03/04/2014

HQ Memória: "Homem de Ferro - CRASH" (1º Graphic Novel Gerada por Computador)....

"HQ Memória".... É a nova coluna (saudosista) que estreia no "Submundo": Criada pra relembrar gibis clássicos ou raros que marcaram época. O nome desta coluna (os leitores das antigas vão lembrar) foi tirado (em homenagem) de uma seção que aparecia eventualmente nos gibis da Editora Abril (nos anos 80)!!!

Pra estreia desta coluna, escolhi a Graphic Novel: "Homem de Ferro - CRASH" (de 1988) inteiramente gerada por computador (uma revolução na época)....

Confira abaixo as imagens e curiosidades dessa estranha HQ:

"Homem de Ferro - CRASH" (de Mike Saenz).... Foi produzida em 1988 e publicada aqui pela Editora Abril no Nº 6 da coleção: "Graphic Novel". É uma ótima história do Homem de Ferro: com bastante ação, um bom roteiro, temática adulta, nudez, e mortes violentas (Tont Stark matando sem dó: algo raro de se ver nos gibis normais do herói - parece até o "Rambo" em algumas cenas, rs)!!!

A trama se passa no futuro, com um Tony Stark beirando os 75 anos de idade (com a aparência jovial devido à técnicas de rejuvenescimento) aposentado e vivendo de forma reclusa. Neste cenário, o Homem de Ferro é coisa do passado (apenas uma lembrança de tempos mais heróicos). Mas o roubo de sua tecnologia por uma empresa japonesa o fará voltar à ativa (com a participação especial de "Nick Fury": mais velho, ranzinza, e racista do que nunca). O final é uma das coisas mais loucas e delirantes que eu já vi (é algo quase alucinógeno, rs)!!!

Esta HQ foi a 1º Graphic Novel gerada por computador (o "Batman" também ganharia uma no mesmo estilo: "Justiça Digital"). Era algo revolucionário pra época, já que nos anos 80 os computadores eram coisa pra poucos (eu tinha um MSX - inferior à um Nintendinho 8-Bits). O resultado é no mínimo estranho: a arte tem contornos quadriculados (baixa resolução) e a noção de futurismo do autor é risível (neste futuro as pessoas ainda usam fax). Mas esta é uma HQ que merece ser lida e conhecida (nem que seja a nível de curiosidade). Pra quem não quiser procurar em sebos, tem pra download neste LINK!!!

Até+

PS: E a seguir aqui no "Submundo"..... Matérias e Prévias exclusivas de lançamentos muito esperados pelos leitores: "X-Men - Gênese Mutante", "Hellraiser - Dark Watch", e "He-Man" (entre outras novidades)!!!

41 comentários:

  1. Bom dia Leo!!!

    Matéria FANTÁSTICA!!!

    Adorei o título "HQ MEMÓRIA", relembrei os velhos e bons tempos .....outro dia aqui no blog, não me lembro a matéria... você citou o termo MARVETE, quanto tempo que eu não ouvia esta palavra, relembrando os anos 80 rsrs

    Quanto a esta HQ, me lembro muito bem dela mais nos anos 90, lembro que achei muito estranho á arte em si, e acabei não comprando rsrs, depois de muito tempo reavaliei meu conceito e passei a gostar desta edição foi então que a vi em um sebo aqui em Poços,mais quando fui comprar já havia sido vendida.ô raiva hehe... mais esta edição marcou muito mesmo. Desta vez se eu ver em algum lugar pra vender compro na hora rsrs

    Grande abraço e PARABÉNS!!!! pela matéria!

    ResponderExcluir
  2. Leo, sei q nao tem nada a ver mas...
    Lembro q no fim do ano passado havia rumores de sair uma reedição do Longo dia das Bruxas este ano (capa dura).
    Tem alguma novidade quanto a isto?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei essa na época, era algo 'revolucionário' uma HQ feita por aquele treco esquisito chamado 'computador'! hahahahah... Se pegar pra reler, vou ver que não era tão revolucionária assim... :)

    ResponderExcluir
  4. Eu até ia comentar para vc sobre Batman: Justiça Digital, já que na época do lançamento aquela historia foi bastante divulgada, pena que eu não cheguei a comprar.

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma edição que não me deixa nenhum saudosismo. Na época, a leitura não me agradou. Não sei hoje em dia, comigo próximo dos 40 anos de idade, se eu acharia melhor.
    Vou pegar para reler.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. blz leo?

    reli esta HQ,não é ruim, achei que demora um pouco pra mesma funcionar, se fosse um carro seria a alcool (ja teve um?), so que depois ela fica bem legal, a minha ta meio velhinha, se ela fosse relançada provalvelmente não a compraria.
    acho que so vale a curiosidade mesmo.
    sugestão: quando estiver proximo de sair outra "HQ memoria" avise qual edição sera pra galera ficar preparada pra emitir comentarios!

    abraço

    ResponderExcluir
  8. E ai leo, to afim de entrar no mundo da "Fábulas" você recomenda, é preciso acompanhar desde o começo, sei que tem um especial da branca de neve, valeu até mais.

    ResponderExcluir
  9. Léo, já li esta HQ do Batemá, Justiça digital, e parei na metade de tão ruim que é a HQ, vai ver por ela ser datada, só comprei por que a revista Mundo dos Super-heróis tinha comentado, sobre essas HQs (o homem de ferro crash também estava nesta edição), que decepção. Se vc ja leu ela, o que achou dessa "maravilha" feita pelo Pepe Moreno ?

    ResponderExcluir
  10. Salve! Salve! Grande Mestre Leo!!!!

    EXCELENTE postagem!!!!! Pois até então eu não tinha conhecimento desta HQ "computadorizada" do HOMEM DE FERRO.

    Pelo jeito foi um marco no fim dos anos 80, vou ver se consigo ela pra mim ler.

    Leo uma pergunta que não tem nada a ver com o link da postagem, mas me responda: "Qual o ano que consta debaixo da base da sua Figurine da Elektra?"

    Abçs!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ola novamente, rsrs, leo fabulas e joão das fabulas tem ligação ou são series independentes?

    ResponderExcluir
  12. Beleza Leo!!

    Quando comprei essa revista por volta de 1990 foi justamente por achar a capa fuderosa,bem ao estilo rambo mesmo!! e com essa chamada de ser gerada por computador ... atiçou ainda mais a minha curiosidade. Gostei muito apesar de achar as cores e as páginas estranhas,mas para um pivete de 11anos que pirava com a ação,estava bom demais!
    Não a tenho mais...
    Mas continuo com a digital justice do batman.

    ResponderExcluir
  13. Leo acredita que massacre será lançado em encadernado? Só rindo mesmo rs.

    ResponderExcluir
  14. "Adorei o título "HQ MEMÓRIA", relembrei os velhos e bons tempos .....outro dia aqui no blog, não me lembro a matéria... você citou o termo MARVETE, quanto tempo que eu não ouvia esta palavra, relembrando os anos 80 rsrs"


    E aí, Dundee..... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta matéria.... pretendo fazer desta uma coluna fixa aqui no blog (com periodicidade regular mesmo: já q existem milhares de ed. q eu gostaria de relembrar e compartilhar aqui no blog)!!!

    E legal q vc curtiu tbm o nome da coluna.... é uma homenagem à essa seção da Editora Abril q saía nas revistas marvel da época: de vez em qdo a Abril publicava 1 pág. de "HQ Memória": trazendo alguma ed. antiga pra ser comentada e relembrada. Me deparei com algumas dessas seções relendo gibis antigos da Abril e me surgiu a ideia de criar esta coluna!!!

    e q pena q vc perdeu de comprar essa "CRASH".... eu consegui ela em perfeito estado há alguns anos atrás (na loja daqui) e só fui ler faz poucas semanas atrás (tbm comprei junto com essa a "Mulher-Hulk" do Byrne: q saiu numa Graphic Marvel)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "Lembro q no fim do ano passado havia rumores de sair uma reedição do Longo dia das Bruxas este ano (capa dura)."


    Oi, Adriano..... tdo bem?

    Sim, esses rumores são verdadeiros.... porém, essa reedição do "LOngo Dia das Bruxas" segue sem uma previsão ou data de pré-venda. Mas uma hora aparece por aí, não se preocupe (tem mta coisa atrasada mesmo q recém tá começando a chegar: "Fábulas 4" é um exemplo, pois levou uns bons meses mas finalmente tá à venda)!!!

    Falando em republicação.... hj eu comprei o "Hellboy - Ed. Histórica 2" (lá na Tutatis): essa é outra q tava esgotada há tempos e agora tá de volta às prateleiras, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu pelo info.
      Hellboy não sou mto não hehe
      Por falar em Tutatis liguei pra lá pra ver se tinha ainda CHM Aranha e só tem 7 e 8 hehehe
      Tinha esperança de achar os 8 volumes lá pois na COMIX tem os 8 pronta-entrega.
      Mas COMIX é bucha de comprar.. o atendimento é péssimo.
      E tbm ja tenho os Bibliotecas 1 a 4 do aranha, acho q já ta de bom tamanho visto q algumas historias repetem né.
      Falou!

      Excluir
  16. "Se pegar pra reler, vou ver que não era tão revolucionária assim... :)"


    Oi, Felipe..... tdo bem?

    É mto esquisito mesmo ler essa revista hj.... a arte tá com uns pixels grotescos (é como ver uma foto escaneada em baixíssima resolução, rs). E os caras no futuro usando fax e tendo q se virar SEM a existência de celulares e internet, rs: fica algo mto surreal mesmo!!!

    Mas a leitura é divertida (justamente pelas suas - várias - deficiências gráficas e falta de visão futurista). Eu diria q essa HQ envelheceu MAL, mas tornou-se mais divertida do q qdo era levada pra ser levada à sério, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Eu até ia comentar para vc sobre Batman: Justiça Digital, já que na época do lançamento aquela historia foi bastante divulgada, pena que eu não cheguei a comprar. "


    Essa do Batman eu tbm tenho na coleção.....

    É outra bastante bizarra tbm: o visual lembra mto o filme "TRON" (o 1º dos anos anos 80 - não essa chatice de sequência q fizeram recentemente). A única coisa ruim mesmo é q não é o verdadeiro "Batman" nessa história: mas um neto dele (se não me falha a memória) enfrentando um vírus de computador do "Coringa". Vale só como curiosidade tbm (essa linha de gibis "computadorizados" não vingou e só lembro dessas 2 nesse estilo)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Essa é uma edição que não me deixa nenhum saudosismo. Na época, a leitura não me agradou."


    Oi, guilherme..... eu tbm não me interessei mto por essa HQ na época, e só fui comprar essa ed. no ano passado (qdo apareceu bem novinha na loja q eu frequento):

    ela tava na pilha pra ser lida.... e há poucas semanas atrás finalmente consegui ler essa história: Pra mim foi uma leitura interessante pela proposta em si... claro q é tudo mto tosco se formos analisar a fundo: mas achei q valeu pela diversão em si!!!

    É a mesma coisa q a gente jogar um emulador de ATARI hj em dia (coisa q eu faço de vez em qdo no PS2).... tosqueira pra matar a saudade, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "American Vampire Long Road to Hell" saiu na mensal da Vertigo, haverá chances dele sair em outro formato, futuramente?"


    Oi, João..... tdo bem?

    Eu não acompanho essa série do "Vampiro Americano" e ando por fora do q tem saído lá fora em relação à esse título.... mas sua pergunta é boa pois com o fim da mensal da Vertigo, o único destino q resta pra essa série aqui no Brasil serão os encadernados mesmo e resta saber q formatos serão adotados aqui já q a Panini se utilizou de ambos (luxo e econômico)!!!

    Eu "chutaria" q eles devam revezar esses formatos.... o material da mensal eu acredito q deva continuar em capa-dura (pra aproveitar a coleção de luxo q sei q vende bem), mas esse "Antologia" de 80 pág. eu acho q pode sair cartonada (seria mto "fininho" pra uma ed. em capa-dura: se bem q a Panini tem lançado as Graphic Novels assim: mesmo elas tendo umas 80 pág tbm). Só esperando pra ver (qdo divulgarem o preço poderemos ter uma ideia do formato)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "sugestão: quando estiver proximo de sair outra "HQ memoria" avise qual edição sera pra galera ficar preparada pra emitir comentarios!"


    E aí, gustavo..... blz?

    Valeu pela sugestão.... vou avisar antes sim (provavelmente em "PS" no final das matérias: onde normalmente comento as postagens q virão a seguir). Já até te adianto q uma das próximas q pretendo comentar nesta coluna será: "Robocop Vs. Exterminador do Futuro" (de Frank Miller) - por sugestão tbm de um leitor do blog (q me pediu uma matéria sobre essa série)!!!

    Claro q pra manutenção regular desta coluna.... dependo tbm de conseguir as capas das revistas em boa qualidade (o q não é mto fácil em se tratando de gibis antigos e raros) e de preferência tbm: um LINK pra galera baixar o scan (pois acho sacanagem comentar gibis q depois ninguém vai achar pra ler, hehe)!!!

    e eu já tive carro a álcool sim.... mas foi só 1 e depois nunca mais: agora só gasolina mesmo, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "to afim de entrar no mundo da "Fábulas" você recomenda, é preciso acompanhar desde o começo, sei que tem um especial da branca de neve"


    Oi, Fábio..... tdo bem?

    Recomendo sim (sem a menor sombra de dúvida, rs).... essa é uma das minhas séries favoritas da atualidade e vale mto a pena acompanhá-la!!!

    O ideal seria ter toda a coleção.... mas não há necessidade de ter as 3 primeiras, pois eu comecei a ler a partir do Vol. 4 mesmo e achei de boa começar a partir daí (só comprei as 3 primeiras depois pq adorei a série e queria ter e ler tudo: mas pro entendimento da trama não haveria necessidade: eu poderia ter ficado do Vol. 4 em diante)!!!

    O especial da Branca de Neve ("As 1001 Noites") tbm seria um excelente ponto de partida (e já postei uma prévia dessa ed. aqui no blog - caso vc queira conferir as imagens antes de decidir comprar). Mas eu recomendo sim: e não perca o Vol. 4 q tá chegando nas lojas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Léo, já li esta HQ do Batemá, Justiça digital, e parei na metade de tão ruim que é a HQ, vai ver por ela ser datada"


    Oi, Tony..... tdo bem?

    Eu tbm tenho essa do "Batman - Justiça Digital"..... e acho esta do "HDF - CRASH" ligeiramente melhor!!!

    Mas as 2 edições são datadas sim (envelheceram MAL).... e é como eu falei no texto desta matéria: valem mais como curiosidade: por serem um retrato de uma época q hj tá longe demais da nossa vida real (e da nossa tecnologia). A graça desses 2 gibis é exatamente essa: a visão arcaica do futuro q eles mostram.... (onde nem celular e internet existem e todos os cenários parecem saídos do filme "Tron"). Resumindo: É tosco sim, mas diverte... rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Leo uma pergunta que não tem nada a ver com o link da postagem, mas me responda: "Qual o ano que consta debaixo da base da sua Figurine da Elektra?"


    OI, Marcio..... tdo bem?

    Valeu por ter curtido a postagem.... e te recomendo q baixe o arquivo dessa HQ no LINK q eu postei (caso seja difícil achar o gibi num sebo)!!!

    qto à minha "Elektra"..... o ano q aparece nela é 2010!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Ola novamente, rsrs, leo fabulas e joão das fabulas tem ligação ou são series independentes? "


    Oi, Fábio..... aí depende, rs:

    A única ligação q existe entre as 2 séries é q os personagens são os mesmos.... o "João" é uma série spin-off (ele fez mto sucesso em "Fábulas" e ganhou revista própria). Mas fora isso, não há necessidade de se acompanhar o gibi do "João" (eu, por exemplo, não compro essa: fico só com a série principal de "Fábulas" mesmo)!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Quando comprei essa revista por volta de 1990 foi justamente por achar a capa fuderosa,bem ao estilo rambo mesmo!!"


    Oi, andre..... blz?

    Essa capa era fóda mesmo.... ainda mais numa época onde ainda estávamos no auge do sucesso dos filmes do "Rambo" (e o cinema de ação do tipo era o gênero mais lucrativo)!!!

    Essa tendência pode ser vista nas cenas de ação desta HQ mesmo.... com o Tony Stark matando direto: metendo bala na bandidagem da mesma forma q o "Justiceiro" faz: sem o menor peso na consciência. Esse era o reflexo do cinema de ação da época, lembra? "Rambo", "Braddock", "Comando P/ Matar", "Desejo de Matar", "Duro de Matar", etc.... (todas ainda bem melhores q os filmes de ação atuais, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "acredita que massacre será lançado em encadernado? Só rindo mesmo rs."


    Essa notícia foi "pegadinha" de 1º de abril, rs....

    Mas não duvido q um dia relance mesmo o "Massacre".... ainda mais depois q a Panini teve a coragem de publicar um especial com a sequência dessa "bela" saga num "Marvel Apresenta" (com arte do Rob Liefeld e tudo, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. Valeu mesmo Leo, você é tipi um messias dos quadrinhos(pelo menos para mim, pois nunca me decepcionei quando fui na suas dicas valeu mesmo, agora vou torrar um pouco do meu suado dinheirinho) até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é q agradeço pela consideração, Fábio....

      Mas no caso de "Fábulas" não tem erro mesmo: A série é tão boa q vc raramente irá ler em algum lugar qq comentário negativo em relação à ela.... Minha opinião sobre "Fábulas" apenas acompanha a da maioria esmagadora dos leitores: Vc vai ver... depois q começar a ler e se enturmar com o universo de "Fábulas", não vai mais querer parar, rs!!!

      Abs!

      Excluir
  28. Olá Léo
    Sabe se a panini deve republicar motim dos novos vingadores esse ano?
    Tô na dúvida se pego o da Salvat.

    ResponderExcluir
  29. "Tinha esperança de achar os 8 volumes lá pois na COMIX tem os 8 pronta-entrega. Mas COMIX é bucha de comprar.. o atendimento é péssimo."


    Oi, Adriano..... blz?

    A Comix não é mais a distribuidora da Tutatis..... e agora nem tudo q aparecer na Comix aparecerá tbm na Tutatis. Eu sei q a loja já pediu reposição de estoque dessa CHM do Aranha pra nova distribuidora, mas se vão mesmo mandar de novo as primeiras já são outros 500, rs!

    E com a Comix é preciso tomar cuidado tbm..... pois ela entrou pra valer nesse esquema de superfaturamento e especulação de preços: A Comix já tá vendendo alguns gibis atrasados por valores exorbitantes (estilo ML). E realmente, teve mto repetéco de material nas 4 primeiras CHM do Aranha (pra quem já tinha as Bibliotecas)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. Claro que me lembro Leo,sou fanático por esses filmes de ação!!

    Ainda gosto mais deles do que muitos filmes atuais também!é claro que os filmes junto com a evolução da tecnologia nas produções do cinema mudaram,mas se não fosse por filmes iguais aos que você citou e que muitas vezes tem seus enredos,personagens parecidos nas situações e atuações forçadas,ligeiramente requentadas para uma nova audiência,não existiria mais cinema de ação.Tá aí "os mercenários" e o novo "robocop" que não em deixa mentir!!

    ResponderExcluir
  31. "Sabe se a panini deve republicar motim dos novos vingadores esse ano?"


    Oi, guilherme..... tdo bem?

    Eu tbm tava com essa mesma dúvida, rs.... pois eu queria a versão + completa da Panini tbm (q teria as 15 primeiras histórias da série). Mas acabei comprando essa da Salvat mesmo: pelo menos pra ter na coleção o 1º arco da série (se algum dia a Panini republicar, eu vendo esse da Salvat e compro o outro)!!!

    Infelizmente.... os meus contatos na Panini não tem acesso à mta informação sobre republicações, pois como são materiais já prontos (traduzidos e editados) a ordem pra republicação ocorre no exterior (onde o material tbm é impresso) sem a participação dos colaboradores do Brasil. Acredito q as chances de republicação sejam altas (devido à demanda de pedidos pra reposição nas lojas desse material): mas na dúvida, já garanti o da Salvat mesmo!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "Tá aí "os mercenários" e o novo "robocop" que não em deixa mentir!!"


    Oi, andre..... eu ainda não vi o novo "Robocop" (vou esperar sair em DVD):

    Mas tenho os 2 filmes dos "Mercenários" e acho eles excelentes (dentro q se propõem a ser): Gosto mais do estilo de ação anos 80: com personagens principais sem crises de consciência e sem tentarem passar emoções baratas ao espectador (pra justificar suas ações). Qdo eu tô afim de ver um filme de ação eu não quero frescuras.... quero apenas ver as cenas de ação (q nem fizeram nos "Mercenários": direto ao q interessa, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. Os filmes de ação da década de 80 são mais legais na minha opinião por que são filmes de "reação",como eu costumo chamar!! o sujeito é colocado diante de uma dificuldade e vai reagindo as circunstâncias,vai confrontando a si mesmo e aos seus "inimigos" tentando sobreviver com astúcia e com o que tem nas mãos(sem precisar ser toda vez um atirador de elite-ninja-praticante-de-parkour) cheio de maniqueísmo barato nas situações delirantes que tanto vem saturando cinema atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.... o q eu não gosto nesses filmes atuais é isso:

      as coreografias nas cenas de luta são ridículas: qdo não usam aquele "estilo matrix".... tentam justificar as ações do herói (q agora age na maioria das vezes em auto-defesa pra agradar ao politicamente correto). É um saco a cada filme ter q aturar as explicações pras ações dos personagens.... Antes era tudo tão simples: o cara chegava e passava fogo em todos os figurantes e pronto: tínhamos os melhores filmes de ação com os roteiros + simples e desencanados possíveis (sem lenga-lengas xaropes)!!!

      Abs!

      Excluir
  34. E eu pensando que Justiça Digital havia sido a primeira! Tenho ela na coleção.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu consegui essas 2 juntas ("Crash" e "Justiça Digital").... qdo "desovaram" um lote de graphic novels na loja q eu frequento (tive sorte e consegui essas ed. bem novinhas - entre várias outras novels q eu tinha perdido na época)!!!

      Abs!

      Excluir
  35. Para aumentar seu acervo sobre o já foi lançado no Brasil vai a Pafúncio-2 RGE 1963 (foram 30 edições) ambientada na década de 30, sempre é curioso.
    http://www.mediafire.com/download/evibebicgn4o1qp/Paf%C3%BAncio-2+%28RGE%29.rar
    Não se preocupe é da minha coleção.
    Alex Leão

    ResponderExcluir
  36. Valeu mesmo, Alex.....

    Pô, o "Pafúncio" era do meu tempo.... nos anos 70 eu lembro das tiras dele q saíam num jornal daqui. Nunca me esqueço tbm de uma sátira engraçada q li na MAD (da Record) com "Pafúncio & Marócas", rs!

    Vou baixar agora mesmo esse arquivo.... Brigadão!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...