13/12/2012

"Paladinos Marvel" (10 Anos): "Justiceiro", "Elektra", "Hulk", "Fury", "4F".... e mais!!!

"Paladinos Marvel".... foi a "Revista dos Vigilantes Urbanos da Marvel": e uma das primeiras publicações da Panini no Brasil. Lançada em 2002, a revista trazia um mix sombrio em suas 100 pág: com histórias violentas e dirigidas à um público mais adulto (tendo sido uma espécie de precurssora de "Marvel Max")!!!

Pra não deixar passar em branco os 10 anos dessa saudosa revista.... vemos relembrar então a sua breve trajetória (de apenas 13 edições) q trouxe em seu mix: "Justiceiro", "Elektra", "Hulk", "4F", "Fury", e "Cap. América"!!!

Confira abaixo as capas e o conteúdo de "Paladinos Marvel" (uma revista do tempo em q dava gosto acompanhar uma revista mix da Panini, rs)....

Em 2002.... o cenário no mercado brasileiro era de dúvidas e incertezas. A Editora Abril havia perdido os direitos sobre toda a linha Marvel (após o fiasco q foi a linha "Premium": com revistas caras pros padrões da época e péssimos mixes) e o leitor não sabia o q esperar da Panini (sendo q a Abril mesmo com 20 anos de experiência na linha Marvel, estava vindo de uma fase desastrosa onde só emplacava fracassos com os heróis Marvel (q recém estavam saindo e se recuperando das mega-bombas: "Massacre", "Saga do Clone", "Heróis Renascem", e outras merdas do tipo)!!!

Mas a Panini até q começou bem, e lançou no mercado revistas mais baratas do q as Premiuns da Abril e com mixes melhor distribuídos entre suas novas revistas de linha. Logo de cara, uma revista se destacou das demais: "Paladinos Marvel" (q imediatamente se tornou uma das favoritas dos leitores junto com: "Marvel 2002")!!!

"Paladinos" tinha um mix imbatível: "Justiceiro" (q continuava a fase Garth Ennis), "4F" (mini-série em 4 ed. de Grant Morrison & Jae Lee), "Hulk" (tbm com boas histórias), e "Cap. América" (esse era o único ponto fraco do mix: já q o herói tava uma péssima fase e a Panini ainda deixou o arco do "Protocida" inacabado devido às reclamações dos leitores - q pediam essa tranqueira fora do mix)!!!

Enquanto o "Justiceiro" enfrentava uma versão cyborg com enormes seios (!) de seu antigo inimigo "Russo" (um assassino soviético com debilidade mental e + forte q o Schwarzenegger) e se tornava literalmente um genocida (ao explodir uma ilha inteira com 2.000 criminosos).... a série do "4F" trazia um dos melhores confrontos da equipe com o "Dr. Destino" e polêmicas insinuações (sutis e discretas) de incesto entre o "Tocha Humana" e sua irmã Sue - a "Mulher-Invisível" (q tbm deu mole pro "Namor" - numa das capas acima)!!!

Em seguida.... novas séries entrariam no mix: "Elektra" (com belas capas de Greg Horn) e o violentíssimo: "Fury" (da linha MAX) - na qual um velho e já aposentado Nick Fury se vê obrigado à voltar à ativa qdo um antigo inimigo resolve criar uma guerra particular pra quebrar a rotina de orgias e prostitutas em q Fury vivia (haja viagra pra levar uma vidinha assim, hein)? A luta final entre os 2 é tão extrema q Fury perde uma bochecha inteira à dentadas, mas consegue abrir a barriga do vilão e enforcá-lo com os próprios intestinos (numa cena digna dos melhores filme B de terror dos anos 80, rs)!!!

Mas tudo q é bom dura pouco.... e a revista foi cancelada na ed. 13, sendo dividida e substituída por 2 novas revistas em formato econômico q tomaram seu lugar: "Hulk & Demolidor" e "Justiceiro & Elektra" (com 50 pág cada)!!! Mesmo assim, "Paladinos Marvel" deixou boas lembranças nos leitores q a acompanharam na época....

Até+

PS: Em breve aqui no "Submundo"..... A "Restrospectiva 2012", Os "Lançamentos pra 2013", FOTOS das Miniaturas Marvel: "Thor & Tempestade" (e mto + neste Fim de Ano)!!!

15 comentários:

  1. Muito maneiro tu se lembrar dessa publicação que marcou a entrada da Panini publicando a Marvel.

    Eu peguei a fase do Quarteto e Capitão Marvel.

    Seria maneiro relembrar no futuro as outras mensais nesses moldes, que marcaram época.

    Bons tempos da Marvel.

    ResponderExcluir
  2. "Seria maneiro relembrar no futuro as outras mensais nesses moldes, que marcaram época."


    Brigadão mesmo, Miltão....

    eu já fiz algumas matérias desse tipo pra outros gibis clássicos da Marvel: "Heróis da TV", "Superaventuras Marvel", "Homem-Aranha", "Espada Selvagem de Conan", entre outros gibis épicos (da Ebal, Bloch, e RGE tbm: tudo aqui no blog)!!!

    minha idéia é continuar escrevendo outras nessa linha.... a próxima será "Grandes Heróis Marvel" (da Abril) q eu vou postar aqui assim q sair o último nº da versão de mesmo nome da Panini (q será cancelada este mês, rs)!!!

    Tbm vou postar uma sobre a "Marvel MAX" (q até hj é minha revista preferida da Panini)....

    gosto de escrever matérias assim... sobre revistas clássicas q eu li e curti. O maior problema é conseguir as capas e imagens delas (já q não tenho scanner, rs)!!! Mas tenho amigos e colaboradores q me emprestam capas de seus arquivos pessoais sempre q preciso!!!

    e realmente.... essa "Paladinos" foi casca-grossa mesmo (q mix fodástico q essa revista tinha, hein)? "Marvel 2002" tbm era do mesmo nível... com "Demolidor" e "Vingadores" (do George Pérez)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Fala Leo. Fazia tempo que não comentava nada por aqui, mas em se tratando de Marvel, sempre gosto de conhecer coisas novas.
    Essa linha da Panini eu não conhecia! Muito iteressante esse clima mais "noir", apesar de eu não gostar tanto assim da linha mais adulta.
    De todos os personagens que você listou como parte dessa publicação, só não consigo imaginar o Capitão América atuando em um nível mais adulto (e também essas barbáries do 4F). Com aquela aura de eterno vingador, não o vejo arrebentando muito violentamente os inimigos. Minha imagem dele sempre foi a do filme... Um soldado desenvolvido, mas sem a arrebentação do Justiceiro. As cenas são fortes mesmo?
    Abraços e continue sempre com essas excelentes coberturas sobre o mundo dos quadrinhos!

    ResponderExcluir
  4. Foi um período complicado de transição para os leitores brasileiros. Pessoalmente senti muita saudade do formatinho da abril, mas não há como negar que a Panini fez um trabalho de qualidade desde o principio, tanto para a Marvel, como para a DC, que chegou inclusive a ficar sem casa por aqui alguns meses, o que fez vários leitores ficarem órfãos.

    ResponderExcluir
  5. Cara, esta revista era massa mesmo.
    Bem que a Panini podia lançar um encadernado de 4F, aquilo foi bem massa, mas nunca achei a edição o a parte final pra ler hehe

    www.palitosnerds.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. "Minha imagem dele sempre foi a do filme... Um soldado desenvolvido, mas sem a arrebentação do Justiceiro. As cenas são fortes mesmo?"


    E aí, Merh@j.... blz??

    Pra falar a verdade, apenas 2 séries dessa revista não possuíam um padrão + adulto/violento q a média normal do universo Marvel: "Hulk" e "Cap. América".... essas 2 séries eram da cronologia normal (por assim dizer) e portanto: o capitão não sofreu alteração!!

    "Justiceiro", "Elektra", e o "4F"... esses eram da linha Marvel Knights (com teor mais sombrio e violento e sem mtos vínculos com a cronologia tradicional - até fazem parte sim do universo 616, mas as tramas procuram ser independentes de eventos cronológicos: sendo feitas pra serem lidas e entendidas por novos leitores)!!!

    Já o "FURY"... esse sim, era da linha MAX mesmo (pra maiores de 18), e inclusive gerou certa polêmica na época qdo a Panini teve de aumentar a faixa etária da revista qdo essa série estreou no mix!!!

    só lembrando q nessa época a revista "Marvel MAX" ainda não tinha sido lançada... e "Fury" foi a 1º série do selo a estrear no Brasil!!!

    qto ao "4F"... essa mini foi escrita pelo Morrison, e sabemos q ele adora polemizar, rs. Só q realmente ele revoltou mtos fãs do 4F com essas insinuações de q o Tocha tinha um ciúme meio doentio pela irmã (e q se agravou ainda mais qdo ela se entregou pro Namor). É tudo mto discreto e sutil... mas o "suposto" incesto virou ferramenta de marketing na época pra Marvel vender essa série (usando do sensacionalismo pra faturar em cima da polêmica - o q aliás, era uma tática bastante comum no início da "Era Quesada")!!!

    e sobre comentários nos nossos blogs... eu queria aproveitar e te avisar q andei tentando postar no "Cronologia Lógica", mas o código q pede pra liberar o comentário tem sido cada vez + complexo (pra eu q tenho problema de vista, fica difícil decifrar alguns números e caracteres q aparecem, hehe)... Nas configurações do blog tem uma opção pra desmarcar o tal código q pede (caso vc decida retirá-lo, é claro - foi só uma sugestão)!!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  7. "Foi um período complicado de transição para os leitores brasileiros."


    E bota complicado nisso, hein??

    as 2 editoras (Panini e Abril) nem sabiam direito q formato adotar pra competir uma com a outra:

    com a DC, a Abril abandonou o formato "Premium" e voltou pro formatinho... o q foi encarado como um retrocesso pelos leitores da época (e isso eu me lembro bem, pois participei de vários fóruns e debates na internet, rs)!!!

    já a Panini... de início lançou todas as suas revistas num formatão desnecessariamente maior q o americano (essa "Paladinos" é nesse formato magazine).... depois reduziu pro formatéco paraguayo (q a Mythos usava) e finalmente: ficou no americano mesmo!!!

    mas foi uma dança das cadeiras nos mixes.... era série passando de revista em revista (o q me fez abandonar vários títulos devido ao exagero nas mudanças de mix - q avacalharam demais as coleções)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  8. "Bem que a Panini podia lançar um encadernado de 4F, aquilo foi bem massa, mas nunca achei a edição o a parte final pra ler hehe"


    E aí, Tiago... tdo tranquilo??

    eu já acho q será cada vez mais difícil a panini voltar a encadernar qq coisa com o 4F... pois já deixaram passar em branco os 50 Anos da equipe!!!

    tbm abandonaram a BHM do 4F... q era minha esperança de ter toda essa fase clássica do Kirby!!!

    o NOVO filme do 4F tá programado pra 2015... e ele terá de fazer mto sucesso pra convencer a panini a publicar encadernados com a equipe!!!

    mas essa 4º ed. dos "Paladinos"... eu acho q deve ter na Tutatis, hein?? lembro de ter visto essa capa na loja garimpando nos estoques faz pouco tempo, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. Grande Leo... Eu reparei nesse novo sistema de "antispan" no Blogger... Realmente é horrível... Vou libertar o blog dessa porcaria!
    Valeu pelo aviso!!!!! Abração!

    ResponderExcluir
  10. Oi Leo, por que será que bons títulos acabam sendo cancelados? Parece que só a vendagem é o que importa. Gostei da postagem e achei muito informativa, como sempre... Abraçso.

    ResponderExcluir
  11. "Oi Leo, por que será que bons títulos acabam sendo cancelados?"


    E aí, Paulo.... tdo tranquilo??

    essa revista "Paladinos" até q vendia bem (e era uma das preferidas dos leitores na época, conforme os elogios q eu sempre lia nos fóruns da época)!!!

    mas nesse caso, a Panini resolveu cancelar a revista pra tentar faturar ainda mais $$$ em cima dos filmes do "Hulk" e "Demolidor" (ambos de 2003)....

    e no lugar de "Paladinos" lançou7 2 novas revistas: "Hulk & Demolidor" e "Justiceiro & Elektra" (cada uma com 50 pág. e custando na faixa de 3 reais)!!!

    essas 2 novas revistas só duram 1 ano (12 edições cada).... e novamente tiveram q ser substituídas de novo!!!

    esse troca-troca no começo da carreira da Panini era bastante xarope pros colecionadores... pois todo ano os gibis eram cancelados e trocavam os mixes tbm (uma bagunça só)!!!

    eu até segui acompanhando essas séries todas q eu gostava.... mas sempre achei q o ideal teria sido manterem a "Paladinos" por mais tempo!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. Paladinos realmente foi uma grande revista. A melhor de todas da primeira leva da Panini.
    O único erro, foi como o Léo citou, a presença do Capitas. A fase do Dan Jurgens era muito fraquinha (só salvava a arte do Kubert). O curioso é que quando o título melhorou, foi transferido para a Marvel 2002.

    A revista seria imbatível se no lugar do Capitas, a Panini publicasse as histórias do Demolidor, que estava no início da fase do Bendis.

    Justiceiro, Demolidor, Elektra e Fury seria o DreamTeam dos mixes.

    Abs e Feliz Natal pra galera do submundo!!!

    ResponderExcluir
  13. "A revista seria imbatível se no lugar do Capitas, a Panini publicasse as histórias do Demolidor, que estava no início da fase do Bendis."


    A Panini sabia do potencial do Demolidor... e pra não gastar as melhores séries numa única revista, mandou o demo lá pra Marvel 2002 (q tava precisando de um carro-chefe, rs)!!!

    foi uma forma de "obrigar" os leitores fãs de vigilantes urbanos a comprarem 2 revistas (Paladinos e M2002) ao invés de uma só, hehe!!!

    e realmente, a fase do Cap. q estrou na revista 2002... eu tbm achava boa (principalmente pela arte do Cassaday). Se bem q pularam muita coisa do Cap. até chegar à fase do Brubaker (foram quase 2 anos inteiros pulados - e eram boas histórias q ficaram inéditas aqui)!!!

    Abração... e boas festas pra vc tbm, Luiz!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu estou adquirindo todas as ediçoes de paladinos marvel que eu encontar, por causa do seu post. Estou começando a ler, praticamente, agora as histórias do Justiçeiro. Começei a se interessar por ele pelo famoso filmão kkkkkk enfim, logo depois de ler umas histórias dele já passei a desgostar do filme (eu vi o 2 e é mais fiel) devo te agradeçer, porque eu acompanho seu blog todos os dias só pra ver quais hq's compensam comprar ou resgatar nos sebos ^^ ps: nos paladinos, pulei o capitão américa para evitar a trankera kkkk

    ResponderExcluir
  15. "Olá, eu estou adquirindo todas as ediçoes de paladinos marvel que eu encontar, por causa do seu post."


    E aí, blz??

    Valeu mesmo por ter curtido a matéria a ponto de buscar as revistas... espero q não tenha tido dificuldade em encontrá-las (algumas ed. devem ser difíceis de achar)!!!

    se vc tá gostando dessa fase do justiceiro, deve gostar mais ainda do "FURY" (q começa na ed. 8): q mantém o mesmo humor-negro... e tem um vilão mto lôko: o "CRUZ-CRÉDO" (haha)!!!

    e sobre os filmes do justiceiro... pra mim, o melhor ainda é o 1º dos anos 80 (com o Dolph Lundgreen). Mesmo q não seja tão violento qto os novos, pelo menos tinha mais ação e uma história melhor!!! se bem q eu tbm gostei dos novos... mas realmente o último foi bem mais fiel à fase da linha MAX!!!

    as melhores histórias do Justiceiro q eu li, saíram na revista do "Demolidor" e na "Marvel MAX" (elas vão ficando cada vez mais violentas e insanas: vale a pena)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...