10/05/2022

"Neal Adams & George Pérez" (R.I.P.): O Bravo E o Audaz...

O "Submundo-HQ" está de LUTO esta semana... Pois num curto espaço de tempo (apenas alguns dias de diferença), perdemos 2 grandes MESTRES dos quadrinhos: Neal Adams & George Pérez (duplamente lamentável)!

Esta matéria especial é um TRIBUTO (e uma singela homenagem) à esses 2 já saudosos artistas... que se foram, mas deixaram um farto legado de magníficas e icônicas HQs que marcaram época (e gerações de leitores)! 

Confira abaixo:

Neal Adams (1941-2022): Iniciou sua carreira aos 18 anos (em 1959), desenhando "Archie" e sua turma. No final da década de 60, o artista se popularizou desenhando o final da 1º fase dos "X-Men" na Marvel, em material publicado pela Panini nos "Maiores Clássicos dos XM 5" (2008), em 2 edições da Salvat: "Crepúsculo Mutante" e "À Sombra de Sauron" (ambas de 2016), e mais recentemente em: "XM - Ed. Definitiva 3" (Panini). Nos anos 70, atingiu o AUGE de sua carreira na DC, com: "Batman" (fase compilada pela Panini em 5 Vol. de "Lendas do Cav. das Trevas") e "Lanterna Verde & Arqueiro Verde" (em 3 Vol. de "Lendas" - Panini), uma famosa e polêmica sequência de histórias que abordava temas sociais e de violência urbana ("Ricardito" usuário de drogas, etc). Teve passagem marcante por diversos outros títulos da Marvel/DC e editoras diversas, entre os quais: "Batman - Odisséia" (sua última saga com o morcego: Um material moderno publicado no Brasil apenas pela Eaglemoss em 2 Vol); Foi capa de "Conan - OMNIBUS 2" (Panini); "Desafiador" (Ópera Graphica); "Superman Vs. Muhammad Ali" (Panini);  O "Universo DC por Neal Adams" (Panini - 2009); "Vingadores - A Guerra Kree/Skrull"; e "4F - Antítese" (capa acima - lançamento recente da Panini)! Morreu aos 80 anos por complicações da sepse!
 
George Pérez (1954-2022): Nascido em Nova York, ficou famoso por seu estilo de arte super-detalhista e com vasto material produzido pra Marvel e DC desde a década de 70. O AUGE de sua carreira, contudo, foi durante os anos 80, quando desenhou: Os "Vingadores" (A Saga da Coroa da Serpente - "CHM dos Vingadores"); "Viúva Negra" (em ótima saga publicada por aqui apenas em "SAM" 29-30 da Abril); "Titãs" ("Lendas DC - Titãs" Vol. 1-11, da Panini); "Mulher-Maravilha" ("Lendas DC - MM" Vol. 1-4); e "Crise nas Infinitas Terras" (sua obra-prima mais famosa e que redefiniu o Universo DC em 1985). Na 2º metade dos anos 90, voltou a chamar atenção dos leitores com o "Desafio infinito" (Marvel) e "Hulk - Futuro Imperfeito" (ambas já encadernadas pela Panini). Além, é claro, de uma reformulação dos "Vingadores" (capa acima) no evento: "Heróis Retornam" (1998), um material compilado pela Salvat numa coleção especial de 3 Vol. em capa-dura (uma excelente fase da equipe, diga-se de passagem). Também ilustrou o épico crossover: "LJA Vs. Vingadores" (POSTER abaixo) e a "Crise Infinita" (DC)! Morreu aos 67 anos, de um câncer terminal no pâncreas!
 
Enfim, 2 grandes artistas... 2 grandes mestres das HQs de todos os tempos. Cada qual marcando época e sendo referência pra gerações de leitores. 2 perdas muito sentidas pra quem é fã de quadrinhos. Que descansem em PAZ!
 
Até+

54 comentários:

  1. OI Leo!
    Lamentavelmente duas lendas das HQs nos deixaram no intervalo de uma semana!
    É muito triste ver os grandes artistas e escritores partindo; o ciclo da vida infelizmente é inevitável!
    O legado dos dois será eterno, marcaram as suas passagens em vida por seus grandes talentos e trabalhos memoráveis! Jamais serão esquecidos porque seus legados extrapolam o das HQs, indo muito além na cultura pop!
    Que descansem em paz!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Pois é, amigo... em 1 semana tivemos essas 2 grandes perdas. Embora não conhecesse pessoalmente nenhum dos 2, passei a vida inteira lendo gibis assinados por eles e, sendo assim, parece q perdi um ente próximo (uma sensação mto estranha)!

      Sei q ambos já estavam em idade avançada (apesar de q os 67 do Pérez eu acho q era mto cedo pra partir - já os 80 do Adams parece ser uma idade de bom tamanho: Já ficarei mais do q feliz se conseguir chegar até lá)!

      Seja como for... ambos merecem todas as nossas orações e q descansem em paz, sabendo q fizeram a alegria de gerações de leitores!

      Abs!

      Excluir
  2. Que ambos descansem em paz. Foram grandes artistas dentro e fora das pranchetas.
    O George Pérez morreu novo, apenas 67 anos, pra mim parecia que tinha mais de 80 anos pelo volume de trabalho que ele entregou. É aquele artista que se a gente pega o início do trabalho vai acompanhando a evolução e sempre estava evoluindo, parecido com o Barry Windsor-Smith, e a gente vai admirando cada vez mais por essa dedicação. Comprei no site da Panini a edição do Pérez na "Liga da Justiça" ansioso em receber.
    O Neal Adams sempre teve um traço elegante e dinâmico. Da fase inicial dos X-Men a coisa começa a melhorar com a entrada dele, mas infelizmente a revista já estava em vias de ser cancelada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Roberto...

      Até comentei mais acima (em resposta ao Elcio) q achei 67 uma idade mto cedo pra partir... e tbm sempre tive a impressão do Pérez ser mais velho, já q eu era moleque qdo li a SAM q tinha a "Viúva Negra" dele, rs!

      Pô, essa "LJA" do Pérez vai ser um dos meus presentes de aniversário este mês: Edição mais q obrigatória em qq coleção!

      E o Neal Adams qdo se juntou ao Roy Thomas, não conseguiu salvar o título dos XM do cancelamento... Mas acho essa fase mto boa de qq forma e acompanhei parte dela no "Almanaque Marvel" da RGE. A revista foi pro saco, mas pelo menos ajudou o Adams a fazer o nome dele no mercado e logo atraiu a atenção da DC (onde se estabeleceu com o "Batman")!

      Abs!

      Excluir
  3. Grande Leo, blz?

    Fiquei bem triste com a morte desses dois gênios dos quadrinhos. O traço deles era sensacional.

    Pena que a indústria trata seus artistas como meros trabalhadores braçais, se não ambos seriam milionários. Fora que temos que contar com a boa vontade para termos republicações do material deles, acho que tudo dos dois tinha que estar disponível para venda sempre, inclusive o Vingadores vs Liga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Eu tbm sou fanzasso dos 2... e geralmente compro quase tudo assinado por eles: Do Adams, por exemplo, só deixei passar a "Odisseia" pq saiu em 2 vol. capa-dura (se fossem cartão e mais barato eu teria comprado certo) e o "4F Antítese" pq tbm saiu em capa-dura e nem todas as HQs eram do Adams (acho q a panini rateou nessa e devia ter lançado em caretão tbm)!

      Já o "LJA Vs. Vingadores" vai ser uma NOVELA pra sair de novo... Lá fora (nos EUA) parece q vão republicar, mas seria uma edição exclusiva dos EUA (sem poder sair em outros países). Aí é fóda, né? Custava a Marvel/DC chegar num acordo q permitisse a republicação dessa HQ no mundo todo? Pô, o Pérez em vida fez MUITO pelas 2 editoras, acho q era hora de deixaram a ganância e as rusgas um pouco de lado e prestarem uma última homenagem a quem tanto fez pelo mercado de quadrinhos num todo!

      Abs!

      Excluir
    2. "Do Adams, por exemplo, só deixei passar a "Odisseia" pq saiu em 2 vol. capa-dura (se fossem cartão e mais barato eu teria comprado certo)"


      Peguei a parte 1, tou esperando a parte 2 baratear, o que tá difícil... O último trabalho ESCRITO do Neal Adams, foi Batman vs Ra's Al Ghul, não sei se a Panini chegará a publicar por aqui, visto que obras trash do Batman como Odisseia e O Grande Giro não foram publicadas pela mesma. E Batman vs Ra's Al Ghul segue esse pegada.

      https://www.amazon.com.br/Batman-Vs-Ras-Al-Ghul/dp/1401295185

      Excluir
    3. Oi, L... Puxa, eu não conhecia esse novo "Batman X Ra's" do Neal Adams: Mas quem diria q um trabalho dele seria considerado "trash" pelas grandes editoras diante de tanta porcaria q elas mesmas produzem hj em dia, hein?

      É o mesmo caso da "Odisséia"... Se não fosse a Eaglemoss, a panini continuaria ignorando esse material por aqui (eu li em scans e achei bem mediano - Valeria só por ser do Adams, e mesmo estando aquém da melhor fase dele com o morcego, ainda é acima da média geral do q vemos nas mensais de linha do "Batman")!

      Abs!

      Excluir
    4. "o "4F Antítese" pq tbm saiu em capa-dura e nem todas as HQs eram do Adams (acho q a panini rateou nessa e devia ter lançado em caretão tbm)!"

      Quase peguei essa "Antítese" e seria por causa da arte dele. Bom saber.

      Excluir
    5. "É o mesmo caso da "Odisséia"... Se não fosse a Eaglemoss, a panini continuaria ignorando esse material por aqui (eu li em scans e achei bem mediano - Valeria só por ser do Adams, e mesmo estando aquém da melhor fase dele com o morcego, ainda é acima da média geral do q vemos nas mensais de linha do "Batman")!"

      Concordo 101% contigo, comandante. Rsrsrs Ainda mais agora , que a revista do Morcego tem capengado no quesito arte, nessa fase do Estado Futuro e Estado de medo. O negocio só vai melhorar quando o Jorge Molina assumir a arte.

      Excluir
    6. "Ainda mais agora , que a revista do Morcego tem capengado no quesito arte"

      Bah, as revistas da DC em geral tão com desenhos mto ruins: Dia desses eu vi um "Batman" mensal na loja e o desenho tava medonho. Pô, se a DC caga desse jeito justo no seu prato PRINCIPAL (morcego à milanesa), q dirá nos demais petiscos, né?

      Abs!

      Excluir
  4. Bela homenagem, Leo. E o título foi bem apropriado para essas 2 lendas. Que descansem em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, L...

      E realmente... AMBOS os artistas já trabalharam na revista: "The Brave and the Bold". Assim, o título desta postagem foi uma referência mais do q justa pros 2, rs!

      Abs!

      Excluir
  5. Da minha infância, na década de 70, o apreço pelo Batman veio principalmente pelos desenhos de Neal Adams e roteiros de Denny O'neill. Em após, nas décadas de 80 e 90, os desenhos mágicos de George Perez foram uma alegria só . Esses 2 gênios das HQs marcaram de tal forma os quadrinhos que sempre serão lembrados. Que saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Eduardo... blz?

      De fato, amigo... Mesma coisa aqui: Na minha infância nos anos 70, o "Batman" q eu conhecia era o do Neal Adams e Jim Aparo (em revistas da EBAL e artes promocionais em posters, cadernos, e até em tampas de margarina, hehe)!

      E o Pérez... Meu deus, como esquecer o IMPACTO q a "CRISE" teve na vida de todos os leitores da DC? E nos "Vingadores" da Marvel? Impossível não lembrar deles pelas próximas gerações!

      Abs!

      Excluir
  6. Fala, LÉO!
    Que perdas avassaladoras! Apesar de não conhecê-los, com o passar dos anos, estes maravilhosos artistas fizeram parte de nossa vida, através de seus trabalhos e sua repercussão em nosso imaginário, alimentando o gosto e a admiração pelos quadrinhos.
    Sem dúvida, dois dos MAIORES e MELHORES da indústria, com impacto e legado que serão deixados para gerações futuras.

    Felizmente, ainda podemos "revisitá-los" através de suas obras!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Concordo plenamente com suas palavras, amigo... Até comentei mais acima, q a convivência com o trabalho desses caras desde a minha infância, me deixa uma sensação mto estranha de como se eu tivesse perdido 2 parentes próximos. É mto louco mesmo a forma como se desenvolve uma relação entre fã e artista, né? Na hora da perda, a gente sente como se fosse um ente querido mesmo!

      A última vez q tive essa sensação com tanto impacto assim... foi qdo morreu o Stan Lee (cara, essa morte eu senti o baque como se tivesse perdido um tio ou avô)!

      Abs!

      Excluir
  7. Um período de tempo tão pequeno marcado pela partida de dois gigante.

    Iniciei a leitura de heróis atraído pelas capas e historias do mestre Adams, poucos anos depois voltei a colecionar em grande parte pelas obras do mestre Pérez , lembro da emoção de organizar a leitura da saga Crise nas Infinitas Terras, colocava a pilha de formatinhos na mesa da cozinha e depois partir para leitura explorando as incrivelmente detalhadas paginas do mestre.

    Só posso agradecer e desejar um merecido descanso cheio de paz a estes dois mestres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alexandre... blz?

      Triste mesmo ter acontecido essas 2 tragédias em um espaço de praticamente 1 semana, né?

      Pra vc ter uma ideia, eu tava escrevendo o obituário do Neal Adams aqui pro blog (seria uma matéria só pra ele)... qdo recebi a notícia (no grupo do "Submundo" no face) da morte do Pérez. Fiquei meio desnorteado na hora e no dia seguinte resolvi apagar o texto q eu tinha feito pro Adams e reescrevi toda a matéria prestando um tributo aos 2 juntos. Achei q seria mais honroso assim, já q ambos partiram praticamente juntos!

      Abs!

      Excluir
    2. Ficou digno dos mestres.
      Acredito que despertou boas lembranças em todos que leram.
      Estes dois além muito caprichosos em seus trabalhos se destacam pela capacidade de criar capas icônicas. Souberam deixar suas marcas.

      Excluir
  8. que ambos descansem em paz

    seus trabalhos estão ai pra nos agradar pro resto da eternidade

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, gustavo...

      Eles se foram, mas deixaram um farto material pra lermos e relermos durante mto tempo!

      Aliás, logo já vai sair a "LJA" do Pérez (q eu nunca li na vida e será algo totalmente NOVO pra mim)!

      Abs!

      Excluir
  9. Homenagem feita pela Marvel para o Pérez, pouco antes da morte dele:

    https://m.facebook.com/TheGeorgePerez/photos/a.111280888066453/149361374258404/?type=3

    https://t.ctcdn.com.br/PIc7I33KOwj_R487dxK4y-8ndyc=/1024x0/smart/filters:format(webp)/i586010.jpeg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma bela homenagem... curta, mas bastante singela!

      Abs!

      Excluir
  10. Caro Leo
    É lamentável... Mas as obras destes artistas ficam e assim certo forma vivem. Não dá esquecer de Arqueiro e Lanterna Verde, reformulação do Batman, Deadman, Guerra Kree Skull, X-men, Conan e algumas histórias do Thor do Neal Adams. Da parte de George Perez, temos Crise, Mulher Maravilha, Superman pós crise e Byrne, Novos Titãs, Vingadores, Viúva Negra e Desafio Infinito.
    As gerações futuras sempre vão resgatar estes materiais e assim sendo uma forma de sempre lembra Los.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celso... Tdo bem?

      É bem nessas, amigo... O artista morre, mas a obra continua viva (o q não deixa de ser uma forma de imortalidade - a meu ver)!

      Dessas q vc citou de cada um, fica até difícil escolher as minhas favoritas... Mas do Adams acho q elejo o "Lanterna/Arqueiro" como sendo sua melhor obra. E do Pérez, fico com a "CRISE" (como "TOP 1")!

      Abs!

      Excluir
  11. Saudações comandante Leo!

    Cara, que tristeza se abateu sobre o meio dos quadrinhos. Com uma diferença de poucos dias, duas "Lendas" da nona arte tombaram no fim de sua jornada. Neal Adams nos deixou no fim de abril aos 80 anos. Pros leitores das antigas como a maioria de nós do SubundoHQ sua arte é conhecida pelas inúmeras sagas na Marvel e DC, passando pelos X-Men, Vingadores, Conan e vários outros até chegar no Batman, Arqueiro Verde, Desafiador e mais na DC.

    Sua passagem pelo Cavaleiro das Trevas pra mim é uma das melhores que o personagem já teve. Felizmente a Panini publicou na Lendas essa fase marcante. É claro que foi cofre.

    E no começo dessa semana de maio vem a notícia já aguardada, devido ao caso terminal de George Pérez. Pra falar da trajetória desse gênio da arte de desenhar super-heróis seria preciso uma enciclopédia. Vou me ater apenas a uma obra que por muitos é considerada um divisor de águas nos quadrinhos que é Crise nas Infinitas Terras. Devido a quantidade de personagens, mundos e realidades que foi mostrado, acho que nenhum outro artista, ou muito poucos seriam capazes de entregar algo tão marcante.

    Esses dois mestres vão fazer um falta incomensurável nesse mercado porque eram da escola que desenhava na mão, no braço. Não tinha essa de recursos digitais pra completar cenários, replicar fundos e espaços pra preencher as páginas como se vê hoje em dia.

    Que eles descansem em paz. E recebam o agradecimento e homenagem de quem cresceu e se tornou uma pessoa melhor através da arte que eles ofereceram e que será eterna pra quem teve o privilégio de admirá-la.

    Valeu Leo. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Q tristeza mesmo, amigo... Puxa, 2 dos meus artistas favoritos de todos os tempos ainda por cima!

      E pra vc ver como são as coisas... Mesmo após suas mortes, ainda teremos alguns materiais raros e importantes dos 2 artistas pela frente em futuras edições da Panini!

      Do Pérez, já temos anunciada pra este mês a "LJA" (DC Vintage)... Um material mto raro mesmo e q eu nunca li na vida (essa vai ser COFRASSO, rs)!

      E do Neal Adams... Bem, vai demorar bastante ainda, mas se deus quiser (e se a "CCM" for estendida), ainda veremos uma raríssima fase do "THOR" pelo Adams. Ele substituiu o KIRBY logo após a saída do REI no título do Thor, e embora sua passagem tenha sido mto rápida na revista do Deus do Trovão, sua arte combinou mto bem com o estilo das histórias (numa trama q se passa em Asgard: "Qdo os Deuses Enlouquecem"). Eu só tenho esse arco em formatinho (em HTV) e nem sei se chegou a sair completo pela Abril!

      Ou seja, ainda teremos mais algumas DÁDIVAS dos 2 artistas pela frente... rs!

      Abs!

      Excluir
    2. "E do Neal Adams... Bem, vai demorar bastante ainda, mas se deus quiser (e se a "CCM" for estendida), ainda veremos uma raríssima fase do "THOR" pelo Adams. Ele substituiu o KIRBY logo após a saída do REI no título do Thor, e embora sua passagem tenha sido mto rápida na revista do Deus do Trovão, sua arte combinou mto bem com o estilo das histórias (numa trama q se passa em Asgard: "Qdo os Deuses Enlouquecem"). Eu só tenho esse arco em formatinho (em HTV) e nem sei se chegou a sair completo pela Abril!"

      É exatamente isso que me faz acompanhar assiduamente essas ediçoes do Thor

      "Ou seja, ainda teremos mais algumas DÁDIVAS dos 2 artistas pela frente... rs!"

      Dádivas de 3 artistas, lembrando que o Buscema assume por um bom tempo a arte, depois da saída deles.

      Excluir
  12. Fala Léo, a primeira história do Batman que li na vida, foi justamente desenhada pelo Neal Adams, na primeira série do Batman da Abril, e pra mim é o artista definitivo do personagem, Jim Aparo teve uma longa passagem pelo Batman, mas nunca fui muito fã da arte dele, não lembro onde li um artigo que foi ele que retratou o Batman como " Homem " no sentido de ser falho, não ser invencível, mesmo sendo um super herói, já do Pérez, a capa icônica de Superpowers 5, e a primeira lembrança que tenho dele, e que revista sensacional aquela publicação, Pérez era super detalhista, enfim, artistas brilhantes, vamos sentir falta. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...Jim Aparo teve uma longa passagem pelo Batman, mas nunca fui muito fã da arte dele..."

      Francisco Araújo,
      Eu também não simpatizava com os desenhos do Jim Aparo, apesar da "Morte de Robin" ter sido a primeira HQ que li do Batman e ter me impactado bastante na época. Depois disso fui voltar a ter contato na "Queda do Morcego" e a arte dele no meio de artistas como o Grahan Nolan, que era o meu preferido na época, destoava bastante ficando com cara de datada. E odiei a decisão da DC de justamente escalá-lo pra desenhar a parte que o Bane quebra o Batman. Até hoje acho que deveria ter sido o Grahan Nolan. rs
      Mas, depois de um tempo e amadurecimento percebi que foi pelo prestígio e importância que ele tinha. E analisando no contexto da época, comecei a ver a arte dele com mais admiração. Até tentei acompanhar "Lendas do Cavaleiro das Trevas: Jim Aparo", mas a seleção de histórias que a Panini escolheu achei muito bobas com aquele excesso de crossovers (da revista The Brave and the Bol, aliás referencia para o título dessa matéria) que geralmente não chegam a lugar nenhum. Aguardo o dia que a Panini irá publicar a melhor fase do Batman pelo Jim Aparo na revista regular do personagem.

      Excluir
    2. Fala Roberto, tenho a mesma percepção que você, a história principal da " Queda do morcego " ficaria melhor com a arte do Nolan, mas é isso que vive citou, por ser um desenhista de longa data, foi uma espécie de " prêmio " pela carreira, e reconhecimento pela sua importância, mas nem é pelo fato de ser uma " arte datada ", por exemplo se comparar com Adams e Pérez, que eram da " velha guarda ", eles ao longo da carreira, foram aprimorando o traço, enquanto o Aparo ficou com o traço estagnado, daí a questão da " arte datada ", enfim, Aparo embora não seja muito fã da arte dele, esta no rol dos grandes artistas do Batman.

      Excluir
    3. Francisco Araújo,
      definitivamente não da pra comparar o Aparo com Adams ou Pérez. rs. A arte dele é mais comparável à do José Luiz Garcia-López, mas o García-Lopez tem uma beleza que salta aos olhos e deve ser quase unânime a qualidade. Valeu.

      Excluir
    4. E aí, Francisco... blz?

      Acho q o 1º gibi do Neal Adams q eu li foi um "X-Men" desenhado por ele em "Almanaque Marvel" (da RGE)... O "Batman" dele eu só fui conhecer pouco depois, mas em revistas da EBAL mesmo!

      Já o Pérez... Meu 1º gibi dele foi a "Viúva Negra" (em "SAM" 29 da Abril). Nunca mais esqueci disso, pq me chamou atenção na época o fato da Natasha "pagar peitinho" numa cena (algo raríssimo de se ver num gibi marvel - até hj, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    5. "Até tentei acompanhar "Lendas do Cavaleiro das Trevas: Jim Aparo", mas a seleção de histórias que a Panini escolheu achei muito bobas com aquele excesso de crossovers (da revista The Brave and the Bol, aliás referencia para o título dessa matéria) que geralmente não chegam a lugar nenhum."

      Concordo totalmente, são poucas as histórias dessa coleção que são boas. O vol 1 do Gene Colan também é fraquíssimo na minha opinião.

      Os melhores são os do Marshall Rogers e o do Neal Adams, que felizmente está sendo republicado quase que na íntegra pela Eaglemoss na coleção A Lenda do Batman. Se.não me engano , a Eaglemoss deixou de fora só uma edição de Power Records e outra da revista do Morcego Humano.

      Excluir
    6. "Aguardo o dia que a Panini irá publicar a melhor fase do Batman pelo Jim Aparo na revista regular do personagem."

      O Aparo desenhou as 3 edições de "As Muitas Mortes do Batman" e em histórias esparsas de "A Saga do Batman"

      Excluir
    7. "A arte dele é mais comparável à do José Luiz Garcia-López, mas o García-Lopez tem uma beleza que salta aos olhos e deve ser quase unânime a qualidade"

      A arte do García-López é vintage, define muito bem.uma época, ver o material de merchandising que ele fez, é viajar para os anos 70 e 80, aliás, para o que é mais nostálgico nesses anos.

      Excluir
    8. "Jim Aparo teve uma longa passagem pelo Batman, mas nunca fui muito fã da arte dele, não lembro onde li um artigo que foi ele que retratou o Batman como " Homem " no sentido de ser falho, não ser invencível, mesmo sendo um super herói,"

      Kkkkkk quando li Um Conto de Batman - Veneno , tive exatamente esse pensamento do Danny O Neil e García-López

      Excluir
    9. "O vol 1 do Gene Colan também é fraquíssimo na minha opinião."

      E aí, L... blz?

      Eu só comprei essa edição do Colan pq sou mto fã da arte dele... Mas as histórias em si eu achei de medianas pra boas (2 a 3 estrelas no máximo). Pra piorar, teve história q ficou incompleta (pq o Colan revezou algumas com outros artistas e a coleção d e"Lendas" era só pro Colan)!

      Enfim... nesse caso, não liguei pro conteúdo narrativo mesmo, rs!

      Abs!

      Excluir
  13. Caro Léo!!
    Neal Adams e George Perez serão eternamente lembrados como dois dos maiores de todos os tempos pelos colecionadores de quadrinhos. Arqueiro e Lanterna, Crise nas Infinitas Terras e Novos Titãs foram as obras desses gênios que mais impactaram minha trajetória como leitor de quadrinhos.
    Um grande abraço a todos do Submundo!!
    William PVH/RO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, William... blz?

      Acredito (falando mto sério) q tanto Adams qto Pérez JAMAIS serão esquecidos no meio dos quadrinhos. Acho q nem tem como o público esquecê-los um dia, já q suas obras foram mto marcantes e impactantes pro mercado (CRISE, Lanterna/Arqueiro, Batman, Vingadores, etc)!

      Abs!

      Excluir
  14. Grande, Leo, blz? Sobre Desafio Infinito, lembrei agora que fiquei muito put# na época por causa do George Perez só desenhar o início... A arte dele estava sensacional, so que depois continua com o mediano Ron Lim, que até achava legal, mas não chegava aos pés do mestre. Até hoje queria saber o motivo dessa troca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme... blz?

      Tbm não sei qual foi o motivo da troca de artista no "Desafio Infinito"... Mas imagino (palpite meu) q seja pela pressa q a Marvel tinha em publicar a saga (q se interligava com vários outros títulos) e "talvez" (quem sabe) o Pérez não tenha conseguido cumprir os prazos (é uma hipótese)!

      Abs!

      Excluir
  15. RIP Perez e Adams vão fazer falta.
    Dessa lista só chega aqui o Q4 do Slott nao é obra prima mas le-se bem.

    Mais uma coleçao salvat espanha/uk:

    https://salvat.com/colecciones/marvel-ultimate/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal !!! Saudades da SALVAT. Ainda mais com esses preços da Panini. Ver esse site da Espanha dá vontade de chorar.

      Excluir
    2. Opa... Boa pedida essa coleção ULTIMATE da Salvat, Optimus!

      Faria bastante sucesso se lançada aqui no Brasil... Pena q a Salvat por aqui já era pelo visto (duvido q volte à ativa um dia)!

      Abs!

      Excluir
    3. Por incrivel que pareça ainda lançam coleções. Tem uma de livros infantis que é mais recente. Agora quadrinhos...creio que miou mesmo

      Excluir
    4. Aqui a Salvat fez o relançamento da coleção Asterix em Pt-pt. O Perez conheci no super homem lá pelo nr 80,o Adams acho que foi clássico ouro que saia em Sam.

      Excluir
    5. "Por incrivel que pareça ainda lançam coleções. Tem uma de livros infantis que é mais recente."

      Bem lembrado, Fábio...

      A Salvat lançou uma coleção de LIVROS ilustrados baseados nos desenhos animados da Disney. Comprei o nº 1 (Rei Leão) pro meu filho pq era 9 pila. Mas não vou seguir adiante com os preços mais elevados do nº 2 em diante!

      Abs!

      Excluir
    6. "Aqui a Salvat fez o relançamento da coleção Asterix em Pt-pt."

      Essa é uma boa pedida, Optimus...

      Por coincidência, o "Asterix" Vol. 1 foi relançado aqui pela Record (peguei numa promoção da Amazon no mês passado)!

      Abs!

      Excluir
  16. opa...nao da pra nao lamentar...dois mestres dos quadrinhos....pra mim que cresci lendo os novos titas da abril, nao tinha ninguem pra bater em detalhismo o perez...nao é qualqueu um que consegue colocar 30 personagens num unico quadro e nao estragar a arte...crise e liga vs vingadores estao ai pra provar...e o adams, jesus, era,pra mim, o melhor desenhista no melhor personagem...o batman dele é imbativel visualmente falando...sei que é impossivel viver pra sempre, vida que segue, mas a saudade vai ser grande......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, ajota... blz?

      Verdade, amigo... Entupir um quadro com dezenas de personagens e fazer isso BEM FEITO, é pra poucos: Só um mestre nível Pérez mesmo, rs!

      E o "Batman" do Adams caiu como uma luva sim... a perfeita simbiose entre artista/personagem!

      Abs!

      Excluir
  17. Grande Leo, tudo em paz?

    Perdemos dois incríveis artistas em curto espaço de tempo!!! Perez e Adams deixaram um vasto trabalho para o universo quadrinístico, além de seus traços únicos que jamais serão esquecidos!! Resta a cada um de nós orarmos por esses grandes mestres! Que descansem em paz!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Bem nessas, xará... Só nos resta incluirmos esses 2 TITÃS em nossas orações e apreciarmos seus trabalhos sempre q pudermos!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...