01/09/2020

A "Espada Selvagem de Conan" (Série Atual): Último Número...

E chega ao FIM mais uma encarnação da "Espada Selvagem" no Brasil... Depois de um FIM melancólico pela Editora Abril (após 205 edições), a Mythos ocupou a vaga deixada com uma revista nos mesmos moldes (magazine P&B), mas não mantinha mais o mesmo nome (a da Mythos era apenas: "Conan - O Bárbaro")!

O tempo passou... A Panini assumiu as rédeas e lançou uma NOVA "Espada Selvagem", só que agora em formato americano e EM CORES (bem fininha também, com apenas 50 pág). Só que nos EUA a nova série teve apenas 12 edições (e 7 no Brasil, porque aqui a revista passou a publicar 2 histórias a ´partir do nº 2) e foi CANCELADA. Reveja aqui algumas CAPAS variantes dessa série e algumas curiosidades!

Confira abaixo:

A "Espada Selvagem de Conan" foi a 2º revista do bárbaro (a 1º continua na ativa: "Conan" em formato americano e em cores) lançada logo que a Marvel recuperou os direitos de publicação (antes com a Dark Horse)... Mas a nova série da "Espada" durou apenas 12 edições nos EUA, deixando a Panini sem muita opção aqui a não ser cancelar a revista no nº 7 (capa que abre esta postagem e que já se encontra em bancas e lojas). Não sei o motivo do cancelamento, talvez ela já estivesse desde o início programada pra ter apenas 12 edições mesmo, ou talvez a Marvel tenha mudado seus planos mercadológicos pra série (sei lá). Seja como for, essas 12 edições renderam várias capas variantes/alternativas, entre as quais, selecionei minhas favoritas nesta postagem:

Temos acima, imagens que captam perfeitamente o clima de aventura ao estilo "Espada e Bruxaria" das edições CLÁSSICAS, que vale lembrar: Estão sendo publicadas na mega-coleção de capa-dura da "Espada Selvagem" (aí sim, com material anos 70 a 90 em formato magazine P&B), que chegou ao Vol. 20 e terá 75 ao todo! Mas voltando à revista MODERNA, começamos com uma bela composição de Alex Ross (com capas da "Savage Sword" ao fundo). Em seguida, uma sensacional imagem em P&B que é a capa do TP americano (bacana o jogo de luz e sombra). O nº 5 americano (Koga Thun) é mais uma do Ross ao estilo PULP. Logo, uma capa variante do nº 1, assinada por Kevin Eastman e uma bizarra (pra dizer o mínimo) arte de George Pérez (também pro nº 1) com um Conan todo desproporcional (parece um anão Picto, rs)!

Ainda entre as capas variantes do nº 1... Uma arte ANIMAL de Rahzzah, com uma visão em 1º pessoa de uma vítima do bárbaro prestes a ser atravessada pela lâmina fatal, kkk (imagem fodástica mesmo). O nº 6 traz uma capa de David Finch (Novos Vingadores), com o Conan numa arena de gladiadores. O nº 7 ficou bem sugestivo também, com o Cimério envolto por uma bela mulher, moedas de ouro, bebida, e um corpo ensanguentado sobre a mesa. Por FIM (imagem abaixo), o ÚLTIMO número da revista traz 2 histórias: Uma NOVA (com uma criança demoníaca sendo resgatada) e a republicação EM CORES da "Maldição do Morto-Vivo" - A 1º aventura do bárbaro publicada em "Savage Sword" nº 1 de 1974, por ninguém menos que Roy Thomas & John Buscema (essa HQ é repetéco pra quem tem o Vol. 2 da "Espada" capa-dura da Panini - só que aqui a história foi recolorizada):

Até+

PS: Fiquem ligados no "SUBMUNDO", que esta semana pretendo postar 3 matérias (1 por dia - se o tempo me permitir). A próxima será sobre o "Universo 2099" e a 3º é uma homenagem ao "Pantera Negra" (que perdeu seu ator principal). Participem das 3 postagens, se o formato der certo, será adotado mais vezes por aqui. Até+   

36 comentários:

  1. Olá, Leo!
    Não me despertou o interesse essas "reencarnações" de revistas do Conan. Apesar de não ter lido toda fase clássica, fiquei com a impressão de que o que vale a pane está no material antigo. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Eu tbm não tive interesse nessas fases modernas do Conan (nem mesmo na Dark Horse, q no fim das contas acabou sendo melhor do q a reencarnação da Marvel)!

      O FILÉ mesmo é a "ESC" P&B q tá saindo em capa-dura... e ainda assim, vale até o Vol. 20, depois começa uma queda vertiginosa de qualiade. Em 2º lugar vem a fase clássica do "Bárbaro" (de Barry Smith até "A Rainha da Costa Negra"). E em 3º eu colocaria as graphic novels e especiais dos anos 80 (e q espero um dia serem republicadas)!

      Abs!

      Excluir
  2. E aí, Leo, beleza?

    Comprei a edição 6 brasileira justamente pelos autores Roy Thomas e Alan Davis que fizeram uma saga em 2 partes.
    Não me interesso normalmente pelo Conan, mas às vezes é bom ver o quanto os veteranos ainda podem contribuir com esse mercado tão cambaleante.

    Lá fora de Conan novo, só há uma mini do Conan caçando a Coroa da Serpente junto ao Mefisto, a Vingadores Selvagens (com Conan ao lado de Dr. Estranho, Elektra, Venom, Hellstorm e vários heróis) e a série mensal do Conan está voltando, baseada na Ciméria mesmo com arte do gaúcho Rogê Antônio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      No fim das contas, acabei não pegando nenhuma dessas edições da "ESC" moderna... li apenas algumas em scans (mas não cheguei nessa do Thomas/Davis q vc falou)!

      Entre os novos materiais... Faltou vc citar o "Conan 2099", rs. Ok, sei q foi apenas um especial, mas não duvido q façam outro nessa tentativa de reviverem a linha 2099 (q aliás, será o tema da próxima postagem aqui)!

      Abs!

      Excluir
  3. Não sei, mas tenho a sensação que o melhor de Conan continua sendo as HQ clássicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo... blz?

      Não é só impressão sua... Realmente, os clássicos são imbatíveis até hj, por 2 motivos basicamente: Boa parte do material era adaptado de contos originais do Howard (criador de Conan) e outros autores q o sucederam nos anos 30/40 transpostos pras HQs pelo Roy Thomas. E a arte magistral do Buscema, é claro (sem igual nos dias de hj)!

      Abs!

      Excluir
    2. O Roy Thomas conhecia os escritos do Howard e teve paixão no trabalho que fez. Isto unido a um time de desenhistas feras deu naquele trabalho magnifico. Penso que muitos roteiristas posteriores nem conheciam bem o trabalho do Howard.

      Excluir
    3. Verdade, Henrique...

      O Roy Thomas fazia direitinho o dever de casa e pesquisava a fundo o material com o qual trabalhava. Pra escrever o "Conan", ele se tornou um MESTRE no assunto e, se bobear, devia saber até de cor o texto do Howard, hehe!

      Abs!

      Excluir
    4. mesmo assim o conan dos quadrinhos me parece romantizado diante da criação original, que era um mercenário- ladrão- assassino estuprador .
      Roy Thomas não tinha como ser fiel ao texto original

      Excluir
  4. Olá, Leo.
    Apesar de achar essas revistas atuais do Conan bem medianas, ainda assim, são as únicas revistas da Marvel que consigo encarar hoje em dia. A Marvel e DC há muito tempo não tem feito quadrinhos que me interesse e por isso fico só com os clássicos deles e presto mais atenção ao que tem de novo em outras editoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Zarko... blz?

      Concordo com vc... e falo a mesma coisa: Foco nas HQs clássicas (minha prioridade absoluta) e sigo bastante seletivo pra materiais modernos. De coisa boa ATUAL q eu acompanho, posso citar:

      -The Boys
      -Imortal Hulk
      -Fantasma
      -Tex
      -Walking Dead
      -Crossed
      -Deadpool (Nova Marvel)
      -e toda a linha Valiant

      Abs!

      Excluir
  5. conan é selvagem demais pro tempo atual
    prefiro os scans da serie classica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diriam os lacradores vinagristas de hj: Conan é "tóxico" demais, rs...

      Abs!

      Excluir
  6. E aí, Léo, tudo bem?

    Vou te dizer que estou colecionando essa nova fase de ESC e também a CONAN. Mas esse cancelamento foi um banho de água fria, literalmente.

    Torço para que um dia a ESC resurja em toda a sua glória.
    Ou seja, formato magazine, P&B e com roteiristas e artistas os melhores possíveis. Um revival de outros tempos. Será que é sonhar alto demais?

    Qual será o próximo da Marvel em relação ao Conan em quadrinhos?

    Acho que o início da fase Dark Horse com o cimério foi mais intenso e contagiante. A Marvel está muito morna.

    Resta esperar para ver o que vai acontecer.

    Por enquanto é isso. Até a próxima,

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual será o próximo passo...

      Excluir
    2. E aí, Michel... blz?

      Olha, eu acho q não é sonhar tão alto não... Quer dizer, ao menos com relação à uma NOVA "ESC" com proposta mais próxima à versão original. Digo, o P&B poderia ser um problema, já q as editoras tem certas ressalvas à falta de cores nos gibis modernos. Porém, já tivemos graphic novels fascinantes do Conan, em formato magazine e em CORES: mas mantendo um padrão alto de artistas E roteiristas!

      Assim, acredito q a Marvel não vá deixar de investir no "Conan"... Até pq, até onde sei o personagem voltou a fazer sucesso comercial, mesmo entre as fases clássicas e atuais. Digo isso, pq o próximo passo, creio eu (palpite) seja relançar a "ESC" futuramente com nova roupagem e numeração (se bobear, fazem reboot da revista do "Bárbaro" tbm - a Marvel tá toda hora reiniciando revistas mesmo)!

      De imediato, contudo... Teremos um "Conan 2099" na próxima postagem aqui do blog, hehe!

      Abs!

      Excluir
  7. Caro Leo
    Tudo bem? Pois sou veterano, mas tinha assinatura da mensal do Conan, segundo o serviço de assinatura da Panini, o quw parece nao sabe como a revista do Conan barbaro com historias novas esta suspensa até o ano que vem, o que parece vai retornar em encadernados. Sinceramente, estas historias nao sao grande coisa mesmo. Deveriam lançar os encadernados da fase classica no formato Coleção Histórica Marvel, mas olho grande da Panini arregalou mais ainda. Infelizmente.
    Um abraço
    Celso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Celso... blz?

      Concordo contigo, amigo... E tbm sou da turma q preferia q a fase clássica do "Bárbaro" tivesse saído em formato econômico (edições com até 200 pág, capa-cartão, papel off-set, custando 30 pila no máximo) ao invés de um mega-TIJOLO de 200 contos!

      Mas, como eu falei naquela postagem do "Riquinho"... A Panini mirou apenas no público-alvo classe "A": aquele q vai pagar os 250 contos sem reclamar e q representa uns 5% do público total. Os outros 95% não interessam pra panini: Ela optou pela tiragem reduzida e foco num único perfil de consumidor!

      Pro leitor médio é ruim... já pra empresa, o lucro será mais rápido e com menos risco (imagino q em tempos de pandemia a panini tenha preferido evitar riscos de mercado)!

      Abs!

      Excluir
  8. Leo , blz.
    Vc leu , recomenda?
    Não vi nada nessa nova empreitada na Marvel mas estou acompanhando a conan o bárbaro (os 4 Mythos e continuando com panini espero rs)e também com ESC clássica(os quatro numeros iniciais são da salvat e no aguardo da 21 e 22 q já comprei no site da panini).
    Sinceramente tanto a questão financeira quanto o espaço me afastam dessas publicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Júlio... blz?

      Sim, eu li os scans das primeiras 6 edições dessa "ESC" nova... Mas do q eu li: NÃO recomendo!

      Motivo: Achei as histórias apenas medianas (mais do mesmo pra quem já conhece o personagem de longa data) e com desenhos mtas vezes medíocres. Logo de cara, já temos uma rateada do Ron Garney, q desenhou uma ARMA DE FOGO em plena Era Hiboriana (broxante isso - fala mto sério):

      https://pbs.twimg.com/media/EGUuMHoXUAAlmTQ.jpg:large

      Abs!

      Excluir
  9. Oi Leo!

    Eu comprei a primeira edição desta nova ESC, e achei péssima, a outra revista conan-O Bárbaro é bem melhor, mas sei que com o passar do tempo as histórias foram decaindo de nível!

    Não tem como voltar atrás, a época de ouro do personagem já passou, e ainda bem que estamos podendo revivê-la com o Omnibus que está prestes a sair, a coleção quinzenal da Panini!

    Fora, isso tem as edições antigas da Mythos, que são boas, apesar de inferiores à fase antiga da Marvel, e as publicações da Glénat, que são muito boas, mas chegam por aqui à conta gotas!

    O Conan não serve para essa nova Marvel, não é personagem para essa empresa atual, politicamente correta! Não temos bons escritores para rivalizar com Roy Thomas, estamos bem longe disso!

    O Conan virou o brinquedinho novo da editora, que prefere jogar ele no presente, ou no futuro (2099) para o personagem ter mais respaldo, do que trabalhar de forma decente na Era Hiboriana!

    Vi uma critica sobre uma das edições da revista Conan-o Bárbaro, em que o Conan já rei, resolve colocar uma máscara e virar uma espécie justiceiro noturno para combater o tédio e espreitar seus reino e súditos nas sombras! Sinceramente...

    Espero que depois dos omnibus, e o final da coleção da ESC, a Panini traga Conan-O Rei, para fechar com chave de ouro a fase clássica dele, que é o que importa!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Eu nem cheguei a comprar estas novas encarnações do "Conan" pela Marvel... li apenas o começo das 2 revistas novas em scans e tbm não me agradaram a ponto de comprá-las (só curti as CAPAS mesmo - principalmente as q postei aqui, rs!

      Tbm acho q o AUGE do bárbaro já passou... Aquela FEBRE q veio junto com o 1º FILME do Schwarza e q alavancou o sucesso dos GIBIS tbm (q já existiam há 1 década antes do filme de 1982). Assim, as MELHORES fases do "Conan" são as q veremos no OMNIBUS e q estamos vendo na coleção capa-dura da "ESC" clássica. Nessas 2 séries clássicas temos as ADAPTAÇÕES da obra de Robert Howard (incontestavelmente o q há de melhor com o "Conan" em todos os tempos): Eu terminei de ler recentemente os LIVROS q saíram pela P&N e puta merda: q histórias fodásticas, meu. O Howard era um baita escritor de fantasia e aventura (botava no chinelo seus contemporâneos)!

      Os artistas da época (anos 70 e 80) tbm ajudavam a manter em nível altíssimo a qualidade das HQs: Barry Smith, John Buscema, Ernie Chan, Gil Kane... simplesmente: IMBATÍVEIS!

      Concordo plenamente contigo tbm sobre o "Conan" estar DESLOCADO na Marvel atual: A editora não tem mais capacidade de publicar gibis pro leitor RAÍZ... Virou foi um POÇO de lacrações, militantes feminazis, justiceiros sociais, chupadores de piróca em geral (q consideram o "Conan" um personagem TÓXICO - entre outras expressões "SOJADAS" de uma geração cada vez mais bosta e lamurienta - "palavras machucam", é o q dizem: PQP). O "Conan" não combina mais com essa bunda-molice q a Marvel se tornou. Vai ser preciso desinfetar o ambiente e tirar todos esses arrombados de cena (executivos e editores nutella) pra Marvel voltar a ser o q era (ou ao menos "TENTAR" ser o q era - o q já será uma tarefa ingrata sem os grandes mestres da narrativa de outros tempos)!

      É bem o q vc falou tbm... A falta de criatividade e talento dos roteiristas de hj se limita apenas à jogar o "Conan" em 2099, no espaço sideral, e na equipe dos "vingadores". Imagina se esses merdas q nunca leram um LIVRO na vida teriam capacidade de escrever uma história no mesmo nível ou próximo de um Roy Thomas (nem vou fazer a covardia de comparar com o Howard então)!

      Enfim... Tbm espero q as republicações de clássicos contemplem o "Conan REI" e antes disso as graphic novels, hehe!

      Abs!

      Excluir
  10. Infelizmente é um caminho sem volta - como já foi dito por aqui: ainda bem que temos a republicação de material clássico para ler e reler durante anos. Valente, Conan, as CHM, os clássicos da Salvat Capa Preta, Fantasma, Tex e por aí vai. Ultimamente tenho me planejado para pegar os Omnibus do Byrne. Mesmo com o dólar alto dá para fazer uns parcelamentos na Amazon que não machucam tanto.
    Léo, pode me dizer se com os Omnibus e a Espada Selvagem (até lá pelo número 20) eu teria boa parte do que o John Buscema fez no Conan? Tenho algumas histórias nas antigas "Conan Saga" que gostaria de guardar nesses formatos da Panini. Muito obrigado. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Pateta... blz?

      De fato, é um caminho sem volta mesmo... Pois se formos analisar bem, até mesmo as HQs clássicas do Conan, as melhores histórias eram as adaptações dos contos originais de Robert Howard e Sprag de Camp. O material produzido pela própria Marvel (sem a influência literária) se perdia em roteiros manjados com o Conan enfrentando o "monstro do mês" (demônio, aranha gigante, criatura das profundezas, etc). Ou seja: não tem mto pra onde seguirem com o personagem nos dias de hj (ainda mais com os roteiristas fraquinhos da atualidade)!

      Sobre a sua dúvida... SIM, o Buscema fez MTA história de conan, e o AUGE dele se concentra mais nos primeiros 20 Vol da "ESC" (embora ele tenha continuado depois em HQs esporádicas e com outros roteiristas fora o Roy Thomas). Já nos OMNIBUS seria preciso uns 4 Vol. mesmo pra cobrir até o final da "Rainha da Costa Negra" (ele continuou depois disso tbm, mas essas q eu te falei seria considerado o AUGE da carreira dele no Conan)!

      Abs!

      Excluir
  11. Conan da Glenat é bem bacana. Li apenas dois volumes pois a coleção em inglês tá meio parada por problemas de direitos. Como não manjo francês acabei parando de acompanhar. Acho que não vai sair tão cedo aqui no Brasil por conta de direitos também. Adoro a fase Marvel clássica e também gosto da Dark Horse. Desta leva nova não li nada, então não posso opinar se cai ou não no meu gosto. Preciso ler os livros do Howard...espero que lancem os contos pulp com outros personagens também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fábio... blz?

      O "Conan da Glenat" eu ainda não li... mas acharia mto interessante se saísse por aqui um dia (uma pena q o lance dos direitos possa realmente ser um fator de impedimento - ou atraso - pra isso). Seja como for, acho q seria um trabalho pra Mythos (e não pra Panini)!

      Qto aos livros do Howard... Comprei os 3 da P&N e recomendo: Mto bom ler os contos originais e ver como a Marvel clássica fez um excelente trabalho de adaptação. Sobre os demais contos do Howard, saíram estes 2 livros há alguns anos atrás:

      https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/71kegt6kxgL.jpg

      https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/7126mcRSfoL.jpg

      O da "Sombra do Abutre" é o livro da "SONJA" (bem diferente da versão Marvel)!

      Abs!

      Excluir
  12. Ahhh!!! Eu queria ver mais do Conan nos puteiros de Porto Alegre. Quem sabe ele não dava uma passadinha aqui em Pelotas para comer uns docinhos da Fenadoce e de quebra, arrebentar a cara de uns traficantes que aterrorizam a Princesa do Sul. Sacou? Princesa. Tem tudo a ver com nosso bárbaro favorito. Ah os bons tempos do Roy Thomas, que saudade!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, marco antonio... blz?

      Hahahaha, bizarro mesmo ver o CONAN frequentando as mesmas bocadas q eu frequentava qdo era solteiro, kkk. Cara, nunca q eu ia imaginar q veria isso num GIBI um dia, rs!

      E do Roy Thomas vamos poder matar a saudade com o TIJOLÃO do Conan q tá vindo aí em seguida, hehe...

      Abs!

      Excluir
  13. Fala Leo!! Edição de espada selvagem com Roy Thomas na salvat é até o vol 20? Não sei se pego Conan o bárbaro da Marvel, além de estar caro, é colorida e com histórias menos violentas pelo que ouvi falar!!! Fase Nova não pego e nem me interessa e ainda me vem com Conan + vingadores, putz!! Pra quem gosta, divirta-se, abç Vinícius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Vinícius... blz?

      O Roy Thomas continuou além do Vol. 20, mas SEM o Buscema... Eu usei como parâmetro o Vol. 20 pra encerrar minha coleção pessoal da "ESC", pois acho q até aqui é onde foi o AUGE da fase clássica (na minha opinião). Mas teve mais Thomas e Buscema a partir daí (só q separados)!

      E sim... O material colorido do "Bárbaro" (q tá saindo em OMNIBUS) é menos violento q o P&B da "ESC" clássica... Ainda é ótimo, mas com certas restrições de violência em comparação com a "ESC", rs!

      Abs!

      Excluir
  14. Bom dia, assim que lançaram essas novas Conan o bárbaro e Espada selvagem, não achei tão ruim, quanto muita gente comenta, claro que não dá pra comparar com as fases clássicas da Marvel, mas é um arroz com feijão que agrada, sem falar que é legal comprar Conan na banca, como eu fazia a mais de vinte anos atrás. O Conan da Dark Horse, eu não gostei tanto, faltava o " espírito Marvel " e ainda acredito que a Marvel vai resgatar esse espírito, desde que não venham com lacração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Sim, Conan ainda é um gibi acima da média se comparado com as outras HQs Marvel em bancas... E é engraçado como na Dark Horse parecia faltar mesmo aquele "algo mais" q eu acho q era a falta do NOME Marvel e de toda a "bagagem HISTÓRICA" q vinha junto. Ok, concordo tbm q a Marvel começou mal, ou ao menos ainda não achou o caminho das pedras com a franquia "Conan"!

      Tomara q achem o rumo um dia... tenho esperança!

      Abs!

      Excluir
  15. Fala Leo, beleza? Cara, como é bom compartilhar nossos gostos com pessoas que falam nossa lingua e possuem o mesmo gosto. Acompanho apenas Conan (meu heroi favorito) o pouco que sai dele, e coisas da Bonelli (zagor e TEx por influencia do meu falecido pai), no mais, nem perco tempo com outras porcarias de heroi mainstream (ah nao ser raras exceções adultas como Preacher, watchmen e monstro do pantano que li algumas coisas casualmente e me surpreendi positivamente), no mais, voltando ao que interessa, ao mais brutal e implacavel heroi, Conan da Ciméria, sem frescuras, sem enrolações e com direito a muito sangue a ser escorrido. Minha historia com o barbaro começou no inicio dos anos 90 ( eu era pirralho, sou de 87, devia ter entre 5 e 6 anos na época) quando eu folheava a espada selvagem de conan da abril, mas eram dos meus irmaos mais velhos que já eram adolescentes na época, em suma, eu ficava fascinado pelas ilustrações ( eu nem lia, tbm nem entendia o que estava rolando, aquelas mulheres maravilhosas e o barbaro "aliviando" com elas hahah), mas o que me chamava a atenção mesmo, era a brutalidade e os monstros e demonios que o barbaro enfrentava no caminho, eu achava animal, eu tinha a impressão que o gibi do Conan era meio que um gibi de horror, pois 70% ou mais das historias tinham essa tematica, e na minha mente de molequinho de 6 anos, eu ficava en transe enquanto ficava vendo as ilustrações uma a uma, para ver o desenrolar, mesmo sem saber da historia. Bom, esse foi meu primeiro contato, conforme os anos passavam, lá no final dos anos 90 por volta dos meus 12-13 anos, comecei a acompanhar de verdade o barbaro, lendo e entendendo, inclusive tinha herdado os gibis dos meus irmãos que ja não se interessavam tanto por gibis, e continuei comprando até 2000-2001 quando a abril matou o Conan aqui. Fiquei bem triste na época, e tentei me contentar com os Tex e Zagor que a Mythos ja vinha publicando desde que assumiu a Bonelli da editora Globo. Por volta de 2003 (se não me engano), a mythos veio com uma grata surpresa Conan o Barbaro, no padrão da antiga ESC, eu pirei e continuei comprando até encerrar essa fase.
    Sobre a coleção da dark horse publicada pela mythos, não sei, não senti impacto de querer comprar, li uns 2 ou 3 numeros e nao dei continuidade, pois meu "padrão" de Conan é do roy thomas e buscema e em preto e branco, então fica até injusto comparar, qualquer coisa será inferior ( ainda mais nesse mundo atual de afrescalhados e de pensamento policamente correto). Mas depois do que li aqui no seu blog, e pelos comentarios do pessoal (sobre a nova coleção da marvel ser fraca ou mediana e da versão da dark horse ser superior), talvez eu retome contato com o Conan da mythos/dark horse (adquirrindo os encadernados, vou pensar), pois já estou comprando a coleção da panini da ESC Coleção de capa dura e pretendo pegar o omnibus também. No mais, sobre o barbaro, ouvi dizer que a netflix fará uma serie com o Conan, mas desde ja fico com um pé atras, a chance de fazerem merda é grande, ainda mais nesse mundo atual, e incluirem varias merdas que nem preciso citar aqui (que são comuns nos dias atuais), então se vai ser boa essa série, só acredito vendo, duvido muito. No mais, Leo, me perdoe pelo texto gigantesco, é que fiquei bem feliz de encontrar irmãos cimérios aqui, que por sinal pensam como eu em varios aspectos. Bom deixa eu ler um Conan aqui ao som de Manowar ou coma trilha sonora do primeiro filme do Conan. hahahahahhaa, forte abraço ( me perdoe por possiveis erros ortograficos e/ou de portugues, texto muito grande e nem revisei...abs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Filipe... blz?

      Verdade... Pra mim, a melhor parte do trabalho q faço aqui no blog é justamente vir aqui pros comentários trocar ideia com a galera sobre os nossos hobbys e gibis favoritos, hehe. Já teve uma fase da minha vida (qdo eu era solteiro) em q eu me reunia num barzinho daqui com alguns amigos q tbm curtiam quadrinhos, e entre uma cerveja e outra a gente ria e se divertia nos altos papos q se estendiam por horas. Hj em dia não tenho mais isso na vida pessoal (o casamento não me permite, rs) mas o blog compensa e traduz pro virtual a mesma sensação de se estar numa mesa de butéco papeando com os amigos, rs!

      A minha história com o "Conan" foi um pouco parecida com a sua tbm... Eu era mto moleque qdo conheci o personagem (tinha menos de 10 anos). Ele estreou pela Abril em "Heróis da TV" 36 (q era uma revista q eu acompanhava na época - embora ele já tivesse tido uma passagem anterior pela BLOCH, q eu não conhecia na ocasião). Sua 1º história pela abril foi a adaptação do conto: "A Sombra do Abutre" (de Robert Howard) q trazia a 1º aparição da "SONJA" (a versão da Marvel é BEM diferente da original, mas ficou maravilhosa do mesmo jeito). Me chamou a atenção aquele gibi q eu tinha em mãos, pois a violência era mais excessiva e visual do q a média q eu tava acostumado (mortes e sangue em profusão - coisa q os demais gibis da Marvel não traziam nessa proporção)!

      Engraçado tbm... é q eu era um moleque recém saído dos gibizinhos da DISNEY, hehe: E logo já tava imerso no mundo dos super-heróis E do CONAN! Além da violência, tbm me chamava a atenção o sexo e a sensualidade q sempre permeavam as histórias: Belas mulheres seminuas e o bárbaro pegava todas em todas as histórias. Não interessa se eram as mocinhas, bruxas, escravas, prostitutas, ou vilãs: O Conan traçava TODAS (e eu com menos de 10 anos ainda estava com as minhas primeiras namoradinhas no colégio, hehe)!

      Ou seja: Impossível não ter virado FÃ de Conan... Ainda mais q logo em seguida em peguei o auge da FEBRE q veio junto com o 1º FILME do Schwarza (em 1982). Cara, q loucura q foi aquilo: Da noite pro dia o "Conan" virou um superstar e começou a aparecer em tudo q era gibi da Abril: Além de "HTV" ele ainda ganhou espaço na "SAM" e no "Cap. América" (nada a ver no mix, hahaha). Mas a chapa esquentou mesmo qdo a Abril lançou a "Espada Selvagem" (em 84 se não me engano). Ali o q já era bom ficou ainda melhor e mais violento!

      A fase da Dark Horse NÃO me agradou tbm... Eu tava com a fase do BUSCEMA enraizada demais na memória pra aceitar qq desenhista no lugar. Sem falar q a estética das HQs modernas já começava a me irritar: Pra vc ter uma ideia, na fase Dark Horse já tinha umas "piruetas no ar" (ao estilo "MATRIX") no meio as brigas. Porra, aí não tem como, né? Mas ainda assim a fase Dark Horse ainda é BEM melhor do q a da Marvel moderna (q virou um ANTRO de lacradores SOJADOS - leite com soja - e sem ideias pra HQs de qualidade: Na ignorância dos roteiristas de merda q a Marvel ainda tem, a solução é jogar o Conan na equipe dos "Vingadores" ou mandá-lo pra "2099", como fizeram, rs. Pra mim não funciona assim e mantenho na minha coleção apenas o CONAN RAÍZ!

      Qto à série Netflix... Tbm me preocupa o q vão fazer ali. Já imagino q alguma feminazi radical ou algum afetado (politicamente correto) da produção queira amenizar a "Masculidade tóxica" q o personagem tem. Tem um movimento na mídia q quer à todo custo desconstruir a imagem do macho alfa e o CONAN poderia ser um alvo perfeito pra essa escória querer destruir nas telinhas. Vamos ver, q CROM castigue aqueles q tentarem amenizar a masculidade tóxica do bárbaro, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. hahahahahahahaha, santas palavras, valeu por compartilhar seu contato inicial com o cimério, e sobre a serie da netflix, assino embaixo de tudo que você escreveu acima, a questão é que pra alguem fazer conan em sua mais pura forma(bastidores/produção) os caras teriam que ter muitos culhões e sangue frio de honrar a obra de Howard e em sua essencia, ignorando modismos e achismos dessa galera lacradora, e por isso que eu acho que será uma merda, essa suposta serie do Conan na netflix ( espero estar errado), pois a netflix não tem culhões, pois em prol de agradar o mundo atual, vai adaptar e mudar tudo, até a forma do conan ser e pensar, enfim, quem viver verá...forte abraço Leo!!!

      Excluir
    3. Verdade, Filipe...

      O pior de tudo é q "CONAN" chegou a ser anunciado pela "AMAZON" há anos atrás... Eu confiaria mais numa série da Amazon do q da Netflix qdo envolve LACRAÇÃO, rs!

      Vamos torcer e q seja o q CROM quiser então, kkk...

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...