24/06/2013

"Comic Con" 2013: Homenagem à Renato Canini foi o Destaque do Evento....

O 3º Multiverso ComicCon aqui em POA/RS (realizado neste último fim de semana - dias 22 e 23 de Junho).... teve como principal destaque uma homenagem à Renato Canini: Desenhista do "ZÉ Carioca" durante os anos 70 (cujo traço marcante o tornou o artista mais consagrado a ter trabalhado com o personagem)!!!

Mas estive pessoalmente no evento ontem (domingo) e relato aqui (nesta postagem) como transcorreu o último dia da ComicCon, q contou tbm com a presença do artista internacional Marcelo Frusin ("Hellblazer"), Fernando Ventura (atual desenhista do Zé Carioca), e vários cosplays, rs!!!

Confira como foi e o q rolou no último dia do evento....

 
Antes de mais nada.... queria me desculpar e dizer q minha máquina fotográfica ainda tá estragada (razão pela qual tbm não tenho postado novas fotos de miniaturas aqui no blog) e q sendo assim, passei o dia todo no evento sem tirar nenhuma foto pra ilustrar este post, rs. Mas fui lá neste domingo e fiquei das 11 da manhã até as 5 da tarde no evento (o tempo passou mto rápido). Tudo ocorreu numa escola aqui em POA e mesmo com o ingresso custando R$ 15 (antecipado) acabou lotado de gente. O dia todo teve palestras ininterruptas a cada hora, desfile de cosplays (mais de 40 fantasiados), sessões de autógrafos com os artistas, oficinas de desenhos, exposições (Star Wars) e mtas bancas vendendo gibis, bonecos, camisetas, RPG, mangás, e diversas tranqueiras legais!!!

Assisti à 2 palestras, ambas do meu amigo Fernando Ventura (atual desenhista do Zé Carioca). Na 1º ele falou sobre os rumos da produção Disney nacional (já q o Brasil voltou a produzir histórias Disney este ano após um hiato de uma década) e na 2º ele apresentou a homenagem ao artista veterano Renato Canini (q mtos devem se lembrar de gibis Disney do Zé nos anos 70: e q estabeleceu o personagem vivendo numa favela na Vila Xurupita). Canini é gente finíssima: humilde e bastante modesto (falei rapidamente com ele parabenizando-o pelo conjunto de sua obra: a qual coleciono em republicações atuais). Rumando pra seus quase 80 anos de idade, Canini esbanja simpatia e demonstra o maior respeito e admiração por seus fãs (a sala lotou pra palestra). Do Fernando Ventura eu ganhei uma arte exclusiva e autografada do Zé Carioca (com o visual clássico de terno e chapéu q ele sabe q eu gosto, rs). Tbm foi divulgado o novo livro do Canini: "Pago Pra Ver" (capa abaixo) q traz mais de 200 pág. de cartuns do artista e custa R$ 40 (tiragem limitada)!!!

Marcelo Frusin (desenhista de "Hellblazer" e "Loveless": ambas séries da linha Vertigo) era o artista internacional convidado. Na sala do Conselho Jedi: uma belíssima exposição de "Star Wars": onde finalmente vi ao vivo o tabuleiro de xadrez com mais de 30 peças da coleção de miniaturas da Planeta DeAgostini (mto show). E no pátio do colégio, um desfile de cosplays mto bacana tbm: a galera fantasiada de: "Stormtrooper", "Espectral" (Watchmen), "Encantor" (Vilã do Thor), "Hellboy", "Kick-Ass", e vários personagens de mangá q eu não conheço, rs. Valeu mto a pena, e nem vi o tempo passar. Pena q eu vou ficar devendo umas fotos aqui no blog, mas quem sabe na próxima eu volto melhor equipado, rs!!!

Até+

16 comentários:

  1. Eu também achei que esse ano teve muito mais gente e achei muito bom. Se der, irei postar no meu blog os autógrafos e desenhos que eu ganhei de Marcelo Frusin e dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá.

    ResponderExcluir
  2. "autógrafos e desenhos que eu ganhei de Marcelo Frusin"


    Essa eu vou querer ver... pois ontem vi q vc ainda tava na fila pro autógrafo do Frusin qdo eu tive q subir pra palestra do canini (q foi sensacional e o ponto alto do evento mesmo)!!!

    Pena q não tive tempo de assistir outras palestras e nem tive como tirar fotos... Ontem tava mto melhor mesmo do q na 1º vez q fui há 2 anos atrás!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. E as perguntas que você falou que ia fazer????

    ResponderExcluir
  4. Fiz todas as perguntas q quis... algumas, porém, foram respondidas em tom de brincadeira: mas q acabaram confirmando o q eu esperava, rs!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo evento. Justa homenagem.

    ResponderExcluir
  6. ALFREDO WILLIAMS24/06/2013, 13:12

    E ai LEO,
    Eis um evento que eu gostaria de ir e que tenho certeza que nunca vai acontecer na minha cidade (o máximo que teve foi um evente de cospobre rs. e nada de quadrinhos ou bancas vendendo mercadorias). Gostaria muito de ver fotos.
    E agora a pouco eu vi a página de miniaturas no face, descobri que já chegou no PARÁ quarta passada. O pior que até quinta não tinha nem noticias na minha cidade, espero que venha, hoje mesmo vou nas bancas saber noticias.

    ResponderExcluir
  7. "Essa eu vou querer ver... pois ontem vi q vc ainda tava na fila pro autógrafo do Frusin qdo eu tive q subir pra palestra do canini"

    Já postei lá Leo, confira.

    ResponderExcluir
  8. Gustavo (TheDoctor)24/06/2013, 14:48

    Não tirou foto da Espectral e da Encantor? Esperava mais de você, Leo! :-)

    ResponderExcluir
  9. Barbaridade, câmera estragada sem poder registrar o evento?? Que pena, viu... hehehe. Bah, eu não estava por perto neste fim de semana, fui passear um pouco em Cambará. Pelo jeito foi muito bom mesmo, fiquei empolgada só de ler tua passagem por lá. Quando tu der um jeito nesse "pequeno detalhe" da câmera, vê se coloca a arte autografada por aqui também. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. "Justa homenagem."


    E ainda bem q o Canini teve esse reconhecimento em vida... com certeza foi mais q merecido: o cara é gente finíssima!!!

    ResponderExcluir
  11. "tenho certeza que nunca vai acontecer na minha cidade (o máximo que teve foi um evente de cospobre rs"


    Nunca se sabe... de repente acontece aí tbm uma hora dessas. Vale lembrar q esse q eu fui recém é o 3º feito aqui em POA (até 3 anos atrás não tínhamos tido nada mto parecido com isso por aqui)!!! e cá pra nós... esses "cospobres" são até mais legais e engraçados q os mais elaborados, rs.

    eu q adoro tosqueiras e bizarrices (como fica evidente pelo teor de matérias q eu faço tipo: "Momentos Ridículos" e "Os Piores Cosplays do Mundo")... me divirto mais com os cospobres mesmo, rs!!

    Ah, e espero q vc consiga as miniaturas poraí tbm (aqui pro SUL elas nem virão e continuarei encomendando de SP)... mas tem q ficar esperto pois elas costumam ser difíceis de se conseguir até em grandes centros (devido à alta demanda)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "Já postei lá Leo, confira."


    Vou lá conferir sim, Marcelo... valeu!!! e pra quem quiser conferir o post do Marcelo tbm (com mais alguns detalhes do evento) o LINK é este:

    http://cinemacemanosluz.blogspot.com.br/2013/06/cine-especialhq-multiverso-comic-con.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Não tirou foto da Espectral e da Encantor? Esperava mais de você, Leo! :-) "


    Mesmo se a minha máquina tivesse funcionando...

    se eu tirasse essas fotos aí, a única coisa q vc poderia esperar é q eu fosse esquartejado aqui em casa, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Quando tu der um jeito nesse "pequeno detalhe" da câmera, vê se coloca a arte autografada por aqui também."


    Pode deixar, Nanda... com certeza vou tirar foto da arte autografada sim (até prometi pro Ventura)!!! e não se preocupe q tbm vou batalhar umas FOTOS do evento em redes sociais poraí (se eu achar umas fotos legais, eu posto aqui, blz)?

    Vc ia ter curtido esse evento tbm, pois além das palestras sobre Disney terem sido ótimas, saca só uma parte do cronograma do q rolou nesses 2 dias de ComicCon:

    -Painel: Graphic MSP
    -Painel: A expansão das convenções de HQ e Cultura Pop no Brasil
    -Painel: Games e HQs – Uma simbiose crescente
    -As faces do humor na internet
    -A retomada da produção Disney no Brasil
    -Painel: A importância da mulher no mercado de HQs

    e mto mais....

    Abração!

    ResponderExcluir
  15. ALFREDO WILLIAMS26/06/2013, 12:44

    E AI LEO,
    Fiz uma ronda ontem nas bancas da cidade. Apenas uma sabe sobre as miniaturas, porém, a mesma disse que não sabe informar se vem ou não porque a distribuidora não informa os lançamentos para eles, o que eles consideram um descaso, pois várias pessoas quando chega certo produto e eles não sabem informar, o que acarreta em perda de clientes, que procuram outra fonte. Já mandei outro email para a eaglemoss para saber se apenas uma cidade do estado vai receber as miniaturas ou se vai expandir.

    Outro assunto que gostaria de comentar e com relação a tua página no face. Assim como os antigos frequentadores e admiradores do seu trabalho, eu também fico incomodado com repetição de publicação futeis . Isso acarreta uma poluição informacional na página, sendo que já existe outra página que ocorre isso (e simplismente está decadende). O que percebi foi o simples descaso e preguiça de alguns usuarios de irem atrás de informação (isso porque apenas um click resolve). Fora que reclamam toda semana, como se não outra coisa para fazer. O pior comentário foi o que falou sobre a falta de democracia (aff).Fora que os novos colecionadores (na sua maioria) reclamam do atrasso de alguns dias da miniaturas e não pensam que existe pessoas (como eu)que acompanham a coleção desde o começo e que não veem a hora de que dee as caras nas suas cidade, e pouca importa que atrasse ou não, contanto que cheguem. É preciso barrar o avanço dessas publicações, para não ocorrer com essa página o que ta acontecendo com a outra. Tem muita gente confundindo o objetivo da página lá.

    OBS: Desculpe, acho que me empolguei.

    ResponderExcluir
  16. "É preciso barrar o avanço dessas publicações,"


    E aí, Alfredo... tdo bem?

    sim, essa questão dos usuários q não postam nada de útil ou relevante lá no grupo não vai passar em branco. Essa bagunça VAI acabar lá de um jeito ou de outro (só tô estudando a melhor forma de conter o avanço desse tipo de usuário: q SEMPRE leva os grupos pro fundo do poço - q foi o q aconteceu com a outra página do face)!!!

    Eu ando com pouco tempo (tanto é, q ontem mesmo sequer consegui atualizar este blog: q é a minha prioridade)... mas na semana q vem eu acabo com a ZONA lá no grupo, pode deixar. Já tenho 2 planos pra isso: ou eu posto as REGRAS q irão proibir os excessos de trollagens... ou então eu crio uma PÁGINA no face (pois a página oferece mais recursos de moderação. pra isso eu teria q formar uma equipe de moderadores pra me ajudar)!!!

    Nem esquenta... q eu tô super-antenado pra todos esses problemas, e não faço a mínima questão de ser "democrático" (pois o q me interessa é manter apenas os usuários q colaboram com o grupo: os q forem lá só pra bagunçar, serão excluídos)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...