27/04/2015

"Astro City" (Parte 1): Seja Bem-Vindo À Cidade dos Heróis....

"Astro City" (de Kurt Busiek, Alex Ross, e Brent Anderson).... Finalmente voltou a ser publicada no Brasil (após um longo período longe das bancas). A série é disparada uma das melhores e mais premiadas de super-heróis já produzida: Uma verdadeira obra-prima do gênero!!!

Nesta 1º parte da matéria.... Veremos um pouco da trajetória dessa HQ no Brasil e no mundo: As edições já publicadas aqui e as que ainda faltam sair, os personagens que habitam essa enigmática cidade (heróis, vilões, e pessoas comuns que convivem em meio à super-seres e ameaças de todo tipo), e as belíssimas capas de Alex Ross!!!

Confira abaixo.... (e não percam a seguir a "Parte 2"):

"Astro City - Vida na Cidade Grande".... É um lançamento recente da Panini (já anunciado aqui no blog), que republica a mini-série em 6 partes (produzida originalmente em 1995). É o mesmo material que já saiu pela extinta Pandora em 2002 (dividido em 3 partes - e posteriormente reunido num encadernado de "encalhe"). A trama é ambientada e enraizada em uma cidade (da mesma forma que "Sin City" - de Frank Miller) LAR de super-heróis, super-vilões, e pessoas comuns (que tem suas vidas afetadas por diversos eventos relacionados à presença e ações de super-seres em seu cotidiano)!!!

O grande diferencial da série é que ela é escrita por Kurt Busiek (de "Marvels" - também em parceria com Alex Ross).... E o leitor sabe o quanto o autor tem verdadeira admiração e respeito ao gênero dos super-heróis (tornando suas narrativas verdadeiros épicos e/ou histórias simples, mas também: humanas e sentimentais). "Astro City" trará todos esses elementos e será tudo isso ao mesmo tempo: Épica, singela, emocionante, e uma declaração sincera de amor e respeito ao gênero dos super-heróis!!!

No Vol. 1 (Vida na Cidade Grande).... O leitor é apresentado à alguns dos principais personagens da série (todos versões genéricas de heróis da Marvel e DC): "Samaritano" (Superman), "Guarda de Honra" (Liga da Justiça), "Agente de Prata" (Cap. América), "Caixa de Surpresas" (Homem-Aranha), "A 1º Família" (4 Fantástico), "Vitória Alada" (Mulher-Maravilha), entre outros! Todos eles serão melhor desenvolvidos ao longo das demais edições, enquanto a narrativa é intercalada por reflexões em 1º pessoa de cada herói ou pelo ponto de vista de algum habitante comum da cidade!!!

A série prosseguiu no Brasil com 2 encadernados da Devir: "Inquisição" e "O Anjo Caído" (minha edição favorita entre todas). Nessas 2 edições, ficamos conhecendo novos personagens: "Confessor" & "Coroinha" (Batman & Robin), e um ex-criminoso totalmente metálico (lembrando o "Colossus" mas com o rosto do ator Robert Mitchum) tentando levar uma vida honesta enquanto é assombrado pelo passado (essa HQ tem um clima noir e se estende por 7 edições - que será o Vol. 4 da Panini)!!!

A Pixel também publicou alguns especiais: "Samaritano" (capa que abre esta matéria), "Guia do Visitante" (uma espécie de diário com a história da cidade), "A 1º Família" (capa acima), e algumas edições espalhadas nas revistas mix: "Pixel Magazine" e "Fábulas Pixel". Tudo isso será republicado nos próximos Vol. da Panini. Mas ainda falta muito material inédito pra sair aqui: "Heróis Locais" (Vol. 5), "A Era das Trevas" (Vol. 6 e 7 - Uma extensa saga em 16 partes: capa abaixo), e um Vol. 8 que traz apenas ed. especiais ("Samaritano", "Astra", "Agente de Prata", etc)!!!

Depois de um longo período sem novas histórias (em parte devido à problemas de saúde do autor).... "Astro City" retornou há poucos anos em uma novíssima revista mensal (que ainda está em andamento e já passa de 22 edições): O que nos deixa com um estoque de pelo menos 12 encadernados até o presente momento (não é muito, considerando que a série já tem 20 ANOS de idade, rs). Assim, Deixo aqui a recomendação desta magnífica HQ (que eu espero: Tenha vida longa aqui e lá fora)!!!

Até+

PS: E na "Parte 2" desta matéria.... Vocês verão uma análise bem mais detalhada da série, feita pelo Nano Falcão (em mais uma colaboração especial aqui no "Submundo"). Não percam: Tanto a 2º matéria quanto esta HQ (que ainda pode ser encontrada nas bancas e livrarias)!!!

94 comentários:

  1. Oi Leo!

    Parabéns pela matéria!!

    Como eu já tinha dito num post anterior, eu não conhecia "exatamente " Astro City, apenas tinha visto as propagandas da publicação nas revistas Wizard importadas da década de 90 e os comentários positivos deste material. Sei que havia sido publicada pela Devir, mas, sequer passei perto de adquirir em razão dos preços altos da editora e o fato de ter de comprá-las pela net, pagar frete,etc.

    Bom, como diz aquele velho ditado popular: " O que é para ser seu será, no momento certo"!

    Eis que em 2015, vinte anos depois de ter tido meu primeiro contato visual com a série na Wizard eu adquiro o primeiro exemplar da publicação num preço "acessível" e com qualidade de primeira!

    Como já elogiei a série no post anterior, vou tratar somente de comentar a qualidade da obra em si e a sua importância de constar na gibiteca de qualquer colecionador.

    Hoje estamos numa época em histórias em quadrinhos virou cult, e o mercado está superaquecido, mas, se nos perguntarmos de fato o que realmente é um material de qualidade, que posso ler daqui vinte, trinta anos e ainda será um material de qualidade?

    Eu coloco Astro City naquele seleto grupo de HQs que já nasceram clássicas e estão num patamar bem acima das demais, como : Marvels, Watchmen, V de Vingança, Cavaleiro das Trevas, Batman Ano -Um, O Reino do Amanhã, Demolidor- Homem Sem Medo, a Piada Mortal, A Queda de Murdock, etc.!

    Daqui uns 20 anos se eu pegar qualquer material desses citados acima e abrir para ler, com certeza terei o mesmo prazer de ler como da época em que comprei. É claro que citei apenas alguns exemplos na seleta lista, existem muitos materiais, que estão incluídos nela, mas, citei apenas os que me lembrei agora de cabeça, pois, dentre os milhares de gibis publicados, apenas poucos se destacam de fato como um excelente material!

    Astro City lembra muito Marvels, até porque é do mesmo escritor, mas, ela não é uma "reciclagem de idéias" assim como ocorre na atualidade em HQs, filmes, etc., na verdade como já foi dito na matéria: "Uma declaração sincera de amor e respeito ao gênero dos super-heróis!!!"

    Esta frase já diz tudo em relação a este material, e nada mais precisa ser dito.é um material para ser lido, relido e guardado para ser mostrado para as futuras gerações!

    O pior é que do jeito que estão indo as coisas nas HQs num futuro não muito distante alguém vai incluir "Guerra Civil" na lista das melhores publicações já feitas!! E isto é algo que chega a ser preocupante para nós colecionadores de quadrinhos, pois, quando isto acontecer é porque as coisas já estarão num ritmo alarmante de mediocridade. O pior de tudo é que as coisas estão rumando para este fim, com o Aranha do Slott, o "novo" Demolidor, o Coringa "imortal", a "nova" morte do Batman, etc.!

    O Volume dois de Astro City- Álbum de Família já está confirmado para maio ou junho:http://ovicio.com.br/confira-os-lancamentos-de-maio-junho-da-panini-e-jbc/

    StormWatch - Volume três também, mas, como já conhecemos a Panini, lá por agosto ou setembro deve estar nas bancas!!

    Lá no Facebook da Panini disseram que Astro City sairá em cinco volumes aproximadamente!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que já estão no décimo primeiro volume.Espero que tudo saia mesmo,vamos torcer.Agora parece que sai pela vertigo.

      Fernando

      Excluir
  2. Olá Leo!
    Também torço pelo prosseguimento de Astro City por aqui!vi na relação do Eisner desse ano a indicação de uma história fechada desse novo volume da série!só temo pelo fato que toda grande série tenha imensa dificuldade de ser publicada na integra por aqui!preacher,swamp thing,starman(essa aliás,gostaria muito de ver uma matéria especial sobre a serie),invisíveis,miracleman...

    Abrc!

    ResponderExcluir
  3. blz leo?

    nunca li astro city, vou conferir com certeza, so que primeiro tem que chegar por aqui, santa rita do sapucaí MG, maldita distribuição, quando o assunto é grant morrison tudo funciona bem com distribuição instantânea, ja os outros materiais fica a gosto do infeliz que resolve isso!
    todo mundo sabe que dentro da panini tem alguem (algumas pessoas?) que acham que morrison é deus, parece que na distribuição tb tem, ou seriam as mesmas pessoas da panini que interferem na distribuição fazendo a coisa funcionar melhor quando é de seu interesse?
    é so o morrison que interessa ou vender mais HQs diferenciadas para vários outros leitores seria interessante?
    eu mesmo não sou tão fa assim do morrison e acho que existem varias pessoas que tb não são.
    fica a pergunta!

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço coro a sua afirmação, não acho o Morrison isso que alardam por aí, muito pelo contrário. Já disse aqui em outro post que tenho Asilo Arkham e Grandes Astros: Superman na coleção só pelos desenhistas, pois, acho os roteiros dele muito ruins. Mas a nova geração idolatra por isso da panini dar tratamento diferenciado pelos materiais do cara, vende. Comprei a edição encadernada de Corporação Batman, por impulso, quando cheguei em casa a primeira coisa que fiz foi anunciar no ML por um valor menor do que havia pago pra me livrar daquele Morumbi. É ruim, e os desenhos conseguem ficar a altura da história. Fujam se estiverem na dúvida.

      Excluir
  4. Boa tarde Leonardo, e aí td blz?!

    Leo ontem à tarde eu visitei as principais Bancas daqui de Goiânia-Go e notei que ainda existem várias unidades do encadernado dos "80 ANOS DO PATO DONALD PARA VENDER".... mas a "A SAGA DO TIO PATINHAS" é IMPOSSÍVEL achar para comprar!

    Pelo jeito quem NÃO conseguiu comprar esse encadernado do Patinhas quando saiu nas bancas.... TERÁ QUE PAGAR um preço estratosférico para os mercenários no ML.

    E para quem ainda não leu... eu posso afirmar para mim a "A SAGA DO TIO PATINHAS" integra um TOP 10 das melhores das melhores HQs de todos os tempos! Pois ela é genialmente divertidíssima!!!!!!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria Leo.

    Essa série parece ser muito boa mesmo. Já garanti o volume #1 (aguardando chegar). Gostei também de saber que a série tem capítulos com clima noir, pois é algo que gosto muito.

    Tomara que vingue e a panini de continuidade, o que eu não duvido, pois quando o assunto é Vertigo, não dá pra reclamar.

    No aguardo da parte 2.

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. "Eu coloco Astro City naquele seleto grupo de HQs que já nasceram clássicas e estão num patamar bem acima das demais"


    Oi, Elcio.... Tdo bem?

    Valeu mesmo por ter curtido esta postagem, e q bom q vc conseguiu um exemplar de "Astro City" pra vc, pois essa ed. tem sido relativamente difícil de se conseguir por aqui (e acredito q em outros estados tbm). Não sei se foi algum problema de distribuição, mas vieram poucos exemplares pras bancas daqui (e vendeu bastante tbm nas poucas q receberam)!

    Legal tbm vc ter curtido a série tbm.... E concordo com vc: Eu a coloco no mesmo patamar dessas HQs q vc mencionou. "Astro City" é uma HQ top de linha, com roteiro mto consistente e interligado de forma tão magistral, q é possível lermos qq arco fora de ordem e ao mesmo tempo compreendermos perfeitamente a trama: Pois diferente dos gibis atuais (mal-escritos e com várias falhas cronológicas - de roteiristas q não sabem interligar direito as séries do mesmo universo) em "Astro City" existe uma cronologia sólida, mas costurada de forma tão simples q a leitura flui naturalmente (sem dar nós na cabeça dos leitores diante de roteiros confusos e mal-estruturados)!!!

    "Astro City" pra mim, é um desses gibis IMORTAIS.... q não vão envelhecer daqui há 20 ou 30 anos. É impressionante como essa série já nasceu CLÁSSICA (como os bons gibis da Marvel e DC de antigamente)! Qto ao Vol. 2 anunciado (Álbum de Família).... Acho q a DC mesmo inverteu a ordem das coisas lá fora, pois na versão anterior dos encadernados (com outra padronização de capas), o 2º era a "Inquisição" (q saiu pela Devir). Mas tdo bem, como falei no parágrafo acima, "Astro City" pode ser lida em qq ordem (desde q em arcos fechados)!

    Sobre o facebook da Panini.... Não existe uma definição de qtas ed. terá "Astro City" aqui (a série será publicada enquanto vender bem, já saíram 11 ou 12 Vol. lá fora, e vão lançar todos aqui se as vendas se mantiverem boas). Se falaram em 5, deve ser apenas o q já tá garantido (por enquanto) então !

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Astro City" é uma HQ top de linha, com roteiro mto consistente e interligado de forma tão magistral, q é possível lermos qq arco fora de ordem e ao mesmo tempo compreendermos perfeitamente a trama: Pois diferente dos gibis atuais (mal-escritos e com várias falhas cronológicas - de roteiristas q não sabem interligar direito as séries do mesmo universo)---------- Terminei de le "Stormwatch Vol 1" e achei uma história mediocre, seu comentário cai como uma "luva" para esta trama sem coesão alguma. Decepção total neste primeiro volume! Espero sinceramente que o 2° seja muuito melhor.

      Excluir
  7. "só temo pelo fato que toda grande série tenha imensa dificuldade de ser publicada na integra por aqui!"


    E aí..... blz?

    Bem, infelizmente.... Sempre corremos o risco aqui no Brasil de termos qq coleção cancelada à qq momento (se as vendas da mesma caírem). Uma vez eu até fiz uma postagem aqui no blog (dividida em 2 partes) só com séries q ficaram "INACABADAS" por aqui (confira nos LINKS abaixo - vale a pena relembrá-las, pois até o "Starman" aparece na lista, rs):

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2014/07/series-esquecidas-as-colecoes.html

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2014/07/series-esquecidas-parte-2-mais-um-lote.html

    Mas torço pelo "Astro City" tbm.... Acredito q a boa repercussão da crítica e dos leitores em geral farão a série decolar de vez por aqui!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. "eu mesmo não sou tão fa assim do morrison e acho que existem varias pessoas que tb não são."


    E aí, gustavo.... blz?

    Espero q "Astro City" apareça por aí (ou q vc consiga incluir um exemplar no meio de alguma outra compra virtual).... Mas realmente, acho essa punhetação da Panini em torno do Morrison algo excessivo e até doentio, rs (parece q é um editor só q é fanzóca tiete do cara e tem poder de persuasão pra convencer os Italianos a publicarem tudo dele por aqui)!!!

    Não me incluo entre os fãs do autor.... Gosto de algumas HQs do Morrison, mas o considero mto irregular (acerta uma e erra outra). Porém, não condeno o tal editor psicótico, pois não posso garantir q no lugar dele eu tbm não fizesse o mesmo pelo GARTH ENNIS, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho o Morrison ruim, mas de fato, ele não é essa coca-cola toda que os editores da Panini acham. Aliás, não é a toa que ele NUNCA ganhou um eisner de melhor escritor (o Busiek já ganhou! o Ennis já ganhou! e só o Moore já ganhou nove! Morrison, forever alone, rsrs).

      Resolvi fazer uma classificação pra ver em que posição o Morrison entraria em relação ao meu top de escritores, e pra minha própria surpresa, ele não entrou nem no meu top 10! Quanto ao Garth Ennis, está é claro, no meu top 5, eheh.

      Excluir
  9. "O prefácio de Busiek dá uma dimensão das pretensões do autor. O encadernado está caprichado e o preço OK."


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Esqueci de mencionar isso na matéria, mas puta q pariu: Q PREFÁCIO, hein? Hahaha, comecei a ler e parecia q não acabava mais (são várias pág. só de apresentação da série - O Busiek é mto fissurado em super-heróis mesmo, hehe). Brincando, brincando, temos o equivalente à uma história inteira só de material EXTRA nessa edição (realmente, um trabalho bem caprichado)!

    Sobre as histórias em si.... Te garanto q o MELHOR ainda está por vir: "Inquisição" e "Anjo Caído" são 2 sagas mais extensas da série e com uma narrativa mais densa e sombria. Aliás, isso é outra coisa mto bacana em "Astro City": Pois o estilo da série pode variar à qq momento.... Vai da linha mais ingênua da "Era de Prata" até o lado mais SOMBRIO e violento da "Era de Bronze". Esses 2 arcos q eu citei seguem mais essa linha (inclusive, o "Anjo Caído" é totalmente NOIR - ao melhor estilo: "Sin City")!!!

    E valeu por ter curtido a postagem.... Tenho certeza q vc vai gostar ainda mais da Parte 2 (do Nano Falcão): Pois será uma análise bem mais ampla e completa (daquelas boas com bastante texto - foram umas 6 pág no Word q ele me mandou, rs). Já adianto q são 2 postagens DIFERENTES feitas com propostas diferentes. Esta 1º parte aqui é mais "condensada" pq minha ideia é divulgá-la em grupos do "face" (pra ser compartilhada de forma mais rápida - por ter menos texto). Já a 2º parte atenderá melhor ao leitor mais exigente (q busca uma análise ainda mais abrangente e aprofundada sobre a série)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "E para quem ainda não leu... eu posso afirmar para mim a "A SAGA DO TIO PATINHAS" integra um TOP 10 das melhores das melhores HQs de todos os tempos! Pois ela é genialmente divertidíssima!!!!!!!!"


    E aí, Marcio.... blz?

    Concordo plenamente, amigo..... Essa é disparada a MELHOR saga da Disney q eu já li (e putz, só vim a ler esse material AGORA q foi relançado, hehe). Isso me deixou pensando: A quantidade de ótimas HQs q eu já devo ter perdido da Disney e nem sabia? Realmente, uma saga caprichadíssima (e é incrível q o mesmo cara tenha feito tanto um roteiro qto uma arte tão detalhista e excepcional)!

    As 2 ed. dos PATOS esgotaram aqui no sul.... Mas eu ainda acho q quem perdeu, deve esperar mais um pouco: Pois não duvido q relancem essas edições (já q nem a Abril devia ter previsto tamanho sucesso)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no RJ eu vi a 80 anos do pato nas bancas novamente. A do Tio Patinhas eu não vi. Por sinal, as trẽs edições (pato, tio e era uma vez) esgotaram muito rápido. Não sei se vendeu muito ou se a Abril comeu mosca e mandou poucas edições para estas bandas.

      Excluir
  11. "Gostei também de saber que a série tem capítulos com clima noir, pois é algo que gosto muito."


    E aí, John wobhm.... blz?

    Se (da mesma forma q eu) vc tbm curte histórias com clima NOIR.... Então vai adorar a saga do "Anjo Caído" (q deve sair no Vol. 4). Eu tenho essa pela Devir, e te garanto q é a MELHOR história de "Astro City". Uma saga empolgante e emocionante ao mesmo tempo: Com um ex-criminoso tentando levar uma vidinha tranquila após sair da prisão (e se deparando com o preconceito e desconfiança das pessoas normais e os heróis da cidade). Ironicamente, essa HQ acabou sendo o melhor papel da carreira do ator Robert Mitchum, rs (ele aparece numa das capas acima - acendendo um cigarro: "The Tarnished Angel")!

    A "Parte 2" vai ao ar amanhã (segunda) à noite.... Tô em processo de seleção das capas e imagens agora, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Boa matéria Leo!

    E vingadores eternamente: eu folheei mas não me chamou atenção..... e 12 edições da o receio de terem enchido linguiça rsrs

    O que me diz?

    Abs.

    ResponderExcluir
  13. "E vingadores eternamente: eu folheei mas não me chamou atenção....."


    E aí, William.... blz?

    "Vingadores Eternamente" eu acho EXCELENTE.... não tem nada de enrolação: é uma saga bem extensa mesmo, mas passeia por toda a cronologia da equipe (mesmo em outras realidades). É uma aula de cronologia dos "Vingadores", rs (e mto bem estruturada)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Leo, vou reconsiderar, apesar até essa tá com cheiro de sair num Deluxe Panini depois kkkkkk

      E o homem de ferro da Salvat vermelha? Esse não quero nem saber se a fase é longa ou não hahá, já vi vc falando que não é tão bom, e lendo a sinopse não me chamou (do homem de ferro prefiro as antigas) Abs! !

      Excluir
  14. Essa fase antes da paralisação serão esses 8 vol. mencionados na matéria? Ou terá mais que 8 a fase antiga?

    ResponderExcluir
  15. "Essa fase antes da paralisação serão esses 8 vol. mencionados na matéria? "


    E aí, Renan.... blz?

    Serão esses 8 sim.... Depois disso, a série voltou com tudo (após alguns anos parada - devido á problemas de saúde do Busiek). Eu não li a fase nova depois disso, mas dizem q manteve o ótimo nível!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Leo.
    Não conheço esse material, mas depois dessa matéria acredito que vale a pena tentar comprar e conhecê-lo... óbvio, tem que analisar o orçamento, que com esse fervilhão de mercado tá difícil conseguir pegar tudo que se quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí.... blz?

      Se vc tiver a oportunidade então, fica aí a recomendação pra essa HQ.... E te entendo perfeitamente, pois todo mês acabo tendo q cortar gastos: Excluindo da minha lista vários gibis q eu gostaria de poder comprar tbm (mas realmente, não há verba q chegue pra tanta coisa boa q anda saindo, rs)!

      Abs!

      Excluir
  17. Gostaria de um contato via e-mail, pois estou desenvolvendo um espetáculo cujo o tema é o mundo dos HQs, e necessito de algumas informações.
    Caso esteja disponível em fornecer algumas informações serei muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila.... Tdo bem?

      Te mandei um mail então, e te ajudarei no q puder com as tuas dúvidas, blz?

      Abs!

      Excluir
  18. Salve, Leo.

    Astro City tem alguma semelhança com Wahtchmen? que vendo essas capas, me remeteu à saga de Moore.

    Ah, acabei de ler um encadernado da Salvat... e cara, quase que "vou pro hospital"!... tá "podre"... um cheiro forte que acho que deve ser da tinta que é impressa... e olha que adoro dar umas fungadas profunda em gibis novos (é o lance de overdose de quadrinhos..hehe)... mas esse, é "assassinato", rs.

    Valeu o espaço, Leo.

    Abç.. Otto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Otto.... Tdo bem?

      Não há nenhuma semelhança com "Watchmen" não... Inclusive, as 2 séries são bem diferentes entre si (principalmente na narrativa e estilo - embora ambas tenham temática mais adulta, "Watchmen" é bem mais "pesada", rs)!

      Qto ao "perfume" dos gibis da Salvat.... nunca peguei nenhum "peixe podre" desses, hahaha (e geralmente: gosto do cheiro dos gibis da Salvat, rs)!

      Abs!

      Excluir
  19. Vou ter q deixar passar essas , quero pegar algumas da salvat q me interessam no momento. Contençao de gastos... A englemoss vai lancar uma colecao da dc? semelhante a da salvat? Tem previsao do lançamento?

    Daniel sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Daniel.... blz?

      Sim, eu já fiz uma matéria sobre essa coleção da DC (q deve sair no 2º semestre do ano):

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2014/09/a-colecao-dc-da-eaglemoss-60.html

      Abs!

      Excluir
  20. "Valeu Leo, vou reconsiderar, apesar até essa tá com cheiro de sair num Deluxe Panini depois kkkkkk"


    E aí, William.... blz?

    Bah, pior q eu tô bem desconfiado tbm q esse "Vingadores Eternamente" pode sair depois numa ed. única pela Panini, hehe....

    Mas na dúvida, vou garantir esses 2 da Salvat mesmo.... Já q eu não vou me arriscar a ficar sem essa série fóda, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. Fala. Léo!
    Mais uma excelente postagem! Muito detalhada, abrangente e fluida, o que instiga o leitor ao desejo de conhecer esta renomada série.
    Já recebi a minha edição ( caprichada, com ótimos extras, sem firulas e com preço honesto!) e agora só falta decidir em lugar ficará na pilha de leitura (já vi que vai furar a fila..).
    abs.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Leo.
    Sinceramente, mesmo sendo do selo Vertigo, não estava me interessando tanto em comprar essa série, mas depois que vc escreveu me deu vontade agora.

    ResponderExcluir
  23. Eae léo,beleza
    Sei que não tem nada a ver com o assunto,mas referente a peça cold supermen,comprei duas.Recebi resina pensando que era metal (a história a ho que todo mundo já conhece).
    Porém,fiz a reclamação,a Eaglemoss me deu um vale compra no valor de R$74,99 (valor da peça),para ser usado até31/05/2015.
    Moral da história,acho que não adianta apedrejar a Eaglemoss,embora entenda que agiu de má fé com os colecionadores,tem de dar tempo ao tempo.
    As peças especiais da dc vão ser de resina a partir de agora,como já ocorre na Europa
    Ganhei uma peça (não devolvi as peças que comprei,e ganhei outra )
    O que falta é comunicação da empresa (esclarecer a situação),e os colecionadores tem de ter um pouco de paciência também
    Kayque

    ResponderExcluir
  24. Garanti o meu "Astro City", que até mês passado eu nem sabia do que se tratava. Pelo pouco que li até agora, gostei muito!

    "Vingadores Eternamente" eu li quando foi publicado nas mensais. Acho que vou gostar mais hoje, depois de ter lido mais coisas sobre os Vingadores, mas mesmo assim acho que não é nada de mais.

    ResponderExcluir
  25. Sei que nem tem a ver com a matéria,mas o editor da 2000 AD no Brasil,saberia dizer o que se trata a série Zombo?E se é nova,antiga e se vale a pena?

    Fernando

    ResponderExcluir
  26. Eai Leo, conhece essa história do Fantasma que vai sair?

    http://www.planetagibi.net/2015/04/fantasma-3-e-lancado-pela-pixel.html?m=1

    Por enquanto comprei os 2 do Mandrake e fantasma que saíram.

    Formato e edição caprichados!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente gostei muito (não é inédita no Brasil), mas com o tratamento caprichado da Pixel, não dá pra perder.
      Lembre-se que é uma leitura diferenciada, um intervalo no mainstream.

      Excluir
    2. Obrigado Colecionador!

      Excluir
  27. Leo, será que a crise atingiu os gibis da Disney também ? comprei o Superpateta 50 anos e notei que a capa não tem nada em alto-relevo, como é normal nos temáticos,,,
    Mas tirando isso e o papel xexelento, a edição está ESPETACULAR !

    ResponderExcluir
  28. "Comprei a edição encadernada de Corporação Batman, por impulso, quando cheguei em casa a primeira coisa que fiz foi anunciar no ML"


    E aí, Roberto..... blz?

    Puxa, q pena q vc entrou nessa roubada.... Eu bem q avisei aqui no blog q esse "Corporação" era mais direcionado pra quem já é fã do Morrison (e gostou da fase dele no Batman). Eu já não gostei tanto tbm (e deixei passar)!

    O Morrison é (pelo menos pra mim) um escritor bastante irregular (com mtos altos e baixos). Entre as melhores coisas q li dele estão: "Asilo Arkham", "Invisíveis", "Marvel Boy", "E de Extinção", e "Zenith".... Ainda não li: "Homem-Animal" e "7 Soldados da Vitória"! Mas de resto, varia mto entre o ruim, o razoável, e o bom!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De bacana também tem The Filthy que nunca saiu no Brasil de tão absurda que é a história, Grandes astros do Superman, Flex Mentalo e Doom Patrol.Bem pelo menos eu gosto do Morrison,sou fã dele,mas também de Alan Moore,Neil Gaiman,etc.E sim ele é super polêmico e nem todo mundo gosta

      Fernando

      Excluir
    2. Eu gostei da fase Morrison no Batman. Não é sensacional, mas também não compromete. Peguei todos os encadernados ate agora, mas não li os últimos ainda.

      Não tenho problemas em gastar dinheiro com esse material porque paguei preços promocionais e sei que daqui a alguns anos posso vender a "Coleção Bat-Morrison" por uma fortuna para algum fanboy do Morrison.

      Não duvido nada que aceitem até fornecer o orifício retrofuricular como parte do pagamento.

      Excluir
  29. "Aqui no RJ eu vi a 80 anos do pato nas bancas novamente. A do Tio Patinhas eu não vi."


    Oi, Andre.... Tdo bem?

    Essas ed. venderam MUITO mesmo (segundo meus camaradas da distribuidora e das livrarias daqui).... A Abril pode ter errado ao subestimar o potencial dessas ed. Mas é perdoável, pois talvez eles não imaginassem mesmo tamanha procura e aceitação pra encadernados de 50 e 60 reais!

    Espero q esse sucesso faça (finalmente) a Abril voltar mais atenção ao leitor mais adulto (com poder aquisitivo pra encadernados mais caprichados), pois a editora tava mto refém apenas desses gibizinhos baratinhos de banca (em formatinho e mais direcionado pro criarêdo, rs). Q venham mais ed. de LUXO agora (e com mais clássicos, de preferência)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se subestimou tanto assim, pelo menos no caso do Donald que ainda tenho visto nas Saraivas da vida. O Tio Patinhas sim, evaporou que nem água no deserto.

      Ainda vejo muito também do tal "Era Uma Vez na América" disponível.

      Pior do que subestimar essas edições é a Abril superestimar a capa dura e lançar qualquer porcaria no formato. E não duvido que façam isso.

      Excluir
  30. "Mais uma excelente postagem! Muito detalhada, abrangente e fluida, o que instiga o leitor ao desejo de conhecer esta renomada série."


    E aí, Victor.... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido a postagem.... Eu só recomendo em matérias assim aquilo q eu realmente acho q vale a pena ser lido e conhecido pelos leitores (mesmo quem não encontrar a edição, estiver na dúvida, ou não puder comprar por qq motivo - Acho q deve até baixar em scans, mas ter acesso de alguma forma à essa HQ)!

    Q bom q vc já descolou a sua edição.... E caso ela venha a "furar a fila", depois diz aí o q achou, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "o que esperar de Cavaleiro das Trevas 3?!"


    Oi, ZÉ Carlos.... Eu, pra te falar a verdade, não espero nada desse "DK3":

    Eu já pulei o 2º mesmo.... Não acho q sairá algo q preste desse 3º.... Mas é claro q vou ler em scans pra poder formar uma opinião mais concreta (só não tenho expectativa NENHUMA nesse caso)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "Sinceramente, mesmo sendo do selo Vertigo, não estava me interessando tanto em comprar essa série, mas depois que vc escreveu me deu vontade agora."


    Oi, Marcelo.... Tdo bem?

    Acho q vc irá gostar dessa série sim.... Apesar dela não seguir o padrão "tradicional" da Vertigo (ela era da Image, mas foi "indexada" ao selo Vertigo recentemente). Seja como for, a temática e estilo de narrativa é mais adulta (fugindo completamente do convencional no gênero dos super-heróis)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "só compartilhando uma surpresa positiva, vi ontem o filme 'A Vida Secreta de Walter Mitty'."


    Opa.... Valeu mesmo pela dica, ZÉ Carlos:

    Não conhecia esse filme, mas já anotei aqui pra assistir.... (até pq, a patroa é fã do ator - q fazia um tempão q não aparecia num filme q preste, hein)? Mais um pra lista então, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou anotar na minha lista de pendências. Com um asterisco ao lado que significa "vamos ver se Zé merece crédito". rs

      Excluir
  34. "Porém,fiz a reclamação,a Eaglemoss me deu um vale compra no valor de R$74,99 (valor da peça),para ser usado até31/05/2015."


    Oi, Kayque.... Tdo bem?

    Obrigado mesmo por compartilhar aqui o relato dessa situação envolvendo a Eaglemoss.... É bom saber q a empresa ao menos estará disposta à ressarcir os consumidores q ficarem insatisfeitos com as peças de resina!

    Claro, q seria bom tbm a Eaglemoss abrir o jogo e fazer um comunicado público esclarecendo bem como as coisas ficarão a partir de agora (já q é uma mudança q causou polêmica e o q não pode faltar agora é informação e esclarecimentos ao público - até pra evitar futuros problemas tanto pra empresa qto pros consumidores)! Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "Garanti o meu "Astro City", que até mês passado eu nem sabia do que se tratava. Pelo pouco que li até agora, gostei muito!"


    E aí, SEMI..... blz?

    Q bom q vc tá curtindo essa série.... E posso te garantir q os melhores arcos ainda virão (especialmente: "Inquisição" e "Anjo Caído" - Vol. 3 e 4). À medida em q vamos conhecendo melhor os personagens, tbm vamos nos identificando mais com eles e querendo ler novas histórias num contexto q mistura o melhor da Marvel e DC no mesmo universo!

    Qto à "Vingadores Eternamente".... A série fica melhor pra quem curte mais essas punhetações cronológicas complexas e intrincadas da equipe, hehe (obviamente é exatamente o meu caso, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro que depois saiu "X-Men Eternamente". Mesmo sendo conhecedor da intrincada cronologia mutante, achei a história uma merda. Até porque não dá para comparar Fabian Nicieza com Kurt Busiek.

      Serviu apenas para Mística e Groxo adotarem o visual dos filmes.

      Excluir
  36. "o editor da 2000 AD no Brasil,saberia dizer o que se trata a série Zombo?"


    Oi, Fernando.... Essa só o "Hunter" saberá responder mesmo, rs!

    Nunca ouvi falar nessa série, mas gostei do nome!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. "Eai Leo, conhece essa história do Fantasma que vai sair? "


    E aí, William.... blz?

    Nunca li essa história, mas adorei as 2 primeiras ed. do "Fantasma".... e essa sendo da mesma época (anos 40) pra mim já é COFRE CERTO, hehe!

    Conforme anunciei aqui na matéria passada.... Agora é esperar o "Mandrake e as Múmias" tbm (outra q deve ser boa)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  38. "Leo, será que a crise atingiu os gibis da Disney também ? comprei o Superpateta 50 anos e notei que a capa não tem nada em alto-relevo"


    E aí, BOND.... blz?

    Putz, q merda, hein? Bem q podia ter um relevo nessa ed. (ao menos pra ficar padronizada com os especiais de 50 anos do "Peninha" e "Urtigão")!

    Mas certamente isso deve ser efeito da CRISE, hehe.... Essas "balacas" gráficas (relevo, texto brilhoso, capa-metalizada, etc) geram custos consideráveis, e acredito q a Abril não quisesse arcar com esses custos (e nem repassá-los ao leitor - o q acarretaria um aumentozinho básico no preço, rs)! Vale lembrar tbm, q o especial "Os Inventores" (do mês passado) tbm teve capa lisa (sem relevo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. "Eu particularmente gostei muito (não é inédita no Brasil), mas com o tratamento caprichado da Pixel, não dá pra perder. "


    Opa.... Valeu mesmo, Colecionador:

    Se vc aprova essa ed. então é pq é das boas mesmo (já q do "Fantasma" vc manja bem mais do q eu, diante daquelas raridades na sua coleção, rs)....

    E essas ed. da Pixel tão mto caprichadas mesmo.... Tô cofrando todas essas de clássicos deles (uma melhor q a outra)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. Olá, Leo.
    Acabei de ler no encadernado da Salvat, que uma das causas dos atrasos em Astro City foram "problemas de saúde, causados por envenenamento por mercúrio".
    Você sabe reponder o que foi isso?
    Valeu.
    Otto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Otto.... Tdo bem?

      Eu "acho" q sei o q pode ser isso, pois aconteceu algo bem parecido com a minha tia.... Ela teve q fazer um tratamento por ter tido uma alta dosagem de mercúrio espalhada no sangue. Segundo os médicos, o mercúrio costumava estar presente em várias medicações e algumas pessoas q precisavam dessas medicações ficavam "contaminadas" de mercúrio no sangue!

      Não sei se foi isso q rolou com o Busiek tbm.... mas "pode ter sido" um caso semelhante!

      Abs!

      Excluir
  41. "Aliás, fui um dos iludidos em DK2. Fui com sede ao pote e esbarrei num muro de decepção..."


    Mas nesse caso não tinha mesmo nada a se fazer....

    Pois "DK2" é TÃO RUIM.... q por menos expectativas q a tivéssemos, iríamos achar uma bosta de qq forma, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda espero uma edição capa dura definitiva de "Cavaleiro das Trevas" SEM a parte 2.

      DK2 não é nem uma continuação muito abaixo do original. É simplesmente uma história ruim do Batman. O peso do número 2 no nome simplesmente faz a merda feder mais.

      Mas acho que DK3 tem chances de ser bom. Devido a doença, acho que Frank Miller vai se limitar a ser um nome na capa da edição.

      Excluir
  42. "Terminei de le "Stormwatch Vol 1" e achei uma história mediocre, seu comentário cai como uma "luva" para esta trama sem coesão alguma. Decepção total neste primeiro volume! "


    E aí, Augustus.... blz?

    Qdo eu comentei sobre "Stormwatch" aqui no blog (entre os lançamentos do mês passado), eu bem q avisei q era um material bem fraquinho mesmo, rs.... Mas q valia apenas pra quem fosse mto fã do "Authority" e tivesse curiosidade pra saber as origens do grupo!

    Infelizmente, posso te afirmar q se vc já não gostou desse Vol. 1 de "storm", nem adianta seguir adiante.... Pois a série não vai melhorar (a não ser qdo se tornar o "Authority" mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "De bacana também tem The Filthy que nunca saiu no Brasil de tão absurda que é a história"


    E aí, Fernando.... blz?

    Bem lembrado: Eu li essa série (em scans) e achei mto boa mesmo.... De fato, eu a coloco tbm entre as melhores do Morrison. E é mto estranho q até hj ainda permaneça inédita no Brasil (sabe-se lá pq)!

    No mais.... Tenho curtido mesmo é os "Invisíveis", q na minha opinião (pessoal) é o momento máximo do autor (tô ansioso pra saber como termina, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. "Até porque não dá para comparar Fabian Nicieza com Kurt Busiek."


    Oi, SEMI.... Realmente, não dá mesmo pra comparar esses 2 (são água suja do esgoto e vinho tinto cabernet sauvignon, rs):

    E eu nem lembrava mais dessa porcaria de "XM Eternamente".... Só agora q vc falou q eu recordei q isso saiu lá nos primórdios da Panini (nas mensais de linha) e q veio no embalo do 1º filme da equipe (mas era ruim demais da conta)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que podíamos esperar de uma equipe de X-Men composta por Jean Grey, Homem de Gelo, Mística, Fanático e Groxo? Ainda mais escrita por Fabian Nicieza.

      Agora, o título "X-Men Forever" foi reaproveitado como "elseworld" escrito por Claremont, que nunca deu as caras por aqui.

      A idéia até que era boa, mas a "senilidade" do autor preocupava.

      Excluir
  45. "Eu ainda espero uma edição capa dura definitiva de "Cavaleiro das Trevas" SEM a parte 2."


    Infelizmente, a Panini ainda parece demorar nas rererererererererepublicações da versão "definitiva" (q inclui a bosta da parte 2 junto)!

    Sendo bem sincero, acho q vai ser preciso outra editora pra nos salvar, hehe.... Minhas esperanças atualmente estão na possibilidade (levantada pelo" X-9") de surgir por aí uma coleção de uns 60 Vol. SÓ do "Batman" (aí, sim, as chances aumentam de um encadernado SÓ com a parte q interessa do "DK 1")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. "água suja do esgoto e vinho tinto cabernet sauvignon"


    Foi a melhor comparação q me ocorreu na hora.... diante dos nomes citados, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. Lega a matéria, só um comentário a respeito do Blindado, o protagonista do arco "Anjo Caído"... Pra mim ele foi baseado no Magma, vilão das histórias do Homem-Aranha que também se regenera depois que sai da cadeia. O personagem foi criado por Steve Ditko e o Busiek revisitou essa época na sua série "Untold Tales of Spider-Man", por isso acho que a inspiração veio dali mesmo.

    ResponderExcluir
  48. "Resolvi fazer uma classificação pra ver em que posição o Morrison entraria em relação ao meu top de escritores, e pra minha própria surpresa, ele não entrou nem no meu top 10! Quanto ao Garth Ennis, está é claro, no meu top 5, eheh. "


    E aí, Nano..... blz?

    Se o Ennis tá no seu TOP 5 tbm, é pq vc tem bom gosto na escolha dos melhores escritores, hehe.... Aliás, o Morrison tbm não entraria no meu TOP 10 de melhores autores (essa lista é mto seleta, rs): Talvez ele fique no meu TOP 25 (mais pelos "Invisíveis" e "Marvel Boy" - o "Homem-Animal" eu não li ainda)!

    Qto à premiações.... De repente, até teria sido merecido ele ganhar algum prêmio pelos "Invisíveis", mas não sei se ele teve concorrência de peso na época (não li nada melhor do q isso escrito por ele até o momento)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O periodo que ele escreveu Invisiveis e Liga da Justiça foi muito triste pro Morrison: ele teve que ver o Alan Moore ganhar QUATRO premios eisner de melhor escritor, além de ver o garth ennis e o kurt busiek ganhar nos outros anos. Note que ele nao menciona nem o ennis nem o busiek no seu livro, e o seu ódio pelo Moore é mundialmente conhecido, rsrs.

      Esse ano ele foi indicado de novo (por causa de Multiversity), mas tem gente que diz que o prêmio vai pra uma das mulheres indicadas, porque até hoje nenhuma mulher ganhou o eisner de melhor escritora, e já estão acusando o prêmio de "machismo", rsrs.

      Excluir
    2. Quanto aos Invisíveis, o unico premio que ganhou foi de melhores capas para o BRIAN BOLLAND. E tava no rol de publicações do Stuart Moore quando ele ganhou o premio de melhor editor (mas ele também editava Preacher, né).

      Não era uma época fácil pro Morrison ganhar prêmio não. Tinha Bone, Preacher, Astro City, entre outras pra ficar no caminho.

      Pra quem tiver curiosidade eis um link (em inglês) com todos os já premiados pelo Eisner. Aliás, se interessar, quem sabe eu poderia escrever um artigo sobre o "oscar dos quadrinhos", como funciona a premiação, sua história, os maiores premiados, etc. O que acham?

      http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Eisner_Award_winners

      Excluir
  49. "daqui a alguns anos posso vender a "Coleção Bat-Morrison" por uma fortuna para algum fanboy do Morrison."


    Oi, SEMI.... blz?

    Com certeza, sempre haverão fanboys dessa Bat-fase do Morrison.... Sua única concorrência até lá será o editor-psicótico da Panini (fanzóca xiita): q poderá ficar rererererererepublicando esse material até a exaustão, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante como existe super fãs do Morrison e super haters no mesmo pacote rsrs.Apesar que eu sou dos super fãs,mas reconheço que tem bastante histórias mais ou menos dele.Mas que não tiram o mérito.Pois muitos se irritam com a chatice e rabugice do Alan Moore,mas o idolatam tanto quanto.Apesar que o Alan Moore também tem as suas bizarrices e "porcarias", tipo 1963 da Image e Wildcats e Vapirella.Agora podem me apedrejar rsrs.

      Fernando

      Excluir
  50. "Pior do que subestimar essas edições é a Abril superestimar a capa dura e lançar qualquer porcaria no formato. E não duvido que façam isso."


    Mas a Abril já fez isso.... Publicando aquele LIXO de "Dragon Lords" em capa-dura (uma sériezinha tão ruim, q podia ser jogada no meio de algum desses mixes de "BIG", "JUMBO", ou "MEGA" - q ninguém sentiria falta)!

    Tenho certeza q a editora ainda vai priorizar outras nabas q nem essa em formato luxuoso.... em detrimento de material mais clássico e relevante!

    Abs!

    ResponderExcluir
  51. "O que podíamos esperar de uma equipe de X-Men composta por Jean Grey, Homem de Gelo, Mística, Fanático e Groxo? Ainda mais escrita por Fabian Nicieza."


    Realmente.... não se pode esperar mta coisa disso!

    Ainda bem q pelo menos o tempo (senhor da razão) parece ter deixado no passado esses autores xexelêntos e medíocres q já passaram pelos gibis mutantes!

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. "Blindado, o protagonista do arco "Anjo Caído"... Pra mim ele foi baseado no Magma, vilão das histórias do Homem-Aranha"


    Pô, pior q faz sentido mesmo, Nano....

    Eu sempre pensei no "Colossus" devido à aparência metálica do "Blindado".... Mas se o Busiek já trabalhou com o "Magma", então é mais plausível q ele tenha se inspirado nele mesmo!

    Aliás, acho q todo mundo em "Astro City" é o genérico de algum herói ou vilão da Marvel/DC, né? Digo, não tem nenhum personagem 100% novo (q não tenha sido inspirado em alguém)?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns personagens são amalgamas, ou mais baseados no conceito geral de determinado tipo de super-herói do que em um superherói em específico.

      É o caso do Jack-in-the-box. Você fez relação dele com o Homem-Aranha. Muita gente faz relaçaõ dele com o demolidor, já que Daredevil em inglês significa "atrevido", e o Demolidor original do Stan Lee era bem piadista. Também há uma grande relaçaõ com o Besouro Azul do Steve Ditko, que não tinha poderes, mas usava tecnologia e habilidades atléticas pra combater o crime - exatamente como o jack in the box.

      No caso ele é um correspondente a todos os vigilantes urbanos coloridos e menos sinistros, sejam ele o homem-aranha, demolidor, besouro azul, etc.

      Excluir
  53. Realmente acho que faz sentido també,mas pelo menos na história.Pois na aparência,é mesmo o Robert MIchum.

    Fernando

    ResponderExcluir
  54. "Esse ano ele foi indicado de novo (por causa de Multiversity), mas tem gente que diz que o prêmio vai pra uma das mulheres indicadas"


    Oi, Nano.... Víxi, mas é mta dor de cotovelo do Morrison mesmo, hein? Podia ao menos ter citado os outros no livro, né? (ao menos pra tentar ser o mais imparcial possível, rs)!

    Pior q tbm acho q não será desta vez q ele vai ganhar o prêmio.... Já q se querem aproveitar a chance pra parecerem menos "machistas", é bastante provável q a premiação já esteja "direcionada" à esse propósito (o "Oscar" tbm seguido se utiliza de "cartas marcadas" nas premiações)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  55. "Aliás, se interessar, quem sabe eu poderia escrever um artigo sobre o "oscar dos quadrinhos", como funciona a premiação, sua história, os maiores premiados, etc. O que acham?"


    Eu acho uma EXCELENTE ideia, Nano.... Sem dúvida, essa seria uma postagem interessantíssima aqui pro blog (até pq, eu mesmo pouco sei a respeito desse prêmio - digo, sei da importância dele e tal, mas não sei mto sobre as origens e curiosidades da premiação)! Se vc quiser, pode mandar ficha no texto q o espaço aqui no blog tá garantido, rs.... (aliás, eu já ia te mandar um mail tbm pra finalizarmos e selecionarmos as capas pras 3 postagens q ainda faltam dos 80 Anos da DC, hehe)!

    Qto ao Morrison.... Realmente, por piores lembranças q tenhamos dos anos 90, é preciso admitir q peneirando bem, haviam HQs magníficas naquele período e q seriam difíceis concorrentes em qq premiação (só o "Preacher" pra mim já é imbatível, hehe - Mas tem todas essas q vc citou tbm, além de "Marvels", "Reino do Amanhã", etc)! Páreo duro mesmo pra quem tentasse bater de frente com tudo isso, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivo dizendo isso... Os anos 90 só trazem lembranças ruins pra quem só lia Marvel... A maior parte de Sandman foi publicada nos anos 90! Preacher é dos anos 90, assim como Invisíveis, Transmetropolitan, Sandman Mystery Teatre, Hitman, Starman, O Espectro (do John Ostrander), Liga da Justiça (do Morrison), Reino do Amanhã, Aquaman do Peter David, Flash do Mark Waid, Supremo (do Alan Moore), Hellboy, Sin City, Do Inferno, Astro City, Estranhos No Paraíso, Bone... E até na Marvel tinha Marvels, Arquivos Secretos do Homem-Aranha (ambas do Busiek) e uma fase muito bacana do doutor estranho escrita pelo WARREN ELLIS que a maldita abril pulou por aqui! Os anos 90 são muito injustiçados porque os "medalhões" da Marvel e da DC conheceram sua decadência, mas quem procurava outras coisas pra ler, encontrou alguns dos melhores quadrinhos já publicados até hoje.

      Excluir
  56. "Impressionante como existe super fãs do Morrison e super haters no mesmo pacote rsrs."


    E aí, Fernando.... blz?

    O Morrison acabou construindo sua própria fama de autor polêmico e q divide opiniões.... Como eu falei acima, tem HQs dele q eu acho excelentes e outras apenas medianas (posso não ser fã dele em linhas gerais, mas reconheço as boas séries q ele faz - e tenho os "Invisíveis" entre minhas leituras favoritas do momento). Porém, ele mesmo alimenta essa fama de "bad boy" dos escritores de gibis.... e quero te recomendar uma entrevista com o morrison q eu postei aqui no blog (lá em 2012), mas q demontra o qto ele adora irritar e provocar os fãs, hehe:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/04/grant-morrison-em-polemica-e-bombastica.html

    Nesse LINK acima, um dos pontos mais controversos da entrevista, é qdo o Morrison afirma com todas as letras q o "Batman" q ele escreve é GAY. Segundo as palavras do próprio Morrison: "A homossexualidade é intrínseca ao Batman. E eu não estou usando "gay" no sentido pejorativo, mas Batman é muito, muito gay. Não há como negar isso."

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não sei se quando o Alan Moore falou isso estava mandando uma indireta pro Morrison, mas ele falou que quando você faz uma coisa como criar, você tem que ser "puro'... No caso criar pelo barato de fazer a história.

      O Morrison adora ser um super-star. Ele sonhava em ser astro de rock, montou uma banda, não deu certo, só aí foi fazer quadrinhos... Ele vai pra convenções, adora ser ovacionado - enquanto o Moore não vai a elas, prefere ficar sossegado lá em Northampton. O Morrison faz muita publicidade de cada coisa que faz como se fosse o melhor quadrinho de todos os tempos.

      Acho que os eleitores do Premio Eisner sentem isso. Por isso na hora do vamo ver, mesmo com o Morrison entre os indicados, acabaram votando no Moore, no Busiek, ou no Ennis, por exemplo.

      Você lê o livro do MOrrison, superdeuses, legal, mas, você nota lá um tom de prepotencia, disso de querer se fazer como o messias dos quadrinhos - e acusar justamente o moore disso, que nunca disse isso, que sempre evitou holofote, dizendo que isso faz parte da "mística" do moore, enquanto ele proprio, o morrison afirma que os quadrinhos de super-herós só renasceram proque ele fez a liga da justiça da américa, antes eles estavam "nas trevas", que é como ele chama os anos 70 e 80, como se tudo antes não prestasse, como o cavaleiro das trevas e batman ano um do frank miller, o seu trabalho no demolidor, watchmen, monstro do pantano do alan moore, sandman do neil gaiman, tudo isso é "treva", graças aos deuses por morrison aparecer pra nos salvar e fazerem os super-heróis renascerem...

      ele só omite que kurt busiek existe, que fez marvels, que fez astro city, e que alan moore já estava publicando supremo antes da liga da justiça chegar as bancas. mas fica complicado se dizer o messias dos super-heróis, se já tinha gente providenciando a renascença deles antes, né?

      eu gosto de várias coisas que o morrison fez (e faz, como multiversity), mas ele é bem mais falho que vários outros autores que eu coloco no meu top 10. se você pega suas ultimas hqs como crise final, corporação batman e action comics verá uma terrível preguiça na conclusão das mesmas, nem se importando mais em amarrar a continuidade da própria história, deixando ela com uma estética meio video-clip que alguns pseudo-pós-modernistas podem se amarrar, mas eu acho "travada" pra caramba. Morrison começa muito bem as histórias, mas não é de hoje que se vê uma baita dificuldade dele pra saber encerrá-las, já tinha percebido isso na Liga da Justiça da América e nos Novos X-men, com começos fenomenais, até deixar a peteca cair nos últimos arcos.

      Excluir
  57. "É o caso do Jack-in-the-box. Você fez relação dele com o Homem-Aranha. Muita gente faz relaçaõ dele com o demolidor"


    O q mais me aproximou de relacionar o "Jack" com o "Aranha".... Foi aquela história onde um criminoso vê o herói tirando a máscara num beco e descobre sua identidade secreta. Essa história nos remete imediatamente àquela onde o "Duende Verde" segue o "Aranha" e descobre q ele é o Peter Parker!

    Mas vc tem razão.... Esse personagem pode mesmo ser um amálgama geral de vários heróis mais "alegres" e "coloridos" da Era de Prata, rs. Ter cara de palhaço tbm o remete à todos os heróis "engraçadinhos" e "piadistas" q conhecemos!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei um pouco a associar Jack-in-the-Box com Caixa de Surpresas. Como acabei de ler, posso dar minha contribuição no debate. Em um primeiro momento, achei que fosse uma ironia com o Batman (vigilante usando máscara de palhaço), mas ao longo da história, achei que ele tendeu mais para o Demolidor.

      Isso é outra coisa legal em Astro City, tentar adivinhar quem é quem (e jamais ter uma resposta precisa).

      Excluir
  58. "Pois na aparência,é mesmo o Robert MIchum."


    Disso pelo menos não há a menor dúvida.... Aliás, nos extras do encadernado da Devir aparecem umas fotos do ator q serviram de base pras capas do Alex Ross (foi realmente uma bela homenagem à esse grande ator do cinema)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. "Demorei um pouco a associar Jack-in-the-Box com Caixa de Surpresas. "


    E eu não curti mto essa tradução da Panini, SEMI.....

    Preferia q tivessem mantido o nome original (q nem a Pandora fez).... Mas admito q é uma sacada genial da série nos fazer adivinhar q genéricos ou amálgamas estamos vendo na trama, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. "Os anos 90 são muito injustiçados porque os "medalhões" da Marvel e da DC conheceram sua decadência, mas quem procurava outras coisas pra ler, encontrou alguns dos melhores quadrinhos já publicados até hoje. "


    É verdade, Nano.... Eu mesmo, sou um exemplo disso: pois nos anos 90 eu estava bastante desmotivado com os gibis de linha da marvel, mas ao invés de largar TUDO, eu resolvi partir pra outros gêneros:

    E me dei bem, pois foi aí q conheci a linha "Vertigo" (qdo li a revista mensal da Abril com o "Hellblazer" do Ennis).... Aquilo era tão sensacional, q parti direto pra outras séries do Ennis: "Preacher", Hitman", "Soldado Desconhecido" (e virei fã de carteirinha do autor). Tbm passei a ser bem mais seletivo com a Marvel e sobrevivi aos piores momentos da editora comprando apenas o q realmente valia a pena (eventualmente alguma ed. de "GHM" acabava se superando: é o caso do "Justiceiro" de Chuck Dixon e Romitinha - outra das melhores coisas desse período)!

    Por mais irônico q pareça.... Os anos 90 ainda podem vir a ser MELHORES do q a nossa década atual (já parou pra pensar q estamos na METADE da década e não tivemos mtos gibis relevantes nos últimos 5 anos)? é de parar e refletir mesmo, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou cria dos anos 90. Só lia Marvel e ainda estou aqui, firme e forte.

      Acho que em matéria de quadrinhos, os fãs ladram e a caravana continua passando (rs).

      Excluir
  61. "O Morrison adora ser um super-star. Ele sonhava em ser astro de rock, montou uma banda, não deu certo, só aí foi fazer quadrinhos... "


    Eu já tinha sacado q o Morrison faz mto marketing pessoal pra transformar a si próprio num "super-star" (vejo facilmente as táticas dele pra esse intuito por ter estudado isso na publicidade).... Até não acho errado o cara querer vender seu peixe, mas fiquei um tanto decepcionado com essa prepotência q parece haver no livro "Superdeuses" (q eu não li, mas acompanho por vários trechos e comentários q já foram feitos aqui no blog)!!!

    O tipo de declarações polêmicas q ele deu nessa entrevista q eu linkei acima.... já comprova o qto ele curte provocar os leitores (tanto em aplausos qto em pedradas q possa vir a receber - o importante é ser visto e falado, hehe). Mas seria bom pra ele mesmo tentar ser mais imparcial com relação aos demais escritores (Moore e Busiek).... Sei q é chato a gente falar das pessoas q por uma razão ou outra não gosta, mas a credibilidade deve sempre vir na frente dessas picuinhas pessoais!

    Abs!

    ResponderExcluir
  62. "Eu sou cria dos anos 90. Só lia Marvel e ainda estou aqui, firme e forte."


    Nessa época dos anos 90.... Eu posso dizer q passei a década toda recuperando minha antiga coleção (q eu havia perdido qdo me desfiz dela durante a crise econômica de 1985. Dez anos depois (em 95) eu tava peneirando em sebos tudo q eu já tive de bom na coleção!

    Foi uma boa maneira de ter atravessado e sobrevivido nos anos 90, rs....

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. Boa noite Léo e demais amigos!
    PERGUNTA (chata, eu sei!): Eu tenho, "A Primeira Família", "Bem Vindo a Astro City", "Samaritano Especial" (Pixel) e "O Anjo Caído", "Inquisição" (Devir). Quais encadernados da Panini devo comprar para ficar com a série completa, mas não repetir as histórias que já tenho? O Vol.1 da Panini tenho certeza que sim, pois não tenho a mini lançada em 3 partes pela Pandora...
    Desde já, agradeço pela ajuda!

    PS: Quantas edições a Panini lançou (Não entendi porque no Guia dos Quadrinhos ela pula da edição 6, para a edição 9?!?) até agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Márcio... blz?

      Sua pergunta não é chata, mto pelo contrário: É até bastante interessante (e poderia render uma matéria específica tipo um "Guia de Leitura")... Só q é uma pergunta complicada de responder, rs! A Panini tá publicando a série fora de ordem: Intercalando ed. antigas (já lançadas aqui por outras editoras) com material bem recente (inédito no Brasil)!

      Assim, a Panini já lançou as ed. 1-6 e 9-10... Faltam a 7 e 8 e da 11 em diante (não sei dizer se a série já foi concluída lá fora ou se tá apenas atrasada)!

      Qdo eu falei q a sua pergunta é difícil de responder, é pq parte dessas histórias q vc já tem acabaram saindo pela Panini misturadas com outras q tavam inéditas! Vou tentar fazer um mini-guia do q já saiu até agora então (e onde já havia sido publicado):

      1) "Vida na Cidade Grande" (é a mini em 3 partes da Pandora)!
      2) "Confissão" (é o mesmo "Inquisição" da Devir)!
      3) "Álbum de Família" (republica "A 1º Família" e histórias que saíram nas revistas: "Pixel Magazine" e "Fábulas Pixel")!
      4) "O Anjo Caído" (Devir)!
      5) "Heróis Locais" (Só saiu pela Panini)!
      6) "A Era das Trevas" (só pela Panini tbm, mas continua no Vol. 7 - q ainda não foi publicado)!
      7) INÉDITO (a ser lançado aqui ano q vem)!
      8) ESPECIAIS (vai trazer a do "Samaritano" q vc tem junto com outras especiais inéditas)!
      9) "Portas Abertas" (só pela Panini)
      10) "Vitória" (só pela Panini)!

      Resumindo... Te recomendo as ed. 1, 3 (mesmo com repetéco da "1º Família"), 5, 6, 7, 8 (mesmo com repetéco do "Samaritano"), 9, e 10!

      Espero ter ajudado... qq dúvida, manda outro alô aí, blz?

      Abs!

      Excluir
    2. GRANDE, Léo!
      Procurei o cara certo! Não esperava menos de ti.
      Valeu, amigão! Plenamente satisfeito com tua explanação.
      Grande abraço!

      Excluir
    3. Brigadão mesmo, Márcio...

      Eu é q agradeço por vc ter procurado informações pras tuas dúvidas aqui no blog, rs!

      qq coisa vc já sabe: é só mandar aí q eu ajudo no q puder, blz?

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...