11/12/2012

Retrato Falado (Parte 2): Sting é a Verdadeira Face de John Constantine ("Hellblazer").....

Os leitores da linha "Vertigo" já ouviram falar diversas vezes q o cantor Sting foi a inspiração direta pro visual do mago calhorda John Constantine (da série: "Hellblazer").....

Mas nem todos (creio eu) assistiram ao filme "Quadrophenia" (de 1979) - no qual Sting aparece exatamente como a sua contra-parte mística dos quadrinhos: inclusive com o clássico sobretudo q é o figurino principal do personagem (criado por Alan Moore, Steve Bissette, e John Totleben)!!!

Veja abaixo mais imagens de Sting nesse filme.... e compare com sua versão em "Hellblazer":

John Constantine é o protagonista da série: "Hellblazer" (carro-chefe e o título de maior longevidade do selo Vertigo/DC).... ele é um exorcista, e tbm um personagem sem escrúpulos e de caráter bastante duvidoso: a ponto de já ter passado a perna no próprio demônio com seus truques sujos e traiçoeiros!!! Sua popularidade é tamanha entre os leitores da Vertigo, q ele sempre teve espaço garantido nas bancas aqui no Brasil: seja em revistas próprias, revistas mix, encadernados, especiais, e mini-séries (já publicados por diversas editoras: Abril, Metal Pesado, Brainstore, Devir, Pixel, e atualmente pela Panini)!!!

Criado por Alan Moore, inicialmente como coadjuvante no gibi do "Monstro do Pântano", Constantine foi retratado pelos artistas da série (Bissette e Totleben - fãs do grupo "The Police") com a aparência cuspida e escarrada do cantor Sting no filme "Quadrophenia" (de 1979)!!!

Produzido na Inglaterra.... o filme é baseado num álbum homônimo do "The Who", e é uma reflexão sobre a cultura jovem nos anos 60 (época em q a trama se passa) através de um desajustado q se envolve em brigas de gangues (q rumam em suas motocicletas pra um confronto final). É considerado um dos 50 melhores filmes britânicos de todos os tempos (em 35º lugar no ranking) e vem embalado com uma extensa trilha sonora do "The Who"!!! Mesmo sem poderes místicos e pactos com o demônio.... Sting é o próprio Constantine em essência!!!

Até+

PS: Se vc perdeu, veja tbm a 1º parte desta nova coluna do "Submundo" neste LINK:  Retrato Falado (Parte 1): Conrad Veidt - O Ator que Inspirou o "Coringa"!!!

17 comentários:

  1. É a copia exata. E pensar que eu conheci Constantine pelo filme de 2005. Embora as diferenças, eu gosto da adaptação e serviu para não só conhecer o personagem, como também todo o universo Vertigo.
    Agora, me interessei muito em ver esse filme com o cantor Sting.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto esse filme, mas realmente o visual do Sting está identico ao usado pelo Constantine nos quadrinhos.

    E o próprio Alan Moore e Jamie Delano contam uma lenda urbana de já terem visto o Constantine andando pelas ruas de Londres, bizarro.

    Flws

    ResponderExcluir
  3. "É a copia exata. E pensar que eu conheci Constantine pelo filme de 2005."


    Pra mim o maior defeito desse filme do Constantine foi terem escalado um ator (Keanu Reeves) q em nada lembra o personagem do gibi:

    não só fisicamente falando, mas na própria personalidade (faltou aquela sagacidade necessária pra convencer o espectador de q aquele ator realmente teria a malícia de quem passaria a perna no diabo)!!!

    sei q não seria fácil achar um ator carismático o bastante pra encarnar o Constantine (q tem uma puta auto-confiança)... e q ainda por cima tivesse aquela estirpe q só os ingleses tem (e q os americanos não conseguem imitar)... mas mesmo assim, parece q nem tentaram se esforçar em arrumar um ator melhorzinho q o Reeves, né??

    vendo essas imagens acima do "Quadrophenia".... acho q valeria a pena a Warner ter investido em efeitos especiais e rejuvenescido o próprio Sting pro papel, rs!!!

    e recomendo uma olhada nesse filme... eu baixei no Torrent mesmo (vale a pena nem q seja pela trilha do "The Who" - q eu sempre curti desde o filme "Tommy")!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keanu Reeves foi escolhido devido ao sucesso de matrix, esse foi o motivo.

      Excluir
    2. Oi, Marx... blz?

      Na época q escrevi esta postagem eu não era tão fã do Keanu Reeves (gostei do "Matrix" 1 e 2, mas por causa dos filmes em si)... Só passei a admirar mais o trabalho dele de uns tempos pra cá, desde "John Wick", rs!

      Abs!

      Excluir
  4. "E o próprio Alan Moore e Jamie Delano contam uma lenda urbana de já terem visto o Constantine andando pelas ruas de Londres, bizarro."


    Verdade....

    eu li uma entrevista com o Alan Moore, onde ele jura de pé-junto q teve uma "visão" onde o próprio Constantine aparecia pra ele em forma física e ordenava ao escritor q o transpusesse pros quadrinhos!!!

    detalhe... o Moore tava num BAR qdo "viu" o Constantine (o q será q botaram na bebida dele hein? haha)!!!

    altas substâncias correndo nas veias, rs....

    mas pelo menos valeu a pena o Alan Moore ter se chapado desse jeito: pois acabou criando um personagem já eternizado na cultura pop!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Floyd Preacher Carson12/12/2012, 04:47

    saudações,

    Fechando o circulo, vale a pena comentar que Dave Gibbons, parceiro do Moore, fez uma releitura do filme Quadrophenia em sua HQ de 2004 The Originals... isso faz pensar que eles assitiram/comentaram/indicaram um para o outro...mas de qualquer forma o filme é um classico na terra da rainha então toda a mulecada da decada 70/80 de lá cresceu assistindo...algo como o Blade Runner para a geraçao 80 e o Matrix para a geração 90 aqui no Brasil...

    ResponderExcluir
  6. snoopy maldito12/12/2012, 10:28

    putzgrila... parecido mermo.

    comecei a ler Constantine agora com os novos 52 por querer pegar uma história do início e tal... e o achei um grande dum fela da puta...

    gostei de cara. acho que isso que faz dele um personagem foda.

    no dia em que a panini lançar alguns encadernados com histórias fechadas dele, eu comprarei.

    ResponderExcluir
  7. Leo! Cara! Putz! Essa sua serie de matérias estão muitos boas. Logo que ví que vc tinha postado novamente nesse linha corri aqui!

    Estou ansioso para as próximas. Não conhecia esse filme! Uma ótima dica! E que bom que vc não colocou "spoilers", pois vou conferir na locadora. Até porque gosto muito do Sting. Não apenas como musico, mas também como ator.

    Passei a gostar dessa faceta cênica dele ao vê-lo em Dunna de David Linch. Ele mandou muito bem na pele de um assassino mercenário. Taí um cara que eu considero um artista quase completo.

    Gosto muito do The Who. Embora não tenha nenhum CD tenho o filme Tommy: A Ópera Rock. Show!! As musicas dos caras estão num outro nível! Os caras tem sua propria identidade.

    Essa inspiração do Alan Moore e Cia. no Sting eu achei bem legal.

    Valeu pela iniciativa de reportagens !!

    Abc! Marcelo.

    ResponderExcluir
  8. "Fechando o circulo, vale a pena comentar que Dave Gibbons, parceiro do Moore, fez uma releitura do filme Quadrophenia em sua HQ de 2004 The Originals..."


    E aí, Floyd... blz??

    caramba, dessa eu não sabia... pior q esse "Originals" se não me engano já chegou a sair encadernado aqui no Brasil (e eu perdi na época e nem me liguei q a trama era relacionada ao filme - até pq, só fui assistir ao filme agora, hehe)!!!

    fiquei interessado nessa HQ... e na minha próxima ida à loja de gibis, vou ver se eles ainda tem alguma edição em estoque!!!

    foi uma dica valiosa essa...

    valeu mesmo!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. "no dia em que a panini lançar alguns encadernados com histórias fechadas dele, eu comprarei."


    E aí, Snoopy... tranquilo??

    o Constantine é bem fdp mesmo... e na série da Vertigo, ele não tem escrúpulo nenhum (sacaneando às vezes até alguns amigos e aliados se preciso for, rs)!!!

    se vc tiver oportunidade, o encadernado "Hellblazer - Origens" Vol. 1 traz só histórias completas (as 6 primeiras da série mensal - produzidas no final dos anos 80). É uma boa pedida!!!

    mas tbm vale a pena esperar a panini republicar a fase do Garth Ennis (q eu postei acima umas imagens: capa da "Vertigo 1" da Abril e a famosa cena do Constantine levantando o dedo médio pro demônio e mandando ele se foder depois de ter trapaceado o capeta, rs)!!!

    essa fase sairá aqui no Brasil numa nova coleção (q terá 8 vol. ao todo)... "possivelmente" após o término de "Origens" (q tá no vol. 4 e vai até o 7)!!!

    fique ligado então, q (creio eu) essa fase fodona do Garth Ennis deve sair em breve poraqui....

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. "Leo! Cara! Putz! Essa sua serie de matérias estão muitos boas. Logo que ví que vc tinha postado novamente nesse linha corri aqui!"


    Valeu mesmo, Marcelo....

    eu tenho material pronto pra mais umas 6 matérias do tipo (q eu devo ir postando aos poucos pra não gastar toda munição agora, rs)!!!

    mas te garanto q a 3º parte será mais impressionante ainda....

    pois eu não sabia q o "Dr. Octopus" foi inspirado num cantor tbm: Roy Orbison!!!

    parece q o Stan Lee era fã do cara (q canta a música: "Crying").... e mandou o Steve Ditko fazer o vilão com a cara (e os óculos escuros) do cantor, hehe!!!

    vou postar parte 3 essa aqui no começo de janeiro....

    as demais eu vou pesquisar com mais calma pra ter certeza das "inspirações", pois a heroína "Poderosa" (da DC) parece ter sido inspirada na atriz Anita Ekberg (de "A Doce Vida"): mas preciso ter certeza da veracidade dessa fonte antes de postar!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  11. lÉO, a matéria ficou sensacional!
    Eu mesmo não sabia dessa história envolvendo o Constantine, nunca iria assimilar ele ao Sting, mas realmente olhando tem tudo a ver. Ansioso pelas próximas matérias. rs

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. "Eu mesmo não sabia dessa história envolvendo o Constantine, nunca iria assimilar ele ao Sting"


    Brigadão mesmo, déh...

    o Sting até declarou certa vez q se sentiu bastante honrado por ter sido adaptado pros gibis, ainda mais num personagem q já virou um ícone da linha Vertigo!!!

    outra semelhança entre os 2 é a cidade "Newcastle".... onde Sting tocava numa banda local, da mesma forma q Constantine (e seu grupo "Membrana Mucosa"). Sóq no gibi a cidade foi palco de um massacre no qual Constantine foi acusado pela morte de uma criança (a menina Astra, morta por um demônio durante uma invocação mal-sucedida)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  13. Opa, megabacana essa postagem, Leo. Caso você queira o Originals, eu tenho (saiu pela Conrad). Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Opa, megabacana essa postagem, Leo. Caso você queira o Originals, eu tenho (saiu pela Conrad). Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Valeu, Lierson...

    eu mandei baixar o Originals (via emule), e assim q chegar, se eu gostar vou querer a versão impressa sim, hehe!!

    aí a gente combina, blz?

    Abs!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...