ou offset, é digno...)

    Uma coisa que também chamou a atenção, foi a postura/conduta cretina das empresas com os clientes (vide a campeoníssima Eaglemoss, com sua linha de produtos altamente desejáveis, mas com uma definição de "propostas escritas à lápis", sempre com mudanças e surpresinhas..)

    No mais, votos de realizações, harmonia e proteção a você e seus familiares!

    abs.

    ResponderExcluir
  26. Ah,Leo!
    Ja que as piores capas do ano ja virou uma tradicao aqui do blog, que tal uma postagem tmb das melhores capas do ano? Nao querendo te dar mais trabalho. He,he,he.
    Abs.
    PCRM.

    ResponderExcluir
  27. blz leo?

    este post ta bem eclético, mas a unica coisa que acompanho mesmo são as HQs (comics, nada de manga!) fazendo a soma final comprei 76 HQs no ano mas somente 47 foram de 2015, até gostaria de ter comprado mais HQs do ano, mas a grana não esta sobrando.
    2015 saiu bastante coisa legal e 2016 promete mais ainda, a resseção parece não estar afetando o mercado de quadrinhos até por que HQ é supérfluo e acho que a maioria dos colecionadores(os vermes) tem grana suficiente pra manter seu vício.
    eu gasto no máximo (na media) uns R$ 120 por mês e ainda acho muito as vezes. morar no interior de minas tb ajuda a gastar menos devido a "falta" de vários materiais devido a setorização e ficar pagando frete com frequência não rola.
    aguardando as novidades.

    abraço

    ResponderExcluir
  28. Olá Leo!

    Se a numeração da retrospectiva for em grau de importância ou empolgação, acredito que acertou em cheio ao listar a extensão da SALVAT como 1º lugar.

    Daria até pra quebrar em 1 e 1/5, sendo "um" a confirmação da extensão e "um e meio" pelo fato da Fase Clássica ter a maioria dos títulos.

    Algo que realmente só gerou comentários e reações positivas da massa de leitores.

    Grande abraço,
    VAM!



    ResponderExcluir
  29. Rodrigo Campos01/01/2016, 21:11

    Feliz 2016 para você! E espero que Hellblazer origens volume 1 saia neste ano rs. Muitas hqs comprei com base nas informações passadas por aqui. Acompanho seus posts (que são muito bons) e os comentários de outros fãs.

    ResponderExcluir
  30. Feliz Ano Novo Leo! Feliz Ano Novo submundohq! Que 2016 seja um ano de realizações e muitas matérias e gibis. Grande abraço. Ass: Marcelo Rider.

    ResponderExcluir
  31. "As editoras agora acreditam, que muitos consumidores são remanescentes (e foram "formados") das décadas de 60, 70 e 80 (e tome Ebal, Bloch, Abril e RGE!)"


    E aí, Victor... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta "retrospectiva" (à la "Globo Repórter", rs)... Passei a madrugada do dia anterior à virada do ano trabalhando nela (pois sabia q depois das festas eu estaria de ressaca pra fazer isso, hehe)! Mas acho q escolhi uma boa maneira de fazer esta retrô (no formato "lista" ou "guia de leitura") ao invés das retrospectivas de anos passados (q eu fazia em forma de texto/crônica): Acho q vou manter assim daqui pra frente!

    E tbm fico mto satisfeito com esse revival de clássicos q estamos vendo nas bancas de uns tempos pra cá... É bem como vc falou mesmo: Tem horas q parece q estamos de volta aos tempos da Ebal, Bloch, RGE e primórdios da Abril (com essas capas utilizadas em ed. de "CHM" e "Lendas")! Demorou, mas as editoras parecem ter percebido o real potencial dos clássicos no mercado nacional!

    Já a postura/conduta cretina das empresas com os clientes... É algo q parece longe de mudar, pois se na condição de leitor/cliente eu já fico revoltado com atitudes q nem as q eu citei em comentários acima (erros grotescos de revisão, apagar reclamações dos leitores, e propaganda enganosa dos produtos): Na condição de publicitário eu fico pasmo com a estupidez dessas editoras e dos irresponsáveis q agem dessa forma, pois atitudes imbecis q nem essas vão contra os princípios mais básicos da boa propaganda e conduta de uma empresa!

    Tbm desejo à vc e sua família: Um Feliz 2016... Com mta saúde, paz, e prosperidade!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "Ja que as piores capas do ano ja virou uma tradicao aqui do blog, que tal uma postagem tmb das melhores capas do ano?"


    E aí, PCRM... blz?

    Olha, adorei a sua ideia e sugestão... Não sei como não pensei nisso antes, rs!

    Valeu mesmo: Vou implementar sua sugestão então pro ano q vem (digo, pro final deste ano q começou)... Acho q seria legal postar as 2 colunas juntas (As "MELHORES" e "PIORES" Capas de 2016), q tal? Só q desta vez, pra ter menos trabalho, já vou começar a seleção de capas desde agora (pra não ficar aquela correria no final do ano vasculhando milhares de capas de uma vez só, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "fazendo a soma final comprei 76 HQs no ano mas somente 47 foram de 2015"


    E aí, gustavo... blz?

    Eu tbm fiz um balanço (parcial) das minhas compras este ano e calculei ter comprado 85 gibis de 2015 + uns 15 atrasados de anos anteriores = Somando cerca de 100 gibis em 1 ano (misturando encadernados diversos E revistas de linha, tipo: "Dredd" e "Recruta Zero")!

    Preferi nem somar os valores pra não me assustar, hehe... Até pq, os meus gastos com miniaturas e outros itens colecionáveis devem ter pesado bastante na conta final do ano! Aliás, eu não ganho salário fixo: e da minha renda mensal fica difícil separar um valor exato pra gastar com gibis e miniaturas (mas faço o q posso sem me enforcar demais nas contas, rs)!

    Sobre o q vc falou sobre os "VERMES"... Eu tenho uma teoria sobre isso: Mesmo q os gibis sejam considerados supérfluos pra maioria das pessoas "normais": Um leitor verme não pensa assim, e fará todo o esforço necessário pra manter seu hobby (nem q tenha de abrir mão do "Big Mac" e partir pra um dog de 5 pila na esquina). Talvez (quem sabe) isso explique o fato do mercado de HQs permanecer aquecido em plena crise econômica no país (é uma possibilidade ao menos, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "Se a numeração da retrospectiva for em grau de importância ou empolgação, acredito que acertou em cheio ao listar a extensão da SALVAT como 1º lugar."


    E aí, VAMP... blz?

    Pior q essa lista não seguiu uma ordem de importância não... E foi apenas mera coincidência o fato de ter começado pela Extensão da Salvat! Há uma explicação lógica pra isso e a prova está no LINK abaixo, hehe:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2015/01/visoes-de-2015-parte-1-novas-colecoes.html

    Repare q esse LINK foi da minha 1º postagem de 2015 (apresentando os lançamentos q veríamos durante o ano): E a 1º notícia era justamente a "previsão" da EXTENSÃO da Salvat (q na época eu sabia q era confirmada pq parte do material já estava em processo de tradução/adaptação)! Assim, comecei a retrospectiva do ano pela 1º matéria de 2015, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "Feliz 2016 para você! E espero que Hellblazer origens volume 1 saia neste ano rs."


    E aí, Rodrigo... blz?

    Um Feliz 2016 pra vc tbm, amigo... E obrigado por estar acompanhando as postagens do blog e os comentários tbm (Valeu mesmo)!

    Qto ao "Hellblazer - Origens"... A Panini chegou a prometer essa republicação em seus canais oficiais (Pág. da Vertigo - se não me engano), mas nem sinal por enquanto. Acredito q cedo ou tarde eles relancem essa ed, pois sei q tem mta coisa prometida e q deveria ter saído em 2015 só q atrasou (eu tbm tô na espera da prometida "Biblioteca do Surfista" Vol. 2, q já vai pra mais de 2 anos de atraso, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "Feliz Ano Novo Leo! Feliz Ano Novo submundohq! Que 2016 seja um ano de realizações e muitas matérias e gibis."


    E aí, Marcelo... blz?

    Muito obrigado pelas felicitações... E fique ligado q este será o ano em q o "Submundo" vai bombar mais do q nunca (Já comecei o processo de reboot do blog e em breve anunciarei as novidades e mudanças por aqui): O mercado de HQs tbm promete continuar mais agressivo este ano, rs!

    Um Feliz 2016 pra vc tbm, brother... Mtas felicidades!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. Feliz 2016, Leo!
    Realmente esse ano que passou, apesar da crise econômica que bateu forte, as editoras surpreenderam com a quantidade e qualidade dos lançamentos, principalmente os encadernados. E esse ano de 2016 promete teremos uma montanha de atrasos da senhora Panini, infelizmente sai ano entra ano e eles não resolvem usado, fora as novas promessas para os que gostam de Mangás teremos títulos importantíssimos como Akira, Ghost in the Shell, Vagabond já para o primeiro semestre. Sem contar as republicações da Panini por causa das coleções Salvat extensão e Eaglemoss, é incrível o que a concorrência proporciona aos leitores há anos pedimos novas firmadas de coisas como Batman Morte em família, A morte do Superman, Entre o martelo e a foice e agora teremos essas coisas duplicadas, em alguns casos o leitor se verá obrigado a ter o repete o por causa do verme interior.kkk. Diferente do ano que passou entrarei esse novo ano com a intenção de reduzir bastante meu consumo, pois a pilha está gigantesca, digo intenção e não promessa porque sei que o verme não é fácil de domar.rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2016 pra vc tbm, Roberto!

      E o ano q passou foi pesado mesmo em matéria de lançamentos, hein? Saiu tanta coisa, q não consegui comprar tudo de bom q eu gostaria... Sem falar q mto material ainda atrasou e foi reprogramado pra este ano (vem aí uma tonelada de atrasadas mesmo, rs)!

      Dos mangás, eu pretendo encarar alguns desses novos q tão pra sair: "Akira" e "Ghost" (dependendo do preço, é claro). Eu tbm gostaria de ler o "Vagabond", mas sei q esse não caberá no meu orçamento (já q tive q deixar na geladeira a minha série favorita de mangá: "Éden")!

      E acho ótimo mesmo q a Panini não tenha o monopólio total dos gibis no Brasil... Só o fato de haver uma concorrência (mesmo considerando-se a parceria existente entre a Panini e a Salvat e Eaglemoss), já serve de "tempero" na panela de cada editora!

      No mais... Só uma ressalva qto à "Morte em Família", pois não há uma certeza absoluta da duplicidade dessa saga: Pode ter havido uma confusão de nomes com um arco dos "Novos 52" (q se chama:" Morte da Família" e vai sair encadernado em breve). Mas tbm pode ser q a saga clássica TBM seja relançada (é esperar pra ver - e comprar a versão q sair 1º - pra garantir)!

      Abs!

      Excluir
  38. Obrigado LEO, felicidades e bastante trabalho para 2016. Seu trabalho é nossa felicidade, rsrsrs. Saúde e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Valeu mesmo, Wesley:

      Eu é q agradeço por vc e outros leitores do blog estarem curtindo e acompanhando as postagens do "Submundo"! Um Feliz 2016 pra vc tbm, amigo: Com mtas felicidades pra vc e sua família!

      Abs!

      Excluir
  39. Olá Leo, tudo bem?
    2015 foi realmente muito fod@ em lançamentos. Só fiquei decepcionado por não ter saído ainda a coleção de Batmóveis da Eaglemoss.
    Hoje passei na Saraiva e folheei a edição de luxo do Flash Gordon e não gostei do resultado. O papel utilizado é bem brilhante e parece que as tiras foram coladas na página. Nunca tinha visto algo similar.
    No aguardo das matérias sobre os lançamentos para 2016.
    Abs., e um ótimo 2016. Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlos... Tdo bem?

      Ficaram devendo os "Batmóveis" mesmo, hein? Embora os 4 primeiros tenham sido vendidos na CCXP e RE-prometidos pra este ano de 2016 (tão empurrando com a barriga a estreia oficial da coleção: Talvez pelo momento de crise econômica pela qual estamos atravessando)! Seja como for, qdo essa coleção chegar até aqui só poderei comprar uns poucos veículos mesmo (pois tive q apertar o cinto, rs)!

      Qto ao "Flash Gordon"... Eu ainda tô esperando uma reposição de estoque (já q esgotou em poucos dias na Livraria Cultura: o único local a ter recebido a ed. aqui em POA), e preciso rever ao vivo pra analisar melhor o acabamento e impressão (folheei rapidamente um exemplar, mas só reparei na colorização)!

      Um Feliz 2016 pra vc tbm, Carlos: Mtas felicidades e tudo de bom pra vc e seus familiares!

      Abs!

      Excluir
  40. Puts! Tem coisas nesta lista que comprei e aguarda na pilha para ser lidas. Conheci seu blog através de informações sobre as figurinos Marvel, foi amor a primeira visita, os sites que antes visitava perderam a graça e hoje só me informou por aqui, e acompanho os blogs amigos sugeridos. Tudo de bom a partir deste ano e muita saúde para você sua família e todos os seguidores,leitores deste blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, HELDER... Tdo bem?

      Muito obrigado mesmo por ter encontrado este blog e por estar curtindo e acompanhando as postagens: Espero q vc aprecie as próximas colunas (recheadas de novidades)! Da minha parte, pelo menos, posso garantir q não faltará entusiasmo e dedicação ao continuar mantendo este blog na ativa (inclusive, já estou investindo em uma reformulação pra torná-lo ainda melhor e mais dinâmico)!

      E já q vc descobriu o blog através das miniaturas... Já te adianto q vou acelerar as matérias com FOTOS das últimas peças q andei comprando (fiquei com mtas figuras atrasadas da Marvel e DC pra serem comentadas por aqui, rs)! Só da Marvel eu devo ter umas 20 peças pra fotografar (incluindo especiais e figuras q saíram em "PACKS")!

      Um Feliz 2016 pra vc tbm, amigo... Repleto de saúde e prosperidade pra vc e seus familiares!

      Abs!

      Excluir
  41. Leo, boa tarde!

    Desde o volume 1 até o 11, houve algum repeteco nas chm do aranha? Tenho ate a edição 8 e quero completar.

    Valeu, abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, William... blz?

      Dentro da CHM de um mesmo personagem nenhuma história será repetida... E por enquanto, nenhum repetéco tbm entre CHMs em geral! Só repete bastante coisa em relação às "Bibliotecas", "Maiores Clássicos", e outras coleções!

      Abs!

      Excluir
    2. Valeu Leo.

      Tenho do volume 2 ao 4 da biblioteca do aranha, repetiram bastante coisa delas nessas chm?

      Excluir
  42. Teria como você me passar a ordem das estorias que compilam o volume #11 e #12 da coleção histórica do Homem-Aranha?

    Ou se você me adiantar se nesses volumes serão republicados o confronto do Aranha com o Hulk com arte do John Romita já está bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Hulkboy, blz?

      O Vol. 11 será uma ed. temática do 2º "Duende Verde" (Harry). E trará as ed. originais: "Amazing" nº 127-128, 136-137, e 176-180! Mas são só confrontos com o "Abutre" e o 2º e 3º "Duendes"!

      O Vol. 12 ainda não se sabe ao certo o q trará... E por enquanto, só temos 2 histórias reveladas: É um arco em 2 partes da revista "Marvel Team-Up" (da fase Byrne) onde o Aranha e o Destrutor enfrentam o "Monolito-Vivo"! O resto da edição ainda não se sabe o q será... Mas essas histórias do "Aranha X Hulk" q vc fala (Amazing 119-120) devem sair em algum momento da "CHM", pois os Vol. 13-16 já estão em fase de produção!

      Abs!

      Excluir
  43. Cara... que matérias excelentes que vc faz! Descobri o site depois de buscar na internet algumas matérias sobre Fables da Vertigo (que acaba esse ano no Brasil), e desde então acesso sempre. Você é de qual estado?


    Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, João Souza... blz?

      Brigadão mesmo por estar curtindo as postagens do blog! Eu sou de POA/RS, e tbm sou um grande fã da série "Fábulas"... Inclusive, já fiz uma ma´teria sobre a série há alguns anos atrás (LINK abaixo):

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/06/fabulas-o-inicio-da-serie-de-maior.html

      Sim, de fato, falta apenas mais 1 ed. pro FIM das "Fábulas"... Mas antes, ainda teremos este mês a 3º ed. das "Mais Belas" (spin-off da série principal)! Essa vai deixar saudades mesmo: A leitura é viciante!

      Abs!

      Excluir
  44. Ei, Leo! Um excelente e produtivo 2016 pra você e todos os frequentadores e colaboradores do Submundo.

    Retrospectiva fantástica... foi um ano ímpar na publicação de quadrinhos no Brasil, apesar das pequenas editoras terem passado maus bocados diante da crise. O quanto isso foi maximizado pela má gestão e inépcia administrativa - num momento em que o mercado de gibis & afins está superaquecido - é a dúvida que fica.

    Continuamos em busca da Equação Antivida do mercado brasileiro de HQs. A mesma que faz a mensal de Juiz Dredd de 13 reais ser cancelada e o encadernado em p&b de 80 reais esgotar por aí.

    Espero também que a dinâmica entre editoras, distribuidoras e vendedores dê pelo menos alguns passos à frente na rapidez e qualidade dos serviços. É complicado ver capas de lançamentos regulares (não-setorizados) pipocando por toda a internet e nem ver a sombra das revistas nas bancas.

    E já está ficando chato ver edições em capa dura com amassados no meio da borda das capas (provocados pelos fitilhos que amarram os fardos de revistas para o transporte das mesmas). Creio que já passamos dessa fase amadorística.

    Ps: sou só eu ou o logotipo das capas da Multiverso DC parecem aqueles globos de discoteca? Sempre que vejo esse símbolo reluzente e colorido dá a impressão que subitamente irá tocar algum clássico da disco music, rs...

    ResponderExcluir
  45. "Tenho do volume 2 ao 4 da biblioteca do aranha, repetiram bastante coisa delas nessas chm?"


    E aí, William... blz?

    Sim, as "CHM" já repetiram algumas histórias dessas ed. da "Biblioteca"... O Vol. 4 do "aranha", por exemplo, é só repetéco: Pois é uma ed. temática do "Sexteto Sinistro" e repete o "Anual 1" com o surgimento do grupo (q tá no Vol. 2 da biblioteca) e mais as primeiras aparições de cada vilão!

    Mas acho q é possível encarar a quantidade de repetécos: Eu mesmo, tenho as 4 "Bibliotecas" do aranha, e pulei apenas os Vol. 2 e 4 da "CHM" (por serem os q mais trouxeram repetécos)! Na dúvida, te recomendo q pesquise aqui no blog mesmo as postagens q já fiz sobre a "CHM do Aranha": Eu fiz matérias individuais pra cada ed. da "CHM" lançada até agora (mostrando o conteúdo completo de cada uma): E a do Vol. 10 vai ao ar semana q vem aqui!

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. "É complicado ver capas de lançamentos regulares (não-setorizados) pipocando por toda a internet e nem ver a sombra das revistas nas bancas."


    Oi, doggma... blz? Um Feliz 2016 pra vc tbm, amigo: Com mtas felicidades, saúde, e tudo de bom!

    Foi interessante vc falar isso das capas (q aparecem pela internet inteira enquanto os gibis mesmo só chegarão semanas ou MESES depois). Por conta dessa discrepância, eu tenho procurado (sempre q possível) deixar pra postar algumas capas qdo as ed. estiverem mais próximas de serem lançadas. Pois tem sido mto confuso mesmo o fato do cara ver uma capa divulgada em vários blogs e achar q indo à banca já irá encontrá-la (hj em dia não é mais assim q as coisas funcionam, rs)!

    Qto à "Equação Antivida"... Cada situação é um caso à parte e ninguém tem as respostas certas pra explicar tudo. Porém, o q ocorreu com o "Dredd" pode ter tido a ver com o direcionamento do público: O leitor de banca não é o mesmo de livraria, e o leitor de banca parece preferir e buscar leituras mais "populares" (por assim dizer). Já nas livrarias, o público é mais seleto e o encadernado do "Juíz Morte" deve ter chegado aos leitores/compradores certos (com maior poder aquisitivo e um gosto mais apurado pra HQs)! Claro, isso é apenas uma hipótese da minha parte (mas fecha com o q dizem alguns lojistas a respeito)!

    Qto ao logo da "Multiverso DC"... Realmente: tá bem "DISCO" mesmo, rs (não sei se a intenção foi essa, mas achei legal assim mesmo)! Sabia q "Embalos de Sábado" tá entre os 10 filmes q eu mais assisti na vida? Adoro a trilha!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "Entendo. O mais importante é não parar de postar! :)"


    Brigadão mesmo, Fabiano...

    E não se preocupe, pois pelo q eu ando conversando com a equipe q tá tratando da reformulação do blog... A nova versão trará mais recursos de segurança, nos quais eu poderei escrever e salvar o texto antes de mandar pro ar (acho q vai acabar essa coisa de "matéria em andamento" então, rs)!

    E realmente, é mto difícil angariar um público participativo e com conteúdo pra debates sobre quadrinhos q não descambem pra brigas e ofensas mútuas... Não se encontram tantos locais assim por aí, razão pela qual vou batalhar pra manutenção e longevidade deste espaço!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...