14/05/2014

"Os Invisíveis" (de Grant Morrison): Revolução....

"Os Invisíveis" Vol. 1 - Revolução"..... A obra-prima de Grant Morrison ("Novos X-Men", "Grandes Astros: Superman", e "Homem-Animal") está de volta às bancas do Brasil em uma nova coleção de encadernados!!!

Nesta matéria especial.... Saiba quem são os "Invisíveis" e a importância desta HQ (que "inspirou" até mesmo o filme: "MATRIX"). É o trabalho mais autoral de Morrison, e um dos mais estranhos e complexos também!!!

Confira abaixo.... e embarque nessa viagem psicodélica:

"Os Invisíveis".... São uma célula terrorista que atua contra as forças opressoras de dominação global. Publicada pela linha Vertigo entre 1994 e 2000, a série é considerada a obra-prima de Grant Morrison (e sem dúvida: o seu trabalho mais autoral e pessoal). Na trama, um grupo de revolucionários (os "Invisíveis") tenta libertar a humanidade do domínio de seres de outra dimensão chamados de "Arcontes", que influenciam o nosso destino com agentes infiltrados em nossa realidade!!!

A ideia lhes parece familiar? Pois é... o filme "MATRIX" (de 1999) parece ter plagiado mesmo (de forma descarada) vários dos conceitos desta HQ. O criador da série (Morrison) afirma que houve uma cópia de ideias mesmo, mas acabou não levando adiante nenhum processo judicial (provavelmente pelo fato de "Matrix" ser um filme produzido pela Warner: que também é dona da DC/Vertigo). Mas o que importa é que a HQ é infinitamente superior ao filme/plágio (e bem mais ousada na execução)!!!

A edição da Panini custa: R$ 25,90.... Em capa-cartonada, papel LWC, e 236 pág. contendo as ed. 1-8 da série. O material já foi publicado por outras editoras no Brasil. A Magnum (que também lançou "Hitman" de Garth Ennis) publicou apenas 2 edições dos "Invisíveis". A Metal Pesado/TEQ lançou uma mini-série em 2 partes com um arco de histórias mais avançado ("Infernos Unidos da América"). A Brainstore uma mensal (cancelada na ed. 16). E a Pixel encadernou o mesmo conteúdo desta ed. da Panini!!!

Os "Invisíveis" é uma excelente HQ.... Mas não é uma leitura fácil (longe disso): A narrativa é complexa e recheada de referências que exigem uma boa dose de conhecimentos diversos por parte do leitor. O papo aqui envolve: Teoria do Caos, mitologia, cultura pop, distorções temporais, metafísica, literatura clássica, física quântica, e um pouco de História geral. Tá bom assim? rs... Mas também não é coisa pra assustar tanto, pois se a tradução da Panini não usar (muitas) notas de rodapé pra ajudar o leitor, aí sim é bom ter um notebook por perto durante a leitura!!!

Diante disso, era natural que a série gerasse também bastante polêmica.... Assim, devido à complexidade das histórias, as vendas começaram a cair após as primeiras edições deixando a revista em "alerta vermelho" (risco de cancelamento). Em resposta aos leitores, Morrison desenhou um símbolo místico no final de uma das histórias e afirmou que se todos os fãs se masturbassem ao mesmo tempo olhando pro tal símbolo num determinado dia e horário, as vendas aumentariam (se alguém realmente se prestou a fazer isso eu não sei, mas "estranhamente" a revista escapou do cancelamento, rs)!!!

Lá fora.... Os "Invisíveis" foram divididos em 3 séries distintas: A 1º (que começa neste Vol. 1 da Panini) teve 25 ed. A 2º série (cujo 1º arco foi publicado pela TEQ) teve 22 ed. E a 3º (e última) série encerrou em 12 ed. Todo esse material somado será dividido e redistribuído nos encadernados da Panini (com estimativa pra 8 Vol. ao todo). Recomendo, mas de preferência pra quem curte de gibis muito loucos e fora dos padrões convencionais (é praticamente LSD puro, rs)!!!

Até+

PS: E a seguir no "Submundo".... Uma NOVA coleção nas bancas: "Star Wars" (da Planeta DeAgostini) com os encadernados de HQs clássicas da série (anos 80). Um "Drops de Notícias" recheado de novidades. Matérias especiais com a "Coleção Histórica dos X-Men". Uma nova coluna com FOTOS dos últimos lançamentos. Miniaturas Marvel (em dose tripla). E mais!!!

95 comentários:

  1. Comprei esse primeiro arco pela Pixel na época, portanto irei esperar os outros. Realmente se a pessoa não tiver um certo conhecimento geral com certeza irá se perder, pois chega até mesmo ter a presença de Marques de Sade e uma de suas obras na trama para se ter uma ideia.
    Não é para qualquer um, mas quem disse que HQ da vertigo com qualidade é para qualquer um? Eu é que não disse kkkk.

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo, estou na expectativa deste Os Invisíveis, sei que a leitura não será tão fácil, o tema parece ser complexo. De qualquer forma, vou me dedicar e curtir esse que parece ser um roteiro fantástico. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Leo, Leo... Meu caro estimado camarada Leo... Sempre nos deixando alegres com essas ótimas indicações.
    Meu orçamento apertou aqui e vou ter que cortar muitos gastos com HQ's. Só vou seguir acompanhando o selo Vertigo e algum pingado da Salvat. Continuarei com Fábulas, tentarei eliminar ao máximo Marvel (só arcos fechados mais antigos -e olhe lá- pq os atuais só tem bomba), e DC praticamente ta extinta pra mim, só acompanhava a DARK, e continuei com Homem Animal encadernado (até estão boas as histórias, mas qdo lançarem o verdadeiro Homem Animal, eu desisto dessa tbm, rsrs). Nada de DELUXE por um bom tempo...
    E por falar em Vertigo, use como seu o meu pensamento:
    Orçamento apertado e tals... E agora? Só tenho grana pra acompanhar 2 séries. O que devo fazer?
    Invisíveis x Monstro do Pantanal x Hellblazer Infernal x Hellblazer (fase atual)

    Obrigado e PARABÉNS por fazer deste blog a nossa querida casa, ou como vc disse, "um boteco, onde a gente senta pra tumá uma e bater um agradável papo com os amigos..."

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!

    Léo, tem ideia da periodicidade da coleção? Já li o primeiro e não vejo a hora de botar os olhos no segundo rs..

    ResponderExcluir
  5. E ae Leo, blz?
    Acabei de comprar a minha, vale mesmo a pena então certo? rs...
    Confesso que estes encadernados (Os Invisíveis, Y e Planetary, que acabou de chegar na loja de HQ que frequento!) são os melhores lançamentos da Panini ultimamente... junto com a Coleção Histórica ( estou esperando a dos X-Men até agora rs).

    ResponderExcluir
  6. Leo, sabe me dizer se ULTIMATE X-MEN da panini vai ter continuação?
    Li o POVO do AMANHA e até q gostei haehaeh
    O q vc achou dela?

    ResponderExcluir
  7. É a Panini acabando com a maldição de séries que nunca conseguiram ser totalmente publicadas em terras tupiniquins!

    ResponderExcluir
  8. Li um pedacinho e já achei a tradução da Panini cagada.

    Traduziram da seguinte forma a frase da mãe do moleque: "I don't want you hanging around." - "Eu não te quero na volta."

    É mole? Fiquei preocupado com o restante.

    ResponderExcluir
  9. Leo sabe de algo sobre as proximas edições da Salvat, sei que saiu Guerra Civil e depois tem Arma X, sabe o que vem depois?

    ResponderExcluir
  10. deu vontade de comprar e o dinheiro apeertando parece que minha auto escola tá indo pro buraco, ainda vem os novos mangas da panini no futuro proximo resumindo to falindo

    ResponderExcluir
  11. blz leo?

    então, o morrison pira demais algumas vezes, esta é a mais de todas.
    nem quero passar perto desta HQ, sabe aquele jogo truncado que te da vontade de mudar de canal?
    é isso!

    abraço

    ResponderExcluir
  12. Depois de ler Asilo Arkham, WE3 e uma historia do Vertigo especial, eu posso afirmar com certeza que n curto Grant Morrison. É viagem demais pra minha cabeça.

    Vou deixar pra acompanhar o Ennis com o Constantine.

    ResponderExcluir
  13. Realmente Leo é muito LSD :Loucura, Selvageria, Dominação!!

    Nesse caso,acho que só vou comprar do segundo encadernado em diante.Por mais que eu queira ter as minhas coleções com um certo padrão,eu já tenho o encadernado lançado pela Pixel e o preço desse da panini vou investir em outro quadrinho.

    ResponderExcluir
  14. Caraca, Leo. Otimo post, hein!

    Passei na banca hoje, para ver se ja tinha chego Os Invisíveis ou Habitos Perigosos, mas ainda não. Em compensação chegou o Wolverine-Arma X pela Salvat...ai foi cofre.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Fugindo do tópico, dando uma fuçada na net achei o Planeta Hulk da Panini por convidativos R$ 57,22 no site das Casas Bahia (entrando pelo buscapé). http://www.casasbahia.com.br/Livro-O-Incrivel-Hulk-Planeta-Hulk-Greg-Pak-2970904.html?recsource=busca-int&rectype=busca-644
    Tá valendo a pena.

    ResponderExcluir
  16. A edição mais esperada por mim das anunciadas esse ano. Li alguma coisa esporadicamente. Apesar de ter todas em scan ainda não li tudo porque dou preferencia ao papel não sobra muito tempo pros scans,

    E como ja li tudo do Monstro do Pantano e do Hellblazer (da fase do Garh Ennis) então naturalmente é a edição que estava faltando.

    Sem falar do Planetary 4, que comprei ontem e finalmente vou poder ler a última história (edição 27) que também não me aventurei a ler por scan.

    ResponderExcluir
  17. "Realmente se a pessoa não tiver um certo conhecimento geral com certeza irá se perder, pois chega até mesmo ter a presença de Marques de Sade e uma de suas obras na trama para se ter uma ideia."


    Pois é, Marcelo..... Se eu não me engano o Marquês já aparece logo nesse 1º arco mesmo (sei q é bem no começo da trama)!

    E realmente.... a linha Vertigo leva os leitores bem além do arroz-com-feijão da grande maioria dos gibis tradicionais. A existência de um conteúdo q nos faça pensar é coisa cada vez mais rara nos gibis: Por isso temos q valorizar aquilo q sai de bom nas bancas (pois não sabemos se gibis de qualidade e com roteiros inteligentes serão comuns daqui um tempo - ainda mais com o fim iminente da linha Vertigo lá fora)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Oi Leo, estou na expectativa deste Os Invisíveis, sei que a leitura não será tão fácil, o tema parece ser complexo. De qualquer forma, vou me dedicar e curtir esse que parece ser um roteiro fantástico."


    Oi, Paulo.... tdo bem?

    A leitura é complexa mesmo.... pois existem mtas referências históricas (e sobre todos os demais temas q eu citei - e q não é pouca coisa, rs). Mas não é aquela mesma complexidade de quem está perdido naquilo q está escrevendo: Aqui, mesmo as coisas mais complicadas de entender terão uma explicação ao longo da trama (q converge pra algo bastante lúcido e genial: apesar de termos uma 1º impressão inicial de q o escritor está "delirando", rs)!

    Sei q vc gosta de pesquisar fatos históricos (devido às suas matérias recentes no seu blog sobre o Egito Antigo e Mitologia - e q ficaram um primor de resgate e curiosidades históricas). Assim, acredito q vc irá gostar bastante dessa série dos "Invisíveis" tbm: pois é um passeio pela História da Humanidade e pela cultura pop (cinema, música, gibis, etc)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Orçamento apertado e tals... E agora? Só tenho grana pra acompanhar 2 séries. O que devo fazer? Invisíveis x Monstro do Pantanal x Hellblazer Infernal x Hellblazer (fase atual)"


    Oi, YYZ.... tdo bem?

    Essas dúvidas sobre cortes de gibis no orçamento... eu tenho todo santo mês tbm, acredite, rs (recentemente decidi cortar 2 séries da minha lista: "Dark Horse Apresenta" e "X-O Manowar" (esta 2º eu seguirei acompanhando apenas por encadernados)!!!

    Pra te ajudar nessa dúvida... eu vou te dizer o q EU faria no seu lugar (diante do dilema de escolher apenas 2 entre essas 4 séries). Logo de cara, eu cortaria o "Hellblazer" da fase atual (q não chega nem perto da qualidade da fase Ennis). A escolha mais difícil é entre o "MP" e "Invisíveis".... As 2 são excelentes mas em estilos diferentes. Acho q eu ficaria com os "Invisíveis" por ser mais no meu estilo, saca? (violência urbana, sci-fi, baixarias e esquisitices doentias, rs). Mas é opinião pessoal apenas: as 2 são ótimas séries!

    Espero ter te ajudado na escolha.... embora essa decisão fosse difpicil pra mim tbm (só a parte fácil foi eliminar o "Hellblazer" atual, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Léo, tem ideia da periodicidade da coleção? Já li o primeiro e não vejo a hora de botar os olhos no segundo rs.."


    Oi, Daniel.... tdo bem?

    Não existe mais periodicidade pra coleções encadernadas (vai conforme o q der na telha das editoras, rs):

    Mas pode ficar tranquilo, q os "Invisíveis 2" eu sei q tá no "forno".... e será confirmado a qq momento (pelo q me informaram, teremos pelo menos mais 2 ed. da série pra este ano: é apenas uma "estimativa" q me deram, mas pelo visto existe uma certa pressa pra concluírem logo essas novas coleções q estrearam)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Confesso que estes encadernados (Os Invisíveis, Y e Planetary, que acabou de chegar na loja de HQ que frequento!) são os melhores lançamentos da Panini ultimamente... "


    Oi, Aleph.... tdo bem?

    Estamos numa fase mto boa de lançamentos da mais alta qualidade mesmo, hein? Eu li os "Invisíveis" até a metade da série toda (e só melhora).... mas parei de ler os scans pq pretendo colecionar os encadernados e quero terminar de ler a série no papel mesmo!!!

    Já a "Coleção Histórica X-Men".... tá bem atrasada e foi bom eu não ter postado as matérias sobre cada ed. ainda: Tenho preferido esperar o lançamento em bancas pra evitar o mico de comentar gibis aqui q só serão lançados sabe deus qdo, rs. Mas tbm tô no aguardo dessas ed.... é claro, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "sabe me dizer se ULTIMATE X-MEN da panini vai ter continuação?"


    Oi, Adriano..... tdo bem?

    Até hj a Panini só começa esses encadernados de "Ultimate Aranha" e "Ultimate XM".... e nunca passaram do Vol. 2, hehe. Já é a 2º vez q relançam esse arco e duvido q prossigam com essa coleção (esse Vol. 1 teria q vender mto pra seguirem adiante)!

    Eu achei "BOM" esse arco do "Povo do Amanhã".... e mantenho na coleção tbm (tenho a 1º versão da Panini - com outra capa). Mas já te adianto q esse 1º arco é justamente o melhor da série (li até mais adiante, mas o resto não é tão bom)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "É a Panini acabando com a maldição de séries que nunca conseguiram ser totalmente publicadas em terras tupiniquins!"


    Oi, Miltão.... Ainda tem bastante chão pela frente, hehe:

    Mas acredito q a Panini conclua mesmo algumas séries "malditas" aqui: "Preacher", "Hellblazer", "MP", e "Invisíveis". Vamos ver, eu acho q agora a coisa vai, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá conseguindo encerrar Fábulas né? Já quebrou uma maldição boa rs

      Excluir
  24. "Traduziram da seguinte forma a frase da mãe do moleque: "I don't want you hanging around." - "Eu não te quero na volta."


    Oi, Edson..... eu comprei essa ed. ontem mas ainda nem tirei do plástico, rs:

    Eu li essa série por scans até agora, e essa tradução aí me deixou um pouco preocupado tbm, hehe.... Vou tentar ler esse encadernado neste findi (pra ver se a tradução tá mais ou menos como eu me lembro)!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "sabe de algo sobre as proximas edições da Salvat, sei que saiu Guerra Civil e depois tem Arma X, sabe o que vem depois?"


    Oi, Pedro..... tdo bem?

    Da Salvat eu não tenho mta informação sobre a ordem do q ela irá lançar em sequência.... mas acompanho os próximos lançamentos dela pela pág do face mesmo (diferente da Panini, não tenho nenhum conhecido na Salvat q me avise das novidades, rs):

    https://www.facebook.com/SalvatMarvelGraphicNovels

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "ainda vem os novos mangas da panini no futuro proximo resumindo to falindo"


    Oi, rodrigues.... tdo bem?

    Tá difícil equilibrar o orçamento do mês pra mim tbm, rs.... Mas eu tenho um pouco de receio dos mangás da Panini: ela cancelou um q eu gostava mto: "Éden" (fiquei com a coleção incompleta e não me arrisco mais com os mangás dela)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "então, o morrison pira demais algumas vezes, esta é a mais de todas."


    Oi, gustavo.... blz?

    eu gosto dessas pirações às vezes..... geralmente fico entediado com gibis q trazem roteiros previsíveis demais, e um pouco de insanidade (e esquisitice) me traz ao menos a sensação do "imprevisível", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Depois de ler Asilo Arkham, WE3 e uma historia do Vertigo especial, eu posso afirmar com certeza que n curto Grant Morrison. É viagem demais pra minha cabeça."


    E aí, Melke..... blz?

    Eu não sou um grande fã do Morrison.... e acho ele mto irregular no conjunto da obra (achei bem fraquinha a "Crise Final", por exemplo). Dessas q vc citou, eu posso dizer q só gostei do "Asilo" (das outras não). Mas os "Invisíveis" até o momento tá entre as melhores HQs q li dele! Mas é aquela coisa: a gente só deve arriscar se realmente tiver empatia com o material (sempre devemos seguir nossa intuição, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "Nesse caso,acho que só vou comprar do segundo encadernado em diante.Por mais que eu queira ter as minhas coleções com um certo padrão,eu já tenho o encadernado lançado pela Pixel "


    Oi, andre..... tdo bem?

    Bem q vc faz.... só q no meu caso eu perdi a ed. da Pixel na época, e aproveitei a chance agora de começar a coleção da estaca zero!

    São raros os casos em q eu compro material repetido.... só se for algo realmente mto espetacular (tipo: "Preacher" e "Hellblazer" do Ennis). Mas qdo compro repetido, eu vendo a versão anterior (nunca mantenho duplicatas de material na estante - nem tenho mais espaço pra fazer isso, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. "Passei na banca hoje, para ver se ja tinha chego Os Invisíveis ou Habitos Perigosos, mas ainda não. Em compensação chegou o Wolverine-Arma X pela Salvat...ai foi cofre."


    Oi, Marcio.... tdo bem?

    Essas ed. do "Hellblazer" e "Invisíveis" chegaram apenas ontem nas bancas normais aqui de POA..... mas essa do "Arma X" eu nem sabia q já tinham lançado (valeu mesmo pelo aviso)!

    Ah, e só pra te avisar.... chegou ontem na loja daqui (Tutatis): "XM - Programa de Extermínio" e "Demolidor 4": q em breve devem ir pras bancas tbm (fique ligado)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe...estou indo à banca todos os dias desde o anuncio do Hábitos Perigosos...uma hora eu encontro. E "Arma X" tbm foi surpresa pra mim, visto que Gerra Civil chegou por aqui há menos de 7 dias.

      Valeu pelo aviso! Ficarei de olho...

      Excluir
  31. "achei o Planeta Hulk da Panini por convidativos R$ 57,22 no site das Casas Bahia (entrando pelo buscapé). "


    Excelente dica, guilherme.....

    Puxa, isso é quase metade do valor de capa.... mto bom esse desconto mesmo, hein? (fica aí o LINK então pra quem quiser aproveitar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "Sem falar do Planetary 4, que comprei ontem e finalmente vou poder ler a última história (edição 27) que também não me aventurei a ler por scan."


    E aí, gustavo..... blz?

    Tbm comprei ontem o "Planetary 4".... e finalmente é uma coleção a MENOS pra fazer: concluída em tempo recorde pela Panini!!

    Vale lembrar mesmo q a última história ainda tava inédita no Brasil.... e pode ser vista aqui pela 1º vez!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora falta a Panini lançar os 3 crossovers de planetary. Se bem que prefiro as edições em formato magazine da pixel.

      Excluir
  33. "visto que Gerra Civil chegou por aqui há menos de 7 dias."


    Oi, Marcio..... essa eu ainda não vi ao vivo tbm:

    mas tô na dúvida se compro.... já vendi a mini-série pq não gostei da descaracterização dos heróis (foi mto forçado transformarem vários heróis em "vilões" só pro "Cap. América" ser o "mocinho" da história)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. Oi, LEO, tudo bem?

    O meu já está comprado. Esse foi mesmo um ótimo lançamento e também acho que gibis nesse estilo vão se rarear. E OS INVISÍVEIS foi outro título bagunçado aqui no Brasil; nem me lembrava mais que tinha sido lançado pela Magnum também, rs! Não consegui ler tudo, mas gostei do estilo lisérgico e, pelo menos, agora vai dar para terminar a leitura... Enfim, quando estiver tudo completinho, será mais um ponto para a Panini!

    Outro ponto positivo é justamente essa pressa para se concluir algumas coleções. O PLANETARY foi um bom exemplo disso. Tem hora que essa periodicidade aos trancos e barrancos de alguns títulos cansa um pouco. Tá arriscado da gente morrer e não ver algumas séries concluídas, rs! Se tiver mais 2 volumes ainda este ano, já está ótimo!

    Agora... o que vejo dos outros reclamando e que eu mesmo acho um porre é essa distribuição meio zoada: tem lugar que tem, tem lugar que não, tem que andar até a outra ponta da cidade para comprar... Eu mesmo não tenho mais paciência de me despencar para tudo quanto é canto para procurar gibis e com isso, perco algumas coisas. Aqui no RJ, dei a sorte de comprar o Hellblazer numa banca, mas também nunca mais vi em nenhuma outra. E sei que na Saraiva tá cheio e ter que entrar em um shopping só por causa de uma revista é dose, rs! Imagino a aflição de quem fica a mercê da distribuição setorizada...

    É, LEO, esse aqui é o país errado para se gostar de gibi. É melhor a gente se juntar ao povão e começar a curtir novela da Globo e funk: sai mais barato e não dá aporrinhação, rs!!!

    Abraço e até!

    ResponderExcluir
  35. Leo já viu ou ouviu falar de um filme chamado "cidade das sombras" de Alex Proyas o mesmo diretor de "O Corvo", é identico ao matrix, uma raça de alienigenas telepatas carecas abduziram a raça humana sem que essa saiba e todos os dias eles fazem modificações e ai aparece um cara que não pode ser mudado e é bem mais poderoso que os carecas assim como o neo em matrix, quem já viu comenta.

    ResponderExcluir
  36. Apesar do bom material, eu acho os lançamentos da Marvel pela Salvat uma bagunça só. O site segue operando muito aquém do que poderia, e a gente descobre as coisas (em especial, datas) muito mais na surpresa, o que irrita.

    Comprei uma edição de Arma X, por exemplo, há alguns meses, mas não fazia questão em tê-la com um acabamento específico (a não ser em boa qualidade). Buscava mais ter a obra. Ou seja: poderia ter economizado agora, com o plus de adquirir um item com extras que são interessantíssimos para mim.

    Pelo menos a editora já manda os números para as bancas; e como quase toda semana eu passo nas melhores que conheço a fim de saber o que chegou e também comprar as revistas dos X-Men Nova Marvel, fico um pouco mais a par das novidades.

    Lendo os comentários aqui publicados conheci a página no facebook, que já fiz questão de curtir e escolher receber as notificações.

    Sobre Os Invisíveis:

    Vou tentar comprar, com certeza. Gosto das abordagens múltiplas de Grant Morrison, desde que li Homem-Animal (Que não demore muito a ter seu encadernado!), e de comics que entram por esse caminho da reflexão, do "desconforto"... comics que nos tiram e se libertam de obviedades e comodismos e trabalham a nona arte como algo mais do que um veículo de diversão e entretenimento (E, por favor, que ninguém me entenda como um tipo "intelectual", que só procura "o realismo", "o sério".).

    A relação Invisíveis-Matrix eu não conhecia tão bem, mas já tinha ouvido falar (Acho que num podcast.). Só me faltava conhecer o plot inicial do quadrinho, coisa que, por uma certa preguiça ou por esquecimento, nunca fui atrás. O ponto base do enredo tem mesmo muito a ver com aquele mostrado no filme da Warner... e me chamou atenção.

    Pra terminar: essa da masturbação foi incrível. Hahaha

    Ou o careca é maluco ou certos nerds são mais fãs e estranhos do que eu pensava. Ou as duas coisas!


    Excelente o post, LEO.

    Abraços! E um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Silas, o site da coleção não é lá muito atualizado, mas a página do Facebook da coleção é. Os lançamentos são anunciados por lá, além de tirarem dúvidas e afins. Tenta seguir a página, é bem melhor. ----->

      https://www.facebook.com/SalvatMarvelGraphicNovels

      Excluir
  37. "mais autoral e mais pessoal" com direito a ao próprio GM como protagonista.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  38. "Agora... o que vejo dos outros reclamando e que eu mesmo acho um porre é essa distribuição meio zoada: tem lugar que tem, tem lugar que não, tem que andar até a outra ponta da cidade para comprar... "


    E aí, Alexandre..... tdo bem?

    Realmente... hj em dia é impossível sabermos os critérios de distribuição em cada região do país. Aqui no sul, por exemplo: tem coisa q chega junto com Rio-SP, mas tem outras q são setorizadas (tipo os encadernados da Pixel). Já alguns gibis chegam na loja daqui, mas não vão pras bancas (mesmo com as editoras dizendo q a distribuição é nacional). Tá uma bagunça mesmo, e te confesso q essa é uma das principais razões pra eu não postar "checklists" aqui no blog (eu até poderia, pois tbm recebo os releases do mês).... mas do meu ponto de vista, esses checklists já perderam o sentido faz tempo (tem MUITA coisa q aparece nessas listas e q só vão chegar nas bancas MESES depois do previsto)!

    e a publicação dos "Invisíveis" foi bem tumultuada aqui no Brasil tbm.... As ed. da Magnum eram uma bosta (graficamente falando) e a Brainstore deixou os colecionadores mto putos qdo cancelou a revista no nº 16 (sacanagem com quem acompanhou a série e ficou com a coleção pela metade - podiam ao menos ter fechado a 1º fase (no nº 25). A Pixel mandou bem partindo logo pros encadernados... mas aí rolou a mudança da Vertigo pra Panini (e recomeçamos tudo de novo agora, rs)!

    No mais.... q eu seja enforcado se um dia aderir às novelas da Globo e ao funk, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. "Leo já viu ou ouviu falar de um filme chamado "cidade das sombras" de Alex Proyas o mesmo diretor de "O Corvo"


    Oi, Diego.... tdo bem?

    O filme q vc tá falando deve ser este aqui: http://www.imdb.com/title/tt0118929/?ref_=fn_al_tt_1

    Caramba, não conhecia esse.... mas já anotei pra procurar: Pois parece com "Matrix" mesmo (e detalhe: foi feito 1 ano antes). Valeu mesmo pela dica: uma curiosidade mto interessante mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego.... tdo bem?

      Caramba postei esta mensagem com o perfil do meu irmão rsrs, mas é isso mesmo Leo, Matrix ficou com o maior pedaço e pelo visto plagiou geral, rsrs.

      Excluir
  40. "Pra terminar: essa da masturbação foi incrível. Hahaha Ou o careca é maluco ou certos nerds são mais fãs e estranhos do que eu pensava. Ou as duas coisas!"


    Oi, silas.... tdo bem?

    Com certeza o Morrison tentou tirar uma com a cara dos leitores q reclamavam da complexidade do gibi, rs.... Mas não te duvido q alguns fãs tenham realmente "dado essa força" pra ajudar nas vendas do gibi. Pessoalmente conheço uns malucos (amigos meus) q seriam capazes de algo assim: Tem um q já confessou até "tocar umazinha" pras Miniaturas da Marvel e DC (das figuras femininas, é claro).... esse cara alega ter uma certa predileção pela "Elektra" e "Tempestade" (q ele acha tão sexy qto a Beyoncé, rs). Tem cada figura por aí q a gente nem acredita, hehe!

    Eu achei essa curiosidade interessante pra comentar aqui, afinal: é bastante inusitado um escritor incentivar os leitores à isso.... mas as polêmicas do Morrison não se resumiram à isso: ele tbm afirmava q algumas conspirações do gibi eram REAIS (inclusive as q envolvem alienígenas). Claro q os céticos diziam q o Morrison se passou na dose de LSD pra sustentar (de forma séria) essas pirações. Pesquisando sobre o gibi encontrei várias dessas curiosidades em torno da obra (q rendeu assunto na mídia da época) enquanto esteve em produção!

    Sobre a Salvat.... essa dica da pág deles no face é boa.... pois lá é o 1º lugar onde saberemos dos próximos lançamentos (antes de qq outro blog). E o "Arma X" eu tenho a versão da Panini q saiu no ano passado (comprei mais pela capa com um efeito brilhoso, rs)!

    Abs (e um ótimo findi pra vc tbm, brother)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha

      É cada história que a gente vê... Quase chorei de rir! rs

      Valeu!

      Excluir
  41. Olá Léo... Não li esta HQ, mas a premissa me lembra ainda mais o filme "Eles Vivem" do John Carpenter. Veja a sinopse:

    "John Nada (Roddy Piper) é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho num edifício em construção. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destroi um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão Nada encontra óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Nada percebe que os invasores já estão controlando o planeta e, juntamente com seu companheiro de trabalho Frank (Keith David), decide se engajar no movimento de resistência, que é perseguido como subversivo pela polícia."

    ResponderExcluir
  42. "mais autoral e mais pessoal" com direito a ao próprio GM como protagonista."


    Bem lembrado, Kleiton.....

    pra quem não conhece o Morrison (por foto).... ele é igualzinho à esse careca de óculos escuro q aparece nas capas da série. Foto do maluco (pra quem tiver curiosidade):

    http://www.wired.com/images_blogs/underwire/2011/07/grantmorrison_grafitti.jpg

    De fato, não é sempre q um autor se coloca como personagem central de seu próprio gibi!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "Olá Léo... Não li esta HQ, mas a premissa me lembra ainda mais o filme "Eles Vivem" do John Carpenter."


    Oi, Celso..... tdo bem?

    "Eles Vivem" é um dos meus filmes favoritos do Carpenter (tenho ele em DVD): e lembro q passou pela 1º vez na TV numa "Sessão da Gala" (bons tempos dessa sessão de filmes nas madrugadas de sábado)!

    Realmente.... é outra trama q lembra mto a premissa básica da série (mto bem lembrado). Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. Oi, LEO!

    Cara, "Eles Vivem" e "Cidade das Sombras" são dois filmaços! Você deve gostar desse último: é muito doido e com uma premissa interessantíssima! O visual também é matador! É o tipo de filme que se tem que ver sem saber muito dele.
    E falando em ficção-científica, você já viu "Westworld - Onde ninguém tem alma"? O John Carpenter se inspirou no Yul Brynner nesse filme para dar forma ao Michael Myers. Outro que é imperdível!

    Hahaha, e eu ia comentar sobre essa curiosidade que você postou, mas acabei esquecendo... Realmente, muito bizarro! Não duvido nada que alguns nerds mais escabrosos tenham se reunido num grande círculo de bronha ritualística, rs!
    Aliás, não se pode subestimar a obsessão de um nerd... Quem não se lembra dessa notícia?
    http://www.portaltech.blog.br/noticias/fa-de-star-wars-mata-noiva-que-destruiu-sua-colecao-de-bonecos/
    O cara estragar a vida numa cadeia porque a noiva quebrou seu boneco do Luke!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  45. "E falando em ficção-científica, você já viu "Westworld - Onde ninguém tem alma"?


    Oi, Alexandre..... mas é claro, esse filme eu assisti qdo eu era moleque (passou na Globo em meados dos anos 70) e hj tbm tenho cópia dele em DVD. Inclusive, esse filme tbm serviu de base pro "Exterminador do Futuro" (q copiou um monte de ideias desse filme, rs). Ele chegou a ter uma sequência (com o Peter Fonda): "Futureworld".... mas esse era bem ruinzinho e não chegava aos pés do original!!!

    Ah, e obrigado por essa notícia do fã de SW.... Mandei esse LINK pra minha noiva (q sempre ameaça quebrar minhas miniaturas qdo eu apronto alguma, rs - ela sabe q esse é o meu ponto mais fraco e qdo quiser se vingar de mim os bonecos são o alvo principal, hehe)! É cada uma mesmo....!

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. "Agora falta a Panini lançar os 3 crossovers de planetary. Se bem que prefiro as edições em formato magazine da pixel."


    Essas eu acho q vão acabar saindo mais tarde tbm.....

    Pois seria uma tremenda bobeira da Panini perder de relançar esses crossovers com a Liga, Batman, e Authority, né?

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "É cada história que a gente vê... Quase chorei de rir! rs"


    Esse Morrison é mto esquisitão mesmo.... Tanto ou mais do q os seus fãs hardcore, rs!

    Vamos ver se publicam aqui o tal símbolo-místico-masturbatório.... (será q os leitores daqui resistiriam à tentação? rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. E ai Leo, ando comentando raramente no blog devido a falta de tempo (correria com a faculdade e etc), mas nunca deixo de acompanhar as matérias, todas excelentes!

    Pretendo comprar o volume 1 dos Invisíveis pra ver se me agrada (estou confiante no material). Também acho o Morrison muito irregular, no caso de Asilo Arkham eu gostei muito da obra e resolvi ler o roteiro acompanhado da hq, pois achava que havia coisas que eu não havia sacado na primeira leitura e que com a leitura do roteiro ia me aprofundar na história. Não me arrependi da leitura, tem muita coisa interessante no roteiro original, mas também tem umas coisas non-sense tipo o Morrison querer fazer uma analogia entre o Crocodilo e Jesus Cristo (???). Acho que a qualidade da história deve muito ao Dave Mckean, que realmente tocou o "foda-se" para as alguns pedidos do Morrison hahah.

    Do mais acho que estamos muito bem servidos de material, tanto nas bancas quanto nas livrarias. Uma das únicas coisas que estou sentindo falta é material do Conan (principalmente da fase clássica), segui seu conselho e adquiri a edição histórica da Mythos (e posteriormente o que saiu de encadernados pela Mythos da Dark Horse) e achei espetacular, deu vontade de ler mais.

    ResponderExcluir
  49. "Uma das únicas coisas que estou sentindo falta é material do Conan (principalmente da fase clássica)"


    Oi, Renato..... tdo bem?

    Valeu mesmo por seguir acompanhando o blog mesmo na correria dos estudos (sei bem como é isso pq faço uns bicos corrigindo monografias). E q viagem mesmo esse lance do "Crocodilo", hein? Não li o roteiro original (tenho essa série do "Asilo" na 1º versão da Panini - sem esse extra). Mas imagino q mtas pirações do Morrison fiquem de fora ou sejam vetadas na reta final da produção dos gibis, rs!

    qto ao "Conan".... nem me fale: é mto triste ver o péssimo tratamento q a Mythos tem dado à essa franquia q já foi um dos maiores sucessos do mercado brasileiro (nos tempos da Abril). O ideal pro "Conan" hj em dia (na minha opinião pessoal) seria republicarem o material q saía na 1º fase da "Espada Selvagem" (adaptações diretas da obra do Robert Howard) em encadernados no formato da "Cripta": capa-cartonada e custando na faixa de 50 reais (com cerca de 250 pág cada). Não tenho dúvida de q seria o maior sucesso!

    Abs!

    ResponderExcluir
  50. fora de tudo:
    a HQ do recruta zero é legal?
    tem a ver com o que?
    vc recomenda?

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gustavo.... tdo bem?

      O novo encadernado do "Recruta Zero" da Pixel será um dos destaques do próximo "Drops de Notícias" aqui no blog (semana q vem).... Mas já posso te adiantar q é mesmo excelente e fácil o gibi + engraçado do ano!

      Ele traz as tiras de jornal dos anos 80 (considerado o período de "ouro" do Zero).... e eu recomendo sim, mas sou suspeito pra falar pq o Zero sempre foi a minha tirinha favorita desde criança (em 2º lugar vem o "Dilbert")!

      Abs!

      Excluir
  51. Fala ai Leo blz?
    Mto legal essas suas ultimas matérias, fui pego de surpresa não imaginava que na linha vertigo havia tanta coisa boa, ainda estou estudando pra ver o que cabe no orçamento do mês e concordo com vc estamos em um período mto bom de lançamentos. Agora me diz uma coisa vc já havia visto a coleção da marvel de xadrez?? entrei no site da marvel figurines britânica e lá tem o link, parece mto legal viu, tomara que um dia venha pra cá (mais não agora rsrsrsrsrsrs).

    ResponderExcluir
  52. "Agora me diz uma coisa vc já havia visto a coleção da marvel de xadrez??"


    Oi, Guilherme..... tdo bem?

    A linha Vertigo ainda tem mta carne pra assar aqui no Brasil.... e foi uma boa sacada terem lançado de uma vez só 3 de suas principais séries: "MP" (Moore), "Hellblazer" (Ennis) e "Invisíveis" (Morrison). Juntando essas com "Fábulas" e o universo de "Sandman" (q trará a Ed. Definitiva da "MORTE" pra breve): temos nada menos q o auge da Vertigo no Brasil (as melhores séries ao mesmo tempo nas bancas e livrarias)!

    sobre o "Xadrez Marvel"..... eu tô acompanhando as notícias lá de fora sim, e esperando a coleção avançar mais pra eu fazer uma matéria completa aqui no blog, rs. A Eaglemoss tbm tá lançando o "Xadrez DC" lá fora. Eu (particularmente falando) ainda prefiro as "Miniaturas" q tão saindo aqui.... mas tbm devo comprar alguns peças do xadrez futuramente (elas são bem maiores q as miniaturas)!

    mas é bom esse xadrez demorar mais um tempo mesmo.... meu bolso agradece, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  53. Eaii Leo, beleza?

    Me chamou atenção esse encadernado, com toda essas referencias que o Grant Morrison faz, acho que vou dar uma conferida. Não consegui ir na Tutatis durante essa semana e descobri que o Monstro do Pantano já acabou, tu acha que ele vai chegar nas bancas normais?

    ResponderExcluir
  54. Boa noite Léo! Concordo com o que vc disse sobre os lançamentos Vertigo: Pela primeira vez teremos muitas séries simultâneas. Mas o maior problema é a distribuição da panini

    ResponderExcluir
  55. Rodrigo Campos17/05/2014, 23:31

    Olá boa noite! tudo bem?

    Acompanho seu blog e admiro muito porque recentemente eu tenho adquirido HQs e as vezes confesso que leio pela internet.

    Uma pena lançarem tudo de uma só vez rsrsrs. Eu tive que optar e comprei o MP e o Hellblazer. Além disso eu já acompanho Sandman e Preacher. Muito bom seus reviews, pq assim mesmo elogiando os invisíveis, gostei do reviews do Monstro do Pantano e do Hellblazer. Assim até facilita para quem não conhece muito como eu (começei a buscar hqs final do ano passado) entender e escolher algo com que se identifica e até mesmo gostar de outras HQs que jamais pensou q fosse gostar.

    Só não comprei os invisíveis pq pesou minha grana. Já tinha comprado V de Vingança, Crise Final e X-Men o Extermínio..rsrs

    Parabéns pelo seu trabalho mesmo. Passo sempre por aqui para ver as novidades. Sucesso mesmo para você!

    ResponderExcluir
  56. Esse xadrez marvel ja não saiu por aqui ano passado ou retrasado ?

    ResponderExcluir
  57. "Não consegui ir na Tutatis durante essa semana e descobri que o Monstro do Pantano já acabou, tu acha que ele vai chegar nas bancas normais?"


    Oi, Matheus.... tdo bem?

    Essa ed. durou pouco na Tutatis mesmo.... mas acredito q vá pras bancas sim (é o q promete a Panini ao menos). Costuma levar uns dias mesmo depois q passa pelas lojas especializadas até chegar às bancas normais e livrarias!

    Mas tem q ficar de olho qdo sair.... pois a tendência é não durar mto tempo nas bancas tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
  58. "Concordo com o que vc disse sobre os lançamentos Vertigo: Pela primeira vez teremos muitas séries simultâneas. Mas o maior problema é a distribuição da panini"


    E aí..... blz?

    A distribuição é hj o principal problema de todas as editoras: Panini, Abril, Pixel, Devir, HQM..... por incrível q pareça, a Mythos é a q tem a melhor distribuição entre todas (atingindo mais regiões do país). A Panini acaba tendo vários encadernados q realmente não chegam em certas cidades/estados!!!

    Assim, sempre é bom q cada colecionador tenha um "Plano B" nessas situações.... alguma loja virtual de confiança ou algum camarada de outro estado q possa lhe mandar ed. específicas (é o q eu faço tbm pra garantir)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. "Uma pena lançarem tudo de uma só vez rsrsrs. Eu tive que optar e comprei o MP e o Hellblazer. Além disso eu já acompanho Sandman e Preacher. Muito bom seus reviews, pq assim mesmo elogiando os invisíveis, gostei do reviews do Monstro do Pantano e do Hellblazer."


    Oi, Rodrigo..... tdo bem?

    Brigadão mesmo por estar acompanhando e curtindo as postagens aqui do blog.... Eu tenho revezado bastante as matérias aqui pra tentar cobrir o máximo de HQs possível: Algumas eu apenas noticio q estão sendo lançadas ("Drops de Notícias"), outras eu leio e avalio com cotações ("Reviews") e as q eu vejo maior potencial de interesse dos leitores eu faço matérias exclusivas q nem essas 3 últimas ("MP", "Hellblazer", e "Invisíveis")!!!

    Eu até gostaria de poder fazer matérias assim (mais completas) pra cada lançamento de qualidade.... mas aqui no blog eu sou 1 só pra redigir todos os textos e matérias, hehe (diferente de blogs maiores q contam com equipes de até 10 integrantes). E esta semana vai bombar aqui com vários lançamentos: Talvez eu acabe até dividindo o próximo "Drops de Notícias" em 2 partes (devido ao acúmulo de novidades q ainda teremos pela frente)!

    e concordo com vc.... sobre terem lançado vários encadernados bons de uma vez só: eu tbm me apertei de grana e não consegui comprar tudo q saiu semana passada, rs). Ainda me falta: "XM - Programa de Extermínio", "Demolidor 4", "Dilbert 8", e o "Monstro do Pântano" (q eu acabei perdendo e vou ter q esperar sair nas bancas)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. E aí Léo, beleza? Sobre a distribuição é melhor ter um Plano B, C, D... Hoje mesmo, passei na banca e nem sinal de hellblazer,
    monstro... tá difícil!

    João RAMOS

    ResponderExcluir
  61. "Esse xadrez marvel ja não saiu por aqui ano passado ou retrasado ?"


    Ainda não, gustavo.... Acho q eu só comentei numa postagem de notícias gerais (lembro de já ter postado aqui uma foto das primeiras peças do xadrez)!

    A Eaglemoss daria um tiro no pé se lançasse isso aqui agora.... sendo mal consegue dar conta das miniaturas Marvel/DC, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que eu ganhei no ano passado umas peças desse xadrez, se não me engano eolverine, hulk, homem aranha e mais um. As peças fazem um som.

      Excluir
  62. "Hoje mesmo, passei na banca e nem sinal de hellblazer, monstro... tá difícil!"


    Oi, João RAMOS.... tdo bem?

    qto ao "Monstro" pelo menos vc não precisa se preocupar (ainda).... pois essa ainda não foi distribuída nas bancas - só em comic-shops por enquanto). Já o "Hellblazer", é bom vc verificar se as bancas da sua cidade vão receber mesmo... então partir pros planos B, C, D, etc!

    Infelizmente, esses outros planos tem se mostrado complicados tbm.... devido ao frete pesado de algumas lojas virtuais e preços extorsivos cobrados por algumas (tipo a "Comix"). Eu pretendo refazer aquela matéria q eu postei ano passado com a relação de lojas físicas e virtuais.... agora atualizando a lista com as melhores opções pra ajudar a galera!

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. Rodrigo Campos18/05/2014, 15:51

    Oi estou bem sim e contigo? As duas críticas que eu tenho são os vários volumes de boas hqs saindo ao mesmo tempo MP, HBlazer e Invisiveis (não estão chegando em grandes quantidades, MP e o Hblazer só tinham um e como se sabe financeiramente fica complicado comprar várias HQs por 23 ou 24 reais cada uma) eu mesmo achei o Surfista Prateado Parábola ontem e comprei pq vi na Panini q está esgotado. Quem quiser fica no shopping do Méier o jornaleiro e salvo engano ainda tinham dois exemplares ainda por lá.

    Eu com pouco tempo que venho comprando HQs, basicamente começou com a coleção da Salvat, eu penso que assim tanto as bancas de jornaleiro bem como sites de internet (não só os especializados em Hqs, mas tambem saraiva, submarino..sei lá essas lojas q aceitam parcelar e dependendo do valor fazem até frete gratis) deveriam vender as Hqs. Pois assim poderiam comprar mais Hqs e até mesmo parcelar. O problema é que vem em pouca quantidade e muitas Hqs só vendem ou na internet ou só na banca. Então se acabar na banca, o jeito é tentar nas lojas q vende Hqs e o preço do frete costuma a ser salgado.

    Vou ver se consigo uma grana extra para comprar os Invisíveis. Ainda essa semana vai sair Arma X da Salvat.

    Poderiam disponibilizar mais Hqs para que todos pudessem ter acesso, ou então tentar reduzir o valor das Hqs (acho mt difícil este último) e assim poderiam comprar as mais variadas q saem.

    ResponderExcluir
  64. Olá Léo.

    Mudando um pouco de assunto.Parece que você já teve uma videolocadora?. Por acaso na época,você já pensou mesclar isso com gibiteria e bistrô?. Ou pra ser mais radical,contratar uma gurias lindas pra atenderem a freguesia só de biquíni?.Eu acho que essa última opção faria mais sucesso.

    ABS.

    ResponderExcluir
  65. Oi Leo, estou aguardando notícias quanto à coleção Star Wars que me pareceu legal, e quanto as publicações aqui no RJ, segue um panorama pra galera de outras cidades se basear:

    -Monstro do Pântano está nas bancas por aqui desde quinta ou sexta, mas já esgotando.
    - Superman Eaglemoss foi lançado quinta, um mês após o Batman
    - Após o lançamento do Justiceiro umas 3 semanas atrás, até agora nada da ed 20 (Gata negra), mas encontrei em uma banca uma edição 21(cap Britânia), não sei como vai ficar.
    - As figuras do senhor dos anéis também estão demorando, a última foi o Grima ou Theoden (não lembro quem veio por último).
    - As peças do star wars então...
    - Salvat continua mantendo a regularidade, a última foi a Guerra civíl, e se mantiver assim, essa semana sai Arma X.

    Espero que ajude a traçar um panorama dos lançamentos, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo Campos19/05/2014, 16:19

      Poxa xará muito obrigado pelas informações. Figuras eu realmente não coleciono, se não haja money para pagar tudo...rsrs

      No momento só mesmo Salvat e algumas Hqs que vejo por aqui no Submundo. Como não conheço muito, eu aqui estou aprendendo bastante.

      Excluir
    2. Valeu Rodrigo. Bem legal. Para ajudar, ontem 19/05 vi a Gata Negra sendo entregue, um pouco tarde, nas bancas do centro. Já tinha Hellblazer, Parábolas e a do Gaiman.

      Alexandre Leão

      Excluir
  66. "É que eu ganhei no ano passado umas peças desse xadrez,"


    Elas podem ter sido importadas, talvez.... mas eu não sabia q faziam sons: pensei q fossem todas de chumbo (incluindo a base)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  67. "Poderiam disponibilizar mais Hqs para que todos pudessem ter acesso, ou então tentar reduzir o valor das Hqs (acho mt difícil este último) e assim poderiam comprar as mais variadas q saem."


    Oi, Rodrigo.... tdo bem?

    Reduzir preços é algo q dificilmente veremos acontecer mesmo, rs... Infelizmente, o q pesa mais são os custos gráficos (já trabalhei numa gráfica e os custos acabam sendo altos mesmo: principalmente o papel q é mto caro). Aí entra tbm o cálculo da tiragem: qto maior a tiragem, menor o preço.... mas uma tiragem alta traz pra editora o risco do encalhe (q é prejuízo na certa): Assim, as editoras ainda tem q equilibrar uma tiragem q não seja tão baixa (o q elevaria o preço) e nem tão alta (q gere encalhe)!

    Uma boa saída q as editoras andaram encontrando.... foi mandar imprimir gibis no exterior (Indonésia, por exemplo: onde os custos gráficos e mão-de-obra são bem menores q no Brasil). É isso q tem garantido os preços mais baixos de alguns encadernados de luxo q ficam na faixa dos 20/30 reais (Salvat, Justiceiro MAX, etc). Só q tem uma lei q limita a quantidade de gibis impressos lá fora (o q impede uma solução definitiva pra questão do preço)!

    Mas sei q rolam alguns bons descontos nas lojas virtuais da Saraiva, Fnac, e Casas Bahia (q tbm vende gibis).... seguidamente aparecem relatos aqui nos comentários do blog de leitores com dicas de preços bons em determinadas lojas: onde acabam conseguindo descontos de até 50% (metade do preço)!

    Sobre disponibilizar HQs.... eu te confesso q baixo mta coisa do q leio (uso o site: "Kickass Torrents" pra isso). Mas se vc prefere ler scans traduzidos, uma boa dica é digitar o nome da HQ q vc quer no Google seguida de "Download" ou "baixar".... Isso vai te trazer vários LINKS de blogs q disponibilizam scans traduzidos (mas é bom ter um anti-vírus atualizado pra não correr riscos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo Campos19/05/2014, 16:24

      Oi eu acho que me equivoquei na forma como escrevi. "Disponibilizar mais Hqs" seria o que você já respondeu de ter uma maior tiragem, só que tem o problema de encalhar. Se o mercado fosse muito bom, onde muitos procurassem e comprassem Hqs eu creio que poderiam ter uma maior tiragem. Muito bom saber disso sobre os custos gráficos e mão de obra. De qualquer forma muito obrigado pelos esclarecimentos.

      Excluir
  68. "Parece que você já teve uma videolocadora?. Por acaso na época,você já pensou mesclar isso com gibiteria e bistrô?"


    Oi, Renato.... tdo bem?

    Sim, eu já fui dono de uma locadora (nos anos 90).... mas nessa época eu tava recém voltando pro mundo dos gibis (após 10 anos lendo só a revista "MAD", rs) e acabei focando a locadora mais nos vídeo-games (além dos filmes em VHS, é claro). Fui à falência por uma série de problemas q tive na época: Um acidente de carro q me impediu de seguir cuidando da loja e ainda me deu perda total num XR-3 esportivo (melhor carro q já tive na vida, rs), gastos com a faculdade, e a saturação do ramo de locadoras (tinha uma em cada esquina aqui onde moro)!

    E contratar mulheres de biquíni não daria mto certo (confesso q pensei nisso, pois já cursava publicidade).... Pois além da maioria da clientela ser de mulheres (e os moleques q iam lá era só pra jogar vídeo-game na loja), eu era casado e a minha ex já implicava com as balconistas q eu escolhia, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  69. "Oi Leo, estou aguardando notícias quanto à coleção Star Wars que me pareceu legal, "


    Oi, Rodrigo.... tdo bem?

    Pode deixar q eu tô redigindo o texto pra postagem de "Star Wars" agora mesmo (eu ia fazer isso ontem, mas ainda tô me recuperando de uma ressaca, rs). Nas próximas horas já teremos a matéria no ar!

    E mto obrigado pelo panorama da situação aí no RJ.... Sempre é bom compartilhar essas informações pra ajudar os demais leitores de cada região (já q contamos tão pouco com as próprias editoras, né)?

    E não se preocupe q eu tbm ajudarei nessa parte.... pois tô reunindo informações e capas pro próximo "Drops de Notícias" (q vai ao ar logo depois da matéria de "Star Wars")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  70. Oi Leo, passei aqui para da mais uma conferida e como sempre o seu blog com ótimas notícias e matérias. Nesse final de semana, estive na capital pernambucana, pois a bagunça com a greve da polícia já tinha se normalizado e comprei o Tex Colorido 20 pois tenho todos até agora e vc que gosta também de Tex, sabe que é uma coleção fantástica, comprei também Hellblazer 01, Demolidor 04 e Coleção Clássica do Homem Aranha 08, pois estava me faltando esse. Peguei Os Invisíveis, ainda fiquei tentado, mas eu tenho o primeiro encadernado da Pixel e não cheguei a ler ele todo, pois achei o contexto da história interessante, estilo Matrix, e como Matrix veio depois, mas achei a leitura muito cansativa e terminei não trazendo. Acho que depois eu vou comprar pela Comix, pois de uma tacada só foi 96,60 na hora e desse jeito não há bolso que aguente. Outra coisa, fugindo um pouco o tópico aqui, gostava muito de comprar minhas coisas pela Banca Comercciu, mas parece que a mesma está com problema pois tinha feito uma reserva e quando fui fazer o pedido, eles nunca mais me responderam, nem mandaram o link para eu fazer o pedido da reserva. Já entrei no site várias vezes depois disso, mas não tem mais novidades, vc sabe alguma coisa? Abraços

    ResponderExcluir
  71. "Disponibilizar mais Hqs" seria o que você já respondeu de ter uma maior tiragem, só que tem o problema de encalhar."


    Oi, Rodrigo.... Essa equação é o maior dilema de todas as editoras: Tiragem X Encalhe!

    Nem sempre um gibi barato vai resultar em boas vendas.... a quantidade de leitores q compram gibis é bastante limitada ainda: e as editoras sabem q não passa de um nº "X" de compradores (por isso não podem ter uma tiragem mto alta - senão terão é prejuízo na certa). E mantendo uma tiragem mais baixa, o preço de capa fica alto!

    é complicado mesmo.... por essas e outras q eu sempre defendo o formato mais econômico!

    Abs!

    ResponderExcluir
  72. "gostava muito de comprar minhas coisas pela Banca Comercciu"


    Oi, Marcilio..... tdo bem?

    Infelizmente, não poderei te ajudar nessa.... pois eu não conhecia essa banca (nem por nome). Porém, em breve eu deverei atualizar uma postagem sobre as melhores bancas e lojas virtuais (já q mtas fecharam e novas surgiram desde q fiz a postagem anterior há mais de 1 ano atrás)!

    Seja como for.... não te recomendo q negocie com lojas q não respondem e-mails e nem atualizam seus sites (a estabilidade de uma loja virtual e sua manutenção é a maior garantia pra quem compra)!

    No mais.... tbm fui às compras ontem, mas só cofrei o "Demolidor 4" (eu já tinha pego: "Hellblazer", "Invisíveis", e "Planetary 4"). Ainda me faltam: "XM - Prog. de Extermínio", "MP" e "Dredd 12" (q ainda não vieram pras bancas daqui)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parei mesmo Leo, e não comprei mais na banca Virtual Comercciu, minhas últimas compras foram pela Comix, mas o frete deles é um dos mais caros, não existe desconto, e são raras as vezes que está com desconto ou frete grátis. Tenho uma porrada de encadernados para comprar, mais estou esperando para ver se a Comix entra com o frete grátis no mês de junho. Abraços.

      Excluir
    2. Oi, Marcilio..... Pelos comentários q tenho lido por aí, o pessoal tem recomendado bastante a "Liga HQ". A loja tinha problemas antes, mas hj em dia dizem estar melhor q a Comix (e com melhores preços). Não costumo fazer compras virtuais, mas acho q vale uma conferida pelo q dizem!

      Abs!

      Excluir
  73. Leo, só um aviso/lembrete pra galera do Submundo, que faz compras de hq's online, e tem que decidir entre Salvat/Panini.

    Como VOCÊ sempre diz, é bom sempre pesquisar muito pra ficar de olho nos descontos. Eu, seguindo seu conselho (e na dúvida do que comprar e que vai sair pela Salvat e Panini) olha o que consegui:

    - Homem de Ferro Extremis (Panini) de R$ 60,00 por R$ 32,00
    - Planeta Hulk (Panini) de R$ 99,00 por R$ 58,50
    - Wolverine - Arma X (Panini) de R$ 48,00 por R$ 32,40

    Compensou MUITO MAIS comprar esses da Panini... Planeta Hulk msm saiu mais barato até que os 2 vol da Salvat (e que ainda nem lançou). ArmaX um show a parte. Belíssimo encadernado, e a história "MOTHERFUCKER".

    E ainda, pela DC (mas não menos importantes)

    - Grandes Astros - Superman de R$ 79,00 por R$ 51,50
    - Reino do Amanhã (Ed. Def.) de R$ 89,00 por R$ 58,03
    - Justiça (Ed. Def.) de R$ 110,00 por R$ 65,61


    Mas devo tudo isso graças a VOCÊ, Leo. Que além das ótimas indicações de hq's, nos dá dicas de como comprar tbm, sem cobrar nem 1 real por isso rsrs.

    Continue com o excelente trabalho.
    Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, YYZ.... blz?

      Caramba, mas q descontinhos bem camaradas vc conseguiu, hein? Esses preços são similares aos q eu paguei na "Black Friday" (ano passado): paguei 32 nesse da "Arma X" tbm e tive até 50% de desconto em outras ed. capa-dura!

      Tbm acho q vc fez um ótimo negócio com essas versões da Panini: principalmente o "Planeta" (mais barato e com mais histórias q as 2 ed. da Salvat). E o "Arma X" eu tbm prefiro o da Panini (a capa metalizada tá fóda demais, vai dizer)!

      Ótimas compras mesmo.... e fico feliz em ter ajudado incentivando sempre os leitores do blog a procurarem os melhores preços. Vale a pena peneirar descontos e economizar o máximo possível!

      Abs!

      Excluir
  74. "No mais.... tbm fui às compras ontem, mas só cofrei o "Demolidor 4""

    Por falar em Demolidor, sabe me dizer em quantos encadernados essa nova fase (Mark Waid) será dividida? Não lembro onde li que a série foi cancelada lá fora, então, como agora tá no vol. 04 por aqui, quantos encadernados ainda faltam até o encerramento dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, YYZ.... blz?

      Essa série do "Demolidor" foi apenas reiniciada lá fora (cancelaram a numeração, mas o mesmo Mark Waid voltou a escrever a nova fase da revista - já com o logo da "Nova Marvel" - q antes não tinha)!

      Assim, essa fase atual deve se encerrar no Vol. 6 aqui (foram 36 ed. lá fora).... mas retornará da estaca zero depois com o mesmo autor"

      Abs!

      Excluir
  75. Fala Léo, blz? Cara tem tempo que eu queria começar a ler Vertigo e estou esperando uma fase como essa para começar, ainda bem que ela chegou, já li os invisíveis (vol.1) e achei sensacional, assim como o Planetary, que apesar de não ser da Vertigo vai na mesma linha, agora to esperando o Monstro do Pântano do Alan Moore chegar na minha cidade, porque to mto afim de ler essa e o Hellblazer do Ennis, queria agradecer e te dar os parabéns pelo seu blog, pois tem me ajudado muito nessa minha "entrada" no mundo vertigo, só queria saber mais uma coisa vale a pena comprar o volume 4 de Fábulas, pois ouvir dizer que é uma boa revista pra se começar a ler essa série e também queria saber se vão publicar a Liga extraordinária do Moore, pois eu vi q a Panini e a Devir publicaram encadernados, afinal de quem são os direitos?

    ResponderExcluir
  76. Continuado queria saber se tem algum plano para essa série que parece ser bem interessante, no mais qual outra série você me indica da Vertigo, Preacher e Vampiro Americano são bon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas.... tdo bem?

      Este é o melhor momento pra começar a ler Vertigo mesmo, rs.... "MP" (Moore), "Hellblazer" (Ennis), "Invisíveis"... e "Fábulas 4": Sim, te recomendo q comece pelo Vol. 4 mesmo q foi por onde comecei a ler "Fábulas" (é o melhor ponto de partida pq traz justamente a história de "origem" da série: mostrando os eventos q deram início à saga)!!!

      qto à "Liga Extraordinária".... A Panini tem os direitos apenas pros 2 primeiros encadernados (sendo q ela só publicou o 1º - e "dizem" q irá republicar de novo esse pra poder lançar o 2º depois). Tudo q veio depois disso pertence à Devir (pois o Moore trocou de editora e rompeu laços com a DC/Wildstorm: q detém os direitos sobre esses 2 arcos). Te recomendo esperar a republicação do 1º (vale mto a pena sim). E fique de olho no próximo da Devir: "Dossiê Negro" (q é o 3º Vol. da série - e q tá inédito no Brasil - e prometido pra ser lançado desde o começo do ano)!

      Da Vertigo te recomendo tbm: "Preacher" e "100 Balas" (2 ótimas séries).... mas fuja do "Vampiro Americano" (q tá entre as piores coisas q já li dessa linha, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Vlw pelas dicas Léo, agora vou atrás desses encadernados de Preacher , 100 Balas e da Liga, abraços

      Excluir
  77. Vou te falar uma coisa: não tinha como os criadores de Matrix processarem o criador desse HQ nem se eles quiserem... não tem nada a ver com o fato de os dois serem da WB.
    O tema tanto de Matrix quanto de Os Invisíveis é ancestral, é gnóstico... Gnose ou Gnosticismo é o nome que se dá às seitas do cristianismo primitivo, ou seja, os primeiros cristãos. Tem tudo a ver com ocultismo e ufologia... não tem como alguém processar por direitos autorais.

    A própria palavra "arconte" é uma palavra grega que está contida nos evangelhos, tanto convencionais quanto apócrifos/gnósticos.
    Os arcontes estão descritos em pormenores nos evangelhos proibidos da Biblioteca de Nag Hammadi, que tem 2 mil anos. Então isso nao é propriedade de ninguém.

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo pelas explicações, Eduardo....

      Só q no caso o autor da HQ é q poderia tentar processar os criadores de "Matrix" (o gibi veio antes do filme).... Mas no fim das contas não deu em nada mesmo (talvez pelas questões q vc mencionou e q remetem à mto antes da criação de ambas as obras)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...