25/09/2018

"JACK KIRBY - 100 Anos" (Parte 8): A Batalha Pelo Mundo Tri-Dimensional...

O "Centenário KIRBY" continua sendo comemorado aqui no "Submundo" (mesmo com atraso, rs)... Mas o que vale é a intenção, e nesta 8º PARTE (de uma série de 10 postagens), veremos algumas raridades do REI (boa parte INÉDITA no Brasil):

"A Batalha Pelo Mundo Tri-Dimensional" (capa acima: uma incursão de Jack Kirby em 3-D), "Cap. América - As Batalhas Bicentenárias", "Pantera Negra" (o visual ORIGINAL de Kirby), "Devil Dinosaur", "Destroyer Duck", "O Homem 3-D", e "Arnim Zola"!

Confira abaixo:

Nesta reta final da mega-série de 10 matérias do "Submundo" sobre os 100 ANOS de Jack Kirby... Selecionei alguns dos trabalhos mais obscuros do REI (entre raridades INÉDITAS no Brasil e bizarrices muito loucas das décadas de 70 e 80, rs)! É triste ter que afirmar isso, mas arrisco dizer que o leitor brasileiro não conhece (e nem imagina) a verdadeira DIMENSÃO e extensão da obra de Jack Kirby, pois muita coisa do artista foi pulada no Brasil ao longo de décadas. Assim, é compreensível que muitos leitores brasileiros ainda não entendam direito a razão de se considerar Kirby: O "REI" dos quadrinhos!

Não é um apelido/alcunha tirado do nada ou agregado à ele sem motivo... Já que Jack Kirby dedicou mais de 50 ANOS (meio-século) de vida à produção em MASSA de inúmeras HQs de gêneros e estilos variados. Uma quantidade tão exagerada de desenhos (capas, histórias, pin-ups, esboços, ensaios, etc) e personagens criados por ele (incluindo uma fatia considerável do Universo Marvel em sua fase áurea) que é quase impossível (ou no mínimo: Bastante difícil) listar e catalogar tudo. Ainda mais quando percebemos que aqui no Brasil publicou-se MENOS da METADE (uma parcela ínfima) das obras completas de Kirby!

Pra começar: "A Batalha Pelo Mundo Tri-Dimensional"... Uma HQ raríssima de 1982 (com apenas 16 pág), que trazia junto um óculos 3-D: Pois a história é (de fato) em 3-D (bem abaixo, no final da postagem: Vemos uma arte interna - pra ser lida e apreciada com os tais óculos). E ainda sobre 3 dimensões, a revista "Marvel Premiere" (que já havia apresentado aos leitores: "Warlock" e "Punho de Ferro") apresentou nos nº 35 e 36: A origem do "Homem 3-D" (que apareceu na saga: "Vingadores Eternamente" e que veste um uniforme vermelho/verde - as cores das lentes dos óculos 3-D, rs)!

Depois de uma rápida (mas impactante) passagem pela DC (onde criou o "4º Mundo", "Etrigan", "OMAC", e "Kamandi")... Kirby retornou à Marvel na década de 70, de volta ao título do "Cap. América" (que ele já havia desenhado nos anos 40 e 60 - Eras de Ouro e Prata). Agora, tava na hora também de produzir material do "capitão" na Era de Bronze. E em seguida da "Bomba da Loucura" (lançada na Salvat Preta) e mais algumas histórias (publicadas aqui na revista mensal do "Cap. América & Falcão" da BLOCH), o ESPECIAL: "As Batalhas Bicentenárias" (capa acima) saiu originalmente em formato tablóide (maior que o americano) em 1976 e com 84 pág. e permanece INÉDITO no Brasil até hoje!

Ainda nos anos 70... Kirby escreveu e desenhou a revista solo do "Pantera Negra" (capa acima), durante 12 edições (até ser substituído por outros escritores e artistas - sendo que a revista durou apenas até o nº 15). Essa série do "Pantera" ficou INÉDITA por aqui! Curiosidade: Entre as imagens acima, um esboço do que seria a 1º versão do "Pantera Negra" (antes de estrear em "4F" nº 52 e 53) com um uniforme bizarro em tons amarelados, rs (ainda bem que refizeram o uniforme todo preto depois)! 

E por falar em bizarrices... "Devil Dinosaur" - Ou: "Dinossauro Demônio" (de 1978) durou apenas 9 edições e traz o primitivo "Rapaz-Lua" montando um dinossauro vermelho (mais uma INÉDITA no Brasil)! "Arnim Zola", criado em 1977 na revista do "Cap. América", é um vilão nazista com a cara/rosto na barriga (imagem acima)! E o "Destroyer Duck" (de 1982) é outra série de curta duração (apenas 7 números) que ficou inédita por aqui e teve participação criativa de Steve Gerber (de "Howard - O Pato")! E em breve, aqui no "Submundo": As "PARTES" 9 e 10 desta matéria pra encerrar com chave-de-ouro as homenagens ao centenário do REI!

Até+

61 comentários:

  1. Pô Leo, viu os erros de revisão na lendas do universo dc etrigan?
    Absurdo, material clássico do Jack kirby todo maltratado!

    ResponderExcluir
  2. Fala, Leo. Estou gostando bastante dessa série sobre o Jack Kirby. Parabéns. Não sabia se várias coisas que vc citou aqui (uniforme colorido do Pantera, principalmente, que nunca tinha visto...).

    ResponderExcluir
  3. Talvez (e esta é uma hipótese razoavelmente plausível, muito embora questionável), Kirby tenha sido uma espécie de precursor do surrealismo nos quadrinhos, onde muito do que assistimos (e aceitamos) normalmente hoje sob a alcunha de "bizarro" deve-se a seu trabalho - em que ele permitiu-se a livre expressão da sua imaginação criativa inconsciente.
    Jung o compreenderia melhor, com ampla certeza.

    Exatamente por isso, talvez também, é que ele tenha produzido tanto.
    Salvador Dali o saudaria entusiasticamente por seus atrevimentos estéticos surpreendentes (dinossauros vermelhos, humanóides disformes, mundos oníricos); Picasso fatalmente o invejaria (afinal, Kirby muito produziu; mas com toda a plasticidade e nível de detalhamento da qual tanto parece carecer a obra do notável cubista - o qual, para tantos outros, é um mero fazedor de garranchos, cínico e superestimado).

    Com tanto material importante sendo ignorado ou preterido no mercado brasileiro de HQs, surge uma questão: aguentarei eu ?

    Compromissos inadiáveis inviabilizam maiores dissertações e, assim sendo, não alongar-me-ei demasiadamente em tão estimulantes elucubrações.
    Portanto, James, deixe pronta a limousine e traga-me o chá, por favor.

    Ignacius,
    Ignacius Stainbosch

    ResponderExcluir
  4. Mais uma materia show Leo. Eu nem sabia de alguns desses materiais, nem esse 3d, curioso. Quanto material Kirby produziu, nossa. Acho que ele e o Jim Aparo são de outro mundo. E a Eaglemoss parece trazer Novos Deuses antes da Panini.

    Falando em Jim Aparo, to pensando em comprar mais uma Lendas do Batman dele (a numero 10). Acho que a que vem a saga Legenda vou pular e esperar sair em Lendas Wein. Me amarro no traço do Aparo nessa fase que ta saindo agora (seu auge). Brave and the Bold apesar de seus roteiros rapidos e descompromissados, é um roteiro bem bacana, bom de ler, e varias das historias são serias. Mas vira e mexe surgem aquelas historias pueris e com dialogos meio bobinhos, com um Batman leve (que não gosto). Essas historias pelos 3 volumes que tenho, contei que aparecem pelo menos 3 ou 4 vezes em cada encadernado. Senão fosse essas historias eu compraria tudo, pq o Aparo é um dos meus desenhistas favoritos. Quem souber de edições Lendas Aparo que tragam o menos possivel essas historias pueris com o Batman leve, me avise, por favor.

    Sei que estou entrando em uma parada nada a ver com a materia kk Mas é que assim mais gente pode ver e comentar tb (é a materia da vez).

    Acabei de ler ontem CHM Wolverine 6 e 7 (pulei o 5, pois acho tapa buraco da fase). E cara minha memoria não me traiu dessa fez pela minha memoria afetiva do material (q não releio a mil anos). A fase do Wolverine do Hamma/Silvestri é muito legal, vale a pena.

    A qualidade não é igual a fase do Claremont, onde o roteiro era bom, mas o roteiro do Hamma é muito legal, e é uma leitura bem divertida, vale o ingresso. É realmente o que eu lembrava. Não é a toa que essa fase é considerada umas das melhores do Wolverine. O roteiro do Hamma é competente, mistura muita ação, explosões, reviravoltas, e frases de efeito. Parece um filme de ação foda do inicio dos anos 90 do Arnold, Stallone, ou Lundgren. Pra quem gosta desses filmes, é uma boa pedida.

    E o termo usado pelo Wolverine "Xará" trazido na época pelas traduções da Ed Abril, está presente tb na tradução! Bacana.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: Me corrigindo, o nome do roteirista é Larry Hama.

      Errei kk

      Excluir
  5. Fala, Léo!
    Salve Kirby!
    Mais um post, e agora, a caminho do final...

    Curto muito estes vilões "escrotões", como o Modok e o Arnin Zola. Aliás, a primeira aparição do Modok, no traço do Kirby, é impactante (acho que tem a imagem na revista da miniatura da Eaglemoss).

    Vc sabe se a biografia do Kirby será ainda lançada no Brasil?

    abs

    ResponderExcluir
  6. Talvez minha explicação não tenha ficado muito clara em um ponto.

    Acho a fase Wolverine do Claremont boa e a fase do Hamma também, mas a do Claremont é superior. São duas fases que valem a pena.

    A fase do Wolverine do Hamma é boa igual a um bom filme de ação. Recomendo muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blz camus?

      concordo que essa sequencia da CHM com texto do larry hamma ainda é bem legal, mais somente até a edição 8 da CHM (mais ou menos até a 50 e poucos da serie original americana) depois as histórias caem muito de qualidade com o mesmo larry hamma, se a panini publicar outra fornada de CHM wolverine não vou comprar mais.

      abraço

      Excluir
    2. Beleza Gustavo?

      Também acho que depois a qualidade cai. Acho que depois do numero 57 as historias caem de qualidade (na minha opinião). Acho que a Panini vai trazer ate o numero 50. Mas gostaria que eles trouxessem um vol 9 pra fechar ate o 57. Abraço!

      Excluir
  7. CAro Leo,
    Fica aqui o registro que maior parte do material do Quarteto Fantastico de Stan Lee e Jack Kirby não foi publicado aqui no Brasil. E tb entra na lista o Capitao America e o Arqueiro Verde.

    ResponderExcluir
  8. muito legal.

    aqui no Brasil passa tudo batido.
    fica minha curiosidade em saber se as estórias são boas ou eram apenas para faturar um trocado.

    abs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Leo!

    É impressionante a quantidade de títulos e personagens criados por Kirby! Realmente é curioso o fato de mais da metade do trabalho de Kirby ter ficado inédito por aqui! Creio que a partir das décadas de 70 e 80 quando houve troca de editoras da Marvel e DC, muitas coisas foram ignoradas pela Abril e sua bagunça editorial!

    Embora a Panini esteja publicando materiais para homenagear o centenário dele, ainda que a conta-gotas, creio que não sairá muita coisa, ainda mais que ela só está publicando da DC e deixando para trás os da Marvel!

    Pelo menos teremos O Quarto Mundo que sairá agora final do ano pela Eaglemoss e tivemos o Lendas DC do Etrigan que já preenchem um pouco esta lacuna, já que são inéditos por aqui!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Somente eu que fico preocupado e assustado que até agora nenhuma editora se pronuncia sobre a publicação de algo importante como a Disney?

    ResponderExcluir
  11. Vou dizer com tranquilidade que essa fase do Kirby no Pantera é asquerosa. Já Destroyer Duck, nunca republicado, é raro até nos EUA!

    ResponderExcluir
  12. "Pô Leo, viu os erros de revisão na lendas do universo dc etrigan?"


    E aí... blz?

    Putz, comprei mas não li ainda... q merda, hein? Espero q esses erros não tenham sido tão graves (vou conferir assim q sair o Vol. 2, pois pretendo ler os 2 juntos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Fala, Leo. Estou gostando bastante dessa série sobre o Jack Kirby. Parabéns."


    Oi, Guilherme... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por estar curtindo esta série de matérias... No mês q vem (outubro) vou tentar finalizar com as 2 últimas partes (9 e 10) juntas: Te prometo q ainda vai ter boas curiosidades sobre o REI Kirby nessa reta final das postagens, rs!

    E q estranho seria mesmo se o "Pantera" tivesse esses detalhes amarelos no uniforme, hein? Prefiro a versão final toda preta (q TBM é do Kirby). Inclusive, antes da versão final do uniforme, ainda chegou a rolar uma toda preta mas q a máscara era aberta na altura da boca - apareceu assim num protótipo da capa do "4F" nº 52 (logo em seguida, resolveram fechar toda a máscara, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "muito do que assistimos (e aceitamos) normalmente hoje sob a alcunha de "bizarro" deve-se a seu trabalho - em que ele permitiu-se a livre expressão da sua imaginação criativa inconsciente."


    Oi, Ignacius... Tdo bem?

    Só pra deixar mais clara e transparente a minha opinião, evitando-se, assim, uma interpretação equivocada (por parte de outros leitores)... O termo: "BIZARRO", eu não usei em tom pejorativo em relação à arte do Kirby, mto pelo contrário: Pra mim, a expressão: "Bizarra" - em se tratando da arte de Kirby - é no sentido de "estranha", "diferente", "exótica"!

    Sem dúvida, um "Bizarro" com o significado de GENIAL e criativo... E justamente por isso, retratando formas e figuras q fogem completamente dos padrões "normais" de visual e estética em comparação com o "arroz-e-feijão" q se via por aí nas HQs da época. O "Arnim Zola" é um exemplo perfeito disso: ele é um personagem "bizarro" sim: diferente do "normal", do "básico". Mas é tão marcante, q causa estranheza até HOJE!

    Curiosamente, o "Arnim Zola" apareceu no cinema, no 2º filme do "Cap. América"... Mas optaram apenas por mostrá-lo como um cientista nazista já morto mas cujo rosto aparecia num monitor de computador (no bunker q o capitão invade junto com a "Viúva Negra"). No fim das contas, o bunker explode e Zola é destruído!

    No mais... Entre as inúmeras representações artísticas de Kirby q fogem do tradicional, uma das minhas favoritas é essa mulher encaixotada, q faria sucesso se exposta em qq galeria de arte pelo mundo afora, rs:

    https://3.bp.blogspot.com/-bpuf8FGFQuM/W03ABHhzyzI/AAAAAAAAfcE/KoGx8nvnTswFuazjF2aPTxgYNtA6Nl5tgCLcBGAs/s1600/Omac%2B1.jpg

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gail Simone ficaria horrorizada com essa capa do OMAC e correria pro twitter pra postar uma carta de repúdio quilométrica...

      Excluir
    2. Pior, rs...

      As feminazi pira com uma capa dessas, kkk...

      Abs!

      Excluir
  15. "Mais uma materia show Leo. Eu nem sabia de alguns desses materiais, nem esse 3d, curioso. Quanto material Kirby produziu, nossa."


    E aí, Camus... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido a postagem... E acredite, pesquisando sobre o Kirby pra escrever essas matérias todas, me deparei com mtos materiais q eu mesmo (sendo fanzaço do cara) nem sequer imaginava q existiam, hehe. A obra dele é tão vasta, q imagino ainda haver material q tenha passado batido por mim e q serão surpresa daqui há alguns anos qdo eu me deparar com eles e pensar: "putz, mais uma HQ do REI q eu não conhecia", rs!

    Qto ao Jim Aparo... CUIDADO: Até onde sei, a Panini não pretende repetir histórias dentro das coleções de "Lendas". Assim, devemos considerar a possibilidade dela PULAR essa saga da "legenda" na coleção do Len Wein (qdo sair)! Só uma dica pra se ficar alerta qto à isso!

    E penso da mesma forma q vc... Tbm não gosto das historinhas do "Bravo e o Boldo" (adoro chamar assim, rs): E é só por isso q TBM tô pulando essa fase do Aparo (sendo q da arte dele no geral eu gosto bastante, mas quero HQs mais sérias do "Bátema")!

    E a "CHM do Wolverine"... Eu comprei a 5 e 6, mas ainda não li. Por enquanto, parei as leituras nas 4 primeiras: q achei mto boas sim, bem na pegada dos filmes de ação FÓDA dos anos 80, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu to conhecendo mais material do Kirby nessas materias tuas mesmo, pq eu nunca imaginava que ele tinha tanta produção assim (nunca fui um fã e seguidor dele, apesar de gostar de varios de seus trabalhos). E eu não estranharia se quando acabasse a materia voce trouxesse um "materia extra, outro pedacinho" kkk Ele fez muito mesmo, o cara era fera nos desenhos basicamente um androide. Ele merecia ser considerado o criador de todo o universo Marvel ao lado do Stan Lee (se é pra ser assim as coisas). Vi um grupo de pessoas dizendo que Stan Lee era foda na fila do cinema de Deadpool 2, pois segundo o pessoal, "ele criou o Deadpool" kkkkkkk E detalhe, estavam falando isso a serio e depois completaram "E Os Vingadores tb, ele é sinistro."

      Acho que de material o Kirby e o Jim Aparo são campeões, Aparo tb era um androide na boa. Muito material desenhado.

      Cara essa dica que me deu sobre a Legenda não vir nas Lendas Wein foi utilidade publica, pois eu não ia comprar. Obrigado! Salvou a patria! kk Serei obrigado a comprar a vol 9 tb.

      Po eu até gosto de algumas das historias do Bravo e o Boldo kkk Mas as que são serias! Tem algumas que são boas e sérias. As pueris e com dialogos bobinhos e Batman levinho, eu não gosto (e elas cismam em aparecer).

      Abraço!

      Excluir
    2. E aí, Camus... blz?

      Eu tenho uma pasta com mais de 2.500 capas, artes, e desenhos variados do Kirby... Dessas, eu já selecionei previamente um "TOP 100" pra ir postando aqui ao longo das 10 matérias, rs! Ou seja: Ainda teria um FARTO material pra outras postagens sobre o Kirby sim (imagino q mtas dessas imagens eu aproveite pra postagens individuais sobre futuros encadernados do Kirby!

      E esses "especialistas" q só conhecem os super-heróis pelo cinema são fóda mesmo... Pra vc ter uma ideia eu saí de um grupo de ZAP sobre miniaturas (da Eaglemoss) pq lá a maioria dos participantes eram adeptos da ideia de q o Stan Lee era o "papaizinho" q criou sozinho o Universo Marvel inteiro. Qdo eu desmentia os caras falando em KIRBY e DITKO, me ignoravam: pois nada podia estragar a ilusão de q o Stan Lee era o criador absoluto. Me enchi o saco desses babacas e pulei fora do grupo, pois tenho mais o q fazer da vida pra perder tempo com idiotas q preferem acreditar em falsas ilusões! Sair desse grupinho cagado foi melhor pra mim (e minha saída foi melhor pra eles tbm, rs)!

      Mas voltando ao Aparo... Cuidado mais uma vez: o q eu falei foi apenas uma HIPÓTESE (dita por um editor, é verdade, mas ainda assim: eu não confiaria 100% nele). Ou seja: Embora improvável, não se pode duvidar q repitam material entre as "lendas". A "ideia" é NÃO repetir (segundo o tal editor), MAS duvido q ele mesmo ponha a mão no fogo por isso, rs! (minha sugestão: compre o Aparo 9 ou 10 com o máximo de descontos q conseguir)!

      Abs!

      Excluir
    3. Eu espero que saia mais material do Kirby por aqui, por que ele era realmente uma maquina desenhando. É muito pouco o que saiu por aqui. E algumas coisas irrelevantes como Super Powers (que parece ter sido fracasso), poderia dar lugar a outro material.

      Cara eu nem perco meu tempo tb com esse pessoal retardado fã filme kk. Já perdi tempo algumas vezes, n vale. Voce fez bem em sair desse grupo, pois não ia ganhar nada. Esse pessoal não sabe nada de hqs e se acham entendidos em tudo. Pra eles Stan Lee foi o criador do universo Marvel inteiro e se voce disser q não, eles ate ficam com odio kk E fazem o hater tipico (boa parte desse pessoal frequenta a algum tempo o site Omelete, um site que virou criador de briguinhas entre hater Marvel e DC).

      Po valeu pela explicação sobre a Legenda, eu vou procurar então pegar o vol 9 do Aparo num descontão especial, pq se sair na do Wein, eu não fico com material repetido.

      Abraço!

      Excluir
    4. Oi, Camus... blz?

      Eu lembro de ter falado pessoalmente com um editor da panini (Oggh) há um tempo atrás sobre repetécos em "Lendas" e "CHM"... E ele me falou q a proposta NÃO era repetir histórias numa mesma coleção. E me deu como exemplo um fato ocorrido nas finadas "Bibliotecas":

      Nos EUA, tinha um "masterworks" (não lembro qual) q repetiu uma história q havia saído em uma edição de outro personagem (por ser um crossover entre 2 heróis e repetiram na "Biblioteca" de cada um)... Mas aqui no Brasil, PULARAM o repetéco numa das "Bibliotecas" (justamente pra evitar essas repetições numa mesma coleção da MESMA editora)!

      Claro, q repetécos entre Panini X Salvat... não contam, rs!

      Abs!

      Excluir
  16. "Vc sabe se a biografia do Kirby será ainda lançada no Brasil?"


    E aí, Victor... blz?

    Infelizmente, não tô sabendo nada a respeito dessa biografia... Mas pode ter certeza q "SE" lançarem esse livro no Brasil um dia, será destaque aqui no "Submundo" (naturalmente, rs)!

    E de fato, o "MODOK" do Kirby era bem mais sinistro (eu tenho a miniatura e a revista dele: q são show de bola):

    https://78.media.tumblr.com/e064ad7cca0f63c6924af8d53d15dc52/tumblr_peyvb2Tq8i1x6m6njo1_1280.jpg

    E não perca no mês q vem (outubro)... As 2 últimas Partes (9 e 10) pra fechar essa mega-série de postagens sobre o REI (momento "jabá", hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, essa história do Capitão contra o Modok é uma pérola. Já viu a especulação sobre a cena anterior a este quadrinho?

      https://blackzombie.blogspot.com/2010/09/voce-me-diz-que-nao-ta-mais-saindo.html

      Excluir
    2. Sensacional, doggma...

      E putz, acho q não tenho essa 1º aparição do "MODOK" (não sei onde saiu no Brasil)?... mas realmente, cenas mto suspeitas essas, hehe!

      Abs!

      Excluir
  17. "Acho que a Panini vai trazer ate o numero 50. Mas gostaria que eles trouxessem um vol 9 pra fechar ate o 57."


    E aí, Camus... blz?

    Diferente das "Lendas" (DC)... A "CHM" não funciona assim, com tanta flexibilidade de edições. Nas CHM, pro "Wolverine" ter um Vol. 9, teriam q fazer um 3º BOX com mais 4 edições (indo até o 12). O q não parece ser o caso, pois já temos uma confirmação de um editor de q irá até o Vol. 8 mesmo!

    Ok, sei q a CHM já publicou edições isoladas... "Torneio de Campeões", "Motóca", e "Lobisomem": Mas a 1º era uma ed. ÚNICA e as demais teriam continuidade "SE" houvesse mais material digitalizado na Espanha (e se as vendas tivessem sido boas)! Mas até o "Drácula", parece q vai fechar uma 3º caixa com o Vol. 12!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Eu esqueço que o formato e proposta das CHM são diferentes das da Lendas DC, apesar das coleções serem quase irmaes. A CHM fica sempre no mesmo numero de paginas (o que acho um erro). Gostaria que aumentasse as paginas das CHM e que as Lendas viessem caixas. Uma pegar as coisas bacanas da outra kk

      Soube que Torneio foi um grande fracasso, e a do Motoca e Lobisomem tb.

      Abraço!

      Excluir
    2. Pois é, Camus...

      As 2 séries (CHM e Lendas) tem lá seus prós e contras... O grande problema das CHM é a limitação de pág e a necessidade da CAIXA (q TBM limita qq série à blocos de 4 edições por vez)!

      Pras "Lendas" terem a caixa, elas perderiam a flexibilidade do nº de pág (o q seria péssimo), já q o limite de 164 pág das CHM é apenas pras 4 ed. caberem na CAIXA, rs!

      Por outro lado... As "Lendas" tem a limitação por "artista": e mta coisa fica inacabada ou com final em aberto pq a sequência não é do mesmo artista. É sair da frigideira pra cair no fogo com essas coleções, hahaha!

      Abs!

      Excluir
    3. Por outro lado voce tem razão mesmo a caixa não é uma boa coisa. Por que parece que a Panini tornou-a em uma necessidade e obrigação. De repente não aumentam as paginas justamente pq tem que ter A CAIXA!

      Quanto a Lendas ser focada so em artistas acho tb ruim. Pq temos ai uma ou outra desfalcada mesmo com buracos na historia (Batman do Alan Davis vol 2, Batman do Gene Colan vol 1, e o vol 2 tb vai vir cheio de buracos, se preparem!). Ta na hora da Panini ir pros roteiristas. Lança a do Breyfogle e pronto kk

      Enfim as duas coleções apesar de serem excelentes pelo custo beneficio, tem suas falhas mesmo. Só a Panini pode acabar com essas falhas.

      Abraço!

      Excluir
    4. Pois é, Camus...

      As "CHM" ficam fixas em 164 pág APENAS pq as gráficas fazem a maldita caixa num tamanho único e padrão pra caberem 4 Vol. com exatas 164 pág cada.

      E as "lendas" travaram nessa de mater o mesmo artista (com exceção do "Superpowers" do Kirby, q no Vol. 1 ele dividiu com outro artista (e já teve mta gente reclamando, rs)! Por essa razão, q a Panini deve publicar o "Super" do BYRNE num outro formato ou coleção à parte, já q o byrne revezava mto com outros artistas e nas "lendas" fugiria da proposta!

      Abs!

      Excluir
    5. "as gráficas fazem a maldita caixa num tamanho único e padrão pra caberem 4 Vol. com exatas 164 pág cada"

      Isso que acho difícil de comprar... Uma empresa do porte da Panini, que faz pedidos grandes para suprir todo o território nacional (teoricamente, claro, rs). Qualquer gráfica decente se adequaria aos parâmetros de cada pedido individual para não desagradar/perder o cliente. Em todo ramo de trabalho é assim. Ainda mais na situação atual do país.

      Tá com jeito de preguiça editorial mesmo. Recalcular a paginação para incluir as capas, atualizar o arquivo pdf da caixa com as novas medidas, etc.

      Excluir
    6. Sim, de fato: a "preguiça" é a grande culpada pela maioria dos males editoriais do mercado brasileiro, rs...

      Abs!

      Excluir
  18. "Fica aqui o registro que maior parte do material do Quarteto Fantastico de Stan Lee e Jack Kirby não foi publicado aqui no Brasil."


    E aí... blz?

    Do "4F" de Lee/Kirby... Ficaram faltando no Brasil cerca de 20 histórias (das 108 do total - contando com os 6 "Anuais"). Boa parte saiu pela EBAL (q após o cancelamento da revista solo do "4F" migrou pro mix do "Aranha"), BLOCH, e RGE (q em suas 14 edições trouxe 28 histórias da série original)!

    Mas bem q podiam republicar tudo isso hj em dia encadernado, né? Afinal, 20 histórias PULADAS ainda é mta coisa... e o resto saiu em P&B (EBAL) ou em formatinho (Bloch/RGE). Tá na hora do público brasileiro conhecer o "4F" EM CORES e com o texto integral do formato americano!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "fica minha curiosidade em saber se as estórias são boas ou eram apenas para faturar um trocado."


    E aí, Scant... blz?

    O leitor brasileiro não teve mta oportunidade de conhecer e apreciar o "KIRBYverso" como deveria, rs!

    Mas nem todo o material era tão bom assim... tinha mta coisa mediana no meio: o q era até compreensível, diante da grande quantidade e variedade de títulos q o Kirby produzia (e é quase impossível ser bom o tempo todo diante de uma vastidão de gibis produzidos mtas vezes num curto espaço de tempo, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "É impressionante a quantidade de títulos e personagens criados por Kirby! Realmente é curioso o fato de mais da metade do trabalho de Kirby ter ficado inédito por aqui! Creio que a partir das décadas de 70 e 80 quando houve troca de editoras da Marvel e DC, muitas coisas foram ignoradas pela Abril e sua bagunça editorial!"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Pior q impressiona mesmo a quantidade de material do Kirby q foi pulado e ainda permanece INÉDITO no Brasil até hj... Te confesso q por mais q eu pesquise a respeito do artista, MAIS eu acabo descobrindo (é uma pesquisa q parece ETERNA, q nunca acaba, pois eu tô sempre descobrindo alguma coisa NOVA q eu não conhecia, rs)!

    Quer um exemplo? Nesta mesma postagem, a tal HQ em 3-D (Batalha pelo Mundo Tri-Dimensional) é algo q eu só fui descobrir AGORA (há poucas semanas atrás) pesquisando novas imagens pra matéria. É uma HQ curtinha (tem apenas 16 pág) e saiu nos EUA por uma editora bem obscura. Acabei encontrando meio q por acaso ao longo de uma madrugada de pesquisa SÓ sobre o REI Kirby. Aí, acabei incluindo de imediato nesta "Parte 8" da série de postagens!

    Pra vc ver... É MTA coisa mesmo, afinal: o cara tem nada menos do q MEIO-SÉCULO só de produção EM MASSA de gibis. É mto material pra se descobrir e redescobrir ao longo desse período (q começa na Era de Ouro ainda)!

    Sobre o Brasil... O q eu sei é q o dono da EBAL parece q não gostava do Kirby, e a Abril tava naquelas de "recuperar o tempo perdido" e pulou/cortou/retalhou tudo q podia pra acelerar logo a cronologia Marvel (q tava com um déficit de uns 20 ANOS de atraso pra se botar em dia, rs)!

    Assim, é fato q o leitor brasileiro não tem mta noção da verdadeira DIMENSÃO da obra de Kirby: Pois as editoras nacionais pularam e/ou ignoraram boa parte das HQs dele (das mais importantes - tipo o "4º Mundo", "OMAC", e "Kamandi" - até mas mais raras e obscuras)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Somente eu que fico preocupado e assustado que até agora nenhuma editora se pronuncia sobre a publicação de algo importante como a Disney?"


    Bem... Tem um grupo q eu participo no face em q TODO DIA o pessoal lamenta e sente a falta da Disney nas bancas, rs!

    Mas por enquanto não se tem nada de informação concreta a respeito (só alguns boatos - a maioria infundado e sem base nenhuma)... Acredito (palpite/intuição) q apenas no ano q vem, poderemos ter alguma novidade a respeito!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Vou dizer com tranquilidade que essa fase do Kirby no Pantera é asquerosa. Já Destroyer Duck, nunca republicado, é raro até nos EUA!"


    E aí, Hunter... blz?

    Eu baixei o "Pantera" do Kirby faz um tempinho, mas não tive tempo pra ler o arquivo ainda, rs... Só q o seu comentário me deixou ainda mais desmotivado a fazer isso, kkk!

    Qto ao "Destroyer"... Realmente, não achei nem mesmo em scans (parece ser bem raro sim)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scan do Destroyer Duck:

      https://getcomics.info/other-comics/destroyer-duck-1-7-1982-1984/

      Excluir
    2. Opa... Muitíssimo obrigado mesmo, doggma:

      Ganhei a madrugada agora com essa belíssima raridade Kirbyana Já devidamente baixada, hehe! Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
  23. Titãns nas bancas?

    ResponderExcluir
  24. Eu só entendi 2001 por causa do Rei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior, rs...

      O Kirby seguiu a trama do LIVRO (de Arthur Clarke), incluindo nela elementos mais "super-heróicos" e tal... só q o livro explicava melhor o lance da "criança estelar" e outras coisinhas q no FILME ficaram mto subjetivas, rs!

      Abs!

      Excluir
  25. Boa noite,Leo.
    Parabéns pela continuidade da homenagem ao rei Kirby! Realmente ele era uma máquina de criatividade naqueles tempos em que tudo parecia engessado! E que surpresa:eu nao sabia que ele havia criado o "Homem3D"! Por alguma estranha razão eu sempre gostei desse personagem! Pena que ele quase nunca aparece! Pelo menos vou poder matar a saudade dele na CHM do Hulk quando ele confronta o verdao!
    Vlw,Leo.
    Abs.
    PCRM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, PCRM... blz?

      Eu acho mto legal o visual do "Homem 3-D" tbm, e até comprei uma miniatura customizada dele, hehe:

      https://4.bp.blogspot.com/-zKT82I6adPM/V2SvZZOSxrI/AAAAAAAAbCg/h706_dtXItUW6PdxAN1o1oChnItE3_NNgCLcB/s1600/RR%2B2.jpg

      O "Homem 3-D" deve aparecer no Vol. 5 da "CHM do HULK" (a ser lançado este mês)... Mas já apareceu tbm em: "Torneio de Campeões" (CHM), "O Q Aconteceria Se os Vingadores Tivessem Surgido nos Anos 50" (INÉDITA no Brasil), e "Vingadores Eternamente" (Salvat Preta: q eu me lembre agora de cabeça!

      Abs!

      Excluir
  26. Tenho que concordar com o Hunter, a fase do Rei Kirby a frente do Pantera Negra não está entre os melhores trabalhos dele. Vale uma lida pelo aspecto histórico, mas não espere nada grandioso.

    Outra coisa que me deixa com o pé atrás com essa fase é que ela levou ao fim abrupto das histórias do Pantera escritas pelo Don McGregor que eram publicadas em Jungle Action (saiu alguma coisa dele em Superaventuras Marvel). Acho um material de primeira, com muita coisa boa ali, inclusive idéias que acabaram sendo aproveitadas no filme do Pantera.

    Agora tenho que arrumar tempo pra ler a fase do Kirby a frente do Capitão América na década de 70. Tem gente que ama e gente que acha um lixo, então vou ter que encarar esse material para tirar minhas próprias conclusões.

    E parabéns pelo excelente trabalho, Leo. Dá gosto ler essas matérias com ênfase nos clássicos (que convenhamos, é o que interessa, hehehe...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nuno... Tdo bem?

      Mto obrigado mesmo por estar curtindo estas postagens de material clássico do REI Kirby (no mês q vem eu publico as Partes 9 e 10 pra encerrar as comemorações - ainda atrasadas - do "centenário" aqui no blog, rs)!

      E embora eu não tenha lido (ainda) a fase do "Pantera" pelo Kirby... Imagino q dificilmente chegaria aos pés da fase anterior da "Jungle Action": Considerada até hj como sendo a MELHOR do personagem em todos os tempos!

      Aliás, esse material da "Jungle" saiu completo na bem encorpada ed. de capa-preta da Salvat (A Fúria do Pantera)... q trouxe toda essa sequência de histórias q marcou época em "SAM"! E sim, vários elementos foram usados no FILME, a começar pelo vilão principal: O "Terror Negro" (q no gibi teve uma morte mais violenta q no cinema: ao cair num poço de espinhos)!

      E o "Cap. América" do Kirby era melhor nos anos 60 mesmo... Mas essa fase anos 70 até q eu achei "BOA": O 1º arco (A Bomba da Loucura) saiu tbm pela Salvat Preta não faz mto tempo (vale uma conferida na minha opinião)!

      Abs!

      Excluir
    2. A fase do Capitão eu acho legal, mas é muito porralouca!

      Excluir
  27. Fala Leo,blz?


    Mais uma excelente matéria sobre Jack "King" Kirby!!!

    Pô! "As Batalhas Bicentenárias" deveria ser relançado hein? Seria bem legal se saísse numa CHM do Capitão pelo menos ou em edição única mesmo,já que nas coleções históricas costuma-se pular bastante material.

    A Batalha Pelo Mundo TriDimensional" achei bem interessante mesmo!! E deu até vontade de ler essa hq com o óculos em 3D,um jeito bem divertido e diferente,rs.

    Ah! E esse uniforme meio amarelado do Pantera Negra está nos extras do clássico Quarteto Fantástico O Dia do Juízo Final da Salvat. Também não gostei muito dessa versão não! Prefiro o uniforme original mesmo!

    Com base nas matérias especiais sobre o grande Kirby, vejo que ainda tem muito material do REI que ainda não foi republicado. Já deveria ter saído grande parte dessas maravilhas aí. O Kamandi até agora, nada... E não se sabe se saíra ano que vem.

    A Bomba da Loucura foi a última edição da Salvat que chegou em banca por aqui. Não deixei passar de jeito nenhum. Afinal, gosto das HQs do Capitão e não é todo dia que encontramos obras do Kirby por aí.

    A propósito Leo, você já comprou Etrigan? Eu ainda não consegui cofrar, esgotou rapidamente na banca onde costumo comprar HQs. Não sei se ainda encontro esse material.

    Abs!
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Valeu mesmo por ter curtido mais esta matéria sobre o REI... e tenho certeza q vc vai curtir mais ainda o q eu reservei pras Partes 9 e 10 (no mês q vem): Vou fechar esta série de postagens com chave de ouro (podes crer, rs)!

      Qto ao "Cap. América" do Kirby... Eu acho q deviam lançar uma CHM só com essa fase, pois acredito q com 4 edições se complete o q falta sair da fase Kirby tanto dos anos 60 qto dos 70: Descontando o q já saiu na "Biblioteca" Vol. 1 (a única q saiu no Brasil, mas q trazia mais de 20 histórias do capitão) e na "Bomba da Loucura" (Salvat)!

      As "Batalhas Bicentenárias" é um especial com 80 pág: Ocuparia metade de uma CHM, mas seria ótimo se publicassem (tenho ela em scans e é bem legal)!

      Tbm gostaria de ter essa HQ em 3-D (com óculos)... Não descarto a ideia de mandar importar futuramente (se eu achar em perfeito estado e por um preço acessível)!

      O "Kamandi" pode ter uma boa chance de sair aqui futuramente (em umas 5 edições de "Lendas"): Vai depender um pouco da aceitação desse material atual do "Desafio de Kamandi" (e dos pedidos do público): Mas fiquei sabendo q a fase Kirby entrou no "radar" da Panini (o q já é um bom sinal pra um material q até pouco tempo não tinha qq esperança de sair por aqui, hein)?

      E o "Etrigan"... Sim, eu comprei o Vol. 1: mas ainda não li, hehe: Tô esperando sair o Vol. 2 pra ler os 2 juntos às pressas e tentar (com sorte) incluir no próximo "Review" do blog. Mas ainda se encontra relativamente fácil esse Vol. 1: Na loja q frequento tem bastante ainda (mas pq receberam uma grande quantidade mesmo: pras bancas veio pouco)!

      Abs!

      Excluir
    2. "Tbm gostaria de ter essa HQ em 3-D (com óculos)"

      É só imprimir e usar o óculos do "Dossiê Negro".

      Excluir
    3. Valeu mesmo, doggma:

      Vc me deu uma ideia quase satânica agora, hehe... Realmente, não existem mtos obstáculos q me impeçam de levar tudo isso pra gráfica com a qual trabalho (e q imprime meu material didático pro curso) e dar VIDA à esses scans raríssimos em 3-D, hehe!

      Abs!

      Excluir
    4. Boa ideia doggma!! Não tinha pensado nisso.rs!

      Abs!
      Leonardo Goulart

      Excluir
  28. Olha o melhor cenário do mundo é aprender ler em francês e espanhol (se bem que pra quadrinhos...na maioria das vezes espanhol dá tranquilo)...porque o que sai de coisa maravilhosa nestas línguas que nunca verá a luz do sol em inglês e em nosso mercado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Fábio...

      A loja daqui (Tutatis) costuma importar materiais da Espanha, e é cada gibi belíssimamente ilustrado: q chega a dar vontade de chorar qdo percebemos o qto de coisa boa tá sendo IGNORADA no Brasil. O mundo das HQs vai mto além da mesmice do mercado americano e japonês mesmo. A Europa precisa ser redescoberta pelo mercado brasileiro!

      Abs!

      Excluir
    2. É um universo. Outro dia fui atualizar um material do Jordi Bernet no GdQ e precisar baixar alguns títulos da Norma Editorial (espanhola). Magazines como Cimoc, Hunter, etc... Minha Nossa Senhora da Excelência Quadrinhística.

      Era material da década de 1980, mas já muito à frente do mercado americano.

      Excluir
    3. Nem me fale, doggma...

      Fiquei salivando de vontade de ler esses materiais agora... Aliás, cada vez q remexo na minha coleção e me deparo com edições antigas (tipo essas q vc citou) o saudosismo e a melancolia pegam pesado (quase escorre aquela lágrima às vezes, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  29. Parece que tem 19 números mensais e uma anual.20 numeros da serie original que foi criada por Jack Kirby. Pq desses 20 da série original eu só consegui encontrar 13 primeiras mas que essas 7 restantes eu ñ consigo encontrar em lugar nenhum e eu queria muito ler, pq eu podia ler as demais, mas eu queria ler a fase original do Jack Kirby. Não só até a 13 mais até a 19 e a anual. Se alguém puder me ajudar pode chamar: 92995292897 obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... tdo bem?

      De qual série mesmo vc tá falando? De repente eu posso te ajudar, pois tenho bastante coisa em scan (não tudo, mas de repente posso ter as HQs q vc precisa)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...