23/07/2011

"Mundo Fantasma": Subversivo por Natureza...

O álbum independente de quadrinhos mais famoso da História, finalmente no Brasil....

Criada em 1989 pelo quadrinista Daniel Clowes para sua revista Eightball, a série Mundo Fantasma (Ghost World) logo tornou-se um grande sucesso entre a crítica especializada. Com muito sarcasmo e uma visão bastante peculiar sobre o mundo, a série acompanhava o dia-a-dia de Enid e Becky, duas adolescentes cínicas e inteligentes que são colocadas frente às mais estranhas situações e aos mais bizarros personagens, numa crítica mordaz à sociedade moderna.

Em 1997, os oito capítulos da série foram reunidos num álbum que tornou-se a graphic novel independente mais bem-sucedida do mercado norte-americano de quadrinhos. Mundo Fantasma ganhou inúmeros prêmios, foi aclamada pelo público e pela crítica, tranformou-se num filme indicado ao Oscar.Mundo Fantasma, devido a alguns desencontros com relação a seu licenciamento, ainda era inédito no Brasil. Agora, a Gal Editora lança no país este verdadeiro clássico dos quadrinhos modernos!!!



Eu conheci essa obra fantástica pelo cinema.... ou melhor, pela TV: há uns 10 anos atrás eu assisti um filme alternativo no canal "Telecine".... chamado "Mundo Cão"!!! Achei simplesmente magnífico o roteiro, a idéia, a interpretação dos atores (todos no elenco estão ótimos), e o caráter subversivo da obra. Apenas 2 garotas entediadas numa cidadezinha q passam o filme todo destilando veneno e falando mal dos outros sempre com críticas ácidas e mordazes contra à sociedade na qual vivem.

A personagem principal (Thora Birch, de "Beleza Americana") acaba se apaixonando por um nerd cinquentão (num dos melhores papéis da carreira de Steve Buscemi).... q mostra a ela um novo mundo cheio de bizarrices e gostos musicais e artísticos q fogem ao padrão "arroz-com-feijão" q tanto a entediava nos meios culturais.

O filme chegou até a concorrer ao Oscar.... (e na minha opinião merecia ter levado todas as estatuetas)!!! Posteriormente descobri q se tratava de uma adaptação de quadrinhos.... coisa q eu nem imaginava qdo assiti o filme!!! Saiu em DVD no Brasil com o título original mesmo: "Ghost World".... seguido de um subtítulo ridículo ("Aprendendo a Viver")!!! Mas merece ser visto por quem tá afim de variar um pouco a mesmice dos filmes "Hollywoodianos"!!!

Prêmios e menções:
  • Vencedor do prêmio Ignatz como Melhor Álbum em Quadrinhos de 1997
  • 8º lugar na lista da revista Time dos 10 Melhores Álbuns em Quadrinhos de Todos os Tempos
  • 6º lugar na lista da revista Paste dos 20 Melhores Álbuns em Quadrinhos da Década (2009)
  • 10º lugar na lista da revista Details dos 25 Melhores Livros para a Geração X
O que já foi dito sobre Mundo Fantasma:

"Ninguém tem olhos e ouvidos tão aguçados quanto Daniel Clowes para o que se passa com os jovens." Vogue

"Pela primeira vez numa história em quadrinhos, as pessoas agem e falam como se realmente existissem." Washington post

"Do ex-padre católico pedófilo ao pseudorrebelde neonazista, ninguém é perdoado. A cada capítulo uma nova hipocrisia ou anomalia expõe a esquizofrenia da sociedade atual" Universo HQ

"O mundo parece diferente depois que você lê Clowes: as observações são tão profundas que podem alterar sua percepção." Daily Telegraph

"As histórias em quadrinhos parecem atingir seu ápice de popularidade e qualidade estética, e não são poucos aqueles a creditarem a Daniel Clowes parte da responsabilidade pelo atual estado das coisas. Imprescindível." Guia de Livros, Discos e Filmes da Folha de São Paulo

Até+

5 comentários:

  1. Esse gibi é tudo isso e mto mais mesmo.

    Mas tem q gostar do estilo "alternativo" do material.

    ResponderExcluir
  2. "Aprendendo a Viver" é mesmo algo ridículo e que mostra como as pessoas responsáveis por títulos de filmes às vezes não possuem a menor noção do que acabam indo parar em suas mãos.

    Eu gostei muito de Beleza Americana. Foi um filme impactante pra mim, em muitos sentidos e, mesmo hoje, que já sei como é a trama, assistiria quantas vezes fosse exibido. Aquela garota faz toda a diferença no filme. Mas não podemos nos esquecer do namorado dela e daquela uma bichona enrustida. Fantástico!


    ResponderExcluir
  3. Lendo agora essas frases sobre a obra, lembrei de quando falei ontem a um amigo que veio comprar um lanche sobre essa obra e ele simplesmente fez uma cara feia e não se interessou. Eu achei engraçado e curioso. As pessoas pensam que quadrinhos não passam de tirinhas desse estilo superficial que eu e tantos outros fazemos de vez em quando, ou no máximo associam a personagens de super-heróis, disney, turma da Mônica ou pornôs. Na concepção deles, qualquer obra que ponha a pensar e mostre algo mais profundo, não se trata de quadrinhos e, sim, livros.

    Excelente matéria! Não sei como não comentei na época em que você a postou. Deve ter sido em um daqueles dias em que eu já não estava mais com tempo pra ficar lendo na Internet e aí só deixei passar. Valeu por ter me dado o link!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  4. "Excelente matéria! Não sei como não comentei na época em que você a postou. Deve ter sido em um daqueles dias em que eu já não estava mais com tempo pra ficar lendo na Internet e aí só deixei passar. Valeu por ter me dado o link!"


    Valeu pelo comentário, Fabiano.... (antes tarde do q nunca, rs)!!!

    esta foi uma das primeiras matérias q fiz aqui pro blog... o texto tá todo fora de esquadro até (vou editar de novo esta matéria corrigindo os espaçamentos)!!!

    nessa época (1 ano atrás)... o blog era pouco conhecido e eu meio q só divulgava ele na comunidade disney do orkut. Mas fico feliz de ver q essa ed. foi bem nas vendas e hj tá sendo republicada (ela merece)!!!

    eu tbm gosto mto do filme "beleza americana" (tenho ele gravado)... mas prefiro esse "Ghost World" (recomendo q vc baixe e assista, creio q vc irá curtir tbm)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...