23/06/2014

"Coleção Histórica Marvel - X-Men" (Vol. 1): Histórias Clássicas dos Anos 60....

A "Coleção Histórica dos X-Men".... Chega às bancas em 4 edições temáticas repletas de material clássico das décadas de 60 e 70!!!

E no Vol. 1 (capa acima).... são reunidas algumas das principais histórias da 1º fase dos "X-Men" (Anos 60): A "1º Aparição dos X-Men"; O 1º confronto com "Magneto"; A "Irmandade de Mutantes", A 1º Aparição do "Fanático", A "Origem do Prof. Xavier" (que ficou paraplégico enfrentando o vilão: "Lúcifer") e muito mais!!!

Confira abaixo o conteúdo completo do Vol. 1:

Finalmente (após um longo atraso), chega às bancas a "CHM dos X-Men".... Serão 4 edições com 164 pág cada (R$ 22,90) trazendo uma seleção das melhores histórias clássicas mutantes. Este Vol. 1 reúne as originais: "X-Men" Nº 1, 4-5, 12-13, e 20-21 (todas produzidas entre 1963 e 1966). As histórias são assinadas pela dupla: Stan Lee & Jack Kirby.... e também por: Roy Thomas & Werner Roth!!!

A 1º história traz a 1º aparição dos "X-Men" ("Cíclope", "Anjo", "Homem de Gelo", "Garota Marvel", e "Fera") liderados pelo "Prof. Xavier" e já enfrentando logo de cara o "Magneto" (em sua estreia). Em seguida, o vilão (Magneto) forma a "Irmandade de Mutantes" (com "Mercúrio" e "Feiticeira Escarlate" entre os integrantes). E os segredos do "Prof. Xavier" são revelados com a 1º aparição do "Fanático" (irmão do professor) e de "Lúcifer" (que deixou Xavier paraplégico)!!!

O material é obrigatório pra fãs dos "X-Men" (por mostrar a verdadeira "gênese mutante" da equipe). Foi aqui que todas as fórmulas foram estabelecidas: Os conflitos internos, romances ("Cíclope" e "Anjo" disputavam "Jean Grey"), o preconceito da raça humana contra os mutantes, os vilões trágicos (movidos por sentimentos de revolta), etc. Mas é importante ressaltar que as histórias deste Vol. 1 já foram TODAS publicadas nas 2 primeiras "Bibliotecas" dos X-Men (em capa-dura)!!!

Até+

PS: E ainda HOJE (à noite) aqui no "Submundo".... Não perca o conteúdo completo do Vol. 2 desta "Coleção Histórica" (com a Estreia dos "Novos X-Men" - Anos 70)!!!   

45 comentários:

  1. blz leo?

    como não comprei as bibliotecas históricas dos x-men (tenho todas do aranha, capitão america e surfista prateado), acabei comprando a primeira edição desta coleção que pela primeira vez veio pra minha cidade, chegou na quarta passada.
    ela é quinzenal ne?
    material do stan lee é difícil de ser médio, se o jack kirby é o rei, e ele é, o stan lee seria o que? deus?
    a noite retorno pra ler a próxima matéria.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo, aqui já chegou e meu exemplar já está na coleção. Tomara mesmo que a Panini continue nesta linha, e venha com novas republicações, pois este tipo de material dos anos 60 e 70 são incríveis. O papel que estão utilizando na CHM é bem branco e deixa as histórias bem nítidas. Estou gostando muito, mesmo. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Leo!

    Material de primeira mesmo!! Aqui ainda não chegou...... algumas destas histórias eu tenho pela Abril nos especiais que foram lançados tipo " Heróis da TV 100, Capitão América 100 entre outros.... estas histórias são excelentes!!!!

    Não sou muito fã dos X-men. mais gosto muito das eras anos 60,70 e começo dos 90 (até metade da década)!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo, eu quero comprar, porem, qual é a diferença entre esse e dos já publicados no capa dura? na biblioteca Marvel as historias estão na integra? ou é uma coletânea tbm? enfim qual vc me indica?

    ResponderExcluir
  5. Incrível,nunca chegou nas bancas da minha cidade uma unica edição da coleção histórica,só foi eu falar q ia vender o rim pra comprar q no outro dia estava aos montes.Será q o dono da banca anda lendo o blog do Léo ou algum milionário tem o filho no leito de hospital e tá de olho no meu rim?Se for esse o caso ele se lascou,acabei de vender uma edição da ABRIL por R$40,00 (q foi quase como vender um orgão)
    Agora,fala a verdade Léo,quadrinhos das antigas era outro naipe né?não li ainda mas dei uma folheada (e montei minha caixinha linda,já esperando as outras 3) e fica fácil entender por q tenho o hábito da leitura de Hq's desde meus 6 anos.Viva Stan Lee.

    ResponderExcluir
  6. Fala, Léo!
    Bem, chegamos ao ponto onde, na ausência das BHM, esta CHM atende aos leitores em republicações de clássicos. Concordo contigo, quando chama de "gênese mutante" este material!
    Tomara que tenha boa aceitação (como as anteriores), para que haja continuidade neste formato, com ampliação das opções já que material clássico de ótima qualidade e relevância não falta.
    Abs.

    ResponderExcluir
  7. E aí Leo, blza?
    Vou cofrar certo estas HQs mes q vem...

    SUPERMAN E LEGIÃO HEROIS
    CAPITÃO HOMEM Q COMPROU AMÉRICA
    ATRAÇÃO FATAL
    CHMarvel Xmen 1 e 2

    Resolvi comprar as coleções dos X-men (visto q a partir do 2 volume começam historias inéditas e tal).
    Qto as CHM do Aranha, fui ver o prço no ML e tá por R$: 300 (as 8).
    Será q vale pegar agora? Eu ja tenho as 4 Bibliotecas.
    No caso, pelo q lembro, as do Aranha reptem bem mais na CHM do q as dos X-men, confere?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Rafael Machado23/06/2014, 13:02

    Vi hoje na banca, peguei olhei, ai pensei: "Vou esperar o Leo comentar pra ver se vale a pena.

    Compra garantida.

    ResponderExcluir
  9. Torço um pouco o nariz para essa coleção. Preferia que saísse em ordem cronológica, assim como a Biblioteca Histórica, mas só que em acabamento mais em conta.

    Só que não pediram minha opinião, então só me resta comprar porque eu sou um verme!

    Pelo menos teremos histórias dos Novos X-Men.

    ResponderExcluir
  10. Bem massa cara. MAs desta coleção pretendo pegar só a edição dos sentinelas :D SOu fã dos robozões hehe

    ResponderExcluir
  11. O volume 1 já é coberto para quem tem a biblioteca histórica marvel capa-dura.

    ResponderExcluir
  12. Não sei, para mim X-Men começou pra valer a partir do momento quando Xavier recrutou a segunda equipe para resgatar a equipe original na Ilha Viva. Mas para os fanáticos de carteirinha é sim um material indispensável

    ResponderExcluir
  13. "material do stan lee é difícil de ser médio, se o jack kirby é o rei, e ele é, o stan lee seria o que? deus?"


    E aí, gustavo..... blz?

    Essa é a verdadeira "Dupla Dinâmica" dos gibis mesmo.... Lee & Kirby podem ser considerados "deuses" dos gibis ao menos, rs: pois criaram um universo inteiro q ganhou vida própria na mídia e q já ultrapassou a marca de meio-século de existência (não é pouca coisa)!!!

    sobre ser "quinzenal".... teoricamente "era pra ser", mas o fato é q os Vol. 1 e 2 chegaram JUNTOS nas lojas especializadas, e acredito q acabem sendo lançados mto próximos nas bancas tbm (na "CHM do Aranha" tivemos ed. q saíram num intervalo de apenas 1 semana entre uma e outra). E daqui a pouco (depois da janta) já começo a escrever a matéria do Vol. 2 (não saia daí, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Oi Leo, aqui já chegou e meu exemplar já está na coleção. Tomara mesmo que a Panini continue nesta linha, e venha com novas republicações, pois este tipo de material dos anos 60 e 70 são incríveis."


    Oi, Paulo..... tdo bem?

    A sua postagem sobre essa 1º edição eu li ontem e ficou excelente mesmo (ainda mais por trazer FOTOS da edição) e recomendo o LINK pra quem ainda não viu:

    http://colecionandoquadrinhos.blogspot.com.br/2014/06/colecao-historica-marvel-os-x-men-n-1.html

    Qto ao papel.... esse é o off-set (o mesmo dos "Clássicos da Literatura Disney") e por mim, as editoras poderiam usar esse papel mais vezes (gosto tanto dele qto do LWC e couché). No mais: assim q acabar essa coleção dos "X-Men".... vem aí a dos "Vingadores" (q tbm será igualmente interessante pra gente q curte material clássico)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "algumas destas histórias eu tenho pela Abril nos especiais que foram lançados tipo " Heróis da TV 100, Capitão América 100 entre outros...."


    E aí, dundee..... blz?

    Eu tbm tenho essas 2 ed. da Abril (HTV e CA 100).... e realmente, alguns desses clássicos aparecem tbm nessas coleções da Panini. Inclusive, no Vol. 4 dessa dos XM teremos uma história desse "HTV 100": onde os "Vingadores" enfrentam os "X-Men" (devido à treta q rolou entre "Vampira" e "Miss Marvel")!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "qual é a diferença entre esse e dos já publicados no capa dura? na biblioteca Marvel as historias estão na integra? ou é uma coletânea tbm? enfim qual vc me indica?"


    Oi, Elvis.... tdo bem?

    A diferença é q as "Bibliotecas" (em capa-dura) traziam essa fase clássica na ordem cronológica (sem pulos de histórias).... e essa "Coleção Histórica" aí traz seleções temáticas com histórias "selecionadas" (divididas por períodos - anos 60 ou 70 - ou com personagens específicos sendo o foco principal)!!!

    Se vc quiser ter TODA essa fase completa, eu te recomendaria as "Bibliotecas".... PORÉM, essas foram descontinuadas (e não sei se voltarão um dia a terem novos Vol): Sem falar q é quase impossível achar as 2 primeiras dos "X-Men" à venda (só saíram 3 "Bibliotecas" dos XM) . Assim, a "Coleção Histórica" acaba sendo a opção mais viável no momento (mesmo sendo fora de ordem)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Agora,fala a verdade Léo,quadrinhos das antigas era outro naipe né?"


    E aí, AnAteus.... blz?

    Tome cuidado, podem estar de olho nos teus rins mesmo, rs.... Mas pelo menos mandaram pra sua cidade essa coleção (acho q a briga/procura vai ser feia dessa vez, pois pelo q me disseram - um camarada q trabalha na distribuidora - a procura por essa coleção já tá alta antes mesmo de ter chegado nas bancas daqui)!

    e realmente.... essa fase clássica é inigualável: nunca se viu tamanha criatividade sendo despejada nas pág de vários gibis da época. Prfa vc ter uma ideia, ainda HOJE a Marvel reutiliza e recicla as principais ideias dessas histórias: um exemplo recente é a fase atual dos "X-Men" (Nova Marvel) onde a "Irmandade de Mutantes" se disfarça de "X-Men" pra cometer crimes e incriminar os heróis... e olha só: é exatamente isso q acontece numa das histórias acima (na capa do Nº 20 q eu postei aí). Ou seja: na falta de ideias, a Marvel ainda bebe na fonte do material clássico!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Bem, chegamos ao ponto onde, na ausência das BHM, esta CHM atende aos leitores em republicações de clássicos."


    E aí, Victor..... blz?

    Pois é, embora não seja o q eu (particularmente falando) considere IDEAL (prefiro as "Bibliotecas" por trazerem tudo em sequência e na íntegra).... a "CHM" é "o q tem pra hj", rs. E é melhor do q nada, pois tbm prefiro q essa fase clássica seja publicada de alguma forma... do q nunca ser publicada!

    e não se preocupe.... pois sei q toda essa linha de "CHM" tem tido uma aceitação acima da media e já se fala em continuidade das séries em andamento (Aranha) e tbm de novas coleções de outros heróis pro ano q vem (entre as quais "espero" e "torço" pra q esteja o "4F" de Lee/Kirby)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Qto as CHM do Aranha, fui ver o prço no ML e tá por R$: 300 (as 8). Será q vale pegar agora? Eu ja tenho as 4 Bibliotecas."


    E aí, Adriano..... blz?

    Olha, eu acho mto abusivo esse preço.... e te aconselho a selecionar apenas as ed. do "Aranha" q não trazem tantos repetécos q vc já tenha nas "BHM". Eu tenho as 4 BHM do Aranha, e acabei pulando 2 ed. do Aranha (Vol. 2 e 4).... o Vol. 1 tem bastante repetéco tbm, mas comprei apenas pela "Morte da Gwen" (q eu ainda não tinha em formato americano). Os Vol. 5-8 não saíram na BHM!

    Essa aí dos "X-Men".... tbm trará bastante material das BHM: O Vol. 1 aí não compensa pra quem já tiver as 2 BHM dos XM. E o Vol. 3 (Sentinelas) tem metade da edição com material q saiu na 2º BHM!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano desculpe me intrometer, mais por esse preço aconselho vc a pegar pela site da panini msm assim pelo menos vc pagaria o preço de capa mais o frete. Já economizava um pouco.

      Abr

      Excluir
  20. "Vi hoje na banca, peguei olhei, ai pensei: "Vou esperar o Leo comentar pra ver se vale a pena."


    E aí, Rafael..... blz?

    Brigadão mesmo pela consideração, rs.... Embora eu seja suspeito pra falar dessas coleções de material clássico (pq adoro uma boa naftalina, hehe)!!!

    pra mim.... "Panela velha é q faz comida boa" (e isso vale tanto pra culinária, qto pros gibis)! Ah, e daqui a pouco mais vai ao ar a matéria sobre o Vol. 2 tbm (não perca)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Torço um pouco o nariz para essa coleção. Preferia que saísse em ordem cronológica, assim como a Biblioteca Histórica, mas só que em acabamento mais em conta."


    Oi, SEMI.... blz?

    Eu tbm compartilho da sua opinião.... e até comentei isso logo acima: sobre preferir as "Bibliotecas" (já q essa fase clássica da Marvel eu gostaria de ter TODA e na íntegra: sem pulos de histórias)!!!

    Mas fazer o q, né? Tbm sou um "verme", hehe.... e vou comprar essas ed. mesmo não sendo o formato q eu considero ideal pro meu gosto (ainda espero q um dia relancem esses clássicos na ordem correta e de forma econômica tbm: não seria mal se as "BHM" voltassem trazendo tudo isso na ordem correta e com capa-cartão!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Bem massa cara. MAs desta coleção pretendo pegar só a edição dos sentinelas :D SOu fã dos robozões hehe"


    E aí, Tiago.... blz? (tava sumido, hein)? hehe!

    Tbm sou fanzaço dos "Sentinelas" (e meu sonho de consumo é a "Miniatura Especial" dos robozões, rs). Mas esse Vol. 3 da "CHM" eu vou pular, pois já tenho quase todas as histórias na 2º BHM dos XM e tbm no "Maiores Clássicos 5" (Neal Adams). Em breve eu posto o conteúdo completo dessa ed. aqui tbm!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "O volume 1 já é coberto para quem tem a biblioteca histórica marvel capa-dura."


    Sim.... eu tbm já tenho as 2 primeiras BHM dos XM: e vou pular esse Vol. 1 da "Coleção"!

    Das 4 edições.... ficarei apenas com os Vol. 2 e 4!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "para mim X-Men começou pra valer a partir do momento quando Xavier recrutou a segunda equipe para resgatar a equipe original na Ilha Viva."


    E aí, Marcelo..... blz?

    Essa história q vc fala será justamente a principal do Vol. 2 da coleção (sobre a qual falarei mais na próxima postagem - q vai ao ar daqui a pouco)!

    Eu sou um dos fanáticos da série, rs.... e acho todas essas fases iniciais importantes: A 1º dos anos 60 foi a q estabeleceu todas as fórmulas (q são copiadas e recicladas até hj).... Enquanto essa dos "Novos XM" (anos 70) desenvolveu melhor o universo mutante (e a personalidade de cada personagem)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. Léo chegou meus 10 xmen que encomendei da eaglemoss. Meu objetivo inicial foi pegar só os principais mutantes completando uns 20. Mas agora to me coçando pra não pegar tudo. O que me chamou atenção são os fascículos. No final da coleção dará uma enciclopédia de mais de 2 mil páginas. Mas vou me segurar pois tem muitos personagens que nem gosto. Abraços.

    ResponderExcluir
  26. "No final da coleção dará uma enciclopédia de mais de 2 mil páginas."


    Oi, Alexandro..... tdo bem?

    Puxa, eu nem tinha me ligado nisso.... mas realmente, teremos milhares de pág. recheadas de informações ao juntarmos todas as revistas dessa coleção de miniaturas. Eu tô comprando só os personagens q eu gosto ou q tenham ficado com um visual bacana (alguns "restolhos" podem ser vilõezinhos de 5º categoria, mas renderam belas miniaturas, rs)!

    De peças dos XM eu tenho: "Wolverine", "Magneto", "Tempestade", "Fera", "Anjo", e "Noturno" (além do "Cap. Britânia" q faz parte do universo mutante tbm)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. É Léo, tava vendo fotos na internet e realmente o Gladiador Dourado ficou mais alto e forte que o Superman. Perderam a escala? Igual a coleção da Salvat que erraram em 4 lombadas? Acham que somos palhaços mesmo, fico indignado! Isso dava um processo, porque deixa de parecer Coleção ''Oficial''. É propaganda enganosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Alexandro.... não sei q treta rolou nesse caso das escalas nas Miniaturas DC: mas erraram feio mesmo!!!

      O erro, contudo, foi lá fora (onde são produzidas as peças).... e já notei q na DC, tem sido comum errarem as escalas: A "Estelar" ficou maior do q deveria (tá do tamanho da "Mulher-Maravilha" - q é uma amazona altona). e o "Gladiador Dourado" é sem comentários: nesse a cagada na escala foi injustificável! Eu não comprei essa peça, mas tô com ela aqui em casa (um camarada pediu q eu comprasse pra ele)! Só espero q esses descuidos com as escalas não se tornem algo frequente na DC (na Marvel, pelo menos, a escala tem sido correta)!

      Abs!

      Excluir
  28. Leo se fosse para escolher entre Demolidor do Miller ou a CHM X-Men qual voce pegaria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é difícil.... acho as 2 HQs da mais alta qualidade e essenciais em qq coleção!

      Se eu realmente fosse obrigado a escolher.... acho q eu ficaria com o "Demolidor" do Miller (mas só pq tenho uma preferência maior por histórias policiais do q super-heróis em geral). Mas na real, eu abriria mão de qq outra HQ em prol dessas 2 séries!

      Abs!

      Excluir
    2. Obrigado :)

      Vou ver se tiro alguma HQ disney e pego essas preciosidades ..

      Excluir
    3. Se fosse pra escolher eu não pensava duas vezes antes de pegar a do Demolidor.

      Mas concordo em genero, numero e grau, que se for pra poder tirar qualquer outra em lançamento no momento as duas são ondispensáveis.

      Excluir
  29. Top 5 dos X-mens.

    -E de Extinção.

    -Incontrolável.
    -Proteus.
    -A Fênix Negra.
    -Dias de Um Futuro Esquecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo TOP 5, Renato....

      Eu manteria 3 desses entre os meus 5 favoritos: "E de Extinção", "Fênix", e "Dias de Futuro".... e incluiria: "Massacre de Mutantes" e "A 1º aparição dos Sentinelas" (saga em 3 partes)!!!

      Abs!

      Excluir
  30. Boa!

    Comprei os 8 números da coleção do Homem-Aranha, mesmo com as aventuras em ordem solta e manchas avermelhadas que vez ou outra apareceram nas páginas. Foi um jeito de ter parte do que sonhei folhear desde que me despertou interesse pelos primeiros anos dos clássicos super-heróis, e me satisfez.

    Como não conseguiria comprar a Biblioteca História (que seria o ideal), por questões financeiras, essa novidade um tanto paliativa porém econômica é bem-vinda.

    Aguardando em Recife.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, silas.... tdo bem?

      Essas coleções mais econômicas de clássicos são uma mão na roda pra mtos leitores tbm: tenho vários amigos q tbm não puderam comprar as "Bibliotecas" (eu mesmo acabei pulando algumas por falta de grana).... e agora ficou mais "leve" pro bolso pra esses camaradas acompanharem os clássicos!

      Eu preferia na ordem cronológica.... mas mesmo assim (fora de ordem) ainda tá valendo, pois o q me importa mesmo é ter esse material em formato americano (pra eu poder ir me livrando aos poucos dos meus formatinhos)!

      Abs!

      Excluir
  31. Pois eu acho que merecia cobrir também a fase produzida por Roy Thomas e Neal Adams.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa fase do Neal Adams saiu completa no "Maiores Clássicos dos XM" Vol. 5.... mas tbm pode ser republicada mais pra frente numa próxima "CHM" (não deve tardar pra anunciarem novas ed. dos XM)!

      Abs!

      Excluir
  32. Desde os anos 70? Tu tem quantos anos? 50?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 42.... mas comecei a colecionar desde cedo!

      Excluir
  33. Eu também tenho as 4 BHM do Aranha, porém comprei a edição 2 do CHM
    por causa da publicação do Amazing SM 53 a 56, que não sei se tenho em formato americano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiano..... essas ed. 53-56 do "Aranha": saíram aqui em formato magazine (maior q o americano) na "Teia do Aranha" Nº 1 e 2 (Abril)!

      Como eu já tenho essas ed. da "teia" (bem novinhas).... acabei pulando esse Vol. 2 da CHM!

      Abs!

      Excluir
  34. Histórias bobinhas,ingênuas...mas bastante cativante e de inegável valor histórico. Uma coisa q eu notei é como a Jean é praticamente uma figurante nas histórias,quase nunca participa da ação,até o treinamento dela é uma tosqueira do tipo "abre a caixa de papelão onde tem um bolo de aniversário",bem diferente do peso e importância que a personagem viria a ter posteriormente. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo por ter curtido o blog, Francisco!

      E vc está certo nessa observação sobre a Jean.... No começo dos anos 60 era comum as mulheres serem retratadas como meras figurantes numa equipe ou em qq série da Marvel: Era assim tbm com a "Mulher-Invisível" (4F), "Vespa" (Vingadores), "Medusa" (Inumanos), "Shalla Ball" (Surfista), "Gwen Stacy" (Aranha), "Sharon Carter" (Cap. América), e várias outras.... Todas com personalidades frágeis e sempre no papel da "mocinha em perigo"!

      Levou um bom tempo até a Marvel aprender a desenvolver melhor suas personagens femininas.... Acho q nos anos 70 já houve essa reviravolta, com mulheres de personalidade mais forte: "Fênix", "Elektra", "Sonja", "Mulher-Hulk", "Cristal", etc! Ainda bem q a partir daí os roteiristas passaram a dar mais valor pras figuras femininas (aumentando tbm a credibilidade das histórias)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...