Selecionar as "10 MELHORES" CAPAS
de gibis nunca é uma tarefa fácil... Ainda mais em um ano bastante
produtivo (e intenso) pros quadrinhos como foi 2025! Assim, a seleção desta coluna foi
puramente baseada em gosto PESSOAL (cada
leitor sempre terá a sua própria lista individual, é claro) e as opções disponíveis foram muitas: entre imagens clássicas E modernas, como veremos a seguir!
Dito isso... Esta postagem (já uma tradição todo ano aqui no "Submundo") oferece um verdadeiro "tour" por algumas das mais lindas
capas que tivemos no ano passado... Um deleite visual para todos os leitores de bom gosto, rs!
Confira abaixo:








A seleção das "TOP 10 - MELHORES CAPAS" desta
temporada, foi (mais uma vez) bastante difícil na hora em que sobram poucas finalistas... Digo isto, porque, seguindo o meu gosto
particular pra capas, acabei selecionando desta vez umas 50 (o DOBRO do ano passado) ao longo de 2025 para (no
final) eleger "apenas" 10. Os critérios
adotados são os mesmos de sempre: A capa tem que ser LINDA
(obrigatório), de preferência até ICÔNICA (e, novamente, a exemplo de anos anteriores, tivemos várias aqui
com essa característica), e o mais importante: Tem que despertar no
leitor o DESEJO por comprar a edição (sendo uma "embalagem" bonita e
tentadora pra se vender o produto final, rs)! Resolvi começar esta postagem com a minha CAPA favorita de 2025 - A do fanzine: "Alegoria" nº 45 (publicação que, na verdade, sempre oferece 2 capas alternativas pro leitor escolher). Uma belíssima arte de Olivia de Berardinis (que já fez algumas capas da revista "Heavy Metal" nos anos 90) mostrando o "Bátima" (aquele da "Feira da Fruta" que a gente gosta, kkk) num momento de descontração com a "Mulher-Gato" (a bela Julie Newmar) tomando um milk-shake com a gata. Adorei essa capa, tanto, que eu nem iria comprar essa edição se fosse só pelas histórias (que são muito boas até, mas eu tava em contenção de despesas), SÓ que (reconheço) essa CAPA me fisgou e acabei cedendo - Eu sou um "menino" ainda, rs!
E o inesperado acontece no processo seletivo deste TOP 10: Surge um COMBO TRIPLO... com: A "Saga do Aranha" Vol. 21 (1º Temporada) e Vol. 7-8 (2º Temporada). Não queria ter selecionado 3 CAPAS do mesmo título, mas foi irresistível: O nº 21 seria uma injustiça ficar de fora, já que foi a 1º e ÚNICA vez no Brasil em que a CAPA (de Romita Jr.) de uma das melhores HQs do "Aranha" é publicada por aqui: O "Menino Que Colecionava Homem-Aranha". Sim, a emocionante história nunca teve sua capa publicada (nem pela Abril)! E essa sequência de 2 edições da 2º Temporada (Vol. 7-8) são tão icônicas (uma de Charles Vess e outra do Byrne) que já haviam entrado automaticamente pra este TOP 10 assim que foram divulgadas (é o "Uniforme Negro" trazendo uma aura sombria e enigmática pra esta lista, rs)! A "Coleção Clássica Marvel" (CCM) nº 5 (da 2º Temporada) é dedicada ao "HULK" e sua CAPA entrou pro ranking devido à imagem impactante do "Surfista" desviando de um cruzado do verdão. Esse é (especificamente) o 1º quadro da referida história: Que começa exatamente assim, com o Hulk e o Surfista quebrando o pau sem muita explicação. Li essa HQ na "Heróis da TV" nº 11 da Abril e na época me intrigou o fato dessa briga começar direto no "FIGHT" sem sequer uma introdução pro leitor. A explicação é que a Abril publicava tudo fora de ordem mesmo e as histórias do Hulk tinham apenas 10 pág (ele dividia a revista "Tales to Astonish" com o "Namor"), não dava pra perder muito tempo com "explicações", kkk (memória afetiva em estado BRUTO)!
O "Wolverine" (que ganhou uma DOBRADINHA de capas RUINS na postagem anterior) aparece aqui com uma CAPA bonita, hehe... Aliás, mais que uma simples capa, este é um PROJETO GRÁFICO muito bem elaborado e executado (razão de merecer seu espaço neste ranking). A "Saga de Wolverine" 4, que trouxe os RASGOS das garras do baixinho. A Abril já havia reproduzido essa cena em formatinho ("Wolverine" nº 39) e a Panini acertou ao replicá-la em formato americano (outro caso de gibi que comprei mais pela CAPA do que pelo conteúdo, rs)! "Demolidor - Redenção" (que só havia saído 1 vez pela Panini), agora ressurge com uma CAPA diferente da anterior trazendo uma composição mais investigativa pra uma HQ criminal (EXCELENTE)! A "Saga do Lanterna Verde" 3 é CAPA de Alex Ross (presença sempre mais que bem-vinda nesta coluna)! O "Fantasma - Em Busca da Cidade Perdida", de Peter David & Sal Velluto, ganha REPRINT pela Mythos: Mas com NOVA capa (bem mais bonita que a anterior, diga-se de passagem)! E, por FIM: "Helen de Wyndhorn" (abaixo). Embora eu não tenha muita simpatia pelo Tom King (nenhuma, aliás - kkk), acabei comprando essa edição APENAS pela arte de Bilquis Evely (Supergirl), que entregou uma das CAPAS mais bonitas do ano. De fato, a composição toda é perfeita e repleta de detalhes minuciosos (nas colunas e janelas da casa ao fundo, por exemplo), além da harmonia das cores na imagem. Fez por merecer seu lugar neste TOP 10, rs!

Até+
PS: "Menções Honrosas" (5 CAPAS que "QUASE" entraram neste "TOP 10")... O "Fantasma - de Don Newton" (capa imponente com o "Espírito-Que-Anda"); "Monstro do Pântano" (DC de Bolso); "ROM" (OMNIBUS do "Cromadão", rs); A "Saga dos X-Men" 31 (capa icônica com: "Cap. América" + "Wolverine" + "Viúva Negra"); e "CCM - THOR" (Vol 9 - "Campo de Batalha: Terra", de KIRBY)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:
O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:
1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!
Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...
Até+