24/06/2013

"Almanaque do Zé Carioca" Nº 14: Só Tem Clássicos de Renato Canini (Anos 70)....

O "Almanaque do Zé Carioca" nº 14 chega às bancas com uma seleção de histórias clássicas de Renato Canini (artista veterano responsável pela melhor fase do Zé Carioca em todos os tempos)!!!

A edição tem 84 pág, custa R$ 4,95.... E traz 10 histórias raras produzidas pelo artista durante os anos 70!!!

Confira abaixo algumas imagens desta saudosa coletânea de HQs:

Renato Canini é o desenhista mais prestigiado no universo do Zé.... Apesar de ter trabalhado com o personagem apenas durante os anos 70, seu traço marcante tornou-se uma referência pro Zé Carioca, o q lhe valeu até mesmo uma edição especial da coleção: "Mestres Disney" (capa acima) - em formato americano e q apresentava uma seleção de histórias do artista!!!

Agora, neste "Almanaque do ZC" nº 14.... mais uma compilação de HQs de Canini são reunidas numa mesma revista. São 10 histórias clássicas produzidas entre 1971 e 1975, cujos principais destaques são:

"O Mais Procurado da Cidade" (no ritmo dos filmes de Bang-Bang), "A Volta do Morcego Verde" (alter-ego heróico do Zé), "Que Rei Sou Eu ?", "O Comprador de Bondes", "Que Bolada", "O Monstro do Lago Neca", "O Detetive q Veio do Frio", "A Maior Corrida do Século", e mais!!!

Na fase Canini, uma das principais características eram os aspectos q aproximavam mais o Zé Carioca da realidade de pobreza de grande parte dos brasileiros, a começar pela miséria à sua volta: ele vivia num barracão/favela e usava roupas surradas/rasgadas: sem o glamour das versões anteriores e das q vieram depois (q amenizaram bastante esse lado favelado do Zé: Talvez pra afastarem o personagem de um problema social da vida real )!!!

O "Almanaque do ZC" que chega agora à sua 14º ed. é bimestral e cada ed. até agora tem sido temática... Já tivemos ed. dedicadas a: roteiristas (Ivan Saidenberg), artistas (Herrero), parentes (Primos do Zé), sub-séries (Os Agentes da Moleza), personagens específicos (Morcego Verde, Zé Galo), e até por períodos (Anos 90, etc)!!!

Demorou, mas agora é a vez de uma ed. dedicada ao Canini.... e pro leitor q sabe apreciar um bom clássico, esta revista é um verdadeiro tesouro nas bancas!!!

Até+

20 comentários:

  1. "Renato Canini é o desenhista mais prestigiado no universo do Zé"

    E com louvor, pois o trabalho do Canini é realístico e fantasioso ao mesmo tempo. Nas histórias do Canini a gente via esse Zé paupérrimo que vc menciona, e via o personagem em situações de fantasia com E.T.s, lugares esquisitos e etc...

    Gosto do Zé assim, puro (quase pelado), sem muita elaboração (aquele de tênis por exemplo, é esquisito).

    Claro que a atual fase do personagem, e suas hqs inéditas que começam a aparecer nas mensais, tem seus méritos, mas, Canini é o "cara do Zé", e sempre será...

    ResponderExcluir
  2. Este também eu não perco Leo!! :D

    Abçs, Xandro.

    http://blogdoxandro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uma hora eu tenho que comprar esses especiais para minha mãe, pois ela sempre foi muito fã do personagem.

    ResponderExcluir
  4. E ai Leo, escrevi mais sobre Estranhos no Paraíso lá no meu blog, confira:

    http://cinemacemanosluz.blogspot.com.br/2013/06/cine-especialhq-estranhos-no-paraiso.html

    ResponderExcluir
  5. "Nas histórias do Canini a gente via esse Zé paupérrimo"


    Eu preferia assim, Paulo... mostrar o Zé numa favela (e morando num barracão) era mais condizente com o fato dele não trabalhar. Quero dizer, acho meio estranho um personagem q não trabalha morar numa casa razoavelmente bem mobiliada (como nas fases seguintes)!!!

    A fase do Canini é a melhor mesmo, pois é mais plausível... justamente por mostrar q até mesmo pra se alimentar, o Zé precisava filar a comida na casa dos amigos (e coisas do tipo).

    Nas histórias dos anos 90 pra cá, eu vejo o Zé com TV Wide e até vídeo-game pros sobrinhos dele... mas não vejo explicações de como ele consegue comprar essas coisas (q sabemos q custam caras - ainda mais pra um eterno desempregado sem renda)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. "Este também eu não perco Leo!! :D"


    Essa ed. eu terminei de ler agora mesmo... e é disparado o gibi + divertido do mês (e o melhor do Zé Carioca este ano)!!!

    Vc não vai se arrepender, Xandro...

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. "Uma hora eu tenho que comprar esses especiais para minha mãe"


    Melhor oportunidade q esta não terá tão cedo, Marcelo...

    veja bem: esse é um almanaque 100% aproveitável (só com o filé das histórias do Zé) e ainda com um precinho bem em conta: R$ 4,95!!!

    se achar essa ed. nas bancas... e se sua mãe for mesmo fã do personagem, então nem pense 2 vezes: a diversão aqui é garantida (e barata, rs)!!

    ResponderExcluir
  8. "E ai Leo, escrevi mais sobre Estranhos no Paraíso"


    Por falar nisso, Marcelo...

    o camarada Gabriel postou um LINK nos comentários de outra postagem aqui no blog, com as próximas novidades da HQM... tem uma delas q será um lançamento do Terry Moore (outra série dele). Confira:

    http://oglobo.globo.com/cultura/sucesso-do-gibi-the-walking-dead-nas-bancas-reanima-mercado-de-hqs-no-pais-consagra-nova-editora-de-sao-paulo-8790612

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Léo!

    Li o post e desci pra comprar o meu exemplar ali na banca, rs! Nunca compraria se não fosse você. Muito BOM o almanaque!!! Valeu!

    Ronnie.

    ResponderExcluir
  10. "Muito BOM o almanaque!!!"


    Bacana mesmo, né? Gibi bom e barato, rs!

    o problema desses almanaques Disney é q pelas capas não se tem idéia do conteúdo... não tem sequer uma chamada divulgando do q se trata!!! Podiam pelo menos ter usado uma capa do Canini, mas nem isso!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Passando pra contar que peguei minha edição hoje..Leo,kkk!! :D

    Agora é só ler e se divertir com as HQs do Zé do Canini!! ;)

    Falou,abçs! :p

    ResponderExcluir
  12. "peguei minha edição hoje"


    E eu perdi a viagem hj... esse almanaque eu já tinha comprado, mas fui ao centro hj crente q já tinha saído a mensal do zé (com a briga dos 2 morcegos: verde e vermelho)... e nécas, rs!

    mas q bom q pelo visto a setorização acabou mesmo aí, hein?

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. ´´Nas histórias dos anos 90 pra cá, eu vejo o Zé com TV Wide e até vídeo-game pros sobrinhos dele... mas não vejo explicações de como ele consegue comprar essas coisas (q sabemos q custam caras - ainda mais pra um eterno desempregado sem renda)!!!´´. Ele é sustentado pela namorada. Ele deve ser bom de cama.Hehehe



    ResponderExcluir
  14. "Ele é sustentado pela namorada. Ele deve ser bom de cama.Hehehe"


    Zé Carioca gigolô... era só o q faltava, hahaha!!!

    se bem q a Rosinha tbm é a personagem Disney + bonita e sexy... isso deve facilitar pro papagaio, rs!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Adorei esse gibi.

    Sobre: "sem o glamour das versões anteriores". Ok. Mas é bom destacar que, no início, o Zé era MUITO miserável. Nunca vi um barraco tão imundo. Talvez pela visão que os americanos tinham de nossas favelas! rs

    ResponderExcluir
  16. "Mas é bom destacar que, no início, o Zé era MUITO miserável."


    Durante toda essa fase do Canini foi assim mesmo, né? o Zé vivia na mais absoluta falta de condições sociais... bem diferente das fases posteriores onde até vídeo-game e forno micro-ondas tem (e mesmo q esses aparelhos não existissem nos anos 70, seria inimaginável ele ter qq coisa do tipo no barracão em q vivia)!!! porém, a miséria até q combina bem com uma figura q passa quase o dia dormindo, rs!

    Uma pena é q falando com o Canini (pessoalmente na Comic-Con), ele me disse q mtas das hqs q desenhou foram PERDIDAS com o tempo... e parte de sua obra ficará restrita apenas à antigos colecionadores q tenham a coleção completa!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. Oi xará, blz??

    Que saudades das revistas do Zé!! Bons tempos em que a Abril publicava gibis do papagaio malandro! Tenho uma coleção enorme aqui em casa: mensais, almanaques, especial temático!

    Esse almanaque 14 eu tenho também e adorei a seleção das histórias! Sempre me divirto com os trabalhos do Canini, mesmo com os seus desenhos simples e que mostram a realidade social do personagem! Na época, pensei em não comprar essa edição por ter uns repetécos como O Detetive que Veio do Frio, que eu tenho na edição 2323, mas resolvi encarar mesmo assim, pois grande parte das histórias eu não tinha na coleção! Valeu muito a pena!

    Apesar de não ter saído nessa edição 14, O Passageiro Misterioso é uma das histórias que mais gosto, pois há mistério, investigação! Eu tenho na edição 2302!

    Ah, e Churrasco Bom Pra Cachorro é ótima também!! A matéria não poderia encerrar melhor com esta belíssima imagem do Zé com uma suculenta bisteca para filar a boia!kkkkk

    Abração!
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, xará... blz?

      Pois é, ainda bem q eu TBM fiquei com um farto material de ZÉ Carioca na coleção, graças à esses almanaques baratinhos e o encadernado de luxo q compilou metade da fase Saidenberg/Canini!

      Infelizmente, esses são tempos q não voltam mais... A CÚlturama diz q vai produzir HQs NOVAS com o Zé, mas tbm diz q elas serão "EDUCATIVAS": PQP, hein? Já pensou a merda q tão querendo fazer?

      Sem falar q essa bosta de editora sequer deve voltar a republicar material da fase boa do Zé... Assim, guarde com carinho essas edições q vc tem, pois pelo visto: NUNCA MAIS OUTRA VEZ, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Pois é, amigo! O que mais me causou indignação foi a Culturama ter descartado a publicação das hqs do Zé que é um dos meus personagens favoritos, tanto que o meu primeiro gibi foi do papagaio! São tempos que não voltam mais, mesmo!

      Esse encadernado "Um Brasileiro Chamado Zé Carioca" infelizmente ainda não tenho, mas pretendo comprar um dia! Aqui na minha cidade, a Abril não desovou nenhuma dessas edições de luxo a 25,30 contos... Não tive esse privilégio!rs
      Ultimamente, tem chegado várias edições de luxo da Abril por aqui: Tio Patinhas 70 anos, Donald por Carl Barks vol.6 e Anos de ouro do Mickey vol.6, custando R$59,90,R$69,90. Caríssimos!!

      Voltando a falar no Zé, em uma das minhas idas à banca, encontrei um combo com 2 almanaques: Pato Donald ed.31 e Zé Carioca ed.33(com algumas histórias do Canini: Aspirações Da Vida, Quem Te Viu Já Não TV, Uma História de Amor, etc!) paguei 10 pila nos almanaques e adorei ler essas edições! Não é todo dia que se vê esses almanaques por aí!rs

      Abração!
      Leonardo Goulart

      Excluir
    3. E aí, xará... blz?

      Eu te recomendo esse encadernado do "Brasileiro Zé Carioca", pois compila metade da fase Saidenberg/Canini!

      Pena q esses encalhes da abril ainda são mto aleatórios e não tem como sabermos o q ainda será desovado nas bancas e nem a qual preço, já q da mesma forma q aparecem encadernados de luxo por 20 pila, TBM aparecem uns por 30/40 ou mesmo pelo preço de capa (em alguns casos)!

      Os "Almanaques" em formatinho ainda são uma boa pedida pra quem ainda tem saudades da boa e velha produção Disney Q VALE... Recomendo tbm q se busquem formatinhos em sebos, pois não acho q a Culturama vai atender as expectativas dos leitores: Essa editora é mto ruim e amadora pro meu gosto!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...