29/07/2011

MAD: a Revista de Humor + Anárquica das Hqs!!!


Criada por William Gaines e Harvey Kurtzman em 1952.... a Revista MAD levou mais de 20 anos pra estrear aqui no Brasil!!!

Dizem q a razão de tanta demora pra chegar aqui pra uma revista q era um sucesso estrondoso nos EUA.... era pq as editoras nacionais achavam q a revista era "INTRADUZÍVEL" do inglês pro português!!!

Mas na 1º metade dos anos 70... a Editora Vecchi finalmente topou a missão de publicar a MAD no Brasil: e o resultado foi outro sucesso estrondoso!!!


A revista é caracterizada por um humor anáquico, ácido, e zombeteiro.... tudo e todos são alvos em potencial pras sátiras da MAD:

políticos, artistas, filmes, gibis, música, moda, novelas, e até mesmo os próprios leitores e editores da revista.... todos podem ser ridicularizados e esculachados nas matérias e seções de cartas da revista!!!

nada nem ninguém é poupado....


A Vecchi tinha 20 anos de material pra ser publicado na MAD.... mas como mta coisa tinha ficado datada entre os anos 50 e 70, o jeito era produzir tbm histórias aqui no Brasil pra suprir a demanda!!!

Assim, além das sártiras dos grandes sucessos do cinema da época: Tubarão, O Poderoso Chefão, Planeta dos Macacos, etc...

a MAD tbm produziu aqui sátiras de novelas e filmes nacionais: Saramandaia, Bonitinha mas Ordinária, e tantos outros (nunca mais republicados)!!!


A MAD tinha colaboradores regulares como Al Jaffee, Dave Berg, Don Martin, Sergio Aragonés e Antonio Prohias, que ficaram na revista por décadas!!!

A maioria dos autores e artistas da MAD trabalharam na revista até o fim da vida... 

e alguns ainda continuam até hj (mesmo já em idade bem avançada)!!!


Pela editora Vecchi.... a MAD durou 103 ed.... sendo cancelada no começo dos anos 80 com a falência da editora.

Mas retornaria logo em seguida (em 1984) por outra editora: a Record.... q acabou rendendo até mesmo a melhor fase da revista em toda sua carreira no Brasil!!!

mas isso já é assunto pra uma próxima matéria, rs....


A Vecchi foi bastante ousada como editora....

ao publicar não apenas a MAD mensal, como tbm vários especiais e até livros de bolso da MAD:

Assuntos q tbm merecem uma matéria só pra eles (já q foram inúmeros especiais e livrinhos de bolso)!!!

Até+

21 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Eu já tive a oportunidade de ler a MAD nos anos ´90´.

    Hoje em dia, não sei mais como está, mas lembro-me que uma vez você mesmo me disse que já ão estava lá essas coisas e que era melhor prestar atenção em algumas reedições do que ficar de olho nessa nova leva.

    É isso ou entendi errado?

    Abraços. FabianoCaldeira.

    ResponderExcluir
  2. vc entendeu certo, Fabiano....

    a MAD atual (a cores) da panini é a pior versão da revista no brasil:

    parte da culpa é q saiu o editor + experiente da revista (OTA) q editava ela desde os anos 70... e entrou um molequinho (da geração Teletubbies) no lugar dele:

    o resultado... é uma bosta (onde antes era uma revista genial)!!!

    mas a panini pelo menos ainda tem a "MAD ESPECIAL" (P&B e trimestral) q republica material clássico de qualidade até dos anos 50 q ainda tava inédito no brasil)!!!

    eu só compro essa ESPECIAL mesmo (q é ótima)...

    ResponderExcluir
  3. e a MAD anos 90 q tu fala... deve ser a fase final da Record:

    a próxima parte dessa matéria vai focar justamente na fase da Record (q foi a melhor de todas)!!!

    depois ainda veio a mythos... e agora é a panini q publica!!!

    ResponderExcluir
  4. Salve Leo
    Eu tive pilhas dessas revistas Mad, mas dia desses passei na banca e dei uma folhada numa dessas novas edições e está uma "meleca", tá muito ruim. Prefiro as antigas edições que ainda se encontra em sebos.
    Bela postagem sobre a Mad. Valeu

    ResponderExcluir
  5. Valew, Ludy....

    algumas dessas ed. q eu postei a capa aí... são as q tu me enviaste aquela vez, lembra??

    a MAD q traz a sátira do Tubarão... até hj é considerada uma das + vendidas de todos os tempos (segundo um blog específico da MAD) - um mega-sucesso editorial do brasil!!!

    essa MAD atual (colorida) eu passo longe... mas a ESPECIAL (P&B) q sai a cada 3 meses vale mto a pena, pois só republica os melhores clássicos do passado!!!

    valew!!!

    ResponderExcluir
  6. MAD começou a ser distribuído no Nordeste,acho essa gibi infantil...

    ResponderExcluir
  7. Ae, Pablo... blz??

    a MAD colorida é bem fraquinha mesmo... mas a P&B tenho certeza q tu vai achar bem menos infantil!!!

    dá uma lida em algumas partes pra ver... se o jornaleiro aí não se importar, é claro!!

    abração!!

    ResponderExcluir
  8. tu é gente-fina pra caramba tbm, sangue-bão!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei de você,muito+legal do que aquele doido do sergio Kid que flodou no tópico da entrevista,TU E FOOOOOODA

    ResponderExcluir
  10. Carlos Holanda20/08/2011 22:08

    Concordo, Leo, a fase atual da MAD no Brasil é uma josta, para usar um neologismo criado pela própria MAD quando na Vecchi. O que vale a pena mesmo é a MAD Especial que compro sempre.

    Alguém disse que a MAD começou a ser distribuída no Nordeste, sim, é verdade, começou a ser distribuída aqui em minha cidade (no Nordeste) desde o número 1 da Vecchi, lá na primeira metade dos anos 1970. :-)))

    ResponderExcluir
  11. Ae, Carlos... blz??

    Tirando alguns erros na parte gráfica (impressão ruim em algumas edições) e editorial (uma matéria do toy story saiu repetida entre as ed. 8 e 10):

    a Mad Especial da panini tem sido uma das revistas q mais me deixa ansioso pra comprar sempre q sai.... pois tem sido gratificante ver pela 1º vez no Brasil material dos anos 50 q ainda permanecia inédito aqui!!!

    a cada nova ed. da Mad Especial... eles tem resgatado um pouco dos anos 50: e tbm republicado material q eu lia na Mad da record nos anos 80!!!

    em breve vai ao ar a matéria sobre a MAD da Record... depois farei uma da Mythos... e outra só pros especiais da Vecchi (livros de bolso, etc)!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  12. Márcio BOBAS Brum04/01/2013 18:05

    Olá pessoal!
    Acabei de receber hoje 60 edições da MAD (editora Vecchi), e infelizmente não veio uma que eu gostava muito, aquela chamada SEXO (com a Sonia Braga na capa). Tentei enxergar o número, mas não deu. Vocês podem me sanar essa dúvida? Tentei o Guia dos Quadrinhos, mas essa capa ainda não foi adicionada lá.
    Abração a todos saudosistas de plantão!

    ResponderExcluir
  13. "aquela chamada SEXO (com a Sonia Braga na capa). Tentei enxergar o número, mas não deu."


    E aí, Márcio.... tdo bem??

    essa ed. da Sonia Braga é a nº 85!!!

    saca só este blog (Madmania) q tem todas as capas nacionais da MAD:

    http://www.madmania.com.br/ed_vecchi.htm

    ele tá desatualizado faz tempo, mas é bom vc salvar o endereço pra consultar capas antigas (tem até as capas dos livrinhos de bolso e dos especiais da Vecchi, Record, e Mythos)!!!

    depois diz aí o q achou desse blog da MAD.... mto show, hein??

    Abs!!

    ResponderExcluir
  14. Márcio "BOBAS" Brum11/01/2013 15:44

    Valeu Léo!
    Obrigado pelas infos. O blog é muito mesmo
    Abração!

    ResponderExcluir
  15. Márcio "BOBAS" Brum11/01/2013 15:49

    Engraçado, lembro da sátira "Berra nas Estrelas" e do personagem "Obi Vem a Galope", mas não é na edição 45, que veio no meu "pacotão do Mercado Livre.

    ResponderExcluir
  16. "Engraçado, lembro da sátira "Berra nas Estrelas"


    Dessa eu não lembro, Márcio...

    a versão q eu tenho saiu na "MAD Especial" 3 (da Record) com o nome: "Guerra de Besteiras"... e recentemente foi republicada pela panini com outro nome ainda!!!

    eles sempre mudam as traduções a cada repetéco, rs...

    Abs!!

    ResponderExcluir
  17. Puxa vida... eu lembro dessas revistas, meu irmão tinha várias. Lembro de folhear e tudo mais, inclusive estava lembrando delas esses dias, não sei onde foram parar. Gostei muito de rever as capas... só que eu era criança quando tinha acesso a elas, não entendia nada...rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. "Gostei muito de rever as capas..."


    Valeu, Nanda... essas capas antigas da MAD marcaram época mesmo: eu tbm tive várias dessas antigas dos anos 70 q herdei de um tio meu q precisou se livrar das tranqueiras, rs.

    Lembro q eu tbm não entendia algumas piadas (pois eu tinha 8 anos qdo as herdei)... mas conforme foi crescendo, continuei fã da revista e segui colecionando até meados dos anos 90. Depois parei, mas voltei recentemente qdo a Panini começou a republicar os clássicos das antigas em ed. especiais!!!

    é o tipo de humor q me agrada... nonsense e com críticas sociais e de costumes. Essa revista anda mal das pernas atualmente (por falta de um bom editor), mas ainda taí nas bancas... atravessando gerações, rs!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. Tem uma sátira de star trek que foi publicada nessa fase da Record que se chama burrada nas estrelas, alguém conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu tive essa num dos "Especiais" da Record... Pelo q eu me lembre, republicaram as sátiras dos 2 primeiros filmes de "Star Trek"!

      Na postagem q fiz da fase Record (LINK abaixo) postei a capa q trazia o 3º filme:' À Procura de Spork":

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/08/mad-da-record-o-retorno-dos-jediotas.html

      Abs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...