01/09/2020

"2099": O Futuro Sombrio e Distópico da Marvel...


Quem diria, hein? O ano de "2099" é pra Marvel o que "2020" está sendo pra NOSSA realidade, kkk... Brincadeiras à parte, "2099" é um futuro violento, sombrio, distópico, desesperançoso, e cyber-punk (sim, tem muitos PUNKS com visual anos 80 no futuro, rs)!

Nesta matéria especial... Revisitaremos o "Universo 2099" em sua fase inicial (anos 90) E em sua NOVA e recente releitura: Um encadernado econômico da Panini com HQs modernas e INÉDITAS de Miguel O'Hara e cia!

Confira abaixo:

O "Universo 2099"... Foi uma linha futurista criada pela Marvel no início dos anos 90 pra conceber versões alternativas dos principais heróis da casa em HQs que se passavam 100 anos no futuro. O "Homem-Aranha 2099" era o carro-chefe da linha e foi criado por Peter David & Rick Leonardi em 1992. Seu nome é Miguel O'Hara, que tem seu DNA alterado após ser contaminado com uma droga sintética pelo magnata Tyler Stone (figurão da mega-corporação: "Alchemax"). Agora, com os poderes de uma aranha (que incluem: presas venenosas e capacidade de produzir sua própria teia - ideia reutilizada nos filmes do Aranha de Sam Raimi), O'Hara combate o crime num futuro "Cyberpunk" (o que, convenhamos, já era meio ultrapassado na década de 90 esse visual "punk" oitentista tirado de filmes como: "Fuga de NY" e similares). Mas a revista do "Aranha 2099" foi um sucesso comercial no Brasil quando lançada pela Abril, que também investiu numa revista mix pros "X-Men 2099" (capa acima, com o nº 1 e um azul metalizado bonito nas bordas)!

Assim, as 2 revistas mensais da Abril (Aranha e X-Men) traziam em seu mix os demais títulos futuristas da linha: "Justiceiro 2099" (meu favorito: era um maluco igual ao Frank Castle e até mais sádico e torturador, rs), "Ravage 2099" (criado por Stan Lee & Paul Ryan - Foi o único personagem original da linha: não-inspirado por heróis tradicionais da editora), "Hulk 2099" (com um visual monstruoso e bestial, foi criado por Gerard Jones: Atualmente preso por pedofilia), "Motoqueiro Fantasma 2099" (outro dos meus favoritos: Agora um hacker assassinado cuja mente foi transferida pra uma máquina - nada de "espíritos da vingança" por aqui, rs), "Destino 2099" (o vilão principal da linha, que chegou a se tornar presidente dos EUA e logo deposto com um golpe de estado por um falso "Cap. América 2099", que sofreria a vingança de "Destino" em seguida, junto com os demais conspiradores)!

Essas eram as principais revistas de linha da série... Mas cada uma delas também trazia inúmeras outras versões de heróis e vilões em participações especiais, entre eles: "Duende 2099", "Abutre 2099", "Venom 2099" (capa abaixo), "Dra. Estranha 2099" (versão feminina do mago), "Namor 2099" (com visual mais anfíbio), entre vários personagens e vilões NOVOS criados especialmente pra linha. Mas a brincadeira não durou muito, e embora o "Universo 2099" fosse um sucesso consagrado no Brasil, nos EUA a coisa tava indo mal das pernas e as vendas caindo resultaram no cancelamento de várias revistas do selo. Alguns personagens já estavam sendo descaracterizados, tipo o "Justiceiro": que virou um mero capanga da "SHIELD" futurista - praticamente um vilão - e terminou morrendo feito um coadjuvante junto com o "Hulk" (ambos desintegrados com lasers disparados por naves em forma de aranhas mecânicas gigantes - uma viagem no ácido isso, kkk)!  

Desta forma... Terminava de forma melancólica no Brasil a linha 2099, deixando inúmeros fãs (EU incluso) bastante frustrados, pois pra muitos, o "Universo 2099" era ainda melhor e mais interessante do que o tradicional da Marvel. A revista do "Aranha" na Abril se encerrou no nº 39 e a dos "X-Men" no nº 29 (ambas em dezembro de 1996). Quando a linha enfraqueceu nos EUA, muitas revistas foram descontinuadas de forma abrupta e forçada (depois das mortes gratuitas de "Justiceiro" e "Hulk", mataram também o "Motoqueiro" e vários plots ficaram sem solução diante de um final esdrúxulo: Com um meteoro entrando em rota de colisão com a Terra e forçando a união de heróis e sobreviventes, entre os quais o "4F 2099" (que na verdade era a mesma equipe do universo tradicional que havia viajado no tempo). Porém, após esse final bíblico e insatisfatório, a Marvel lançaria 2 anos depois (em 1998) o "Manifesto Destino" (publicado aqui em 2000 pela Mythos)!

No tal "Manifesto" (uma edição especial que visava fechar as pontas soltas deixadas naquele final repentino)... O verdadeiro "Cap. América" é encontrado (novamente) hibernando em animação suspensa e com a ajuda de Miguel O'Hara, acaba reunindo uma NOVA equipe de "Vingadores" com heróis sobreviventes de 2099 (Ê, roteiro preguiçoso - como diria o "Deadpool", rs). Pelo menos agora o final seria mais utópico e esperançoso pra raça humana (que avançaria pra conquista do espaço)! Depois disso, de tempos em tempos, a Marvel revisita o mundo de 2099: Um exemplo é o "Marvel Apresenta" nº 18 da Panini (de 2010), que traz a saga: "Tempestade Cronológica" (com vários personagens de 2099). Nos EUA também teve (há poucos anos atrás) uma nova revista pro "Aranha 2099" (que foi ignorada no Brasil)!

E por FIM... Chegamos no encadernado: "2099 - ALFA" (já nas bancas). Há 80 anos, nascia o Universo Marvel. Daqui a 80 anos, ele vai morrer? O futuro está em perigo! Algo está acontecendo em 2099, em Nueva York (!) e que vai abalar o futuro oficial da Marvel. Esta edição trás, também: O "4F", o "Justiceiro", e (PASMEM) o "CONAN" em suas versões 2099, rs. Material publicado originalmente em: "2099 Alpha", "Fantastic Four 2099", "Conan 2099" e "Punisher 2099" (capa-cartão, 136 pág, R$ 22,90 - Essa eu arrisquei, mas ainda não li). Em tempo, a Panini já anuncia pra este mês o Vol. 2, que trará: "Aranha", "Venom", "Motóca", e "Destino" (em breve mais detalhes aqui no "Submundo")!

Até+ 

48 comentários:

  1. E aí, Leo, beleza?
    O universo 2099 foi uma das poucas coisas aqui no Brasil, junto com Conan, que vendia mais aqui do que lá fora, e havia o boato em que a Abril queria produzir histórias da Marvel 2099 no Brasil mesmo para não perder esse filão. Mas acho que o acordo não foi adiante.

    Após o cancelamento das mensais, a Marvel americana lançou uma série mensal chamada 2099 World of Tomorrow (Mundo do Amanhã), que só durou 10 edições. Isso segue inédito aqui.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Pô, teria sido interessante se a Abril tivesse produzido material pra 2099, hein? nem q fosse só pela curiosidade, hehe... Mas dificilmente teria ido adiante esse acordo mesmo, já q seria difícil retomar a linha depois q a própria Marvel dizimou quase todo mundo no final de 2099. Digo, a menos q a Abril desse aquele "jeitinho", né?

      Essa "Mundo do Amanhã" eu só vi as capas... Durou menos ainda do q vc falou (foram 8 edições), e parecia ser um material MEDONHO, kkk:

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/795553.jpg

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/648257.jpg

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/583165.jpg

      Abs!

      Excluir
  2. "O verdadeiro "Cap. América" é encontrado (novamente) hibernando em animação suspensa"

    Kkkkk...agora fiquei com a impressão de que o bandeiroso sempre foge pra dormir na hora do perigo...kkkk...Acho que o lema do Capitão América deveria ser:

    "Quem DORME um dia acorda pra lutar."

    O Justiceiro 2099 foi o que li de melhor desse universo. Até hoje guarde o Especial lançado pela editora Abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele era imortal até resolver casar...

      Excluir
    2. "Kkkkk...agora fiquei com a impressão de que o bandeiroso sempre foge pra dormir na hora do perigo...kkkk"


      Pior, Roberto... Fica parecendo mesmo, kkk!

      Sem falar q congelar o capitão e fazer ele acordar ele no futuro... é de uma falta de criatividade narrativa assustadora, rs!

      Qto ao "Justiceiro 2099"... Eu tbm tenho esse especial da Abril. É mto bom, e eu adorava esses "almanacões" da época, rs (aliás, esse foi o único especial em almanaque da linha 2099)!

      Abs!

      Excluir
  3. O justiceiro 2099, pelo menos na sua primeira fase, foi umas das melhores coisas já escritas para o personagem, com conceitos bem inovadores (e perturbadores) de armas e ameaças futuristas. O problema deste universo não foi vendas, nem aqui nem lá fora, e sim a fase da editora, que estava beirando à falência e precisava cortar custos. Se a Panini republicasse este material seria interessante.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... Eu tbm gostava mto do "Justiceiro 2099" e acho q não ficava devendo nada pra versão tradicional q era publicada na época (q tbm tava boa: com Chuck Dixon e Romitinha). O 2099 era até mais "malvadão" q o Castle tradicional, pois mantinha até uma câmara de tortura pros criminosos q capturava!

      E sim, infelizmente a linha 2099 ainda pegou justo aquela fase tenebrosa da Marvel no final dos anos 90... qdo a editora tava quase falindo e pçor pouco não fechou as portas de vez!

      Abs!

      Excluir
  4. Olá, Leo.

    Comprei bastante gibi 2099, em formatinho da Abril. Eram puro lixo. Mas acompanhei mesmo assim durante minha adolescência. Me deram muita diversão. rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Neófito... blz?

      Era uma tosqueira braba mesmo, kkk... Os caras tavam no futuro, mas não tinha as tecnologias mais básicas Q JÁ EXISTIAM nos anos 90 (e q os roteiristas da Marvel pelo visto não conheciam, rs). Sem falar no visual PUNK q já tava fora de moda nos anos 90 (q diria 100 anos depois)!

      Mas enfim... Os gibis Divertiam: e era isso q nos importava, hehe!

      Abs!

      Excluir
  5. Justiceiro 2099 pra mim tbm era o melhor, mas eu curti muito as versões do Motoqueiro Fantasma, e o Destino 2099 também era muito bom, se me lembro bem, teve até uma fase escrita pelo Warren Ellis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcos... blz?

      Sim, o Warren Ellis escreveu bastante coisa da linha 2099... saca só:

      2099 Unlimited:
      "Metalscream 2009" (with D'Israeli, in No. 4, 1994)
      "Old Red-Eyes is Back" (with D'Israeli, in No. 7, 1994)
      "Steel Rain" (with Gary Erskine, in No. 9, 1995)
      Doom 2099:
      "Island of Lost Souls" (with John Francis Moore and Pat Broderick, in No. 24, 1994)
      "Fables of the Deconstruction" (with John Francis Moore and Pat Broderick, in No. 25, 1995)
      "Ramparts, Barricades, Borderlines" (with Pat Broderick, in #26–28, 1995)
      "One Nation Under Doom" (with Pat Broderick, David G. Klein, John Royle and Steve Pugh, in #29–35, 1995)
      "Shockriding" (with Steve Pugh and Ashley Wood, in #36–38, 1995–1996)
      "May the Circle Be Unbroken" (with John Buscema, in No. 39, 1996)
      2099 A.D. Apocalypse: "Midnight in Hell!" (with Mark Buckingham, one-shot, 1995)
      2099 A.D. Genesis: "Mid Day Sun" (with Dale Eaglesham, one-shot, 1996

      Abs!

      Excluir
  6. Oi Leo!

    Parabéns pela matéria, que aborda de forma concisa e abrangente o Universo 2099!

    Tempos atrás eu revisitei este universo, relendo minhas edições em formatinho do Aranha 2099, porque recém tinha adquirido a miniatura dele da Eaglemoss, e a saudade bateu!

    Ainda continua bom!É claro que você tem de de relevar certas coisas, já que na época não foi possível prever o impacto da internet e sua popularização na sociedade!

    Creio que temos de ser mais complacentes em relação a certas coisas, senão não podemos apreciar obras como 1984, Neuromancer, Blade Runner (que estou lendo no momento), Laranja Mecânica,etc!E até a fase antiga do universo de 2099.

    Embora retratem "o futuro", na realidade eles retratam um "possível futuro" e é aí que a coisa fica bacana, ele não tem obrigação de prever o futuro como ele é hoje para época de criação destas obras e nem como será daqui em diante, ele prevê o futuro dentro da realidade contextual criada nestes universos em particular!

    Eu ainda não recebi a minha edição de 2099 recém lançada pela Panini (creio que chegue entre quinta ou sexta feira), acredito que já devam ter "atualizado" algumas coisas em relação aos tempos mais atuais e possíveis futuros!

    Essa nova expansão do Universo em relação a personagens é promissora, e ao mesmo tempo controversa (caso do Conan), e deve talvez render coisas boas!

    Ninguém me tira da cabeça que o Capitão América 2099, na realidade é o Capitão América dos Anos 50, porque Steve Rogers ele não é, já que ele é muito capacho para ser o o verdadeiro!

    Nunca foi explicado de fato, pois o personagem foi mal desenvolvido na época, mas tenho certeza que ele é William Burnside.

    Eu tenho esperança que as boas vendas destes dois encadernados do Universo 2099, abra as portas para a Panini republicar a fase clássica completa do Aranha em encadernados como saiu lá fora!

    Creio que é um material muito aguardado pelos colecionadores antigos, ainda mais que a Abril cortava páginas (na origem de Miguel O'Hara tem páginas cortadas que eu sei), e as cores muito escuras que a editora adotava na época, prejudicando a arte!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Brigadão por ter curtido a matéria... Eu dava devendo mesmo há anos uma dessas pro Universo 2099, rs!

      Tbm comprei a miniatura do "Aranha 2099" (mto bacana mesmo) e só de ler a revista q vem junto já me empolguei de novo com esse universo, hehe... Pena q não lançaram mais peças dessa linha (eu teria comprado todas)!

      E sim, vc tem razão sobre sermos mais complacentes com as obras de ficção (sejam nos gibis, cinema, ou literatura)... Eu levo na zoeira mesmo, e reconheço q o legal é justamente a VISÃO q os caras tinham do q seria o futuro. Por exemplo, dia desses eu tava revendo o 2º "De Volta P/ o Futuro", e já passamos daquele futuro retratado ali e não temos nada de carros voadores trafegando nas ruas (ou nos céus). Aliás, aqui na minha cidade a porra do prefeito não consegue nem tapar os buracos nas ruas (POA tá virada numa cratera lunar), q dirá vermos um carro voando por aí!

      E "Fuga de NY" então? Cercar NY e transformá-la numa prisão... Alguns chegaram a dizer q o "muro de Trump" seria o 1º passo pra isso, mas a verdade é q é mais fácil transformar o México ou o Brasil num presídio do q os EUA (ou qq país de 1º mundo). O q não torna o filme menos divertido, obviamente (é um dos meus favoritos ainda hj, hehe)!

      Eu já tô com a minha "2099" em mãos... E sim, atualizaram algumas coisas tecnológicas em relação ao q era nos anos 90. Mas achei q a arte ficou a desejar em alguns pontos (normal, nem sempre era boa mesmo nos anos 90 tbm). O "Conan" não chega a chocar tanto assim, pois é tão bizarro vê-lo em 2099 qto foi colocarem ele na equipe dos "Vingadores" e vindo nos puteiros aqui de Porto Alegre ainda por cima, kkk!

      Vou comprar o Vol. 2 tbm... q deve sair nas próximas semanas!

      Qto ao "Cap. América"... Não lembro se chegaram a explicar quem ele era (a Abril pode ter cortado alguma coisa, ainda mais q a série do "Destino" saiu bem retalhada por aqui). Mas faria sentido sim terem trazido do passado um capitão mau caráter q nem esse dos anos 50!

      Abs!

      Excluir
    2. "E "Fuga de NY" então? Cercar NY e transformá-la numa prisão... Alguns chegaram a dizer q o "muro de Trump" seria o 1º passo pra isso, mas a verdade é q é mais fácil transformar o México ou o Brasil num presídio do q os EUA (ou qq país de 1º mundo). O q não torna o filme menos divertido, obviamente (é um dos meus favoritos ainda hj, hehe)!"

      No fuga de Los Angeles, o trailer fala que fumar, e carne vermelha é proibido

      https://youtu.be/o6SWofbYD90

      Isso somado ao fato que o presidente é um pastor e que os atual presidente dos EUA teve apoio da Igreja evangélica . me faz crer que foi o que mais acertou.

      Quem preveu guerra infinita foi os Power Rangers, o fechamento da era zordon. Terminou com os monstros virando poeira rsrsr
      https://youtu.be/9wkIbmuQokM

      Excluir
    3. "obras como 1984, Neuromancer, Blade Runner (que estou lendo no momento), Laranja Mecânica,etc"

      Laranja Mecânica continua muito melhor do que vários filmes e séries moderninhas que querem pagar de transgressor (bote aí qualquer filme do Zack Snyder)

      Excluir
  7. "Hoje não compro mais mensais"

    Olha, Fabiano, me admiro com os bravos guerreiros que, ainda hoje, se dão ao trabalho de acompanhar mensais. Tb tô fora. E há anos.

    ResponderExcluir
  8. Saudações !

    Permita-me fazer algumas observações (desprovidas do politicamente correto) com base no texto :

    "Mas a revista do "Aranha 2099" foi um sucesso comercial no Brasil quando lançada pela Abril"

    Isso só demonstra que a humanidade gosta mesmo é de lixo !
    Os brasileiros então são os campeões mundias na apreciação de toda espécie de porcariadas - o quesito "música" é, de longe, o maior exemplo.

    "Hulk 2099" (com um visual monstruoso e bestial, foi criado por Gerard Jones: Atualmente preso por pedofilia)"

    Pelos frutos, conhecereis a árvore !

    "Destino 2099" (o vilão principal da linha, que chegou a se tornar presidente dos EUA e logo deposto com um golpe de estado por um falso "Cap. América 2099", que sofreria a vingança de "Destino" em seguida, junto com os demais conspiradores)!"

    Ou seja, super-heróis e super-vilões (ou seja, seres com super-poderes) envolvidos em reles picuinhas, ao invés de estarem tratando de coisas mais de acordo com a natureza das suas conformações !

    "E por FIM... Chegamos no encadernado: "2099 - ALFA" (já nas bancas)"
    "Esta edição trás, também: O "4F", o "Justiceiro", e (PASMEM) o "CONAN" em suas versões 2099, rs."

    Daquilo que a Marvel traz, nada mais tem a capacidade de causar pasmo em ninguém...

    Portanto, do acima referenciado (e ilustrado pelas capas - um show de horrores à parte) não é difícil perceber que a Marvel - assim como Hollywood - se tornou uma fábrica que produz apenas "lixo de luxo" para pessoas bitoladas.
    Ahhhh ! E a DC também não fica de fora nem por um segundo !

    Acontece que a sorte dessas indústrias esta calcada no fato de que os consumidores de seus produtos - como via de regra do que se verifica na sociedade em geral - são incapazes de evoluir. Pelo contrário, qualquer "evolução" observada é inversamente proporcional ao avanço tecnológico.
    Um paradoxo que jamais poderia ser tratado por qualquer roteirista da "Casa das Idéias", posto ser algo que estaria muito além da capacidade cognitiva desses "seres".

    Felizmente, nem tudo está perdido no país (pelo menos no cenário editorial) : O Pipoca e Nanquim anunciou o lançamento da saga "Satsuma Gishiden, de Hiroshi Hirata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o que é lixo pra alguns pode ser tesouro para outros.
      Na época que a editora Abril lançou a linha 2099 tive contato apenas com o número 1 do título Homem-Aranha 2099 e o Especial Justiceiro 2099. Este último gostei bastante na época. Os demais não li e não posso opinar sobre a qualidade.
      Tem coisa
      Precisamos ler por completo uma obra para poder opinar com base. Por exemplo, li o primeiro volume de Imortal Hulk e não gostei. Passei adiante. Depois de tanto ouvir o pessoal elogiar resolvi dar mais uma chance e li os 4 volumes. Também não gostei. Mas dessa vez tive uma base mais sólida para avaliar. Cada um tem um gosto e provavelmente há HQs preferidas suas ou minhas que outros consideram lixo.

      Excluir
    2. Sim, prezado, concordo plenamente com a sua opinião !
      Alertei logo de início que o meu comentário seria desprovido do politicamente correto - e, de certa forma, esperei a compreensão do dono do blog para esta possibilidade. Quis apenas expressar a minha opinião sobre a tendência que o mercado editorial tomou de uns tempos para cá - em muito devido a coisas como "Os Novos 52" e esse "Universo 2099. Felizmente, essa tendência mercadológica acabou tendo um contraponto de equilíbrio através de muitas outras publicações de teor bem mais elaborado, bem mais "sofisticado" (TEX Gold, Coleção Carl Barks, Coleção Gotfredson, Príncipe Valente, etc).

      Certamente, para muitos apreciadores de HQs, uma obra como aquela por mim mencionada, a Satsuma Gishiden, do mestre Hiroshi Hirata, não passará de puro lixo. Muitos também sequer aprovarão a própria editora que está lançando aquela obra.
      Portanto, tratam-se de gostos pessoais. E gostos pessoais não se discute, embora possam ser questionáveis por critérios extremamente óbvios e fundamentados !

      Excluir
    3. Falando em Hiroshi Hirata...li "O preço da desonra" e achei mediano. Também já passei adiante. A arte inicial achei ruim, comecou a me agradar do meio para o final.

      Excluir
    4. "Falando em Hiroshi Hirata...li "O preço da desonra" e achei mediano."

      Pois é isso mesmo. Cada um com a sua impressão a respeito de cada trabalho. Também achei a arte do Hirata fraca naquela obra. Entretanto, eu mantive o meu exemplar.
      Mas, insisto em que essa subjetividade às vezes esbarra em limites, o que torna muita coisa passível de ser questionada. E a própria subjetividade é posta sob julgamento.
      E só pra concluir a minha impressão sobre a matéria, pra não deixar a coisa sem um referencial concreto de análise : atualmente, pegam-se personagens já consagrados (Homem-Aranha, Justiceiro, Conan, por exemplo), e que se tornaram consagrados exatamente pelo que uma vez eles já foram ou já representaram, e então eles são inseridos nos contextos mais estranhos, nos quais esses personagens acabam ficando totalmente descaracterizados e ridículos.
      E querem que passemos a acreditar que eles continuam sendo OS MESMOS personagens, apenas porque mantêm algo da aparência e os nomes !
      Não dá !!!

      Pra mim, os personagens Marvel/DC já estão mortos, acabados, faz tempo. Sua era terminou, sendo que agora só existem em toda sua glória nos clássicos do passado. Não há mais como dar continuidade àquelas tramas originais que fizeram-lhes a grandiosidade. Essa é uma realidade que as editoras ignoram, e, pra continuarem vendendo seus produtos, simplesmente surgem com apelações do tipo "Novos 52" e "Universo 2099". Tudo besteirol caça-níqueis que só servem pra deslumbrar as gerações movidas a X-bacon e a Playstation, que nunca tiveram uma sólida formação de base no que concerne a cada personagem consagrado - e à evolução natural deles até o ponto em que nada mais se poderia realizar sem descaracterizá-los, posto que as suas histórias atingiram o ponto de saturação inevitável. Tivessem essas gerações Netfilx uma tal formação, veriam logo a farsa disso tudo e não se deixariam engambelar.
      No caso do Aranha, por exemplo, a Coleção Definitiva que a Panini vem lançando resgata os primórdios do personagem e revela a essência do que ele foi, mostrando exatamente o que ele é ! Mas aquilo que o personagem Homem-Aranha é faz parte agora de uma época que já passou. Foi-se, juntamente com os seus antigos roteiristas e desenhistas.

      Exemplo : Conan 2099 ? Ele vai fazer o quê em 2099 ??? Ser um executivo de uma fábrica de dispositivos para implantes quânticos ? Pra isso que ele foi criado ? Portano,só é Conan no nome !
      Recentemente, decretaram que o Lanterna-Verde era gay !

      Isso tudo é uma completa e vergonhosa fraude !
      Não respeitam sequer os autores e criadores dos personagens. A ordem é lucrar em cima dos trouxas que aceitam essas adulterações.

      Obrigado !

      Excluir
    5. Epâ, essa menção a X-Bacon pode levar a guerra mortal!
      P.S: Não provei um!

      Excluir
    6. Hahaha !

      Neste processo da tentativa de ressucitação dos mortos, descaracterizar personagens dos quadrinhos pra ver se ainda rendem alguma coisa se chama agora de "reformulação".
      E falando em guerra, só falta fazerem uma reformulação do "A Arte da Guerra", de Sun-tzu. O famoso estrategista então diria :

      "Se teu adversário é daqueles que come pipoca de microondas, vai malhar de máscara na academia, posta selfie dos gominhos na barriga e nunca, nunca sequer ouviu falar no Sargento Tainha, a tua vitória simplesmente é algo inevitável !"

      Excluir
    7. "Isso só demonstra que a humanidade gosta mesmo é de lixo !"


      E aí... blz?

      Isso demonstra TBM q vc não lembra direito (ou esqueceu) como era o mercado da época... Digo, o Universo 2099 é TRASH sim (nisso eu concordo), mas tava no mesmo nível das demais publicações Marvel noventistas (tirando a fase final da linha 2099, q realmente era RUIM demais, até pros fãs mais ardorosos dessa série). Inclusive, o "Aranha 2099" era bem MELHOR do q aquilo q vinha sendo feito na linha tradicional, com CLONES e variantes de Venom e Carnificina!

      "Ou seja, super-heróis e super-vilões (ou seja, seres com super-poderes) envolvidos em reles picuinhas"

      Nesse ponto, o Universo 2099 até q foi bem realista... no sentido de mostrar q super-seres TBM (mto provavelmente) lutariam pelo PODER se fosse na vida real. E q melhor demonstração de PODER do q governar os EUA? Aliás, o Destino futurista conseguiu uma façanha q o do presente não conseguiu!

      "Daquilo que a Marvel traz, nada mais tem a capacidade de causar pasmo em ninguém..."

      Verdade... Até comentei mais acima: q o "Conan 2099" não é mais chocante ou bizarro do q ver o Conan nos Vingadores ou nos puteiros aqui de Porto Alegre, rs (como chegou a acontecer numa HQ recente)!

      Abs!

      Excluir
    8. "Alertei logo de início que o meu comentário seria desprovido do politicamente correto - e, de certa forma, esperei a compreensão do dono do blog para esta possibilidade."


      Sim... Tranquilo em relação à isso, eu mesmo chamo e considero "LIXO" mta coisa (gibis, editoras, filmes, séries de TV, músicas, e até outros blogs e canais de youtube, rs)!

      Mas é aquela coisa... o q eu considero "LIXO" é "LUXO" pra mtas pessoas (e vice-versa). Por exemplo, sou a única pessoa q eu conheço q gostou dos 3 filmes da "Centopéia Humana", rs!

      Abs!

      Excluir
    9. "Exemplo : Conan 2099 ? Ele vai fazer o quê em 2099 ??? Ser um executivo de uma fábrica de dispositivos para implantes quânticos ? Pra isso que ele foi criado ? Portano,só é Conan no nome !"


      Já q vc pediu... Olha o "Conan" no ESPAÇO SIDERAL então, hahaha:

      https://static3.cbrimages.com/wordpress/wp-content/uploads/2019/12/Conan-the-Barbarian-in-space.jpg?q=50&fit=crop&w=740&h=370

      Abs!

      Excluir
    10. "Epâ, essa menção a X-Bacon pode levar a guerra mortal!
      P.S: Não provei um!"


      Capaz, Kromak... Nunca experimentaste um "X-Bacon"?

      É o meu favorito (acompanhado de cerveja ou coca-cola), mas o bom é com esses pedaços já cortados em cubos e bem-passados:

      https://scontent.fymy1-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/s720x720/95644725_2327783134188223_2313288425215623168_o.jpg?_nc_cat=111&_nc_sid=110474&_nc_ohc=yFkKQpwbNgkAX9QW86v&_nc_ht=scontent.fymy1-2.fna&_nc_tp=7&oh=873be3163a38ba59441ea86a555174e2&oe=5F66B269

      Abs!

      Excluir
    11. "E falando em guerra, só falta fazerem uma reformulação do "A Arte da Guerra", de Sun-tzu. O famoso estrategista então diria"

      Opa:

      https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/S/cmx-images-prod/Item/179811/DIG050464_2._SX1600_QL80_TTD_.jpg

      Excluir
    12. "Por exemplo, sou a única pessoa q eu conheço q gostou dos 3 filmes da "Centopéia Humana", rs!"

      😮😮

      Excluir
    13. Não comparando a centopeia humana mas te convido a assistir 2 slashers bem trash que legendei (você acha elas no legendas . tv). Doom Asylum e Killer Workout (Aerobicode). Ruins de doer mas pra quem gosta de se divertir com o gênero trash...

      Excluir
    14. Opa... Valeu pelas dicas, gustavo!

      Sou adepto e fã do estilo TRASH... desde os bons tempos dos filmes da Band (na sessão: "Cine Trash"). Pena q hj em dia o gênero tá meio largado diante de produções mais "bonitinhas", rs!

      Abs!

      Excluir
  9. Aqui o Homem Aranha 2099 teve direito a uma edição especial de origem em do nr 10 importado do Brasil.e um numero 11 só com o Homem Aranha.X.Men 2099 foi igual,tirando o Justiceiro 2099 especial que nunca foi editado aqui pela Abril Local.
    Os meus favoritos eram o Aranha,Destino "herói" do Francis Moore,e X.men li e reli esses formatinhos.
    Quanto a nova fase duvido que chegue aqui a Panini Espanha nem deve souber disso e se souber ignora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Optimus... blz?

      Nos EUA, os principais títulos da linha 2099 (Aranha, X-Men, Justiceiro, Destino, e Ravege) tiveram cerca de 35 a 40 e poucas edições cada. Por isso duraram pouco no Brasil e em outros países.

      Fiquei curioso agora pra ver como eram as capas e mixes dessas revistas aí onde vc mora... Tem algum site aí pra me indicar q tenha feito matérias a respeito?

      Abs!

      Excluir
  10. Caro Leo
    Certas fases ou historias deveriam ficar intactas sem invenções ou talvez pequenas revisoes ou preenchimento de lacunas de certos personagens. É caso do Universo 2099 poderia a Marvel reviver repuplicaçoes de vez enquanto. Pior são caça niguel que acaba estragado o passado gloriosa das historias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Celso... blz?

      Concordo contigo... Eu preferia mil vezes a republicação do material original de 2099, do q essas novas histórias já descaracterizadas (até pq, o ano de 2099 acabou com um cataclismo no final da fase clássica e fica estranho revisitarem o mesmo ano agora)!

      Tudo bem q trata-se de um REMAKE (será? não fica bem claro isso)... Mas eu preferia mesmo uma coleção estilo "Era do Apocalipse" com um mix de HQs de 2099 espalhadas em umas 8 edições encadernadas!

      Abs!

      Excluir
  11. Opa, beleza? Lembro muito bem do lançamento do universo 2099, e achava legal, divertida, tudo o que as hqs atuais não são, salvo algumas exceções, poderiam republicar esta pérola. Essa matéria me lembrou do Novo Universo Marvel, Justice, Força Psi, etc; que também não durou muito tempo mas pelo menos pra mim era legal, gostaria de sugerir uma matéria sobre o Novo Universo, não tem muita coisa sobre ele, e muita gente nunca ouviu falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Eu tbm me lembro qdo a Abril estreou a linha 2099... Me chamou atenção aquelas capas metalizadas bonitas (a do aranha em vermelho e a dos XM em azul). Bacana tbm era o preço baratinho das 2 revistas (q de início tinham apenas 50 pág cada e depois de um tempo passaram pra 84 pág)!

      Te agradeço pela dica tbm e já anotei a sua sugestão de uma matéria sobre o "Novo Universo"... Eu gostava mto do "Estigma" do BYRNE (q saía em "SAM"). Uma pena q dificilmente republiquem esse material tbm (eu compraria certo se encadernassem tudo isso)!

      Abs!

      Excluir
  12. O Homem aranha 11 aqui foi 1 segundo 1 não ficou claro no post anterior,depois do 1 com a origem.ambas ediçao de coleccionador para a Abril/cj também li importada antes de sair aqui o X.men 2099 24 e 25 e one X-men 2099 Oásis nunca publicado aqui.

    https://iwt.sfo2.cdn.digitaloceanspaces.com/cbr-covers/c03dada7934786d94b4c77a67108b3b8_l.jpg x men oasis

    O Aranha 2099 também voltou a aparecer na fase Superior do Homem-Arana e X-men 2099 em X-Men Gold Panini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Valeu mesmo pela correção!

      Esse "X-Men Oasis" eu não tenho certeza se saiu aqui no Brasil... A Abril chegou a publicar um "XM 2099 Especial" (de 1995) no mix do nº 19 da revista mensal (a capa q usei nesta postagem), mas não sei dizer se seria o mesmo "Oasis" q saiu nos EUA!

      Abs!

      Excluir
  13. blz leo?

    no começo também gostava bastante do universo 2099 mas.......... acho que depois ficou mais do mesmo, pare de comprar um ano antes da abril cancelar as edições (arana na 30 e x-men na 20).
    quem estiver interesse vendo todas edições (estão em bom estado).

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      Houve uma queda brusca de qualidade mesmo da 2º metade em diante da linha 2099... Eu só não larguei as revistas na época, pq eu era bem "vermezinho", hehe: e como os gibis eram baratinhos, consegui manter de boas até o fim!

      Pergunta... por qto vc venderia cada edição? eu já tenho tudo, mas um amigo meu se interessou lendo esta matéria e pediu pra perguntar (sem compromisso)!

      Abs!

      Excluir
  14. Meus personagens favoritos do universo 2099 era o Dr. Destino e o Motoqueiro Fantasma 2099. Eu curtia muito, nessa época, os desenhos de Chris Bachalo e Kyle Hotz. Quase comprei essa edição Alfa, mas depois que vi algumas imagens gringas da revista, cancelei a compra na pré-venda e deixei o saudosismo de lado. Melhor seria se lançassem as antigas em formato decente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Zarko... blz?

      Eu já faria um TOP 3 com esses 2 q vc citou e mais o "Justiceiro" (eram os meus 3 favoritos tbm, rs)... O Aranha e o Hulk viriam em 4º e 5º (se fosse um TOP 5)!

      E tbm gosto desses 2 artistas q vc falou... Aliás, o Hotz tá no ESPECIAL do "Carnificina" do Warren Ellis (q a panini lançou no mês retrasado)!

      Abs!

      Excluir
  15. E aí, Fabiano... blz?

    Pois não perca mais tempo, amigo: Leia logo esse encadernado e faça uma postagem sobre as suas primeiras impressões a respeito... Acho q vc vai curtir esse material, pois são HQs mais "descompromissadas" e divertidas. Permita-se essa viagem até 2099, rs!

    E concordo contigo... A Marvel/DC entraram numas de fazer com q tudo tenha q virar uma mega-saga. Perderam a mão de como contar boas histórias em apenas 20 pág!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Como fã do universo 2099 acabei comprando os dois volumes. Eu curti em parte, mas senti um desprezo pelo espírito das séries originais, seilá. Conan 2099 uma tentativa de substituir o Ravage? Um quarteto completamente sem graça e descartável. O ponto alto pros fã saudosistas como eu são os personagens clássicos mas também deixaram de fora X-Men 2099. Acho que é justamente o estilo "exagerado", "datado" que está fazendo falta hoje em dia, onde o mercado dos quadrinhos passou a ser patrulhado também pelo politicamente correto ou se sentindo na obrigação de ser educativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc...

      Comprei as 2 edições de "2099", mas só li a 1º por enquanto... Tive a mesma sensação: Há uma tentativa de se homenagear a série clássica, MAS não é uma tentativa tão bem sucedida. Ela tem uma pegada TRASH (isso se manteve, pois a original tbm era meio TRASH mesmo pros padrões anos 90), mas parece q faltou aquele clima mais descontraído e descompromissado q tinha!

      Não me arrependi da compra, pois eu adorava o universo 2099 e foi bom retornar à esse ANO de qq forma... MAS fica aquela impressão de q tudo poderia ter sido BEM melhor se feito por pessoas mais competentes (artistas e roteiristas)!

      Pra ler, dar umas risadas com as tosqueiras, passar raiva com a execução do projeto, e jogar os gibis num canto depois, rs...

      Abs!

      Excluir
  17. Cara... o Motoqueiro Fantasma 2099, com aquele clima estradeiro pós apocalíptico cyberpunk misturado com a arte SENSACIONAL (na época) do Chris Bachallo e posteriormente do Kyle Hotz (mantendo o alto nível da arte) e o Dr. Destino 2099 foram, de longe, as melhores coisas publicaras no universo Marvel 2099. Muito bem escritos e desenvolvidos, com tramas e personagens excelentes. Homem-Aranha 2099 e os X-Men 2099 (pelo menos até por volta da edição número 30) também eram muito bons. Hulk 2099 só valeu pelos desenhos do Joe Bennet e Justiceiro 2099 era diversão non sense pura (com os excelentes desenhos do Simon Colleby). Engraçado perceber o quanto foram escalados artistas de talento e hoje renomados pra assumir alguns títulos 2099. Sinto muitas saudades desse universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Verdade... Eu tbm sinto mta saudade desse material clássico de "2099": Era mto bom de acompanhar pq TODO o universo tava condensado em apenas 2 revistas mensais: "Aranha" e "X-Men" 2099 (e eventualmente algum espacial q nem o "Justiceiro" teve num almanaque da Abril)!

      Bons tempos mesmo... os artistas eram bons e a Marvel tava cheia de ideias fervilhando pra essa linha!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...