01/09/2020

"Pantera Negra" (R.I.P.): O 1º Vingador Que se Vai...

Chadwick Boseman, o ator que interpretava o "Pantera Negra" nos filmes da Marvel, morreu no dia 28 de agosto último aos 43 anos de idade (2020 tá sendo um ano pesado)... E o "Submundo" (ainda de luto) dedica  esta postagem ao ator: Que Descanse em Paz!
 
Nesta matéria especial (que atrasou 1 semana por problemas técnicos aqui no blog)... Vamos relembrar a trajetória o "Pantera" nos quadrinhos e no cinema, com algumas curiosidades e imagens nostálgicas!
 
Confira abaixo...
 
O "Pantera Negra"... Foi criado por Stan Lee & Jack Kirby em 1966, estreando como coadjuvante na revista do "4F" nº 52 (em HQ republicada pela Salvat na edição: "4F - O Dia do Juízo Final"). Na trama, o herói de Wakanda e o 4F enfrentam o "Garra Sônica" (que havia matado o pai do "Pantera" e agora ameaçava o mundo com poderes "sonoros", rs). Muito se discute sobre a "inspiração" pra criação do personagem, e acima eu postei uma capa de "Two-Gun Kid" (anos antes da história do "4F"), onde aparece um "PROTÓTIPO" do "Pantera Negra" no velho oeste (chamado apenas de "Pantera"). Mas alguns pesquisadores listarão outros exemplos também, tirados de revistas do "Tarzan" (da década de 50) e o próprio "Pantera" (Ted Grant) da "Sociedade da Justiça" (da DC). Seja como for, o mérito maior ainda é da Marvel por desenvolver um herói negro e torná-lo um ícone das HQs, com revista-solo e inúmeras participações especiais nos demais títulos da editora!
 
Aqui no Brasil, o "Pantera" estreou em 1969 em: "Cap. América & Homem de Ferro" (da EBAL), enfrentando o bandeiroso (numa HQ originalmente posterior à do "4F"). Porém, a HQ com sua 1º aparição ao lado do "4F" só viria a ser publicada (pela EBAL também) no mix de "Homem-Aranha" nº 66 (em 1974 - quando o aracnídeo dividia a revista com o "quarteto"). Logo, o "Pantera" apareceria de novo na polêmica saga do "Império Secreto" (em "Cap. América" da BLOCH - 1975) e em histórias dos "Vingadores" que começavam a sair em: "Heróis da TV" (da Abril - em 1982). Porém, seu AUGE mesmo viria em: "Superaventuras Marvel" (a partir de 1982/1983), que publicou a (ainda insuperável) melhor fase do personagem: Enfrentando o "Terror Negro" ("Kill-Monger" - vilão do FILME também) no arco setentista chamado: "A Fúria do Pantera Negra" (reunido pela Salvat na coleção de capa-preta). Acima, selecionei 3 imagens dessa fase: Uma capa de "SAM" (nº 19), uma capa original (de "Jungle Action") e a capa da edição da Salvat (que eu recomendo muito pra quem gosta de AÇÃO - A luta final contra o "Terror Negro" sobre um poço de espinhos é de roer as unhas, rs)!
 
Uma fase que foi pulada por aqui, é a do "Pantera" de Jack Kirby nos anos 70... Quando o "REI" havia retornado à Marvel após sua passagem pela DC (e os "Novos Deuses"). Foram poucas edições (umas 11) ignoradas pelas editoras brasileiras (acima, postei uma capa com o nº 1 de "Black Panther")! Em compensação, o "Pantera" teve como destaque por aqui uma mini-série em 2 partes pela Globo (em 1990 - capa abaixo), bem violenta e sombria! Outro deslize das editoras nacionais foi o fato de terem pulado por aqui (também) a boa fase de Christopher Priest & Mark Texeira (do selo Marvel Knights - de 1998). Um vislumbre desse material pode ser visto em "Deadpool Clássico" (capa acima), que trouxe um crossover entre os 2 (embora mais de 50 edições permaneçam INÉDITAS no Brasil)! Outras fases de destaque: Reginald Hudlin & Romitinha (que estreou no mix de "Demolidor" da Panini), e a fase do escritor Ta-Nehisi Coates (que rendeu pelo menos 5 encadernados pela Panini)! No cinema, o "Pantera" participou de 4 filmes da Marvel, todos estrelados por Chadwick Boseman: que morreu em decorrência de um câncer, aos 43 anos. Que descanse em paz! 

Até+

21 comentários:

  1. Olá, Leo!
    Um ator que caiu como uma luva no papel de Pantera Negra. Infelizmente, deixa a todos jovem e com muito ainda à ser feito.
    O personagem Pantera Negra nunca me despertou o interesse, mas tenho de admitir que a participação nos filmes foi decisiva para dar visibilidade e despertar interesse para muitos que assim como eu não se interessava. Que descanse em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      O ator tava perfeito no papel mesmo, e foi um guerreiro da vida real tbm: ao continuar treinando e gravando cenas de ação pros filmes mesmo já estando com câncer e fazendo tratamento (pelo q li a respeito, o ator escondeu a doença e seguiu trabalhando e treinando como se estivesse com boa saúde). Já perdi 2 entes mto queridos por causa do câncer, e sei como é difícil se manter ativo tendo uma doença degenerativa. O ator do "pantera" tem o meu respeito por conta disso!

      Qto ao personagem em si... Eu o conheci na "SAM" dos anos 80 mesmo, logo em sua melhor fase: Por isso, sempre simpatizei com o herói, já q esse arco do "Terror-Negro" era fóda demais na época (e continua ótimo - reli esse material na Salvat recentemente)!

      Abs!

      Excluir
  2. E aí, Leo, beleza?

    Uma pena mesmo pelo ator, parecia ser um ótimo sujeito, engajado.
    Fiquei sabendo que a internet tóxica também traz os "fiscais de luto", gente que fica incomodando os colegas atores a postarem algo sobre, sob pena de serem ameaçados. A atriz Elizabeth Olsen (a Feiticeira Escarlate) teve que excluir o Instagram dela por causa disso.

    O material do Pantera não fica só restrito a isso que falaste, ele teve uma série chamada Black panther Man Without Fear, onde após a malfadada Terra das Sombras, Demolidor decide viajar e deixa o T'challa a cargo da Cozinha do Inferno. Não durou muito, mas tinha bons desenhos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Lamentável mesmo essa perda tão cedo... Eu tenho 48 anos e já acho q tô no auge da vida adulta (com mtos planos, projetos, e disposição pra trabalhar e botar tudo em prática), imagina o ator então, q morreu aos 43 e certamente ainda teria mto a oferecer ao cinema e à franquia. O cara era gente boa mesmo, e fazia mtas ações sociais com crianças em hospitais e tal (tava bem engajado no papel de super-herói)!

      Outra coisa a se lamentar é isso q vc falou sobre as redes sociais... São pessoas sem caráter e sem o menor bom-senso ao ficarem enchendo o saco dos outros forçando q se manifestem num momento de dor e luto. Cada um tem uma maneira própria de reagir e assimilar uma perda: cada pessoa tem seu tempo pra se manifestar qdo bem desejar (sem pressão alheia). Mais um exemplo de como o PIOR da humanidade costuma aflorar em momentos extremos!

      Qto ao "Pantera - Homem Sem Medo"... eu já tinha ouvido falar dessa fase (e me deparei com algumas capas e imagens durante a pesquisa), mas procurei selecionar as fases mais impactantes mesmo (e q eu já tivesse lido - nem q fosse em scans). Se não me engano, chegou a ter uma fase com a irmã dele assumindo o manto tbm, né? Aliás, esse parece ser o caminho q a Marvel irá tomar no cinema daqui pra frente, segundo um figurão deixou escapar (os fãs pediram q a Marvel Studios não botasse outro ator no papel, mas a irmã assumindo o manto seria perfeito e é algo q aconteceu no gibi tbm)!

      Abs!

      Excluir
    2. Bom dia Léo ... eu, ao contrário de vc, estou no fim da vida, segundo minha sogra ( to com 55 ... rs ) . Vamos então aproveitar com muita revistinha e coca-cola pra não morrer passando vontade ! Eu lembro até hoje quando saiu a SAM 13 com a luta do Pantera com o Killmonger . Eu estava na praia e a sensação da leitura foi indescritível ... Essa edição da SALVAT é uma das melhores da colecao . O ator do Pantera NUNCA usou a doença para se promover, BEM diferente dos globais daqui, que adoram ter uma doença para se promover ( engraçado que nunca morrem ... ) . O cara foi ético, corajoso e nobre até o fim ...
      Luiz Henrique Trompczynski

      Excluir
    3. E aí, Luiz... blz?

      Sua sogra é pessimista, hein? hehe... Eu me imagino na METADE da vida (vou tentar chegar até perto dos 100 anos - se deus assim permitir: É mais pra ver meu filho crescer mesmo, e botar as leituras em dia, kkk)!

      A gente se cuidando bem é possível ter uma boa longevidade... Assim q terminar essa pandemia do capeta, eu vou retomar a minha dieta e perder peso (pra evitar um infarto antes da hora) e contar q a tecnologia da medicina nos garanta mais uma sobrevida nos próximos anos, rs!

      E concordo plenamente contigo qto ao ator do pantera... o cara não teve nenhum vitimismo (coisa q os atorzinhos bostas daqui adoram) e enfrentou a doença com uma dignidade realmente heróica. Esse tem o meu total respeito!

      Abs!

      Excluir
  3. Pantera Negra - A Marca da Pantera é uma surpreende história em Quadrinhos, com um roteiro quase literário e com uma arte incrível. Uma história até mesmo a frente do seu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Por esse título eu não tô lembrado dessa história... Sabes me dizer onde saiu? Foi em edição recente da Panini?

      A "Marca da Pantera" eu sou fanzasso é do FILME com a Natássia Kinski, hehe (classicão oitentista - mto retalhado na Globo: q censurou várias cenas de nudez e violência/mutilações, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Vixii amigo eu me enganei no título. Estava me referindo ao Pantera Negra - A Fúria da Pantera e que foi lançado pela editora Salvat. Se é para comprar uma HQ do personagem tem que ser esse.

      Excluir
    3. Ah, sim... tranquilo, rs!

      Realmente, essa edição da Salvat é o q há de melhor com o pantera em quadrinhos mesmo!

      Abs!

      Excluir
  4. Eu pensava até eke morrer que o Pantera era o Michael B Jordan... antes tarde do que nunca



    Off topic: entrevista que fiz com o quadrinista Fabien Toulmé... quem tiver interesse
    http://popices.blogspot.com/2020/05/fabien-toulme-entrevista.html?m=1


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana a entrevista Gustavo.

      Excluir
    2. Parabéns pela entrevista, gustavo... Ficou bem abrangente sobre o trabalho do cara mesmo!

      Abs!

      Excluir
  5. Oi Leo!

    Eu virei fã do Pantera Negra justamente por essa fase na SAM no início de sua publicação que saiu poucos anos atrás republicada pela Salvat.

    Infelizmente, ele foi um daqueles personagens que se perderam no limbo editorial entre os anos 70 e 80 lá fora (apesar de ter saído a mini-série da Globo em 1990 e pertencente aos anos 80 lá fora, que é muito boa, e ficou também no limbo por aqui, sem republicação!).

    Tem ainda a fase de "O Cliente' que ficou inédita por aqui, mesmo sendo muito elogiada lá fora!

    A atual fase do herói, eu acho apenas ok, e nada mais!

    Lamento pela morte prematura do ator que o interpretou no cinema! De fato ele foi guerreiro em continuar trabalhando mesmo com uma doença tão grave.Não teve medo de lutar pelos seus sonhos mesmo diante da morte tão próxima, e fez ainda mais filmes depois!
    Caso assim antes só tinha visto do ator Yusaku Matsuda que fez o personagem Sato em Chuva Negra,O ator, estava com câncer de bexiga quando foi convidado para participar do filme. Mesmo sabendo que seu estado de saúde se agravaria caso ele atuasse em Chuva Negra, ele ainda assim aceitou o desafio dizendo que "dessa maneira viveria para sempre".

    Ele morreu no dia 9 de novembro de 1989, menos de sete semanas depois do lançamento do filme nos Estados Unidos. O diretor Ridley Scott dedicou o filme à sua memória.

    Esses caras foram dois guerreiros que não ficaram com autopiedade, enquanto outros por menos que isso deixam de trabalhar!

    Quanto ao filme do Pantera em si eu acho apenas mediano e nada mais! Tem coisas bacanas, como a clara homenagem ao filme "A Marca da Pantera", a fotografia do filme, o carro Lexus e cena de perseguição. Mas o excesso de piadinhas, a ascenção rápida do Eric Killmonger ao trono e parece que nem houve consequencias para Wakanda mesmo que fosse por apenas alguns dias, e a luta final me decepcionaram muito!

    Só assisti uma vez, e não pretendo ver novamente (tô ficando muito chato pra filmes, principalmente de superheróis) quando quero ver algo do personagem prefiro o material original, ou seja, as HQs!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive a mesma impressão do filme...super bacana até a luta do Killmonger com o Pantera, depois cai muito de qualidade. No fim acabou o saldo foi mediano. Teria sido muito bom se o nível das primeiras partes tivesse sido mantido.

      Excluir
    2. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Eu ainda mantenho minhas "SAM" em perfeito estado até hj... q mix espetacular, hein? Todos os personagens afiados em suas melhores fases!

      Tbm comprei o encadernado do "Pantera" pela Salvat... pois acho q esse material vale a pena ler na íntegra em formato americano 9sem os cortes de texto do formatinho)!

      Essa fase do "Cliente" q vc fala é a q eu mencionei na matéria q teve mais de 50 edições puladas no Brasil... lamentável mesmo q tenham ceifado todo esse material por aqui!

      Das fases atuais do "pantera" eu parei mesmo... não acompanho mais nenhuma. A q eu queria ler mesmo era essa q foi pulada!

      E, putz, eu assisti o "Chuva Negra" na época (em VHS)... mas não sabia desses detalhes (a gente tinha pouca informação naqueles tempos sem internet, rs)!

      Sim, atores q nem esses (q se esforçam e dão a própria vida pelo papel) são verdadeiros guerreiros e eu os respeito... Diferente daquele MERDA do Robert Pattinson, q nem massa muscular pegou pro papel de Batman: E ainda tem arrombado q defende esse ator (q nunca vai ter o respeito dos verdadeiros fãs do morcego). Enfim, esse filme do "Batman" vai ter o público-LIXO q merece! Eu verei só qdo passar de graça na TV!

      Qto ao FILME do "Pantera"... Concordo com vc e o Fábio (no comentário acima): Acho um BOM filme (3 estrelas), tá longe de ser um dos melhores da Marvel e só concorreu ao Oscar por motivos políticos e de agenda da mídia. Mas gostei dos atores em seus papéis (o pantera, o Terror Negro, o "Garra Sônica", e a Michone de "Walking Dead" - q faz parte da guarda real de Wakanda). Na minha opinião, a melhor participação do "Pantera" no cinema foi na "Guerra Civil"!

      Abs!

      Excluir
  6. Beleza? Meu primeiro contato com o Pantera foi também em SAM, numa história em que ele enfrenta membros da Ku Klux Klan, essa edição da Salvat é muito boa, sempre achei um personagem mal aproveitado, com o filme deu maior visibilidade, e Chadwic Boseman era muito carismático deu a alma ao personagem que as hqs pouco conseguiram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Eu lembro vagamente dessa HQ do pantera contra a "KKK"... Devo ter ela em alguma edição (já q tenho toda a fase clássica da SAM). E a edição da Salvat é imperdível mesmo (eu diria até q é o MELHOR encadernado já lançado do pantera no Brasil)!

      Abs!

      Excluir
  7. Um personagem bem antigo que só há pouco ganhou notoriedade nos cinemas. Eu tenho 43 anos e, antes de sair do saco do meu pai, o personagem já existia. Ok, teve um e outro trabalho pra tv no passado, mas quem sabia??? Não houve o mesmo estardalhaço como nos filmes de Batman, Superman, Demolidor, até o Juiz Fred teve seu momento celebridade naquela série antiga que achei muito boa e passava n Globo.

    Espero que venham novos filmes ou séries com o Pantera Negra. Quanto ao ator, é triste. Ano passado foi horrível também e levou minha xodó, a cantora da banda Roxette. É difícil. O coração sempre aperta quando a gente gosta do artista. Ele certamente teve seu fãs e admiradores. Brilhou. É agora é uma estrela no céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fabiano... blz?

      O "pantera" até pouco tempo ainda era até negligenciado pelas editoras brasileiras... Teve uma fase boa dele q chegou a ter mais de 50 edições puladas no Brasil e ainda permanece quase q totalmente INÉDITA por aqui!

      Pra vc ver o q um FILME faz com um personagem... foi graças ao cinema q o pantera ganhou a merecida notoriedade, e graças ao filme vários gibis começaram a ser lançados e produzidos novamente!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação gratuita de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...