27/07/2011

Mancha Negra: O Rosto por Trás da Máscara....


O Mancha Negra sempre foi um dos vilões + misteriosos e enigmáticos..... tanto da Disney, qto dos quadrinhos em geral. Ou "era" pelo menos.... antes da Disney banalizar o rosto por trás da máscara nos quadrinhos atuais. O q antes era um mistério (já q haviam sido raríssimas as vezes em q o Mancha aparecera sem capuz), agora virou lugar-comum: já q ele aparece sem máscara frequentemente nas histórias do Mickey.

A última vez em q ele mostrou o rosto foi em "Disney Gigante".... em algumas histórias onde ele sequer usava a máscara!!!

Vc já deve ter visto.... mas se não viu ainda.... segue abaixo algumas imagens: como a rara "Ed. Extra" (publicada nos anos 80) onde ele era desmascarado:


Como se pode notar.... o rosto por trás da máscara.... é uma caricatura do próprio Walt Disney:

Ele já tinha mostrado o rosto logo em suas primeiras histórias (1939).... mas até poucos anos atrás, a Disney sempre procurou manter uma certa aura de mistério em torno disso: 

justamente pra não banalizar o personagem nem tirar dele o status de vilão misterioso q sempre teve.


Sua 1º aparição foi na revista "Outwits the Phantom Blot"...... de Floyd Gottfredson (em 1939)!!!

Essa história saiu aqui no gibi do Pato Donald nº 18 (em 1951) com o título: "O Fantasma"!!!

Depois de um tempo sumido.... o Mancha Ressurge nos anos 60 já com o status de maior inimigo do Mickey: e tbm de grande amor da Madame Min (q se apaixona pelo vilão na história: "A Bruxa Adormecida No Bosque" - republicada recentemente em "Aventuras Disney" 48 (em 2009)!!!


A partir dos anos 70.... começou a aparecer em uma série de histórias produzidas aqui no Brasil, tanto como vilão principal em histórias de outros persoanagens (Mickey, Morcego Vermelho, etc).... qto até mesmo em histórias solo (onde o próprio Mancha era o personagem central): 

uma das melhores dessa fase é "As Férias do Mancha" (tbm republicada em AVD 48), onde ele vai parar numa ilha repleta de bandidos!!!

Algumas vezes tbm apareceu liderando o bando dos Irmãos Metralhas.... (q talvez precisassem de um chefe mais inteligente q os liderasse - já q os Metralhas em si nunca foram lá mto genais pra bolarem e planejarem seus crimes)!!!


Todo universo da cultura pop tem seu maior vilão:

Star Wars = Darth Vader; Marvel = Dr. Destino; DC = Coringa; Tex = Mefisto; Literatura do Séc. XIX = Capitão Nemo!!!

e a Disney... tem o Mancha!!!
Até+

17 comentários:

  1. E aí Leo, tudo beleza cara. Supershow este post com o meu vilão preferido o Mancha Negra.
    Ele é ardiloso, maquiavélico e um ótimo antagonista para o Mickey. Já os Metralhas eu acho um bando de bobões, os mais malvados são os do Don Rosa, pois os do Barks são mais amenos e simplórios, acho que devido a pouca liberdade que o artista tinha em relação a sua criação frente a editora americana na época. Muitas e muitas vezes o Barks teve páginas ou capas censuradas pela editora Dell/Western e outras. Abração grande Leo, até a próxima!!!

    ResponderExcluir
  2. Léo, concordo com parte do seu post e discordo de parte.

    Sim, o Mancha para mim é O CARA, O VILÃO, comparável a ele em termos de INTELIGÊNCIA, dentre os vilões, acho que só o Prof. Gavião.

    Eu simplesmente ODEIO aquelas histórias brasileiras ridiculas em que o Mancha se torna idiota, perdendo até mesmo pro Morcego Vermelho. Isso sim pra mim é uma banalização.

    Sobre a máscara, não é nas histórias atuais, mas já há decadas que várias histórias sobretudo européias (ou só as européias?) mostram o vilão "a paisana". Eu até gosto disso, afinal, naquela história do disney gigante não teria sentido algum ele EM CASA com a máscara a todo momento.

    Enfim, adoro o Mancha de qualquer jeito, mas LONGE, bem LONGE do Morcego.

    ResponderExcluir
  3. Ae, Ludy... blz??

    o Mancha tbm é o meu vilão favorito da Disney: só acho uma pena terem amenizado tanto ele ao longo do tempo (ele deixou de ser tão malvadão qto era)!!!

    já os metralhas são nível "Dedé Santana e o Comando maluco" mesmo, rs....

    até nas histórias do Rosa q eu li, os metralhas sempre fazem suas palhaçadas (um exemplo é aquele ataque à caixa-forte q saiu no BIG 2 - eles foram derrotados pelas próprias trapalhadas)!!!

    valew, Ludy!

    abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também o meu vilao preferido, e uma das figuras preferidas do Disney.

      Excluir
  4. Ae, Sergio... blz??

    eu tbm não gosto qdo o mancha é retratado como um idiota... só q nas histórias brasileiras q eu li ele não tava tão idiota assim:

    pior eu achei aquela história q saiu na mensal do donald ("donald desaparecido")... onde até o pluto derrota o mancha - isso sim, eu achei ridículo!!!

    não li tantas histórias brasileiras com o mancha... porisso só mencionei na postagem aquelas q eu li...

    mas acredito em vc, pois já vi mtos personagens Disney serem completamente descaracterizados aqui no brasil... o mickey é um, q foi retratado como um bobalhão na história "A Volta do Mancha" (AVD 48): ali vemos um mickey totalmente idiotizado e q em nada lembraria o "maior detetive" do universo disney!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  5. ótimo. Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito também da Maga Patalógika. Mas acho que não dão a ela o espaço devido. Um abração.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Cláudio (claudioaraujo1@yahoo.com.br). Tenho centenas de gibis da Disney, que gosto muito. Gosto muito da Maga, Mas no Disney mega, por exemplo, não tem nenhuma história dela. Achei um descaso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. "Eu gosto muito também da Maga Patalógika. Mas acho que não dão a ela o espaço devido. Um abração."


    Oi, Claudio... tdo bem?

    eu tbm gosto mto da Maga e acho q ela tem tido pouco espaço mesmo nos gibis recentes!!!

    ano passado ela comemorou 50 anos e ganhou no máximo a metade do "Almanaque do Tio Patinhas 5" (a outra metade foi pra comemorar os 50 anos do Patacôncio)... podiam ter dado um almanaque pra cada um ao menos!!!

    dizem q a Maga foi inspirada na atriz Sophia Loren (uma das + belas do mundo nos anos 60)!!!

    tbm coleciono Disney... mas só compro almanaques com material clássico (e com 300 pág. no máximo: q nem o "BIG")!!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente lamentável né Léo? A Maga é uma personagem inesquecível. Gosto quando a colocam com muita malignidade e esperteza. Não gosto de histórias onde ela é uma bobalhona atrapalhada. No fim ela sempre se dá mal, mas tem história que ela é esperta. Abraços.

      Excluir
    2. Concordo com vc, Claudio...

      A "Maga" pra mim foi criada como uma vilã e deveria permanecer assim (maléfica, esperta, e ardilosa)... uma inimiga à altura da galeria de adversários do "Tio Patinhas"!

      É por isso q eu gosto mais das histórias dela roteirizadas pelo Barks!

      Abs!

      Excluir
  9. Adoro essa fase da revista do Mickey. Tinha muitas dela na casa de minha avó quando eu era pequeno e essas capas me marcaram muito. E claro, as histórias principalmente.

    Nada a ver com o Mancha mas lembro de uma história com o Mickey sofrendo um acidente na chuva, perde a memoria e vira um bandido. Classica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gustavo.... blz?

      Essa fase foi boa pra toda a linha Disney em geral.... Infelizmente a baixa qualidade do material atual fica bem aquém dessas maravilhas q líamos na infância!

      Aliás, o 'Mickey" q eu coleciono hj em dia é o dessa fase (até meados dos anos 80): qdo ele era um detetive e tinha inteligência e astúcia (qualidades q perdeu nos gibis atuais). Ele tbm andava armado e enfrentava bandidos igualmente armados!

      Abs!

      Excluir
  10. Qual era o mocinho de revista em quadrinhos dos anos 40 e 50 que tinha um cachorro preto chamado Mancha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dóri... Essa eu realmente não sei: Não lembro de nenhum cachorro chamado "Mancha"!

      Mas quem deve saber a resposta é o site "Era de Ouro" (especializado em gibis dessa época):

      http://naeradeouro.blogspot.com.br/

      Abs!

      Excluir
  11. Fala cara, tudo beleza? Achei teu site meio que por acaso. Há tempos eu e meu pai estamos em busca de uma história do Mancha Negra em que ele se torna "refém" da Madame Min, e na qual ele acaba tendo que enfrentar os ex-namorados dela (cada um com um nome mais estranho que o outro). Por um acaso você tem ideia de qual é essa história? Valeu pela atenção, e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luiz... blz?

      Essa é difícil, hein? rs... Infelizmente, nunca li essa história com ex-namorados da "Madame Min", mas parece ser boa pelo resumo q vc falou!

      Tenho quase certeza q se trata de uma HQ nacional, pois o romance dos 2 foi melhor explorado por escritores e artistas brasileiros. Eu posso investigar e tentar descobrir de onde saiu essa história se vc quiser, tenho amigos q manjam mto mais de Disney do q eu e podem ajudar nessa, q tal?

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...