As equipes de heróis também marcaram presença na revista: os Vingadores (de Roy Thomas e John Buscema); os Campeões; os Invasores; X-Men; etc. Curiosamente, os Vingadores só vieram a fazer sucesso no Brasil quando passaram a ser publicados em HTV mesmo, depois de anos e anos de histórias e fases inteiras puladas (e que ainda permanecem inéditas no brasil) – a Bloch havia tentado antes, mas os Vingadores tiveram uma revista mensal de curta duração (só umas 5 ou 6 edições). Mas com o toque de Midas da revista HTV, os Vingadores se tornaram um sucesso instantâneo. As demais equipes que compunham o mix fizeram relativo sucesso (especialmente os Campeões: composta pela Viúva Negra, Hércules, Motoqueiro Fantasma e Homem de Gelo), mas foram dissolvidas pela própria Marvel que fez cada herói tomar seu próprio rumo.
Foi nas páginas de HTV também, que os leitores brasileiros conheceram CONAN – O Bárbaro e os demais heróis da Era Hiboriana criados por Robert Howard: SONJA – A Guerreira e KULL – O Conquistador (este, surgido posteriormente em Superaventuras Marvel). Originários dos pulps (livrinhos de bolso baratinhos) dos anos 30, esses 3 personagens viviam em uma era fictícia onde a espada era a lei e o sangue corria em abundância a cada nova aventura. Mutilações, decaptações, estupros, mortes e toda sorte de torturas e perversão regavam as aventuras de Conan, Sonja e Kull. O sucesso foi tanto, que logo esses personagens passaram a não caber mais em uma única revista e começaram a se revezar entre outros títulos da editora, até que Conan ganhou uma série de revistas próprias (Espada Selvagem, Conan – o Bárbaro, Conan Rei, etc). Conan e Sonja estrearam juntos em uma mesma aventura na edição 36 de HTV, mas a origem de ambos só seria revelada respectivamente em HTV 40 e 50. Em uma das histórias mais comentadas da época, Conan viaja no tempo e vem parar na nossa realidade em plenos anos 70 (em HTV 43) causando uma chacina no centro de NY.
HTV foi uma revista que serviu ao seu propósito e apresentou ao público brasileiro um verdadeiro desfile carnavalesco de super-heróis pra todos os gostos e tribos de leitores (independentemente do grau de importância ou fama dos personagens): Homem de Ferro, Nick Fury, Deathlok, Motoqueiro Fantasma, Senhor das Estrelas, Quarteto Futuro, Micronautas, Dr. Estranho, Manto e Adaga, Cristal, e muitos mais.
Foi cancelada no nº 112 já em franca decadência, pois a partir da edição 70 começara a perder o brilho pelos mais diversos motivos: da falta de noção dos editores (que perderam a mão ao remanejar os principais heróis pra outras revistas), passando pela crise econômica de meados dos anos 80 que forçou uma redução significativa de páginas da revista (fazendo-a perder a característica lombada quadrada para os famijerados grampos que enferrujavam com o tempo), e culminando no desgaste natural da criatividade dos próprios escritores da Marvel q já não conseguiam emplacar histórias tão boas com a mesma frequência de antigamente. Um triste fim pra uma das melhores revistas em quadrinhos de heróis de todos os tempos no Brasil e que marcou toda uma geração de leitores, mas q acabou vencida pela crise econômica, decisões editoriais equivocadas, e um gênero (super-heróis) que começava a apresentar sérios sinais de desgaste. Fica assim, apenas a glória de tempos áureos em nossas lembranças.
Até+
Muito bom. Como falei antes acompanhei a revista mais com os Vingadores. Na verdade quando HDTV era publicada eu ainda não lia quadrinhos de heróis. Quando tomei gosto por esse gênero comecei a sair em busca de revistas antigas e sempre dou preferência para as que têm histórias dos Vingadores.
ResponderExcluirEram histórias legais. não que depois não tenham tido mais histórias boas. Tanto que a minha preferida do Super Grupo saiu em uma Capitão América.
Mas com certeza a HDTV marcou uma época e merece sempre ser lembrada.
valew, Macgaren....
ResponderExcluirtbm sou fanzasso dos vingadores, e é uma pena q entre a Bloch (q publicou apenas as 10 primeiras histórias da equipe) e o recomeço na Abril.... foram puladas cerca de 50 ed.
esse é um material q ainda tá inédito no brasil... e q só teremos chance de vê-lo aqui se a panini continuar publicando a "Biblioteca" dos vingadores (q teve apenas 2 vol. lançados até agora)!!!
e acho q posso adivinhar de qual história vc se refere q saiu no Cap. América:
não seria por acaso aquela saga em q os "Mestres do terror" invadem a mansão dos vingadores???
acredito q até hj essa seja uma das melhores sagas da equipe... e saiu aqui em 2 ed. do Cap. América!!!
É exatamente essa Leo (Como sou previsível não? XD)Bem que a Panini podia publicar um "Maiores Clássicos com essa história"
ResponderExcluirhehe... nesse caso é compreensível,
ResponderExcluirpois qdo tu falou em "história favorita" dos vingadores: essa foi a 1º q me veio à mente, pois tbm é uma das minhas favoritas de todos os tempos!!!
e tbm acho q a panini tá comendo mosca em não publicar essa saga encadernada....
ainda mais agora q além de um filme dos vingadores pra estrear em breve (até o teaser já vazou na net): os "Mestres do Terror" tbm estão em alta nas histórias atuais....
mesmo q tenham mudado o nome pra "Thunderbolts", essa equipe de vilões (agora meio q "heróis") tem uma das melhores séries mensais da Marvel atualmente!!!
o nome do encadernado importado com essa saga clássica é "Under Siege"....
Leo, Fabiano Alves do Clock-up aqui!
ResponderExcluirFaz um post sobre o Dicionário Marvel, eu tinha algumas páginas dele, pena que nunca relançaram! D:
Se bem que agora na net tem as databases da Marvel online, aleluia!
Abração!
Ae, Fabiano... blz??
ResponderExcluiresse Dicionário eu nunca tive completo... se espalhou por revistas d+ e por tempo d+ (nunca consegui completar)!!!
foi uma idéia interessante.... mas continha várias falhas nas informações e tbm ficou bastante defasado com o tempo!!!
mas vou ver se consigo com um amigo meu o link pra postar aqui, blz:??
é q um camarada meu tem boa parte do tal dicionário... e ele chegou a postar no blog dele a uns anos atrás!!!
se ele ainda tiver, eu tento conseguir, blz??
valew!!!
Valeu Leo, tente sim!
ResponderExcluirSe não der, faz um post só pra comentar mesmo das coisas que sairam.
E eu gostava da Heróis da TV, conheci o Rom e os Micronautas por ela e pirei! xD
Até o Quarteto Futuro eu curtia!
Ah, bons tempos! Ç_Ç
Abraços!
Matéria linda essa cara parabéns! Vale citar tmb a homenagem que a dublagem brasileira do filme do Homem - Formiga fez para a revista, pirei quando ouvi o vilão falando "Heróis da tv"(no lugar do original em ingles Tales to Astonish ).
ResponderExcluirOpa.... Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem!
ExcluirEla foi copiada direto de um artigo q escrevi sobre a revista pra faculdade e acabou sendo uma das primeiras matérias aqui do blog!
Essa revista foi marcante pra todos os colecionadores entre o final dos anos 70 e início dos 80.... E embora eu ainda não tenha assistido o filme do "Formiga". fiquei mto feliz em saber dessa homenagem à revista (foi merecida sim, rs)!
Abs!