20/12/2012

Retrospectiva 2012 (Parte 2): As Miniaturas Marvel, Batman, Preacher, Sandman... e mais!!!

Nesta 2º parte da "Retrospectiva 2012".... relembraremos mais uma saraivada de HQs, filmes (o Batman encerrou sua trilogia de sucesso nos cinemas) e miniaturas de chumbo da Marvel (q foram um dos maiores destaques do ano entre os colecionadores)!!!

"Miniaturas Marvel", "Batman - O Filho do Demônio", "Hellblazer - Origens", "Neonomicon" (de Alan Moore), "Preacher", "Sandman", "Lôcas" (Love & Rockets), "Tropa dos Lanternas Vermelhos", "The Boys 2 - Mandando Ver", "ZDM 4 - Fogo Amigo", "O Eternauta", "Tex Coleção 300".... e mais!!!

Confira tudo isso a seguir....

As "Miniaturas Marvel".... agitaram o mercado de colecionáveis este ano, com miniaturas de chumbo pintadas à mão e estreladas por heróis e vilões do universo Marvel. A coleção chegou ao Brasil com ampla divulgação nas redes sociais (fóruns, blogs, facebook) e gerou uma impressionante demanda nas bancas e lojas virtuais. Algumas figuras de personagens principais se esgotavam rapidamente, causando transtornos e reclamações pros assinantes (q penavam com atrasos, cobranças indevidas, e vários outros problemas)... e tbm pro pessoal q teve de percorrer diversas bancas em busca de figuras difíceis de encontrar!!!

Pra quem conseguiu (a duras penas) prosseguir com a coleção.... q custa R$ 37,90 (e acompanha junto uma revista informativa sobre o personagem em destaque) com certeza deve ter ficado satisfeito com o capricho dessas miniaturas (q são verdadeiras obras-de-arte na estante). A coleção é quinzenal e o ano fechará com 16 miniaturas já lançadas, com personagens q incluem: Homem-Aranha, Wolverine, Dr. Octopus, Coisa, Magneto, Surfista, Cap. América, Dr. Destino, Homem de Ferro, Demolidor, Tempestade, Thor, e vários outros (a série toda é composta de 200 figuras normais + 30 Especiais)!!!

Em matéria de objetos colecionáveis.... tbm merece menção a série de 4 réplicas do "Batmóvel" distribuídas pelos postos Shell, com versões do veículo em diferentes épocas: anos 60 (seriado da TV), anos 80 (filmes do Tim Burton), anos 90 (Batman Eternamente), e anos 2000 (com a versão q parece um tanque de guerra). A promoção foi um sucesso (cada réplica custava R$ 14,90) e tbm agitou os colecionadores nas redes sociais!!!

E falando em Batmóvel.... 2012 tbm foi o ano do morcego: com o final da trilogia do "Batman" nas telas, e uma série de encadernados de luxo q vieram no embalo do filme. "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" fechou com chave de ouro a nova série de filmes do Batman apresentando uma abordagem bem mais realista e atual do personagem (ótimo filme). E nada como um mega-sucesso nos cinemas pra fazer a panini investir em encadernados: "Batman - O Filho do Demônio" veio em formato de luxo (capa-dura) mas custando menos de 20 reais, e traz uma das melhores sagas do morcego (com um final polêmico q justifica o título da história). Já "Vitória Sombria" é a 3º e última parte de uma trilogia do Batman envolvendo o Dia das Bruxas!!!

A linha Vertigo tbm teve bastante destaque nas livrarias.... "Preacher": A + polêmica das séries adultas da Vertigo, teve a republicação de seus 2 primeiros encadernados ("A Caminho do Texas" e "Até o Fim do Mundo") q narram o início da jornada do reverendo Jesse Custer em busca de um acerto de contas com Deus, e encontra pelo caminho as + bizarras figuras: "Cara-de-Cú", "Santo dos Assassinos", o vilão nazista "Herr Starr", e os "Investigadores Sexuais" (entre outras escrotices)!!! "Sandman" tbm teve seu 1º encadernadão de luxo republicado, além de um 3º Vol. e várias séries secundárias, tipo: "Lúcifer" (Estrela-da-Manhã)!!! "Transmetropolitan 3" e "ZDM 4 - Fogo Amigo".... tiveram sua estrutura gráfica alterada: ganhando o dobro de páginas pra q sejam concluídas o + depressa possível no Brasil!!!

Deixando um pouco esses encadernados luxuosos de lado e voltando às bancas normais.... "Hellblazer - Origens" Vol. 3 e 4 apresentou o arco: "A Máquina do Medo" (uma saga clássica de John Constantine dividida em 2 encadernados). Essa coleção republica pela 1º vez no Brasil as histórias de "Hellblazer" em ordem cronológica (sendo saíram por outras editoras de forma bastante bagunçada). E ainda nas bancas: A "Tropa dos Lanternas Vermelhos"... encaderna o 1º arco dessa série dos "Novos 52" q tem como principal (e talvez único) atrativo: a exuberante arte do brasileiro Ed Benes - q tornou a personagem "Bleez" o novo símbolo sexual da nova DC (com curvas bem brasileiras, rs)!!!

Na linha mais alternativa de HQs.... muita violência e polêmica em 2 lançamentos barra-pesada: "Neonomicon" e "The Boys 2"!!! O 1º é escrito por Alan Moore e baseado no universo da literatura de terror de H.P. Lovecraft ("O Chamado de Cthulhu"), e causou mta polêmica no exterior ao ser proibido e retirado de escolas devido ao conteúdo extremo q inclui cenas de estupros e sacrifícios humanos numa trama de investigação criminal envolvendo uma seita macabra ligada ao mito de seres abissais dos livros de Lovecraft!!! Já "The Boys 2 - Mandando Ver" (de Garth Ennis) tbm tem violência extrema e sexo quase explícito, mas o humor negro da série torna tudo + bizarro e (levemente) mais ameno!!!

"Lôcas" e "Eternauta"..... 2 álbuns em P&B consagrados e premiados q só elevam o nível da 9º arte em todos os aspectos!!! "Lôcas - Maggie, A Mecânica" é o 1º encadernado da série: "Love & Rockets" (sucesso de público e crítica nos quadrinhos alternativos) e se passa num futuro pós-apocalíptico com super-heróis decadentes, dinossauros, e personagens lésbicas em crise existencial (uma obra-prima q de quebra tbm homenageia a Era de Prata da Marvel/DC)!!! "O Eternauta".... é uma ficção científica produzida na Argentina nos anos 50 e um dos melhores quadrinhos do gênero sci-fi de todos os tempos. Um clima de mistério incessante torna esta uma leitura tensa e perturbadora do começo ao fim. Um retrato histórico e político do período de ditadura na América Latina!!!

"Tex Coleção 300".... Uma respeitável edição comemorativa q trouxe a clássica aventura: "Forte Apache" (colorizada e ainda com um belo poster de brinde). Tex teve ótimas edições publicadas este ano, entre as quais eu destaco tbm: "Tex Ouro 61" (O Bando dos Irlandeses) - este foi o 1º arco de histórias publicado pela Mythos qdo assumiu o título e é reunido na íntegra nesta edição (ação e tiroteios incessantes com centanas de mortes pros fãs de um bom bang-bang, rs)!!! E o "Almanaque Tex 44" trouxe uma seleção com todas as histórias curtas de Tex numa única edição (uma preciosidade indispensável em q qcoleção de Tex q se preze)!!!

Até+

PS: A seguir aqui no "Submundo": a 3º e última parte da "retrospectiva 2012".... E em breve: os "Lançamentos pra 2013" (aguardem q vale a pena, rs)!!! 

19 comentários:

  1. Oi Leo, gostei demais da matéria, relembrando as coisas boas do ano. Tex 300 foi mesmo um marco. E as outras edições que vc destacou do Tex também agradaram em cheio. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Com tanta polemica que houve lá fora, é de se admirar que Neonomicon saiu ileso por aqui, pois embora seja uma ótima historia, aquela sequencia do estupro foi brava em, cá pra nós.

    ResponderExcluir
  3. Legal a postagem, muitas coisas dessas citadas comprei ( e até hoje figuram em uma pilha de revistas e livros, quase 40 itens, a serem lidos quando tiver tempo) outras não dei valor, as figurines Marvel sem dúvida foi a melhor coisa do mercado colecionáveis nerds, assinei essa coleção e até hoje aguardo os meus brindes, visto que fiz a assinatura ainda em abril. Decepção grande pra mim foi essa neonomicom, talvez por esperar muito da HQ, afinal Alan Moore livre para escrever já me fez criar expectativa de algo fenomenal, mas não é a coisa mais tosca, sem pé nem cabeça apesar não ter sido tão caro assim pelo formato acabamento, papel etc., foi muito caro pela qualidade da história, tempo gasto em vão, destruição inútil de árvore e dinheiro perdido. Do Garth Ennis só gosto do Justiceiro, o resto acho muito apelação gratuita, o cara alega não gostar de super heróis, mas vive desse meio, nem que seja satirizando, como em The boys. E sempre faz apologia a que não acreditem em Deus pois ele não existe, ou Deus é babaca ( ridículo) mas há quem goste disto eu to fora, Novamente parabens pelo Blog muito agradável de ler, e saber das novidades.

    ResponderExcluir
  4. Legal a postagem, muitas coisas dessas citadas comprei ( e até hoje figuram em uma pilha de revistas e livros, quase 40 itens, a serem lidos quando tiver tempo) outras não dei valor, as figurines Marvel sem dúvida foi a melhor coisa do mercado colecionáveis nerds, assinei essa coleção e até hoje aguardo os meus brindes, visto que fiz a assinatura ainda em abril. Decepção grande pra mim foi essa neonomicom, talvez por esperar muito da HQ, afinal Alan Moore livre para escrever já me fez criar expectativa de algo fenomenal, mas não, é a coisa mais tosca, sem pé nem cabeça apesar não ter sido tão caro assim pelo formato acabamento, papel etc., foi muito caro pela qualidade da história, tempo gasto em vão, destruição inútil de árvore e dinheiro perdido. Do Garth Ennis só gosto do Justiceiro, o resto acho muito apelação gratuita, o cara alega não gostar de super heróis, mas vive desse meio, nem que seja satirizando, como em The boys. E sempre faz apologia a que não acreditem em Deus pois ele não existe, ou Deus é babaca ( ridículo) mas há quem goste disto eu to fora, Novamente parabens pelo Blog muito agradável de ler, e saber das novidades.

    ResponderExcluir
  5. Guilherme Coelho20/12/2012, 09:12

    Olá Leo!

    Com relação à personagem Tex, além das publicações citadas na postagem, destacaria também a HQ anual 'Tex Especial Colorida #01', e o livro 'Tex Willer - A História de Minha Vida'.

    Até!

    ResponderExcluir
  6. Na boa, não achei o Neomicon tão "barra pesada" assim, se pensar bem o The Boys é bem pior mas os 2 trabalhos são excelentes e tem todo um destaque na minha estante de quadrinhos hahahahahah

    ResponderExcluir
  7. "Tex 300 foi mesmo um marco."


    Foi mesmo, Paulo...

    essa história "Forte Apache" era raríssima... tendo sido publicada apenas em "Tex nº4" (anos 70) e num especial dos anos 80 em capa-dura!!!

    pra mim, foi mto gratificante ter conseguido essa história e ainda por cima a cores (e com um belo poster de brinde)!!!

    essas outras 2 q eu citei: OURO 61 e Almanaque 44 tbm considero algumas das melhores edições de TEX de toda minha coleção!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  8. "Com tanta polemica que houve lá fora, é de se admirar que Neonomicon saiu ileso por aqui, pois embora seja uma ótima historia, aquela sequencia do estupro foi brava em, cá pra nós."


    Pois é... a panini tem esse mérito: o de lançar as HQs na íntegra aqui (sem cortes ou censura)!!!

    outras editoras costumam ser bem mais puritanas nesse sentido... e não sei se "Neonomicon" teria sido publicado sem cortes se fosse por outra editora (a Devir até publicaria na boa tbm, mas já não ponho a mão no fogo pelas outras editoras, rs)!!!

    Qto à cena em si... é chocante mesmo, pois raríssimas vezes foi mostrada num gibi como se fosse praticamente "em tempo real"!!!

    rolam boatos lá fora... de q poderia rolar uma sequência/prequel de "Neonomicon" (só q focada no escritor Lovecraft - q seria personagem principal da trama)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. "Do Garth Ennis só gosto do Justiceiro, o resto acho muito apelação gratuita, o cara alega não gostar de super heróis, mas vive desse meio, nem que seja satirizando, como em The boys."


    E aí, Helder.... tdo bem??

    Brigadão por ter curtido a matéria.... valeu mesmo!!

    Na verdade eu acho q o Ennis tá sempre tirando uma onda com tudo e todos... e deve ter percebido as vantagens ($$$) de estar sempre no centro de polêmicas ao irritar os leitores fãs de super-heróis e tbm instituições como a Igreja e a mídia em geral (TV, imprensa)!!!

    Garth Ennis, Alan Moore, Grant Morrison... são apenas 3 exemplos de escritores q vivem da polêmica q causam. Falando como publicitário, vou te dizer q não deixa de ser uma estratégia bem-suscedida pra se ficar sempre no centro dos holofotes!!!

    eu acredito em Deus... mas no caso de Preacher, eu vejo justamente o contrário do q a 1º impressão q a série causa. Pra mim, Preacher é uma crítica de até q ponto o ser humano chega pra cometer toda sorte de atrocidades em nome de Deus (o vilão Starr é capaz de explodir um hospital inteiro pra acobertar uma conspiração em busca de um falso messias)!!! posso estar errado, é claro... mas vejo Preacher como algo com muitas mensagens subliminares ocultas nas entrelinhas e q falam quase o oposto daquilo q parecem dizer!!!

    seja como for... sempre é importante q cada leitor tire suas próprias conclusões e exponha seu ponto de vista pessoal tbm sobre aquilo q lê, pois mtas HQs q lemos estão abertas às mais diversas interpretações!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  10. "Com relação à personagem Tex, além das publicações citadas na postagem, destacaria também a HQ anual 'Tex Especial Colorida #01', e o livro 'Tex Willer - A História de Minha Vida'."


    Verdade, Guilherme...

    essas 2 edições tbm foram importantes entre os lançamentos de Tex do ano!!! Assim como tbm a excelente: "Tex Férias 11"!!!

    mas esse ano foi tão fértil e com tantos lançamentos... q tivemos uma média de 150 gibis lançados todo mês (somando-se todas as editoras)!!! é mta coisa mesmo, hein?

    O "Tex Especial em Cores" e o "Livro do Tex"... eu comprei assim q saíram, mas ainda não tive tempo de ler essas 2 e botei na pilha pra serem lidas assim q possível, rs!!

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  11. "Na boa, não achei o Neomicon tão "barra pesada" assim, se pensar bem o The Boys é bem pior"


    Eu achei as 2 bem pesadas em matéria de violência, hehe....

    mas se bobear, a "Jennifer Blood" (q estará na 3º parte da matéria) ainda bate essas 2 séries, hein??

    se bem q vou te dizer... a HQ + violenta e extrema entre todas q li este ano foi: "CROSSED" (do Garth Ennis). Mas essa eu não incluí na retrospectiva pq é importada e li em scans, rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  12. Sou proprietario das belissimas edições Batman Filho do Demonio, Preacher e Sandman vol 1. O Preacher 2 chega no sabado e meu primeiro contato com a serie foi muito positivo, ja tinha lido o crossed do garth ennis e essa linha do humor negro realmente me diverte.

    Ja Sandman ainda estou lendo, alias, acho q ficarei forte lendo ele, ô bichinho pesado.

    Outro gibi q eu acho q merece destaque é o Face Oculta da Panini, não é um classico absoluto e imediato mas é um gibi muito bom, melhor do q a grande maioria do mainstream por ai e pode (tomara)representar a entrada da panini nesses quadrinhos italianos. Dylan Dog é um dos gibis q anseio colecionar.

    Abraço Leo.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela retrospectiva Leo!!

    Grande trabalho de prospecção e levantamento.

    Aguardarei com ansiedade a ultima parte e sobretudo os lançamentos 2013!

    Farei um apanhado lá no blog dos acontecimentos de 2012 sob a perspectiva do Antologias. Não ficará tão completa quanto a sua mas pretendo fazer algo legal também.

    Abção.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  14. "O Preacher 2 chega no sabado e meu primeiro contato com a serie foi muito positivo, ja tinha lido o crossed do garth ennis e essa linha do humor negro realmente me diverte."


    E aí, Melke... blz??

    acho q vc vai gostar desse Vol. 2 então... pois o humor negro aí atinge níveis pra lá de bizarros: q vão desde o caipira T.C. (q sonha em transar com todos os animais), até a chegada do vilão nazista Herr Starr (q assim q aporta nos EUA acaba sendo violentado num beco)... sem falar tbm nos "Investigadores Sexuais" (uma dupla de detetives com um escritório repleto de acessórios estranhos por todos os lados, rs)!!!

    já o sandman é pesadão mesmo, hein? Ainda mais pra quem costuma ler deitado com o gibi apoiado na barriga (q nem eu, rs)!!!

    Qto à "Face Oculta"... até hj não achei uma edição aberta (fora do plástico) e sequer uma prévia na internet ao menos pra eu saber como é a arte... não quis arriscar comprar no escuro sem conhecer. Mas é curioso mesmo a panini resolver investir nessa linha (rivalizando com a própria mythos)!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  15. "Aguardarei com ansiedade a ultima parte e sobretudo os lançamentos 2013!"


    Brigadão mesmo por ter curtido esta retrospectiva, Marcelo...

    a 3º parte vai ao ar neste findi (eu ia postar hoje, mas achei melhor reescrever tudo de novo com mais calma e menos pressa, rs)!!!

    essa com os lançamentos pra 2013 tem sido bem mais trabalhosa... pois tenho tido dificuldades em encontrar minhas "fontes" nessa época de feriadões... e quero confirmar com eles algumas coisas q foram prometidas durante o ano pra ver em q pé estão atualmente!!!

    Tbm ficarei no aguardo pra sua retrospectiva... pois gosto de ler matérias assim pra relembrar o q saiu de bom durante o ano!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  16. Blz Leo,
    cara dei sorte hoje, entrei na banca só pra ver as novidades e encontrei num cantinho perdido essa Tex Coleção 300, no saquinho e tudo. Comprei na hora, vai ser a minha próxima leitura. A essa altura é só esperava encontrar ela nos sebos.
    A Mythos fez certo em manter a capa original, quem vacilou foram os italianos que poderiam ter caprichado bem mais fazendo uma capa digna dessa edição.
    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fabiano.... tdo bem?

      q sorte mesmo, hein? Essa ed. do "Tex" vai valer ouro daqui uns tempos (pela raridade em si: já q essa história foi poucas vezes republicada antes - era o Nº 4 da mensal da Vecchi)!

      e achei uma HQ excelente.... ainda mais pra mim, q sou fanzaço de "Forte Apache" (eu até tinha um de brinquedo na infância: de madeira mesmo)!

      Abs!

      Excluir
  17. Eu também tinha um Forte Apache, só que o meu era da Playmobil, lembra? E era o meu brinquedo favorito. Legal relembrar isso.
    E o poster que veio junto é demais heim Leo, já tô providenciando uma moldura rsrs
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fabiano.... esse da Playmobil ainda existe, sabia? (vi numa loja de brinquedos mês passado)! Mas o meu "Forte Apache" era o da Gulliver (com soldados e índios em miniatura)!

      e o poster do Tex é espetacular mesmo.... queria mais posters assim nos gibis!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...