06/04/2015

Review: "Dinastia M", "Guerras Secretas", "Hellboy", "Astro City", "Vampirella", e Mais....

Novos "Reviews" com MAIS 10 gibis comentados. As avaliações seguem o sistema de NOTAS: "RUIM", "REGULAR", "BOM", "MUITO BOM", e "EXCELENTE" (equivalente à escala de 1 a 5 estrelas)!!!

Neste "Review" tem Dose QUÁDRUPLA de SALVAT: "Dinastia M", "Guerras Secretas" 1-2, e "4F - Inconcebível"... E ainda: "Hellboy - Tormenta e Fúria", "Vampirella - Grandes Mestres Vol. 1", "Astro City - Vida na Cidade Grande", "A Saga do Tio Patinhas", "Demolidor - Fim dos Dias 2", e "O Despertar"!!!

Confira abaixo... (lembrando que as críticas expostas nesta coluna são apenas mera opinião pessoal):

"Guerras Secretas" 1-2: A Salvat republica (em 2 ed) a clássica mega-saga da Marvel (de 1984) que reuniu os principais heróis e vilões da editora em um confronto de proporções épicas (mudando os rumos e a vida de todos os personagens envolvidos). O "Aranha" encontrou o simbionte alienígena (que se tornaria o "Venom") pela 1º vez, e a Marvel desenvolveu uma fórmula (de marketing) que seria repetida pelos anos seguintes nas demais mega-sagas que viriam (interligando a trama principal com as revistas de linha). A narrativa envelheceu um pouco (trama bem simplória) mas as cenas de ação e porradaria ainda proporcionam uma boa diversão. Leia uma matéria completa sobre a saga neste: "LINK".... NOTA: "BOM" [***]!!! 

"Dinastia M" + "4F - Inconcebível": A "Dinastia M" foi uma mega-saga que se espalhou e teve repercussões em diversos títulos mensais na época em que foi lançada (há 10 anos atrás). A ed. da Salvat traz apenas a mini-série principal, que torna-se confusa se lida sem os spin-offs (pois muitas das situações apresentadas seriam desenvolvidas em outras revistas). A série se passa após: "Vingadores - A Queda", e mostra as consequências do surto psicótico da "Feiticeira Escarlate" que altera a realidade e acaba com quase todos os mutantes do planeta. Fica a sensação de se estar lendo um livro faltando páginas. NOTA: "REGULAR" [**]!!! Já o "4F" (Inconcebível) nem parece ter sido escrito por um ótimo roteirista do nível de Mark Waid. É uma trama chata, previsível, e com desenhos bem cartunescos... Em mais um manjado confronto com o "Dr. Destino" (agora apelando mais pra magia que pra tecnologia). NOTA: "RUIM" [*]!!!   

"A Saga do Tio Patinhas": A obra-prima de Don Rosa (um dos melhores artistas Disney).... Finalmente é republicada pela Abril em formato luxuoso (capa-dura) e reunindo pela 1º vez a saga completa em Vol. único (384 pág). É nada menos do que a ORIGEM do pato mais sovina do universo Disney - Desde sua infância miserável (trabalhando como engraxate) até a ascensão máxima à riqueza. A trama respeita as raízes do personagem e considera válida sua trajetória durante a Corrida do Ouro (nos tempos do Velho Oeste), já que ao ser criado por Carl Barks na década de 40, o pato teria vivido sua juventude desbravando o oeste. Arte deslumbrante e riquíssima em detalhes e cenários. NOTA: "EXCELENTE" [*****]!!!

"Hellboy - Tormenta e Fúria" + "Vampirella": 2 encadernados (capa-dura) da Mythos... Essa ed. de "Hellboy" é inédita e comemora 20 anos de criação do demônio-detetive. Fica difícil falar da história sem entregar "spoilers" do FINAL, mas basta dizer que esta HQ encerra uma ERA na vida do capeta (e as próximas aventuras terão um rumo completamente diferente). Esta é a 3º (e última) parte de uma trilogia iniciada por: "Clamor das Trevas" e "Caçada Selvagem" (recomendo ler essas 2 antes). NOTA: "BOM" [***]!!! Já a "Vampirella", é uma antologia de pequenos contos da vampira mais sexy dos gibis. O problema é que as histórias são fracas e irregulares (nem mesmo Alan Moore consegue se salvar - e escreve uma releitura banal de "Drácula" nos dias atuais). A melhorzinha é um remake da origem de "Vampirella". NOTA: "REGULAR" [**]!!!

"Astro City" + "O Despertar": 2 edições da Vertigo trazendo um alto padrão de qualidade. "Astro City" é a republicação do 1º arco da premiadíssima série de Kurt Busiek já publicada aqui pela Pandora. São histórias de super-heróis, super-vilões, e pessoas "normais" (sem poderes) que vivem suas rotinas do dia-a-dia em uma cidade que abriga todos esses habitantes. Em breve (aqui no blog) 2 matérias especiais (minha e do Nano Falcão) sobre essa magnífica HQ. NOTA: "EXCELENTE" [*****]!!! O "Despertar" (de Scott Snyder) foi uma grata surpresa: Resolvi arriscar essa série e me surpreendi positivamente com uma trama intrigante e bem desenvolvida (que prende a atenção). Um mistério do fundo do mar revela monstros e horrores que podem responder as maiores dúvidas da humanidade. Arte muito bacana (com cores emulando o estilo dos anos 80). São apenas 2 edições. NOTA: "MUITO BOM" [****]!!!

"Demolidor - Fim dos Dias 2": A conclusão da saga que já começou com a "Morte do Demolidor" (assassinado pelo "Mercenário"). As investigações de Ben Urich pra desvendar os mistérios por trás da morte de seu amigo, levam ele (e o leitor) à uma verdadeira turnê pela trajetória do "Homem Sem Medo": Suas mulheres, seus arqui-inimigos, flashbacks de grandes combates, e o legado do herói. É uma boa e despretensiosa HQ alternativa, como nos bons tempos da série: "O Que Aconteceria Se"... Aliás, por falar nisso, a edição traz um "bônus" extra: Uma história (já publicada pela Panini) que conta o que aconteceria se "Karen Page Não Tivesse Morrido"? NOTA: "BOM" [***]!!!

Até+ 

PS: E a seguir aqui no "Submundo".... As "Relíquias do Colecionador Fantasma", A Volta das "SOBRECAPAS" da Salvat (agora em versões variantes), "Astro City" (2 matérias completas), "Miniaturas Marvel" (em FOTOS exclusivas), e as "NOTÍCIAS" não param (tem "Plantão HQ" em andamento)!!!

83 comentários:

  1. E ai Léo!
    Concordo com você sobre a Dinastia M. Lendo apenas o encadernado, fica faltando uma série de explicações que prejudicam o entendimento da história.
    Na Cronologia Lógica, fiz a organização completa dessa serie e ela tem muitos tie-ins que não agregam muita coisa, mas alguns são esseniais para o futuro dos personagens, como por exemplo o Aranha vivendo com Gwen Stacy.
    Já os dois Guerras Secretas, ainda não tive tempo de reler a saga, mas tenho a impressão que realmente ficou datada... Vamos ver!
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Dinastia M acabei comprando pela Panini (o deluxe), é uma saga que eu acho bem divertida. Acho uma saga BOA, li alguns spin-offs em scans, mas acho que dá para entender a saga de boa, lendo só a mini principal.
    Guerras Secretas confesso que eu acho uma saga muito boa, mas pelo valor nostálgico (lembro da epoca de moleque quando comprei e li) do que pela história em si.
    Demolidor fim dos dias, teve uma conclusão mais banal, a primeira edição teve um roteiro muito melhor. Mas ainda é uma boa hq.
    Vampirella é razoável. Só peguei porque acabei trocando com um colega, senão nem pegaria.
    Astro City é uma série brilhante, tomara que venda bem e a panini siga publicando. Despertar eu comprei e está na pilha de leitura (tá complicado reduzir essa pilha).
    Esse quarteto não me interessou em nada e o Hellboy só pego as edições históricas, vou ver se consigo ler em scan esse final.
    Tô muito afim de cofrar esse do Tio Patinhas, porém ainda não vi em lugar nenhum para vender. Tava esperando ver se aparece com algum desconto em alguma dessas megastores.

    ResponderExcluir
  3. Saga Tio Patinhas nota excelente? entre 1 a 5, é 6!!! Brincadeira....
    Bha meio q me arrendi de ter comprado Dinastia M 1 ao 4 no mercado livre por 20$ e depois saber q seria lançado pela salvat.... mas no final das contas nao foi tao ruim assim, achei a saga uma bela bagunça, nem é tao boa assim...

    Daniel Sam

    ResponderExcluir
  4. Fala Leo, tudo bem??

    Dessas aí, li Guerras Secretas (ruim), Dinastia M (bom), Astro City (excelente), Fim dos Dias (muito bom) e Saga do Tio Patinhas (MAIS DO QUE EXCELENTE).

    Aliás, essa do Patinhas já é a melhor coisa que li até agora em 2015. Fiquei embasbacado com a qualidade do material, os desenhos detalhados do Don Rosa são espetaculares (sempre rendendo alguma piadinha de fundo), o roteiro com todas suas referências tanto a fatos históricos quanto ao material do Barks (que eu nunca li, infelizmente, mas as notas no final da edição explicam bem) é SOBERBO. Fora a lindíssima edição da Abril.

    Confesso sempre ter tido PRÉ-conceito do material Disney, tendo lido, esporadicamente, alguma coisa (bem pouca) do Zé Carioca.

    Pode ter certeza que não deixarei passar possíveis lançamentos de Don Rosa e Carl Barks com a mesma qualidade dessas edições (comprei também os 80 anos do Donald, mas ainda não li). Virei fã.

    Abração

    ResponderExcluir
  5. Ola leo. Blza? O que devo ler, além dos vingadore a queda para entender o dinastia m da salvat?
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Fala Leo,

    Dessa lista o que li foi as duas do Bendis (Dinastia M e Demolidor Fim Dos Dias),"Dinastia" eu gosto principalmente pela arte do Coipel mas acho que vou ficar apenas com a mini original da Panini,já "Fim Dos Dias" achei bem fraco espero que ele tenha se saído melhor na mensal do Demolidor.

    O restante não deu as caras na banca daqui,mas espero conseguir uma edição da Saga do Tio Patinhas,de todas é a que mais me interessa.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Salve, Leo!

    Com grandes reviews vem.....muitos comentários, rsrs.

    Cara, li boa parte dessas HQs. Gostei muito de ler o "Dinastia M", mesmo não tendo lido todo o entrelaçamento que precede a parada. Como eu havia lido "A Queda", não fiquei tão perdido.

    "Inconcebível", deveria fazer jus ao titulo e não ter sido concebida, rsrs...Cara, achei muito ruim essa HQ. Li num folego só, é verdade, mas pq queria acabar logo com o sofrimento. Muita apelação e formulas mais que batidas (Pactos em troca de poder? Descida ao Inferno?Demônios com aspecto medieval?Um cara de ciência ter que confrontar seu oposto?...affff). Salvam-se apenas os diálogos do Coisa.

    Comprei "Despertar" a principio pela arte do Sean Murphy, que sou fanzão, mas o roteiro me agradou de igual modo...muito foda! Ansioso pela continuação.

    Já tinha lido sua opinião sobre "Fim dos dias" e seguindo seu conselho, aguardei a compra dos 2 volumes para ler em sequência. Gostei muito, Leo. Pesado, dramático...um pouco previsível, mas é uma boa HQ com certeza.

    Pô, e "Guerras Secretas" foi a HQ que me inseriu nesse universo dos quadrinhos. Relendo hoje, só reforça a sua importância para a industria, mesmo tendo toda uma simplicidade em sua trama (que a principio ser para lançar figuras de ação).

    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Blz Leo, desses eu cofrei a saga do tio patinhas e o despertar. A saga eu achei excelente, eu não tinha na coleção e também nunca tinha lido essa história. A edição nesse formato ficou show. E o Despertar eu gostei muito também. Achei que a arte casou muito bem com o roteiro. O Snyder e o Murphy fizeram um ótimo trabalho. É a típica hq vertigo que eu me amarro. Não vejo a hora de ler a conclusão.
    Valeu e abs

    ResponderExcluir
  9. A edição de "A Saga do Tio Patinhas" está muito bem feita, com um preço ótimo para a qualidade do material. Valeu a espera!

    Comprei faz umas duas semanas, e havia apenas um exemplar na banca. O especial do Pato Donald tinha uns quatro. Não quis levar essa porque achei que seria parecida com a edição de 70 anos do Donaldo, que eu já tenho. Mas, depois de ler sua análise em um post anterior sobre as histórias presentes no especial, vou reavaliar minha decisão.

    Também queria ter aproveitado para levar o "Astro City", mas não tinha nenhuma na banca que compro aqui em SP.

    Falou,

    ResponderExcluir
  10. Pra ver como gosto é gosto,e cada um tem o seu. Achei o desenho do F4 Inconcebível muito bom, ate procurei o nome do desenhista pra ler mais histórias dele, mas infelizmente na propria revista diz que ele já morreu =(

    No mais, achei a revista boa, a primeira história ja vale pela revista toda, hauhaua

    ResponderExcluir
  11. Olá, LEO.
    Comprei esse Hellboy, mas ainda não li.
    Quanto ao gibi da Vampirella, tenha a edição anteriormente publicada por aqui:

    http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2015/01/vampirella-e-balada-de-halo-jones-hqs.html

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  12. "Concordo com você sobre a Dinastia M. Lendo apenas o encadernado, fica faltando uma série de explicações que prejudicam o entendimento da história."


    E aí, Merh@j..... blz?

    Puxa, valeu mesmo por ter feito essa mega-postagem com as edições spin-off de "Dinastia M": Eu tava procurando exatamente algo assim pra linkar qdo me perguntassem a respeito, rs. Parabéns pela pesquisa e organização da matéria.... e pra quem quiser conferir, recomendo uma lida no LINK abaixo:

    http://marvelcrono.blogspot.com.br/2014/12/saga-dinastia-m.html

    Ah, e depois diz aí o q achou das "Guerras Secretas" tbm.... Apesar dos clichês e do roteiro manjado (mesmo pra época), ainda acho uma boa saga - q diverte pelas cenas de ação (bem mais do q as atuais, pelo menos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Zé Carlos!
      A série Mutopia X foi restrita ao período da Dinastia M e trazia a visão de um policial humano do mundo transformado pela Feiticeira Escarlate. É interessante (mas não essencial)!
      Grande abraço, e obrigado pelo elogio para a Cronologia Lógica Marvel!!!!

      Excluir
    2. Ou seja, Mutopia X é a realidade "M" do Distrito X, aquela série estrelada pelo Bishop que saiu encadernada em formato menor por aqui e por isso passou meio que batida.

      Não é ruim, mas a Panini se encarregou de espantar possíveis interessados.

      Excluir
  13. "Demolidor Fim dos Dias já dei minha opinião, a história ficou bem aquém do alto nível q a dupla Bendis e Maleev nos proporcionaram"


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Valeu por ter curtido este "review", brother.... Sempre sou o mais sincero q posso na hora de avaliar um gibi: tanto é, q não me importo em avaliar com notas baixas gibis de grande apelo popular (peso bastante a criatividade dos autores e artistas em oferecerem HQs q divirtam e ao mesmo tempo q tenham conteúdo - mesmo assim, toda avaliação - aqui ou em outros blogs - é apenas mera opinião pessoal: SEMPRE, rs)!

    Sobre "Fim dos Dias".... Eu concordo com vc q realmente ficou bem aquém do q Bendis e Maleev fizeram na revista mensal (há 10 anos atrás), mas como falei naquela prévia q fiz do Vol. 1 (no mês passado), acho q pode ter sido até proposital terem produzido algo mais despretensioso, justamente pra homenagear a série: "O Q Aconteceria Se..." (caracterizada justamente pela falta de maiores pretensões). Eu não esperava mto dessa HQ, sabia q não seria algo épico ou digno da fase regular (q se equiparou à do Miller), e talvez por isso, eu tenha me divertido mais com esse gibi. Ainda assim, não acho q passe de "BOM" (numa avaliação): Mais q 3 estrelas é exagero, rs. Ah, e prefiro a capa do Vol. 1 (mais impactante, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Dinastia M acabei comprando pela Panini (o deluxe), é uma saga que eu acho bem divertida. Acho uma saga BOA, li alguns spin-offs em scans, mas acho que dá para entender a saga de boa, lendo só a mini principal. "


    E aí, guilherme.... blz?

    Se vc tem a "Dinastia" pela Panini, então vc tem uma versão ligeiramente mais completa q a da Salvat (a sua tem 2 histórias "especiais" a mais). Bem ou mal, já ajuda um pouquinho mais a entender melhor a repercussão de alguns plots (só a mini-série principal fica parecendo pouco mesmo). O ideal seria se encadernassem tbm esses spin-offs em separado (pros leitores q quisessem se aprofundar mais nas sub-tramas)!

    O "valor nostálgico" sempre acaba pesando bastante pra gente q vivenciou boa parte desses materiais clássicos na época, hehe.... Mta coisa q a gente lia era realmente ótima, mas outras apenas parecem boas qdo relemos elas com o saudosismo dos bons tempos (às vezes eu tento deixar esses sentimentos de lado, mas raramente consigo, rs)!

    Sobre o "Despertar".... Bem, saiba q vc tá com uma HQ bem interessante na PILHA então, hehe. Mas meu conselho é q vc espere pra ler apenas qdo sair a 2º (e última) parte da saga (pois a gente fica com uma puta vontade de ler o final da história)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "Bha meio q me arrendi de ter comprado Dinastia M 1 ao 4 no mercado livre por 20$ "


    E aí, Daniel Sam..... blz?

    Bem, até q vc não pagou mto caro nessa.... Já vi gente vendendo isso por valores BEM maiores, hehe. Eu, particularmente, não comprarei nenhuma versão dessa saga (nem Panini, nem Salvat): Não é a minha praia mesmo e prefiro focar minhas coleções em HQs mais clássicas e/ou q sejam fechadas (sem mtas repercussões em outros gibis)!

    E vai dizer.... A "Saga do Tio Patinhas" tá fóda mesmo, hein? Até aqui, foi uma das melhores HQs q comprei este ano!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Aliás, essa do Patinhas já é a melhor coisa que li até agora em 2015. Fiquei embasbacado com a qualidade do material, os desenhos detalhados do Don Rosa são espetaculares (sempre rendendo alguma piadinha de fundo)"


    Oi, Alex.... Tdo bem?

    Realmente, a "Saga do Tio Patinhas" foi uma grata surpresa pra mim este ano.... Pois eu sempre ouvia falar nela e sabia da importância q tinha, mas nunca tinha lido esse material (até agora). E q material caprichado mesmo, hein? o Don Rosa não tem preguiça nenhuma em desenhar cenários e figurinos (todos complexos, extremamente detalhados, e recheados de piadinhas e referências ao fundo).... A gente vê as costuras nas roupas dos personagens, e até os parafusos em objetos do cenário (eu costumo dizer q ele é o "George Pérez" da Disney, hehe)!

    Tem mta coisa boa na Disney q merece ser redescoberta pelos leitores.... Qdo eu era moleque, eu curtia os gibis da Disney, mas não tinha senso crítico pra lhe dar o devido valor. Atualmente, tenho estado bem antenado pra não deixar passar nada de bom dessa linha.... E fico no aguardo tbm da republicação das obras completas do "Carl Barks" (q deve rolar em seguida)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "O que devo ler, além dos vingadore a queda para entender o dinastia m da salvat?"


    E aí, Eduardo..... blz?

    Bem, se segura aí q lá vem uma AVALANCHE de gibis então, hehe (e ainda teve mais umas q saíram anos depois em ed. especiais q tbm tem relação coma saga).... No LINK abaixo tem um listão de parte das ed. interligadas à "dinastia" (saca só):

    http://marvelcrono.blogspot.com.br/2014/12/saga-dinastia-m.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "já "Fim Dos Dias" achei bem fraco espero que ele tenha se saído melhor na mensal do Demolidor."


    E aí, bruno..... blz?

    Qto à isso, não se preocupe.... Pois a diferença do Bendis no "Fim dos Dias" e na sua consagrada fase na revista mensal do "Demolidor": É da água pro vinho mesmo!

    A série mensal foi revolucionária pro personagem.... Mudando completamente a linha narrativa (e aproximando as histórias de um hiper-realismo: com diálogos q pareciam estar transcorrendo em tempo real). Pode experimentar sem receios a fase Bendis qdo sair a ed. Deluxe: "Revelado"!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Inconcebível", deveria fazer jus ao titulo e não ter sido concebida, rsrs...Cara, achei muito ruim essa HQ. Li num folego só, é verdade, mas pq queria acabar logo com o sofrimento. Muita apelação e formulas mais que batidas"


    E aí, Marcio.... blz?

    Essa ed. do "4F" foi de lascar mesmo.... Poucas vezes li algo tão ruim e manjado assim com a equipe (da qual sou mais fã entre todas as da Marvel). Aliás, faz tempo q a Marvel não consegue mais acertar com o "4F", e as únicas fases q considero realmente válidas são: Lee/Kirby, Lee/Buscema, Rich Buckler, e Byrne (paro por aí)!

    Ter lido "Vingadores - A Queda".... Já ajuda mesmo pra um melhor entendimento da "Dinastia" (pois é praticamente uma sequência direta). Qto ao "Despertar", essa foi uma boa pedida mesmo (comprei no risco - sem ter lido nada a respeito antes e achei q valeu mto a pena - recomendo). O "Fim dos Dias" é melhor ler as 2 ed. juntas... pois demorei pra ler essa 2º parte e tive q reler a 1º de novo pra relembrar os detalhes, rs!

    E as "Guerras Secretas".... No fundo tbm ajudaram no meu processo de reinserção no universo dos gibis, pois ela foi uma das primeiras q li nos anos 90 (na "Teia do Aranha") qdo eu estava voltando aos poucos ao mundo do colecionismo, rs. Ainda acho uma boa saga, mas numa releitura (reli a ed. da Panini) já não tive mais a mesma emoção de qdo a li na saudosa "teia"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "desses eu cofrei a saga do tio patinhas e o despertar. A saga eu achei excelente, eu não tinha na coleção e também nunca tinha lido essa história."


    E aí, Fabiano..... blz?

    2 ed. bem legais mesmo, hein? Tbm nunca tinha lido elas e gostei mto de ambas (principalmente da "saga do tio").... E dizer q até pouco tempo tinha picareta vendendo as 3 ed. anteriores da Abril por mais de 300 reais no ML, hehe. E ficou bem melhor agora: Em capa-dura e com a saga completa numa ed. única (li numa tacada só)!!!

    Esse formato tá ótimo mesmo.... Pois esse tipo de HQ (mais épica e com arte caprichada) fica melhor no formato luxo (ao invés desses formatinhos e papel xexelêntos das revistas regulares Disney)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "A edição de "A Saga do Tio Patinhas" está muito bem feita, com um preço ótimo para a qualidade do material. Valeu a espera!"


    E aí, Martin..... blz?

    Tbm achei justo o preço dessas ed. de capa-dura da Abril.... Pois além do formato luxuoso e papel da melhor qualidade (couché), elas ainda trazem mtas pág (média de 400 a 500). Eu gostaria de ver mais encadernados assim (nesses moldes) com fases específicas de outros artistas tbm!!!

    Qto ao encadernado do "Donald".... Tem uma ou 2 histórias q se repetem nessa ed. q vc cita dos "70 Anos" (uma delas é o "Contra-Espião" de Al Taliaferro). Mas ainda é aceitável (num encadernado de quase 500 pág, só não valeria a pena se pelo menos metade fosse de repetécos pra gente, hehe)!

    Ah, e se puder (caso apareça por aí).... Tente conseguir o "Astro City": Q é excelente tbm (e é o tipo da série q só melhora a cada nova edição)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Pra ver como gosto é gosto,e cada um tem o seu. Achei o desenho do F4 Inconcebível muito bom"


    E aí, Ricardo.... blz?

    Mas é sempre assim: Gosto é gosto, e o q é ruim pra uns será bom pra outros (e vice-versa, rs).... Outros leitores (em comentários acima) tbm não gostaram dessa ed. do "4F", mas tbm já li outras críticas favoráveis à essa ed (em outras redes ligadas à quadrinhos)! O importante é sempre cada leitor formar a sua própria opinião a respeito de cada gibi!!!

    Qto ao artista em questão.... Sim, ele morreu faz alguns anos: Mas ficou conhecido por ter tido uma passagem bastante extensa nos gibis do "Aranha" dos anos 90 (q saíram em formatinho pela Abril): Fica aí a dica então pra vc procurar essas ed. desenhadas por ele (lembro q na época saía tanto na mensal do "Aranha" qto na "Teia" - qdo esta passou a publicar material inédito)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Quanto ao gibi da Vampirella, tenha a edição anteriormente publicada por aqui:"


    E aí, Kleiton..... blz?

    Eu tbm tenho essa ed. q vc fala na matéria: "Vampirella - O Centenário".... Mas só pra ressaltar, essa ed. fininha da Metal pesado trazia umas 4 ou 5 histórias (se não me engano), mas apenas 1 delas é republicada agora pela Mythos (justo a do Alan Moore - e q tbm repete a mesma CAPA da "metal")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. De Astro City tenho a mini em 3 edições da Pandora. Qual a diferença para essa da Panini?
    Alex Leão

    ResponderExcluir
  25. "De Astro City tenho a mini em 3 edições da Pandora. "


    E aí, Alex.... blz?

    A diferença principal (e a mais gritante) é a impressão.... Dá vontade de usar aquela mini da Pandora como papel higiênico, rs!!!

    Mas fora isso, o conteúdo é o mesmo.... é a 1º mini-série (em 6 partes) e mais alguns extras bacanas (tipo as capas originais q a Pandora pulava)! Vale a pena!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. blz leo?

    tio patinhas é meu personagem favorito de todas HQs, nas mãos de don rosa ele fica sensacional, de 0 a 10 esta edição é 11! obrigatória pra todo mundo que curti quadrinho.
    a do demo é mais recomendada pra quem acompanha o personagem desde de sempre ( meu caso ) um bom entretenimento.
    ja comprei a hellboy so que vou ler tudo desde o começo (tenho comprado pouca coisa, o tempo ta sobrando) e hellboy é muito bom, vale a relida!
    astro city e despertar só quando chegar por aqui e a mesma coisa serve pra guerras secretas.

    abraço

    ResponderExcluir
  27. "ja comprei a hellboy so que vou ler tudo desde o começo"


    E aí, gustavo.... blz?

    "Hellboy" é uma boa série mesmo, e q eu descobri tardiamente (só fui começar a ler qdo a Mtyhos republicou o Vol. 1 da "Ed. Histórica").... Mas é daqueles gibis feitos pra se ler na ordem (por ser uma trama contínua). Gostei mto dessa ed. da "tormenta" (embora o final tenha sido meio decepcionante - pelo menos pra mim). Porém, recomendo essa ed. q encerra toda uma fase na vida do personagem!

    Sobre favoritos da Disney.... Eu diria q de todos, sou mais fanzaço do "Pateta" mesmo, hehe (e não perderei a ed. de 50 anos do "Superpateta" q sai ainda este mês). E "Demolidor" é só pra fãs de longa data mesmo, pois tem mtas referências à cronologia passada do herói! E qdo chegar aí na sua cidade, fica minha recomendação tbm pra: "Astro" e "Despertar" (fodísticas, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. Oi Leo
    Vc conhece o projeto de Tuomas Holopainen tecladista e fundador da banda Nightwish, que ano passado lançou um album baseado na saga do Tio Patinhas, simplesmente incrivel e emocionante, segue link para o video oficial com participação de Don Rosa.
    Espero que curtam. https://www.youtube.com/watch?v=JWwSVOo5K_k
    Abraço
    Pedro Luiz

    ResponderExcluir
  29. Olá, Leo. Ótima matéria, como sempre. Guerras Secretas é uma daquelas leituras nostálgicas que sempre agradam o pessoal das "antigas". Só fiquei p da vida com a impressão que não me agradou, gostaria que alguém que tem o encadernado da Panini tirasse a dúvida se a impressão está como a da Salvat. Dou graças a Deus por não ter colecionado essa coleção da Salvat, que além de títulos fracos como o que saiu até agora do 4F tem dividido em duas partes histórias sem necessidade (Guerras Secretas, Justiceiro: Bem-vindo de volta, Frank), ainda bem que a do Justiceiro consegui comprar a da Panini em um só encadernado. Do que está na lista e me deixou curioso foi a Saga do Tio Patinhas, vou pegar quando puder. Despertar vou deixar mais pra frente e dar mais prioridade a materias do selo Vertigo como 100 balas, EX Machina e Inescrito que com certeza serão novos clássicos da nona arte.

    ResponderExcluir
  30. "Espero que curtam. https://www.youtube.com/watch?v=JWwSVOo5K_k"


    Oi, Pedro.... Tdo bem?

    Eu não conhecia esse projeto não.... Mas obrigado pelo LINK: Assisti o vídeo e é bem legal mesmo (aparece vários esboços e artes com o próprio Don Rosa desenhando): Recomendo à todos os fãs da "Saga do TP" uma assistida nesse vídeo tbm!

    Valeu mesmo....

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. La fora tem Don Rosa Collection, uma coletanea do seu trabalho. Bem q poderia publica la aki (acho meio q impossivel. Tem Don Rosa na capa $$$). Tem tambem Hall of fame. Com os melhores desenhistas. A repercussao da Saga tio patinhas foi grande. Espero q relancem Carl Barks no mesmo formato...
    Daniel Sam

    ResponderExcluir
  32. "gostaria que alguém que tem o encadernado da Panini tirasse a dúvida se a impressão está como a da Salvat. "


    Oi, Roberto.... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido a postagem (espero q as próximas matérias aqui do blog - anunciadas no final do "review" - sejam do seu agrado tbm). Qto à sua dúvida sobre a impressão da Panini X Salvat.... Bem, fica difícil te ajudar nessa, pois eu precisaria ter as 2 pra comparar, e só tenho a versão da Panini nesse caso (q pra mim, tá com boa impressão): Eu teria q ver uma da Salvat ao vivo pra poder fazer a comparação (mas todas q vejo na Livraria Cultura estão lacradas)!

    Sobre a divisão em 2 Vol.... Essa é uma prática q eu tbm abomino, e prefiro gibis em ed. únicas (com mais pág). Só q infelizmente, tbm tenho notado q a Panini anda adotando esse esquema de "divisão" e HQs como: "Demolidor - Fim dos Dias" e a nova série de "Star Wars" (baseada nos conceitos originais dos filmes) foram DESNECESSARIAMENTE divididas em 2 partes (qdo caberiam perfeitamente em ed. únicas)! Mas na EXTENSÃO da Salvat haverá mais ed. encorpadas acima de 200 pág!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como eu tenho as duas, ou melhor, três (rs) edições de Guerras Secretas. Me dêem um ou dois exemplos de páginas que a impressão da Salvat parece ruim que eu comparo com a da Panini.

      E esse negócio de divisão é um negócio mequetrefe mesmo. O Demolidor eu até encarei, mas o Star Wars vou deixar passar. Se fosse uma edição apenas tudo bem.

      Parece com aquelas séries que a Abril lançava em formato americano...

      E vi o volume 3 da coleção vermelha salvatiana. Está ridiculamente fina!

      Excluir
  33. "La fora tem Don Rosa Collection, uma coletanea do seu trabalho. Bem q poderia publica la aki (acho meio q impossivel. Tem Don Rosa na capa $$$)."


    É verdade, Daniel.... Daqui pra frente vai ficar mais difícil pra Abril publicar coleções com nomes de determinados autores na capa: A treta da editora com o Don Rosa foi feia, e pra quem reparou: O NOME do artista NÃO aparece na capa desse encadernado da "saga", rs!

    Uma coleção toda dele por aqui teria q rolar SEM o nome dele nas capas.... Ficaria meio estranho, mas não é impossível de se fazer (visto q já lançaram a "saga" dentro desse "esquema", rs). Tbm espero q a do BARKS role nesse formato.... Pelo q me disseram na época em q anunciaram a coleção pela 1º vez, a ideia seria mesmo ed. de luxo com uma porrada de pág (pra completar a fase Barks em menos Vol. q a série anterior: q teve 41 edições - agora a próxima eu acho q ficaria em menos de 20)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo,
      A Fantagraphics (EUA) está publicando em capa dura uma coleção completa do Don Rosa e outra do Carl Barks.
      Cada kit com 2 livros (umas 200 a 250 páginas cada livro) e um estojo sai por uns U$35 a U$40 mais frete na Amazon.

      Excluir
    2. Na época, eu não encarei a coleção do Carl Barks por motivos diversos ($, $$ e $$$). Não me importaria se ela ressurgisse agora, mas o ideal seria após o término do Star Wars Deagostiniano. (rs)

      Excluir
  34. "Achei incriveis as capas de Mutopia! Do q se tratava essa série?"


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    O próprio blog da "cronologia" tem uma matéria completa sobre essa série:

    http://marvelcrono.blogspot.com.br/2015/01/mutopia-x-vol-1-4-e-5-dezembro2005.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "eu só acrescentaria como outro ponto positivo o formato de seriado de TV q Bendis deu às histórias,"


    Realmente, Zé..... Essa HQ do Bendis tem o formato já PRONTO pra ser adaptado à risca num seriado de TV:

    Percebe-se até mesmo uma certa divisão por "temporadas" durante todo o run desse gibi (q tbm aguardo ansioso na nova coleção)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "Incrivel como a Marvel conseguiu fazer tanta cagada com uma concepção tão genial e original... "


    Pois é.... Lendo seu comentário comecei a rir sozinho aqui em casa relembrando algumas belas MERDAS q a Marvel já fez com o "4F":

    Fazer o "Coisa" e "Tocha" brigarem por causa de mulher (e depois descobrir q tavam brigando por uma "Skrull" disfarçada de "Alícia"), o "Tocha" ser PAI de um "OVO" de Skrull (após ter transado com uma skrull - e descobrir depois q não era mais o "pai" do ovo, e tinha tomado um chifre, rs).... Enfim, eu passaria a noite toda relembrando essas diarréias criativas, mas vou parar poa aí, lembrando q uma das piores tbm foi terem BANALIZADO as saídas de integrantes da equipe: "Vou abandonar o 4F".... Virou um ridículo bordão satirizado até pela revista "MAD"!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado! A ponto deles brigarem entre si para decidir que sairia primeiro do quarteto! (rs)

      Próximo festa de final de ano, vou mandar uma dessa na primeira briga de família (rs).

      Excluir
  37. "O quarteto pede uma arte realista e detalhista, como Byrne, Hitch ou George Perez."


    Entre os artistas ainda vivos.... Eu gostava tbm do Paul Ryan: Q desenhava o "4F" no final dos anos 90, e fazia a Sue com cara mais de balzaca (trintona) e bem sexy (foi a fase dela usando maiô)! Eu gostava, pena q os roteiros eram chatos!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eles exageraram um pouco no fan-service. Não que eu não tenha gostado:

      http://goodcomics.comicbookresources.com/wp-content/uploads/2014/02/FF-02.jpg

      Excluir
  38. Fala Léo! Cara me ajuda pelo amor de deus! Quero comprar a hq da liga extraordinaria da panini no mercado livre volume 1, mas qual o conteúdo dessa revista em 416 páginas? Pois tem a edicao da devir e da Pandora com a mesma historia, com poucas páginas e mais barato! Nessa da panini tbm vem a historia do volume 2 com a invasão marciana? Valeu cara. Ass vinicius

    ResponderExcluir
  39. "Quero comprar a hq da liga extraordinaria da panini no mercado livre volume 1"


    E aí, vinicius.... Blz?

    Pior q o conteúdo em si é o mesmo em todas essas versões q vc falou.... Só o q muda é q a Panini encheu linguiça com vários extras inúteis (tipo o roteiro original da série)!!!

    Tente comprar a q for mais barata mesmo.... Embora eu recomende a versão da Devir (em capa-cartão) q é a q eu tenho! O Vol. 2 (Guerra dos Mundos) só saiu pela Devir mesmo (e uma única vez - nunca mais foi republicado)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. Oi Leo!

    Parabéns pelos reviews!

    Eu achei a conclusão de Demolidor - Fim dos Dias muito aquém do que deveria ter sido, sem respostas para as muitas subtramas criadas pelo Bendis.

    A primeira delas, é os filhos que ele teve com as suas ex-namoradas, que pelo que dá para entender tal "procriação desmedida" era de fato para que Stick reencarnasse em alguma dessas crianças, o que de fato aconteceu com a Viúva Negra que teve a "Mapone".

    Porém, eu não consigo entender o porquê de "Mapone" deixar o Mercenário louco e ser um trunfo na mão do herói ao ponto do Justiceiro dizer que "o Demolidor tinha o mercenário na mão".

    O Mercenário nunca conheceu o Stick pelo que sei, e a Viúva Negra embora já tivesse enfrentado o vilão não significava nada para ele, pois, o maior trunfo da vida dele foi ter matado a Elektra!

    A história tem de ser na realidade alternativa mesmo, já que no universo tradicional a Viúva Negra não pode ter filhos devido ao procedimento que a criou e a mantém jovem até hoje, já que ela tem quase 90 anos de idade.

    Esta história senão me engano é que sairá agora na coleção vermelha da Salvat e já foiu publicada em Marvel Max.

    A tal "esposa do Demolidor" apresentada na edição um não foi mais mencionada e em suma não precisava ter existido pois, não serviu para nada na trama.

    Eu creio que o Bendis tinha uma idéia definida para tudo , mas, o excesso de trabalho fez ele deixar muita ponta solta e fazer uma conclusão medíocre para este trabalho promissor em seu início.

    Sobre o Demolidor, esta mudança dele me preocupa! Mark Waid tem feito um bom trabalho até hoje, mas, o herói está "engraçadinho demais" e abandonou o uniforme:http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/demolidor-veja-o-heroi-em-acao-com-o-novo-uniforme-sem-mascara/

    Se o herói continuar desta forma, cheio de piadinhas, e usando esta roupa, não irei mais comprar anda dele, e só colecionarei material clássico. Pra você ter idéia ela agora é advogado e vigilante com esta roupa, e cheio de trejeitos à la Charada do filme Batman Eternamente!


    A Marvel está indo por um caminho muito escuro ao meu ver, e não gosto disso!
    A DC não está às mil maravilhas, mas, está aos poucos corrigindo os erros e mantendo um ar sóbrio.

    Astro City eu nunca tinha lido, já conhecia bem superficialmente o material pelas revistas Wizards da década de 90, e embora eu soubesse que já havia publicações deste material por aqui jamais pensei que iria adquirí-lo pois, a publicação pela outra editora era cara e já encontra esgotada.

    É um material magnífico, que é difícil uma definição em palavras para este publicação que na realidade é também uma ode às Hqs de heróis, e principalmente à Marvels!

    Gostei muito do "Caixa de Surpresas", que de longe é o personagem mais emblemático da série. Ele lembra muito o Demolidor com suas acrobacias e golpes inusitados com seus artefatos excêntricos.

    Enfim, um material indispensável!

    O Despertar é um material bacana e sua história na realidade é um script de filme ilustrado!

    Leo, está sabendo disso aqui?https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1537148789867290&set=p.1537148789867290&type=1

    Este é o burburinho que tem sido comentado em relação à coleção DC da Eaglemoss.

    Estou no aguardo de sua postagem sobre as HQs Européias e alternativas que irão sair por aqui como "O Muro" e "Os Olhos do Gato".

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  41. Será que com o lançamento da extensão da coleção "capa preta",a Salvat vai aumentar o valor das edições novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aumento é certo, mas da última vez repercutiu tão mal que eu acho que eles vão segurar mais um pouco. Talvez até a coleção vermelha se estabelecer.

      Excluir
  42. Fala Leo... entao, segui seu conselho e nao peguei o encadernado do "Era Uma Vez no Oeste" apos ter pego o do Pato Donald, fui pesquisar e vi q apesar da boa historia nao valia a pena os 60 reais...ainda mais que nao gosto da arte do Massivo de Vita....mas por outro lado encontrei o do Tio Patinha, e cara, é fantastico...melhor coisa q li esse ano. Uma obra prima. E que arte. QUE ARTE.. Como vc disse; o cara e o George Perez da Disney..hahahahaha. Abraço

    ResponderExcluir
  43. blz leo?

    ja viu algum comentário de qual é a diferença (se existir alguma) das duas versões da saga do tio patinhas publicada pela abril?

    abraço

    ResponderExcluir
  44. Fala, Léo!
    Mais uma bela fornada de reviews!
    Nunca li "Astro City", mas comprei em pré venda, e estou no aguardo (com alta expectativa!).
    Um comentário sobre o 4F , com sua fase espetacular do Kirby, nas revistas da RGE em 1979, fizeram a minha cabeça, tornando-me um leitor assíduo da Marvel com forte preferência pelo próprio 4F, além do Aranha, Hulk, Nova e X-Men!
    Até tentei acompanhar algo mais recente do grupo ( como os 2 últimos encadernados do selo marvel Knights), contudo não "enxerguei" o quarteto nestas edições.
    Como um produto com sua mitologia tão rica, basta citar o elenco de apoio (Surfista,Destino, Galactus, os Inumanos, os Skrulls, os arautos Gabriel e Terrax,a Zona negativa, Blastaar, o Aniquilador entre tantos outros..), pode ser absurdamente mal trabalhado pela empresa, cujo DNA passa pelo próprio Quarteto!
    Acho que a arte desta edição da Salvat, não tem a estatura que a situação exige, em minha humilde opinião, apesar do nome do Waid.
    Saudosismo à parte, espero um trabalho digno da vindoura CHM, porque desejaria mesmo a continuidade das BHM da brilhante fase Lee/ Kirby, e ainda a conclusão dos MC do fantástico Byrne! Me contentaria também com a fase Lee/ buscema!
    É duro ser um dinossauro, e fazer comparações inconscientes entre fases tão distintas dos personagens favoritos ( claro que temos materiais bons atuais, mas por favor avise-me se achar algo do 4F!)
    PS; não consegui publicar os comentários nas últimas postagens.
    Abs.

    ResponderExcluir
  45. Fala Léo! a situação com a liga extraordinaria esta dificil! você sabe me dizer se esta edição que esta no link do mercado livre:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-634093710-gibi-hq-a-liga-extraordinaria-volume-1-48-paginas-_JM

    posssui o volume 1 completo? eu sei que a historia completa possui umas 148 paginas, mas esses vendedores se limitam muito a dar as informações corretas. Desculpe te incomodar com isso cara, mas vc é minha unica salvação, rsrs Obrigado mais uma vez. Att Vinícius

    ResponderExcluir
  46. "A Fantagraphics (EUA) está publicando em capa dura uma coleção completa do Don Rosa e outra do Carl Barks."


    E aí, Alex.... blz?

    Valeu mesmo pela informação.... Essa do Don Rosa eu não sabia, mas a do Barks em capa-dura eu já utilizei uma capa aqui no blog (qdo noticiei q a Abril havia prometido republicar esse material - ela ainda fará isso, q eu saiba: e aparentemente só atrasou os planos de lançamento)!

    E até q o preço desses kits importados tá bem em conta, hein? Pena q o dólar em si esteja tão alto agora, hehe.... (vou esperar sair pela Abril mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "A Marvel está indo por um caminho muito escuro ao meu ver, e não gosto disso!
    A DC não está às mil maravilhas, mas, está aos poucos corrigindo os erros e mantendo um ar sóbrio."


    Oi, Elcio.... Tdo bem?

    Vamos por "partes" (como diria "Jack", rs).... Alguns dos deslizes q vc mencionou em "Fim dos Dias" pesaram bastante na minha avaliação (se essas "pontas soltas" tivessem sido melhor desenvolvidas mesmo, a nota q eu dei à ela provavelmente teria sido um pouco maior). Te confesso q eu curti mais essa HQ pela EXPECTATIVA q eu tinha a cada momento de q a trama fosse amarrar bem essas pontas, do q pelo resultado final em si - Assim, ainda acho q vale a diversão, mas jamais se deve esperar dessa série algo mais q não seja uma leitura rápida e rasteira!

    E eu tinha esquecido completamente desses lances com a "Viúva Negra" (dela não poder ter filhos e tal).... Essa série q saiu na MAX (e q será republicada pela Salvat) é mto boa mesmo, mas ficarei com minhas mensais da MAX mesmo (até pq, são 2 minis q se completam - ambas saíram na MAX - e a Salvat vai lançar uma só)!!!

    Qto ao futuro da Marvel.... Tbm me preocupa (um pouco) o rumo q estão dando à determinados personagens e essa "fusão" de universos (Secret Wars). Digo q me preocupa "um pouco", pq não pretendo voltar a acompanhar com tanto afinco q nem antes esses gibis novos da Marvel (e pretendo viver mais de clássicos e republicações daqui pra frente, hehe - salvo raríssimas exceções q sejam realmente acima da média). Esse "Demolidor" metido a "engraçadinho" é uma coisa q me desagradou bastante tbm (admito), ainda darei um voto de confiança ao Mark Waid (que - por enquanto - tem o meu respeito), mas estou com o pé atrás em relação é esse "demo" bem-humorado!!!

    "Astro City" ainda vai te surpreender, Elcio (acredite em mim).... O melhor arco ainda está por vir: "O Anjo Caído" (disparada uma das minhas HQs favoritas de todos os tempos: totalmente NOIR e épica - como se fosse um "Marvels" da vida, rs). Esse deverá ser o 4º encadernado da série, mas o 2º tbm é ótimo: "Inquisição" (com as versões genéricas de "Batman e Robin" de astro city - altas revelações e reviravoltas chocantes, hehe)!

    Por fim.... Esses boatos em relação à "Coleção DC" da Eaglmoss já foram desmentidos oficialmente na pág da empresa no face (a coleção vai sair sim no 2º semestre do ano). E pode deixar q "Olhos de Gato" será um dos destaques do próximo "Plantão HQ" (em fase de produção, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. "Será que com o lançamento da extensão da coleção "capa preta",a Salvat vai aumentar o valor das edições novamente?"


    E aí, bruno.... blz?

    Olha, infelizmente eu acho q SIM.... Mas não só a Salvat, como todas as demais editoras devem ter um certo aumento de preço: Já q os índices de inflação estão altos (e o dólar subindo). E isso com certeza vai se refletir no preço dos gibis tbm!

    Ainda mais, q boa parte dos encadernados atuais (inclusive os da Salvat) tá sendo impressa no exterior....

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. "por outro lado encontrei o do Tio Patinha, e cara, é fantastico...melhor coisa q li esse ano. Uma obra prima. E que arte. QUE ARTE."


    E aí, martelde.... blz?

    Bem q vc fez em ter pulado esse da "América" (tbm não gosto da arte do Vita e não acho q seja um material pra merecer todo esse luxo).....

    Mas a do "Tio Patinhas" tá um espetáculo mesmo, hein? Essa sim, altamente merecedora de uma bela e encorpada encadernação de luxo (com aquele "papel gostoso", hehe). Artista bom é assim, q nem o Don Rosa: Sem preguiça nenhuma de desenhar cenários e figurinos (ele deve ter cursado a mesma escola q o Pérez mesmo, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sandro marzo08/04/2015, 17:31

      Dos 5 encadernados disney, a saga é o melhor, mas diferentemente de vc gosto muito da arte do Vita. Ainda não li mas a arte é 10

      Excluir
  50. "ja viu algum comentário de qual é a diferença (se existir alguma) das duas versões da saga do tio patinhas publicada pela abril?"


    E aí, gustavo.... blz?

    Sim, eu soube de uma diferença entre a versão anterior (formato americano em 3 partes) e a NOVA.... A anterior trazia 2 histórias a mais, PORÉM: Elas NÃO Faziam parte da "SAGA" original (e a Abril havia usado apenas pra "tapar buraco" e fechar o nº de pág dos encadernados). Eram histórias do Don Rosa tbm, mas não fazem parte da saga de 12 capítulos (q é a q saiu na íntegra agora)!

    Resumindo: Quem tem a mini em 3 partes.... terá 2 histórias a mais (q NÃO são da série original). Mas (particularmente falando) prefiro ter a saga toda numa ed. única mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo,

      Uma das histórias não faz mesmo ligação com a Saga (apenas cita a chegada do sovina no passado e sua ação de despejar os escoteiros do Forte Patopolis) e conta como os sobrinhos de Donald se tornaram escoteiros mirins, já a outra apesar de não ser parte da saga "Uma Carta de Casa" que está no vol 3 da coleção anterior segue um padrão de "finalização" por se tratar do reeencontro do quaquimilionário com sua irmã, Matilda. E tem uma passagem tocante sobre porque o Patinhas se transformou do sovina recluso para o ativo caçador de tesouros atual, a história tem um porém por fazer conexão direta de uma outra aventura de Rosa, "A coroa dos Reis Cruzados". Que deveria ser incluida num encadernado de luxo com outras histórias que fazem ecos a Saga como "a Moeda", "o Sonho" e a "Mina perdida do Alemão" (que é citada num dos capítulos extras do encadernado).

      Cesar Leal

      Excluir
  51. "É duro ser um dinossauro, e fazer comparações inconscientes entre fases tão distintas dos personagens favoritos ( claro que temos materiais bons atuais, mas por favor avise-me se achar algo do 4F!)"


    E aí, Victor.... blz?

    Nem me fale, amigo.... Sou um desses tiozões jurássicos q liam gibis nos anos 70 e 80, e hj ainda guardo maior apreço pelo material clássico (embora eu tbm leia o atual, mas gosto mesmo é das "velharias" do tempo da vovó, hehe)!

    Tenho a coleção completinha do "4F" (RGE).... Pena q durou pouco: Foram apenas 14 ed. com 2 histórias da equipe por edição (todas da fase Lee/Kirby - a MELHOR, rs). Em breve vc terá uma cobertura compelta aqui no blog da "CHM do 4F" (q trará uma seleção de histórias da fase Kirby e Byrne): Infelizmente, naquele esquema temático e fora de ordem, mas pelo menos trará as fases áureas da equipe (pois essas NOVAS eu não consigo ler - acho mto chatas e repetitivas)!

    E não sei q BUG rolou nos comentários aqui do blog.... Mas este foi o único comentário seu q recebi: Seja o q quer q tenha acontecido, parece ter se resolvido sozinho então, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. "Fala Léo! a situação com a liga extraordinaria esta dificil! "


    E aí, Vinícius.... blz?

    Fala sério q esses vendedores do ML não conseguem responder perguntas objetivas sobre os próprios produtos q vendem? hahaha (os caras podiam se empenhar mais na hora de vender)!

    Mas pode ficar tranquilo q essa ed. aí tem o 1º arco completo sim.... Esse é o 1º encadernado da Devir (eu tenho o 2º - uma reimpressão com a mesma imagem mas com bordas pretas na capa)! Essa 1º mini-série só saiu dividida pela Pandora (em 3 partes) pela Devir e Panini foi sempre completa!

    Abs!

    ResponderExcluir
  53. Guerras Secretas é apenas uma boa história, mas com um grande apelo nostálgico que a faz parecer melhor do que realmente é.

    Dinastia M tem seus momentos. Não tive problemas para entender porque acompanhava as mensais. E todos os tie-ins que me recordo eram ruins. Valeu por reestabelecer os mutantes como uma minoria. E de quebra se livrar de vários restolhos noventistas.

    Sobre o "Inconcebível", essa questão de gosto relativo tem um outro ponto. A expectativa! Nunca gostei muito do Quarteto, então essa edição para mim é mais um tapa-buraco na lombada (rs). Aliada a expectatvia de ser uma história ruim, pode ser que eu me surpreenda e acaba gostando.

    Saga do Tio Patinhas, sem palavras. Gostei de ter estabelecido uma árvore genealógica (aquela putaria de todo mundo ser primo era meio esquisita), dos tons de cinza do personagem (ele realmente deixa de ser uma boa pessoa) e principalmente pelo final. A saga poderia ser o prequel dos "Duck Tales".

    Eu sempre quis ler Hellboy, mas não é uma série muito atraente para novos leitores. Arrisquei a edição histórica na Cultura, mas não consegui os volumes 1 e 4. Se eu conseguir pelo menos o 4, me animo a seguir em frente. O problema é a reposição da Mythos...

    ResponderExcluir
  54. Renato França.08/04/2015, 17:43

    Olá Léo.

    Que avaliação você dá por arcos ´´Barracuda´´ e o´´ Fazedor de Viúvas´´,do Justiceiro?. ABS.

    ResponderExcluir
  55. O pessoal que tá com medo de aumentos...o primeiro já aconteceu...a coleção Star Wars já tá com preço de capa de 37,90...se continuar assim vou ter que começar os meus cortes...ainda mais com essa avalanche de quadrinhos excelentes que estão saindo...que vão desde Disney até Europeus e Underground

    ResponderExcluir
  56. "E vi o volume 3 da coleção vermelha salvatiana. Está ridiculamente fina!"


    Oi, SEMI.... Essa é a do "Wolverine", né?

    Ainda não vi ao vivo, mas imagino q seja bem fininha mesmo, pois esse arco da "Mística" tem apenas 4 ou 5 partes.... e pra piorar, ainda botaram apenas 1 das histórias clássicas com a 1º aparição do "WV" (sendo q isso rolou ao longo de 2 ed. da revista do "HULK": A 1º delas terminava com a chegada do "WV", mas teria sido bom publicar essa pq explicava melhor a briga q tava rolando com o "Wendigo")!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é a do Wolverine. Tremendo trabalho porco. A edição em si ser fina, nem é o problema, afinal a história é curta.

      Mas a primeira aparição do Wolverine é no final da história do Hulk que não está no encadernado. Não há justificativa para só ter a segunda parte da história.

      Excluir
  57. "Na época, eu não encarei a coleção do Carl Barks por motivos diversos ($, $$ e $$$)."


    E eu deixei passar essa coleção do BARKS, pq na época a Abril tinha perdido totalmente a credibilidade dos leitores q vinham acompanhando os gibis Marvel/DC q ela publicava (isso rolou apenas 2 anos depois da Panini ter assumido as rédeas dos super-heróis no Brasil)!

    Assim, eu (e vários outros leitores) duvidávamos q a Abril fosse completar uma coleção com mais de 40 encadernados.... Ela acabou completando, mas na dúvida (e na desconfiança): Preferi não arriscar!

    Abs!

    ResponderExcluir
  58. "Muito bem lembrado! A ponto deles brigarem entre si para decidir que sairia primeiro do quarteto! (rs)"


    A Marvel sem a menor noção do ridículo mesmo, rs....

    A graça nas fases de Lee/Kirby e Byrne.... Era justamente a superficialidade das briguinhas entre "Coisa" X "Tocha": eles brigavam por motivos extremamente banais (como a luta pelo controle remoto da TV e o bate-boca pela última torrada no café da manhã). Isso era engraçado, mas a Marvel perdeu a mão qdo tentou dar motivos mais "sérios" pras brigas (como a disputa pela mesma mulher e coisas assim)!

    É como ter q EXPLICAR uma piada.... nem adianta tentar, pois perde a graça, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. "O aumento é certo, mas da última vez repercutiu tão mal que eu acho que eles vão segurar mais um pouco. Talvez até a coleção vermelha se estabelecer."


    Tbm acho, SEMI.....

    A Salvat vai tentar segurar ao máximo esse aumento (pra não perder leitores e evitar a repercussão negativa q tiveram com o último reajuste).... Mas com o aumento do dólar, a situação pode ficar insustentável a curto-prazo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. "Eu particularmente, boto mais fé no rumo q a DC está tomando. "


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Eu concordo com vc, e tbm boto mais fé nos rumos q a DC está seguindo (ao invés da Marvel, q parece insistir nesse esquemão manjado das mega-sagas e remendos cronológicos visando reaproximar seus gibis cada vez mais do cinema - razão pela qual ainda vão tentar uma sobre-vida à linha "ultimate")!!!

    A DC já parece buscar uma volta ao sistema q realmente funcionava e agradava ao público e à crítica nos anos 80: As séries mais autorais e sem mtos vínculos cronológicos. Q tbm é o sistema q melhores títulos rendeu à linha Vertigo (e q gerou as melhores mini-séries e graphic novels clássicas)! Pra mim, esse é o caminho certo a seguir mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. "Dos 5 encadernados disney, a saga é o melhor, mas diferentemente de vc gosto muito da arte do Vita."


    E aí, sandro.... blz?

    Eu até gostava mais do Vita em sua fase mais clássica (tenho umas HQs mais antigas dele q republicaram nos gibis "BIG").... Só acho q o traço dele mudou bastante com o passar dos anos, mas admito q ele teve seus ótimos momentos tbm:

    A melhor HQ q eu tenho dele é "A Espada de Gelo" (q saiu no "Natal de Ouro 3").... Mas essa é da fase de 1982!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  62. "A coroa dos Reis Cruzados". Que deveria ser incluida num encadernado de luxo com outras histórias que fazem ecos a Saga como "a Moeda", "o Sonho" e a "Mina perdida do Alemão" (que é citada num dos capítulos extras do encadernado)."


    E aí, Cesar..... blz?

    Valeu mesmo pela interligação q vc fez entre todas essas histórias.... Anotei os nomes delas pra não perder se forem republicadas novamente um dia. Mas bem q poderiam lançar um encadernado capa-dura reunindo todas elas, hein?

    Podia ser algo do tipo: "Arquivos Secretos da Saga do Tio Patinhas" (ou algo assim, hehe)....

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. "Valeu por reestabelecer os mutantes como uma minoria. E de quebra se livrar de vários restolhos noventistas."


    Oi, SEMI.... Realmente, essa foi a grande vantagem da "Dinastia" mesmo: Ter passado o rodo geral nesse excesso de mutantes q ainda haviam sobrevivido após o "E de Extinção", rs. Mesmo assim, não tardou mto pra Marvel "ressuscitar" alguns deles depois!

    "Guerras Secretas" sempre vai ter aquele apelo nostálgico mesmo.... Mas é incrível como essa série "envelheceu" mal com o passar dos anos: Diferente da "CRISE" (q é da mesma época, mas permanece com roteiro e narrativa impecáveis). E tbm adorei a "árvore genealógica" dos PATOS q vem impressa na "saga do TP": Sempre quis ter esse MAPA dos patos impresso - e realmente, tudo fica mais claro agora!

    Qto ao "Hellboy".... Espero q vc consiga o Vol. 1 por aí, mas o 4 nem adianta tentar, pq tá esgotado mesmo: Porém, será republicado uma hora dessas (não sei qdo, mas a Mythos tá relançando na ordem todas as "Ed. Históricas" e o Vol. 3 saiu de novo no começo do ano!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E enquanto isso a edição histórica vol 7 do Hellboy continua sem dar as caras..

      Excluir
  64. "Que avaliação você dá por arcos ´´Barracuda´´ e o´´ Fazedor de Viúvas´´,do Justiceiro?"


    Oi, Renato.... TODA a fase Ennis na linha MAX é "EXCELENTE" pra mim:

    Não há pontos baixos ou negativos!

    Abs!

    ResponderExcluir
  65. "O pessoal que tá com medo de aumentos...o primeiro já aconteceu...a coleção Star Wars já tá com preço de capa de 37,90..."


    Oi, Fábio.... Tdo bem?

    Puxa, valeu mesmo pelo aviso.... Eu não sabia q já tinham aumentado essa coleção. Mas já podemos "prever" então pra qto irão as da Salvat no próximo reajuste, hein? (devem ficar nessa faixa tbm)!

    Infelizmente, os CORTES se farão necessários daqui pra frente.... Pois tá difícil pra todos os leitores acompanharem tantos títulos nas bancas e ao mesmo tempo terem q lidar com a REALIDADE dos demais gastos do dia-a-dia: A inflação tá pegando geral, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraio! Peguei o volume 2 dos "Cavaleiros da Antiga República" junto com uma cacetada de outras revistas e nem reparei no aumento.

      E pra piorar, meu desconto Saraiva caiu de 10% para 5%.

      Excluir
  66. "Mas a primeira aparição do Wolverine é no final da história do Hulk que não está no encadernado. Não há justificativa para só ter a segunda parte da história."


    Tbm achei estranho isso, SEMI.....

    Afinal, a Abril sempre republicava essas 2 histórias do "Hulk" JUNTAS.... Pois a 1º parte é essencial pro entendimento da 2º!

    E pior de tudo.... é q a Salvat nem ao menos tem a desculpa da falta de espaço nesse caso, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  67. Isso aqui é bomba: http://www.universohq.com/noticias/jbc-vai-republicar-akira-no-brasil/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso já tinha sido divulgado no site do "Vício".... e vai agitar o mercado mesmo!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...