12/11/2015

"TOP 100 - Parte 3" (Nº 71-80): As Melhores HQ's do "Submundo"....

"Parte 3" do "TOP 100" das Melhores HQ's do "Submundo" (lista baseada estritamente em gosto pessoal).... Traz mais uma fornada de gibis novos e antigos que figuram entre os meus favoritos de todos os tempos. Serão 10 matérias ao todo (listadas em ordem retroativa - até chegar ao TOPO com as melhores)!!!

Nesta 3º Parte (As HQs de nº 71-80 da lista): "Soldado Desconhecido", "Nick Fury - Agente da SHIELD" (Steranko), "FURY" (MAX), "Mestre do Kung Fu", "Sin City - A Cidade do Pecado", "A Liga Extraordinária", "Lanterna Verde & Arqueiro Verde", "Mortos-Vivos", "A Pro", e "Superman" (de Alan Moore) !!!

Confira abaixo:

Elaborar uma lista de 100 de seus gibis favoritos (de todos os tempos).... Requer uma série de critérios, e todos os que eu adotei aqui são estritamente PESSOAIS. Ou seja: Esta não é uma lista feita pra fazer média com o público OU a "crítica especializada" (entre "aspas" mesmo, pois não acredito em "especialistas" em GIBIS). Portanto, HQs premiadas e consagradas poderão ficar de fora deste "TOP 100". Cada leitor vai ter as suas próprias HQs favoritas (da mesma forma que eu tenho as minhas) e estão todos convidados a compartilharem aqui seus gibis preferidos. À medida em que a minha lista vai avançando, os títulos vão aumentando cada vez mais em qualidade (pros meus padrões de excelência, rs)! Neste novo lote, vou começar com: "Nick Fury - Agente da SHIELD" (a fase clássica dos anos 60):

O artista Jim Steranko substituiu o REI Jack Kirby, apresentando um trabalho à altura (ou até superior - segundo alguns fãs). "Nick" era o "James Bond" da Marvel e o estilo pra lá de psicodélico na arte de Steranko (capa acima) caiu perfeitamente pras tramas repletas de ação, espionagem, e intrigas (temperadas com belas mulheres e vilões megalomaníacos) na louca e ácida década de 60. O material foi publicado no Brasil pela Editora Trieste (numa revista de curta duração) e depois pela Abril (no mix de "Heróis da TV"). Futuramente, essa fase estará também na EXTENSÃO da SALVAT (fiquem de olho)!

DOSE TRIPLA de Garth Ennis: "FURY" (da linha MAX), resgata o clima de Guerra Fria dos antigos gibis do herói - Só que pegando pesado nas cenas de violência, com direito até a um inimigo sendo enforcado com o próprio intestino (!) Rodeado de prostitutas, um velho e decadente "Fury" precisa de uma GUERRA pra sair do tédio (material "hardcore" publicado em "Paladinos Marvel"). No mesmo estilo, o "Soldado Desconhecido" (Metal Pesado) é uma releitura de um antigo personagem da DC: Um soldado patriota capaz das maiores atrocidades em nome dos EUA. Num tom mais "leve" (mas com bastante humor negro), "A Pro" (Devir) é uma prostituta que ganha super-poderes e entra pra uma "Liga da Justiça" genérica. Um dos gibis mais divertidos que eu já li (a "Liga" jamais será a mesma novamente, rs)!  

O "Superman" já teve histórias memoráveis no período Pré-Crise... E selecionei aqui uma HQ que representa o melhor da Era de Prata: "O Que Aconteceu ao Homem de Aço?" (de Alan Moore) também já foi publicada com o título de: "O Adeus" (Ópera Graphica) e saiu 2 vezes pela Panini. A HQ foi escrita pra ser a ÚLTIMA história do "Superman" (que seria reformulado após a "Crise nas Infinitas Terras") e Moore fez uma HQ primorosa - digna do encerramento de uma Era (com participação de todos os vilões e personagens importantes que marcaram a trajetória do "super")! Já "Lanterna & Arqueiro" é a fase consagrada de Neal Adams: Na qual os 2 heróis interagiam em histórias mais focadas em problemas sociais da vida real (tipo: o "Ricardito" envolvido com drogas e a crescente violência urbana nas grandes metrópoles)!

"Sin City - A Cidade do Pecado".... É a maior obra autoral assinada por Frank Miller. Dividida em 7 encadernados, a série rendeu 2 filmes pro cinema (fiéis às HQs) e manteve um ritmo bastante ágil de ação em clima NOIR (com bela arte em P&B - em jogos de luz e sombra e detalhes coloridos). Cada arco pode ser lido separadamente e as edições estão sendo republicadas pela Devir! O "Mestre do Kung Fu" (Shang-Chi) teve seu auge nos anos 70 na fase desenhada por Paul Gulacy (e publicada aqui em revista própria na Bloch e no mix de "Heróis da TV" da Abril). No embalo da febre dos filmes de Bruce Lee e do gênero de artes marciais no cinema, a HQ misturava pancadaria, filosofia oriental e espionagem à la "007" (uma mistura explosiva). A Marvel parece ter resolvido a treta com os direitos de "Fu Manchu" (vilão da série) e anunciou a republicação do material!

"A Liga Extraordinária" (de Alan Moore).... Reúne uma equipe formada por personagens clássicos da literatura mundial saídos de livros tipo: "Drácula", "As Minas do Rei Salomão", "O Homem-Invisível", "O Médico e o Monstro", "20.000 Léguas Submarinas", "Guerra dos Mundos", etc. O autor interliga todos esses personagens e faz isso demonstrando bastante conhecimento de obras famosas e também obscuras (oriundas da literatura pulp). Uma série que nos motiva a ler cada livro referenciado nas tramas! Os "Mortos-Vivos" é uma das franquias mais bem sucedidas do momento: Com 2 seriados de TV, uma HQ interminável (sem previsão de acabar), games, bonecos e tranqueiras mil. Obrigatório pra quem curte ZUMBIS!

Até+

PS: Menção Honrosa (5 HQs que ficaram de fora do "TOP 100" mas que passaram perto, rs): "WAR - Histórias de Guerra" (de Garth Ennis), "Os Novos Deuses" (de Jack Kirby), "ALIAS" ("Marvel MAX"), "TEX OURO 61 - O Bando dos Irlandeses", E os "300 de Esparta" (de Frank Miller)!!!

153 comentários:

  1. Fala Léo
    Sobre a coleção de graphic novel DC comics da eaglemoss, sabe me dizer se elas vao ser publicadas em outras cidades além dessas q estão saindo?

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa fase do Arqueiro com o Lanterna, apesar de gostar mais das primeiras estórias do que das posteriores. Essas duas edições da Panini foram um achado. Na epoca não tava acompanhando quadrinhos mas consegui recentemente comprar as duas edições por um preço justo. Resta saber se a Eaglemoss vai republicar tudo (e até cabe numa edição). Mas se não for, ao menos particularmente, estou satisfeito com as que eu tenho.

    Os Mortos Vivos é uma boa mas faz tempo que não leio. Meio que me desinteressou depois da numero 100 (mas já li até pouco depois da 120)

    Sin City estou esperando a Devir republicar os 2 ultimos da série. O fato de adorar filme noir ajuda bem e coloco a revista pelo menos no meu top 20 junto com as primeiras da Liga do Alan Moore.

    Essa do Super Homem é boa mesmo. Até virou um desenho, acho que da serie da Liga da Justiça, se não me engano (só não sei se da primeira ou segunda serie, mas praticamente uma é continuaçáo da outra)

    ResponderExcluir
  3. "elas vao ser publicadas em outras cidades além dessas q estão saindo?"


    Oi, Miguel.... SIM, a distribuição é por "fases":

    1º sai em algumas capitais e depois (ainda no 1º semestre do ano q vem) são redistribuídas pras demais cidades e regiões (eu vou avisar aqui no blog qdo começar a 2º fase de distribuição - fique ligado nas matérias de "notícias")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. "Adoro essa fase do Arqueiro com o Lanterna"


    E aí, gustavo.... blz?

    Eu só conheci essa fase através dessas 2 ed. da Panini e achei uma ótima leitura.... É leve e despretensiosa ao mesmo tempo em q tbm consegue ser séria e pesada (na abordagem do contexto sócio-cultural da época). Sei q ela vai sair pela Eaglemoss tbm, mas eu só trocaria as minhas se a nova versão em capa-dura viesse completa - só q eu acho difícil ela ter a mesma quantidade de histórias desses 2 encadernados)!

    Os "Mortos-Vivos" é uma série q ainda me empolga (nunca me canso de ver zumbis sendo destroçados E/OU destroçando pessoas, rs).... A trama tbm continua interessante (pelo menos pra mim ) na questão dos sobreviventes ultrapassarem todos os limites éticos pra continuarem vivos. Continuarei acompanhando por mais um tempo (enquanto estiver fóda, rs)!

    "Sin City" eu tenho em versões mto bagunçadas.... As 2 primeiras pela Globo, e o resto pela Pandora (algumas em mini-série e outras encadernadas em formatéco): Se eu tivesse mais grana, gostaria de refazer essa coleção toda pela Devir!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo!

    A sua eclética lista de "Top 100" a cada publicação se torna mais surpreendente!

    Tenho ou li poucos títulos desta sua postagem, como por exemplo o "Soldado Desconhecido" publicado aqui no Brasil lá por 1997/98 pela Metal Pesado; onde eu comprei a primeira e excelente parte, mas fiquei sem a segunda que não veio para cá. Resultado vendi a primeira e li a segunda por scans, mas torço para que a Panini um dia republique este material num encadernado e com papel de qualidade!

    "Fury" do Ennis eu tenho as duas primeiras partes publicadas na finada e praticamente esquecida "Paladinos Marvel" em 2002, é bom saber que sairá agora pna extensão da Salvat. Na época eu comprava a revista pelas histórias da "Elektra", mas tive de parar por falta de grana.

    A mesma coisa aconteceu neste Grandes Clássicos DC que trouxe esta história do "Lanterna Verde e Arqueiro Verde", que não pude comprar na época também por falta de grana. Embora, eu tenha a 1ª parte da história em "Coleção DC 75 anos - a Era de Bronze", agora terei de fato minha redenção e poderei acrescentá-la na coleção em breve, quando esta sair pela Eaglemoss.

    A "Pro' um amigo meu comprou na época e me lembro que era uma HQ muito "subversiva", melhor dizendo: "Barra pesada" mesmo!

    Inclusive tem uma cena "piss" em cima de um cara que ela derruba!

    Este do Superman eu tenho, e é uma HQ excelente, uma despedida memorável da "Era de Bronze" da DC!

    "Mestre do Kung Fu" é uma das melhores HQs já publicadas, com todos os predicados que você listou acima! É uma pena que o personagem caiu no ostracismo depois dos anos 80,e mesmo com o revival dos personagens esquecidos pela Editora no início dos anos 2000, Shang Chi não conseguiu se reerguer e está "perdido' em algum canto do prédio da Marvel.

    Também com aquela droga de série pelo Selo "Max", e uma tímida participação junto aos "Vingadores Secretos" juntando mais os problemas relativos ao nome "Fu Manchu'" e seus direitos de publicação, não é de admirar que ele tenha sucumbido aos ostracismo!

    Torço para que a Panini traga este material que será agora republicado pela Marvel!

    "A Liga Extraordinária" eu nunca pude comprar na época de seus lançamentos, e com o tempo fui me esquecendo de correr atrás, mas quem sabe um dia...!

    Porém, primeiro eu quero completar "Sandman" e "Preacher" !

    Mudando de assunto, li no Facebook da Panini que a CHM do Aranha sairá somente ano que vem!

    Não entendi a necessidade de publicar o "Homem Máquina' em capa dura, mas tá valendo!

    Porém, se for assim vários outros materiais deveriam sair em capa dura a preço "módico" como por exemplo: "Astro City", "Marvel Terror", "Planetary", etc.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. blz leo?

    temos duas HQs em comum nesta parte: sin city e liga extraordinária.
    até agora vc incluiu duas HQs que não tenho que gostaria de ler: apenas um peregrino e a fase do fury com desenho do steranko.
    tem outras HQs que não tenho completas que provavelmente estariam na lista: akira, promethea.
    não gosto tanto do mestre do kung fu mas gostava bastante dos desenho do gulacy nas HTV.
    não gosto de zumbis, nunca li/assisti mortos vivos, o mais perto que cheguei foi na marvel max (colecionava pelo justiceiro) com os zumbis marvel (razoável pra fraca).
    soldado desconhecido é bem legal, não entrou na minha lista porque esqueci dela.
    minha lista 71 - 80 não necessariamente na ordem de preferência.
    monstro do pântano - raizes editora panini esperanto a conclusão
    lobo - o ultimo czarniano editora globo diversão garantida
    as aventuras da liga extraordinária vol 1 pandora books
    sin city a cidade do pecado editora globo
    ás inimigo - um poema de guerra editora abril obra de arte
    mesmo delivery editora desiderata
    terra X editora panini uma pena que a encadernação não é boa, a minha soltou uma boa parte da HQ
    o incal editora devir
    pateta faz história editora abril varias versões legais de personagens históricos com destaque principal pro frankenstein
    o bordel das musas editora zorge zahar obra de arte tb

    abraço

    ResponderExcluir
  7. Salve, Leo!

    Boas escolhas. E como vc disse ( e é o que deve-se esperar de todos), cada um tem seu gosto pessoal, e as vezes não é todo leitor que teve oportunidade de ler uma HQ consagrada pelos "especialistas", rsrs. É um universo muito variado. Há alguns anos, eu não lia mangás, hoje considero o "20th Century Boys" uma obra prima. Sem falar que tem material que todos idolatram e que não me agradam tanto assim...Nem por isso deixo de ler.

    Pô, sério que a Marvel resolveu essa parada com os direitos de Fu Manchu? Não vejo a hora de ver o Mestre do Kung Fu de volta as origens.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Fala, Léo!
    A evolução da tua lista vem trazendo grandes trabalhos, mesmo que "obscuros", o que é muito bom!
    Considero esta fase do Fury(do Steranko), muito boa, e espero pelo encadernado da Salvat (será que vai sair mesmo?).
    A fase posterior do Ennis, também merecia um encadernado!
    Sobre o Shang-Chi, um clássico! Além desta fase do Gulacy (a melhor!), gosto muito da passagem do Jim Starlin pelo título!

    Nostalgia à parte, muito material clássico, que formava os mixes nos anos 70 e 80, e mesmo anos após, ainda nos deixa com vontade de revê-los, em formato atual e decente para valorizá-los ainda mais!

    Bola dentro ainda, pelas lembranças do Super, e a dupla Verde (como o Neal Adams produzia coisa boa!)

    No aguardo da regressiva Léo!
    abs.

    ResponderExcluir
  9. "O Que Aconteceu ao Homem de Aço?" eu tenho no super especial que a Panini publicou anos atrás, em que reunia todas as tramas que o escritor havia criado para para os personagens da DC.

    "Lanterna & Arqueiro" eu tenho muito desejo em comprar e parece que ela esta na lista dos especiais de capa dura que iram vir.

    O primeiro volume de "A Liga Extraordinária" eu tenho pela Panini e até hoje aguardo pelo segundo volume.

    "Sin City - A Cidade do Pecado" é obra máxima e muito pessoal de Frank e depois dela, ao meu ver, não precisava ter feito mais nada na carreira.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,Leo.
    O Top100 continua a todo vapor.Essa fase do Fury do Steranko e foda mesmo. Cheguei a ler alguma coisa em HDTV,mas foi muito pouco. O Shang Chi tmb e material de primeira. Ei,Leo.Que tal se seu proximo Top fosse das capas mais iconicas dos quadrinhos? Seria show,hein?
    Valeu,Leo
    Abcs.PCRM.

    ResponderExcluir
  11. Pô, sempre vale a penar ler seus posts. Mais uma HQ do meu ídolo Garth Ennis que eu não conhecia - The Pro. Bem a cara dele. Qualquer coisa nessa linha sarcástica- depravada-profana-doente-mental dele me interessa. =D Valeu pela dica. A Amazon.com.br tá vendendo a edição gringa num preço razoável (bem melhor que comprando direto de fora), e ainda tem frete grátis acima de R$70. ;)

    ResponderExcluir
  12. Lembro de um título solo do Nick Fury que saía em Wolverine da Abril, nos primórdios do meu colecionismo. Sempre quis saber mais sobre o personagem, mas era pouca coisa que saía dele, e as graphic antigas eram caras ou dificeis de achar. Se realmente sair na extensão da Salvat, vai ser sensacional.

    Paladinos Marvel eu deixei passar. Quarteto e Hulk numa mesma revista a tornam inviável pra mim.

    Essa edição de "O Que Aconteceu ao Homem de Aço?" da Panini é sensacional, pois ainda traz "Para o Homem que Tem Tudo". Mesmo não sendo muito fã do Superman, considero essa uma das melhores revistas da minha coleção.

    "Lanterna Verde/Arqueiro Verde" também seria, mas eu vendi minhas duas edições para comprar uma capa dura que nunca saiu. Ficou a lição "compre repetido primeiro, venda superfaturado bem depois".

    Taquem pedras neste que nunca leu Sin City. Mas por favor, pedras de ouro, porque o motivo sempre foi o valor alto das edições.

    "Mestre do Kung Fu" eu conheci no mix de Superaventuras Marvel. Mas no meio do Demolidor e X-Men, eu admito que considerava desperdício de papel uma história do Shang-Chi. Espero poder dar uma segunda chance a altura.

    Para a Liga, vale o mesmo de Sin City com direito a uma confissão. Eu achei o filme legal (rs). E eu quase comprei os encadernados de "Mortos-Vivos", mas o site da editora não ajudou.

    E vou procurar "A Pro"

    ResponderExcluir
  13. Nao sei se vcs notaram, chegou hje meu natal carl barks, e o livro e menor q os anteriores lançados... nao sei se encolheu por causa da chuva ou sumiu um pedaço na grafica... so acho q deveriam ter mantido o mesmo padrao dos outros...

    Danielsam

    ResponderExcluir
  14. Boa seleção, LEO.
    Não gostei muito da "pro" de Ennis, apenas.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  15. Blz Leo,
    Cara fiquei curioso para ler esse material da linha Max do Fury, me pareceu bom demais. E, apesar de gostar do personagem, a fase clássica dele eu também não li quase nada. Se o mestre do kung fu for republicado aqui no Brasil acho que vai ser um sucesso cara. O personagem tem apelo, apesar de a febre do kung fu ter ficado lá atrás.
    E off-topic, talvez tu ou algum leitor do blog possa me ajudar Leo. Tu sabe dizer se com a morte do Wolverine a revista mensal dele vai ser cancelada novamente? Atualmente está no número #10.
    E ainda off-topic, essa semana comprei as minis do Ra's al Ghul e do Charada. Ambas pra minha mulher, que coleciona o universo do Batman. As duas estão muito bonitas, e encomendei a do Espantalho, essa tá top também.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiano, respondendo sua pergunta, lá fora após a mini da Morte do Wolverine, a Marvel lançou uma série semanal com vários personagens lidando com o legado dele; Dentes-de-Sabre, Mística, Cyber, Daken, etc. Possivelmente a Panini publique essa série, o que garantiria uma sobrevida. à mensal.

      Excluir
    2. Valeu Lierson
      essa mini que tu citasse já começou a ser publicada aqui justamente na edição do Wolverine que está nas bancas. Então a revista já tá na sobrevida, resta saber agora até quando então. Eu imaginei que depois do primeiro cancelamento a revista voltaria de forma definitiva e por isso resolvi acompanhar mas pelo jeito parece que não tem futuro também.

      Excluir
  16. Soldado desconhecido me impactou muito na época. fiquei impressionado.

    A pro é hilário!

    Abç

    ResponderExcluir
  17. "Mestre do Kung Fu" é uma das melhores HQs já publicadas, com todos os predicados que você listou acima!"


    Oi, Elcio.... Tdo bem?

    Essa lista de "TOP 100" ainda poderá trazer algumas boas surpresas mais pra frente (tem HQs q eu acho espetaculares e q raramente vejo serem comentadas ou citadas por aí).... Minha próxima postagem aqui (amanhã à noite) será a "Parte 4" da lista (espero q vc curta tbm)!

    Sobre o "MKF".... Olha, vou te confessar q a notícia de q a Marvel irá republicar a fase clássica (num "Omnibus") foi (pelo menos pra mim) uma das mais importantes do ano: E tô torcendo mto pra q a Panini tenha o bom-senso de trazer pra cá esse material (mesmo q seja numa "CHM" ou algo assim). Aliás, o Shang-Chi só não tá numa posição mais elevada deste ranking, pelo simples fato de q eu não tenho todas as histórias dele e as q eu tenho são em formatinho (q não contam mto pra se avaliar uma obra como se deve). Acredito q se eu tivesse esse material em formato americano e na íntegra, é bastante provável q ele estivesse mais lá no topo da lista!

    O "FURY" MAX (do Ennis) não tem previsão de ser republicado por nenhuma editora (infelizmente).... O q vai sair na EXTENSÃO da Salvat é a fase do Steranko (q é excelente tbm). Eu acho q essas 2 fases (Ennis e Steranko) se completam e mostram 2 momentos distintos do Fury (em épocas diferentes de sua vida e tbm da própria História - Afinal, se nos anos 60 ele era o "James Bond" da Marvel, nos dias atuais ele é um velho entediado com o politicamente correto e praticamente agradece ao vilão da série por iniciar uma nova GUERRA na qual ele possa lutar). São 2 HQs magníficas nesse sentido (por serem tão diferentes e ao mesmo tempo se completarem)!

    A "Pro".... Tem um humor negro grotesco e escatológico mesmo: A cena q vc fala é uma onde ela enfrenta uma vilã na frente dos representantes da ONU, e ao derrotar a bandida, dá uma MIJADA na cara dela, hahaha.... A "Liga da Justiça" fica envergonhada por sua nova integrante ter feito uma baixaria dessas, e as situações do tipo se repetem o tempo todo, já q a graça da coisa é vermos como uma prostituta de rua agiria se fizesse parte da "Liga da Justiça", rs!

    A "CHM do Aranha".... Entrou na lista das atrasadas e ficou pro começo do ano q vem (já q a do "4F" deve finalizar este mês, mas tem a do "Motóca" e o "Batman do Neal Adams" na sequência). Já o "Homem-Máquina", foi lançado em capa-dura pq a Panini resolveu considerar ela como parte das "Graphic Novels" dos anos 80 (tipo: "Deus Ama" e "Triunfo e Tormento"): Vou comprar essa, pois nunca li e gosto dos artistas envolvidos (Trimpe e Smith)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o "Homem-Máquina" é parte das graphics oitentistas, é sinal de que vai aparecer muito em breve por menos de 20 dinheiros.

      E sobre MKF... Depois que o Punho de Ferro ganhou um encadernado, eu até me permito sonhar com uma CHM Pé-na-Kara. Podia ser Demolidor/Luke Cage/Punho de Ferro/Mestre do Kung-Fu.

      Excluir
  18. "tem outras HQs que não tenho completas que provavelmente estariam na lista: akira, promethea."


    E aí, gustavo.... blz?

    Bacana a sua lista tbm.... E algumas das q vc citou estarão tbm em outros lugares (mais pra frente) no meu ranking: "Terra X" (é uma das minhas sagas preferidas). Outras, estarão entre as próximas "Menções Honrosas": É o caso da "Promethea", pois eu só li o 1º arco dessa série (e eu precisaria ler mais pra colocá-la à frente de outras séries q já li inteiras). O "Akira" então, eu nunca li nada (só assisti o anime)!

    É por essas e outras.... q eu sempre falo da importância de cada lista ser algo PESSOAL dos leitores, pois não existe (q eu saiba) quem tenha lido TUDO q já foi feito em matéria de quadrinhos. tenho certeza tbm q essa minha lista poderá ser diferente daqui há alguns anos (à medida em q eu for lendo outras HQs excelentes q possam superar as minhas atuais favoritas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Pô, sério que a Marvel resolveu essa parada com os direitos de Fu Manchu? Não vejo a hora de ver o Mestre do Kung Fu de volta as origens."


    E aí, Marcio.... blz?

    Sim, a coisa é séria.... A Marvel já prometeu pro ano q vem o Vol. 1 do "OMNIBUS" do "Mestre do Kung Fu" (fase clássica) - Ainda não sei maiores detalhes, mas isso só seria possível se ela tivesse resolvido a treta dos direitos autorais. Por sinal, essa não seria uma "Barreira intransponível" pro poderio da Disney, rs! Agora é torcer pra Marvel um dia recuperar os direitos do "ROM", hein? Por mais difícil q pareça... não deve ser algo tão impossível tbm (espero)!

    E é bem como vc falou.... Até pouco tempo, metade dessa minha lista de "TOP 100" era completamente diferente. A maioria esmagadora era formada por títulos da Marvel e Vertigo: Mas eu fui ampliando os meus gostos pessoais pra leitura e passei a admirar gibis q eu nem imaginava serem tão bons assim.

    Eu nunca vou ter a arrogância e prepotência de me considerar um "especialista", pois esse mangá mesmo q vc citou eu nunca li (sei q já me foi recomendado por outros amigos tbm, mas ainda não tive a oportunidade de ler).... Ou seja: Do meu ponto de vista, um verdadeiro "especialista" tem q ter lido TUDO (e não acredito existir alguém q tenha feito essa façanha, rs)! Pra mim, somos todos meros "aprendizes" (e morreremos assim, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. Leo. E no demais, ser um amante da arte sequencial já me basta. Queria mesmo era ser um especialista em multiplicar dinheiro, rsrs.

      Grande abraço, cara!

      Excluir
  20. "Considero esta fase do Fury(do Steranko), muito boa, e espero pelo encadernado da Salvat (será que vai sair mesmo?)"


    E aí, Victor.... blz?

    Sim.... Falta pouco pra Salvat oficializar a extensão da coleção no Brasil, e diferente da Eaglemoss, a Salvat não costuma fazer mtas "alterações" nas coleções lançadas no exterior!

    Assim, lá fora tivemos 2 edições dedicadas à fase clássica do "Nick Fury" (com KIRBY e STERANKO - só os melhores, hehe): Essas 2 ed. são o meu sonho de consumo dessa extensão (q em breve - é claro - eu farei uma mega-postagem mais detalhada aqui no blog: Só tô esperando 1º a Salvat se pronunciar oficialmente a respeito - o q deverá ocorrer no mês q vem)!

    A fase do Jim Starlin no "MKF".... Eu tenho pouquíssima coisa (só me lembro de uma ou outra ed. no mix do "Cap. América"). Depois, já me recordo direto da fase do Gulacy mesmo (bombando em "HTV")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "O Que Aconteceu ao Homem de Aço?" eu tenho no super especial que a Panini publicou anos atrás, em que reunia todas as tramas que o escritor havia criado para para os personagens da DC."


    E aí, Marcelo.... blz?

    Eu tbm tenho essa ed.... Foi um especial: "Grandes Clássicos DC" com TODAS as histórias curtas do Alan Moore. Tinha a "Piada Mortal" junto tbm, e várias outras com o "Lanterna Verde" e essas do "Superman" (q foram republicadas depois nessa ed. q eu postei a capa acima). Bem q a Panini podia ter republicado logo essa ed. completa do Moore, hein? (guardo a minha à 7 chaves, rs)!

    A "Liga Extraordinária".... É algo incompreensível pra mim, pois sei q a Panini tem os direitos pra publicar o Vol. 2 (q até hj só saiu uma única vez pela Devir). E é justo a melhor ed. da série (é a "Guerra dos Mundos"). Todas as demais ed. da "Liga" estariam com a Devir! Não entendo mesmo pq a demora da Panini em republicar esse material tão raro e procurado pelos leitores!

    E "Sin City" é tbm a última obra q eu tenho do Miller na minha coleção.... Eu até me interessei na sequência de "300" (Xerxes) mas acho q ele abandonou a ideia de prosseguir com essa HQ (q chegou a ter uma prévia divulgada na revista "Dark Horse" da HQM)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho essa edição dos clássicos DC do Alan Moore e por incrível que pareça, está na minha lista de dispensas. Até porque sei que muita gente é capaz de me oferecer até o brioco por ela (rs).

      Mas acalmem-se que prefiro tentar trocar por um outro gibi raro que tenha deixado passar. (rs)

      Excluir
  22. "Ei,Leo.Que tal se seu proximo Top fosse das capas mais iconicas dos quadrinhos? Seria show,hein?"


    E aí, PCRM.... blz?

    Brigadão mesmo, brother.... Vc me deu uma ótima ideia pra programação 2016 q eu já ando planejando pro blog: Essas das melhores CAPAS seria sensacional mesmo (eu vou me divertir à beça remexendo nos meus arquivos de capas - e q ocupam um HD externo inteiro, hehe). Ótima ideia a sua: valeu mesmo!

    Aliás, posso te adiantar tbm.... q pro ano q vem teremos mais listas desse tipo, mas serão "TOP 10" com as melhores HQs de cada personagem (teremos uma pro "Batman" logo de cara - feita por um colaborador do blog- e outras q eu tô preparando desde já pro "Aranha", "4F", "Vingadores", "Demolidor", etc)! Fora isso, teremos tbm mais "Guias de Leitura" (q foram os maiores sucessos aqui do blog este ano): 2016 promete, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu,Leo.
      Adoro capas,pois tmb gosto de desenhar e quando vejo uma capa foda eu digo :cara,por que eu nao pensei nisso? Kkkkkkkk.
      Sempre curtindo o blog.
      Abcs.PCRM.

      Excluir
  23. "Pô, sempre vale a penar ler seus posts. Mais uma HQ do meu ídolo Garth Ennis que eu não conhecia - The Pro. Bem a cara dele."


    E aí, Edson.... blz?

    Legal saber q tem outro fanzaço do Garth Ennis por aqui (além de mim, é claro, hehe).... Ele é o meu autor favorito entre todos, e é um dos poucos escritos dos quais eu compro tudo (até bula de remédio se ele escrever, rs)!

    A "Pro", é excelente: Leitura com humor grotesco e piadas de extremo mau-gosto (bem a minha cara tbm, hahaha).... Pena q a Devir nunca republicou essa ed. por aqui, mas te recomendo q procure nos sites nacionais pra ver se de repente dá sorte em achar uma ed. perdida por aí (até pouco tempo ainda tinha em estoque na loja Tutatis aqui de POA). Tenho certeza q vc sendo fã do autor, irá apreciar pra caramba essa ed. tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Mestre do Kung Fu" eu conheci no mix de Superaventuras Marvel."


    E aí, SEMI.... blz?

    Essa fase q vc conheceu em "SAM" era mais fraca q a fase áurea do "MKF".... Pois se não em falha a memória, eram histórias posteriores à morte de "Fu Manchu" q rolou na épica: "HTV 56"). Diferente de outras séries da Marvel na época, o MKF era interligado demais (como se fosse uma extensa novela) e as HQs acabavam se tornando mais atrativas se lidas em continuidade (pois quase sempre "continuavam" na próxima ed)!

    Uma pena q vc perdeu a "Paladinos".... Eu mesmo, só comprava a revista por causa do "Justiceiro" (Ennis) e "Fury" (tbm do Ennis) e valia a pena, pois só eles já garantiam uma boa dose de bizarrices e excessos de todo tipo, rs!

    Esse "Fury" q saía no "Wolverine".... Se não me engano, se passava na época em q ele era sargento na 2º Guerra (teve uma fase clássica q se passava nesse período tbm e era desenhada pelo Kirby, mas q não saiu no Brasil - "se" saiu, eu perdi, rs)!

    E "Sin City".... Se vc assistiu os FILMES, já matou pelo menos 4 encadernados da série, rs (os gibis são quase story-boards dos filmes)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fury que saiu em Wolverine era atual, mas com aquele velho clichê de "assombrado pelos fantasmas do passado".

      Puxando pela memória, não era nada de extraordinário, mas valia a pena por ser protagonizada por ele. Até hoje, tirando "Guerreiros Secretos", Nick fury é apenas uma espécie de "mestre dos magos" da Marvel. Aparece, dá uma dica/conselho/ajuda e vai embora. (rs)

      Excluir
  25. "Nao sei se vcs notaram, chegou hje meu natal carl barks, e o livro e menor q os anteriores lançados..."


    E aí, Daniel.... blz?

    A diferença de tamanho dessa ed. do "BARKS" pras anteriores em capa-dura.... Já foi notada e discutida aqui no blog nos comentários de uma postagem da semana passada ou retrasada (mas não lembro qual - pode ter sido a q eu fiz pra essa ed. mesmo: não tenho certeza) e tem sido discutida tbm em outros blogs (tipo o "Planeta Gibi")!

    Ao q tudo indica, a diferença se deu por conta da troca de gráfica (a ed. agora foi impressa no Brasil).... Mas não sei o motivo exato da diferença de medida (q é de alguns milímetros na altura X largura). Pra mim, pelo menos, não chega a incomodar (já q não guardo todas as HQs da Disney juntas), mas entendo e respeito os leitores q reclamaram da mudança (parece pouco, mas pode atrapalhar quem queira enfileirar as ed. na estante)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não me atrapalha em nada. Tenho tantas da Marvel e DC despadronizadas. moebius nem se fala. E no mais não são partes de nenhuma coleção, apenas da mesma editora.

      Foda seria as da Salvat, Eaglemoss e DeAgostini fora dos padrões.

      Excluir
  26. "Não gostei muito da "pro" de Ennis, apenas."


    Oi, Kleiton.... Puxa, eu achei q dessa vc iria gostar, hehe:

    Digo, sempre me pareceu ser o tipo de HQ mais fora do convencional q vc curte!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Cara fiquei curioso para ler esse material da linha Max do Fury, me pareceu bom demais. E, apesar de gostar do personagem, a fase clássica dele eu também não li quase nada."


    E aí, Fabiano.... blz?

    Acho q vc iria gostar da fase MAX do "FURY".... Pois vejo ela como um complemento à fase clássica no sentido de q agora nos dias atuais o "Fury" anda decadente e depressivo pela falta de uma "Guerra Fria" na qual possa lutar e vê seus dias passarem de forma entediante (se envolvendo em orgias com prostitutas e cuidando de um sobrinho meio retardado q só faz besteiras, rs). As coisas mudam de figura qdo um velho inimigo do passado (tbm entediado com a vida moderna) resolve provocar uma guerra num pequeno país.... O q quebra a rotina de monotonia do Fury, rs!

    O legal é q nessa HQ os 2 inimigos (Fury e seu adversário) mantém inicialmente uma relação de cortesia e chegam a beber juntos num bar.... Isso mostra q pra eles, fomentarem uma GUERRA era praticamente uma "brincadeira entre amigos" (pra saírem do tédio), rs. Fica inegável a simpatia q um nutre pelo outro e a necessidade q ambos tem em se sentirem VIVOS lutando entre si e matando uns "figurantes" pelo caminho, rs! Essa foi uma das boas sacadas da série (algo poucas vezes visto em outros gibis do tipo)!

    Bem, pelo menos a fase clássica do "Fury" (Kirby/Steranko) vc poderá conferir em 2 Vol. na extensão da Salvat.... Mas essa da linha MAX, infelizmente não tem previsão de ser republicada!

    O Lierson respondeu à vc (acima) a dúvida sobre o "Wolverine".... Dessa eu não sabia tbm e agradeço à ele pela resposta: Valeu mesmo, Lierson!

    Sobre as miniaturas.... Hj recebi uma da DC: A "Canário" (tá linda demais - tive sorte de ter recebido uma bem feitinha). Mas essas q vc citou eu não tenho nenhuma (tive q pular por corte de gastos, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do Nick eu gostava daquela mini Nick Fury vs S.H.I.E.L.D. mas não leio faz quase uns 25 anos, nem sei se é boa mesmo.

      Excluir
  28. "Soldado desconhecido me impactou muito na época. fiquei impressionado."


    E aí, Scant.... blz?

    Essa do "Soldado" é mto fóda mesmo.... O final é impactante sim, pois a gente não espera q a HQ termine do jeito q terminou! Pena q nunca mais republicaram essa por aqui!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. Oi Leo!

    Comprei hoje a miniatura do "Nova' e me bateu uma nostalgia imensa, já que o personagem lembra muito a minha infância junto a outros.

    Olhar para ele é lembrar da "RGE", não tem como desassociar ele da Editora, já que ele estava em basicamente 90% das capas das publicações dela.

    O pior de tudo é que não temos nenhuma republicação do personagem por aqui, torço para que saia alguma edição da Coleção Vermelha dedicada a ele e traga as histórias dos anos 70 do personagem, que teve seu auge, porém, como muitos caiu no ostracismo.

    O curioso é que naquele malfadado Marvel vs DC, "o equivalente" da Editora na DC era o "Surfista Prateado" na concepção dos roteiristas, porém, na minha opinião é o "Nova" já que a "Tropa Nova" e a "Tropa dos Lanternas Verdes" possuem muito em comum.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, você escreveu ("o equivalente" da Editora na DC era o "Surfista Prateado"). O Surfista na DC??? Pelo que sei, ele sempre foi da Marvel, desde a criação
      Evandro.

      Excluir
  30. Olá, LEO e visitantes do Submundo HQ!

    Dos títulos listados nessa parte do TOP 100, conheço bastante coisa, e concordo que são HQs muito boas!

    Faz tempo que quero ler o “Soldado Desconhecido”, mas ainda não tive oportunidade. A fase do Joe Kubert parece ser muito boa também, só pela arte já valeria a pena.

    Do Mestre do Kung Fu e do Nick Fury, li pouca coisa (vou ficar atento para a edição da Salvat), mas o suficiente para saber que merecidamente estão na sua lista.

    Da lista passada, corri atrás da “Lobo/Juiz Dredd”. E gostei demais! É uma história simples, mas muito bem-feita. Grant e Wagner sempre garantem a boa mistura de violência com humor (vale dizer que a tradução soube manter esse tom muito bem). E os desenhos de Val Semeiks estão fantásticos. Deu vontade de ler a série mensal do Lobo, que contava com a mesma equipe e teve alguns números publicados pela Brainstore. Mas não é tão fácil de achar, e não sei como está o nível da tradução que, dependendo, pode tirar a graça dos diálogos.

    Agora, na minha lista está a graphic novel “Hulk e o Coisa”.

    ResponderExcluir
  31. Cara, só essas menções honrosas, com histórias que ficaram de fora da lista, já tem muita coisa foda, fico imaginando o que vem mais pra frente...vou adotar essas listas como um guia de leitura, tem muita coisa que eu não conheço.

    ResponderExcluir
  32. Leo, pelo que vi em matéria na revista mundo dos super- heróis, tanto MKF, como Esquadrão Atari e Rom, são 3 franquias q estão resolvidas os seus problemas e serão relançadas ano q vem pela primeira vez!

    ResponderExcluir
  33. Olá Leo!

    A Panini comeu mosca com o Steranko, poderiam ter publicado na época dos "Maiores Clássicos" a edição "Visionares" dele. E mais recentemente acabaram fazendo um mea culpa, com o arco do Capitão na CHM #1.

    Mas dessa vez, no final das contas a gente saiu ganhando, já que pela Salvat, tudo indica que teremos os dois volumes com o run completo do Nicky Fury.

    Finalmente, a famosa página quádrupla colorida em formato americano! :))

    - - -
    E cheguei a achar que teríamos a republicação de Fury MAX, quando a Panini encadernou Banner e Quarteto 1,2,3,4 pelo selo Marvel Knights, mais nada! :(


    Abs,
    VAM

    ResponderExcluir
  34. Olá Leo, tudo bem?

    Mudando um pouco de assunto, estava dando uma olhada no conteúdo das futuras edições da Salvat Capa Vermelha e Edições Clássicas Capa Preta (espero que seja confirmada) e constatei diversos repetecos. Fiz uma lista com as edições originais americanas, o volume Capa Vermelha e o volume Capa Preta:

    Avengers Vol. 1 #1 / Os Vingadores / Marvel Origins: The 60’s
    Amazing Fantasy #15 / Homem-Aranha / Marvel Origins: The 60’s
    Tales of Suspense #39 / Homem-de-Ferro / Marvel Origins: The 60’s
    X-Men Vol.1 #1 / Os X-Men / Marvel Origins: The 60’s
    Thor Annual #6 / Os Guardiões da Galáxia / The Avengers: The Korvac Saga
    Fantastic Four #52-53 / O Pantera Negra / Fantastic Four: Doomsday
    Daredevil #1 / O Demolidor / Marvel Origens: The 60’s
    Fantastic Four #51 / O Coisa / Fantastic Four: The Coming of Galactus
    X-Men Vol.1 #54-55 / Destrutor / X-Men: Twilight of the Mutants
    X-Men Vol.1 #54-56 (trechos) / Anjo / X-Men: Twilight of the Mutants
    Amazing Adventures Vol.2 #11 / Fera / X-Men: in the Shadow of Sauron
    X-Men Vol.1 #50-52 / Polaris / X-Men: Twilight of the Mutants
    Tales to Astonish #27 / Hank Pym / Marvel Origins: The 60’s
    Tales to Astonish #44 / Vespa / Marvel Origins: The 60’s
    Silver Surfer #1 / Surfista Prateado / Silver Surfer: Origins

    Não é pouca coisa. Os editores originais da coleção Capa Vermelha poderiam ter tido o cuidado de evitar tais repetecos. Até parece coisa de editoras concorrentes. Minha fonte foi a wiki, mas acho que a Salvat não deve mexer nos conteúdos das edições. Espero apenas que eles não publiquem a minissérie do Mercúrio (Son of M) também na coleção Capa Vermelha.

    Abs., Carlos – São Paulo.

    ResponderExcluir
  35. Gustavo Maycá11/11/2015, 22:11

    Léo, de uns tempos pra cá tenho comprado muita HQ que nem conhecia ou não imaginava que seria boa mas vendo o comentário aqui ou em outro blog me interessou. Seguindo essa lógica, comprei o vol. 1 do Batman de Neal Adams e infelizmente não curti (ou felizmente, já que é tanta coisa que assim acaba sendo menos um gasto). Já sou mais fã de Marvel mesmo, as CHM tenho comprado todas e gostei muito das que li até agora. Do Batman ainda não tinha comprado nenhuma, resolvi apostar nesta do Neal Adams devido os muitos comentários e expectativa do pessoal mas não sei porque parece que não funcionou muito pra mim. Gostei muito da arte mas as histórias não me cativaram. Fica o relato. Grande abraço

    ResponderExcluir
  36. Leo, tô fazendo as coleção STAR WARS da DeAgostini. Por acaso vc já recebeu alguma reclamação a respeito da lombada? Se vc tiver um email de contato, me passa pra eu poder te mandar uma foto de como tah ficando a minha. Acho q eles "cagaram" na parte que tah começando a formar o logo "STAR WARS"!!!! Um abc

    ResponderExcluir
  37. "Se o "Homem-Máquina" é parte das graphics oitentistas, é sinal de que vai aparecer muito em breve por menos de 20 dinheiros."


    Oi, SEMI.... O "Máquina" era uma mini-série em 4 partes q a Abril publicou no mix de "HTV"!

    A Panini é q resolveu agora incluir a série na "coleção" (por assim dizer) de Graphic Novels q ela anda republicando.... A ed. já custa na faixa dos 20 e poucos reais, mas com certeza deverá aparecer com descontos consideráveis daqui um tempo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  38. "Adoro capas,pois tmb gosto de desenhar e quando vejo uma capa foda eu digo :cara,por que eu nao pensei nisso? Kkkkkkkk."


    Oi, PCRM.... Eu tbm sou fanático por CAPAS de gibis (nacionais e importados):

    Aliás, meu acervo de capas é considerável (na última contagem, tinha mais de 10.000).... E a minha ideia inicial ao criar este blog era utilizá-lo apenas como um "acervo virtual" (caso meu HD recheado de capas raras pifasse, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. "Nick fury é apenas uma espécie de "mestre dos magos" da Marvel. Aparece, dá uma dica/conselho/ajuda e vai embora. (rs)"


    Isso, pq boa parte dos escritores atuais são uns merdas q não sabem trabalhar um bom gibi ao estilo "James Bond", rs....

    Por isso é q eu tirei o chapéu pro "FURY" do Ennis, pois ele entendeu a proposta da série original e entrou de cabeça no clima de paranóia e guerra fria das HQs clássicas. O Fury, hj em dia, era pra ter uma série de HQs do mesmo nível dos filmes do "007" (Daniel Craig): Com temática mais realista/atualizado e ao mesmo tempo respeitando o padrão dos originais!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. "Isso não me atrapalha em nada. Tenho tantas da Marvel e DC despadronizadas. moebius nem se fala."


    Pois é, gustavo.....

    Pra mim, uma diferença de apenas alguns milímetros num encadernado não incomoda em nada.... Pois minha coleção é TODA assim: com gibis em formatinho, formato americano, paraguayo, magazine, formatão, etc. Sem falar nos LIVROS q raramente mantém um mesmo formato (e tenho vários na estante tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "Do Nick eu gostava daquela mini Nick Fury vs S.H.I.E.L.D. mas não leio faz quase uns 25 anos, nem sei se é boa mesmo."


    Essa eu nunca li.... Mas tinha vontade de ler:

    Lembro q ela era considerada uma máxi-série (pros padrões da época) por ter várias edições.... E q seguia o estilo dos filmes espionagem (007) bem como eram os gibis clássicos da fase Kirby/Steranko!

    Se republicassem esse material um dia, eu cofraria certo (mas isso é um daqueles sonhos de consumo meio inatingíveis, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um aqui. Até já vi vendendo ela completa, mas era por um valor proibitivo para os meus padrões na época.

      Excluir
    2. Na epoca cheguei a encadernar essa serie em capa dura. Se não me engano eram 6 edições, mas acredito que cada uma daqui eram 2 americanas... Mas não tenho certeza disso e tô com orevuiça de ir la no fundo conferir.

      Encadernei tambem a Demolidor do Frank Miller. Naquela epoca capa dura pra gibi era algo inimaginável (tirando alguns disney anos 70)

      Excluir
  42. "Comprei hoje a miniatura do "Nova' e me bateu uma nostalgia imensa, já que o personagem lembra muito a minha infância junto a outros."


    E aí, Elcio.... blz?

    Eu tbm tenho essa miniatura do "NOVA" (até já fotografei ela aqui no blog - junto do "Lagarto" e "Polaris"):

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2014/10/miniaturas-marvel_27.html

    Eu tbm era fanzaço do "NOVA" nos bons tempos da RGE, e ele chegou a ser o meu herói favorito da Marvel naquele período (depois do "Aranha" e "Surfista", é claro). Curiosamente, o gibi dele fez muito mais sucesso aqui no Brasil do q no exterior, e teve vida curta lá fora (durou umas 25 edições e mais participações especiais em outros títulos - q caberiam perfeitamente em 4 ed. da "CHM" por aqui)!

    Aliás, foi bobeira a Panini não ter pensado nisso.... Já q pelo menos a "Tropa Nova" apareceu no FILME dos "Guardiões" (podiam ter elaborado uma "CHM" até com a fase clássica dos "guardiões", o "nova", e o "Sr. das Estrelas" (do BYRNE)!

    Ah, e recebi ontem a "CANÁRIO".... Putz, vc tinha toda razão: A peça tá LINDA (mto mais legal ao vivo do q nas fotos q eu tinha visto). Pena q não botaram uma "meia-arrastão" nela pra ficar igual à versão clássica, mas tá sensacional do mesmo jeito e já é a minha favorita da DC (roubou o posto da "Donna Troy", rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "Faz tempo que quero ler o “Soldado Desconhecido”, mas ainda não tive oportunidade. A fase do Joe Kubert parece ser muito boa também, só pela arte já valeria a pena."


    E aí, Martin.... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido mais essa parte do "TOP 100" (a 4º deve ir ao ar daqui logo mais).... E vc ia curtir essa do "Soldado" sim, pois o roteiro é mto bom e tem bastante inspiração naqueles episódios de "Arquivo X" q envolviam conspirações governamentais (o gibi é da mesma época em q o seriado bombava na TV)!

    A fase clássica do "Soldado" eu nunca li tbm, mas devia ser mto bacana mesmo.... Saiu alguma coisa aqui pela Ebal (qdo a editora arriscou publicar uns gibis com personagens mais "obscuros" nos anos 70/80: "Jonah Hex", "Monstro do Pântano", "Guerreiro - de Mike Grell", etc)!

    E legal vc ter conseguido essa ed. de “Lobo/Juiz Dredd”.... Eu tive q incluir essa na minha lista, pq era um dos crossovers mais engraçados q eu tinha lido nos anos 90 (bem numa fase em q eu tava recomeçando minhas coleções de gibis - e sendo assim, teve um peso maior pra mim). Eu tbm colecionei a revista do "Lobo" q saiu pela Brainstore, mas te confesso q não era tão boa qto eu esperava e acabei vendendo ela completa depois (o tipo de humor ficava meio repetitivo depois de um tempo e não tinha a "pegada" das mini-séries e crossovers do "Lobo")!

    Assim.... Não te aconselho a correr atrás da revista solo do "Lobo": Seria mais jogo então, procurar a do "HITMAN" (q saiu ao mesmo tempo tbm pela Brainstore) - pois essa sim, estará mais lá no topo da minha lista, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mensal era só pelo Alan Grant, enquanto os especiais geralmente eram escritos por ele com o Keith Giffen. Faz uma grande diferença!

      Excluir
  44. "vou adotar essas listas como um guia de leitura, tem muita coisa que eu não conheço."


    E aí, Diego.... blz?

    Valeu mesmo por estar curtindo esse "TOP 100".... E minha intenção com essa lista era justamente oferecer algumas boas dicas de leitura aqui no blog!

    Eu fiquei meio alucinado enquanto elaborava essa lista, rs (foram meses de trabalho intenso revirando a minha coleção)... E acabei deixando mta coisa realmente boa de fora: A solução então, foi ter bolado as "Menções Honrosas" pra compensar, hehe. Na real então, este será um "TOP 150" (se formos considerar tbm as 5 "menções" q cada uma das 10 postagens terá)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. "tanto MKF, como Esquadrão Atari e Rom, são 3 franquias q estão resolvidas os seus problemas e serão relançadas ano q vem pela primeira vez!"


    E aí, marcos.... blz?

    Sim, o "MKF" e o "Esquadrão Atari" estão prontos pra serem republicados.... Mas o o caso do "ROM" ainda é meio complicado, pois o acerto com a Marvel permitirá o uso do personagem em histórias NOVAS, mas a republicação das clássicas ainda tem entraves q não foram solucionados. Porém, já tenho mais esperanças de um q um dia tudo acabe se resolvendo em definitivo!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser muito ganancioso para criar empecilho no uso dos direitos de um personagem tão restolho quanto o ROM. Acho que o problema vai além do $$$.

      Excluir
    2. Ninguém "cria empecilhos", a Marvel é que não quer pagar o licenciamento! Que deve ser uma miséria, por sinal...

      Excluir
    3. O gibi novo do ROM que vai ter no ano que vem lá na gringa, pelo que eu vi nas notícias por aí, vai sair pela IDW, e não pela Marvel. A IDW é uma editora especializada em séries de TV e de brinquedos, como Tartarugas Ninja, Aquivo X, Transformers, etc.

      Excluir
    4. Voce esta mais que certo.abracos
      fernando

      Excluir
  46. "E mais recentemente acabaram fazendo um mea culpa, com o arco do Capitão na CHM #1."


    E aí, vamp.... blz?

    Nem me fale, pois essa "CHM do Cap. América" foi um tesouro na minha coleção.... Já q as únicas ed. q eu não tinha entre as primeiras 20 ed. da revista dele pela Abril, eram justamente as do Steranko, rs. O colecionador q me vendeu a coleção do capitão era fanzaço do artista e não quis se desfazer das ed. dele. Pra minha sorte, essa "CHM" trouxe todas as histórias dele q eu queria, hehe!

    Agora é só esperarmos a extensão da Salvat.... pra fechar o "FURY" do Steranko tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "Espero apenas que eles não publiquem a minissérie do Mercúrio (Son of M) também na coleção Capa Vermelha."


    E aí, Carlos.... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter feito essa relação dos repetécos da Salvat preta X vermelha.... Vou salvar o seu post e usar como referência em futuras postagens q tratam dessas ed. qdo saírem aqui, blz? (vc fez um ótimo trabalho nessa listagem)!

    O "Mercúrio" (Herdeiro) é - por enquanto - a única confirmação OFICIAL de q não será republicada no Brasil: Um dos representantes da Salvat já garantiu q essa ed. será substituída por outra aqui no Brasil (só não disseram qual ainda)!

    As demais q vc listou acima.... Ainda são uma incógnita, mas não podemos descartar mesmo q pelo menos alguns desses repetécos (de histórias clássicas) devem mesmo acabar rolando, pois no caso de "Korvac", por exemplo, não tem mto o q fazer (já q essa história dos "guardiões" é importante pra trama num todo). Mas tbm devem rolar algumas alterações (ainda mais com tantas ed. "variantes" q saíram, em outros países)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. "Seguindo essa lógica, comprei o vol. 1 do Batman de Neal Adams e infelizmente não curti"


    E aí, Gustavo.... blz?

    Isso é normal de acontecer.... Pois nem sempre o nosso gosto pessoal está em sintonia com o dos demais leitores. A fase do Neal Adams é mto elogiada mesmo por público e crítica e eu achei "BOA" (li toda ela em scans), porém, eu não incluiria ela entre as minhas 100 favoritas (embora eu tenha gostado o bastante pra fazer essa coleção inteira - assim q vier pra cá)!

    Não sou um grande fã do "Batman" tbm (em linhas gerais).... Mas dos gibis dele, eu curto mais as fases clássicas (Bob Kane, Neal Adams, Marshall Rogers, etc) ao invés das mais atuais. Tbm gosto do estilo mais cômico (tipo: "Batman '66" - baseado no seriado de TV). Mas claro, tudo isso é apenas gosto pessoal: E mtos dos meus amigos não curtem essas fases q eu gosto (e preferem ed. mais modernas q nem a "Corte das Corujas")!

    De qq forma.... A fase do Neal Adams é daquelas feitas pra serem lidas dentro do contexto da época (anos 60), pois o grande mérito dela foi ter levado o "Batman" pra um novo RUMO nos quadrinhos (sendo q ele estava recém saindo daquela fase mais "infantilizada" da Era de Prata)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a edição do Neal Adams em capa dura e achei muito mais ou menos. É uma boa leitura, mas longe de ser o tal santo graal que todo mundo fala.

      Por outro lado, a minha clássicos DC com "Contos do Demônio" tem várias histórias do Neal Adams e é uma das minhas favoritas. Se essa fase sair na coleção atual, vale muito a pena!

      Excluir
  49. "tô fazendo as coleção STAR WARS da DeAgostini. Por acaso vc já recebeu alguma reclamação a respeito da lombada?"


    E aí, Márcio.... blz?

    Bem, as únicas reclamações q eu tenho visto a respeito da lombada de SW (em grupos do face, principalmente).... Tem sido mais sobre a discrepância dos tons de preto (mais claros ou escuros em cada edição) q tem deixado a lombada parecida com a pele de uma "zebra" (segundo palavras de um colecionador do face)!

    Mas fora isso, não li sobre outros problemas nessa coleção (e tenho comprado ed. esporádicas).... Se vc tiver uma foto e quiser me mandar, pode enviar pra: "leoradd@gmail.com", blz? Valeu!

    Abs!

    ResponderExcluir
  50. Gustavo Maycá12/11/2015, 07:03

    Sobre a coleção star Wars deagostini, minha lombada tbm está ficando toda errada na parte do logo. Cagaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Víxi.... Preciso ver como tá ficando isso então, pois ando preparando (com a ajuda do SEMI) uma postagem sobre "LOMBADAS" de coleções aqui no blog!

      Abs!

      Excluir
    2. Erraram na lombada sim. Quando começou a parte do logo (nome Star Wars) começou o problema. Está tudo desalinhado. Eu acho que somos o povo mais burro do mundo, pois não conseguimos juntar uma revista no outra e fazer uma lombada de revista descente. Apesar de que a da Salvat vermelha, pelo menos até agora, está ok.

      Excluir
    3. Eu estou na edição 42, mas ainda estou esperando a 35 atrasada para mandar uma foto atualizada. Por enquanto a lombada tá banguela (rs).

      De qualquer forma, mesmo com a 35 faltando, já para notar que o logo está ok. Desalinhamento mínimo. Mas já vi fotos no facebook com esse desalinhamento. Ele realmente existe, mas pelo visto não é geral.

      Lamentável que ocorra um desalinhamento bem na área de mais destaque da lombada.

      Excluir
    4. Oi, Leo, segue foto da minha coleção de Star Wars nessa parte do logo na lombada:

      https://www.dropbox.com/s/lv32ccan5dzoqov/IMG_20151113_105345108.jpg?dl=0

      Tá um pouquinho desalinhado, mas não me incomoda essa parte. Achei que o erro pra mim foi aceitável, mas imagino que outras pessoas tenham sido mais afetadas.

      Abraço!

      Excluir
  51. A lista segue diversificada e show de bola, Leo!

    "A Pro" conheci via scan. Na época era praticamente impossível achar um exemplar. Eu diria que é um Garth Ennis "dinamitando o sistema por dentro": anárquico e transgressor como sempre, porém mais bem-humorado e acessível (apesar das inesquecíveis punições ao maníaco sexual, rs). E ali fui apresentado ao trabalho da Amanda Conner, da qual virei fã. Curto muito seu traço meio cartunizado e acho que cai à perfeição em personagens femininas como Estelar, Arlequina e, especialmente, Poderosa... Um dia ainda realizo meu sonho de vê-la desenhando um commission sensual da Tina...

    Merecida a inclusão de "Os Mortos-Vivos". Kirkman dá uma aula de construção e narrativa e o Charlie Adlard pra mim virou referência de quadrinhos em preto e branco. As panorâmicas, os jogos de luzes e sombras, expressividade, perspectivas... é um monstro.

    E pra quem largou a extensa HQ pelo caminho (como eu fiz na ed. #100), recomendo fortemente reconsiderar. A edição #144 é uma das mais atordoantes de toda a série. E facilmente a melhor escrita, na minha opinião.

    Muito legal ver também o run clássico da dupla Lanterna Verde/Arqueiro Verde. Pra mim, ninguém transmitiu tão bem o clima social pesado que imperava nos EUA na reta final da Guerra do Vietnã quanto Denny O' Neil e Neal Adams. Sem falar naquela perturbadora história sobre drogas publicada em Superamigos #4... ao menos em mim, ainda molequinho, teve o impacto almejado pelo autor. Fiquei aterrorizado com aquilo. Foi mais do que o suficiente pra nunca querer saber dessas porcarias.

    Esse Nick Fury do Steranko publicado pela editora Trieste é meu sonho de consumo no Guia dos Quadrinhos, rs... E o Fury Max ainda não li. Já foi pra fila. Se for no nível do arco "O Pacificador", publicado em Marvel MAX #36-#41 pela mesma equipe (Ennis/Robertson/Palmiotti), deve ser coisa fina mesmo.

    "Soldado Desconhecido" é outra que tenho que conferir urgente. Nem lembrava mais dessa...

    E graças a São Kirby pelo "Homem-Máquina" em capa dura! Só a arte-final do Windsor-Smith - e a arte inteira na última edição - já vale o status de "Graphic", mas a história ainda é uma aventura sci-fi de primeira!

    Aliás, podiam aproveitar e publicar a origem dele, pelo próprio Kirby, como extra. Seria algo como o "começo" e o "fim" do personagem. E pelo que sei, ainda é inédita por aqui. Ah, se eu fosse editor...

    ResponderExcluir
  52. "A mensal era só pelo Alan Grant, enquanto os especiais geralmente eram escritos por ele com o Keith Giffen. Faz uma grande diferença!"


    Pois é, Hunter....

    Essa diferença é perceptível mesmo e salta aos olhos de quem lê, rs.... Q diferença de ritmo e timing nas piadas: A revista solo do "Lobo" era monotonamente repetitiva e parecia aqueles filmes de 1 piada só (recontada à exaustão)!

    Naquela época eu já andava atrasado nas minhas leituras.... E fiz a burrada de seguir comprando a revista sem ler o material (apenas apostando q seria boa). Vendi tudo depois e hj mantenho só os crossovers e as minis e especiais à parte!

    Abs!

    ResponderExcluir
  53. "Tem que ser muito ganancioso para criar empecilho no uso dos direitos de um personagem tão restolho quanto o ROM."


    Não sei a treta q rolou com o lance do "ROM"....

    Mas no dia em q a Disney/Marvel achar q vale a pena fazer um FILME dele, aí eu acho q resolvem logo essa pendenga de direitos. Republicar o material clássico deve dar um lucro mínimo pra editora nessas alturas do campeonato, mas no embalo dos "guardiões", seria interessante apostarem de novo em heróis cósmicos!

    Abs!

    ResponderExcluir
  54. "Por outro lado, a minha clássicos DC com "Contos do Demônio" tem várias histórias do Neal Adams e é uma das minhas favoritas. Se essa fase sair na coleção atual, vale muito a pena!"


    Eu não tenho essa ed. q vc fala....

    Mas a capa do Vol. 4 da nova coleção do Adams tem o "Ra's Al Ghul".... E sei q agora vão publicar TODAS as histórias do artista em 5 edições!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela saiu na época do "Batman Begins". Todas as histórias são do Denny O' Neil, mas nem todas ilustradas pelo Neal Adams. Temo que essa coleção temática vai acabar com alguns buracos na história.

      Mas as melhores, que inclusive serviram de inspiração para os episódios da série animada, são de Neal Adams.

      Excluir
  55. "Erraram na lombada sim. Quando começou a parte do logo (nome Star Wars) começou o problema. Está tudo desalinhado. "


    Oi, Andre.... blz?

    Puxa, tá difícil mesmo acertarem essas lombadas aqui no Brasil, hein?

    Ainda não vi como ficou essa.... Mas já tivemos problemas na Salvat preta e na vermelha tbm (em algumas ed. q eu vi ao vivo, o rosto do "Namor" tá desalinhado - mas parece q isso não rolou em todas as ed. e já postaram fotos no face onde estava perfeito)!

    Seja como for.... não sei se esses problemas ocorrem no exterior tbm (será q é só aqui)?

    Abs!

    ResponderExcluir
  56. "Eu estou na edição 42, mas ainda estou esperando a 35 atrasada para mandar uma foto atualizada. Por enquanto a lombada tá banguela (rs)."


    Oi, SEMI.... Eu vou esperar então essa foto atualizada pra finalizar aquela postagem sobre "LOMBADAS", blz?

    Essas reviravoltas todas já me fizeram ajustar e reescrever essa matéria várias vezes, hehe... Acabei até excluindo do post o lace da "JUSIÇA" (pois essa "piada pronta" já perdeu a graça desde q a Panini resolveu fazer o recall, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. De qualquer maneira, eu te mando uma prévia esse fds.

      E estão faltando apenas duas edições da Salvat para fechar a coleção preta. O número 4 (Wolverine do Miller) e a 60 (O Cerco). A 60 nem vai para a estante, pois só tem espaço para 58 edições (rs).

      Excluir
  57. "A Pro" conheci via scan. Na época era praticamente impossível achar um exemplar. Eu diria que é um Garth Ennis "dinamitando o sistema por dentro"


    E aí, doggma.... blz?

    De fato, na "Pro" a gente vê o bom e velho Garth Ennis de sempre.... Com suas críticas sociais e à indústria de HQs em geral. Porém, mas mais humor escrachado do q de costume. A leitura não é tão "pesada" (sombria/depressiva) qto poderia ser com um tema desses, e a arte da Amanda combinou mto bem pro tipo de história: Não costumo gostar de traços cartunescos, mas nesse caso ficou mto bom e gosto do trabalho dela em outras HQs tbm!

    Contudo, fica claro q a intenção do Ennis na "Pro" era mais pra tirar uma onda com a "Liga da Justiça".... E mostrar o q aconteceria se o "Superman" recebesse um boquete, rs!

    Os "Mortos-Vivos" é mais do q uma mera HQ de zumbis (como mtos ainda parecem acreditar).... Tenho mtos amigos q não gostam dessa série, pois tbm não curtem filmes de zumbis. Só q o gibi vai mto além disso e tem horas q a gente nem lembra q existem zumbis na trama (em vários arcos eles são apenas cenário de conflitos pela sobrevivência entre os "humanos"). A grande sacada do gibi é mostrar q num mundo dominado por zumbis, a maior ameaça ainda é o próprio ser humano (e sua falta de limites pra levar vantagem sobre seus semelhantes). As maiores atrocidades na série são todas cometidas em nome da "sobrevivência" individual!

    Tbm gosto mto de gibis antigos q são reflexos de uma era... "Lanterna Verde/Arqueiro Verde" é um registro de uma fase bastante conturbada na política dos EUA. Tudo parecia estar indo pro buraco: A Guerra do Vietnã mexendo com a cabeça das pessoas, o escândalo de Watergate (q seria uma gota no oceano aqui no Brasil, rs), a proliferação das drogas e a escalada da violência urbana.... É legal qdo coisas assim acabam refletidas em gibis (mesmo os de super-heróis)!

    Bem, o "Fury" do Steranko não precisaremos mais cobiçar aquelas ed. da Trieste, rs... Vai valer a pena esperar pela extensão da Salvat (q venha logo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto dos quadrinhos do Walking Dead mas pela historia mesmo. Sempre gostei de Zumbis mas essa historia de relacionamento humano e do homem ser o pior inimigo já tava cansado de ver nos filmes do Romero e alguns italianos... Até o Exterminio do Boyle sinalizava nesse lado. Acho super clichê.

      Mas não me importo com isso, não consigo ver como fazer diferente. No mais o Kirk consegue fazer uma novelona gostosa de se acompanhar, acho esse o charme da HQ.

      Já a série de TV não consegui passar da segunda temporada. Gostei mais da primeira que sinalizava algo diferente da HQ. Acompanhando o comentario das pessoas vejo que a serie tenta se distanciar da HQ mas no final das temporadas sempre chega no ponto das revistas. Ou seja... Fazenda, prisão, governador, alexandria, Nathan... Prefiro investir em algo inedito.

      Excluir
  58. "Ninguém "cria empecilhos", a Marvel é que não quer pagar o licenciamento! Que deve ser uma miséria, por sinal..."


    Bah, pensei q a treta com o "ROM" fosse algo mais complexo....

    Sendo assim, não tem desculpa então pra pão-durice da Marvel (deve ser mixaria pra eles e venderia bem com a quantidade de fãs saudosistas do" Rom" - entre os quais eu me incluo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você superestima a quantidade de fãs de ROM. Nos EUA, que é o mercado que interessa, a série não vinha dentro da revista do Hulk...

      Excluir
  59. "tô com orevuiça de ir la"


    "orevuiça", gustavo?

    Por acaso vc anda fazendo bicos como revisor da Salvat? rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perai, será que o problema da Salvat é que eles digitam os textos no celular ? Putz, vamos dar um desconto pra eles, coitados.

      Excluir
  60. "Não tem a meia !!!' ah não, não .... Kkkk"


    Hahaha, nerd é fóda mesmo.... Reclama até da meia-calça das heroínas, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk, mas a meia da Canário é o mesmo da Druuna sair de calça.

      Excluir
  61. "Já a série de TV não consegui passar da segunda temporada."


    As diferenças de rumo da trama em relação aos gibis de WD.... Tem sido cada vez menores mesmo!

    Mas ainda acho uma ótima série de TV - uma das minhas favoritas (e um ótimo gibi tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  62. Tudo bem, Leo?!

    Corajoso da sua parte fazer esta lista! Não por críticas, mas pelo trabalho que dá conseguir ordenar obras que podem acabar ficando no mesmo nível e passar dos 100. rs

    Bom, não dá para comentar tudo para o comentário não ficar gigantesco, mas apenas gigante. rs

    Fiquei interessado pelo Soldado Desconhecido, mas só devo encontrá-lo em scan, estou certo?.
    Este encadernado do Superman do Alan Moore está na fila para ser lido, lembro que comprei junto do Batman do Neil Gaiman.
    Para mim, Lanterna e Arqueiro sempre foi uma das combinações mais absurdas que já vi e nunca teve minha atenção.
    Outra obra muito alardeada é Sin City que já cheguei a folhear algumas edições e não me pegou.
    Agora duas obras que tem toda a minha atenção: Liga Extraordinária e WD.
    A Liga só conheço do filme que foi, para mim, um excelente filme. Quando soube da versão feita pelo Alan Moore, fiquei muito interessado em ler, mas cheguei tarde. Acho que vou ter que recorrer ao scan novamente. Essa eu queria na minha coleção.
    Infelizmente, só li os primeiros 10 capítulos do WD nas HQs e achei sensacional. Preciso arrumar tempo para retomar, só não vai dar para pôr na coleção pela falta de espaço e outras prioridades de compra. Já a série parei no momento em que divergiu na ação do filho do Rick e perdi o interesse por suavizar os temas, afinal TV precisa de censura para passar.
    Com relação as menções honrosas, comprei 300 por causa do filme que gostei e estou na dúvida se ALIAS é bom (agora com sua menção, estou começando a considerar lê-la), já saiu algum encadernado dela por aqui?

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  63. "O gibi novo do ROM que vai ter no ano que vem lá na gringa, pelo que eu vi nas notícias por aí, vai sair pela IDW, e não pela Marvel."


    Opa.... Valeu mesmo, Celso:

    Temos q ver então como vão ficar as coisas, pois vale lembrar tbm q algumas histórias antigas da "SONJA - A Guerreira" produzidas pela Marvel acabam sendo republicadas pela Dynamite (inclusive a origem dela, q eu tenho num encadernado importado - e com uma péssima colorização photoshopada, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  64. "Oi, Leo, segue foto da minha coleção de Star Wars nessa parte do logo na lombada:"


    E aí, Vítor.... blz?

    Brigadão mesmo pela FOTO da lombada de "Star Wars"..... Realmente, parece haver um certo desalinhamento no logo, mas no seu caso (pelo menos) não foi tão acentuado!

    Porém.... Acredito q possam haver diferenças entre um exemplar e outro da mesma edição q tornem esse problema em maior grau pra alguns leitores!

    Abs!

    ResponderExcluir
  65. "Temo que essa coleção temática vai acabar com alguns buracos na história."


    Bem, uma coisa é CERTA, SEMI.....

    Essa coleção será SÓ do Neal Adams e qq história q não seja desenhada por ele, ficara de fora (independente de ter relação ou importância pro entendimento da trama).... Aliás, na série do "Alan Davis" tbm ficou apenas uma parte de "Batman Ano 2", né?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, veio só a primeira parte do "Ano 2". O restante tive que ler por scans (e achei bem fraquinha).

      Essas coleções temáticas são legais, mas acabam sendo comprometidas justamente pelos buracos que todo desenhista acaba deixando tem toda série.

      Esse run do Denny O´Neal é muito legal e poderia sair na íntegra. Vamos ter só um "melhores momentos".

      Excluir
  66. "E estão faltando apenas duas edições da Salvat para fechar a coleção preta. O número 4 (Wolverine do Miller) e a 60 (O Cerco)."


    Mas já? Só faltam 2 ed. pra finalizar a coleção preta?

    Nossa, me perdi nas contas e achei q faltassem mais, hehe... Ou seja: Tenho q agilizar logo uma postagem especial sobre o FIM da 1º fase da coleção preta (e esperar o anúncio oficial da extensão depois)!

    E não me diga.... q azar o seu, hein? Só cabem 58 ed. na estante? Víxi... seria só um tantinho mais, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, falta 1 (rs). Ainda não deu as caras aqui no RJ, mas já vi fotos do número 4 (Eu, Wolverine) no facebook. É a que falta para eu considerar minha lombada completa. Assim que tiver no local, eu te mando um registro.

      Excluir
  67. "Acho que você superestima a quantidade de fãs de ROM. Nos EUA, que é o mercado que interessa, a série não vinha dentro da revista do Hulk..."


    Oi, Hunter.... Puxa, pensei q o "ROM" fosse mais popular lá fora tbm (q nem foi aqui)!

    Podemos supor então q o "ROM" tenha mais fãs aqui no Brasil do q no exterior? No mesmo fenômeno q tbm faz o "NOVA" ser mais popular por aqui? Esses 2 casos podem ser tbm resultados dos mixes, né? Digo: Na época, a gente lia esses personagens pq eles vinham em revistas mix q mtas vezes comprávamos por causa de outros heróis!

    Eu sou fã dos 2 (ROM e Nova).... Mas admito q comprava as revistas deles por causa de outras séries (acabei virando fã meio q por acaso)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se tem mais fãs no Brasil, porque a maior parte dos leitores brasileiros da época já largou a mão também. Mas certamente tinha mais leitores na época devido ao efeito mix.

      Mestre do Kung-Fu foi uma série BASTANTE vendida nos EUA nos anos 70. Já ROM tinha vendas decentes, mas não excepcionais. Nova fracassou, aliás penso que todas as séries recentes do Nova duraram mais do que a original...

      Excluir
  68. "Kkk, mas a meia da Canário é o mesmo da Druuna sair de calça."


    A "Druuna" usar calças (e roupas em geral) já é uma descaracterização total da personagem, rs....

    Abs!

    ResponderExcluir
  69. "Corajoso da sua parte fazer esta lista! Não por críticas, mas pelo trabalho que dá conseguir ordenar obras que podem acabar ficando no mesmo nível e passar dos 100. rs"


    E aí, ASGM.... blz?

    Pois é, foi puxado mesmo fazer essa lista.... Eu levei pelo menos uns 10 MESES pra elaborar ela, pois tive q ir separando as edições na minha própria coleção (q não é mto pequena e conta com alguns milhares de títulos), reler algumas delas, listar as melhores, e finalmente: ordenar pelas favoritas! Minha lista mesmo resultou em cerca de 700 e poucos títulos q eu classificaria como excelentes... Mas desses, fui peneirando os principais e mais relevantes até chegar aos "100" mais!

    O "Soldado" deve ter em scans traduzidos sim (embora scans eu pegue sempre no torrent em inglês, mas por ser uma série cultuada da Vertigo, imagino q algum site nacional tenha traduzido esse material)... Já a "Liga" do Moore, com certeza terá scans em português, pois já tive toda ela traduzida em scans (e apaguei os arquivos qdo comecei a comprar os encadernados da Devir). Acredite: Os gibis são infinitamente superiores ao filme, rs. Aliás, te deixo tbm uma dica importante: O seriado de TV: "Penny Dreadful" (estrelado pela Eva Green) q é bastante próximo da HQ do Moore (embora não seja uma adaptação oficial da "Liga", é no mesmo estilo)!

    O "Sin City", qdo li a 1º vez achei apenas "BOM".... Mas com o desenrolar da série e os novos arcos, fui gostando mais desse universo num todo: E hj considero toda a série no mesmo nível de excelência (pois toda a trama é meio interligada - apesar de cada arco poder ser lido individualmente)!

    Sobre "WD".... Eu gosto tanto do gibi qto do seriado, mas reconheço q a HQ é mais barra-pesada e intensa. Comecei a perceber q o seriado de TV era meio "light" no desenrolar da saga do "Governador" (q foi mto mais brutal no gibi)!

    E a "ALIAS".... Era a minha série favorita da linha MAX (depois do "Justiceiro", é claro) e chegou a ser o carro-chefe da revista da Panini (antes do "Justiceiro" migrar pro mix). São apenas 28 edições, mas q prendem a atenção e envolvem vários outros heróis (já q na trama, é feito um "retcon" afirmando q ela já fez parte dos "Vingadores" com o nome de "Safira"). Eu gosto e recomendo essa série. Saiu apenas um encadernado aqui com o 1º arco, mas devem republicar o material de novo por causa da série de TV (e concluí-lo tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas indicações!

      10 Meses!!!!! 700+ antes da peneira! Parabéns! Batendo palmas de pé! rs

      Acho que li em algum lugar que vão lançar outro encadernado a Liga do Moore (1910, 1969 e 2009, hum, tá faltando mais um, tudo junto). Está sabendo de algo?

      Com relação ao Soldado Desconhecido, vou dar uma procurada enquanto confiro os scans (podem ser em inglês mesmo) para ter certeza se o gosto bate.

      O Alias da Linha MAX é do Bendis?

      Grande abraço!

      Excluir
  70. "Mestre do Kung-Fu foi uma série BASTANTE vendida nos EUA nos anos 70. Já ROM tinha vendas decentes, mas não excepcionais. Nova fracassou, aliás penso que todas as séries recentes do Nova duraram mais do que a original..."


    Oi, Hunter.... O "MKF" teve sorte em dobro na época: Pois aproveitou a febre dos filmes de Kung Fu (eu vivi essa época e os filmes do gênero bombavam no cinema e na TV) E tbm o embalo dos filmes de 007 (e suas imitações). Espionagem e artes marciais: 2 estilos q faziam a cabeça da geração 70 e início dos 80!

    E sobre o "Nova".... Eu até tentei, mas não consigo gostar das fases modernas dele (nem daquela q saía em "Marvel Apresenta" - onde ele deu uns pegas na "Gamora" - e mto menos essa última com o molequinho). Os TPs do "Nova" (Carmine Infantino) estão na fila pras minhas futuras importações!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MKF não teve "sorte", né? Ele soube aproveitar o interesse do público nesses temas. Era uma série muito bem escrita e desenhada, ainda mais para os padrões da época.

      Sobre o Nova, eu considero que a série de Dan Abnett e Andy Lanning (que saiu logo depois de Aniquilação) é a melhor coisa que já foi feita com o personagem. Mas, tipo, é meio que obrigação de qualquer profissional de quadrinhos moderno escrever melhor do que Marv Wolfman e desenhar melhor do que Carmine Infantino...

      Excluir
  71. "O Alias da Linha MAX é do Bendis?"


    E aí, ASGM.... blz?

    Sim, toda a "Alias" é do Bendis (foi uma série totalmente escrita por ele em 28 edições).... Depois, a Marvel cagou tudo: Resolveram incorporar ela na cronologia e fizeram até ela se casar com o Luke Cage (virando coadjuvante e dona-de-casa)! Mas a série principal dela é mto boa e quase entrou pra minha lista das 100, rs!

    Sobre a "Liga" do Moore.... A Devir vai lançar mesmo um tijolão reunindo as 3 partes da fase "Século" (1910, 1969, e 2009): Além de bastante material extra. Vou pular essa pois já tenho as ed. individuais!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Leo, vi que este tijolo da Liga da Devir é uma edição diferente da edição que você pôs a capa neste post. Está edição vale a pena? Se sim, já vou separar um grana para cofrá-la! rs

      Com relação a Alias, hoje estive na Cultura e vi o lindo Omnibus que saiu lá nos EUA: compilação das 28 edições + uma edição "E se..." (Se Alias tivesse feito parte do Vingadores, pelo jeito antes da cagada que tornou este "E se..." em "Já era..." rs).

      E, no ML, acabei de arrematar por R$ 14,00 as duas edições do Soldado Desconhecido. Pelas fotos, estavam em um estado aceitável.

      Forte Abraço!

      Excluir
  72. Sobre o Nova, curto as sagas mais recentes (de "Aniquilação" pra cá), porém a fase inicial é a minha preferida também. Na época, o Marv Wolfman (brr) o escrevia como uma espécie de Peter Parker, com o lado familiar/pessoal tão ou mais importante quanto o lado super-heróico (e o mesmo acontecia com o "Labareda"... ou melhor, o Nuclear, da DC). Tenho algumas edições de Almanaque Marvel, da RGE, onde ele era (bem) publicado e é um dos gibis que mais me seguram durante a faxina periódica, rs.

    Ps: adorei esse rumor do ROM na IDW. Tomara que se confirme. Sou órfão de Gálador também!

    ResponderExcluir
  73. "Esse run do Denny O´Neal é muito legal e poderia sair na íntegra. Vamos ter só um "melhores momentos"


    E aí, SEMI.... blz?

    Essas coleções de "Lendas" seguirão mesmo nesse esquema temático "por artistas".... E segundo o "X-9", podemos esperar MAIS alguns assim q encerrarem esses do "Adams" e "Rogers"!

    Apostas? Pelo q saiu lá fora, eu arriscaria: "Carmine Infantino" e "Len Wein" entre os próximos!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos a do Len Wein não deve ter hiatos.

      Excluir
  74. "Na verdade, falta 1 (rs). Ainda não deu as caras aqui no RJ, mas já vi fotos do número 4 (Eu, Wolverine) no facebook."


    Valeu mesmo, SEMI....

    Realmente, eu me perdi nas contas e achei q faltassem mais pra acabar essa 1º fase.... Seja como for, a extensão tá oficializada agora e já começa imediatamente após esse Vol. 60!

    Devo pegar essa do "Wolverine" qdo chegar aqui, e depois... é partir pras clássicas q vieram na fase seguinte!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegou aqui ontem e a edição é ridiculamente fina. Tão fina que chega a ser um acinte logo ela vir com aumento de preço.

      Estou tão revoltado que vou fazer uma "paninisse" e tentar furar o olho da Salvat (rs).

      Recomendo procurar a edição da Panini nos Mercados Livres da vida. Ou se quiser "Dívida de Honra" cartonada, fale comigo.

      Excluir
  75. "MKF não teve "sorte", né? Ele soube aproveitar o interesse do público nesses temas. Era uma série muito bem escrita e desenhada, ainda mais para os padrões da época."


    De fato, Hunter.... Me expressei mal, e ao me referir à "sorte" eu quis dizer q a série do "MKF" soube aproveitar bem o embalo de um gênero q se destacava nos cinemas: E em cima disso, foi produzida uma das melhores HQs da época (e uma das minhas favoritas até hj). Aliás, não descarto até a possibilidade desse ser o meu 1º "ombibus" (não sei se eu esperarei pela boa vontade da Panini nesse caso - e essa eu quero ter completa: sem "seleções" aleatórias)!

    Já o "NOVA".... Tenho certeza q no meu caso pesa bastante o lance do saudosismo e/ou memória afetiva, rs. Foi um dos primeiros heróis q eu li e a imagem dele me remete imediatamente às lembranças da RGE - minha editora preferida (já q ele estampava diversas capas dela)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente recomendo comprar, até porque a gente não sabe se a Marvel vai manter em publicação. Pode ser a única chance de vermos antes do Fu Manchu cair finalmente em domínio público (o que ainda vai demorar um bom tempo - SE não mudarem a lei americana de novo).

      Excluir
  76. "vi que este tijolo da Liga da Devir é uma edição diferente da edição que você pôs a capa neste post. Está edição vale a pena?"


    E aí, ASGM.... blz?

    Essa é uma boa pergunta.... Pois sendo bem sincero com vc, eu achei a "Liga - Século" bastante inferior ao q estava sendo feito na série até então. Não é q seja ruim, mas os 3 primeiros arcos eram "excelentes" (incluindo aí o "Dossiê Negro" - q tá inédito no Brasil) e a série "Século" ficou entre o "mediano" e o "bom". Vale a pena pra quem já vinha acompanhando a série desde o começo e simpatiza com os personagens (é o meu caso), mas tá longe de ser um material essencial (mesmo pra fãs do Moore)!

    E sobre "ALIAS".... Eu não conheço essa história "What If" (nem sei se publicaram no Brasil), mas já anotei pra procurar em scans (valeu pela dica)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  77. "Na época, o Marv Wolfman (brr) o escrevia como uma espécie de Peter Parker"


    E aí, doggma.... blz?

    O "NOVA" era bem "Peter Parker" mesmo.... E na boa: Eu era moleque (uns 10 anos de idade) e já notava a "INSPIRAÇÃO" por trás da ideia (até pq, eu era fanzaço do "aranha" em 1º lugar). E a tentativa de se usar a MESMA proposta (adolescente no colegial ganha super-poderes e precisa conviver com isso escondendo sua identidade secreta de todos) era evidente! Mas ainda assim eu curtia o visual e os inimigos toscos (tipo aquele com cabeça de diamante)!

    E vamos ver como será o "ROM" da IDW.... Essa editora tem feito coisas no mínimo interessantes (e podia ser melhor explorada pelas editoras nacionais)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era Peter Parker total, aliás a Marvel tem (pelo menos!) um "Peter Parker" novo por década (atualmente é a Miss Marvel nova), com resultados decrescentes...

      Excluir
  78. "Pode ser a única chance de vermos antes do Fu Manchu cair finalmente em domínio público"


    Bem lembrado, Hunter....

    Nossa, eu já tinha esquecido q ainda pode rolar outra treta com o "Fu Manchu" se a lei mudar de novo.... De fato, essa poderá ser a última chance de vermos esse material impresso (se bem q essa ed. já tava no topo das minhas prioridades de importação)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  79. "Era Peter Parker total, aliás a Marvel tem (pelo menos!) um "Peter Parker" novo por década"


    Hehehe... Pior, né? já tivemos vários "Peter Parkers" na Marvel mesmo (e tbm nas demais editoras)!

    A fórmula de identificação do herói estudante com problemas no colégio (de preferência sofrendo bullying) e com contas pra pagar.... parece funcionar bem através das décadas, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EDUARDO CESAR18/11/2015, 21:54

      Outro exemplo frustrado foi o tal Falcão de Aço.

      Excluir
    2. Bah, esse "Falcão de Aço" era chato pra caramba.... mas era mais um "Peter Parker" mesmo (pior é q eu acaba levando as histórias dele de "brinde" no mix do Aranha, rs)!

      Abs!

      Excluir
    3. Já o Peter Parker ultimamente nem está mais sendo tão Peter Parker...

      Excluir
    4. Esse tá mais pra "Robin" do q pra Peter Parker, rs....

      Abs!

      Excluir
    5. E "Os Novos Guerreiros"? Não eram uma gangue de Peter Parkers? rs

      Alguns ainda estão por aí fazendo merda. Até causaram uma Guerra Civil... rs

      Excluir
  80. "Pelo menos a do Len Wein não deve ter hiatos."


    Se tem, eu não sei, SEMI....

    Mas q é um puta tijolão, isso é (coisa de umas 600 pág pelo q me pareceu qdo vi ao vivo na cultura)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho essa (Wein é o meu escritor favorito dos anos 70) e é um tijolão mesmo...

      Excluir
  81. "Chegou aqui ontem e a edição é ridiculamente fina. Tão fina que chega a ser um acinte logo ela vir com aumento de preço."


    Será q essa ed. é mais fina q "E de Extinção"? (q trazia apenas esse arco curtinho)?

    Seja como for, é uma tremenda sacanagem mesmo terem reajustado o preço justo numa ed. tão fina e sendo ela a PENÚLTIMA de toda a coleção (será q a editora não conseguiria mesmo ter segurado o preço por apenas 2 edições)? Bem q eu devia ter comprado aquela ed. da Panini qdo saiu pela 2º vez (acho q era uns 20 pila em capa-dura)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  82. "E "Os Novos Guerreiros"? Não eram uma gangue de Peter Parkers? rs"


    Argh.... q grupinho bem chato esse, rs!

    Esse era um gibi q eu detestava nos anos 90: peguei raiva pela Abril ter jogado no mix do "Aranha" (me forçando a levar isso "de brinde", rs). Por mais q eu gostasse do "Nova", a atuação dele nesse grupo era pífia! O pior eram aqueles restolhos com nomes "cool e descolados" pra parecerem legais pra molecada da época, tipo o "Radical" (só faltava ter um "Maneiro" ou "Da Hora" no grupo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curiosamente o grupo juntava exatamente grande número desses "Peter Parkers" que tinham aparecido nos anos anteriores (o próprio Nova, Speedball e a Flama, que era uma versão feminina do arquétipo), junto com a Namorita (que não tinha dado muito as caras desde sua criação pelo Bill Everett décadas antes), o Marvel Boy (versão adolescente do Vance Astrovik, que já tinha aparecido como criança nos Vingadores e como adulto nos Guardiões da Galáxia) e o Radical, que era novo (e o personagem menos interessante da série).

      Repare que o Radical tinha um nome BEM diferente em inglês. Era "Night Trasher", que é um nome também ridículo e meio intraduzível.

      Novos Guerreiros teve pelo menos UMA boa história, que saiu em uma GHM, em que o Esfinge alterava a História para criar uma realidade alternativa em que o Egito dominava o mundo (e ele o Egito, claro).

      Outro grupo de "Peter Parkers" foi a League of Losers (não sei com que nome saiu no Brasil ou mesmo se saiu), que teve uma aparição fugaz no Marvel Team-Up do Robert Kirkman. Tinha o Speedball (de novo!), o Falcão de Aço, Sonâmbulo, Araña e Gravidade e uma das origens mais fantásticas da História dos quadrinhos (leia a história se puder!).

      Por fim teve o grupo conhecido como Loners (não sei se saiu no Brasil ou se tem nome traduzido), que junta precisamente heróis adolescentes em um grupo de autoajuda. Tinha o Falcão de Aço (sim, de novo!), Phil Urich (o Duende Verde heróico, antes de ter virado vilão de vez), a Mulher-Aranha Mattie Franklin, o Ricochete (um dos heróis que assumiu as identidades que o Peter Parker usou em Crise de Identidade), a garota mais velha do Quarteto Futuro e outros menos cotados. Durou pouco e praticamente todos os personagens foram usados em outras coisas depois.

      Excluir
    2. Pior foi o nome que a editora Globo deu a ele quando os Novos Guerreiros estrearam no Brasil na revista Marvel Force: Espancador. Kkkkk.

      Excluir
  83. "Eu tenho essa (Wein é o meu escritor favorito dos anos 70) e é um tijolão mesmo..."


    Oi, Hunter.... Eu tbm sou um grande fã das histórias do Len Wein: Considero ele um dos maiores escritores dos anos 70 (era bem na época em q eu acompanhei os "X-Men" e o "Hulk" dele nos gibis da RGE)!

    Essa fase do "Batman" por ele me interessa mto sim.... Eu sabia q ele tinha passado pelo título, mas foi surpresa saber q haviam sido tantas histórias (pena q essa ed. na cultura tava por um preço mto alto). Antes de pensar em importar, vou esperar mais um pouco pra ver como seguirá a coleção de "lendas" por aqui: sei q existem planos pra continuidade da linha, e espero q entre esses planos esteja essa fase do Wein (q aqui, seria dividida em uns 4 encadernados, creio eu)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  84. "Por fim teve o grupo conhecido como Loners (não sei se saiu no Brasil ou se tem nome traduzido)"


    Bah, pior q essa eu li qdo saiu aqui.... Qdo vc postou a sinopse acima, lembrei de já ter visto isso antes e fui pesquisar: Foi na revista dos "Fugitivos" nº 1 (LINK abaixo):

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/fugitivos-n-1/fu011100/27964

    O grupo "Loners" era chamado de "Excelsior" nessa história.... Mas o outro q vc citou (League of Losers) eu acho q não saiu por aqui (não encontrei referências em português em parte nenhuma ao menos)!

    E a Marvel insistiu bastante com o "Falcão de Aço" mesmo, hein? Lembro q qdo saía no mix do aranha na Abril, ele era tratado como uma espécie de "NOVA" dos anos 90: Desse, até q eu gostava (mais ou menos) das histórias solo, mas apesar das tentativas, foi um personagem q não emplacou (tirando essas participações em grupos adolescentes, nunca mais ouvi falar dele)!

    Olha, eu não conhecia essa história dos "Novos Guerreiros" com a ascensão do Egito... Mas vou procurar essa com certeza sim, já q minha mulher curte tudo ligado ao egito (ela faz aquela coleção de miniaturas de "Deuses Egípcios" - da qual postei no face aquela foto do Deus da Lua, rs): Essa história parece ser boa mesmo (interessante e com uma boa ideia)!

    E sobre os grupos de "Peter Parkers".... Não posso deixar de citar aquele desenho animado do "Aranha e Seus Amigos" (Flama e Homem de Gelo): 3 Parkers (incluindo o original) atuando juntos: Legal era o quarto deles q parecia uma bat-caverna com alta tecnologia e a Tia May nunca descobria os esquemas q rolavam debaixo do próprio teto, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  85. Vamos convir que a Tia May sempre foi meio otária, né? ;-)

    Essa dos Novos Guerreiros saiu em uma GHM em formatinho. Eu curti, ao contrário da maioria das HQs da equipe.

    A Marvel Team-Up do Kirkman em que saiu a League of Losers não parece ter sido publicada inteira no Brasil. Ela saía na revista Universo Marvel na época da Dinastia M(erda). Vou dizer que é uma pena, a história era ótima!

    Já que não saiu, vou dar uma resumida. Um vilão vindo do futuro chega no presente com um exército e ataca todos os super-heróis simultaneamente, aproveitando-se de informações que tinha sobre eles por ter vindo do futuro. Vingadores, Quarteto, X-Men, até raia miúda como Homem-Aranha e Demolidor são rapidamente mortos. Só que...

    ...tinha um pessoal tão obscuro que não havia registros históricos e escapou do vilão. Speedball, Darkhawk e manés afins. Como únicos heróis sobreviventes, agora eles são a última esperança do Universo Marvel. Daí o nome League of Losers (que eu traduziria como Legião de Manés).

    A história deve ser a melhor que o Kirkman fez para a Marvel. Foi encadernada nos EUA neste volume, junto com o crossover entre o Aranha e o Invencível do Kirkman, publicado na mesma revista:
    http://www.amazon.com/League-Losers-Marvel-Team-Up/dp/0785119469

    ResponderExcluir
  86. "Pior foi o nome que a editora Globo deu a ele quando os Novos Guerreiros estrearam no Brasil na revista Marvel Force: Espancador. Kkkkk."


    Nossa... essa foi terrível mesmo, rs!

    Não cheguei a ter essas "Marvel Force".... mas depois dessa, imagino q a tradução tenha sido bizarra pra outros nomes tbm, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é que Espancador é um tradução mais fiel. :-p

      Excluir
  87. "Vamos convir que a Tia May sempre foi meio otária, né? ;-)"


    Essa foi a graça da Tia May.... Ser feita de otária das maneiras mais óbvias possíveis! E uma coisa q eu detestei na fase do Straza/Romitinha, foi justamente aquela história onde ela revela q era mais esperta do q se pensava e sempre soube da identidade do aranha. Porra, isso meio q acabou com toda a graça da coisa toda, hehe!

    E sensacional a ideia da "Legião de Manés" (gostei do nome tbm).... Realmente, pelo resumo q vc fez, parece ser uma história com mais criatividade e imaginação do q as vistas normalmente por aí. E já q não saiu por aqui, vou ver se encontro os scans pra baixar (vou aproveitar e mandar vir logo um pack com todos esses "Team-Up" da fase moderna q eu perdi na época). Valeu mesmo pela dica!

    E acho q já sei em qual "GHM" formatinho saiu essa dos "Novos Guerreiros".... Sei onde conseguí-la (impressa) em perfeito estado e vou atrás dessa tbm: De fato, ela é da fase em q eu andei perdendo várias ed. de "ghm" e acabou me passando batida!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você só detestou uma coisa na fase da Besta-Fera, é um sortudo. Eu odiei TUDO! OK, nem tudo. Os desenhos eram bons...

      Repare que esse é o único arco da Team-Up que eu tenho. Comprei o TPB pela descrição da história! Não li o resto, embora adore a arte do Scott Kolins (que fez as histórias anteriores) nessa fase.

      Excluir
    2. Bem, eu só citei aqui UMA das coisas q mais detestei na fase do Straza...

      Mas pra vc ter uma ideia do qto eu "simpatizo" com essa fase, saiba q NÃO comprei a 1º ed. da Salvat (capa-preta) nem por 9 reais... Prefiro não ter essa fase na estante. O "Aranha", pelo menos pra mim, terminou pouco antes da "saga do clone" (minha cronologia pessoal do aranha acaba aí)!

      Abs!

      Excluir
    3. Desde que a Besta-Fera foi embora a série está muito boa.

      Excluir
    4. Pois é, a fase "superior".... acabou sendo melhor do q parecia pela ideia inicial (acabei lendo em scans, mas admito q esperava algo bem ruim e me surpreendi positivamente)!

      Abs!

      Excluir
    5. Dan Slott não tem erro. Ele já está na minha trindade sagrada de escritores do Aranha junto com Stan Lee e Roger Stern!

      Excluir
    6. Bom gosto, rs.... Por coincidência, Lee e Stern tbm são meus escritores favoritos do aranha!

      Só q o meu 3º lugar fica pro Busiek (pelos "Arquivos Secretos" - q eu adorava nos anos 90)!

      Abs!

      Excluir
    7. Busiek mandava bem, mas ele escreveu relativamente pouco comparado aos outros e, principalmente, não tinha de lidar com barbáries editoriais ("mês que vem o Homem-Aranha vira uma facócera, te vira!").

      Escrever Amazing Spider-Man é sempre mais complicado!

      Excluir
    8. Tem esse lado mesmo.... Foi mto mais fácil pro Busiek, por ter tido a chance de trabalhar com um micro-universo mais contido (sem interligações com o resto)!

      Foi admirável a sensação de poder ter lido histórias boas do aranha naquela fase tenebrosa pela qual ele passava nas revistas de linha!

      Abs!

      Excluir
    9. A Tia May otária era sensacional. Aquele diálogos "Dr Octavius é um homem tão bom, ao contrário daquele infame Homem-Aranha" eram impagáveis.

      Também me interessei pela "Liga dos Manés". Ela teve começo, meio e fim?

      Excluir
    10. E Dan Slott não tem erro?????

      Fiquei surpreso com a afirmação. Não leio o Aranha, mas já vi diversas reclamações sobre o rumo da série.

      Excluir
    11. Isso é gente que não entendeu...

      Excluir
  88. "Também me interessei pela "Liga dos Manés". Ela teve começo, meio e fim?"


    Essa eu não sei responder.....

    E ainda não achei o arquivo pra baixar (mas tô na procura)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, teve começo, meio e fim. Aliás, é uma rara história FECHADA dentro da cronologia Marvel! Não entro nos detalhes para não entregar tudo, mas não é preciso ler mais nada para entender.

      Aliás, esse material só foi referenciado uma vez em outras HQs Marvel que eu me lembre, precisamente em uma história da Garota-Esquilo (!) de um especial dos Vingadores Centrais (!!!) escrita por (quem mais?) Dan Slott.

      Excluir
    2. Eu só tomei conhecimento da existência dessa "garota-esquilo".... qdo vi uma cena onde ela ataca o "Dr. Destino" com um monte de esquilos (!)

      O "Destino" já passou por várias situações vexatórias e constrangedoras.... mas essa foi uma das mais ferinas q eu já vi, rs!

      Abs!

      Excluir
    3. Foi a primeira aparição dela, arte do Steve Ditko!

      Excluir
    4. Pois é, eu tenho a ed. importada (acho q do início dos anos 90) com a 1º aparição dela.... q eu comprei justamente pela arte do Ditko!

      Hj é uma raridade isso (nunca saiu no Brasil)!

      Abs!

      Excluir
    5. Acho que já vale uma grana nos EUA.

      Excluir
    6. E essa eu comprei num "saldão" de verão numa loja de gibis daqui q tava torrando ed. importadas.... Taí: se eu fosse revender hj (quem sabe no Ebay) aquele rancho q fiz na época, acho q eu levantaria uma boa grana (fiz uma peneira caprichada só com raridades)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...