19/12/2012

Retrospectiva 2012 (Parte 1): A Nova DC, Vingadores, Moebius, Universo X.... e mais!!!

2012 tá chegando ao fim.... mas foi um ano bastante fértil pros quadrinhos (aliás, como há muito tempo não se via). Tivemos toneladas de lançamentos pra todos os gostos com gibis de diversos gêneros, preços, formatos, e padrões gráficos (do mais simplezinho de R$ 1,99.... até o mais caro e luxuoso de todos os tempos: R$ 160)!!!

Foi tanta coisa, q tive q dividir esta matéria em 3 partes (e ainda assim, selecionei apenas o q teve de mais importante e relevante nas bancas e livrarias): A "Nova DC", O Filme dos "Vingadores", "Moebius", "Incal", "Coleção Histórica Marvel", "Biblioteca do Aranha 4", "X-Men: A Era do Apocalipse", "Os Supremos 2", "Motoqueiro Fantasma 2", "100 Balas", "Fábulas", "Frankenstein", e "Universo X" (o gibi + caro já publicado no Brasil)!!!

Confira abaixo esta 1º fornada da "Retrospectiva 2012" (e em breve: as partes 2 e 3  aqui no "Submundo"):

A "Nova DC".... Todos os 52 novos títulos do reboot q zerou a cronologia e a numeração das revistas da DC foram distribuídos no mix de diversas novas revistas q reiniciaram desde o nº 1: "Superman", "Batman", "Liga da Justiça", "Lanterna Verde", "Universo DC", "Dark" (com séries + sombrias), entre outras.... além de encadernados especiais com arcos completos: "Grandes Astros do Faroeste" (estrelado por "Jonah Hex") e revistas exclusivas pra lojas especializadas: "Titãs", "Esquadrão Suicida", "Frankenstein", "Sgt. Rock", e "Deadman"!!! 

O leitor brasileiro parece q finalmente teria a chance de acompanhar na íntegra todo um "novo" universo DC q estava surgindo.... bem, "quase" isso, pois algumas dessas séries ("Frankenstein" e "Sgt Rock") acabaram canceladas após 1 ou 2 edições (dessas distribuídas apenas em lojas) e seu futuro permanece incerto (apesar de boatos q sugerem q "Frankenstein" continue saindo em futuras edições de: "DC Terror")!!!

Seja como for, o tal reboot dividiu opiniões entre os leitores.... alguns (eu incluso) acharam o nível das novas revistas bastante irregular (pouca coisa entre essas 52 séries se salva: a maioria é abaixo da crítica e pode-se contar nos dedos as séries q realmente valem a pena seguir acompanhando). Porém, o sucesso de vendas dessas novas revistas comprova q apesar de muitas críticas negativas nas redes sociais, o reboot se mostrou um bom negócio pra DC (q durante meses ficou no topo da lista das HQs + vendidas e de quebra eliminou boa parte dos problemas e falhas cronológicas q atormentavam a editora depois de inúmeras "Crises" (mega-sagas q eram feitas a cada 2 ou 3 anos pra consertar a cronologia)!!!


Os Filmes da Marvel: "Vingadores", "Homem-Aranha", e "Motoqueiro Fantasma 2"..... foram um embalo e tanto pra publicação de diversos encadernados com esses personagens. Os "Vingadores" emplacaram a 3º maior bilheteria da história do cinema (num dos melhores filmes da Marvel), e ganharam uma série de encadernados de luxo (em capa-dura): "Motim", "Guerra Civil", e "Os Supremos 2" (um dos encadernados + aguardados e pedidos pelos leitores). Além de encadernados luxuosos tbm pra "Thor" ("Em Nome do Pai" + a republicação de "LOKI").... e "Cap. América" ("A Morte do Sonho" - q apresenta a saga onde o Cap. América é dado como morto)!!! 

A "Coleção Histórica Marvel".... tbm veio na onda do filme dos Vingadores, e republicou material clássico dos anos 60 em 4 encadernados econômicos (capa-cartonada e papel off-set) um pra cada personagem: "Cap. América", "Thor", "Homem de Ferro" e "Vingadores". Essas edições traziam uma seleção de histórias clássicas de Stan Lee, Jack Kirby, Jim Steranko, Roy Thomas, John Buscema, e vários outros criadores q fizeram a história da Marvel nos anos 60!!! 

Já a "Biblioteca do Aranha 4".... é um encadernado de luxo (capa-dura) q nesta 4º edição concluiu a passagem do artista Steve Ditko na revista do Aranha dos anos 60!!! Um lançamento imperdível pros fãs do Aranha q veio na esteira do novo filme do aracnídeo nos cinemas!!! Numa escala menor de bilheteria, o filme: "Motoqueiro Fantasma 2" (bem melhor q o 1º) foi prestigiado nas bancas com o encadernado: "Estrada pra Danação" (um violento arco da linha MAX escrito por Garth Ennis: da série "Preacher")!!!

E falando em encadernados de luxo da Marvel.... "Universo X" (sequência de "Terra X") bateu um recorde extravagante: é o gibi + caro já publicado no Brasil (R$ 160). Com 712 pág. em capa-dura, essa edição se passa num futuro alternativo e sombrio da Marvel, no qual os heróis (alguns já velhos e decadentes) ainda precisam enfrentar ameaças cósmicas e além-vida. E essa é apenas a 2º parte de uma trilogia (ainda falta publicarem o final: "Paraíso X")!!! Mas "Universo X" não é o único futuro sombrio da Marvel.... "X-Men: A Era do Apocalipse" tbm  apresenta versões futuras e alternativas dos mutantes num mundo dominado pelo vilão "Apocalipse" (numa série de 6 encadernados q republicaram na íntegra essa mega-saga dos anos 90)!!!

A linha Vertigo/DC.... teve 2 de suas principais séries bastante aceleradas este ano: com vários encadernados de "100 Balas" e "Fábulas". A 1º teve pelo menos 5 encadernados publicados em 2012 (sendo q ainda tem mais um - o Vol. 12 - anunciado pra sair ainda este mês). "100 Balas" tem se mostrado em sua reta final uma complexa trama policial onde tudo faz parte de um enorme quebra-cabeças envolvendo conspirações, intrigas e assassinatos (a série será concluída aqui no Vol. 15). "Fábulas" tbm é uma das mais extensas e interessantes séries da Vertigo, só q esta está longe de acabar (pois ainda está em andamento nos EUA). A série teve rumos impactantes este ano.... com a guerra final entre as fábulas e os exércitos do vilão "Adversário" (nos Vol. 11 e 12) e a republicação das 2 primeiras edições ("Lendas no Exílio" e "A Revolução dos Bichos") q estavam esgotadas há tempos!!!

"Moebius"..... esse grande artista se foi no começo do ano (uma perda inestimável pro mundo das HQs), mas a editora Nemo publicou mais 3 encadernados da coleção Moebius: "O Homem é Bom?", "A Gragem Hermética", e "As Férias do Major". Além disso, a Devir lançou um encadernadão de luxo com a saga "Incal" (agora em versão integral e com as cores originais)!!!

Até+

PS: A Retrospectiva 2012 continua.... em mais 2 matérias especiais q incluirão: os encadernados e o filme do "Batman", mais material da Vertigo, Tex, Disney, Alan Moore, Walking Dead, e as Miniaturas Marvel (entre várias outras Hqs)!!!

13 comentários:

  1. A unica coisa que eu acompanho desse 52 é o Superman por causa dos roteiristas que eu gosto e olhe lá. Para mim, o ano foi realmente ótimo para aqueles que procuram historias maduras e Vertigo está na sua fase de ouro no Brasil que merecia já faz tempo. O lado ruim é quando uma série ou outra acaba e Y: O Ultimo Homem, embora desejasse chegar até o final, queria a trama não terminasse de tão boa que foi, mas fazer o que: todo o começo tem um fim.

    PS: Ve se capricha quando falar de Y.

    ResponderExcluir
  2. "Para mim, o ano foi realmente ótimo para aqueles que procuram historias maduras e Vertigo está na sua fase de ouro no Brasil"


    Tbm acho...

    vou te dizer: não me lembro de outro ano em q eu tenha comprado tantas HQs de qualidade qto em 2012 (foram mtas alternativas de qualidade pra escolher nas bancas entre encadernados e especiais)!!!

    desses 52... eu li o começo de cada série, mas atualmente só acompanho umas 4 ou 5 q eu curto (sendo q 2 delas já serão canceladas em seguida tbm, rs)!!!

    a Vertigo tá no auge mesmo aqui no Brasil... espero q continue mantendo esse ritmo mesmo após o FIM de "100 Balas" no ano q vem (depois de "Y", essa tbm será uma grande perda pra linha)!!! Mas eu ainda prefiro q uma série boa acabe por ter chegado a um final planejado... do q enrolarem até os roteiros ficarem desgastados (q é o q tem acontecido com as mensais da Marvel/DC)!!!

    qto ao "Y"... ele vai ficar pra 3º parte da matéria, pois quero esperar pra ver se o "Ex-Machina" nº 10 sairá nas próximas semanas (pra eu comentar os 2 juntos - já q são 2 séries de mesmo nível q se encerram no Brasil)!!!

    e pode deixar q falarei mto bem de ambas as séries... pois foram 2 das minhas preferidas entre as séries adultas q eu acompanhei nos últimos 2 anos, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Guilherme Coelho19/12/2012, 13:56

    Dentre os títulos publicados no reboot ‘Os Novos 52’, me interessei apenas pela revista ‘Grandes Astros do Faroeste’, mas não a encontrei nas bancas na época de seu lançamento (creio que a distribuição era setorizada...).

    Aproveitei a republicação do encadernado ‘LOKI’ para adquiri-lo.

    Até!

    ResponderExcluir
  4. LEO,

    ganhei essa Thor DELUXE de brinde, da LigaHQ. Não sei se você recorda essa promoção.

    Abç!

    ResponderExcluir
  5. "Dentre os títulos publicados no reboot ‘Os Novos 52’, me interessei apenas pela revista ‘Grandes Astros do Faroeste’,"


    Pior q essa não era pra ser setorizada não.... deve ter tido algum problema de distribuição então, pois oficialmente era lançamento nacional!!!

    seja como for... eu até gostei dessa edição, mas te confesso q eu preferia bem mais a série anterior q tava saindo do Jonah Hex (e q parou aqui pela metade: ainda faltavam mais 6 encadernados)!!!

    qto ao LOKI.... eu tbm tinha perdido da 1º vez, mas agora aproveitei a chance pra ter essa obra-prima na estante. Uma das melhores histórias atuais da marvel!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  6. "ganhei essa Thor DELUXE de brinde, da LigaHQ. Não sei se você recorda essa promoção."


    Lembro sim, Kleiton...

    e ironicamente fizeram essa promoção sendo q o Vol. 1 já se encontrava esgotado (e permanece ainda hj dificílimo de se achar)!!!

    acabei não comprando essa edição nº 2... justamente por não ter conseguido o Vol. 1

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Bem... até hoje eu não tenho ainda nenhuma dessas revistas que você citou. Mas eu mel embro de quando você postou sobre a maioria delas ao longo do ano, algumas até há pouco tempo.

    Muitos desses títulos ficam na Saraiva ou livrarias de igual porte durante algum tempo. Sempre tenho visto nas prateleiras Moebius, DC, Marvel, Preacher...

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  8. "Sempre tenho visto nas prateleiras Moebius, DC, Marvel, Preacher..."


    esses encadernados (especialmente os de luxo em capa-dura) só em grandes livrarias mesmo...

    e alguns desses + adultos (100 balas, fábulas, etc) q vão pras bancas normais... costumam vir lacrados (o q dificulta na hora de dar uma olhadinha no material pra ver como é)!!!

    por essas e outras, eu tenho o hábito de baixar tudo em scans antes... pra ver como é e se vale a pena comprar. As q eu gosto eu compro, claro, rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. Scans forever!!

    ResponderExcluir
  10. Legal. Mais alguém que acha que 2ºfilme do Motoca é melhor qu eo primeiro. Eu gostei. Claro que em matéria de filmes não teve pra ninguém: Vingadores veio arrebentando no melhor filme do ano pra mim. E ainda teve isso de propiciar váriso encadernados do grupo por aqui.

    ResponderExcluir
  11. "Legal. Mais alguém que acha que 2ºfilme do Motoca é melhor qu eo primeiro."


    Valeu, Mac....

    eu tbm achei o 2º filme do motoca bem melhor q o 1º (a começar pelo novo visual - q tá bem mais legal e sombrio)!!!

    só q a julgar pela fraca bilheteria... creio q não teremos um 3º filme do motoca (só se a marvel recuperar os direitos e fizer um reboot do filme, rs)!!!

    pra mim o TOP 3 de filmes baseados em gibis do ano foi (na ordem):

    1) Vingadores
    2) Aranha
    3) Batman

    Todos ótimos (na minha opinião), mas a ordem de preferência pra mim é essa. Não é só por eu ser marvetinho, rs... mas realmente me empolguei mais com o filme do aranha q com o batman (principalmente por achar o novo aranha bem melhor q a versão "sessão da tarde" do Sam Raimi)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  12. leo o q vc acha dos novos 52 da DC ? EU gostava mais da DC antiga do q os novos 52 flw .

    ResponderExcluir
  13. "leo o q vc acha dos novos 52 da DC ? EU gostava mais da DC antiga do q os novos 52 flw ."


    Achei q a DC piorou mto com os 52... antes tava melhor!!!

    dos 52, só tem 6 séries q eu acompanho atualmente (todas por scans)!!!

    as demais... passo longe, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...