12/05/2014

"Monstro do Pântano" (de Alan Moore): Uma Lição de Anatomia....

"A Saga do Monstro do Pântano" (de Alan Moore).... Finalmente chega às livrarias em meio à polêmica em torno do papel (pisa-brite) escolhido pela Panini pra esta coleção. A repercussão negativa entre os leitores quanto à escolha do papel foi um dos assuntos mais comentados dos últimos meses nas redes sociais ligadas à HQs!

Mas independente do acabamento gráfico desta edição... O lançamento da fase de Alan Moore no "Monstro do Pântano" era algo muito esperado pelos fãs (do personagem e do autor): Pois esta longa sequência de histórias nunca teve o tratamento adequado e/ou continuado no Brasil, e nesta matéria especial: todos esses assuntos e detalhes sobre a coleção serão tratados e avaliados!!!

Confira abaixo... Tudo sobre as polêmicas, a importância do material, e o conteúdo completo desta edição:

"A Saga do Monstro do Pântano".... Será uma coleção em 6 Vol. trazendo todo o material escrito por Alan Moore (nos anos 80) e que revolucionou tanto o personagem quanto os quadrinhos em geral (devido à abordagem adulta das histórias - algo inovador pra época: onde os gibis ainda eram tratados como "coisas de criança"). Pra vocês terem uma ideia, esta fase do "Monstro" foi um dos pilares pra criação do selo adulto: "Vertigo" (junto com "Sandman")!!!

Este Vol. 1 custará R$ 23,90.... Em papel pisa-brite (falaremos mais sobre isso nos parágrafos abaixo), capa-cartonada, distribuição nacional (inicialmente pras livrarias e depois pras bancas) e contendo as edições Nº 20-27 da série original (que foi quando o Moore começou a escrever)!!!

É importante ressaltar.... que não existe aqui a necessidade de leitura prévia de outras histórias do "Monstro", pois a fase de Alan Moore foi concebida pra ser uma espécie de "recomeço" pro personagem: Sendo, inclusive, indicada como o ponto de partida ideal pra novos leitores. Assim, quem perdeu o encadernado: "Raízes" com as primeiras histórias do MP (escritas por Len Wein) pode começar a ler por esta nova coleção mesmo!!!  

A grande sacada de Alan Moore pra reformular o personagem, foi começar "matando" ele logo de cara em sua estreia no título. Em "Lição de Anatomia", um antigo vilão da DC: O "Homem-Florônico" (restolho com orgulho, rs) faz uma autópsia no "Monstro do Pântano" (após este ter sido baleado e morto) e descobre que ele não era um cientista transformado num monstro: e sim uma planta (!) que adquiriu a consciência e memórias de um homem morto (tornando-se um Elemental). Falando assim, até parece bobagem, mas a narrativa é tão densa e intrigante e todos os personagens tão bem desenvolvidos que é incontestável o fato de estarmos diante de uma verdadeira obra-prima dos quadrinhos!!!

No Brasil, esta série sempre foi um martírio pros colecionadores.... tendo se espalhado por diversas revistas e formatos variados (ou em coleções descontinuadas). Começou em formatinho pela Abril (com texto retalhado) em histórias publicadas nas revistas: "Novos Titãs", "Superamigos", "Super Powers", e "Monstro do Pântano" (capa acima - que começou em formatinho e passou pra formato americano). Depois, teve encadernados em P&B pela Brainstore (que foram descontinuados) e a luxuosa ed. em capa-dura da Pixel com este 1º arco em papel couché (capa acima): e que infelizmente ficou apenas na 1º edição!!!

A Panini só errou feio na escolha do papel (o mesmo das mensais) gerando revolta entre os leitores. A confusão poderia ter sido evitada se houvesse o bom senso de se optar por um papel melhor (LWC). Por outro lado, a reação explosiva não deixa de ser curiosa, já que no caso de "MP - Raízes" e "Hellblazer - Origens" (ambas em pisa-brite) não houve a mesma indignação popular e ameaças de boicote (muito pelo contrário: as 2 foram sucesso de crítica e vendas). Agora resta a cada um pesar os prós e contras e decidir entre: comprar o material agora ou esperar uma (incerta) republicação num papel melhor!!!

Até+

PS: Pra saber mais sobre o "Monstro do Pântano", cliquem neste "LINK"!!! E sobre as polêmicas: Eu optei por comprar essa edição, apesar de detestar o papel pisa-brite. Pensei a respeito e decidi que (pra mim) a qualidade do TEXTO é mais importante: quero LER esse material e não pretendo esperar (sabe-se lá quantos anos) por uma republicação. Também considerei o fato de que a HQ é realmente "EXCELENTE"!!!

94 comentários:

  1. Estava esperando esta publicação da Panini e também por esta matéria no seu blog, pois desde que ouvi falar que tento saber como vou conseguir. Quero ler tudo! O papel é importante mas neste momento pra mim, se fosse mais caro, ficaria inviável já que estou fazendo a coleção da Salvat.

    ResponderExcluir
  2. Tentei comprar na Liga HQ e disseram que iam começar a pré-venda com atraso. Já tão vendendo no ML pelo preço de capa, mas com frete passa dos R$ 30,00. E essa é uma daquelas edições que não confio esperar chegar na minha cidade, já que moro no interior do Ceará e aqui tudo é setorizado.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma coisa: qual será o tempo de de uma edição para outra?

    ResponderExcluir
  4. Fala Leo

    Bem, MP é uma saga que eu espero para ler completa e em um formato decente/padronizado desde quando a Pixel assumiu a linha Vertigo, e apesar de toda essa celeuma em relação ao tipo de papel essa é uma edição que com certeza eu irei adquirir. Eu nem me atenho muito a essas questões mas respeito a opinião de todos. Acho que a grande crítica dos leitores é a falta de critério da Panini (pô, até HeMan tem um papel melhor... o HeMan!!!!)

    Talvez seja por minha coleção ser uma verdadeira colcha de retalhos. Tenho o especial da Pixel, SuperPowers ( que é muito foda), vários Superamigos e também vários formatinhos da edição mensal. A coleção mensal possui a peculiaridade de ter histórias publicadas fora da ordem norte americana (coisas da Abril). Essa é uma coleção que quem não leu deve fazê-lo.São quadrinhos de altíssima qualidade.

    Um detalhe que me pegou de surpresa foi o fato de sair em um encadernado econômico. Eu esperava que seria uma coleção para substituir Sandman, ou seja, custaria os olhos da cara.

    Agora só falta Miracleman, HomemAnimal e Patrulha do destino de Morrisson rs. Definitivamente são bons tempos para quem coleciona HQs.

    Abs
    Gustavo H

    ResponderExcluir
  5. Gustavo (TheDoctor)12/05/2014, 09:37

    Pra mim, não interessa o papel, quando sair é COFRE certo!

    ResponderExcluir
  6. Esse encadernado é compra certa. Mesmo com o papel de baixa qualidade.
    A Panini poderia até ter publicado com um papel de melhor qualidade, mas é provável que o preço ficasse mais salgado.
    Acho q o mais importante, independente do papel ou do formato, é a publicação desse material. Minha preocupação maior é se a Panini vai publicar tudo até o final e não parar na metade como já fez mais de uma vez.
    Por sinal, a minha edição da Pixel (com papel papel couché) está com alguma páginas colando. :/
    PS: Léo, está sabendo alguma coisa sobre a publicação do Raízes vol 2. Já resolveram o problema da capa? E por sinal, como eles dividiram o encadernado Raízes em dois volumes e não consultaram a DC antes de publicar o material?

    ResponderExcluir
  7. VOU COMPRAR!!
    Para quem começou a ler essa fase na revista dos novos titãs em formatinho com texto picotado num papel também ruim e tentou acompanhar a verdadeira "saga" que foi essa publicação no país ... bem que merecia um papel de melhor qualidade para realçar a arte e as cores de um texto tão rico,cheio de encantos,surpresas e questionamentos em sua proposta.

    ResponderExcluir
  8. Tsc. É, cara... LWC seria bacana. Mas ainda vou atrás. Há anos a gente fica pensando quando vai sair completo e em ordem esse tipo de material, e aí, um dia, o sonho se realiza e, mesmo com algum porém, o lance é aproveitar.

    O máximo que vou fazer é esperar alguns irem na frente pra saber como foi e que tipo de cuidado estão tomando pra conservar tudo bonitinho.

    É isso aí.

    Abraços, LEO!

    ResponderExcluir
  9. Leo infelizmente essa saga não deu certo pela Pixel que lançou o primeiro volume em um encadernado belíssimo e que eu tenho aqui em casa. Acredito que vou comprar a coleção toda, apesar de ser em um papel que realmente empobrece esse material de primeira linha. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Não compactuarei com a panini nesse caso, vou esperar uma fitira publicaçãod ecente, tenho tantas hqs pra ler mesmo rss

    papel vagabundo n da!

    Abs,, Eduardo

    ResponderExcluir
  11. Oi, LEO, tudo bem?

    Eu fui um dos que ficaram decepcionados com o papel e com o tratamento da edição em geral, rs! Mas eu também pensei a mesma coisa que você: afinal, se eu comprei o Hellblazer com o mesmo tipo de papel e fiquei satisfeito, por que eu não compraria o MP? Então, não ficarei de frescura e comprarei, pois já encarei histórias mutiladas, séries incompletas, formatinhos vagabundos, personagens com nomes escrotos, etc, e isso sem reclamar. Só de me lembrar que o Digestor, da Legião dos Super-Heróis, já foi o Rapaz Come-Tudo, me dá calafrios, rs! E também não dá para esquecer o tratamento porco que a Nova Sampa deu ao Lobo Solitário, minha HQ preferida: você tinha que virar a página para ver o resto de uma sequência em folha dupla!!! E mesmo assim, eu continuava comprando aquele chorume em forma de gibi, rs!

    Mas pelo menos, poderiam ter posto uma capa menos feia pro MP, hein? Mas tá valendo, o material é excelente e dá para fechar os olhos para isso. O importante é lançarem toda a coleção. Também não adiantou em nada os falastrões da Pixel lançarem aquela edição luxuosíssima do primeiro volume para depois, nos deixar a ver navios...
    Por outro lado, acho que muitos ficaram indignados por se tratar de um material do Alan Moore. Para o Len Wein e para o Jamie Delano pode ser pisa-brite, mas para o mestre resmungão, isso soa como a blasfêmia das blasfêmias, rs!

    O problema é que nós, leitores de quadrinhos, fomos ficando mais exigentes e também mais mal-acostumados com tanto luxo dispensado aos gibis, mas para quem nunca leu esse material do MP, é melhor esquecer alguns preconceitos, pois é um material que vale cada centavo!

    Abraço e até!

    ResponderExcluir
  12. Eai Leo, beleza?

    Muito legal a matéria, acho que vou dar uma conferida nesse encadernado. Mas fugindo um pouco do assunto Monstro do Pântano, quero saber se para ti, ainda vale a pena comprar mensais? Atualmente eu só compro encadernados e leio algumas hqs por "meios sem fim lucrativos" (leia-se scans kkkkk).
    Valeu.

    ResponderExcluir
  13. "pois a fase de Alan Moore foi concebida pra ser uma espécie de "recomeço" pro personagem"

    E que recomeço. Mudou completamente a natureza da Coisa do Pântano, tornando-se, realmente, uma "coisa". Grande saga.

    Já tenho o primeiro volume da Pixel e outros dois da Brainstore. Assim, só comprarei os mais adiante!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. "Estava esperando esta publicação da Panini e também por esta matéria no seu blog, pois desde que ouvi falar que tento saber como vou conseguir. "


    Oi, Heri..... tdo bem?

    Eu só tava esperando o lançamento oficial dessa edição pra escrever sobre ela e tbm pra decidir tbm o q eu faria nesse caso.... pois tenho o encadernado de luxo da Pixel e fiquei na dúvida se continuaria a partir dele ou se compraria essa nova edição pra manter a coleção padronizada. Optei por comprar de novo e VENDER meu encadernado da Pixel (o q cobrirá o valor de 2 encadernados da Panini pra mim, rs)!!!

    Afinal, tem toda essa questão do valor mesmo.... e sei q a Panini pretende puxar um pouco freio na quantidade excessiva de encadernados de luxo (pois a inflação aqui no Brasil tá aumentando e isso afeta diretamente o mercado de gibis: já q os gibis estão entre as 1º coisas cortadas em tempos de crise, hehe)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "Tentei comprar na Liga HQ e disseram que iam começar a pré-venda com atraso. Já tão vendendo no ML pelo preço de capa, mas com frete passa dos R$ 30,00."


    Hahaha.... o frete sai mais caro q o gibi? (Tem coisas q a gente só vê no ML mesmo, rs)!!!

    e isso é um ROUBO, pois encadernados podem passar como livros nos correios... e serem enviados por "Registro Módico" (um sistema q dá desconto pra livros e encadernados): o frete não chegaria a 8 reais nesse caso!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Mais uma coisa: qual será o tempo de de uma edição para outra?"


    Isso já fica impossível saber ao certo.... pois não tem periodicidade fixa pra gibis encadernados!

    Porém, sei q a Panini pretende publicar pelo menos os Vol. 2 e 3 ainda este ano (em breve terei mais detalhes e as capas oficiais)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Um detalhe que me pegou de surpresa foi o fato de sair em um encadernado econômico. Eu esperava que seria uma coleção para substituir Sandman, ou seja, custaria os olhos da cara."


    Oi, Gustavo.... tdo bem?

    Tudo indicava mesmo q o "MP" seria publicado aqui em formato de luxo (capa-dura).... pois durante um bom tempo chegou a ser considerada a série q "substituiria" o "Sandman" (qdo esta fosse concluída). Mas a Panini preferiu partir pra versão econômica antes: "TALVEZ" até pra faturar MAIS futuramente relançando a série num formato luxuoso (não duvide disso, hehe)!!!

    E sobre o q vc falou da sua coleção ser uma "colcha de retalhos".... Eu concordo e entendo bem como é isso, pois a minha tbm é assim. Aliás, esse foi o fator determinante pra eu decidir comprar logo de uma vez essa coleção em papel xexelênto mesmo: Já q seria incoerente da minha parte boicotar essa série e manter na estante milhares de outros gibis em formatinho, mensais em papel pisa-bite, etc: Se eu fosse levar essa polêmica do papel ao pé da letra, eu teria q me livrar de mais da metade da minha coleção e esperar q tudo isso tbm fosse republicado num papel e formato melhor algum dia!!!

    Por fim.... qto à "Miracleman", "HomemAnimal" e "Patrulha do Destino".... bem, os 2 primeiros já estão no "forno", hehe!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Pra mim, não interessa o papel, quando sair é COFRE certo!"


    Oi, Doctor..... blz?

    Bem, na Tutatis já saiu.... e já quase acabou, rs:

    Não pude ir na loja ainda.... mas liguei pra lá hj e me disseram q havia apenas 5 ed. na estante (vendeu quase todo o estoque em apenas 3 dias). Vou tentar ir lá amanhã, mas se eu perder essa remessa, vou ter q esperar sair nas bancas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "PS: Léo, está sabendo alguma coisa sobre a publicação do Raízes vol 2. Já resolveram o problema da capa? E por sinal, como eles dividiram o encadernado Raízes em dois volumes e não consultaram a DC antes de publicar o material?"


    Oi, Fabio.... tdo bem?

    Essa novela sobre "Raízes 2" continua, rs.... Eu ainda perguntei pra minha fonte se tinha alguma novidade qto à isso (pra eu poder incluir nesta postagem sobre o "MP"): mas ele me disse q a Panini ainda tá esperando uma resposta da DC: Sim, ao q tudo indica.... é a DC q tá enrolando pra aprovar esse Vol. 2 aqui!!!

    Mas a merda toda começou pq a Panini dividiu o encadernado americano.... utilizando a capa original no Vol. 1 e tendo q produzir uma nova capa pro Vol. 2 (e a partir daí os problemas viraram uma bola de neve: tudo por causa de uma capa, rs). A Panini tem autonomia pra dividir encadernados aqui (e fazem isso regularmente na linha Vertigo: "100 Balas", "Hellblazer", e os "Invisíveis": q tbm não seguirá o padrão americano), só q no caso de "Raízes" a burocracia tá fóda (mta enrolação mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. Confesso que nunca li nada do Monstro do Pântano mas com relatos de tantos elogios fiquei curioso....

    ResponderExcluir
  21. "Para quem começou a ler essa fase na revista dos novos titãs em formatinho com texto picotado num papel também ruim e tentou acompanhar a verdadeira "saga" que foi essa publicação no país ... "


    Oi, andre..... tdo bem?

    Realmente, ainda não foi desta vez q fizeram a versão ideal do "MP" no Brasil.... mas conforme vc mesmo falou: já tivemos momentos PIORES aqui: essa série foi um verdadeiro martírio pra ser acompanhada na época.... além do formatinho (totalmente inadequado pro texto do Moore: q teve de ser retalhado e condensado) ainda se espalhou por 4 revistas diferentes e ainda teve histórias publicadas fora de ordem (é mta zoeira mesmo)!!!

    O melhor trabalho sem dúvida foi o da Pixel: capa-dura, papel couché, e as belas capas da 1º coleção de encadernados lá fora (capas bem melhores q essas q a Panini resolveu usar - o q foi outra cagada a meu ver). Mas ainda assim, ainda é preferível como "defeito" apenas o papel pisa-brite (e as capas feias).... do q o massacre de texto suprimido q foi no formatinho!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Tsc. É, cara... LWC seria bacana. Mas ainda vou atrás. Há anos a gente fica pensando quando vai sair completo e em ordem esse tipo de material, e aí, um dia, o sonho se realiza e, mesmo com algum porém, o lance é aproveitar."


    Pois é, silas.....

    Eu decidi não esperar mais pra ler esse material: pois sabe-se lá qdo irão republicar isso de novo (pode levar mtos anos ainda). Sem falar q não sei como estarão minhas condições financeiras até lá: Já pensou se o cara espera anos até relançarem o gibi num formato luxuoso e chega na hora o cara tá com várias dívidas, filhos, ou no meio de uma crise econômica.... e não poderá gastar $$$ num gibi luxuoso (e aí eu jamais leria esse material em vida, rs)!!!

    e vou te dizer.... nesse caso, não posso nem contar com os scans: pois o texto do Moore é difícil e bastante complexo às vezes. Eu costumo ler gibis em inglês.... mas os mais tradicionais tem texto mais simples (pro povão gringo entender, rs): Já Alan Moore é outro nível.... meu inglês (semi-precário) não consegue acompanhar, hehe!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Esse é o espírito da coisa: "E se...?".

      Tem que aproveitar mesmo, apesar de uns pesares.

      E sobre scan de revista escrita por Moore: é realmente bem difícil. Ele é denso até numa trama meio curta como, por exemplo, a clássica sobre Mogo (planeta vivo e Lanterna Verde).

      A única fase dele que eu peguei pra ler em formato virtual, por total falta de opção impressa, foi Miracleman, que ainda aguardo data de lançamento no Brasil.

      Excluir
  23. "Leo infelizmente essa saga não deu certo pela Pixel que lançou o primeiro volume em um encadernado belíssimo e que eu tenho aqui em casa."


    Oi, Marcilio..... tdo bem?

    Eu tbm tenho essa ed. da Pixel..... mas decidi vendê-la (por 50 reais) e usar essa grana pra comprar 2 encadernados da Panini (e deixar a coleção toda padronizada SEM ter prejuízo). Vai ser doloroso me livrar de um encadernado tão luxuoso e ficar com o mesmo material com um acabamento bem pobrinho, mas tbm não posso ficar com material repetido na coleção (não tenho mais espaço pra isso)!

    qto à Pixel.... na verdade, eu lembro q esse encadernado vendeu bem na época: só q a Pixel perdeu toda a linha Vertigo (q migrou pra Panini em seguida). Por um lado, tivemos vantagem com a Panini assumindo a Vertigo.... mas em casos como esse do "MP", teria sido melhor q a Pixel continuasse o trabalho!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Não compactuarei com a panini nesse caso, vou esperar uma fitira publicaçãod ecente, tenho tantas hqs pra ler mesmo rss"


    Oi, Eduardo.... blz?

    Eu tbm cheguei a cogitar isso.... esperar por uma versão melhor. Mas no fim, decidi q era melhor garantir e ler logo esse material de uma vez!

    Mas entendo quem optar por fazer o oposto..... em situações polêmicas assim, é normal as opiniões dos leitores se dividirem!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. blz leo?

    tb acho o papel importante, mas neste caso nem ligo, material do tipo super pra não ser adquirido, compra certa.
    é distribuição nacional?, tem certeza?
    se for nem vou ter que pagar o frete, melhor ainda.
    tenho varias destas HQs publicadas pela abril e tb a da pixel.
    leitura obrigatoria para todos!

    abraço

    ResponderExcluir
  26. "Só de me lembrar que o Digestor, da Legião dos Super-Heróis, já foi o Rapaz Come-Tudo, me dá calafrios, rs!"


    Oi, Alexandre..... tdo bem?

    Hahahaha.... "Rapaz Come-Tudo" é dose, rs: Eu não sabia dessa, mas deve ser uma das piores traduções de nomes de todos os tempos (sabe q vc até me deu uma boa ideia: de repente me ocorreu agora fazer uma postagem só com nomes escrotos de traduções ruins: de repente uma matéria assim poderia render, hein)?

    E eu pensei a mesma coisa qto ao "Hellblazer - Origens".... Achei realmente mto estranho o fato de q quase ninguém reclamou do papel nesse caso: e a coleção foi um sucesso absoluto de vendas e aprovação popular). Tbm não gosto do papel pisa-brite, mas ele tem sido usado na linha Vertigo sem gerar mtas reclamações até então (teve tbm o "MP - Raízes" e a "Vertigo Especial": q tbm fizeram mto sucesso entre os leitores).... Por isso, embora eu não tenha gostado da escolha do papel, achei inesperada a reação explosiva dos leitores (principalmente no blog oficial da Vertigo: onde cerca de 99% dos comentários eram criticando o papel). Não tiro a razão de quem reclamou (e concordo com as reclamações), só achei estranho o mesmo não ter ocorrido nesses outros casos q eu mencionei !!!

    E falando na "blasfêmia das blasfêmias" com a obra do Moore.... nada JAMAIS irá superar o q a Ópera Graphica fez com a "Piada Mortal": lançando a HQ em formato "Pocket" (de bolso e em P&B): Hahaha: um dos lançamentos mais escrotos de todo o mercado nacional, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "de repente me ocorreu agora fazer uma postagem só com nomes escrotos de traduções ruins: de repente uma matéria assim poderia render, hein)?"

      Oi, LEO!

      Vou ficar no aguardo então, rs! Uma matéria, com personagens escrotos com nomes mais escrotos ainda, rende e muito! Pessoalmente, adoro essas bizarrices e também aguardo sua postagem com as doenças venéreas de pelúcia, rs!!!

      Esse, se você não conhece, vai adorar também: o "Arm-Fall-Out-Boy"! Qual o poder do sujeito?! Arrancar o próprio braço e usar como porrete!!! E há quem se refira a ele como "Braço Que Sai Do Corpo", rs!!!
      Taí uma imagem do desgraçado: http://filfelix.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Arm-Fall-Off-Boy.jpg

      Cara, acho que a Legião dos Super-Heróis serviu de inspiração para doentes do calibre do Ennis criarem personagens grotescos, rs!

      Abraço e até!

      Excluir
  27. Acho meio arriscado esperar uma nova publicação, mais luxuosa.

    ResponderExcluir
  28. Posso estar cometendo uma blasfêmia aqui, mas acho que sou o único que prefere a fase antes do Moore.

    ResponderExcluir
  29. "quero saber se para ti, ainda vale a pena comprar mensais?"


    Oi, Matheus.... tdo bem?

    Eu não acho q valha a pena acompanhar revistas mensais não.... Pois sempre sustentei aqui no blog a ideia de q o melhor é investir em encadernados mesmo (q é o q eu faço)!!!

    Até entendo q alguns leitores prefiram ler as séries agora (sem esperar anos por um encadernado).... mas falando por mim, eu não consigo mais me entusiasmar com essas revistas mix onde normalmente o aproveitamento é menos da metade das histórias. Meu lance é só encadernados mesmo (salvo raríssimas exceções como "Juíz Dredd" - onde todo o mix é aproveitável)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. Oi Leo, se chegar por aqui é compra certa. Se não chegar, depende de aguardar quando eu for comprar a Coleção Histórica do Homem-Aranha na Comix. Eu compro de 3 em 3 edições da Coleção Histórica para economizar no frete.

    Eu preferia que viesse direto na banca da minha cidade, por causa do frete. A gente sofre com esta distribuição caotizada das editoras.

    E quanto ao papel. Eu não entendo direito a diferença destes que vc mencionou, mas deve ser na qualidade e brilho. Eu gosto sempre dos mais brilhantes os opacos deixam tudo mais escuro e com meu problema de visão, fica difícil.

    Abraço e parabéns sempre pelo blog, gostoso de ler, e rico em comentários focados no assunto.

    ResponderExcluir
  31. "Já tenho o primeiro volume da Pixel e outros dois da Brainstore. Assim, só comprarei os mais adiante!"


    Oi, Kleiton..... blz?

    Eu tbm pensei em manter o meu da Pixel.... e seguir comprando a partir daí:

    Mas de repente me ocorreu q eu poderia vender esse da Pixel por 50 reais e cobrir o valor de 2 encadernados da Panini (e ainda padronizar a coleção no processo, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um empreendedor. Já eu, um acomodado. hehehe

      Excluir
  32. "Acredito que a Panini vai dar um jeito de publicar na íntegra todos as histórias desta vez e, quem sabe, sem mutilar os textos. O que você acha?"


    Oi, Fabiano.... tdo bem?

    Eu acho q agora a coisa vai, rs.... Acredito q a Panini conclua a série até o ano q vem (pois sei q já teremos pelo menos os Vol. 2 e 3 pra este ano ainda). Ainda não foi pras bancas, mas já chegou em lojas especializadas (não deve tardar pra aparecer nas bancas tbm)!!!

    E o texto será integral agora sim.... pois era mutilado pela Abril pra caber nos balões do formatinho: e o texto do Alan Moore é mto denso e complexo (qq mutilação ou adulteração pode tirar completamente o sentido do q está sendo dito). Se vc encontrar por aí, eu te recomendo esse material sim: é uma leitura excepcional (qdo eu falei "complexo" eu quis dizer q é mto bem estruturado: não no sentido de "confuso", rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. Grande Léo, blz?

    Essa questão do papel é interessante. A Panini lançou Hellblazer Origens com aquele papel mixuruca, o pisa brite, na coleção toda. Agora, dando continuidade à série, vem Infernal - Hábitos Perigosos com papel LWC! É zoação, né não?

    Mas tem outra coisa que talvez o pessoal não saiba: as edições capa-dura americanas da Saga do MP tem um papel que é quase o pisa-brite, não é nada de luxo não. E tb não tem extras, recolorização etc... Aqui deixo um review do primeiro volume americano onde é citado justamente essa falta de apuro em um material tão relevante:

    http://www.ign.com/articles/2009/02/23/saga-of-the-swamp-thing-book-1-hc-review

    No mais, digo que vou comprar justamente pela falta deste material numa sequencia de publicações uniforme (mas não vou me desfazer do volume da Pixel não, rsrsrs).

    Um grande abraço e até a próxima!

    Felippe Moraes
    Rio de Janeiro/RJ

    ResponderExcluir
  34. "Confesso que nunca li nada do Monstro do Pântano mas com relatos de tantos elogios fiquei curioso...."


    Oi, V@ndix.... blz?

    Eu recomendaria q se vc puder, tente ao menos esse 1º Vol. pra ver como é.... Sempre tive uma ideia errada dessa HQ: até ler esse 1º arco qdo saiu pela Pixel:

    Me surpreendi qdo li a 1º vez.... pois eu imaginava uma HQ mais "cabeça" (e feita mais pra pseudo-intelectuais): mas não era nada disso, e até q achei a leitura bem tranquila de acompanhar. Tem até a participação de vários outros super-heróis: "Liga da Justiça" e "Etrigan - O Demônio".... O vilão principal é o "Homem-Florônico": o Moore pegou um restolhaço da DC e transformou num dos vilões mais interessantes e perigosos da DC (até a Liga "apertou" pra ele, rs)!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "é distribuição nacional?, tem certeza?"


    Oi, gustavo..... tdo bem?

    "Certeza" mesmo eu não tenho.... mas é o q foi divulgado pela própria Panini no release oficial (aí a culpa será deles se não for, hehe)!!!

    Mas acredito q seja sim, pois "Hellblazer - Hábitos Perigosos" (q será tema da próxima postagem aqui no blog) tbm foi pras bancas.... e por ser em formato econômico, o MP do Moore tbm deverá ir em seguida!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "Acho meio arriscado esperar uma nova publicação, mais luxuosa."


    Tbm acho, Kleiton.....

    Ninguém garante q isso irá realmente ocorrer.... e "SE" ocorrer, será apenas após o final desta coleção (o q pode demorar um bom tempo ainda). Prefiro não me arriscar nesse caso: se fosse um material meia-boca eu até arriscava, mas não com uma série desse porte!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. "Posso estar cometendo uma blasfêmia aqui, mas acho que sou o único que prefere a fase antes do Moore."


    Dessa fase anterior ao Moore.... eu só li o q saiu no 1º Vol. de "Raízes":

    Achei um material mto bom tbm (melhor do q eu esperava), e embora prefira a fase do Moore, reconheço os méritos dessa fase anterior tbm (e sigo na espera do "Raízes 2" - pra sabe-se lá qdo resolverem publicar, hehe)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  38. "E quanto ao papel. Eu não entendo direito a diferença destes que vc mencionou, mas deve ser na qualidade e brilho. Eu gosto sempre dos mais brilhantes os opacos deixam tudo mais escuro e com meu problema de visão, fica difícil. "


    Oi, Paulo.... tdo bem?

    Vc não é o único a sofrer com a distribuição caótica das bancas, hehe.... Aqui no sul não é diferente e tem mtas coisas q nem vem pra cá tbm (a começar pelas miniaturas: q eu acabo tendo q encomendar - às vezes pela Livraria Cultura sem gastar em frete, ou em certos casos: em lojas virtuais gastando uma grana em frete)!

    Seja como for.... te recomendo esse gibi do "Monstro": é leitura essencial pra qq colecionador (tenho certeza q vc irá curtir esse material: leitura agradável e acima de tudo; inteligente e com bastante conteúdo)!!!

    qto aos tipos de papel.... os modelos são estes:

    1) Pisa-brite: é o das revistas mensais normais da Panini (e tbm o usado pela Abril nas mensais).... é o mais pobrinho!

    2) LWC: Esse já é bem melhor.... é o papel brilhoso de encadernados de capa-cartonada (foi usado pela Abril na coleção do "BARKS", "Saga do Tio Patinhas" e na "Dinastia Pato" em formato americano)!!

    3) Off-Set: É o papel branquinho mas opaco.... usado na "Coleção Histórica do Aranha" (e nos "Clássicos da Literatura Disney")!

    4) Couché: Esse é o mais luxuoso de todos.... é o papel q se usa nos encadernados em capa-dura da Salvat e nos Deluxe da Panini!

    E valeu mesmo por estar curtindo as postagens aqui, Paulo.... (ainda esta semana vou "debulhar" mais 2 encadernados da Vertigo aqui: "Hellblazer" e "Invisíveis": q serão imperdíveis tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Leo

      Ótima explicação, direta e simples e os exemplos foram bem claros. Você já disse que é professor, não é mesmo?

      Alexandre Leão

      Excluir
  39. "Essa questão do papel é interessante. A Panini lançou Hellblazer Origens com aquele papel mixuruca, o pisa brite, na coleção toda. Agora, dando continuidade à série, vem Infernal - Hábitos Perigosos com papel LWC! É zoação, né não? "


    Oi, Felippe.... tdo bem?

    A Panini chegou a anunciar o "Hellblazer" do Ennis tbm em pisa-brite.... Mas devido à grande repercussão negativa dos comentários sobre o "MP" e à ameaça de boicote por parte de vários leitores (no blog da Vertigo): O "Hellblazer" foi desmentido depois como sendo pisa-brite e passou a ser anunciado com LWC!!!

    Não sei se havia sido um erro de divulgação no começo.... ou se no caso de "Hellblazer" a editora teve tempo de mudar o papel antes de ir pra gráfica: Seja como for, acho q a Panini evitará o papel pisa-brite por um bom tempo em futuros lançamentos da Vertigo, rs!

    E lá nos EUA tem saído mta coisa nesse papel..... só q existe uma diferença: o pisa-brite de lá é mais branquinho q o nosso daqui: Lá a impressão não fica tão escura qto no pisa-brite usado aqui!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. Apesar de esse arco ser excelente essa vou deixar passar, papel pisa-brite???, não obrigado, sou colecionador exigente, que preza pelo conjunto da obra, desde a qualidade do papel até a tradução...

    Um título como esse merece tratamento editorial melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago..... Eu acho q desta vez a ideia da Panini era faturar em dobro mesmo:

      1º lançando essa versão econômica e mais pra frente relançando o mesmo material em formato luxuoso. Há quem garanta q a Panini se arrependeu de ter lançado o "Sandman" em versão definitiva logo de cara: Pois a editora sabe (ou deveria saber) q o caminho natural do lucro nesses casos é progressivo.... indo do econômico até o luxuoso (como fazem lá nos EUA)!!

      Abs!

      Excluir
  41. Uma matéria interessante pra vcs:
    http://judao.com.br/o-que-comic-cons-brasil-podem-aprender-com-fest-comix/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima matéria mesmo, Alexandro....

      Honesta, imparcial, e apontando os erros e acertos da Fest Comix (sem querer "mascarar" os problemas, como outros blogs tem feito por aí). E bom saber q esses erros e acertos da Fest Comix servirão de exemplo pros próximos eventos!

      Abs!

      Excluir
  42. "A única fase dele que eu peguei pra ler em formato virtual, por total falta de opção impressa, foi Miracleman, que ainda aguardo data de lançamento no Brasil."


    Oi, silas.... Já te adianto q essa do "Miracleman" é justamente uma das mais complexas de traduzir: segundo um camarada meu q é tradutor de HQs e q fez a tradução dessa série pra scans há anos atrás:

    Existem mtas referências e sacadas q exigirão do tradutor uma maior desenvoltura em cultura e conhecimentos gerais. Foi bem difícil ler isso em inglês (e tbm tô ansioso pra ler esse material traduzido agora)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "Você é um empreendedor. Já eu, um acomodado. hehehe"


    Na verdade.... eu só não tenho mais espaço nas estantes pra manter material repetido, rs:

    E cada encadernado q eu compro, tenho q me livrar de formatinhos ou mensais q contenham as mesmas histórias. Se eu tirar um lucrinho nisso tudo, melhor ainda, né?

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. Oi Leo!
    Só pra constar, a Panini já publicou uma história deste encadernado em papel LWC. Trata-se da história Lição de anatomia publicada em Coleção DC 75 Anos n° 3: A Era de Bronze de janeiro de 2011.
    Leo, vi você respondendo para um leitor do blog sobre encadernados x mensais. Este mês eu entrei neste dilema com tantos lançamentos, que vão consumir uma grana significativa para tê-los na coleção, então pensei, será que eu não deveria abandonar as mensais e passar a comprar só encadernados, que são mais vantajosos e economizam espaço? Depois de muito pensar obtive a resposta: Depende!
    O mercado brasileiro é muito diferente do americano, lá nos EUA, sai uma saga e quatro meses depois de sua conclusão sai o encadernado, então o leitor pode optar por qual formato ele prefere, aqui no Brasil não!
    Eu coleciono Batman, Arqueiro Verde, e X-Men do Bendis. Do Batman quando republicam, só republicam encadernado a Revista Batman, deixando de fora por exemplo a Detective Comics. Não me lembro de ter saído nos últimos anos nenhum encadernado de histórias publicado na Detective Comics.
    O Arqueiro Verde é um personagem que gosto há décadas, principalmente depois de Crise na Infinitas Terras onde Mike Grell o transformou num vigilante sombrio. Hoje em torno do Hype da série, o herói está em voga com revista própria e tudo mais!
    Eu não acho este Arqueiro Verde comparável ao antigo, mas, suas histórias estão boas, o duro é ter de aguentar as Aves de Rapina no mix.
    Não creio que talvez um dia este material do Arqueiro dos novos 52 seja republicado por aqui, hoje ele tem apelo, mas, e quando a série acabar? Será que ele venderia um encadernado daqui a dez anos??
    A mesma coisa é o Aquaman de Geoff Johns e Ivan Reis, que eu fiz um sacrifício danado para ter pelo menos todas as edições da dupla em Universo DC. Duvido que um dia isto sairá como encadernado por aqui, até porque o Aquaman é tido como um personagem de quinta categoria, onde até o Geoff Johns brinca com isso na série.
    O Demolidor do Bendis é a mesma coisa, material e herói excelentes, mas, cadê o encadernado? E olha que já faz mais de dez anos que esta série começou a ser publicada por aqui.
    Isto sem falar de outros que possivelmente jamais sairão por aqui como Cavaleiro da Lua de Charles Huston e David Finch, Demolidor de Ed Brubaker, O resto de Alias do Bendis que só saiu um encadernado e pelo que sei não vendeu bem! Poder Supremo (que parece que nunca irá sair, já que a Panini está esperando a conclusão da série!), Elektra do Bendis publicada na Paladinos Marvel em 2002, Nick Fury do Garth Ennis, etc.
    Se eu não tivesse comprado estas histórias em mensais estaria me arrependendo até hoje, porque algumas ainda existe alguma possibilidade (mesmo que pouca) de sair encadernada, mas, outras, jamais!

    Tudo bem, que os tempos mudaram, mas, se bobear você perde muito material publicado que esgota muito rápido até em lojas virtuais, e Scan pra mim não é HQ da minha coleção é só um quebra galho pra matar a curiosidade.
    Eu penso o seguinte, se você pode comprar tudo o que sai beleza, senão compre o que lhe agradar, e quando sair o encadernado se você puder compre e se desfaça da mensal, senão pelo menos você já tem a história garantida , mas, nunca confie em trocar o certo pelo duvidoso.

    Bom, Leo esta é minha opinião sobre encadernados x mensais, espero não ter te ofendido já que você pensa diferente de mim, ou qualquer outra pessoa que compartilhe da sua opinião.

    ResponderExcluir
  45. Eu não ligo muito pela qualidade do papel, desde que toda essa fase seja finalmente publicada, assim como foi a primeira fase de Constantine. Só não irei comprar mesmo o primeiro volume porque já tenho pela Pixel, que alias, daqui a algum tempo será item de colecionador, pois pelo visto todo mundo queria as primeiras historias do personagem em qualidade de primeiro mundo.

    ResponderExcluir
  46. E aí Leo!
    Nunca li nada do Monstro do Pantano.
    Vou ver se cofro essa saga.
    Papel Pisa-Brite é aquela da revista MAD?
    Lembro até hj qdo lia a MAD q na seção de cartas os leitores se arriavam como sendo papel de limpar bunda kkkk.
    Bons tempos da MAD...

    ResponderExcluir
  47. Ola. Leo... saudades de te escrever... Usando as palavras do velho bruxo inglês ( sr. Moore ) é uma sensação como " fazer amor com as nuvens e abraçar o sol"...
    Quanto ao MP, já encomendei o meu na comix, porque vc. NÃO ACHA em lugar nenhum... depois da setorização complicou bastante.
    No tocante ao pisa brite, fazer o que... eles sabem que vende mesmo assim. A gente pode fingir ainda que está lendo aqueles clássicos da EC ou da House of Mystery, que eram publicados no mesmo tipo de papel... dá um ar mais "cult" a revista.
    Eu destaquei as paginas do MP da revista dos Novos Titas, juntei com o Super Powers e a coleção da Abril e mandei encadernar tudo em 02 volumes, que são meus companheiros fiéis. Afinal, como dizia o Sr. Morrison : " pra que voce quer uma garota se vc tem um bom gibi ?" ( rs...).
    Depois comprei no ML um encadernado do Warlock onde o cara teve a mesma idéia que eu e encadernou tudo num volume só.
    Eu li " Liçao de Anatomia" num onibus quando voltava da faculdade e simplesmente pirei com aquilo e até hoje procuro emular o linguajar magnifico do sr. Moore ( pode nçao acreditar, mas sou juiz de direito) em minhas sentenças... Fica bem legal as vezes... dá um destaque...
    Vc. disse que Morrisson está em alta... Será que estou sentindo cheiro da Fase classica do Homem Animal, com seu maravilhoso " evangelho do Coiote", uma das coisas mais incriveis que já li?
    Quanto aos nomes, Rapaz Come Tudo ganha disparado, mas me lembro do Faquista ( Blade ), Bruxinha ( Encantor ), Caveiras ( skrullls ), Genio Pensante ( Pensador Louco ), Careca ( Rei do Crime...Meu Deus... Wilson Fisk devia ter uma palavrinha com estes caras que o chamas de " Careca"), Bruno Campos ( Bruce Wayne, quando Batman foi publicado pela 1a vez no Brasil ), Pedro Prado ( Peter Parker nos desenhos animados ). E ainda temos o Quarteto Fantástico da Bloch onde o ameçador Dr. Destino, ao invès de seu manto verde, usava uma capa... rosa bebê ( que ameçador , hein ?).
    Abraços e felicidades, Leo...e ousemos dizer... KIMOTA.
    Luiz Henrique Trompczynski
    Terra Rica/PR

    ResponderExcluir
  48. Olá, Leio. É a primeira vez que participo dos comentários. Parabéns pela matérias, uma melhor do que a outra. O mais bacana é que nos dão um rumo do que vale a pena comprar. Gostaria de saber uma coisa, onde você comprou essa edição do Monstro do Pântano, pois procurei em livrarias como a Fnac, Cultura e bancas de São Paulo e nada de encontrar. Aguardo sua resposta. Grato.

    ResponderExcluir
  49. Leo, fugindo um pouco do Monstro, rsrsrs, sabe me dizer se a saga "Aniquilação" e "Aniquilação II - A Conquista" está nos planos da Salvat ou da Panini ???
    Tenho muita vontade de ler essas sagas completas, me disseram que são ótimas, mas na época em que saíram eu tava desempregado, e na banca de revistas não chegava nenhuma delas, complicando (e encarecendo) ainda mais...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  50. Léo, a miniatura do Batman chegou no final do mês de abril aqui em Maringá/PR, mas ninguém me avisou. A mulher da banca guardava numa caixa de papelão. Assim como eu ia ver? Não vendeu né. Parece que o número 2 chega a partir de amanhã. A eaglemoss ta com um marketing agressivo. Estamparam as miniaturas no site omelete, sem falar nas propagandas na TV.

    ResponderExcluir
  51. Boa NoiTe, eu estimado amigo Leo!!!

    Comprei hoje aqui em Goiânia-Go "MARVELS" da SaLvat.

    Na minha opinião essa Fantástica e Maravilhosa Graphic Novels é a "Magum Opus" dos Quadrinhos Marvel.

    E você Leo, comprou ou pretende comprá-la também?

    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  52. Oi Leo, tudo bem?

    Li a edição Raízes que saiu ano passado, e gostei bastante, é muito boa, ainda mais se tentar compreender o contexto da época. Essa edição de Alan Moore já chegou aqui em Salvador, e claro, fui correndo comprar. Não gostei muito do papel, ainda mais comparado com essa nova Hellblazer(chegou e também fui correndo comprar hahahaha). Comecei a ler, e apesar do papel e qualquer outra coisa, a qualidade da história vale muito a pena, é uma Hq como poucas. Valeu! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  53. "Esse, se você não conhece, vai adorar também: o "Arm-Fall-Out-Boy"! Qual o poder do sujeito?! Arrancar o próprio braço e usar como porrete!!! E há quem se refira a ele como "Braço Que Sai Do Corpo", rs!!!"


    Oi, Alexandre..... tdo bem?

    Puxa, ainda bem q vc me lembrou.... eu tinha esquecido completamente daquela matéria q eu havia prometido sobre "Doenças Venéreas de Pelúcia", rs: São bonecos de pelúcia q fizeram com vários tipos de doenças e q separei umas fotos pra coluna de "Brinquedos Bizarros". Mas agora anotei numa agenda pra não esquecer de novo e uma hora dessas eu retomarei essa clássica coluna aqui do blog, rs!!

    E por falar em clássicas colunas.... esse sujeito q arranca o próprio braço já foi comentado aqui no blog numa das matérias de : "Momentos Ridículos". Olha só ele aí (junto de outras escrotices):

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/08/momentos-ridiculos-parte-5-viloes.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  54. "Ótima explicação, direta e simples e os exemplos foram bem claros. Você já disse que é professor, não é mesmo?"


    Oi, Alexandre..... tdo bem?

    Obrigado por ter curtido as descrições sobre os tipos de papel.... Aliás, vc acabou de me dar a ideia de transformar esse comentário numa matéria, q tal? Mtos leitores tem dúvidas sobre os vários tipos de papel existentes nos gibis, e eu posso fazer uma postagem com todos esses exemplos q eu citei (vou providenciar, hehe)!

    E eu sou professor de comunicação sim.... não estou lecionando no momento (tenho feito uns bicos corrigindo teses e dissertações), mas pretendo avançar do mestrado pro dourado assim q possível (ou seja: qdo sobrar uma graninha pra retomar os estudos, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  55. "Só pra constar, a Panini já publicou uma história deste encadernado em papel LWC. Trata-se da história Lição de anatomia publicada em Coleção DC 75 Anos n° 3: A Era de Bronze de janeiro de 2011."


    Oi, Elcio..... tdo bem?

    Valeu mesmo pela informação.... pois eu não sabia (ou não me lembrava) q já tinham publicado uma história do "MP" nesse 3º encadernado de "DC 75 Anos". Eu comprei só os 2 primeiros dessa coleção: "Era de Ouro" e "Era de Prata".... qdo vi q os demais trariam histórias salteadas e sem continuidade, desisti e fiquei só com os primeiros (cujas histórias eram completas)!

    Sobre o mercado nacional.... vc tem razão: nem tudo q tá saindo nas revistas mensais será encadernado depois (só as séries q forem realmente mto populares). E quem optar por seguir apenas os encadernados, jamais verá certos materiais de novo no Brasil. Não sei se um dia chegaremos ao mesmo patamar dos EUA, onde TUDO acaba saindo em vários formatos (talvez nunca tenhamos um mercado assim por aqui)!!!

    Porém.... o q eu faço é o seguinte: Eu baixo scans de quase tudo q sai (pra ver como é e se vale a pena comprar depois). Em seguida, eu mantenho as melhores séries em arquivos digitais até a hora de serem publicadas aqui. "Se" o material bom for jogado num mix q não me interessa, aí eu fico com 3 opções:

    1) Esperar o material ser encadernado (o q pode levar anos "se" vier a ocorrer)!
    2) Ficar com os scans mesmo (já q atualmente minha coleção é 50% impressa e 50% digital)!
    3) Comprar o TP importado (eu sempre deixo juntar alguns encadernados e de vez em qdo mando vir uma caixa de importadas lá de fora)!

    Esses são os sistemas e critérios q eu adoto..... A exceção é a revista do "Juíz Dredd" (a única mensal mix q eu coleciono). Pq? bem, pelo material ser da Inglaterra, eu tenho mais dificuldades de encontrar em scans e até de comprar importado (a loja americana onde eu compro tem pouca coisa inglesa)!

    Mas geralmente eu tenho sido paciente.... pois as séries q eu mais aguardo são praticamente certas q sairão encadernadas aqui: A começar por "Escalpo" (q eu sei q será encadernada - talvez este ano ou no próximo). E eu acho q existe uma chance pro "Demolidor" do Bendis tbm, rs (é um projeto q eu sei q não é mais tão improvável de se realizar)!!

    E não se preocupe.... estamos aqui pra compartilhar ideias mesmo, e sou o 1º a gostar de ler outros pontos de vista (diferentes dos meus). Lembre-se q aqui no blog é como se estivéssemos todos num butéco falando de gibis, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  56. "Eu não ligo muito pela qualidade do papel, desde que toda essa fase seja finalmente publicada, assim como foi a primeira fase de Constantine."


    Oi, Marcelo.... tdo bem?

    Acho q a Panini completará rapidinho essa coleção do "MP"..... Sei q teremos (pelo menos) mais 2 encadernados ainda pra este ano, e pelo q me disseram a ideia é concluir o quanto antes essa coleção (pra revitalizar a credibilidade na linha Vertigo - após o cancelamento da mensal)!!!

    Sim, ao q parece.... Rolou uma certa "apreensão" e repercussão negativa o cancelamento da "Vertigo" e os atrasos q a linha sofreu este ano (sem falar na desgraça q se abateu sobre o selo lá fora: e q praticamente extinguiu a linha toda). A Panini sabe q os leitores e (principalmente) os lojistas.... ficaram com o pé atrás diante desse quadro: e por isso, a editora resolveu desovar logo de uma vez 3 séries "fuderosas" pra reaquecer a Vertigo: MP, Hellblazer, e Invisíveis!

    Abs!

    ResponderExcluir
  57. "Papel Pisa-Brite é aquela da revista MAD? Lembro até hj qdo lia a MAD q na seção de cartas os leitores se arriavam como sendo papel de limpar bunda kkkk."


    Oi, Adriano..... blz?

    O papel da MAD eu acho q era até mais vagabundo q o pisa-brite, rs.... Minhas lembranças eram de ser algo pior mesmo!

    tbm sinto saudades da MAD (a dos bons tempos, é claro.... não essa BOSTA colorida e com humorzinho nível "Teletubbies" q fazem hj em dia)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  58. "Vc. disse que Morrisson está em alta... Será que estou sentindo cheiro da Fase classica do Homem Animal, com seu maravilhoso " evangelho do Coiote", uma das coisas mais incriveis que já li?"


    Oi, Luiz Henrique.... tdo bem?

    Sim, meu amigo.... Essa foi mais uma notícia "extra-oficial" aqui do blog em 1º mão pros leitores q acompanham os comentários daqui, rs: O "Homem-Animal" q vale (do Morrison) tá em contagem regressiva pra ser republicado. E quem me falou isso foi a mesma FONTE q tbm me repassou a informação de q o "MP" e o "Miracleman" do Moore seriam lançados no Brasil (fatos q já foram noticiados aqui no começo do ano). Assim, podes crer q em breve poderemos relembrar as humilhações e sofrimentos do "Coiote", rs!

    e eu te confesso q já pensei tbm em desmembrar formatinhos pra encadernar apenas as histórias q eu gosto.... mas no fim das contas nunca tive coragem pra isso (chega na hora eu fico com pena de rasgar e mutilar os gibis, hehe)!!!

    Sobre os nomes toscos.... caramba, agora q vc falou eu me lembrei desses: "Faquista" (pro "Blade") foi de chorar mesmo. E eu tenho um "Almanaque do Aranha" (da RGE) onde o "Careca" ataca o herói, rs. E falando no "Bruno Campos".... não vamos esquecer tbm de como "Gotham City" era chamada aqui: "RIACHO DOCE" (hahaha). Q tempos, meu deus, rs!!!

    Ah, e achei genial vc emular o Moore nas suas sentenças (genial).... Seguidamente tbm uso (em artigos e trabalhos acadêmicos) frases, citações e linguajar culto tirado de gibis e livros q eu leio (principalmente do Allan Poe e Lovecraft)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. "Gostaria de saber uma coisa, onde você comprou essa edição do Monstro do Pântano, pois procurei em livrarias como a Fnac, Cultura e bancas de São Paulo e nada de encontrar. "


    Oi, Roberto..... tdo bem?

    Seja bem-vindo ao "Submundo" então.... Obrigado por curtir as matérias e esteja convidado a participar mais vezes tbm, blz?

    qto à sua dúvida.... Eu comprei essa ed. numa loja especializada (só de gibis) aqui em POA/RS: "Tutatis". Essa ed. ainda não foi distribuída pras bancas (nem em SP) e por enquanto só pode ser encontrada em comic-shops. Acredito q aí em SP vc deva encontrar essa revista em lojas tipo a "Comix" ou na "Devir" (q é a distribuidora da loja aqui do sul e certamente deverá ter essa edição)! qq coisa, nem esquenta q em breve deve ir pras bancas e livrarias normais tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. "sabe me dizer se a saga "Aniquilação" e "Aniquilação II - A Conquista" está nos planos da Salvat ou da Panini ???"


    Oi, YYZ.... tdo bem?

    Pela Salvat, com certeza não vai rolar..... mas pela Panini eu não sei: pode ser q com o sucesso do filme dos "Guardiões" a Panini se empolgue em relançar essa saga encadernada!

    Já te adianto, porém... q ela não chega a ser "ótima". Não é ruim, mas tbm pra "ótima" não serve, hehe. É uma "Boa" saga cósmica: só q não deve ser tão fácil republicar ela devido à sua extensão.... foi mto longa e se espalhou por revistas demais (onde as repercussões foram importantes e não poderiam ser simplesmente deixadas de fora)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. "Léo, a miniatura do Batman chegou no final do mês de abril aqui em Maringá/PR, mas ninguém me avisou. A mulher da banca guardava numa caixa de papelão. Assim como eu ia ver?"


    Oi, Alexandro..... tdo bem?

    Assim fica difícil mesmo os clientes da banca verem ou saberem da existência do produto, né? hehe.... ainda bem q vc teve a "visão além do alcance" e encontrou a peça (espero q tenha gostado: eu achei mto legal essa 1º figura do "Batman")!!!

    e por falar nisso.... hj acabei comprando uma da DC q não estava na minha lista: a "Estelar". Eu não ia comprar essa, mas tive sorte de alguém ter desistir da reserva e a Livraria Cultura expôs essa "sobra" na prateleira. Aí eu achei mto bonita ao vivo e acabei comprando (show de bola). Mais pra frente eu retomo as FOTOS dessas últimas peças q andei comprando aqui no blog!

    Abs!

    ResponderExcluir
  62. "Comprei hoje aqui em Goiânia-Go "MARVELS" da SaLvat."


    Oi, Marcio.... tdo bem?

    Essa "Marvels" tá entre as melhores HQs q eu já li na vida, hehe.... Sem dúvida vc fez uma excelente aquisição (e espero q tbm aprecie a história depois de ler)!

    Só não vou comprar essa da Salvat.... pq já tenho a versão encadernada da Panini!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para os admiradores da arte do Alex Ross, eu recomendo além do já citado Marvels outras duas obras incríveis desse artista, Reino do Amanhã e Justiça ambas nas edições definitivas lançadas pela Panini. Justiça é de longe a melhor edição definitiva que já vi na minha vida, lindona mesmo. Os desenhos do Alex Ross estão melhores do que já eram, não esperava que ele fosse melhorar mais ainda. Recomendo. Um abraço a todos.

      Excluir
  63. "Li a edição Raízes que saiu ano passado, e gostei bastante, é muito boa, ainda mais se tentar compreender o contexto da época. "


    Oi, Eduardo..... tdo bem?

    Eu tbm gostei mto de "Raízes".... pois curto esse material mais clássico e gosto de ver a evolução dos personagens desde sua criação. Eu tbm já era mto fã do autor (Len Wein) q inclusive foi o criador do "Wolverine" tbm!!!

    E q bom q vc já conseguiu essas ed.... pras bancas aqui do sul ainda não vieram (mas comprei numa loja de gibis daqui)!!!

    Agora mesmo vou escrever uma matéria sobre o "Hellblazer" (espero q vc curta tbm, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  64. Oi Leo!
    Lhe mandei um e-mail com uma novidade bombástica!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Elcio..... acabei de te responder lá tbm!

      E bota novidade bombástica nisso, hein? Os fãs de Star Wars vão perder o sono durante os próximos meses, hehe (semana q vem eu postarei aqui no blog todos os detalhes q eu conseguir)! Brigadão mesmo!

      Abs!

      Excluir
    2. Já vou perder a noite hj sem saber dessa novidade. Conta aew pô!!

      Excluir
  65. "Para os admiradores da arte do Alex Ross, eu recomendo além do já citado Marvels outras duas obras incríveis desse artista, Reino do Amanhã e Justiça"


    Oi, Roberto.... Ótimas sugestões essas tbm:

    Tenho as 2 pela Panini: o "Reino" em capa-cartão.... e a "Justiça" em Ed. Definitiva: Essa, aliás, é mesmo um primor de acabamento gráfico, hein? O formatão maior e o papel couché valorizam mto a arte do Ross!

    Abs!

    ResponderExcluir
  66. "Já vou perder a noite hj sem saber dessa novidade. Conta aew pô!!"


    Oi, Hugo..... tdo bem?

    O Elcio me avisou de uma coleção de "Star Wars" q tá saindo pela Planeta DeAgostini.... São encadernados com HQs clássicas de SW (inclusive com aquelas histórias q saíam pela Marvel e q a Abril publicava aqui no mix do gibi do "Hulk"!

    Essa promete ser mais uma coleção marcante.... nos mesmos moldes da Salvat! Eu tô tentando reunir mais informações pra fazer uma postagem aqui assim q possível!

    Abs!

    ResponderExcluir
  67. Olá, Leo. Consegui comprar essa edição na loja da Comix, a ansiedade era tanta, que não consegui aguardar até sair nas bancas. O único descontentamento é em relação ao tratamento do material poderia ser capa dura e papel LWC, pelo menos o papel deveria ser outro que não o brite pisa. Algumas das desculpas furadas dadas no site da Panini é que o material não foi publicado nesse tipo de material nos EUA e que a procura pelo público brasileiro não era algo certo para dar uma "lustrada" na edição. Desculpas furadas mesmo, porque as edições do Magneto, Loki e Caveira Vermelha tiveram um tratamento luxuoso mesmo sendo material desconhecido e os Invisíveis de Grant Morrisson também não é certo de obter uma boa vendagem e mesmo assim vieram com uma preocupação bem maior na qualidade apresentada do que esse clássico do Alan Moore. Mas de qualquer forma vale muito a pena esse material, espero que futuramente saia uma edição nos moldes das definitivas publicadas pela Panini. Esta é uma obra essencial e o prazer de poder lê-la em um encadernado nos faz deixar passar esses detalhes, mas não sem resmungar muito antes.rsrs . Um abraço.

    ResponderExcluir
  68. Após só Deus sabe quantas tentativas das editoras, vamos ter, finalmente, toda a saga publicada. Panini mitando com a Vertigo no Brasil!

    ResponderExcluir
  69. "O único descontentamento é em relação ao tratamento do material poderia ser capa dura e papel LWC, pelo menos o papel deveria ser outro que não o brite pisa."


    Oi, Roberto.... tdo bem?

    Concordo plenamente.... as desculpas da Panini foram todas furadas mesmo e não convencem, até pq a versão da Pixel era em papel couché e poderiam sim ter publicado nesse papel melhor. Era tão simples a Panini admitir q ERROU, q fez uma cagada e pronto: melhor do q ficarem tentando justificar o injustificável, né?

    Seja como for.... agora essa versão pisa-brite é o "q tem pra hj": e só irão pensar numa versão melhor apenas depois de concluída esta (daqui há uns 2 anos no mínimo, rs)!!

    Porém, independente da qualidade gráfica.... o material em si é leitura obrigatória (nem q seja pros leitores q resolverem esperar mais uns anos por uma coleção mais caprichada)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  70. "Após só Deus sabe quantas tentativas das editoras, vamos ter, finalmente, toda a saga publicada."


    Pois é, Miltão.... polêmicas e acabamento gráfico à parte: uma coisa é certa:

    Agora teremos essa saga completa e com texto integral pela 1º vez no Brasil (até o ano q vem devem concluir as 6 ed. da coleção)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  71. LEO, tudo bem?
    Só gostaria de mencionar que você passou uma informação equívoca no seu texto. Na verdade a Fase Moore já foi publicada integralmente. Você esqueceu que a BrainStore publicou essa Saga em 3 volumes encadernados. Então além da Pixel capa dura, ainda tem essa da Brainstore. O que significa que hoje, essa coleção é muito mais valiosa, tendo em mente que a Panini tá lançando no papel comum.

    ResponderExcluir
  72. "Agora teremos essa saga completa e com texto integral pela 1º vez no Brasil"

    Não é 1ª vez. É 2ª vez. ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Joel.....

      vou corrigir o texto então.... tinha esquecido mesmo q esses 3 Vol. da Brainstore cobriam a fase em formatinho da Abril (q teve o texto retalhado). Realmente, considerando esses (mesmo sendo em P&B) acho q a fase saiu inteira em formato americano!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi, LEO e Joel!

      Joel, você se enganou... Eu tenho esses 3 volumes da Brainstore e eles publicaram até a história dos zumbis. Daqueles formatinhos da Abril, eles não publicaram o embate do Monstro e do Constantine contra a Brujeria, que era justamente o ápice dessa fase!

      Abraços!

      Excluir
    3. Oi, Alexandre.... Nossa, quantas reviravoltas, hehe!!!

      e como foi bagunçada a publicação do "MP" pela Abril, hein? A gente lia tudo retalhado, pulado, fora de ordem.... e ainda assim a gente se divertia na época, rs!

      Abs!

      Excluir
  73. Oi, Leo... Eu venho lendo seu blog já faz um tempo. Excelente blog, inclusive, me ajuda muito. Mas eu ainda não entendi o que significa a gíria "COFRE" que os comentaristas usam por aqui... Pode me dar uma ajuda? Valeu :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, xará.... Valeu mesmo por estar acompanhando e curtindo o blog (espero q vc curta tbm as várias notícias q serão postadas aqui durante a semana no próximo "Drops de Notícias")!

      qto à expressão: "COFRE".... isso vem de um bordão q eu usava mais no finado "Fórum Panini" (mto antes de eu ter criado este blog). Qdo saía um gibi interessante q valia a pena ser comprado eu falava: "Essa é COFRE" ou então: "COFRAÇO" (no sentido de um gibi q merece ser tratado como um tesouro e guardado num cofre à 7 chaves). Hj eu acabo usando essa expressão até de forma instintiva (sem perceber)!

      Abs!

      Excluir
  74. Olá LEO.
    De fato, devo me desculpar, a fase Moore realmente não saiu completa mesmo considerando os 3 vol da Brainstore. Li um pouco mais e fiz os cálculos que do vol 20 ao 46 de swamp thing não caberiam naquelas 3 edições. Então torcida para Panini finalmente lançar.

    A propósito, quero compartilhar um link, e recomendo que os fans baixem rápido, pois contém toda a Saga do Monstro do Pântano (em inglês) a partir da segunda fase, ou seja, do vol 1 ao 171. Segue abaixo:

    http://lafile.com/kn065l50scre

    Quem quiser baixar este link pode usar minha conta premium
    Login: hiperlafile
    Senha: 456f4s6d5f

    Só pesso que não abusem dessa conta para ela não ser bloqueada.

    Abraço!

    **Fonte do link:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, JOEL... tdo bem?

      Brigadão mesmo pelo LINK, pois não li mta coisa além da fase Moore (q tbm só li até metade)!

      Eu nem sabia q a série tinha ido tão longe assim.... 171 ed. é mta coisa: Pelo visto pularam mtas ed. aqui no Brasil, hein?

      Abs!

      Excluir
  75. Gustavo (TheDoctor)26/05/2014, 15:38

    Comprei, já li metade, e vou te dizer... Continua muito bom! Apesar de preferir o papel gostoso de Hábitos Perigosos, confesso que o papel não interferiu na leitura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Doctor.... blz?

      Essa saga continua mesmo excelente, hein? Acabei relendo toda numa tacada só e q gibi, meu deus: perfeição absoluta em texto/arte/genialidade!

      eu tbm preferia o papel LWC.... mas o pisa-brite "é o q tem pra hj" nesse caso, rs. (acho q um dia relançam numa versão MOTHERFUCKER, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  76. Acho que a Panini acertou, pois um material mais simples e barato alcança mais pessoas. Sem falar que o papel pisabrite dá um tom retrô delicioso.

    Estou amando o Hellblazer Origens, também em pisa (eu leio devagar, degustando, rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Eric..... blz?

      Sem dúvida q em termos de vendas a decisão da Panini foi acertada.... pois a edição vendeu tanto q esgotou em pouco tempo, rs!

      Eu (particularmente) preferia o papel LWC no miolo, acho q não aumentaria tanto assim o valor de capa.... mas tbm não reclamo do jeito q ficou, pois nesse caso, me interessa mais é o conteúdo mesmo (sempre quis ler essas histórias na íntegra). Ah, e por falar nisso, o Vol. 2 do "monstro" tá vindo aí (deve ser pro mês q vem no máximo)!

      Abs!

      Excluir
  77. Fala,Léo,blz?


    Desculpe estar reativando esta belíssima matéria sobre o Monstro do Pântano após 4 anos,mas quero falar a respeito dessa polêmica sobre o papel pisa brite:
    Na verdade, dizem que a Panini segue um padrão americano. Reza a "lenda" que um fã americano reclamou ao saber que a editora pretendia lançar essa saga num papel brilhoso, de mais qualidade(lwc) e uma vez que a história era de suspense/terror, combinaria mais com um papel jornal.A Panini ,devido a essas reclamações, acatou a esse pedido e lançou no papel pisa.
    Já os fãs brasileiros reclamaram, dizendo que o papel jornal não era muito legal, era muito áspero e não tinha maior durabilidade e a Panini fez o relançamento em lwc por aqui. Bem, essa é uma das teorias que eu soube de pessoas que mexem com a parte de editoração de quadrinhos.
    Agora, não sei se nos Estados Unidos saiu em lwc também, até porque os fãs americanos parecem gostar do papel jornal.

    Abração!
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Léo... blz?

      Foi ótimo vc ter reativado esta postagem, pois eu nem me lembrava mais q eu tinha feito ela, hehe... E como eu tô refazendo a coleção com papel LWC agora, é bom reler esta postagem de novo: Valeu mesmo!

      Não sei a respeito dessas "lendas", mas tbm não duvido delas (tudo é possível)... O q eu lembro da época, é q a panini tava flertando com os encadernados econômicos em pisa-brite e lançou assim (antes do MP do Moore) o "Hellblazer Origens", "Vertigo Especial", entre outras). Porém, qdo chegou na vez do "MP", o público reclamou: já q esperava no mínimo uma qualidade gráfica q se equiparasse à qualidade da obra em si!

      Foi broxante mesmo, principalmente pq poucos anos antes a PIXEL tinha lançado uma ed. capa-dura com papel couché... E era inegável q o pisa-brite não favorecia a arte detalhista da HQ! A alegação da Panini era a de q nos EUA o MP tinha saído em pisa tbm e q isso teria sido uma "imposição" da DC pra sair aqui assim tbm!

      Mas era MENTIRA dos editores... Pois descobriu-se q a Panini não era obrigada a seguir o padrão americano e poderia ter escolhido um papel melhor SIM. Além do mais, vale ressaltar q o pisa-brite americano é SUPERIOR ao brasileiro: lá é mais branquinho e de maior gramatura!

      Seja como for, até onde sei, nos EUA não saiu em LWC (se eu estiver errado, me corrijam, por favor)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...